Prova de Serviço Social ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Serviço Social ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Serviço Social ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Serviço Social ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que a apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão social do trabalho.

Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade,

(A) a solidariedade.

(B) a contradição de classes.

(C) a ideologia.

(D) a intersubjetividade.

(E) o saber/poder.


QUESTÃO 12
ENADE: Analise as afirmativas a seguir.

Na expansão monopolista, as funções políticas do Estado burguês articulam-se organicamente com as suas funções econômicas.

PORQUE

O Estado condensa os interesses comuns de toda a sociedade.

A esse respeito é possível concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmativas são falsas.


QUESTÃO 13
ENADE: É hoje consensual que, no Brasil, o Serviço Social se origina no seio do movimento católico, mas seu processo de profissionalização e legitimação está vinculado à expansão das grandes instituições assistenciais em um período histórico marcado pelo aprofundamento do corporativismo do Estado e por uma política econômica industrializante.

A expansão do proletariado urbano cria a necessidade política de controlar e absorver este contingente. O Estado, incorporando parte das reivindicações populares, amplia a base legal da cidadania, mediante uma intensa legislação social e sindical.

Este período da história brasileira refere-se

(A) à República Velha (1889-1930).

(B) à Segunda República (1930-1937).

(C) ao Estado Novo (1937-1945).

(D) à Quarta República (1945-1964).

(E) à transição democrática (1985-1988).


QUESTÃO 14
ENADE: Analise as afirmativas que se seguem, relativas às particularidades históricas da sociedade brasileira.

I − Durante a República Velha, desenvolveu-se a indústria pesada no país.

II − A chamada Revolução de 1930 é um marco da revolução burguesa no Brasil.

III − A “questão social” resulta, no Brasil, do fim da República Velha.

IV − No Brasil, o desenvolvimento capitalista coincidiu com a expansão da democracia.

V − A modernização capitalista, no Brasil, não rompeu com a dependência econômica do país.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

(A) I e IV.

(B) I e V.

(C) II e III.

(D) II e V.

(E) III e V.


QUESTÃO 15
ENADE: A análise do significado social do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão.

Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão − demandas do capital e do trabalho − e só pode fortalecer um ou outro pólo pela mediação de seu oposto.

De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?

(A) Da intencionalidade do Assistente Social.

(B) Da condução da atuação profissional.

(C) Da pressão dos empregadores.

(D) Da relação de classes.

(E) Das demandas dos usuários.


QUESTÃO 16
ENADE: Na trajetória recente do Serviço Social, surgem requisições inéditas; novas respostas profissionais são exigidas, tanto no campo investigativo quanto no da intervenção. Entre outras, abrem-se possibilidades no complexo campo da formulação, gestão e avaliação de políticas públicas, planos, programas e projetos sociais.

Em face das atuais exigências de democratização do espaço público, o que cabe a gestores e técnicos para que o planejamento não fique adstrito ao âmbito da gestão e do poder?

(A) Processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, intervindo para o seu atendimento.

(B) Elaborar pronunciamentos políticos e planos afirmando intenções sociais na perspectiva das demandas.

(C) Executar projetos de lei e decretos governamentais, dando visibilidade às demandas.

(D) Socializar recursos para, com as organizações não governamentais, viabilizar projetos.

(E) Viabilizar ações que atendam as demandas populares, tais como estas são direta e empiricamente formuladas.


QUESTÃO 17
ENADE: Considerando que a cidadania moderna compõe-se, tradicionalmente, de três ordens de direitos, assinale aqueles que, no decurso do século XX, foram os que mais tardiamente ingressaram na agenda pública brasileira.

(A) Direitos humanos.

(B) Direitos civis.

(C) Direitos sociais.

(D) Direitos políticos.

(E) Direitos de expressão.


QUESTÃO 18
ENADE: “O Assistente Social é (...) um intelectual que contribui, junto com inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos na sociedade. Falar de consenso diz respeito não apenas à adesão ao instituído: é consenso em torno de interesses de classes fundamentais, sejam dominantes ou subalternas, contribuindo no reforço da hegemonia vigente ou criação de uma contra-hegemonia no cenário da vida social.”
IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na Contemporaneidade:
trabalho e formação profissional. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 60.

A partir da leitura do texto acima, pode-se afirmar que

(A) há consenso de que todos os Assistentes Sociais defendem os interesses das classes subalternas.

(B) há consenso de que todos os Assistentes Sociais defendem os interesses das classes dominantes.

(C) a criação de consensos depende da adesão ao instituído por parte dos Assistentes Sociais.

(D) o Assistente Social pode contribuir para a formação de consenso contra-hegemônico.

(E) os Assistentes Sociais são intelectuais que excluem o consenso das suas atividades.


QUESTÃO 19
ENADE: Dentre suas atribuições, o Assistente Social enfrenta o desafio de elaborar planos, programas e projetos para a Área Social. Observe o quadro, que explicita os diferentes níveis do planejamento social.

enade

A análise do quadro permite assegurar que está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) contida(s) na(s) coluna(s)

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.


QUESTÃO 20
ENADE: Analise as afirmações a seguir.

No contexto da ofensiva neoliberal, a elaboração e execução de projetos sociais vêm sendo deslocadas do Estado para as ONG e Organizações Sociais, cuja atuação não esgota o atendimento às demandas do campo dos direitos e das políticas sociais.

PORQUE

Só o Estado reúne as condições da universalidade com potencialidade de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas sociais.

A esse respeito, é possível concluir que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmações são falsas.


QUESTÃO 21
ENADE: A participação dos usuários nos Conselhos de Política Pública tem sido um desafio para a sociedade brasileira: de fato, “os usuários só poderão ter participação efetivamente qualificada e transitando para o status de sujeito de direitos se tiverem os instrumentos de análise da realidade.”
GOMES, A. L. Os conselhos de políticas e de direitos.
Capacitação em Serviço Social e Política Social: módulo 4 – O trabalho
do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, 2000.

Com base nessa afirmação, e levando em conta o Código de Ética Profissional vigente, cabe aos Assistentes Sociais

(A) contribuir para a ampliação do conhecimento dos usuários, para garantir direitos.

(B) substituir, em algumas circunstâncias, os usuários nos Conselhos.

(C) fortalecer as representações das instituições que atendem aos usuários.

(D) criar normas e manuais de conduta que ensinem os usuários a serem conselheiros.

(E) representar, sistematicamente, os usuários nos seus Conselhos.


QUESTÃO 22
ENADE: Analise as afirmativas a seguir.

O Assistente Social deve estimular a participação dos usuários nas instâncias em que se decidem as políticas públicas.

PORQUE

A democracia é princípio constitutivo dos compromissos éticos do Serviço Social.

A esse respeito, é possível concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmativas são falsas.


QUESTÃO 23
ENADE: No planejamento de uma ação profissional inserida numa política pública de saúde, no que se refere aos benefícios a serem concedidos aos usuários, o que o Assistente Social deve considerar prioritariamente?

(A) A universalidade dos direitos.

(B) A parceria entre Estado e sociedade civil.

(C) O poder aquisitivo dos usuários.

(D) Os recursos técnico-institucionais.

(E) Os serviços imediatamente disponíveis.


QUESTÃO 24
ENADE: “Ao reconhecer a saúde como resultante das condições de vida, a obtenção de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais passa a fazer parte do conjunto dos procedimentos necessários à identificação e análise dos fatores que intervêem no processo saúde/doença.”

MOTA, A. E. et alli, org. Serviço Social e saúdeFormação e
trabalho profissional. S. Paulo, Cortez, 2006.

A partir desse texto, pode-se afirmar que, no planejamento de sua intervenção numa política de saúde, o Assistente Social deve, prioritariamente,

(A) apoiá-lo no exame abrangente das condições de vida dos usuários.

(B) fundamentá-lo no conhecimento das representações culturais dos usuários.

(C) embasá-lo em práticas e técnicas médicas, jurídicas e antropológicas.

(D) justificá-lo a partir da história familiar e de vida dos usuários.

(E) legitimá-lo mediante pesquisas sobre serviços de alta complexidade.


QUESTÃO 25
ENADE: As pesquisas no campo das ciências históricas têm, no centro do debate metodológico, para a interpretação e transformação da realidade social, a secular questão da relação objetividade x subjetividade. Neste debate são freqüentes afirmações como as apresentadas a seguir.

I − O estudo da realidade social exige a mesma neutralidade requerida ao físico, ao químico e ao biólogo.

II − Os fenômenos sociais devem ser considerados da mesma forma que os fenômenos da natureza.

III − O modelo social-darwinista da “sobrevivência dos mais aptos” serve para explicar a sociedade.

IV − As ciências históricas têm especificidade metodológica: seus objetos são transitórios e atravessados por interesses de classes.

V − A visão de mundo das classes sociais condiciona a produção acadêmica das ciências sociais. Estão corretas, apenas, as afirmações

(A) I e II.

(B) I e V.

(C) III e V.

(D) IV e V.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE: “A assessoria à gestão das políticas sociais tem sido demandada por diferentes sujeitos [...] que atuam nesta esfera. Expressa reconhecimento da capacidade profissional dos Assistentes Sociais no domínio da temática. É resultado do trânsito, como afirma Netto (1992), da atuação profissional exclusivamente pautada na execução terminal das políticas sociais para uma atuação profissional competente na gestão da totalidade do processo da política social, incluindo as suas dimensões de formulação, de gestão, e de sua operacionalização.”
BRAVO, M. I. S. e MATOS, M. C., orgs. Assessoria, consultoria &
Serviço Social. Rio de Janeiro, 7Letras, 2006.

A partir desse texto, é correto argumentar que

(A) a intervenção do Assistente Social em assessoria e consultoria no campo das políticas sociais indica uma redução do campo de ação profissional.

(B) a atuação do Assistente Social em assessorias e consultorias possibilita a conquista de novos espaços ocupacionais, contribuindo para maior visibilidade e promoção da profissão.

(C) assessorias e consultorias contradizem as atribuições privativas do Assistente Social, embora ampliem o seu mercado de trabalho.

(D) assessorias e consultorias ameaçam diminuir a empregabilidade do Assistente Social no espaço público e estatal.

(E) atividades de assessoria e consultoria consolidam a posição do Assistente Social nos limites da execução terminal de políticas.


QUESTÃO 27
ENADE: Nas requisições de assessoria e consultoria aos Assistentes Sociais, surgem, hoje, as demandas das etnias, que travam uma luta permanente pelos seus direitos e pela promoção da igualdade étnico-racial.

Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir.

A compreensão das questões étnicas exige mais que uma consciência da defesa dos direitos como um imperativo legal e ético.

PORQUE

A implementação de políticas étnicas na perspectiva da soberania alimentar, organização política e auto sustentabilidade não pode simplesmente obedecer a padrões gerais de políticas públicas.

A esse respeito, é possível concluir que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmações são falsas.


QUESTÃO 28
ENADE: Conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, composto por representantes eleitos pela comunidade local, que tem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Presente neste Conselho, o Assistente Social vai muito além da execução terminal de políticas sociais. Dentre as atribuições específicas do Conselho Tutelar, previstas no ECA, aquela que mais explicitamente exige do Assistente Social um papel que ultrapassa o que lhe foi delegado tradicional e historicamente é

(A) atender crianças e adolescentes cujos direitos foram ameaçados ou violados.

(B) assessorar na elaboração da proposta orçamentária de planos e programas.

(C) atender, aconselhar e orientar, quando necessário, os pais ou o responsável.

(D) providenciar e expedir, eventualmente, notificações e documentos similares.

(E) requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança e adolescente, se necessário.


QUESTÃO 29
ENADE: A Constituição Federal de 1988 introduziu conquistas inéditas no campo da proteção social. Dentre elas, destaca-se a criação de novas modalidades de exercício da democracia participativa no campo das políticas sociais – os Conselhos de Políticas e de Direitos na área da assistência, saúde, infância e juventude, entre outras. A concepção que melhor retrata o potencial dessas novas modalidades na luta pela garantia de direitos é a que toma os Conselhos como instância/ espaço de

(A) construção de consensos entre as classes e as camadas sociais.

(B) afirmação do papel do Estado como agente neutro nos conflitos sociais.

(C) promoção da solidariedade e da construção de parcerias entre o público e o privado.

(D) fortalecimento dos governos no enfrentamento das desigualdades sociais.

(E) luta e confronto entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.


QUESTÃO 30
ENADE: O artigo 5º, inciso 4º, da Lei de Regulamentação da Profissão reza: “realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social”.

Pode-se, pois, inferir que esses procedimentos privativos

(A) obrigam os Assistentes Sociais a realizá-los somente após aprovação dos empregadores.

(B) podem ser realizados por outros profissionais, desde que autorizados por Assistentes Sociais.

(C) estão reservados exclusivamente a profissionais que prestaram concurso público.

(D) são cabíveis, apenas, para Assistentes Sociais graduados em universidades públicas.

(E) devem ser realizados, apenas, por Assistentes Sociais no pleno exercício profissional.


QUESTÃO 31
ENADE: O ECA, no seu artigo 121, indica que a internação constitui medida privativa de liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar da pessoa em desenvolvimento.

Nesse sentido, ao elaborar estudo social, cabe ao Assistente Social que trabalha com um adolescente:

I − indicar medidas que o punam de forma correta;

II − preservar a sua permanência próximo à sua família;

III − garantir a preservação dos seus direitos sociais;

IV − indicar plano de trabalho durante a sua permanência na Instituição;

V − monitorar o trabalho dos outros técnicos.

São corretos, apenas, os itens

(A) I, II e III.

(B) II, III e IV.

(C) II, IV e V.

(D) III, IV e V.

(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 32
ENADE: Nas Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, aprovadas pela Assembléia Nacional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em 1996, as múltiplas expressões da “questão social” figuram como objeto de trabalho do Assistente Social, nas mais variadas dimensões da realidade social. A realização de estudos socioeconômicos, de acordo com o que postulam as diretrizes, orienta-se por uma perspectiva teórico-metodológica crítica.

À luz da orientação teórica adotada pelas Diretrizes, seria legítimo sustentar que a direção social dos estudos socioeconômicos deve ser parametrizada pela perspectiva

(A) da desintegração familiar e comunitária.

(B) da disfunção social de indivíduos e grupos.

(C) da má distribuição de renda.

(D) da exclusão social.

(E) das desigualdades criadas pela sociedade capitalista.


QUESTÃO 33
ENADE: Nas Varas Especiais destinadas a atender jovens em conflito com a lei, o Assistente Social é requisitado a realizar estudo social para subsidiar o magistrado na aplicação de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A utilização deste instrumental técnico operativo privativo do Assistente Social deve conter a

(A) posição imparcial do perito para fornecer informações técnicas estritamente relacionadas com a área do Serviço Social.

(B) defesa juridicamente fundamentada dos direitos dos inúmeros sujeitos envolvidos no caso.

(C) interpretação do profissional sobre o modo pelo qual as expressões da “questão social” rebatem no dia-a-dia dos sujeitos.

(D) análise aprofundada dos fatores psicossociais que contribuíram para a ocorrência do delito.

(E) análise profunda do grau de periculosidade do indivíduo e da possibilidade de reincidência no erro.


QUESTÃO 34
ENADE: A Constituição de 1988, a contra-reforma do Estado e as mudanças do mundo do trabalho têm exigido do profissional de Serviço Social brasileiro novas competências e habilidades profissionais − dentre elas, a de exercer funções de gestão ou direção em organizações públicas ou privadas.

Isso requer o domínio crítico das teorias organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da direção estratégica do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro. De acordo com o Código de Ética Profissional em vigor, o exercício profissional, neste campo e na perspectiva da defesa e do aprofundamento da democracia, deve buscar

(A) a projeção de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, gênero e etnia.

(B) a eficácia e eficiência por meio da moderna administração gerencial de resultados.

(C) a atenção às necessidades locais em função da municipalização das políticas públicas.

(D) a defesa da liberdade do mercado como princípio regulador das relações econômicas e sociais.

(E) a satisfação das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem política liberal.


QUESTÃO 35
ENADE: O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) requer, no campo da gestão, uma atividade permanente de monitoramento e avaliação.

O Assistente Social, também no exercício da gestão, deve garantir os princípios fundamentais do seu Código de Ética − dentre os quais o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. Em cada um dos cinco itens abaixo estão indicadas condições que pretendem corresponder a este princípio.

I − Garantia da atuação de equipes interdisciplinares nos espaços profissionais.

II − Informações orçamentárias socializadas entre gestores, técnicos e usuários.

III − Elaboração de relatórios sistemáticos de avaliação dos serviços, programas e projetos sociais.

IV − Construção de indicadores capazes de expressar as desigualdades de classes.

V − Articulação da rede sócioassistencial, ampliando a cobertura dos serviços.

Correspondem ao princípio referido as condições

(A) II e V, apenas.

(B) III e V, apenas.

(C) I, II e III, apenas.

(D) I, II e IV, apenas.

(E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 36
ENADE: Reconhece-se atualmente o papel pedagógico que o supervisor de campo tem na formação de futuros Assistentes Sociais empenhados na defesa de direitos. Esta defesa se traduz no compromisso profissional com

(A) a preservação do bem comum e dos direitos vigentes relativos à propriedade.

(B) a elevação da auto-estima dos indivíduos na perspectiva de defesa do individualismo.

(C) o desenvolvimento solidário do país e a preservação da ordem e do bem comum.

(D) o posicionamento em favor da equidade e da justiça social.

(E) o respeito à dignidade da pessoa humana, considerada abstratamente.


QUESTÃO 37
ENADE: O estágio supervisionado é uma dimensão extremamente importante na formação do Assistente Social, uma vez que permite ao aluno a identificação com a auto-imagem de um profissional capaz de compreender o significado sócio histórico do Serviço Social, a mediação entre interesses antagônicos de classes em suas relações com o Estado e as demandas profissionais.

Assim, o estágio em Serviço Social deve ser concebido como espaço de
 
(A) cumprimento competente e eficaz das rotinas burocráticas presentes nas instituições.

(B) treinamento para responder prioritariamente às demandas do mercado profissional.

(C) substituição de profissionais com vínculo formal por jovens prestadores de serviços.

(D) articulação entre ensino teórico, pesquisa e formação para o exercício profissional.

(E) aplicação, na realidade institucional, dos conhecimentos teórico-metodológicos.


QUESTÕES 38 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas 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INDAGAÇÃO: Prova de Serviço Social ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Serviço Social ENADE 2007 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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