Prova CEFET-MG 2012.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2012.1 (Técnico) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA As questões de  (01) a (09)  referem-se aos text...
Prova CEFET-MG 2012.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2012.1 (Técnico) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

As questões de (01) a (09) referem-se aos textos I e II.

TEXTO I

Muito além do gênero

Em entrevista exclusiva, Luis Fernando Veríssimo fala sobre seu novo romance policial, “Os Espiões”

Há algo ainda a ser tentado em romances policiais que já não o foi?

Quem escreve um romance policial escreve um gênero antigo, tentando sempre encontrar uma maneira nova de escrever. Quando fiz Clube dos Anjos, tentei algo. O leitor sabe, desde a primeira página, quem é o assassino; então o ponto de desenvolvimento do livro foi desvendar o motivo. Mas não há muito o que ser inventado desde que (o romancista Edgar Allan Poe) inventou o gênero. Ao inventálo, ele também já esgotou todas as variações. A que mais me encanta é a do narrador não confiável, aquele que conta a história, mas mente o tempo inteiro para o leitor.

Além de um crime, é claro, o que necessariamente um romance deve conter para ser considerado policial?

Na verdade, todo romance é uma espécie de investigação, é um desvendar por meio de uma história, há sempre um mistério, que pode estar todo contido numa mesma personalidade. Todos os livros são policiais, alguns com crime, outros não. A distinção do gênero é apenas conter o policial e a vítima, a investigação e a solução. 

Mas você não vê algum tipo de evolução no jeito de escrever policiais desde Poe?

Há as maneiras humorísticas, por exemplo, e muitas das tentativas de romances policiais são paródias. Há também as mais pretensiosas, que tentam transformar o gênero em algo maior. Esses tipos de variações dialogam com as duas tradições clássicas. A europeia, em particular a inglesa, ambienta suas histórias muitas vezes numa cidade do interior com um crime desvendado pela capacidade dedutiva do investigador. A americana já traz o detetive particular, é mais violenta e ácida que a europeia e o investigador chega à solução do crime por meio da ação.

Você reconhece em sua obra policial alguma influência decisiva de outros autores?

A tradição europeia, em especial. Criei um personagem que é uma sátira a essa linha europeia, que é o Ed Mort. Parodiar o estilo europeu por meio dele foi uma homenagem que me deu prazer.
VERÍSSIMO, Luiz Fernando. Muito além do gênero. Entrevista a Luiz Costa Pereira Junior. Revista Língua Portuguesa. Disponível em: < http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11769>. Acesso em: 21 set. 2011. (Fragmento)

TEXTO II

Trecho do livro Quem matou o livro policial?

[...] Assim, seguem aqui as explicações necessárias para a compreensão da trama.
(Trama, ou seja, a maneira como a história está sendo contada. No caso, de como as pistas estão sendo dosadas, oferecidas aos leitores, distribuídas entre os sucessivos episódios e outras aprontações cunhadas pela habilidade do autor...)

Vamos começar pelos detetives citados.

Sam Spade é o tal que desvenda o mistério de O Falcão Maltês, um livro muito importante na literatura policial americana, porque introduz um tipo novo de detetive. Edgar Allan Poe criou no século XIX Auguste Dupin, que por sua vez inspirou e foi aperfeiçoado por Conan Doyle, com o maior de todos os detetives dos policiais, Sherlock Holmes, que por sua vez é ancestral de Hercule Poirot, o detetive-astro de Agatha Christie. Todos esses detetives, menos Spade, são excêntricos, detetives-espetáculo. Desses que resolvem os mistérios graças a sua inteligência poderosa, seu embatível poder de observação, capacidade de organização das pistas, discernimento sobre o que é e o que não é relevante e dedução. Ora, Dashiell Hammett, criador de Sam Spade, achava tudo isso meio que bobagem, que nenhum desses detetives estava sequer próximo do que, na realidade, era o trabalho de um detetive.

Ele tinha sido um detetive particular, e achava que um detetive de novela policial deveria ser mais realista, ou seja, que o detetive deveria era sair por aí seguindo pessoas, interrogando, confrontando versões, álibis, testemunhos. Até começar a pegar quem estava mentindo. E ao descobrir o que era a mentira, ou o que estava sendo encoberto, o mistério se desvendaria – e o criminoso era desmascarado. Era o detetive sem querer fazer charme (e, em muitas das histórias de Hammett, também sem nome, chamado de Continental Op, ou o detetive-operador da agência Continental).

Sam Spade é bem isso. Recusa qualquer charme, qualquer romatismo, qualquer glamour. É frio, e trata a investigação como um processo de farejamento. É um sabujo. (Tem outro ingrediente importante nesse novo tipo de policial criado por Hammett, que seria a gostosa fatal, ou seja, uma mulher linda que é uma besta-fera-dissimulada, cujo modelo pode ser a Milady, de Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, um folhetim romântico, grande clássico da literatura do século XIX... Mas ainda não chegou o momento de falar disso.)

A imaginação americana para policiais ficou muito marcada pelo Falcão Maltês. Dele tivemos filhotes excelentes, como o detetive Phillipe Marlowe, de Raymond Chandler. O caso é que é difícil para um americano imaginar-se um detetive-espetáculo, como os ingleses. Piorando esse trauma, há o fato de Auguste Dupin, do escritor americano Edgar Allan Poe, ser um personagem que vivia em Paris. Ou seja, se é para ter charme, bota o cara no Velho Continente e estamos conversados.

Vamos combinar, não existe realismo em literatura, e muito menos em literatura policial. Existe sempre enredo, uma maneira de ocultar os culpados e as pistas essenciais, de apresentar o crime, de pôr o detetive na caça do criminoso, e, muito, muito, muito importante, de criar um tipo de detetive: um personagem.
AGUIAR, Luiz Antonio. Quem matou o livro policial?. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. p. 67-69.

QUESTÃO 01
CEFET-MG: Para definir o romance policial, os dois textos utilizam como recurso expressivo 

a) formas coloquiais com significados semelhantes.

b) termos denotativos que asseguram a objetividade das idéias. 

c) construções sintáticas pouco usuais para garantir estilo ao texto. 

d) linguagem figurada para auxiliar na apreensão das características do gênero.


QUESTÃO 02
CEFET-MG: Da leitura dos textos, pode-se afirmar, corretamente, que ambos

a) reconhecem a importância de Poe para a consagração do romance policial.

b) apontam a veracidade das ações como o fator determinante para a construção da trama.

c) caracterizam o protagonista do romance policial americano como um detetive caricatural.

d) consideram o enredo como o elemento responsável pela atualização desse gênero tão antigo.


QUESTÃO 03
CEFET-MG: Da leitura do último parágrafo do texto II, depreende-se que a principal característica dos textos ficcionais é a

a) informatividade da trama.

b) verossimilhança do enredo.

c) imprevisibilidade do conflito.

d) veracidade dos personagens.


QUESTÃO 04
CEFET-MG: A palavra sublinhada está corretamente interpretada em

a) “...outras aprontações cunhadas pela habilidade do autor...” (acumuladas)

b) “Todos esses detetives, menos Spade, são excêntricos, detetives espetáculo”. (famosos)

c) “Há também as mais pretensiosas, que tentam transformar o gênero em algo maior”. (presunçosas)

d) “A distinção do gênero é apenas conter o policial e a vítima, a investigação e a solução”.(importância)


QUESTÃO 05
CEFET-MG: NÃO se identifica circunstância temporal em:

a) “Mas não há muito o que ser inventado desde que (o romancista Edgar Allan Poe) inventou o gênero.”

b) “Edgar Allan Poe criou no século XIX Auguste Dupin, que por sua vez inspirou e foi aperfeiçoado por Conan Doyle...”

c) “E ao descobrir o que era a mentira, ou o que estava sendo encoberto, o mistério se desvendaria – e o criminoso era desmascarado.”

d) “A europeia, em particular a inglesa, ambienta suas histórias muitas vezes numa cidade do interior com um crime desvendado pela capacidade dedutiva do investigador.”


QUESTÃO 06
CEFET-MG: “Quando fiz Clube dos Anjos, tentei algo. O leitor sabe, desde a primeira página, quem é o assassino; então o ponto de desenvolvimento do livro foi desvendar o motivo.”

Sobre a passagem a acima, é INCORRETO afirmar que

a) a conjunção “então” pode ser substituída pela explicativa “pois”.

b) as vírgulas, no segundo período, sinalizam a intercalação de um termo.

c) o termo sintático “quem é o assassino” integra o sentido do verbo “saber”.

d) a vírgula, no primeiro período, marca o deslocamento da oração adverbial.


QUESTÃO 07
CEFET-MG: Em “Vamos começar pelos detetives citados”, o uso da forma verbal de primeira pessoa do plural justifica-se pelo fato de ela

a) retomar elementos do parágrafo anterior.

b) estabelecer coesão entre os termos do período.

c) referir-se a um sujeito coletivo expresso no texto.

d) caracterizar-se como uma estratégia de engajamento do leitor.


QUESTÃO 08
CEFET-MG: (“Tem outro ingrediente importante nesse novo tipo de policial criado por Hammett, que seria a gostosa fatal, ou seja, uma mulher linda que é uma besta-fera-dissimulada, cujo modelo pode ser a Milady, de Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, um folhetim romântico, grande clássico da literatura do século XIX... Mas ainda não chegou o momento de falar disso.”)

O termo retomado pelo pronome está corretamente identificado em:

a) nesse → ingrediente importante.

b) que → Hammett.

c) cujo → gostosa fatal.

d) disso  → folhetim romântico.


QUESTÃO 09
CEFET-MG: NÃO há marcas da linguagem coloquial em:

a) Ora, Dashiell Hammett, criador de Sam Spade, achava tudo isso meio que bobagem, que nenhum desses detetives estava sequer próximo do que, na realidade, era o trabalho de um detetive.

b) “Sam Spade é bem isso. Recusa qualquer charme, qualquer romantismo, qualquer glamour. É frio, e trata a investigação como um processo de farejamento. É um sabujo.”

c) “Tem outro ingrediente importante nesse novo tipo de policial criado por Hammett, que seria a gostosa fatal...”

d) “Ou seja, se é para ter charme, bota o cara no Velho Continente e estamos conversados.”


As questões de (10) a (15) referem-se ao livro Quem matou o livro policial, de Luiz Antonio Aguiar.

QUESTÃO 10
CEFET-MG: Analise a capa do livro.

cefet

Pode-se afirmar, corretamente, que nela há

a) paródia e metonímia.

b) metáfora e metalinguagem.

c) metonímia e intertextualidade.

d) metalinguagem e intertextualidade.


QUESTÃO 11
CEFET-MG: A narrativa rompe com o seguinte princípio de construção de um romance policial:

a) A forma de investigação do detetive sobre o crime é mais importante do que o próprio crime.

b) O culpado é alguém com quem o leitor tenha se familiarizado e nunca um assassino profissional.

c) O enredo apresenta cenas de suspense que desencadearão, ao final, na descoberta do criminoso.

d) O crime é motivado por sentimentos de ordem pessoal, tais como ciúme, cobiça, amor, ódio, vingança, medo.


QUESTÃO 12
CEFET-MG: Sobre o livro de Aguiar, afirma-se:

I- A narrativa apresenta explicações sobre as técnicas de escrita do gênero policial.

II- O narrador estabelece conversas com o leitor, mantendo com este uma certa cumplicidade.

III- O tempo psicológico vivenciado pela personagem Ágata-Maria é o fio condutor da trama.

IV- A relação do personagem Marco Polo com a tenente Japp é equivalente à do Dr. Wattson com Sherlock Holmes.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) II e IV.

c) I, II e III.

d) I, III e IV.


QUESTÃO 13
CEFET-MG: O “assassinato” do livro policial ocorreu porque o(a) autor(a) do crime

a) desrespeitou a fila de espera para a retirada da obra, subornando a bibliotecária Patrícia Altaferro.

b) utilizou as páginas do romance como rascunho para anotações diversas, impedindo a leitura do texto impresso.

c) roubou o único exemplar da mais recente novela policial de Raven Hasting, fingindo ir à biblioteca para fazer uma pesquisa.

d) antecipou aos leitores o desfecho da história, assinalando a página em que Berto Dupino faz sua primeira aparição na narrativa.


QUESTÃO 14
CEFET-MG: NÃO se pode afirmar que o personagem Marco Polo 

a) possui existência virtual, sendo considerado uma entidade programada por computador.

b) assume ser o próprio autor/narrador da história do assassinato do livro policial.

c) é o criador de Raven Hasting, o famoso e enigmático autor de livros policiais.

d) atua como investigador no caso em que Ágata-Maria é a principal suspeita.


QUESTÃO 15
CEFET-MG: A narrativa apresenta duas tramas entrelaçadas, desenvolvendo paralelamente dois enredos de mistério. 

Nas passagens abaixo, considere:

cefet

( ) “Ele e Ágata-Maria continuavam tendo papos vez por outra, agora por computador. Corriam lendas de que ele já havia resolvido inúmeros mistérios da cidade, lá do seu ninho, como ele próprio o chamava.” (p. 38)

( ) “Berto Dupino os acompanhou até a porta, mais sorridente ainda do que na entrada. Parecia bastante satisfeito, como se tivesse ganho o dia, ou mais – a noite. Japp ainda se virou, na porteira do jardim, para lhe mandar um adeuzinho (…) ” (p. 104)

( ) “Isso mesmo, o perpetrador que estamos caçando se dá o direito de debochar de sua vítima, o leitor deste policial, justamente aquele que teve seu entretenimento estragado pela intromissão do perpetrador. Qualquer leitor fã de policiais ficaria morrendo de ódio, querendo trucidá-lo.” (p. 97)

( ) “(Nota necessária: O perpetrador do assassinato contra o Assassinatos... escreve aqui: “Lembre-se que o professor James Moriarty é o arqui-inimigo de Sherlock Holmes, classificado por ele como o maior criminoso de todos os tempos (…) ”)” (p. 100)

( ) “Oliver grunhiu qualquer coisa. Mas, agora, havia um sorriso satisfeito no rosto do sargento. Depois de uma ou duas cutucadas da tenente, ele via agora o salão, e enxergava perfeitamente como o crime havia sido cometido.” (p. 140)

A sequência correta encontrada é

a) 1 - 2 - 1 - 2 - 1

b) 1 - 2 - 1 - 1 - 2

c) 2 - 2 - 1 - 1 - 2

d) 2 - 2 - 1 - 2 - 2

MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
CEFET-MG: Se o número 2³ . 3² . 5ˣ tem exatamente 24 divisores positivos, então esse número é

a) 180.

b) 270.

c) 360.

d) 420.


QUESTÃO 17
CEFET-MG: Simplificando a expressão cefet , na qual x ∈ cefet , obtém-se

cefet


QUESTÃO 18
CEFET-MG: Na função f : {0, 1, 2, 3} → cefet, definida por f(x) = x² + 2x – 5,

a) o domínio de f(x) é cefet.

b) a imagem de x = –1 é igual a –2.

c) o conjunto imagem de f(x) é {0, 1, 2, 3}.

d) o conjunto imagem de f(x) é {–5, –2, 3, 10}.


QUESTÃO 19
CEFET-MG: O valor numérico da expressão 

cefet

cefet


QUESTÃO 20
CEFET-MG: Uma folha retangular de papel ofício de medidas 287 x 210 mm foi dobrada conforme a figura.

cefet

Os ângulos cefet e cefet resultantes da dobradura, medem, respectivamente, em graus

a) 40 e 90.

b) 40 e 140.

c) 45 e 45.

d) 45 e 135.


QUESTÃO 21
CEFET-MG: Ao se dividir um número natural n por 33, obtém-se resto igual a 13.

Então, o resto da divisão de (n + 56) por 33, é

a) 2.

b) 3.

c) 11.

d) 13.


QUESTÃO 22
CEFET-MG: Uma fábrica de calçados, localizada em Nova Serrana, emprega 16 operários, os quais produzem 120 pares de calçados em 8 horas de trabalho diárias. A fim de ampliar essa produção para 300 pares por dia, a empresa mudou a jornada de trabalho para 10 horas diárias.

Nesse novo contexto, o número de operários será igual a

a) 16.

b) 24.

c) 32.

d) 50.


QUESTÃO 23
CEFET-MG: Se a área de um retângulo, cujos lados são denominados a e b, em que a > b, é igual a 120 m2 e seu perímetro é igual a 52 m, então, é correto afirmar que

a) a – b = 0.

b) a – b = 2.

c) a – b = 14.

d) a – b = 68.


QUESTÃO 24
CEFET-MG: Na figura abaixo, todos os triângulos são equiláteros.

cefet

A soma das áreas sombreadas é

cefet


QUESTÃO 25
CEFET-MG: A área de um paralelogramo ABCD é 54 dm². Aumentando-se 6 unidades na sua altura e diminuindo-se 4 unidades na base, sua área aumenta de 6 dm². Dessa forma, a razão entre as medidas da base e da altura desse paralelogramo será

cefet


QUESTÃO 26
Um painel quadrado BCDE, comemorativo dos 100 anos do CEFET-MG, encontra-se pendurado na parede de um dos corredores da escola, em um prego posicionado no ponto A, conforme figura abaixo. O triângulo ABE é isósceles e a medida do segmento AB corresponde a cefet da medida do lado do quadrado BCDE.

cefet

CEFET-MG: Se o perímetro do polígono ABCDE é 13 metros, então, sua área, em m², é

cefet


QUESTÃO 27
CEFET-MG: Na figura seguinte, os pontos A e B pertencem à circunferência de centro O e a reta s é tangente à mesma no ponto A.

cefet

O valor de x + y + z, em graus, é

a) 160.

b) 184.

c) 196.

d) 210.


QUESTÃO 28
CEFET-MG: Dados os conjuntos numéricos A, B, C e D, a região sombreada do diagrama corresponde a

cefet

a) C ∩ D.

b) C ∪ D.

c) (A ∩ B) ∪ (C ∩ D).

d) (A ∪ B) ∩ (C ∩ D).


QUESTÃO 29
CEFET-MG: Ao simplificar a expressão cefet , em que x ≠ 2 e x ≠ 4, obtém-se

a) x.

b) x – 2.

c) x + 2.

d) x + 4.


QUESTÃO 30
CEFET-MG: Um triângulo ABC, retângulo em cefet possui o ângulo interno cefet maior que o ângulo interno cefet De acordo com esses dados, é correto afirmar que

cefet


FÍSICA

Constante Física

aceleração da gravidade = 10 m/s²

QUESTÃO 31
Um corpo tem seu movimento representado pelo gráfico abaixo.

cefet

CEFET-MG: Ao final de duas horas de movimento, seu deslocamento, em km, será igual a

a) 0.

b) 20.

c) 40.

d) 80.


QUESTÃO 32
CEFET-MG: Um termômetro de mercúrio apresenta no ponto de fusão da água uma coluna de 20 mm de altura e, no ponto de ebulição, 80 mm. A uma temperatura de 92 °F, a coluna de mercúrio desse termômetro, em mm, é igual a

a) 30.

b) 40.

c) 50.

d) 60.


QUESTÃO 33
CEFET-MG: A formação de sombra de objetos iluminados é uma situação observável e comum em nosso cotidiano. Esse fato explica-se porque a luz 

a) brilha intensamente.

b) reflete difusamente.

c) desloca em trajetória retilínea.

d) propaga com velocidade constante.


QUESTÃO 34
CEFET-MG: A corrente elétrica nos materiais sólidos, líquidos e gasosos depende da existência de grande quantidade de portadores de carga elétrica livres. Dos materiais apresentados a seguir, aquele que atende a essa condição é

a) a água pura, no estado líquido.

b) o ar atmosférico, em um dia bem seco.

c) o diamante puro, em estado sólido natural.

d) o alumínio sólido, à temperatura ambiente.


QUESTÃO 35
CEFET-MG: Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 20 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível.

cefet

Desprezando-se as massas do cordão e da roldana e qualquer tipo de atrito, a aceleração do bloco A, em m/s², é igual a

a) 1,0.

b) 2,0.

c) 3,0. 

d) 4,0.


QUESTÃO 36
CEFET-MG: A figura representa um trecho de um circuito elétrico em que a diferença de potencial entre os pontos A e B vale 12 V.

cefet

O valor da intensidade de corrente elétrica i, em ampères e da resistência elétrica do resistor R, em ohm, valem, respectivamente,

a) 2,0 e 6,0.

b) 4,0 e 2,0.

c) 6,0 e 2,0.

d) 6,0 e 4,0.


QUÍMICA

QUESTÃO 37
As chamas atingem diferentes temperaturas dependendo de como são produzidas. Em shows pirotécnicos chegam a 3.600°C, nos fogões residenciais podem atingir até 800°C e, em sistemas de oxiacetileno, alcançam 3.200°C. Quando em contato com chamas de altas temperaturas, alguns metais fundem e, até mesmo, entram em ebulição.

A tabela seguinte apresenta as temperaturas de fusão de alguns metais sólidos.

cefet

CEFET-MG: O número de metais que NÃO muda de fase, quando aquecidos em chamas de fogões residenciais, é igual a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4


QUESTÃO 38
CEFET-MG: Associe os métodos de separação com seus respectivos tipos de mistura.

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO

1- Decantação

2- Destilação simples

3- Destilação fracionada

4- Tamização

5- Filtração

TIPOS DE MISTURA

( ) homogênea sólido-líquido

( ) heterogênea líquido-líquido

( ) homogênea líquido-líquido

( ) heterogênea sólido-líquido

A sequência correta encontrada é

a) 1, 2, 4 e 3.

b) 2, 1, 3 e 5.

c) 3, 4, 1 e 2.

d) 5, 3, 2 e 1.


QUESTÃO 39
CEFET-MG: O filme “Homem de Ferro 2” retrata a jornada de Tony Stark para substituir o metal paládio, que faz parte do reator de seu peito, por um metal atóxico. Após interpretar informações deixadas por seu pai, Tony projeta um holograma do potencial substituto, cuja imagem se assemelha à figura abaixo.

cefet

Essa imagem é uma representação do modelo de

a) Rutherford.

b) Thomson.

c) Dalton.

d) Bohr.


QUESTÃO 40
CEFET-MG: A Química Inorgânica é uma ciência que estuda vários elementos químicos, dentre eles o enxofre que

a) é representado pelo símbolo Se.

b) é classificado como um gás nobre.

c) pertence à família dos calcogênios.

d) apresenta 32 prótons em seu núcleo.


QUESTÃO 41
CEFET-MG: Para iniciar o preparo de um bolo de maçã, uma dona de casa acendeu a chama de um forno a gás, usando fósforos. Em seguida, descascou e cortou as maçãs, acrescentando-as à mistura da massa já preparada, levando-a para o forno pré-aquecido. Com o passar do tempo, o volume do bolo expandiu devido ao fermento adicionado e, após o período de cozimento, a dona de casa retirou o bolo para servir um lanche que seria acompanhado de sorvete. Ao abrir a geladeira, verificou que o mesmo estava derretendo. Após o lanche, recolheu as sobras das maçãs, em processo de escurecimento, para descartá-las.

As sequências sublinhadas correspondem, respectivamente, a fenômenos

a) químico, físico, físico e físico.

b) físico, físico, químico e químico.

c) físico, químico, químico e físico.

d) químico, químico, físico e químico.


QUESTÃO 42
CEFET-MG: Considerando-se as propriedades de algumas substâncias químicas, é INCORRETO afirmar que o

a) hidróxido de potássio é usado na fabricação de sabões.

b) cloreto de sódio, em solução aquosa, conduz eletricidade.

c) alumínio é empregado em embalagens de produtos alimentícios.

d) dióxido de enxofre é um dos gases poluentes do álcool combustível.


BIOLOGIA

QUESTÃO 43
CEFET-MG: Observe a estrutura vegetal abaixo.

cefet

Fonte:<http://www.linkflowcanada.com/Linkflow/images> Acesso em: 19 abr. 2011.

Sobre essa estrutura, é correto afirmar que

a) sustenta a antera.

b) atrai insetos polinizadores.

c) transporta o grão de pólen.

d) armazena nutrientes para o embrião.


QUESTÃO 44
CEFET-MG: O grupo no qual se encontra organismos tanto unicelulares quanto pluricelulares é o das(dos)

a) fungos.

b) plantas.

c) animais.

d) bactérias.


QUESTÃO 45
CEFET-MG: Sobre os órgãos vegetais e suas funções, é INCORRETO afirmar que determinadas(os)

a) caules efetuam as trocas gasosas.

b) folhas realizam reprodução assexuada.

c) raízes desempenham o papel de fixação.

d) frutos executam o processo de fecundação.


QUESTÃO 46
CEFET-MG: Dentre as doenças citadas, aquela em que seu agente causador NÃO apresenta carioteca é a 

a) giardíase.

b) leptospirose.

c) leishmaniose.

d) doença de Chagas.


QUESTÃO 47
A figura abaixo refere-se aos sistemas reprodutores humanos.

cefet

Fonte: <http://www.prof2000.pt/users/ccaf/exercicios/reprodutor/sistema_reprodutor.htm>.
Acesso em: 19 abr. 2011.

CEFET-MG: Os órgãos que produzem espermatozóides e óvulos, respectivamente, são os de número

a) 8 e 4.

b) 9 e 2. 

c) 10 e 3.

d) 12 e 5.


QUESTÃO 48
A foto seguinte ilustra um tipo de relação entre organismos.

cefet

CEFET-MG: Sobre a interação entre a formiga (Camponotus sericeiventris) e a cigarrinha (Aetalion reticulatum), é correto afirmar que se trata de um(a) 

a) relação ecológica intra-específica. 

b) união obrigatória à sobrevivência. 

c) benefício mútuo para essas espécies envolvidas.

d) relação de parasitismo entre esses indivíduos.


GEOGRAFIA

QUESTÃO 49
A questão (49) refere-se ao mapa abaixo.

cefet

Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas Geográfico: espaço mundial, 3.ed. São Paulo: Moderna, 2010. (Adaptado)

CEFET-MG: A área em destaque abrange um tipo climático brasileiro caracterizado por

a) chuvas bem distribuídas anualmente e inverno ameno.

b) temperaturas amenas ao longo do ano e verões chuvosos.

c) baixa precipitação no verão e médias térmicas anuais de 28ºC.

d) precipitação anual superior a 2.500 mm e atuação da massa tropical continental no verão.


QUESTÃO 50
CEFET-MG: Sobre as perspectivas apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), referente à urbanização mundial nos próximos dez anos, afirma-se que:

I- No mundo desenvolvido, coexistirão cidades médias e megacidades.

II- No sul econômico do globo, haverá um incremento numérico de megacidades.

III- O desenvolvimento socioeconômico será proporcional ao tamanho dos aglomerados humanos.

IV- O controle da natalidade, em alguns países asiáticos, aumentará a densidade demográfica nessa região.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.


QUESTÃO 51
A questão (51) refere-se ao trecho abaixo.

O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de uma guerra civil que deixou 1,5 milhão de mortos. Apesar de possuir grandes reservas de petróleo, ele surge como um dos Estados mais pobres do mundo. Sua independência está sendo celebrada sem que as fronteiras entre o sul e o norte já estejam completamente definidas. 

Fonte: NASSIF Luis , Online. Texto adaptado. Disponível em: <http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/clipping-do-dia-312>. Acesso em: 12 set. 2011. (Adaptado)

CEFET-MG: Nesse contexto, as informações referem-se à criação da(o)

a) Líbia do Sul.

b) Etiópia do Sul.

c) Sudão do Sul.

d) Somália do Sul.


QUESTÃO 52
A questão (52) refere-se às representações abaixo.

cefet

Fonte: ROSSATO, Maíra S. (Org.). Terra: feições ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS,
2008. p. 137. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 12 set. 2011.

CEFET-MG: As formas de relevo que podem ser identificadas corretamente no bloco diagrama são 

a) vales, falésias, planalto e planície.

b) escarpas, inselbergs, planalto e depressão.

c) chapadas, falésias, depressão e planície.

d) escarpas, chapadas, planície e planalto.


QUESTÃO 53
A questão (53) refere-se ao trecho abaixo.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta terça-feira, em caráter conclusivo, o projeto que altera o fuso horário do Acre e da região sudoeste do Amazonas. O projeto de lei, do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), altera de “menos quatro horas” para “menos cinco horas” do fuso horário Greenwich. A proposta ratifica o resultado de referendo realizado no Acre, em outubro do ano passado, quando quase 60% dos eleitores rechaçaram o horário imposto pela Lei 11.662/08. Essa lei determinou que a região adiantasse os relógios em uma hora. À época do referendo, emissoras de televisão se posicionaram contra o atraso em uma hora, que as obrigaria a ajustar a grade de programação exclusivamente para o Estado para se adequar à classificação de horário por faixa etária. 

Fonte: Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/939279-camara-aprova-mudanca-de-fuso-horario-no-acre.shtml>. Acesso em 05 jun. 2011. (Adaptado)

CEFET-MG: Considerando-se a efetivação do projeto de lei, é INCORRETO afirmar que a(o)

a) estado do Amazonas voltará a ter dois fusos horários.

b) diferença entre o estado do Acre em relação ao Pará será de duas horas.

c) lei acarretará mudanças no horário de verão no estado do Amazonas.

d) horário da população do Piauí ficará adiantado em duas horas em relação ao do Acre.


QUESTÃO 54
CEFET-MG: A questão (54) refere-se ao mapa do mundo econômico.

cefet

Fonte: El Atlas de Le Monde Diplomatique II. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2006. p. 43. 

A partir da análise do mapa, NÃO é correto inferir que o(s)

a) fluxos financeiros concentram-se entre os integrantes do grupo dos países centrais.

b) principais nós da rede encontram-se na interligação meridional das diversas bolsas de valores.

c) laços evidenciam a existência de uma periferia semi-integrada aos principais pólos econômicos.

d) cinturões confirmam o predomínio da dinâmica de deslocamento populacional temporário no norte.

HISTÓRIA

QUESTÃO 55
CEFET-MG: A lei de 18/8/1831 instituiu a Guarda Nacional em um momento crítico da história do Brasil. A criação dessa organização objetivava

a) organizar um corpo armado de cidadãos confiáveis.

b) constituir uma milícia auxiliar às tropas estrangeiras.

c) preparar os brasileiros para a defesa das áreas de fronteira.

d) democratizar o acesso da juventude nacional ao serviço militar.


QUESTÃO 56
CEFET-MG: “Cícero Dantas Martins (1838-1903), barão de Jeremoabo, foi um homem público de considerável influência [...]. Dificilmente alguém poderia disputar-lhe o posto de maior proprietário fundiário da região de Canudos. Suas 61 fazendas espalhavam-se pelos municípios baianos [...]. Vários de seu sangue desempenhavam algum papel. Um sobrinho, João Dantas de Magalhães, era médico do exército e exerceu suas funções na campanha [contra Canudos], tendo o barão lhe confiado carros de boi para ajudar no transporte dos feridos. [...] Um primo, Genes Martins Fontes, era juiz em Monte Santo, e seu irmão Paulo Fontes ocupava idêntico posto; ambos possuíam várias fazendas perto de Canudos. Outro primo, Antônio Ferreira de Brito, era chefe político em Pombal, ameaçada pelo conselheiristas. Mais um, Sebastião de Sousa Dantas, fora promotor em Monte Santo, e seria deputado federal [...]. Outro, Francisco Dantas, ocupava o cargo de intendente em Soure. E um parente, o coronel José Américo Camelo de Souza Neto, foi dos mais aguerridos opositores dos canudenses e um dos maiores fornecedores do exército na região. Esses são nomes do clã do barão, sem falar nos aliados e clientes, que aparecem a toda hora nos relatos da guerra.”

Fonte: GALVÃO, Walnice Nogueira. O império do Belo Monte: vida e morte de Canudos. São
Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. p. 19, 23, 26. (Adaptado)

O texto acima faz referência à

a) precariedade dos recursos destinados aos miseráveis atingidos pelas devastadoras guerras do sertão.

b) hostilidade entre membros da elite latifundiária frente à ameaça representada pelos canudenses.

c) disputa interna na elite baiana pela divisão de prestigiosos cargos políticos e sociais.

d) resistência dos conselheiristas ao tradicional regime de exploração do sertanejo.


QUESTÃO 57
“Em 1927, Mário de Andrade esteve em visita à cidade de Manaus e em carta a um amigo declarou: [...] De Manaus gostei do pessoal, gostei de certos passeios, de certos momentos, mas a cidade propriamente me desagradou. [...] todo esse mau-gosto exasperado e... morto de grandezas passadas [...]”

Fonte: SANTOS JÚNIOR, Paulo Marreiro dos. Manaus da Belle Époque: um cotidiano em tensão.
Disponível em: <http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria/download/CadernosDeHistoria03-08-Livre.pdf>. Acesso em: 03 out. 2011

CEFET-MG: As impressões desse poeta sobre a cidade de Manaus relacionam às (aos)

a) crescimento desordenado da cidade e à grande migração de nordestinos.

b) obras urbanísticas modernizadoras e desenvolvimento da borracha no Norte.

c) habitações ribeirinhas dos trabalhadores e à extração da seiva das seringueiras amazônicas.

d) descompasso entre a vida simples dos populares amazonenses e o tratamento luxuoso dispensado a visitantes.


QUESTÃO 58
CEFET-MG: Observe a imagem abaixo, de autoria de Hilde Weber, publicada no jornal carioca Tribuna da Imprensa, em 13 de agosto de 1954.

cefet

A partir de seus conhecimentos e da análise da imagem, afirma-se:

I- A charge faz referência ao contexto de crise política que resultou no suicídio do presidente.

II- O pequeno tamanho do governante, sentado numa imponente cadeira, revela o enfraquecimento de seu poder e a perda de apoio político.

III- A frase do personagem traduz sua determinação em manter as propostas incendiárias dos defensores da reforma agrária.

IV- O fogo que cerca o indivíduo representa sua demonização, devido às suas relações com o movimento trabalhista.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.


QUESTÃO 59
“As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais criadas inicialmente no estado de Pernambuco, posteriormente na Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, Goiás e em outras regiões do Brasil, que exerceram intensa atividade no período que se estendeu de 1955 até a queda de João Goulart em 1964.”

Fonte: CAMARGO, Aspásia. O que foram as ligas camponesas? Disponível em: <http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2322&Itemid=25>. Acesso em: 17 set. 2011.

CEFET-MG: Sobre o fato mencionado no fragmento acima, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A finalidade das Ligas era prioritariamente a assistência jurídica e médica, e a autodefesa, nos casos de ameaças a seus membros.

( ) A partir da realização do I Congresso de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil, em Belo Horizonte, as Ligas passaram a defender uma "reforma agrária na lei ou na marra".

( ) O movimento que se tornou nacionalmente conhecido como Ligas Camponesas iniciou-se no engenho Galiléia, na Zona da Mata de Pernambuco.

( ) A reforma agrária defendida pelas Ligas Camponesas visava à justiça social, ao aumento da produtividade no setor rural e à inviabilização do funcionamento do sistema capitalista.

A alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo, é

a) F, F, F, V.

b) V, F, V, F.

c) F, V, V, V.

d) V, V, V, F.


QUESTÃO 60
CEFET-MG: “É assim, por exemplo, que alguém pode afirmar que os índios são ignorantes, os negros são indolentes, os nordestinos são atrasados, os portugueses são burros, as mulheres são naturalmente inferiores, mas, simultaneamente, declarar que se orgulha de ser brasileiro porque somos um povo sem preconceitos e uma nação nascida da mistura de raças. Alguém pode dizer-se indignado com a existência de crianças de rua, com as chacinas dessas crianças ou com o desperdício de terras não cultivadas e os massacres dos sem-terra, mas, ao mesmo tempo, afirmar que se orgulha de ser brasileiro porque somos um povo pacífico, ordeiro e inimigo da violência. Em suma, essa representação permite que uma sociedade [a brasileira] que tolera a existência de milhões de crianças sem infância e que, desde o seu surgimento, pratica o apartheid social possa ter de si mesma a imagem positiva de sua unidade fraterna.”

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu
Abramo, 2001, p.8.

O termo apartheid, no texto acima, aplicado para explicar a sociedade brasileira contemporânea, significa uma(um)

a) processo de harmonização nacional em meio a práticas excludentes.

b) sistema hierárquico de castas, estabelecido legalmente desde o período colonial brasileiro.

c) avaliação da autora sobre as relações sociais brasileiras, consideradas intolerantes com as desigualdades.

d) discriminação disseminada nas relações entre grupos e pessoas ocultada pelo discurso dominante.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2012.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2012.1 (Técnico) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEflNyHfW9BdS4IEUG3aMFQGvgGz7AO38qEOPl3No1Xqwba0Y4Sx74TTZU0xFF7ddrSU9ovjr-1b6iVElJ-zQQE4ixP_aEahaYpKJRmQ4Tt2X1wJ1a5qEetKKr2KXQ0mZJZOhbFP-CkuA/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEflNyHfW9BdS4IEUG3aMFQGvgGz7AO38qEOPl3No1Xqwba0Y4Sx74TTZU0xFF7ddrSU9ovjr-1b6iVElJ-zQQE4ixP_aEahaYpKJRmQ4Tt2X1wJ1a5qEetKKr2KXQ0mZJZOhbFP-CkuA/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-2012-1-tecnico-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-2012-1-tecnico-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo