Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11

enade

ENADE: As técnicas biomoleculares contribuíram para o desenvolvimento de exames laboratoriais capazes de detectar os microrganismos no sulco gengival, fornecendo diagnósticos mais precisos e identificando indivíduos de risco.

A sonda de DNA, por exemplo, é um teste que permite o reconhecimento bacteriano através da identificação de seqüências específicas dos ácidos nucleicos que compõem seu DNA. No desenho esquemático acima, qual seqüência corresponde aos oligonucleotídeos expressos à esquerda?

(A) A, C, T, G, G

(B) C, A, G, T, A

(C) G, T, A, C, T

(D) T, A, C, G, T

(E) T, C, A, T, G


QUESTÃO 12
ENADE: As células são capazes de produzir substâncias que irão influenciar outra célula ou tecido no desempenho de uma função na dinâmica inflamatória e/ou imunológica. Isto é evidente nos casos de periodontite.

Sobre esse assunto, considere as afirmativas a seguir.

I – A IL-1 aumenta a permeabilidade vascular e participa de processos de reabsorção óssea.

II – A IL-8 ativa funções de atrair neutrófilos.

III – A IL-1 é uma metaloproteínase que ativa o sistema imunológico.

IV – A IL-8 é uma enzima que participa do processo de regeneração tecidual.

Estão corretas as afirmativas

(A) I e II, apenas.

(B) I e III, apenas.

(C) I, II e IV, apenas.

(D) I, III e IV, apenas.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE: O fumo é um dos mais potentes agentes cancerígenos conhecidos que o ser humano introduz voluntariamente no organismo. Dependendo do tipo e da quantidade do tabaco utilizados, os tabagistas apresentam uma probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver câncer de boca do que os não tabagistas. A tabela abaixo mostra os efeitos, no Brasil, da suspensão do tabagismo sobre o risco de câncer de boca estratificado pela localização anatômica.

enade

*CID-9: (141) Tumor maligno da língua; (143) Tumor maligno da gengiva; (144) Tumor maligno do pavimento da boca; (145) Tumor maligno de outras partes e de partes não especificadas da cavidade bucal.

FRANCO e cols. Risk factors for oral cancer in Brazil: a case control
study. International Journal of Cancer, 1989, vol. 43, p. 992-1000.

Com base nos dados fornecidos e no conhecimento dos efeitos do tabagismo sobre o câncer de boca, conclui-se que

(A) existe uma forte relação entre a quantidade de tabaco usada por dia e a duração do período de exposição, aumentando o risco com a cessação do tabagismo.

(B) políticas educativas para a prevenção do câncer no país devem priorizar ações educativas voltadas para estimular a população a realizar o auto-exame da boca, ao invés de criar programas de cessação do hábito de fumar, pois estes somente mostram resultados a longo prazo.

(C) o câncer da boca é um dos mais incidentes em homens brasileiros, e sua ocorrência não está associada a outros fatores de risco além do tabagismo.

(D) após 10 anos de abandono do hábito de fumar, o risco decresce para nível semelhante àquele observado entre os que nunca fumaram.

(E) na cavidade bucal, a língua e o soalho bucal são as localizações preferenciais de ocorrência do câncer bucal, independente do hábito de fumar, sendo o Sarcoma de Kaposi o tipo histológico mais freqüente.


QUESTÃO 14
ENADE: De acordo com a Resolução RDC ANVISA no 306/04 e a Resolução CONAMA no 358/05, os Resíduos do Serviço de Saúde (RSS) são classificados em 5 grupos: A, B, C, D e E. O grupo B engloba as substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Esses resíduos merecem atenção especial em todas as suas fases de manejo (segregação, condicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final).

Fazem parte do grupo B:

I – resíduos de alginato;

II – resíduos de agentes cimentantes;

III – resíduos de amálgama;

IV – revelador e fixador radiográficos.

São corretos, apenas, os itens

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 15
ENADE: As necessidades básicas sociais, psicológicas e educacionais das crianças portadoras de necessidades especiais são idênticas às de todas as crianças e podem ser satisfeitas praticamente da mesma maneira.

Pacientes com limitações motoras, com deficiência visual, com deficiência auditiva ou de fala, diabéticos, cardiopatas, HIV positivos, pacientes com disfunção renal, defeitos congênitos ambientais ou transplantados, sem outras limitações, deverão ser atendidos nas unidades básicas de saúde. 

Qual conduta determina o atendimento a essas crianças com necessidades especiais, dentro dos princípios bioéticos?

(A) Elaborar novos paradigmas de promoção de saúde, para controle da cárie e da doença periodontal nesse tipo de paciente.

(B) Prover a unidade de atendimento de equipamentos para sedação com óxido nitroso.

(C) Disponibilizar atendimento multidisciplinar, com pessoal que possua conhecimento técnico e científico e formação humanística.

(D) Disponibilizar atendimento às urgências, para eliminação da dor, e tratamento restaurador a traumático.

(E) Submeter esses pacientes a tratamentos não invasivos, tendo em vista as suas características de saúde.


QUESTÃO 16

enade

ENADE: Um indivíduo de 30 anos, sexo masculino, teve a condição bucal avaliada em exame odontológico periódico em junho de 2006. Nessa data, os exames radiográficos panorâmico e periapical apresentaram imagens radiolúcidas arredondadas em torno dos ápices dos dois incisivos inferiores. Não existia queixa de dor, nem história de trauma ou de procedimento cirúrgico nessa região. Ao exame clínico, os incisivos inferiores se apresentavam íntegros e sem restaurações.

Nas análises de percussão, profundidade de sondagem e palpação na área do vestíbulo, não foram identificados sinais de anormalidades. Em 12/12/2006, novos exames clínicos e radiográficos foram realizados, nos quais foi observada redução das imagens radiolúcidas no ápice dos dois incisivos. Um ano após (06/06/2007), a radiografia periapical da região de incisivos inferiores apresentou imagem radiográfica dentro dos limites da normalidade. Diante do caso acima relatado, qual o diagnóstico provável?

(A) Abscessos periapicais múltiplos.

(B) Granulomas periapicais múltiplos.

(C) Displasia cementária periapical.

(D) Cisto periapical de grande extensão.

(E) Reabsorção óssea periodontal com extensão apical.


QUESTÃO 17
ENADE: Lesões na boca devem ser cuidadosamente monitoradas até a sua remissão, frente à possibilidade de se tornarem malignas e ao crescente aumento na ocorrência do câncer bucal.

O exame clínico detalhado de uma lesão intrabucal (cor, textura, tamanho, consistência e localização) deve ser precedido de avaliação completa de cabeça e pescoço.

Sobre essas avaliações, considere as seguintes etapas:

I – exame dos lábios, da mucosa jugal e labial, dos palatos duro e mole, da orofaringe, da língua e do assoalho da boca, na pesquisa de possíveis sinais relacionados à lesão;

II – palpação dos ductos salivares e observação em relação à existência de fluxo salivar límpido, abundante e indolor;

III – exame extrabucal, incluindo a observação de simetria facial e dos ouvidos, nariz e olhos, à procura de qualquer erupção ou lesão;

IV – palpação das regiões submentoniana, submandibular, cervical e tireoidiana à pesquisa de linfadenopatia, também relacionada à lesão.

Estão corretas as etapas

(A) I e II, somente.

(B) I e III, somente.

(C) I, II e III, somente.

(D) II, III e IV, somente.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 19
ENADE: As condições de trabalho são de importância significativa para as estruturas bucais, sendo possível ocorrer patologias decorrentes de exposições de natureza ocupacional.

É de especial interesse para a Odontologia o estudo sobre a exposição a névoas ácidas, não só pela gravidade e diversidade dos efeitos potenciais, mas também pela sua presença freqüente em inúmeros processos industriais, incluindo a extração, fabricação e acabamento de metais, a produção de fertilizantes e de detergentes, a manufatura de baterias, bem como em vários segmentos das indústrias química e petroquímica.

Observe os resultados de estudos sobre os efeitos bucais em conseqüência de exposições ocupacionais a névoas ácidas, apresentados a seguir.

enade

Em relação aos dados apresentados acima, e considerando a etiologia das doenças bucais, analise as afirmativas a seguir.

I – A erosão dentária (perda mineral de origem não bacteriana) não está associada à exposição a névoas ácidas.

II – Exposição a ácidos se associa positivamente com alterações da mucosa bucal, em conseqüência da sua ação irritante sobre os tecidos.

III – Existe associação positiva entre a exposição a névoas ácidas e os sintomas ardor e gosto metálico.

IV – Alguns problemas de saúde bucal podem ser causados por fatores ocupacionais.

Estão corretas as afirmativas

(A) I e IV, apenas.

(B) I , II e III, apenas.

(C) I, II e IV, apenas.

(D) II, III e IV, apenas.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 20
ENADE: Os critérios para uma oclusão funcional ideal são importantes quando se objetiva tratar as patologias oclusais. Dentre as características abaixo, qual representa uma condição oclusal ideal?

(A) Em movimento protusivo, deve haver contato entre dentes anteriores e posteriores.

(B) Ocorre a presença de contatos heterogêneos de todos os dentes anteriores quando a boca se fecha.

(C) A guia de desoclusão mais desejável é fornecida pelos pré-molares e deve haver contato somente do lado de balanceio.

(D) As forças verticais criadas pelos contatos dentais são bem aceitas pelo ligamento periodontal, porém as forças horizontais não podem ser efetivamente dissipadas.

(E) Os dentes anteriores devem contatar ligeiramente com mais força do que os dentes posteriores em relação cêntrica.


QUESTÃO 21
ENADE: Ao exame clínico, paciente apresenta extensa lesão cariosa e presença de bolsa de 12 milímetros apenas no sítio mesiovestibular do elemento 11. Os elementos adjacentes apresentam periodonto normal, e o elemento 11 respondeu negativamente ao teste de vitalidade pulpar. Quais são o diagnóstico e o plano de tratamento indicado, respectivamente?

(A) Lesão periodontal primária e tratamento periodontal, somente.

(B) Lesão periodontal primária com envolvimento endodôntico secundário, tratamento endodôntico e periodontal.

(C) Lesão endopério verdadeira, tratamento endodôntico e periodontal.

(D) Lesão endodôntica primária com envolvimento periodontal secundário, tratamento endodôntico e periodontal.

(E) Lesão endodôntica primária e tratamento endodôntico, somente.


QUESTÃO 22
ENADE: As resinas compostas são capazes de restaurar forma, função e estética de dentes anteriores. Considerando as características e indicações das resinas compostas, qual a alternativa para restaurar uma classe IV em um incisivo central superior que sofreu fratura parcial da coroa?

(A) Microparticulada nas porções vestibular e palatina.

(B) Microparticulada na porção vestibular e micro-híbrida na porção palatina.

(C) Microparticulada na porção palatina e micro-híbrida na porção vestibular.

(D) Macroparticulada nas porções vestibular e palatina.

(E) Macroparticulada na porção palatina e microparticulada na porção vestibular.


QUESTÃO 23
ENADE: Paciente do sexo feminino, 20 anos, chega a consultório odontológico da Rede Pública de Saúde requerendo restauração do elemento 22 que apresenta cavidade do tipo Classe III de profundidade média, com terminação cervical em dentinae comprometimento estético.

O cirurgião-dentista dispõe de adesivo dentinário de IV geração, resinas compostas microhíbridas, cimento de ionômero de vidro convencional e ácidos fosfórico e poliacrílico. Quais os passos da técnica restauradora recomendada?

(A) Condicionamento com ácido poliacrílico, utilização de ionômero de vidro, condicionamento com ácido fosfórico, uso de adesivo e resina composta.

(B) Condicionamento com ácido poliacrílico e utilização de ionômero de vidro, adesivo e resina composta.

(C) Condicionamento com ácido poliacrílico, uso de adesivo e de ionômero de vidro.

(D) Condicionamento com ácido fosfórico, uso de ionômero de vidro e de adesivo, condicionamento com ácido poliacrílico e utilização de resina composta.

(E) Condicionamento com ácido fosfórico e utilização de adesivo e de ionômero de vidro.


QUESTÃO 24
ENADE: Um paciente com periodontite crônica moderada generalizada concluiu a terapia periodontal básica. Na consulta de reavaliação, foi verificado um padrão adequado de higiene bucal, sem inflamação gengival, ausência de sangramento à sondagem, profundidades de sondagem acentuadamente reduzidas e melhora dos níveis de inserção clínica. Com base nesses achados clínicos, considere as afirmações a seguir.

I – A consulta para reavaliação deve ser realizada sete dias após o término da terapia básica, período necessário para a cicatrização do periodonto.

II – O tratamento ortodôntico, visando a uma reposição dentária estética e funcional, pode ser iniciado mesmo naqueles elementos dentários que apresentam um periodonto reduzido.

III – Há indicação de cirurgia periodontal, visando a obter acesso às superfícies radiculares, mesmo quando as profundidades à sondagem nos sítios remanescentes forem ≤ 3 mm.

IV – Em virtude de uma prevalência de doença prévia, a terapia periodontal de suporte deve ser instituída, com a finalidade de prevenção da recidiva da doença.

Estão corretas, apenas, as afirmações

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) II e IV.


QUESTÃO 25
ENADE: Paciente do sexo masculino, transplantado, em uso de medicação imunossupressora e com boa saúde oral, apresenta fratura do elemento 15 com comprometimento radicular severo, contraindicando sua manutenção.

Ao exame clínico e radiográfico foram feitas as seguintes observações: restauração MOD extensa no elemento 14, tratamento endodôntico satisfatório, núcleo metálico fundido e coroa total no elemento 16. Qual o tratamento recomendado?

(A) Prótese fixa adesiva utilizando a coroa do dente natural.

(B) Prótese fixa com pôntico com superfície cervical lisa, polida e convexa.

(C) Prótese fixa com pôntico que restaure a estética, mesmo que dificulte a limpeza.

(D) Prótese fixa com pôntico pressionando fortemente o tecido fibromucoso.

(E) Implante dentário endósseo associado à coroa metalocerâmica.


QUESTÃO 26
ENADE: Nas restaurações metálicas fundidas em liga de prata, qual das terminações apresentadas abaixo permite uma espessura adequada para prover rigidez estrutural ao metal e facilitar a adaptação da peça fundida e o escoamento do agente cimentante?

(A) Ombro reto.

(B) Ombro de 135º.

(C) Ombro biselado.

(D) Borda em lâmina.

(E) Chanfro.


QUESTÃO 27
ENADE: Os bifosfonatos são fármacos sintéticos utilizados no tratamento de neoplasia maligna óssea, Doença de Paget, osteoporose pós-menopausa e osteopenia. A forma mais comumente utilizada para osteoporose/osteopenia é o alendronato de sódio via oral.

Recentemente, a classe odontológica foi alertada sobre a possibilidade de que pacientes que fazem uso de bifosfonatos e são submetidos à cirurgia dentoalveolar apresentem risco de adquirir uma complicação, com manifestação bucal.

Sobre este assunto afirma-se que

I – se trata da complicação denominada Osteonecrose dos Maxilares;

II – se trata da complicação denominada Anquilose Dentária Generalizada;

III – igualmente aos medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico, os bifosfonatos devem ser suspensos por, pelo menos, sete dias antes da realização da cirurgia, por interferir na coagulação;

IV – cabe ao cirurgião-dentista a realização de anamnese criteriosa e investigativa quanto ao uso de bifosfonatos por seus pacientes.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

(A) I e III.

(B) I e IV.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) II, III e IV.


QUESTÃO 28
ENADE: Paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, portadora de boa condição de higiene oral e sem sangramento gengival à sondagem, apresenta uma lesão de 1,0 cm no tecido gengival do arco inferior esquerdo, correspondendo a uma massa exofítica indolor, bem delimitada, firme à palpação, não invasiva, com base séssil e superfície lisa.

Essa lesão possui a mesma cor da mucosa circunjacente. Após biópsia, o exame histopatológico revelou a presença de tecido fibroso com feixes densos de fibras colágenas associadas a células fusiformes, coberto por um epitélio pavimentoso estratificado.

Com base nos dados apresentados, qual o diagnóstico da lesão?

(A) Fibroma.

(B) Papiloma escamoso.

(C) Mucocele.

(D) Granuloma piogênico.

(E) Linfangioma.


QUESTÃO 29
ENADE: Criança do sexo feminino, 6 anos de idade, apresenta tumefação do tecido mole localizada sobre o rebordo alveolar do elemento dentário 11, ainda não erupcionado. A tumefação revela coloração azulada pela presença de sangue no espaço tecidual e a criança não relata sintomatologia dolorosa.

Essa alteração é denominada hematoma de erupção. Qual a conduta a ser instituída para a paciente?

(A) Acompanhamento clínico, aguardando a erupção do elemento dentário.

(B) Drenagem do conteúdo da lesão.

(C) Biópsia excisional.

(D) Antibioticoterapia.

(E) Tratamento cirúrgico, por meio da remoção do tecido gengival que recobre o elemento dentário não erupcionado e tracionamento ortodôntico do dente 11.


QUESTÃO 30
ENADE: Em uma criança do sexo masculino, 7 anos de idade, durante a remoção de tecido cariado no elemento dentário 55, ocorre exposição pulpar, ainda permanecendo dentina cariada em volta da polpa exposta.

O dente apresenta dor à mastigação, não havendo evidência clínica e/ou radiográfica de alteração patológica irreversível da polpa.

Qual a conduta a ser seguida?

(A) Tratamento expectante com óxido de zinco e eugenol.

(B) Capeamento pulpar direto com hidróxido de cálcio e restauração definitiva.

(C) Pulpotomia e restauração definitiva.

(D) Pulpectomia e restauração definitiva.

(E) Exodontia e confecção de mantenedor de espaço.


QUESTÃO 31
ENADE: Quanto à ocorrência de anormalidades dentofaciais, os dados obtidos no levantamento epidemiológico realizado na população brasileira – Projeto SB Brasil 2003 – mostraram: prevalência de 14,5% de problemas oclusais moderados ou severos na idade de 5 anos e prevalência de 21% da condição oclusal muito severa ou incapacitante nas crianças de 12 anos.

Com base no exposto e considerando os possíveis fatores etiológicos das más-oclusões, a abordagem coletiva das anormalidades dentofaciais, mediante ações de promoção à saúde na atenção básica, deve incluir as seguintes medidas:

I – atenção e identificação dos principais fatores de risco, salientando-se que as más-oclusões não são afetadas diretamente pela condição socioeconômica;

II – identificação dos indivíduos ou comunidades com más-oclusões severas ou incapacitantes, por meio de ações epidemiológicas periódicas;

III – aconselhamento e acompanhamento de gestantes a respeito dos cuidados durante o parto e período puerperal, estimulando a amamentação no peito por período mínimo de 6 meses;

IV – prevenção da cárie dentária, já que a perda precoce de dentes decíduos é um dos principais fatores etiológicos das más-oclusões.

Estão corretas as medidas

(A) I e III, apenas.

(B) I, II e III, apenas.

(C) I, III e IV, apenas.

(D) II, III e IV, apenas.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 32
ENADE: No quadro abaixo é feita uma comparação entre as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)/Federação Dentária Internacional (FDI) para o ano 2000 com relação à cárie dentária e os resultados do mais recente levantamento epidemiológico realizado na população brasileira – Projeto SB Brasil 2003.

enade

Com base nos dados apresentados, qual a conclusão correta?

(A) A cárie dentária se distribui igualmente na população, independente da macrorregião considerada e da idade dos indivíduos.

(B) A situação de saúde bucal da população brasileira, em relação à cárie, se encontra satisfatória, tendo o Brasil atingido grande parte das metas da OMS para o ano 2000.

(C) Aproximadamente 40% das crianças brasileiras de 5 anos de idade apresentam, pelo menos, um dente decíduo com experiência de cárie.

(D) Na população adulta há um aumento do componente “perdido”, sendo este fenômeno observado nas diferentes macrorregiões.

(E) As perdas dentárias são progressivas e precoces, embora a necessidade de algum tipo de prótese comece a surgir a partir dos 35 anos de idade.


QUESTÃO 33
ENADE: A estratégia Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Considere as afirmações a seguir, sobre a organização da saúde bucal na atenção básica.

I – É necessário conhecer o perfil da distribuição das principais doenças bucais, monitorar riscos e tendências e avaliar o impacto das medidas adotadas.

II – Um dos principais indicadores de saúde bucal, no pacto da atenção básica, é a proporção de procedimentos odontológicos especializados em relação às ações odontológicas individuais.

III – O atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais é uma das competências do cirurgião-dentista que atua na atenção básica por meio da estratégia Saúde da Família.

IV – As ações intersetoriais, por envolverem estabelecimento de parcerias com setores e atores fora da área da saúde, não integram a prática da equipe de saúde bucal.

Estão corretas as afirmativas

(A) I e II, apenas.

(B) I e III, apenas.

(C) I, II e III, apenas.

(D) I, II e IV, apenas.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 34
ENADE: Nos últimos 10 anos, diversos estudos têm investigado a temática associação entre doença periodontal materna e baixo peso do recém-nascido. Observe, abaixo, os resultados da análise da condição periodontal em 302 mulheres e o desfecho gestacional.

enade

Qual o percentual de prevalência de periodontite entre as mães de filhos com baixo peso?

(A) 39,00%.

(B) 43,06%.

(C) 57,84%.

(D) 61,00%.

(E) 76,47%.


QUESTÃO 35
ENADE: O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres dos profissionais, das entidades e das operadoras de planos de saúde. Considere os seguintes deveres:

I – promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independente de exercer a profissão no setor público ou privado;

II – garantir ao paciente ou ao seu responsável legal, acesso ao seu prontuário;

III – zelar pela saúde e pela dignidade do paciente;

IV – manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais necessários ao pleno desempenho do exercício profissional.

Segundo a regulamentação citada, são deveres fundamentais dos profissionais que atuam em Odontologia:

(A) III e IV, apenas.

(B) I, II e III, apenas.

(C) I, III e IV, apenas.

(D) II, III e IV, apenas.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 36
ENADE: "Em meio à atribulada rotina clínica a que são submetidos os cirurgiões-dentistas, a manutenção de toda a documentação referente ao atendimento executado nos pacientes reveste-se de aspectos éticos e legais cujo conhecimento é obrigatório."

Sendo a documentação clínica uma das medidas mais efetivas para resguardar o profissional contra reclamações que podem ser infundadas, qual a medida profissional a ser adotada?

(A) Guardar a documentação clínica por toda a vida do profissional ou do paciente.

(B) Descartar a documentação clínica em caso de abandono de tratamento.

(C) Arquivar a documentação clínica, no consultório ou clínica odontológica, não tendo o paciente direito de pleiteá-la.

(D) Considerar que a legislação vigente aceita o prontuário digital como substituto da documentação manuscrita.

(E) Deixar com o paciente as radiografias, eximindo o profissional de mais essa responsabilidade.


QUESTÕES 37 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Odontologia ENADE 2007 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-odontologia-enade-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-odontologia-enade-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo