Prova CEFET-MG 2013.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2013.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2013.1 (Técnico) com Gabarito

PORTUGUÊS

As questões de (01) a (08) referem-se ao texto abaixo, extraído do livro Retratos da Escola, coletânea organizada por Adriano Macedo.

O coração roubado

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: Coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.

Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava o Coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de aparecer em casa sem ele. Ia informar à diretoria quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta escolar.

Mas... era lá que se sentava o Plínio, não era? Plínio, o primeiro da classe em aplicação e comportamento, o exemplo para todos nós. Inclusive o mais limpinho, o mais bem penteadinho, o mais tudo. Confesso, hesitei. Desmascarar um ídolo? Podia ser até que não acreditassem em mim.

Muitos invejavam o Plínio. Peguei o exemplar e o guardei em minha pasta. Caladão. Sem revelar a ninguém o acontecido. Lembro do abraço que Plínio me deu à saída. Parecia segurando as lágrimas. Balbuciou algumas palavras emocionadas. Mal pude retribuir, meus braços se recusavam a apertar o cínico.  Chegando em casa minha mãe estranhou que eu não estivesse muito feliz. Já preocupado com o ginásio? Não, eu amargava minha primeira decepção. Afinal, Plínio era um colega que devíamos imitar pela vida afora, como costumava dizer a professora. Seria mais difícil sobreviver sem o seu exemplo. 

Por outro lado, considerava se não errara em não delatá-lo.

“Vocês estão todos enganados, e a senhora também, sobre o caráter de Plínio. Ele roubou meu livro. E depoisainda foi me abraçar...”  Curioso, a decepção prolongou-se ao livro de Amicis, verdadeira vitrina de qualidades morais dos alunos de uma classe de escola primária. A história de um ano letivo coroado de belos gestos. Quem sabe o autor não conhecesse a fundo seus próprios personagens. Um ingênuo como nossa professora. Esqueci-o. 

Passados muitos anos reconheci o retrato de Plínio num jornal. Advogado, fazia rápida carreira na Justiça. Recebia cumprimentos. 

Brrr. Magistrado de futuro o tal que furtara meu presente de fim de ano! Que toldara muito cedo minha crença na humanidade! Decidi falar a verdade. Caso alguém se referisse a ele, o que passou a acontecer, eu garantia que se tratava de um ladrão. Se roubava já no curso primário, imaginem agora... Sempre que o rumo de uma conversa levava às grandes decepções, aos enganos de falsas amizades, eu contava, a quem quisesse ouvir, o episódio do embusteiro do Grupo Escolar Conselheiro Antônio Prado, em breve desembargador ou secretário de Justiça. 

− Não piche assim o homem – advertiu-me minha mulher. 

− Por que não? É um ladrão! 

− Mas quando pegou seu livro era criança. 

− O menino é o pai do homem – rebatia, vigorosamente. 

Plínio fixara-se como um marco para mim. Toda vez que o procedimento de alguém me surpreendia, a face oculta de uma pessoa era revelada, lembrava-me irremediavelmente dele. Limpinho. Penteadinho. E com a mão de gato se apoderando de meu livro. 

Certa vez tomara a sua defesa: 

− Plínio, um ladrão? Calúnia! Retire-se da minha presença! 

Quando o desembargador Plínio já estava aposentado mudei-me para meu endereço atual. Durante a mudança alguns livros despencaram de uma estante improvisada. Um deles, Coração, de Amicis. Saudades.

Havia quantos anos não o abria? Quarenta ou mais? Lembrei da dedicatória de meu falecido pai. Ele tinha boa letra. Procurei-a na página de rosto. Não a encontrei. Teria a tinta se apagado? Na página seguinte havia uma dedicatória. Mas não reconheci a caligrafia paterna.

“Ao meu querido filho Plínio, com todo amor e carinho de seu pai”.

REY, Marcos. O coração roubado. In: MACEDO, Adriano (org.). Retratos da escola. Belo Horizonte: Autêntica. 2012. p. 69-71

QUESTÃO 01
CEFET-MG: O título do texto produz um efeito de sentido gerado pela

a) omissão de um termo.

b) ambiguidade da expressão.

c) organização dos vocábulos.

d) uso denotativo das palavras.


QUESTÃO 02
CEFET-MG: “Curioso, a decepção prolongou-se ao livro de Amicis...”

O narrador faz essa observação no 4º parágrafo do texto porque, ao ler o Coração

a) julga questionável a reputação de Amicis.

b) relembra experiências desagradáveis de sua infância.

c) acha o conteúdo desinteressante para um homem adulto.

d) considera os valores abordados incompatíveis com a realidade.


QUESTÃO 03
CEFET-MG: No 10º parágrafo, o emprego do diminutivo em “limpinho” e “penteadinho” revela que o narrador

a) intenciona depreciar seu ídolo na escola primária.

b) relembra as qualidades de seu colega de forma afetuosa.

c) busca minimizar os efeitos de suas considerações a respeito de Plínio.

d) duvida da capacidade de sua professora primária em avaliar os alunos.


QUESTÃO 04
CEFET-MG: A passagem em que NÃO se manifesta a voz do narrador-protagonista do texto é:

a) “Mas ... era lá que se sentava o Plínio, não era?” (2º parágrafo)

b) “Havia quantos anos não o abria?” (13º parágrafo)

c) “Já preocupado com o ginásio?” (3º parágrafo)

d) “− Por que não? É um ladrão!” (7º parágrafo)


QUESTÃO 05
CEFET-MG: “Sempre que o rumo de uma conversa levava às grandes decepções, aos enganos de falsas amizades, eu contava, a quem quisesse ouvir, o episódio do embusteiro do Grupo Escolar Conselheiro Antônio Prado, em breve desembargador ou secretário de Justiça.” 

Na passagem acima, o termo grifado NÃO pode ser interpretado como

a) ardiloso.

b) trapaceiro.

c) mentiroso.

d) cafajeste.


QUESTÃO 06
CEFET-MG: Considerando-se a leitura do 3º e do 4º parágrafos, em “Esqueci-o”, o pronome sublinhado retoma a expressão:

a) Plínio.

b) exemplo.

c) ano letivo.

d) livro de Amicis.


QUESTÃO 07
CEFET-MG: “Confesso, hesitei.” (2º parágrafo)

Nesse período, a vírgula pode ser substituída pelo conectivo

a) e. 

b) que.

c) pois.

d) mas.


QUESTÃO 08
CEFET-MG: O conectivo “como” estabelece uma relação sintático-semântica de causa em

a) “Plínio fixara-se como um marco para mim.”

b) “Afinal, Plínio era um colega que devíamos imitar pela vida afora, como costumava dizer a professora.” 

c) “Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado (...)”

d) “Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra prima, é tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio”.


As questões de (09) a (15) referem-se à coletânea Retratos da escola, organizada por Adriano Macedo.

QUESTÃO 09
CEFET-MG: Considere o comentário, extraído do texto da orelha do livro.

“Os meios utilizados pelo escritor para dar vida às criações literárias mudaram significativamente ao longo dos séculos. Curioso, no entanto, é nos depararmos com ambientes escolares muito parecidos (…).”

Adriano Macedo

A última afirmação refere-se ao fato de que, na maioria dos textos, os ambientes escolares são apresentados como lugares de

a) ansiedade e medo, devido às avaliações, atividades e cobranças diárias.

b) aprendizagem de disciplinas escolares, como Português, Inglês e Matemática. 

c) sofrimento e angústia, devido à forma de abordagem dos conteúdos ensinados.

d) descoberta do mundo, como caráter do ser humano e funcionamento da sociedade.


QUESTÃO 10
CEFET-MG: Sobre a coletânea Retratos da escola, afirma-se que 

I- apresenta contos, crônicas e fragmento de romance.

II- é formada por textos de épocas históricas diferentes.

III- tem como tema principal os conflitos entre professor e alunos.

IV- critica a forma como os professores são tratados pela sociedade.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) II e III.

c) I, III e IV.

d) II, III e I.


QUESTÃO 11
CEFET-MG: NÃO está correta a correlação entre o fragmento e o comentário a ele referente em:

a) “Soldavam-se nele o educador e o empresário com uma perfeição rigorosa de acordo, dois lados da mesma medalha; opostos, mas justapostos. (…) Ele tinha maneiras de todos os graus, segundo a condição social da pessoa.” (elogio a Aristarco, personagem de “O ateneu”, de Raul Pompéia.)

b) “se você ganha nota ruim, ele te chama outra vez: para melhorar a nota, como ele diz. Mas se você tem nota boa, ele te chama outra vez também: para ver se você mantém a nota, como ele diz. Ele sempre te chama outra vez, não tem jeito de escapar.” (crítica a Godofredo, personagem de “O professor de inglês”, de Luiz Vilela.)

c) “Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica (...)” (suposições do narrador-personagem de “Porta de colégio”, de Affonso Romano de Sant'anna.) 

d) “Voltei para casa com as calças enxovalhadas, sem pratinha no bolso nem ressentimento na alma. E contudo a pratinha era bonita e foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação; mas o diabo do tambor...” (opinião apresentada pelo protagonista de “Conto de escola”, de Machado de Assis.)


QUESTÃO 12
CEFET-MG: Considere o fragmento final de “A prova de matemática”, de Adriano Macedo.

cefet

Nessa passagem, Juliana demonstra principalmente

a) medo por ter mentido a todos.

b) vergonha por ter sido molestada.

c) pânico por ter que fazer exames médicos.

d) arrependimento por ter deixado de fazer a prova.


QUESTÃO 13
CEFET-MG: Associe a caracterização do narrador às passagens extraídas dos textos reunidos em Retratos da Escola.

CARACTERIZAÇÃO DO NARRADOR

1. Atua como protagonista da narrativa.

2. Participa da história como testemunha dos fatos narrados.

3. É onisciente.

PASSAGENS

( ) “Chegou atrasado à primeira aula. A porta estava encostada, e ele empurrou-a. Ao entrar, não vendo nenhuma carteira vazia, pegou a que estava em frente à porta e arrastou-a para junto das outras.” – O professor de inglês.

( ) “Saíram as duas pisando leve. Quando dobraram o corredor, dispararam numa corrida. De tempos em tempos, endureciam as pernas e freavam, patinando pelo chão encerado de vermelho. Pareciam ter asas nos pés.” – Pisando leve.

( ) “Maio chegou com a certeza do enfrentamento dos gigantes, era inevitável; antecipávamos uma luta tão violenta que era capaz de alguém morrer.” – A luta do ano.

( ) “Saiu depois a mostrar o estabelecimento, as coleções em armários dos objetos próprios para facilitar o ensino. Eu via tudo curiosamente, sem perder os olhares dos colegas desconhecidos, que me fitavam muito ancho na dignidade do uniforme em folha.” – O Ateneu.

( ) “Eram dez para as cinco da tarde. Perdera a prova de matemática. Bateu a mão na testa. [...] Depois de tanto esforço, estava à beira de morrer na praia. Logo a prova especial, última chance para se recuperar. Sem ela, repetiria o ano.” – A prova de matemática.

A sequência correta encontrada é

a) 3, 3, 2, 1, 3.

b) 3, 3, 2, 1, 1.

c) 1, 2, 3, 2, 2.

d) 1, 2, 1, 3, 1.


QUESTÃO 14
CEFET-MG: NÃO há emprego do recurso intertextual em:

a) “Abriu a Bíblia cheia de marcadores de papel e leu trechos, com voz teatral. Fechou o livro, dizendo entredentes: os ímpios não serão salvos. Repetiu, quase soletrando, para fixarmos bem as palavras.”

b) “Bia deixou as duas conversando e se aproximou das estantes. Levou a mão e passou nos livros enfileirados: Machado de Assis, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira...”.

c) “Naquele dia, ao menos, pareceu-me que lia as folhas com muito interesse; levantava os olhos de quando em quando, ou tomava uma pitada, mas logo tornava aos jornais, e lia a valer.”

d) “As meninas mostraram-se especialmente interessadas no Luís e quase não deu tempo de tocar A noite do meu bem.


QUESTÃO 15
CEFET-MG: Sobre os textos da coletânea Retratos da escola, é correto afirmar que

a) em “Conto de escola” e “Porta de colégio”, os personagens principais transgridem as regras do sistema escolar. 

b) em “O professor de inglês” e “O Ateneu”, os protagonistas vivenciam as descobertas e dificuldades do primeiro dia de aula.

c) em “Cesta lírica” e “A luta do ano”, os narradores relembram-se de colegas com os quais mantiveram antagonismos no tempo da escola.

d) em “Pisando leve” e “A prova de matemática”, os episódios narrados têm como foco os conflitos entre as alunas personagens e seus professores.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
CEFET-MG: O valor da expressão cefet é igual a

cefet


QUESTÃO 17
CEFET-MG: Simplificando a expressão cefet para x ∈ ℜ – {–1, 0, 1} obtém-se

a) x .

b) x² .

c) x – 1.

d) x² – 1.


QUESTÃO 18
CEFET-MG: O percurso reto de um rio, cuja correnteza aponta para a direita, encontra-se representado pela figura abaixo. Um nadador deseja determinar a largura do rio nesse trecho e propõe-se a nadar do ponto A ao B, conduzindo uma corda, a qual tem uma de suas extremidades retida no ponto A

Um observador localizado em A verifica que o nadador levou a corda até o ponto C.

cefet

Nessas condições, a largura do rio, no trecho considerado, é expressa por

cefet


QUESTÃO 19
CEFET-MG: Um experimento da área de Agronomia mostra que a temperatura mínima da superfície do solo t(x), em °C, é determinada em função do resíduo x de planta e biomassa na superfície, em g/m², conforme registrado na tabela seguinte.

cefet

Analisando os dados acima, é correto concluir que eles satisfazem a função

a) y = 0,006x + 7,18.

b) y = 0,06x + 7,18.

c) y = 10x + 0,06.

d) y = 10x + 7,14.


QUESTÃO 20
CEFET-MG: Um triângulo equilátero ABC de lado 1 cm está dividido em quatro partes de bases paralelas e com a mesma altura, como representado na figura abaixo.

cefet

A parte I tem a forma de um trapézio isósceles, cuja área, em cm², é

cefet

QUESTÃO 21
CEFET-MG: Uma loja de tecidos comprou uma determinada quantidade de flanela, pagando à vista  $ 500,00. Quinze dias depois, vendeu todo o lote a um comerciante de outra cidade recebendo, também à vista, R$ 650,00. A taxa de juros simples, ao dia, aplicada pelo negociante foi de

a) 1%.

b) 2%.

c) 3%.

d) 4%.


QUESTÃO 22
CEFET-MG: A figura abaixo mostra uma semi-circunferência de centro O e diâmetro cefet. Em seu interior encontram-se duas semi-circunferências de centros O1 e O2 tangentes entre si. A medida do segmento cefet é um quarto da medida do segmento cefet.

cefet

A razão entre a área da circunferência de diâmetro BD e da semi-circunferência de centro O é

cefet


QUESTÃO 23
CEFET-MG: Suponha que a população de baixa renda no Brasil gastou 15,6% de seus rendimentos mensais com energia elétrica até o final de agosto de 2012, e, no mês seguinte, o governo concedeu uma redução de 20% no preço dessa energia. Se não houve variações na renda familiar dessa classe nesse período, então a nova porcentagem de gastos com a energia será de

a) 13,25%.

b) 12,48%.

c) 4,40%.

d) 3,12%.


QUESTÃO 24
CEFET-MG: Considere as afirmações abaixo, em que a e b são números reais.

cefet

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.


QUESTÃO 25
CEFET-MG: O número de soluções inteiras da inequação x – 1 < 3x – 5 < 2x + 1, é

a) 4.

b) 3.

c) 2.

d) 1.


QUESTÃO 26
CEFET-MG: A Volta Internacional da Pampulha é uma corrida tradicional de Belo Horizonte que ocorre nos finais de ano em torno dos seus 17,8 km de extensão. Em sua 13ª edição, em dezembro de 2011, a vitória foi dada ao queniano Kosgei que conquistou seu bicampeonato, completando a corrida com o tempo de aproximadamente 53 minutos.

A velocidade média desse atleta, em km/h, foi de aproximadamente

a) 17.

b) 18.

c) 19.

d) 20.


QUESTÃO 27
CEFET-MG: A função real representada pelo gráfico é definida por

cefet

a) f(x) = 2x² – x – 1.

b) f(x) = 2x² + 3x – 1.

c) f(x) = x² – 3x + 1.

d) f(x) = 2x² – 3x + 1.


QUESTÃO 28
CEFET-MG: Se o relógio da figura marca 8 h e 25 min, então o ângulo x formado pelos ponteiros é

cefet

a) 12° 30’.

b) 90°.

c) 102° 30’.

d) 120°.


QUESTÃO 29
CEFET-MG: Se o produto de dois números naturais pares consecutivos é igual a 360, então a soma deles é

a) 32.

b) 34.

c) 36.

d) 38.


QUESTÃO 30
CEFET-MG: As raízes da equação x² + mx + n = 0 são reais e simétricas. Nessas condições, m e n são números reais de modo que

a) m = 0 e n > 0. 

b) m = 0 e n < 0.

c) m < 0 e n > 0.

d) m > 0 e n > 0.


CIÊNCIAS

QUESTÃO 31
CEFET-MG: O quadro seguinte mostra a velocidade média de corrida de alguns animais

cefet

Disponível em:<http://curiosidades.tripod.com/velocidade.htm>. Acesso em: 11 out. 2012.
(Adaptado).

Dentre os animais citados, o que possui maior velocidade média é a(o)

a) cavalo.

b) coelho.

c) girafa.

d) zebra.


QUESTÃO 32

cefet

Disponível em:<http://tirinhasdefisica.blogspot.com.br> Acesso em: 01 out. 2012

CEFET-MG: Ao analisar a situação representada na tirinha acima, quando o motorista freia subitamente, o passageiro 

a) mantém-se em repouso e o pára-brisa colide contra ele.

b) tende a continuar em movimento e colide contra o pára-brisa.

c) é empurrado para frente pela inércia e colide contra o pára-brisa.

d) permanece junto ao banco do veículo, por inércia, e o pára-brisa colide contra ele.


QUESTÃO 33
CEFET-MG: Uma pessoa verificou que o ferro elétrico de 1.000 W, por ficar muito tempo em funcionamento, causa gasto excessivo na sua conta de energia elétrica. Como medida de economia, ela estabeleceu que o consumo de energia desse aparelho deveria ser igual ao de um chuveiro de 4.400 W ligado durante 15 minutos. Nessas condições, o tempo máximo de funcionamento do ferro deve ser, em minutos, igual a 

a) 22.

b) 44.

c) 66.

d) 88.


QUESTÃO 34
CEFET-MG: Diversos tipos de espelhos podem ser utilizados em aparelhos tais como telescópio, binóculos e microscópios. A figura a seguir representa um objeto puntiforme em frente a um espelho plano.

cefet

Considerando-se a reflexão da luz nesse espelho proveniente do objeto, sua imagem será formada na região

a) 1.

b) 2

c) 3.

d) 4.


QUESTÃO 35
CEFET-MG: O meio que conduz melhor a eletricidade é a(o)

a) ar, devido à facilidade de propagar o relâmpago.

b) metal, porque possui maior número de cargas livres.

c) plástico, pois deriva-se do petróleo, grande fonte de energia.

d) madeira, uma vez que as árvores atraem raios em dias de tempestade.


QUESTÃO 36
CEFET-MG: A ilustração seguinte mostra o deslocamento dos remadores em um lago, sendo que os remos são considerados alavancas.

cefet

Disponível em:< http://senna.globo.com> Acesso em: 11 out. 2012.

Um estudante, ao analisar essa situação, na margem do lago, afirmou que

I- a alavanca é do tipo inter-fixa.

II- o ponto fixo da alavanca encontra-se na água. 

III- o braço da força resistente é menor que o da força potente.

IV- a força da água sobre o barco é menor que a exercida pelos remadores. 

São corretas apenas as afirmativas 

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 37

cefet

CEFET-MG: Representando as moléculas como simples esferas, a figura que esquematiza a transformação de estado físico mencionada anteriormente é

cefet


QUESTÃO 38
CEFET-MG: Durante uma aula prática, um professor solicita a um aluno que investigue qual a composição química de um determinado objeto metálico. Para isso, ele

• estima o volume em 280 cm³, 
• mede a massa, obtendo 2,204 kg,
• consulta a tabela de densidade de alguns elementos metálicos.

Tabela

cefet

Nessa situação, o aluno concluiu, corretamente, que o objeto é constituído de

a) ferro.

b) cobre.

c) estanho.

d) alumínio.


QUESTÃO 39
CEFET-MG: As investigações realizadas pelos cientistas ao longo da história introduziram a concepção do átomo como uma estrutura divisível, levando à proposição de diferentes modelos que descrevem a estrutura atômica.

O modelo que abordou essa ideia pela primeira vez foi o de

a) Bohr.

b) Dalton.

c) Thomson.

d) Rutherford.


QUESTÃO 40

cefet

CEFET-MG: Se um aroma hipotético é simbolizado pela letra A, então, após a análise de espectrometria de massas, sua representação será

a) A.

b) A⁺.

c) A2.

d) A⁻.


QUESTÃO 41

cefet

CEFET-MG: Se um alimento contém um elemento químico indesejado de número atômico 24 e massa atômica 52, então a espectroscopia de absorção atômica o identificaria como

a) silício.

b) cromo.

c) telúrio.

d) magnésio.


QUESTÃO 42
CEFET-MG: Considere o esquema a seguir.

cefet

Em relação às situações apresentadas, afirma-se, corretamente, que em

a) I a lâmpada está acesa, devido à capacidade de condução de calor.

b) II a lâmpada está apagada, porque o açúcar é insolúvel na água.

c) II a lâmpada está apagada, pois o açúcar é uma substância composta.

d) I a lâmpada está acesa, devido à movimentação dos íons presentes na solução.


QUESTÃO 43

cefet

CEFET-MG: Quanto à organização celular, os seres transmissores das doenças citados no texto classificam-se como 

a) autótrofos. 

b) eucariontes.

c) unicelulares. 

d) procariontes.


QUESTÃO 44
CEFET-MG: A figura abaixo representa o ciclo de vida de um determinado verme.

cefet

Disponível em: <http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br/html/pt/static/galerateen/viagens.htm>.
Acesso em 28 set.2012. 

Uma das principais medidas de controle da doença provocada pelo verme em foco é 

a) vacinar a população afetada da área ribeirinha. 

b) impedir a construção de casas de barro ou pau-a-pique.

c) destruir criadouros das fases intermediárias dos barbeiros.

d) evitar contato com águas possivelmente infestadas pela larva.


QUESTÃO 45

cefet

Revista Ciência Hoje das Crianças, 2006. (Adaptado)

CEFET-MG: O microrganismo citado no texto pertence ao reino

a) Fungi.

b) Protista.

c) Monera.

d) Animalia.


QUESTÃO 46
CEFET-MG: O procedimento experimental abaixo ilustrado foi sugerido por Joseph Priestley.

cefet

Disponível em: <http://www2.vobs.at/bio/botanik/pics/b-photo-01.jpg>. Acesso em 07 out. 2012.

A partir da análise desse experimento, o cientista chegou à conclusão de que 

a) as plantas foram capazes de renovar o ar.

b) o vidro impediu a passagem de raios luminosos.

c) o rato morreu por causa da ausência de alimentos.

d) a movimentação do ar apagou a vela com a colocação do vidro.


QUESTÃO 47
CEFET-MG: Durante a puberdade, a testosterona é o hormônio que altera profundamente o corpo dos meninos.

Uma dessas alterações é a(o)

a) alargamento dos quadris.

b) surgimento dos testículos.

c) desenvolvimento dos músculos.

d) redução da oleosidade da pele.


QUESTÃO 48
CEFET-MG: A dengue é uma virose humana que aumenta sua incidência nos períodos chuvosos. A relação entre esse crescimento e o fator ambiental citado causa a(o)

a) prejuízo das obras de saneamento.

b) redução da imunidade das crianças.

c) veiculação do vírus por meio da água.

d) multiplicação de criadouros para os vetores.


GEOGRAFIA

QUESTÃO 49
CEFET-MG: Uma criança nasceu na cidade A às 7 horas do dia 27/06. Seu pai assistiu ao parto instantaneamente via satélite na cidade B no dia 26/06 às 16 horas. Considerando-se os fusos horários teóricos, a indicação correta das longitudes das cidades A e B são, respectivamente,

a) 15º L e 160º O.

b) 35º L e 175º O.

c) 155º L e 10º O.

d) 170º L e 55º O.


QUESTÃO 50
CEFET-MG: Sobre o Mercosul, afirma-se que:

I- A adoção de uma moeda comum está prevista para 2013.

II- A Venezuela teve sua adesão ao grupo confirmada recentemente.

III- O avanço na integração regional permitiu sua transformação na Unasul. 

IV- O Paraguai foi suspenso desse grupo devido à destituição de seu presidente. 

V- O bloco pode ascender-se como potência energética, geopoliticamente.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e IV.

b) II e III.

c) I, III e V.

d) II, IV e V.


QUESTÃO 51
CEFET-MG: A questão (51) refere-se ao gráfico abaixo.

Taxa média anual do crescimento da população 2005-2010

cefet

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <www.ibge.gov.br/paisesat/man.php. Acesso em 02 out. 2012.

A sequência correta dos países representados corresponde a

a) China, Brasil, Rússia e Índia.

b) Brasil, China, Índia e Rússia.

c) Rússia, Índia, China e Brasil.

d) Índia, Rússia, Brasil e China.


QUESTÃO 52
CEFET-MG: A questão (52) refere-se à imagem abaixo.

cefet

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2009.

A partir da leitura do cartograma, é correto afirmar que a informação utilizada para sua elaboração foi a (o) 

a) Índice de Desenvolvimento Humano.

b) quantitativo da população absoluta.

c) grau de desenvolvimento econômico.

d) percentual de investimento em tecnologia.


QUESTÃO 53
CEFET-MG: A questão (53) refere-se a fotografia abaixo.

cefet

Fonte: Disponível em<http://wara.nativeweb.org/caca.html> Acesso em 06 out. 2012.

No bioma brasileiro mostrado na imagem, predominam as seguintes características: 

a) folhas largas e solos úmidos.

b) vegetação densa e relevo de planícies.

c) estratos variados e grande biodiversidade.

d) rios intermitentes e vegetação xerófita.


QUESTÃO 54
CEFET-MG: A questão (54) refere-se à distribuição de renda das pessoas ocupadas no trabalho: Brasil 2001 a 2008.

cefet

HOFFMANN, R.; NEY, M. G. Estrutura fundiária e propriedade agrícola no Brasil: grandes regiões e unidades da federação. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2010.

A partir da análise da tabela é INCORRETO inferir que a (o)

a) acúmulo de capital pela elite industrial mantêm-se superior ao do grupo ruralista.

b) concentração de rendimentos tende a decrescer ao longo do período em todos os setores.

c) desigualdade de renda entre os trabalhadores rurais é maior que a dos empregados industriais.

d) evolução dos dados revela a necessidade da continuidade das políticas de reforma agrária no país.


HISTÓRIA

QUESTÃO 55
CEFET-MG: Observe a imagem.

cefet

Fonte: DEBRET, Jean Baptiste. Loja de barbeiro. 1821. Rio de Janeiro: Museu Castro Maya.

A partir da análise da aquarela, é correto afirmar que o artista apresenta os

a) africanos livres e suas belas roupas.

b) escravos de ganho e suas várias atividades.

c) negros displicentes e suas múltiplas funções.

d) serviçais urbanos e suas diferentes moradias.


QUESTÃO 56
CEFET-MG: Em 18 de janeiro de 1930, a capa do jornal norte-americano The Saturday Evening Post trazia uma ilustração na qual todos os personagens observavam atentamente um cartaz com as cotações da Bolsa de Valores

cefet

Disponível em: <http://curtispublishing.com/timeline/SEP/1930.shtml>. Acesso em: 29 set. 2012.

A imagem satiriza o período imediatamente anterior à quebra da Bolsa, no qual a sociedade norte-americana vivenciou um

a) ímpeto especulativo que afetava todas as camadas sociais.

b) clima de decadência que atingia os grandes investidores.

c) impulso econômico que impossibilitava o pleno emprego.

d) estado de miséria que afligia as grandes parcelas da população.


QUESTÃO 57
CEFET-MG: São características marcantes do cenário sociopolítico da Primeira República no Brasil (1889-1930), EXCETO a 

a) existência de organizações de trabalhadores rurais, que se agrupavam em partidos nacionais.

b) constituição de partidos republicanos regionais, que decidiam os destinos da política brasileira.

c) concentração de poder nos chefes políticos locais, que controlavam os eleitores em sua área de influência.

d) presença de um pacto entre governos federal e estaduais, que foi denominado política dos governadores.


QUESTÃO 58
CEFET-MG: Entre 1937-1945, o Brasil viveu um período político, conhecido como Estado Novo. O governo da época adotou estratégias, dentre as quais destaca-se a 

a) utilização de medidas econômicas para bloquear o ritmo do crescimento industrial.

b) expansão dos meios de comunicação de massa para estimular os ideais democráticos.

c) promoção de festas cívicas para construir a identidade entre Estado e classe trabalhadora.

d) manutenção de partidos socialistas para garantir a eficácia das instituições da Sociedade Civil.


QUESTÃO 59
CEFET-MG: Considere os seguintes gráficos.

cefet

FREIRE, Américo et all. História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Rio de Janeiro: Editora do Brasil; FGV, 2004. p. 303.

A partir da análise desses dados, é correto inferir que

a) na administração de Juscelino Kubitschek, o declínio da produção agrícola levou a um aumento constante dos preços.

b) no início do período civil-militar, o país alcançou elevados índices inflacionários decorrentes da elevação da produção industrial.

c) no segundo governo de Vargas, a soma das riquezas produzidas no país cresceu independentemente das taxas inflacionárias.

d) na presidência de João Goulart, o crescimento da produção agrícola causou um aumento progressivo do valor do salário mínimo.


QUESTÃO 60

cefet

(Texto adaptado: MORAIS, Fernando. Os últimos soldados da Guerra Fria. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.64,66,68.)

CEFET-MG: No contexto acima descrito, é correto inferir que a

a) preocupação com a formação de seus filhos como cidadãos solidários, nos anos 1960, levou mães cubanas a enviá-los para outro país.

b) harmonia entre as crenças religiosas, na década de 1960, levou igrejas de diferentes países a se unirem em causas humanitárias.

c) indústria cinematográfica norte-americana, desde meados do século XX, difundiu valores que interessavam a todos os povos.

d) bipolarização das forças políticas mundiais, na segunda metade do século XX, acirrou conflitos regionais.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,36393,advogado,1,agricultura,1,agronomia,4,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,267,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,156,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,6,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,79,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,288,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,148,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,13,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,196,encceja,24,enem,79,enfermagem,12,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,308,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,7,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,6,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,4,formação geral,5,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,2,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,2,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,28,medicina legal,2,medicina veterinaria,5,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,10,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,8,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,149,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,739,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,107,provas enade,195,provas encceja,19,provas enem,28,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,272,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,300,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,51,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,946,questão de biomedicina,95,questão de ciências,682,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,503,questão de estatistica,24,questão de farmácia,213,questão de filosofia,233,questão de física,1218,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,152,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,111,questão de geografia,907,questão de história,1503,questão de informática,127,questão de inglês,1045,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2232,questão de medicina,409,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,180,questão de odontologia,127,questão de português,3108,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,208,questão de química,1038,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,152,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de vestibular,16838,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,344,questão do enade,3296,questão do encceja,660,questão do enem,2348,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,195,questão enfermagem,161,questão engenharia,25,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,75,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão vestibular,120,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,32427,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,3,redacao,129,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,6,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,29,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,733,videos,5,vivo,1,zootecnia,4,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2013.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2013.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2013.1 (Técnico) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-2013-1-tecnico-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-2013-1-tecnico-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo