Prova de Clínica Médica (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito

Prova de CLÍNICA MÉDICA (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito
Prova de Clínica Médica (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito

Prova de Clínica Médica (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito

QUESTÃO 01
PUC-SP 2021: Otávio tem 64 anos e hipertensão arterial desde os 40 anos, sempre com mau controle. Há cerca de um ano apresenta-se com dispneia aos médios esforços, com piora recente. Maria, sua esposa, já está colocando 3 travesseiros para ele dormir e percebe que Otávio para no caminho diversas vezes até chegar no quarto. Ela abriu o resultado do exame solicitado pelo cardiologista e verificou que uma tal fração de ejeção estava 36%. Sendo você o médico de Otávio e, considerando as alternativas terapêuticas, assinale a alternativa CORRETA.

A) Anlodipina, lacidipina e felodipina são bloqueadores de canais de cálcio vasosseletivos que segura e, efetivamente, podem reduzir a pressão arterial de Otávio, além de significativamente reduzir morbidade e mortalidade.

B) Bloqueadores de canais de cálcio de primeira geração, não dihidropiridínicos como verapamil e diltiazem, podem exercer efeito inotrópico positivo e manter a estabilidade de Otávio, sendo seu uso recomendado.

C) Espironolactona é um antagonista da aldosterona, testado em pacientes como o Otávio, e o seu uso neste contexto clínico reduz a mortalidade e necessidade de hospitalização.

D) A combinação de hidralazina com nitratos aumenta a sobrevida de pacientes como Otávio em magnitude superior à sobrevida evidenciada pelo uso de bloqueadores do sistema renina angiotensina aldosterona.

GABARITO. C) Espironolactona é um antagonista da aldosterona, testado em pacientes como o Otávio, e o seu uso neste contexto clínico reduz a mortalidade e necessidade de hospitalização.

QUESTÃO 02
PUC-SP 2021: Marialva tem 54 anos, 72kg e 1,58 cm de altura, sabe ser hipertensa e diabética há 15 anos. Foi encaminhada para o ambulatório de nefrologia, devido a presença de exames alterados (albuminúria/creatininúria na primeira urina da manhã de 600mg/g) e creatinina de 1,7mg/dl, em duas dosagens diferentes, sendo o ritmo de filtração glomerular estimado (RFG-e) de 34ml/min/1,73m² pela fórmula do CKD-EPI. Outros exames realizados na Unidade Básica de Saúde foram: colesterol total de 265mg/dl, lipoproteína de alta densidade de 130mg/dl e hemoglobina glicada de 8,2%. Sua PA em MSD sentada estava com a média de 3 medidas de 164/104mmHg. Com relação ao caso da Marialva podemos afirmar que:

A) O RFG-e a enquadra como portadora de doença renal crônica, estágio 3a.

B) O resultado da albuminúria/creatininúria >30mg/g de creatinina indica a presença de proliferação mesangial e de glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF), lesões caracteristicamente associadas à doença renal do diabetes.

C) A meta de hemoglobina glicada para Marialva é inferior a 6,5% e a meta pressórica é <140/90mmHg para evitar a progressão das complicações micro e macrovasculares do diabetes.

D) A meta para Marialva de triglicérides de jejum é abaixo de 150mg/dl e colesterol total inferior a 190mg/dl.

GABARITO. D) A meta para Marialva de triglicérides de jejum é abaixo de 150mg/dl e colesterol total inferior a 190mg/dl.

QUESTÃO 03
PUC-SP 2021: Dona Leonor, 80 anos, é portadora de demência de Alzheimer e foi internada hoje na Clínica Médica para tratamento de infecção urinária recidivante, com urocultura positiva para Proteus mirabilis. Sua filha refere febre de 38,5ºC há dois dias, acompanhada de vômitos. Foi iniciada hidratação e antibioticoterapia na admissão, mas durante período de febre e agitação psicomotora, cerca de 14 horas depois, ela caiu da cama e bateu a cabeça no chão. Foi indicada a realização de tomografia cerebral, mas foi encontrada morta pela enfermagem. O plantonista da enfermaria, o médico residente Dr. Ricardo, constatou o óbito e encontrou todas as informações necessárias para elaborar a declaração de óbito (DO). No seu lugar você:

A) Não preencheria a DO, pois ela deve ser preenchida pelo médico do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), posto que Dona Leonor ficou internada menos de 24 horas no hospital.

B) Daria a DO, afinal são conhecidas todas as causas da internação (sepse de foco urinário) e do óbito, e você pode perfeitamente assinar como médico substituto, conforme preconizado pelo Conselho Federal de Medicina.

C) Por ter sido acompanhada, na intercorrência, por residente, só daria a DO mediante autorização do médico assistente, o professor da Clínica Médica, responsável pelo leito.

D) Encaminharia o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

GABARITO. D) Encaminharia o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

QUESTÃO 04
PUC-SP 2021: A foto abaixo é de José, 52 anos. Ele procurou um dermatologista, porque as lesões vesiculosas estão aumentando do lado direito de suas costas e ele sente dor de forte intensidade em queimação. Baseado na sua hipótese diagnóstica você prescreveria:

PUC-SP 2021

A) Aciclovir tópico e via oral, além de analgésicos opióides para controle da dor.

B) Cefalosporina de segunda geração, pré-gabalina ou gabapentina e corticoide, todos por via oral.

C) Cefalosporina de primeira geração via oral, antibiótico tópico, analgésicos opióides e corticoides.

D) Aciclovir via oral e anticonvulsivante ou antidepressivo tricíclico.

GABARITO. D) Aciclovir via oral e anticonvulsivante ou antidepressivo tricíclico.

QUESTÃO 05
PUC-SP 2021: Joana tem 74 anos e é portadora de hipertensão arterial há 20 anos. Foi encontrada pelo seu filho no sofá da sala, não responsiva ao ser chamada pelo nome. Sr. Manoel chamou o SAMU. Ela foi intubada, sua pressão arterial estava 220/124mmHg, pulso de 80 batimentos/minuto rítmico. Ao exame neurológico apresentava desvio vertical intermitente dos olhos para baixo, sem resposta à manobra dos olhos de boneca. As pupilas estão mióticas. A estimulação dolorosa determina postura extensora bilateral e, consegue piscar ao comando de voz do médico emergencista. Qual seria a provável causa destes achados?

A) Encefalopatia anóxica.
B) Infarto isquêmico da artéria cerebral média esquerda.
C) Infarto hemorrágico pontino.
D) Infarto hemorrágico cerebelar

GABARITO. C) Infarto hemorrágico pontino.

QUESTÃO 06
PUC-SP 2021: Lídia, 46 anos, retorna ao ambulatório de neurologia trazendo resultado de angioressonância de encéfalo, evidenciando aneurisma da artéria cerebral média esquerda de 4 mm de diâmetro. O exame foi solicitado devido ao fato de ter cefaleia crônica, praticamente, diária há aproximadamente 3 anos. Refere saber ter “enxaqueca”, sem aura, desde os 14 anos, quando menstruou. Era tabagista, mas parou há 3 anos, por orientação do clínico da UBS. Não tem outras doenças conhecidas. O exame neurológico não apresentava alterações sensitivas ou motoras. Dr. Sandrino perguntou a você qual seria o próximo passo, ao que respondeu:

A) Solicitar arteriografia cerebral, que é o padrão ouro para diagnóstico, e retornar ao ambulatório de neurologia.

B) Embolização por neuroradiologia intervencionista em serviço de alta complexidade.

C) Repetir a angioressonância magnética em seis meses e voltar no ambulatório secundário.

D) Clipagem cirúrgica do aneurisma, devido ao risco de sangramento em serviço de alta complexidade.

GABARITO. C) Repetir a angioressonância magnética em seis meses e voltar no ambulatório secundário.

QUESTÃO 07
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA em relação às doenças reumatológicas:

A) FAN positivo, a qualquer momento, é critério de entrada obrigatório para lúpus eritematoso sistêmico. Hidroxicloroquina, a menos que exista contraindicação formal, deve ser administrada a todo paciente lúpico.

B) O diagnóstico de gota é realizado quando o paciente apresenta hiperuricemia acima de 9,0 mg/dl, mesmo na ausência de artrite gotosa e alopurinol deve ser prescrito, em doses ajustadas para a função renal.

C) A pesquisa negativa de pANCA e cANCA (anticorpos contra citoplasma de neutrófilos) afasta diagnóstico de vasculite de pequenos vasos ANCA associada.

D) Na artrite reumatoide, à radiografia das mãos, podemos esperar redução irregular do espaço articular e osteofitose, além de erosões marginais e esclerose sub-condral.

GABARITO. A) FAN positivo, a qualquer momento, é critério de entrada obrigatório para lúpus eritematoso sistêmico. Hidroxicloroquina, a menos que exista contraindicação formal, deve ser administrada a todo paciente lúpico.

QUESTÃO 08
PUC-SP 2021: Mirena, 26 anos de idade, está grávida de 8 semanas. Comparece ao pré-natal sem queixas. Trouxe exames: glicemia em jejum = 80mg/dL; T4 livre=1,2ng/dL (0,7 a 1,4ng/dL); TSH = 10mUI/mL (0,4 a 4mUI/mL); Anticorpo AntiTPO (anti-peroxidase) = 652U/mL (até 60U/mL). Passado familiar para diabetes mellitus negativo. Tia e mãe portadoras de hipotireoidismo. Não fuma e não bebe. É CORRETO afirmar que:

A) Na gestação é comum a apresentação clínica de hipotireodismo transitório, geralmente presente no primeiro trimestre da gravidez.

B) Deve-se iniciar imediatamente levotiroxina para Mirena, pois há risco materno-fetal.

C) A produção de βHCG interfere com a dosagem de TSH e o exame deve ser repetido no segundo trimestre da gravidez para confirmação diagnóstica.

D) Anti-TPO aumentado isoladamente não faz diagnóstico de tireoidite, mas os anticorpos anti-tireoglobulinas (anti-TBG), se aumentados, são patognomônicos.

GABARITO. B) Deve-se iniciar imediatamente levotiroxina para Mirena, pois há risco materno-fetal.

QUESTÃO 09
PUC-SP 2021: Benedito, 64 anos, é sabidamente portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica, é levado ao prontoatendimento, mais uma vez, por apresentar dor abdominal, confusão mental e oligúria há 48 horas. Ao exame físico, está ictérico +, presença de aranhas vasculares, asterixis e ascite volumosa, com dor acentuada à palpação profunda, edema de MMII ++, sem déficits motores, pressão arterial 118/84mmHg. O residente que o atendeu fez paracentese de alívio e o exame do líquido ascítico revelou 650 células, com 80% de neutrófilos. Considere creatinina sérica = 1,8mg/dl e K de 4,0mEq/l. A conduta a ser instituída é:

A) prescrever cefotaxima e albumina intravenosas.

B) iniciar ciprofloxacina e plasma fresco intravenosos.

C) guiar a antibioticoterapia pelo resultado da bacterioscopia e da cultura do líquido ascítico e plasma fresco intravenoso.

D) expansão volêmica com cristaloide e iniciar ciprofloxacina intravenosa

GABARITO. A) prescrever cefotaxima e albumina intravenosas.

QUESTÃO 10
PUC-SP 2021: Benedito, o mesmo paciente da questão anterior, e considerando a fisiopatologia implicada no seu edema, também deveria ser prescrito com dieta hipossódica para hepatopata e com os seguintes diuréticos:

A) Furosemida 40mg duas vezes ao dia, que age no ramo ascendente espesso da alça de Henle associada à espironolactona 50mg ao dia, um poupador de potássio inibidor competitivo da aldosterona.

B) Clortalidona 50mg VO duas vezes ao dia, um tiazídico símile que age no túbulo distal associada à furosemida duas vezes ao dia, que age no ramo descendente espesso da alça de Henle.

C) Furosemida 40mg VO duas vezes ao dia, que age no ramo descendente espesso da alça de Henle associada à clortalidona 50mg ao dia, que age no túbulo contornado distal.

D) Hidroclorotiazida 50mg VO ao dia, que é um tiazídico e age no túbulo coletor associada à espironolactona 50mg ao dia, um poupador de potássio inibidor competidor da aldosterona.

GABARITO. A) Furosemida 40mg duas vezes ao dia, que age no ramo ascendente espesso da alça de Henle associada à espironolactona 50mg ao dia, um poupador de potássio inibidor competitivo da aldosterona.

QUESTÃO 11
PUC-SP 2021: Manoel é portador de um linfoma não-Hodgkin de alto grau. Aos 20 anos de idade estava apresentando crescimento linfonodal cervical muito rápido. A tomografia computadorizada mostrou grandes massas linfonodais retroperitoniais e de mediastino, e com invasão da medula óssea. Emagreceu cerca de 8% de seu peso inicial. Iniciou quimioterapia sistêmica e, no 3o dia de tratamento ambulatorial, deu entrada no Pronto Socorro com náuseas, vômitos importantes, astenia e anúria. Dosagem de ureia e creatinina sérica revelaram-se elevadas (creatinina= 3,9mg/dl e ureia= 200mg/dl) e K= 6,1mEq/l. Ácido úrico= 9,0mg/dl. O diagnóstico mais provável para esta condição neste paciente e sua respectiva conduta são:

A) Insuficiência renal aguda pré-renal, pela desidratação e o sódio urinário deve estar diminuído, devendo ser hidratado com cristaloide.

B) Hipercalcemia e nefrocalcinose, comum após destruição celular. A conduta é corticóide intravenoso, hidratação vigorosa, seguida de furosemida para controle da hipercalcemia.

C) Hiperpotassemia e desidratação com lesão renal aguda pré-renal e a conduta é hidratação e hemodiálise, para retirada do potássio, ácido úrico e controle da ureia e creatinina.

D) Síndrome da lise tumoral. A conduta é hidratação vigorosa, alcalinização da urina e administração de alopurinol ou rasburicase.

GABARITO. D) Síndrome da lise tumoral. A conduta é hidratação vigorosa, alcalinização da urina e administração de alopurinol ou rasburicase.

QUESTÃO 12
PUC-SP 2021: Com relação ao tratamento da dor crônica podemos afirmar que:

A) Com o uso de doses apropriadas, paracetamol raramente causa efeitos adversos. Hepatotoxicidade é rara com o emprego de doses terapêuticas deste fármaco.

B) Entre os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), ibuprofeno pode ser utilizado em substituição ao paracetamol, mas apresenta igual risco gastrintestinal como os demais AINE.

C) Paracetamol e dipirona são analgésicos não opióides que inibem a ciclooxigenase 2 (COX-2) e, por este motivo, causam efeitos colaterais renais e gastrintestinais.

D) Dipirona é mais potente que paracetamol e causa menos efeitos colaterais.

GABARITO. A) Com o uso de doses apropriadas, paracetamol raramente causa efeitos adversos. Hepatotoxicidade é rara com o emprego de doses terapêuticas deste fármaco.

QUESTÃO 13
PUC-SP 2021: Em relação às anemias é CORRETO afirmar:

A) A medida sérica do ferro é o teste mais específico que se correlaciona com anemia ferropriva.

B) Pacientes com anemia hemolítica crônica congênita e teste de Coombs positivo, especialmente aqueles com hemoglobinúria, devem ser investigados para hemoglobinúria paroxística noturna.

C) Dacriócitos podem ser visualizados no sangue periférico de pacientes com mielofibrose.

D) Nas anemias hemolíticas induzidas por medicamentos, tais como quinidina, procainamida e metildopa, espera-se o Coombs direto negativo e haptoglobina aumentada.

GABARITO. C) Dacriócitos podem ser visualizados no sangue periférico de pacientes com mielofibrose.

QUESTÃO 14
PUC-SP 2021: Maria do Carmo tem 60 anos e foi ao clínico queixando-se de astenia, hiporexia e queda do estado geral há 2 semanas. Relatava formigamento em MMII e dificuldade progressiva à deambulação. Tem antecedentes pessoais de hipertensão controlada e em uso de tiazídico, sobrepeso e hipotireoidismo tratado com 125µg/dia de levotiroxina. 

Exame físico normal. Hemograma: Hb/Ht =10g/dl/30% (VCM = 120/HCM = 27); leucograma = 3.100/mm³ (bastões= 2%; segmentados= 70%; eosinófilos= 2%; basófilos= 1%; linfócitos= 24%; monócitos= 1%); plaquetas = 95.000/mm3. Presença de granulócitos plurissegmentados. O medicamento que deve fazer parte do tratamento da Maria do Carmo é:

A) Vitamina B12.
B) Ácido fólico.
C) Ácido ascórbico.
D) Sulfato ferroso.

GABARITO. A) Vitamina B12.

QUESTÃO 15
PUC-SP 2021: Jorge chegou de viagem de lua de mel no navio. Após um período de 2 dias, começou com dor abdominal em cólicas, diarreia, com cerca de 10 evacuações/dia, com muco e laivos de sangue. Sua esposa mediu a temperatura e estava com 38,5ºC. Ele estava com muita sede. A provável etiologia e seu respectivo tratamento seriam:

A) Infecção intestinal por Entamoeba histolytica e o tratamento é feito com metronidazol.

B) Intoxicação alimentar com a presença de toxinas e o tratamento é com metronidazol.

C) Infecção intestinal por Shigella e o tratamento é com ciprofloxacina.

D) Colite pseudomembranosa por Clostridium difficile e o tratamento é realizado com vancomicina via oral.

GABARITO. C) Infecção intestinal por Shigella e o tratamento é com ciprofloxacina.

QUESTÃO 16
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA:

A) A profilaxia contra o sangramento das varizes esofágicas deve ser feita com β bloqueador seletivo e com atividade simpaticomimética intrínseca.

B) Com relação a este perfil sorológico para hepatite: HBs Ag negativo; anti-HBs positivo; anti HBc negativo; antiHCV negativo; anti-HAV (IgM e IgG) negativos. Pode-se afirmar que há necessidade de dosar HBe.

C) Antiácidos, sucralfato e bloqueadores dos receptores H2 da histamina, apresentam mínima interferência com os testes para diagnóstico do H.Pylori.

D) Ao realizar uma endoscopia digestiva alta num paciente com quadro de hemorragia digestiva alta, foi constatado coágulo aderido à úlcera. Pela classificação de Forrest, esta úlcera é do tipo IIA.

GABARITO. C) Antiácidos, sucralfato e bloqueadores dos receptores H2 da histamina, apresentam mínima interferência com os testes para diagnóstico do H.Pylori.

QUESTÃO 17
PUC-SP 2021: Luiza, 40 anos, procura a UPA com história de tontura e falta de ar aos pequenos esforços há 1 semana. Refere ainda, dor tipo pleurítica em 1/3 inferior de HTE. Foram realizados radiografia de tórax e ECG normais e liberada há 2 dias atrás, quando foi prescrita dipirona, se necessário e um ansiolítico. Devido a persistência do quadro de dispneia voltou a procurar atendimento médico. Nega hipertensão ou diabetes. Uso de contraceptivo oral desde a última gravidez. Nega tabagismo e etilismo. Ao exame estava afebril, FR= 30irpm e FC= 110bpm. Sat. O2= 88%. Murmúrio vesicular diminuído em bases. Sem edemas e sem empastamento de MMII, pulsos presentes. Coração rítmico, sem sopros. Abdômen: ndn. Assinale a alternativa CORRETA:

A) A radiografia de tórax e o ECG realizados anteriormente e normais não afastam diagnóstico de suspeita clínica.

B) Neste caso, você esperaria na gasometria arterial, hipoxemia e acidose respiratória ou acidose mista.

C) O D-dímero é obrigatório antes do exame de imagem confirmatório.

D) Ecocardiografia deve preceder o exame de imagem confirmatório.

GABARITO. A) A radiografia de tórax e o ECG realizados anteriormente e normais não afastam diagnóstico de suspeita clínica.

QUESTÃO 18
PUC-SP 2021: Raimundo, 72 anos, compareceu ao ambulatório de endocrinologia, onde faz seguimento do diabetes mellitus, para uma avaliação pré angiocoronariografia, pois seu teste ergométrico deu positivo e o cardiologista fez o pedido deste exame. Ele está clinicamente bem, com diabetes controlado com a medicação, mas Dr. Alexandre se preocupou com o resultado do ritmo de filtração glomerular estimado (30ml/min/1,73m²) pelo CKD-EPI. Nesse caso, para minimizar a toxicidade renal do contraste, você recomendou:

A) Ofertar solução salina a 0,9%, 1ml/kg/h, iniciando de 6 a 12 horas antes do procedimento, durante o mesmo e manter até de 6 a 12 horas após o procedimento.

B) Ofertar água, chá e sucos via oral nas 24 horas antes e nas 24 horas após o cateterismo, de pelo menos 2,0 a 3,0 litros a cada 24h, além de N-acetilcisteína via oral, nas 48h antes e após o procedimento.

C) Utilizar bicarbonato de sódio a 8,4% (1mEq/kg) e manitol a 20% (0,5g/kg), ambos intravenosos, iniciando 6 horas antes e repondo até 6 horas após o procedimento.

D) Prescrever soro fisiológico 0,9% na dose de 2ml/kg/h com administração posterior de furosemida intravenosa para manter boa diurese e eliminar o contraste.

GABARITO. A) Ofertar solução salina a 0,9%, 1ml/kg/h, iniciando de 6 a 12 horas antes do procedimento, durante o mesmo e manter até de 6 a 12 horas após o procedimento.

QUESTÃO 19
PUC-SP 2021: João tem 40 anos e dá entrada no Pronto-Socorro com história de tosse, febre e dispneia, além de astenia e ageusia há 4 dias. Você suspeitou de COVID-19 e João tem fatores de risco, porque tem Síndrome Metabólica (obesidade, hipertensão e dislipidemia). Sua FC é 116bpm, temperatura de 38,7 °C, PA= 134/88mmHg, saturação de oxigênio é de 88%, FR 30ipm. Sua tomografia computadorizada helicoidal multislice, sem contraste, encontra-se abaixo. Assinale a alternativa CORRETA:

PUC-SP 2021
Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082020000100102&lng=en& nrm=iso&tlng=pt.

A) Você precisa suspender o bloqueador do sistema renina angiotensina (losartana) que ele toma, porque o SARS-CoV-2 utiliza-se de receptores da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) para adentrar as células pulmonares, piorando o quadro respiratório e renal.

B) Caso João não responda com melhora mediante oxigenação, é preconizada a sequência rápida de intubação, com garantia do bloqueio neuromuscular com rocurônio ou succinilcolina para facilitar a intubação e evitar tosse do paciente durante o procedimento.

C) Na TC de tórax acima, além das lesões em vidro fosco, há derrame pleural à esquerda, ausência de linfoadenomagalia, e extensão de 70% de lesões pulmonares na análise visual, inclusive com lesões apicais.

D) A alteração mais comum no hemograma é linfocitose, por se tratar de resposta a processo infeccioso de natureza viral e, quando há neutrofilia, deve-se suspeitar de infecção bacteriana associada, coletando culturas e utilizando antibióticos de acordo com o antibiograma.

GABARITO. B) Caso João não responda com melhora mediante oxigenação, é preconizada a sequência rápida de intubação, com garantia do bloqueio neuromuscular com rocurônio ou succinilcolina para facilitar a intubação e evitar tosse do paciente durante o procedimento.

QUESTÃO 20
PUC-SP 2021: João, 27 anos, sofreu traumatismo medular por acidente de moto há 7 anos, sendo mantido com sondagem vesical intermitente desde então e, por esta razão, apresenta infecções urinárias de repetição. Foi internado com queixa de urina turva, estando desidratado e taquipneico. 

Foram solicitados os seguintes exames: Urina tipo I com pH 7,0; densidade=1,010; proteínas–traços; glicose +; Leucócitos 800.000/ml; hemácias=54.000/ml, sem dismorfismo. Gasometria arterial: pH=7,12; pCO2=22mmHg; pO2=100mmHg; HCO3=10mEq/L; SO2=100%; creatinina= 2,3mg/dl; ureia = 59mg/dL; potássio= 4,4mEq/L; Na= 136mEq/l; Cl=116mEq/l e glicemia=88mg/dl. Com relação ao distúrbio ácido-básico é CORRETO afirmar que trata-se de:

A) Acidose metabólica hiperclorêmica com anion gap elevado, provavelmente secundária ao déficit de função renal.

B) Acidose metabólica hiperclorêmica com anion gap normal, provavelmente secundária à lesão tubular proximal.

C) Acidose metabólica normoclorêmica e com anion gap elevado, sugerindo acidose tubular distal do tipo 1.

D) Acidose mista por perda de bicarbonato e tendo pCO2 acima do valor esperado para os níveis de bicarbonato.

GABARITO. B) Acidose metabólica hiperclorêmica com anion gap normal, provavelmente secundária à lesão tubular proximal.

QUESTÃO 21
PUC-SP 2021: Sr. Joaquim tem 78 anos de idade e é internado com diagnóstico de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) infectada. É hipertenso controlado, fumante e bebe nos finais de semana. Sr. Joaquim foi apresentando melhora clínica progressiva com antibiótico, quando, repentinamente, apresenta quadro de confusão mental e desorientação no tempo. Está agitado e mostrando irritabilidade. Sua filha está chorando, porque não foi reconhecida. Não tem rigidez de nuca ou outros sinais neurológicos. A principal suspeita diagnóstica, conduta e respectivo tratamento dos sintomas relacionados ao sistema nervoso central (SNC) seriam:

A) Demência – Ressonância nuclear magnética – diazepínico.

B) Isquemia encefálica transitória – Tomografia de crânio – diazepínico.

C) Síndrome de abstinência alcoólica – monitorização de sinais vitais – benzodiazepínico.

D) Delirium – neuroléptico com orientação à família e conduta expectante.

GABARITO. D) Delirium – neuroléptico com orientação à família e conduta expectante.

QUESTÃO 22
PUC-SP 2021: Segundo o Código de Ética Médica (CEM):

A) No processo de tomada de decisões profissionais, o médico deverá aceitar as escolhas de seus pacientes, relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, o que limita a autonomia e conhecimento do médico assistente.

B) O CEM reforça o caráter antiético da ortotanásia, que é o tipo de morte compatível com futilidade terapêutica e prolongamento do processo natural de morrer.

C) Deve-se alimentar compulsoriamente um paciente em greve de fome, porque hidratar e alimentar são deveres constitucionais e não se deve privar ninguém, pelo menos do acesso à comida e água.

D) O médico não deve intervir, quando, em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações apenas para o relatório.

GABARITO. D) O médico não deve intervir, quando, em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações apenas para o relatório.

QUESTÃO 23
PUC-SP 2021: Silvinha, 24 anos, forma-se agora em Medicina. Ela não consegue ficar sem usar o celular para ler mensagens de WhatsApp e e-mails, mesmo durante as visitas na enfermaria. Quando esquece o celular fica ansiosa. No caso de Silvinha, é CORRETO afirmar que:

A) O uso cotidiano e por muitas horas das tecnologias é o suficiente para caracterizar dependência patológica.

B) O comportamento nomofóbico pode ser sinal de possível transtorno primário, que deve ser investigado e tratado.

C) Esquecer o celular e apresentar sintomas de ansiedade que atrapalham a vida diária é comum na geração atual e não necessita avaliação médica ou psicológica.

D) A rotina de checar a caixa de mensagens do celular e o e-mail, ao acordar, está cada vez mais comum e é um dos sinais que caracteriza vício.

GABARITO. B) O comportamento nomofóbico pode ser sinal de possível transtorno primário, que deve ser investigado e tratado.

QUESTÃO 24
PUC-SP 2021: Este é o eletrocardiograma na entrada hospitalar do Sr. João Pedro, 76 anos, obeso, hipertenso controlado, com queixas de tonturas e palpitações há dois dias. Hoje está com dor torácica atípica e foi internado para investigação. PA 110/62mmHg. Ritmo irregular. Realizado ecocardiograma evidenciando uma estenose aórtica moderada. Fração de ejeção: 35%. Creatinina= 1,1mg/dl; K= 4,0mEq/l, Na= 140mEq/l. AST e ALT normais. Tem ECG recente sem arritmia. Podemos afirmar que:

PUC-SP 2021

A) Para pacientes com a arritmia do Sr. João Pedro, se a creatinina estivesse alterada, inibidores diretos da trombina, ou inibidores do fator Xa são recomendados em doses mais baixas.

B) O cálculo do CHADS-VASC foi 3 e a administração de heparina é razoável e deve ser administrada o mais breve possível, antes da cardioversão e seguida a longo termo.

C) Por ter estenose aórtica moderada ao ecocardiograma, o caso do Sr. João Pedro é, certamente, de uma arritmia do tipo valvar.

D) Espera-se no exame do precórdio do Sr. João Pedro a presença de sopro diastólico, decrescente, aspirativo e de alta frequência, melhor audível no rebordo esternal esquerdo, ou no foco aórtico.

GABARITO. B) O cálculo do CHADS-VASC foi 3 e a administração de heparina é razoável e deve ser administrada o mais breve possível, antes da cardioversão e seguida a longo termo.

QUESTÃO 25
PUC-SP 2021: Com relação ao tratamento da asma em adultos, é CORRETO afirmar que:

A) O montelucaste é um antagonista de receptores de leucotrienos que atua bloqueando a broncoconstrição e reduzindo a inflamação da via aérea.

B) A utilização de doses altas de corticoide inalatório é preconizada para controle de asma grave, por tempo prolongado, porque a absorção é baixa e não aumenta o risco de efeitos adversos sistêmicos.

C) Na primeira etapa de tratamento da asma, o uso de LABA (β-agonista de longa duração) como monoterapia está indicado antes do uso do corticóide inalatório.

D) O tratamento de resgate para as crises de asma é sempre realizado com corticóide por via oral, preferencialmente prednisolona.

GABARITO. A) O montelucaste é um antagonista de receptores de leucotrienos que atua bloqueando a broncoconstrição e reduzindo a inflamação da via aérea.

QUESTÃO 26
PUC-SP 2021: Em relação às drogas vasoativas, frequentemente utilizadas em terapia intensiva, podemos afirmar que:

A) A dopamina, precursora natural da noradrenalina e da adrenalina na via de síntese das catecolaminas, tem efeito inotrópico negativo e cronotrópico e dromotrópico positivos.

B) O efeito dopaminérgico da dopamina é indicado para a nefroproteção nos pacientes com lesão renal aguda, se utilizado nas doses baixas (1‐2ug/kg/min.).

C) A adrenalina é um fármaco com afinidade para se ligar aos receptores β, mas não aos β adrenérgicos, portanto, aumenta a pressão arterial média por vasoconstrição e aumenta o débito cardíaco.

D) A vasopressina, ao se ligar aos recetores V1, causa vasoconstrição pela contração do músculo liso vascular, e pela ligação aos recetores V2 promove a reabsorção de água ao nível do sistema excretor renal.

GABARITO. D) A vasopressina, ao se ligar aos recetores V1, causa vasoconstrição pela contração do músculo liso vascular, e pela ligação aos recetores V2 promove a reabsorção de água ao nível do sistema excretor renal.

QUESTÃO 27
PUC-SP 2021: Laura, 55 anos de idade, previamente hígida, inicia quadro de náuseas e vômitos persistentes, agitação noturna, fadiga e epigastralgia, referidos durante um período de sete dias. Fez uso, em um primeiro momento, de ondansetrona, meclizina, pantoprazol, Cefalium® (mesilato de dihidroergtamina + paracetamol + cafeína + cloridrato de metoclopramida) e Vertizine D® (mesilato de dihidroergocristina + dicloridrato de flunarizina), para controle dos sintomas. 

Após iniciar o uso dessas medicações, apresentou rebaixamento do nível de consciência, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular e afasia. Veio referenciada para o Hospital Regional, onde constatou-se sódio sérico de 113mEq/L, potássio 2,5mEq/L, Glicemia= 90mg/dl e Ureia= 60mg/dl. Creatinina= 1,4mg/dl.

A) Dona Laura tem alterações neurológicas, porque o líquido extracelular se tornou hipotônico em relação ao intracelular, gerando desvio de água para o interior das células, causando hipertensão intracraniana.

B) Os valores de ureia e glicose da dona Laura são os principais determinantes da osmolaridade sérica.

C) O sódio urinário e a osmolaridade urinária devem estar altos, demonstrando a retenção hidrossalina em resposta à hipovolemia verdadeira causada pelos vômitos.

D) Espera-se encontrar no ECG da dona Laura, devido à hipocalemia, bloqueio do átrio ventricular de primeiro grau, ondas P de baixa amplitude, depressão de ST e prolongamento de QT.

GABARITO. A) Dona Laura tem alterações neurológicas, porque o líquido extracelular se tornou hipotônico em relação ao intracelular, gerando desvio de água para o interior das células, causando hipertensão intracraniana.

QUESTÃO 28
PUC-SP 2021: José Eduardo, 30 anos, gerente de banco, foi encaminhado pelo clínico da empresa para o serviço de saúde mental. Na primeira consulta relata que, em seu trabalho, os colegas estão de marcação com ele (sic), fazendo comentários desagradáveis e mesmo olhando acintosamente e rindo descaradamente. Sempre teve bom relacionamento com a equipe que lidera. Isso vem acontecendo desde que começou a receber mensagens criptografadas, através de revistas, jornais e até pela TV. Ninguém mais da equipe consegue perceber e decifrar esses recados. Sempre foi um aluno brilhante e, mesmo estressado, tem tido desempenho muito bom no MBA em Administração, que está cursando. A hipótese diagnóstica mais provável, o encaminhamento e a terapêutica mais coerentes seriam:

A) Transtorno delirante – internação psiquiátrica – anti-depressivo.

B) Transtorno psicótico - avaliação psiquiátrica – anti-psicótico.

C) Transtorno obssessivo-compulsivo – psicanálise – anti-psicótico.

D) Transtorno de personalidade borderline - psicoterapia individual - anti-depressivo.

GABARITO. B) Transtorno psicótico - avaliação psiquiátrica – anti-psicótico.

QUESTÃO 29
PUC-SP 2021: Abaixo está o ECG da sua paciente, Dona Maria, 64 anos, renal crônica por doença renal do diabetes, que chegou ao Pronto-Socorro com dor torácica atípica. Seu diagnóstico e sua conduta imediata foram respectivamente:

PUC-SP 2021

A) Infarto de parede anterior sem supra de ST – Oxigênio, analgesia com morfina, nitrato SL, ácido acetil salicílico, clopidogrel. Internação em UTI.

B) Fibrilação atrial aguda - Amiodarona IV.

C) Hiperpotassemia - Gluconato de cálcio IV.

D) Infarto de parede inferior com supra de ST - Oxigênio, Analgesia com morfina, nitrato, ácido acetil salicílico, clopidogrel. Internação em UTI para trombólise.

GABARITO. C) Hiperpotassemia - Gluconato de cálcio IV.

QUESTÃO 30
PUC-SP 2021: Sr. Manoel, 45 anos, foi pescar e percebeu ter sido mordido por cobra. Seu amigo o levou para o Pronto-Socorro rapidamente, aonde chegou com dor e sinais inflamatórios no local (face lateral do pé esquerdo). Ao exame, observam-se lesões equimóticas na perna e linfoadenomegalia inguinal. Você solicitou coagulograma que demonstrou tempo de coagulação aumentado. Você internou seu Manoel e prescreveu hidratação, analgesia, e:

A) Soro anti-elapídico.
B) Soro anti-crotálico.
C) Soro anti-botrópico.
D) Soro anti-laquésico.

GABARITO. C) Soro anti-botrópico.

QUESTÃO 31
PUC-SP 2021: Em relação à morte encefálica no BRASIL (Resolução 2173 do Conselho Federal de Medicina), é CORRETO afirmar que:

A) Pode ser diagnosticada por qualquer médico, desde que não faça parte da equipe de transplante e seja credenciado pela equipe de captação de órgãos.

B) Mantém-se a necessidade de dois exames clínicos realizados por dois médicos diferentes, mas a participação do neurologista deixa de ser obrigatória.

C) Para confirmação da morte encefálica, são necessários: um exame neurológico completo e um exame de imagem (eletroencefalograma, angiografia cerebral ou Doppler transcraniano), registrados em prontuário para retirada de órgãos para transplante.

D) Por segurança, são necessários dois exames clínicos e pelo menos dois exames de imagem (eletroencefalograma, angiografia cerebral ou Doppler transcraniano), para que se autorize a retirada de órgãos para transplante.

GABARITO. B) Mantém-se a necessidade de dois exames clínicos realizados por dois médicos diferentes, mas a participação do neurologista deixa de ser obrigatória.

QUESTÃO 32
PUC-SP 2021: Daniela, 34 anos, 38º dia de puerpério, admitida no Pronto-Atendimento com relato de ser portadora de doença inflamatória intestinal, com suspensão de medicamentos durante a gestação. Queixa-se de dor abdominal difusa em cólica, de forte intensidade, associada à febre de até 40ºC diária, anorexia, diarreia com sangue vivo, na frequência de 12x ao dia. Exame clínico: Mau estado geral, FC= 124bpm, PA= 84/50mmHg, descorada +++/4+. Hipertimpanismo difuso, RHA aumentados, dor à palpação superficial e profunda com peritonismo. Estabeleça o possível diagnóstico e a conduta a ser tomada:

A) Megacólon tóxico – Radiografia de abdômen ortostática e decúbito -Internação em UTI + Antibioticoterapia + Corticoterapia, se não houver evidência de perfuração.

B) Retocolite ulcerativa em atividade severa – Laparotomia exploradora + Antibioticoterapia.

C) Doença de Crohn em atividade severa – Internação em UTI, Antibioticoterapia, pulsoterapia com corticoide e início de imunobiológico IV.

D) Retocolite ulcerativa idiopática – Antibioticoterapia + Mesalazina VO + enema e imunobiológico IV

GABARITO. A) Megacólon tóxico – Radiografia de abdômen ortostática e decúbito -Internação em UTI + Antibioticoterapia + Corticoterapia, se não houver evidência de perfuração.

QUESTÃO 33
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA:

A) Com relação a COVID-19, podemos afirmar que não existe resolução do Conselho Federal de Medicina que norteia as prioridades de internação em leitos de UTI, para respaldar as escolhas médicas na pandemia.

B) Uso compassivo e uso “off label” de medicamentos em tempos de pandemia são sinônimos.

C) A dengue hemorrágica tem relação com a baixa imunidade do organismo infectado e costuma se manifestar após o sétimo dia de doença com choque circulatório.

D) Medicamentos utilizados em infectologia como terapia antirretroviral (TARV) para HIV e anfotericina B para infecções fúngicas podem causar hipertensão arterial.

GABARITO. D) Medicamentos utilizados em infectologia como terapia antirretroviral (TARV) para HIV e anfotericina B para infecções fúngicas podem causar hipertensão arterial.

QUESTÃO 34
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA:

A) No plantão do carnaval, chegou Mariana, 30 anos, toda fantasiada, com confusão mental, história de desmaio e possível uso de Ecstasy (MDMA). Estes sintomas possivelmente são devidos à hipernatremia aguda.

B) O amianto pode determinar doenças pulmonares como a asbestose e o mesotelioma pleural.

C) Na intoxicação por fenobarbital, na presença de urina ácida, haverá um maior transporte desse composto do plasma para os túbulos renais, aumentando sua excreção em até dez vezes.

D) O uso de betabloqueadores está indicado para controle da hiperatividade simpática, em intoxicação por cocaína.

GABARITO. B) O amianto pode determinar doenças pulmonares como a asbestose e o mesotelioma pleural.

QUESTÃO 35
PUC-SP 2021: Luiza, 35 anos, com história de dor abdominal há 6 anos, intensificada nos últimos 8 meses, motivo pelo qual iniciou avaliação clínica. Na investigação, realizou exame de imagem, demonstrado na Figura A. Após análise da imagem, foi realizado um genograma, demonstrado na Figura B. É correto afirmar sobre a Luiza tratar-se de:

PUC-SP 2021

A) Doença de herança autossômica dominante e os irmãos da paciente devem ser triados com ultrassonografia do órgão afetado.

B) Doença de herança autossômica recessiva e os irmãos da paciente devem ser triados com pesquisa de mutação para o gene afetado.

C) Doença ligada ao cromossomo X e os irmãos do sexo masculino da paciente não precisam ser investigados.

D) Trata-se de deleção do gene Pkd2 e todos os irmãos da paciente devem ser triados com ressonância nuclear magnética de abdômen e cérebro.

GABARITO. A) Doença de herança autossômica dominante e os irmãos da paciente devem ser triados com ultrassonografia do órgão afetado.

QUESTÕES DISCURSIVAS

Caso Clínico: MEDO DA COVID-19

Márcio tem 50 anos, sabe ser hipertenso e “ter colesterol” há 10 anos, e seu pai e irmão mais velho faleceram por infarto. Faz uso regular de losartana 100mg/dia e sinvastatina 20mg ao dia até 10 dias antes da admissão hospitalar, quando suspendeu a losartana porque ouviu dizer que este remédio poderia facilitar a infecção por SARS-CoV-2.

Na manhã de hoje apresentou desconforto torácico retroesternal intenso e falta de ar aos pequenos esforços, com melhora ao repouso. Isolou-se em casa com medo de estar com COVID-19, monitorou a temperatura e a saturação de O2 (mandou entregar um oxímetro da farmácia) e usou analgésicos por conta própria. 

Não teve febre. No dia seguinte, teve novamente dor torácica, com irradiação para ombros, associada à sudorese e dispneia. Telefonou para o número da teleconsulta do município que o orientou procurar o hospital, caso não melhorasse. A tarde cursou com piora da dor, sudorese mais intensa e resolveu procurar emergência. Você era o plantonista do Pronto-Socorro. Ao exame físico: presença de taquicardia, sem sopros audíveis (FC= 108bpm), Pressão arterial 180/106mmHg, saturação de O2 99% e temperatura de 36,5ºC.

QUESTÃO 01
PUC-SP 2021:

A) O Eletrocardiograma abaixo revelou as seguintes alterações. Descreva-as:

PUC-SP 2021

B) Este achado é compatível com: 

C) Durante a internação, Márcio foi tratado adequadamente e apresentou piora da função renal, sendo classificado como lesão renal aguda KDIGO 2 (Kidney Diseases Improving Global Outcomes), caracterizada pela presença de dois critérios de severidade:

a)

b)

D) Você fez diagnóstico de provável lesão renal aguda pré-renal, devido a insuficiência cardíaca com fração de ejeção diminuída (40% ao Ecocardiograma) associada ao uso de substância nefrotóxica. Assim o sódio urinário e a fração de excreção de sódio devem estar, respectivamente:

a) Na+ urinário:

b) FE Na+:
 
E) Na dúvida, você pediu PCR para COVID-19 na admissão e deu negativo, mas você sabe que isso não é diagnóstico de certeza porque:

PADRÃO DE RESPOSTA.
A) Ritmo: taquicardia sinusal com presença de supradesnível de segmento ST em V5, V6, D1, AVL. (3 pontos)

B) Infarto agudo do miocárdio com supradesnível de ST (IAMcSST), em região anterior (V5 e V6) e lateral (D1, AVL). (3 pontos)

C) 
a) Aumento de 2,0 a 2,9 vezes o valor da creatinina basal (1,5 pontos) e

b) diurese < 0,5 ml/kg/h em 12 ou mais horas (1,5 pontos).

D) 
a) Na+ urinário: Diminuída, inferior a 20mEq/L (1,5 pontos) e 

b) FENa+ <1,0% (1,5 pontos).

E) O exame de PCR pode dar falso negativo porque, embora específico, tem baixa sensibilidade (por volta de 70%), principalmente antes de 4 dias de sintomas. (3 pontos) 

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Clínica Médica (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito
Prova de Clínica Médica (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito
Prova de CLÍNICA MÉDICA (Residência PUC-SP 2021) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJFLDd9o3Gi5bJRwFAfHRlKu5Nok9d2l95K9T9LX_ZL_shlH26HDrwgGSSru7XWW46eeTDbAmNXkX4U4jV97XVAYQJS26bf0ouqfSaEY-rhMJfvEP68mXHWaU1jXtcHTgMiKcoCoAIXEk/s16000/puc-sp-indagacao-residencia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJFLDd9o3Gi5bJRwFAfHRlKu5Nok9d2l95K9T9LX_ZL_shlH26HDrwgGSSru7XWW46eeTDbAmNXkX4U4jV97XVAYQJS26bf0ouqfSaEY-rhMJfvEP68mXHWaU1jXtcHTgMiKcoCoAIXEk/s72-c/puc-sp-indagacao-residencia.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-de-clinica-medica-residencia-puc-sp-2021-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-de-clinica-medica-residencia-puc-sp-2021-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo