Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito
Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito
Concurso: Prefeitura de Balneário Camboriú - SC - 2020 - Edital n° 004
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Banca/Organizadora: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos
Cargo: Professor - Língua Portuguesa
Escolaridade: Superior
Língua Portuguesa
Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.
Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.
O ovo da galinha
O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.
E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas
cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.
No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
QUESTÃO 01
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao texto.
( ) Todas as pessoas que acariciam um ovo percebem seu belo acabamento.
( ) Embora tenha acabamento perfeito, o ovo é ponto de partida.
( ) Assim como os seixos rolados, o ovo foi esculpido pelas mãos escultoras da água e da brisa.
( ) O poeta mostra-se melancólico ao falar sobre o ovo.
( ) A primeira e a segunda estrofes do poema revelam uma contradição, se tomarmos a palavra “acabamento” como “finalização”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • F • V • F
b. V • V • F • F • V
c. V • F • V • F • V
d. F • V • F • V • F
e. F • F • V • V • F
QUESTÃO 02
FEPESE: Assinale a alternativa correta, considerando o texto.
a. Na primeira estrofe, nas três vezes em que aparece a palavra “o”, ela é um artigo.
b. A expressão “e apesar da pura forma concluída” traz uma ideia de consequência ao fato expresso na estrofe.
c. A expressão “no ponto de partida”, sintaticamente, é um adjunto adverbial e tem função igual a das expressões “na água” e “na brisa”.
d. A palavra “entretanto”, usada na segunda e na última estrofe, denotam significados diferentes no contexto em que se inserem, pois iniciam oração coordenada e subordinada respectivamente.
e. A palavra “ovo” é usada duas vezes no poema. Em ambas as vezes, ela funciona como complemento do verbo da oração.
QUESTÃO 03
FEPESE: Analise as afirmativas abaixo:
1. O verso “cujas formas simples são obra” e a frase “Essas vaidades são seu segredo” apresentam a mesma concordância correta do verbo “ser” usado em sujeito e predicativo com números diferentes.
2. Na frase “O mundo é ilusões” a concordância verbal feita busca enfatizar a palavra “mundo”.
3. Em “Hoje são 15 de maio”, a concordância verbal está errada.
4. Em “Três quilômetros são suficiente para a prova de corrida” temos uma correta concordância do verbo “ser” que concorda com o sujeito.
5. Em: “Soou cinco badaladas aquele velho relógio colocado no alpendre do casarão” a concordância verbal está correta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b. São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
e. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
QUESTÃO 04
FEPESE: Assinale a alternativa em que a vírgula foi corretamente usada e a justificativa para seu uso também está correta.
a. Estão produzindo, todavia peças esculpidas lindíssimas. (separar oração subordinada)
b. Toda beleza advém, por óbvio do olhar, de quem a vê. (separar elemento intercalado)
c. A surpreendente poesia daquele autor para um ovo, despertou a curiosidade, pela leitura, de seus outros poemas. (separar termos em orações coordenadas assindéticas)
d. A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais. (separar entre si elementos subordinados)
e. O ovo, por causa de sua perfeição, foi exaltado por um poeta. (marca intercalação de um adjunto adverbial)
QUESTÃO 05
FEPESE: Os períodos listados na coluna 2 apresentam em sua oração subordinada um dos sentidos indicados na coluna 1.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2.
Coluna 1 Sentidos
1. Causa
2. Consequência
3. Concessão
4. Condição
5. Finalidade
Coluna 2 Períodos
( ) Como ainda possuíam um pouco de gentileza, começaram a receber bem os convidados.
( ) A alegria morava tão vizinha que, de insano, pensei que fosse minha.
( ) Se o poeta olhasse a natureza, veria muita beleza.
( ) Trazia o livro na mochila para que ficasse resguardado da chuva.
( ) Por mais que não quisesse, teve que aprender gramática normativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. 1 • 2 • 4 • 5 • 3
b. 1 • 4 • 2 • 3 • 5
c. 2 • 3 • 1 • 4 • 5
d. 4 • 2 • 5 • 1 • 3
e. 5 • 1 • 3 • 4 • 2
Conhecimentos Atuais
QUESTÃO 06
FEPESE: Assinale a alternativa que indica corretamente órgão normativo e deliberativo da Organização das Nações Unidas (ONU), onde todos os países membros têm representação igualitária.
a. Assembleia-Geral.
b. Conselho de Segurança.
c. Conselho Econômico e Social.
d. Conselho de Administração Fiduciária.
e. Corte Internacional de Justiça.
QUESTÃO 07
FEPESE: Assinale a alternativa que indica corretamente organismo internacional composto por vários países com sede em Paris que se constitui em um fórum dedicado à promoção de padrões internacionais em questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais.
a. Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
b. Comunidade Econômica Europeia (CEE).
c. Organização Mundial do Comércio (OMC).
d. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
e. Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
QUESTÃO 08
FEPESE: Assinale a alternativa correta.
a. A Europa é o maior continente do mundo.
b. A América é o menor continente do mundo.
c. A Antártida é o menor continente do mundo.
d. A África é o maior continente do mundo e com a população mais numerosa.
e. A Ásia é o maior continente do mundo e também o mais populoso.
QUESTÃO 09
FEPESE: Este Oceano em algumas localidades é também chamado de “Mar das Índias”, em referência às Índias Orientais. Indique-o:
a. Oceano Ártico.
b. Oceano Índico.
c. Oceano Pacífico.
d. Oceano Atlântico.
e. Oceano Antártico.
QUESTÃO 10
FEPESE: Sobre a economia catarinense, é correto afirmar:
a. A única atividade relevante é o turismo.
b. Baseia-se apenas no turismo e na hotelaria.
c. Pouco se caracteriza como Estado produtor.
d. É pouco diversificada com algumas atividades centralizadas nas regiões.
e. É bastante diversificada e está organizada em vários polos distribuídos por diferentes regiões do Estado.
Temas de Educação
QUESTÃO 11
FEPESE: Analise o texto abaixo:
O entendimento de que __________ é desenvolvido mediante a participação dos sujeitos em atividades culturais é pressuposto fundamental da Teoria Histórico-Cultural.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. o pensamento teórico
b. o conceito de linearidade
c. o pensamento homogêneo
d. a formação do pensamento cartesiano
e. a constituição do pensamento segmentado
QUESTÃO 12
FEPESE: A Teoria Histórico-cultural está ancorada nos pressupostos da concepção:
a. Essencialista.
b. Estruturalista.
c. Existencialista.
d. Fenomenológica.
e. Materialista histórico-dialética.
QUESTÃO 13
FEPESE: No artigo 2º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em:
a. Preceitos.
b. Competências.
c. Eixos formativos.
d. Grade curricular.
e. Temas holísticos.
GABARITO.
QUESTÃO 14
FEPESE: Vigotski explica que o desenvolvimento humano pode ser caracterizado pelo intercalar entre momentos mais estáveis e momentos menos estáveis. Para esse autor, quando a criança consolida uma forma mais ou menos estável de falar, um modo mais ou menos estável de se apropriar dos conceitos e de novas formas de compreensão sobre o mundo, tem-se o indicador de uma crise, um indício de um momento de virada no seu desenvolvimento, e a criança inaugura uma nova forma de compreensão, de atuação e reatuação no mundo social e cultural, ocorrendo assim:
a. A formação do pensamento segregado.
b. O início do pensamento operacional.
c. Uma nova formação psíquica.
d. O início do período sensório motor.
e. A constituição do pensamento linear.
QUESTÃO 15
FEPESE: Para a Teoria Histórico-Cultural, o primeiro aspecto que necessita ser observado quando se tem por objetivo obter uma resposta para o problema das forças motrizes que conduzem o desenvolvimento do psiquismo da criança é:
a. O processo de conformação social.
b. A mudança de lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais.
c. A relação hierárquica vivenciada pela criança no âmbito familiar.
d. A forma como a criança obedece às regras e os limites.
e. Como a criança aprende por meio da meritocracia escolar.
QUESTÃO 16
FEPESE: De acordo com o artigo 1º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares é concebido como documento de caráter:
a. normativo.
b. segregador.
c. meritocrático.
d. deliberativo.
e. consultivo.
QUESTÃO 17
FEPESE: Consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que as propostas pedagógicas e os currículos devem considerar as múltiplas dimensões dos estudantes, visando ao seu pleno desenvolvimento, na perspectiva de efetivação de uma educação:
a. Conservadora.
b. Liberal.
c. Integral.
d. Cartesiana.
e. Existencialista.
QUESTÃO 18
FEPESE: Está expresso no artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que os docentes incumbir-se-ão de:
1. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
2. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
3. Zelar pela aprendizagem dos alunos.
4. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
5. Ministrar os dias letivos e horas-aula além dos estabelecidos e participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
QUESTÃO 19
FEPESE: De acordo com a redação dada pela Lei 12.796, de 2013, entende-se por educação especial para os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com:
a. Deficiência mental e física.
b. Problemas de aprendizagem.
c. Problemas motores e psicossociais.
d. Incapacidades cognitivas e altas habilidades.
e. Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
QUESTÃO 20
FEPESE: De acordo com o artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) apregoa que os sistemas municipais de ensino compreendem:
1. As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.
2. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
3. Os órgãos municipais de educação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 1.
b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
QUESTÃO 21
FEPESE: Analise o texto abaixo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de ________ do total de horas letivas para aprovação.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. 55%
b. 65%
c. 75%
d. 80%
e. 85%
QUESTÃO 22
FEPESE: De acordo com a Artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente:
É dever ______ velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. de todos
b.do Estado
c. da família
d. da família e das igrejas
e. das Organizações não Governamentais.
QUESTÃO 23
A respeito da educação inclusiva, consta nos documentos oficiais que em janeiro de 2008, a nova “Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva” da SEESP/MEC é publicada, passando a orientar os sistemas educacionais para a organização dos serviços e recursos da Educação Especial de forma complementar ao ensino regular, como oferta obrigatória e de responsabilidade dos sistemas de ensino.
FEPESE: Essa Política resgata o sentido da Educação Especial expresso na Constituição Federal de 1988, que interpreta essa modalidade não substitutiva da escolarização comum e define a ofertado Atendimento Educacional Especializado (AEE) ________, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. no ensino fundamental
b. ensino fundamental e ensino médio
c. na educação básica e educação superior
d. em todas as etapas, níveis e modalidades
e. na educação infantil e no ensino fundamental.
QUESTÃO 24
FEPESE: Consta no Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
1. Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
2. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
3. Atendimento em creche às crianças de quatro a seis anos de idade.
4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
5. Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
QUESTÃO 25
FEPESE: De acordo com o Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
2. Direito de ser respeitado por seus educadores.
3. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
4. Direito de organização e participação em entidades estudantis e partidos políticos.
5. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019)
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
c. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
QUESTÃO 26
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a Teoria Histórico-Cultural.
( ) Ao problematizar a relação do desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos, Vigotski destaca a verdadeira natureza dessas duas linhas opostas, qual seja, a conexão entre a zona de desenvolvimento proximal e o nível do desenvolvimento atual da criança.
( ) De acordo com Vigotski, os conceitos científicos, de caráter social, são constituídos no dinâmico e complexo processo que envolve o ensino escolar. Processo este que integra a cooperação sistemática do professor com a criança. Segundo o autor, no curso da ação cooperativa, que abarca a participação do adulto, as funções psíquicas superiores da criança se desenvolvem.
( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a palavra, seu significado, aparece inicialmente com uma função referencial, nominativa, com o objetivo de agir em direção ao outro e, aos poucos, incorpora outras funções relativas à natureza da consciência humana. Essa forma de organização da consciência, do psiquismo, que caminha em direção à formação do pensamento intelectual, mediada sempre pela palavra, recebe o nome de elaboração conceitual.
( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas inferiores.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • V • V
b. V • V • V • F
c. V • F • V • V
d. F • F • F • V
e. F • V • F • F
Conhecimentos Específicos
Texto
Leia o texto e responda às questões 27, 28 e 29.
O Outro
Ele queria muito ser eleito. Não: ele precisava muito ser eleito. Estava atrás de um emprego que lhe desse um bom salário, mordomias e verbas para gastar na contratação de assessores – além, claro, das múltiplas oportunidades que, como vereador, teria.
O problema era arrumar votos. Não tinha amigos, não era conhecido, nem sequer recebera um apelido pitoresco que pudesse usar na propaganda. Mas o pior não era isso. O pior que combinava um visual péssimo – baixinho, gordinho, careca – com uma congênita inabilidade para falar em público. Em desespero, resolveu procurar um marqueteiro. Estava disposto a gastar uma boa grana nisso, desde que pudesse adquirir uma nova imagem, uma imagem capaz de garantir a eleição.
O marqueteiro, famoso, exigiu honorários salgados, mas garantiu resultados. Que, de fato, não se fizeram esperar. Em poucas semanas o candidato era outro. Mais magro, mais alto (saltos especiais) com uma bela peruca, parecia agora um galã de novela. Além disso, transformara-se num fantástico orador, um orador capaz de galvanizar o público com uma única frase.
Se foi eleito? Foi eleito com uma avalanche de votos. O que representou um duplo alívio: de um lado, conquistava o cargo tão sonhado. De outro, podia deixar de lado a peruca, os sapatos com saltos especiais e a dieta. E também podia falar normalmente, no tom meio fanhoso que o caracterizava.
E aí começaram as surpresas desagradáveis. Quando foi tomar posse, ninguém o reconheceu. Mas como? Então era aquele tipo charmoso, magnético, da tevê e dos cartazes? Era ele sim, como o comprovou, mostrando a identidade.
Não foi a única contrariedade. Logo descobriu que, como vereador, era péssimo: não sabia falar, não convencia ninguém, sequer era procurado por lobistas. Bom mesmo, concluiu com amargura, era o Outro, aquele que o marqueteiro tinha inventado. Aquele sim podia fazer uma grande carreira, chegando quem sabe à Presidência.
Mas onde estava o Outro? Só uma pessoa poderia ajudá-lo nessa busca, o marqueteiro. Só que o marqueteiro tinha sumido. Com o dinheiro ganho nas eleições resolvera passar dois anos em alguma praia do Caribe.
Todas as noites o vereador sonha com o Outro. Vê-o na Câmara, discursando, empolgando multidões. Mas não sabe o que fazer para encontrá-lo. Sabe, sim, o que dirá se isso um dia acontecer. E o que dirá, numa voz fanhosa e emocionada, será: o senhor pode contar com meu voto - para sempre.
(Moacyr Scliar. O imaginário cotidiano. São Paulo, Gaia, 2006)
QUESTÃO 27
FEPESE: Assinale a alternativa correta quanto ao gênero do texto.
a. Crônica
b. Injunção
c. Narração
d. Dissertação
e. Narração e descrição, com prevalência da primeira
QUESTÃO 28
FEPESE: Considere o trecho retirado do texto.
“Não foi a única contrariedade. Logo descobriu que, como vereador, era péssimo: não sabia falar, não convencia ninguém, sequer era procurado por lobistas. Bom mesmo, concluiu com amargura, era o Outro, aquele que o marqueteiro tinha inventado”.
Avalie as afirmativas abaixo:
1. A palavra “não” em todos os seus usos tem a mesma classificação morfológica e desempenha a mesma função sintática.
2. A palavra sublinhada exerce a mesma função sintática desta sublinhada na frase: “Não foi recebido, ninguém o atendeu”.
3. A frase “Logo descobriu” denota tempo; é, pois, subordinada substantiva temporal.
4. A expressão “com amargura” é composta – morfologicamente – por uma preposição e um substantivo e exerce a função de adjunto adverbial.
5. Nas duas vezes em que aparece, a palavra “que” tem funções sintáticas diferentes, já que em uma delas é pronome relativo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
b. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
QUESTÃO 29
FEPESE: Assinale a alternativa correta.
a. No penúltimo parágrafo, a expressão sublinhada (Aquele sim) é o sujeito da oração.
b. Das cinco vezes que a palavra “marqueteiro” aparece no texto, em uma delas é vocativo.
c. E O quarto parágrafo é composto por orações assindéticas.
d. A oração sublinhada no terceiro parágrafo denota um sentido subordinativo de oposição em relação à primeira.
e. A expressão sublinhada (em desespero) tem a função de adjunto adverbial e está deslocada; por isso, ouso da vírgula.
QUESTÃO 30
FEPESE: Sobre tipologias textuais, assinale a alternativa correta.
a. Os gêneros textuais são formas de comunicação a serviço das tipologias textuais.
b. As tipologias textuais podem ser classificadas em primárias e secundárias.
c. As tipologias textuais são ferramentas essenciais a serviço dos gêneros textuais.
d. O site, o blog, o chat, o e-mail são exemplos de tipologias textuais recentes advindas da presença marcante de um novo suporte tecnológico na comunicação: a Internet.
e. Para a produção de um tipo textual, o autor deve valer-se sempre do nível de linguagem cuidada, ou seja, culta.
QUESTÃO 31
FEPESE: Considere a frase: “Balneário Camboriú é lugar do qual bom cidadãos fazem história”.
Assinale a frase que apresenta uma verdade em relação a ela.
a. Apresenta problema de coesão.
b. Há erro de concordância verbal.
c. Há a presença de um catafórico mal empregado.
d. Está bem redigida, já que representa uma fala comum a todos.
e. A ausência de um artigo indefinido antes do substantivo “lugar” prejudicou a compreensão da frase.
QUESTÃO 32
FEPESE: Considere a afirmação.
“Não existe possibilidade de trabalhar a língua sem atinar para o sistema, de modo que o trabalho com a gramática tem seu lugar garantido no trabalho com a língua materna”.
(Luiz Antônio Marcushi)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Não existe língua sem gramática.
( ) A gramática reflete as diversidades geográficas, sociais e de registro da língua.
( ) O foco do ensino de gramática deve ser seu caráter prescritivo.
( ) O falante deve fazer-se entender e não explicar o que está fazendo com a língua que fala.
( ) Os falantes têm liberdade total de compor seus enunciados. Cada um, a seu modo, escolhe as palavras que nele usa, como as usa e a maneira como os estrutura. A liberdade de expressão é fato.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • V • F • V
b. V • V • F • V • F
c. V • F • F • V • F
d. F • V • V • F • V
e. F • F • V • V • F
QUESTÃO 33
FEPESE: Assinale a alternativa verdadeira.
a. É fato linguístico que todas as comunidades têm igual capacidade de fala e de escrita.
b. As pessoas de uma mesma comunidade linguística falam exatamente a mesma língua.
c. Cientificamente, nem todas as variedades de uma língua são igualmente consideradas, embora cada uma delas possua uma gramática e sejam funcionais.
d. Na escola, é preciso ter consciência de que existe o “certo” e o “errado” no fenômeno da fala, pois essa – a fala - deve ser espelho da escrita.
e. Embora apresente considerável regularidade, a mudança linguística é universal, contínua, gradual e dinâmica.
QUESTÃO 34
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) A concepção interacionista da linguagem é capaz de aprimorar o processo de ensino--aprendizagem de língua portuguesa, especialmente no que tange à variação linguística e à norma-padrão.
( ) O pensamento, produzido no âmbito psíquico do indivíduo, correlaciona-se à capacidade do homem de organizar seus pensamentos, o que exclui os fatores extralinguísticos do processo de enunciação. Essa é a concepção de linguagem como expressão do pensamento.
( ) A concepção de linguagem como forma de interação resultou de uma visão monológica da língua, isto é, afastou o falante do processo de produção, do que é histórico e social da língua. Nela a língua é vista como código a ser compreendido por quem fala e quem escuta.
( ) De acordo com concepção da linguagem como instrumento de comunicação, o objetivo do ensino de LP é pragmático e utilitário, ou seja, trata de desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos linguísticos do aluno como emissor e receptor de mensagens usando códigos diversos – verbais e não verbais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • V • F
b. V • V • F • V
c. V • V • F • F
d. F • V • F • V
e. F • F • V • V
QUESTÃO 35
FEPESE: Assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual se refere o seguinte conceito: “Estudo científico da linguagem humana”.
a. Língua
b. Gramática
c. Linguística
d. Morfossintaxe
e. Teoria do discurso
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