Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito

Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito
Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito

Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Balneário Camboriú - SC - 2020 - Edital n° 004
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Banca/Organizadora: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos
Cargo: Professor - Língua Portuguesa
Escolaridade: Superior

Língua Portuguesa

Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.

Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.

O ovo da galinha

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.

E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)

QUESTÃO 01
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao texto.

( ) Todas as pessoas que acariciam um ovo percebem seu belo acabamento.

( ) Embora tenha acabamento perfeito, o ovo é ponto de partida.

( ) Assim como os seixos rolados, o ovo foi esculpido pelas mãos escultoras da água e da brisa.

( ) O poeta mostra-se melancólico ao falar sobre o ovo.

( ) A primeira e a segunda estrofes do poema revelam uma contradição, se tomarmos a palavra “acabamento” como “finalização”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. V • V • F • V • F

b. V • V • F • F • V

c. V • F • V • F • V

d. F • V • F • V • F

e. F • F • V • V • F


QUESTÃO 02
FEPESE: Assinale a alternativa correta, considerando o texto.

a. Na primeira estrofe, nas três vezes em que aparece a palavra “o”, ela é um artigo.

b. A expressão “e apesar da pura forma concluída” traz uma ideia de consequência ao fato expresso na estrofe.

c. A expressão “no ponto de partida”, sintaticamente, é um adjunto adverbial e tem função igual a das expressões “na água” e “na brisa”.

d. A palavra “entretanto”, usada na segunda e na última estrofe, denotam significados diferentes no contexto em que se inserem, pois iniciam oração coordenada e subordinada respectivamente.

e. A palavra “ovo” é usada duas vezes no poema. Em ambas as vezes, ela funciona como complemento do verbo da oração.


QUESTÃO 03
FEPESE: Analise as afirmativas abaixo:

1. O verso “cujas formas simples são obra” e a  frase “Essas vaidades são seu segredo” apresentam a mesma concordância correta do  verbo “ser” usado em sujeito e predicativo  com números diferentes.

2. Na frase “O mundo é ilusões” a concordância  verbal feita busca enfatizar a palavra “mundo”.

3. Em “Hoje são 15 de maio”, a concordância  verbal está errada.

4. Em “Três quilômetros são suficiente para a  prova de corrida” temos uma correta concordância do verbo “ser” que concorda com o  sujeito.

5. Em: “Soou cinco badaladas aquele velho relógio colocado no alpendre do casarão” a concordância verbal está correta.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas  corretas.

a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

b. São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

e. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.


QUESTÃO 04
FEPESE: Assinale a alternativa em que a vírgula foi corretamente usada e a justificativa para seu uso também  está correta.

a. Estão produzindo, todavia peças esculpidas  lindíssimas. (separar oração subordinada)

b. Toda beleza advém, por óbvio do olhar, de  quem a vê. (separar elemento intercalado)

c. A surpreendente poesia daquele autor para um  ovo, despertou a curiosidade, pela leitura, de  seus outros poemas. (separar termos em orações coordenadas assindéticas)

d. A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais. (separar entre si elementos  subordinados)

e. O ovo, por causa de sua perfeição, foi exaltado  por um poeta. (marca intercalação de um  adjunto adverbial)


QUESTÃO 05
FEPESE: Os períodos listados na coluna 2 apresentam em  sua oração subordinada um dos sentidos indicados  na coluna 1.

Relacione corretamente as colunas 1 e 2.

Coluna 1 Sentidos

1. Causa

2. Consequência

3. Concessão

4. Condição

5. Finalidade

Coluna 2 Períodos

( ) Como ainda possuíam um pouco de gentileza,  começaram a receber bem os convidados.

( ) A alegria morava tão vizinha que, de insano,  pensei que fosse minha.

( ) Se o poeta olhasse a natureza, veria muita  beleza.

( ) Trazia o livro na mochila para que ficasse resguardado da chuva.

( ) Por mais que não quisesse, teve que aprender  gramática normativa.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,  de cima para baixo.

a. 1 • 2 • 4 • 5 • 3

b. 1 • 4 • 2 • 3 • 5

c. 2 • 3 • 1 • 4 • 5

d. 4 • 2 • 5 • 1 • 3

e. 5 • 1 • 3 • 4 • 2


Conhecimentos Atuais

QUESTÃO 06
FEPESE: Assinale a alternativa que indica corretamente órgão normativo e deliberativo da Organização das  Nações Unidas (ONU), onde todos os países membros  têm representação igualitária.

a. Assembleia-Geral.

b. Conselho de Segurança.

c. Conselho Econômico e Social.

d. Conselho de Administração Fiduciária.

e. Corte Internacional de Justiça.


QUESTÃO 07
FEPESE: Assinale a alternativa que indica corretamente organismo internacional composto por vários países  com sede em Paris que se constitui em um fórum  dedicado à promoção de padrões internacionais em  questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais  e ambientais.

a. Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

b. Comunidade Econômica Europeia (CEE).

c. Organização Mundial do Comércio (OMC).

d. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

e. Acordo de Livre Comércio da América do Norte  (NAFTA).


QUESTÃO 08
FEPESE: Assinale a alternativa correta.

a. A Europa é o maior continente do mundo.

b. A América é o menor continente do mundo.

c. A Antártida é o menor continente do mundo.

d. A África é o maior continente do mundo e com  a população mais numerosa.

e. A Ásia é o maior continente do mundo e também o mais populoso.


QUESTÃO 09
FEPESE: Este Oceano em algumas localidades é também  chamado de “Mar das Índias”, em referência às Índias  Orientais. Indique-o:

a. Oceano Ártico.

b. Oceano Índico.

c. Oceano Pacífico.

d. Oceano Atlântico.

e. Oceano Antártico.


QUESTÃO 10
FEPESE: Sobre a economia catarinense, é correto afirmar:

a. A única atividade relevante é o turismo.

b. Baseia-se apenas no turismo e na hotelaria.

c. Pouco se caracteriza como Estado produtor.

d. É pouco diversificada com algumas atividades  centralizadas nas regiões.

e. É bastante diversificada e está organizada em  vários polos distribuídos por diferentes regiões  do Estado.


Temas de Educação

QUESTÃO 11
FEPESE: Analise o texto abaixo:

O entendimento de que  __________ é  desenvolvido mediante a participação dos sujeitos  em atividades culturais é pressuposto fundamental da  Teoria Histórico-Cultural.

Assinale a alternativa que completa corretamente a  lacuna do texto.

a. o pensamento teórico

b. o conceito de linearidade

c. o pensamento homogêneo

d. a formação do pensamento cartesiano

e. a constituição do pensamento segmentado


QUESTÃO 12
FEPESE: A Teoria Histórico-cultural está ancorada nos pressupostos da concepção:

a. Essencialista.

b. Estruturalista.

c. Existencialista.

d. Fenomenológica.

e. Materialista histórico-dialética.


QUESTÃO 13
FEPESE: No artigo 2º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, na Base Nacional Comum Curricular  (BNCC) as aprendizagens essenciais são definidas  como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores  e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar,  expressando-se em:

a. Preceitos.

b. Competências.

c. Eixos formativos.

d. Grade curricular.

e. Temas holísticos.

GABARITO

QUESTÃO 14
FEPESE: Vigotski explica que o desenvolvimento humano pode ser caracterizado pelo intercalar entre momentos mais estáveis e momentos menos estáveis. Para esse autor, quando a criança consolida uma forma mais ou menos estável de falar, um modo mais ou menos estável de se apropriar dos conceitos e de novas formas de compreensão sobre o mundo, tem-se o indicador de uma crise, um indício de um momento  de virada no seu desenvolvimento, e a criança inaugura uma nova forma de compreensão, de atuação e  reatuação no mundo social e cultural, ocorrendo assim:

a. A formação do pensamento segregado.

b. O início do pensamento operacional.

c.  Uma nova formação psíquica.

d. O início do período sensório motor.

e. A constituição do pensamento linear.


QUESTÃO 15
FEPESE: Para a Teoria Histórico-Cultural, o primeiro aspecto que necessita ser observado quando se tem por objetivo obter uma resposta para o problema das forças motrizes que conduzem o desenvolvimento do psiquismo da criança é:

a. O processo de conformação social.

b. A mudança de lugar que a criança ocupa no  sistema das relações sociais.

c. A relação hierárquica vivenciada pela criança  no âmbito familiar.

d. A forma como a criança obedece às regras e os  limites.

e. Como a criança aprende por meio da meritocracia escolar.


QUESTÃO 16
FEPESE: De acordo com o artigo 1º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares é concebido como documento de caráter:

a. normativo.

b. segregador.

c. meritocrático.

d. deliberativo.

e.  consultivo.


QUESTÃO 17
FEPESE: Consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que as propostas pedagógicas e os currículos devem considerar  as múltiplas dimensões dos estudantes, visando ao  seu pleno desenvolvimento, na perspectiva de efetivação de uma educação:

a. Conservadora.

b. Liberal.

c. Integral.

d. Cartesiana.

e. Existencialista.


QUESTÃO 18
FEPESE: Está expresso no artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que os docentes  incumbir-se-ão de:

1. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

2. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

3. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

4. Estabelecer estratégias de recuperação para  os alunos de menor rendimento.

5. Ministrar os dias letivos e horas-aula além dos  estabelecidos e participar integralmente dos  períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas  corretas.

a. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

b. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

c. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


QUESTÃO 19
FEPESE: De acordo com a redação dada pela Lei 12.796, de  2013, entende-se por educação especial para os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional  (1996), a modalidade de educação escolar oferecida  preferencialmente na rede regular de ensino, para  educandos com:

a. Deficiência mental e física.

b. Problemas de aprendizagem.

c. Problemas motores e psicossociais.

d. Incapacidades cognitivas e altas habilidades.

e. Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.


QUESTÃO 20
FEPESE: De acordo com o artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) apregoa que os sistemas municipais de ensino compreendem:

1. As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.

2. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

3. Os órgãos municipais de educação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. É correta apenas a afirmativa 1.

b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.


QUESTÃO 21
FEPESE: Analise o texto abaixo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de ________  do total de horas letivas para aprovação.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a. 55%

b. 65%

c. 75%

d. 80%

e. 85%


QUESTÃO 22
FEPESE: De acordo com a Artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente:

É dever ______ velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a. de todos

b.do Estado

c. da família

d. da família e das igrejas

e. das Organizações não Governamentais.


QUESTÃO 23
A respeito da educação inclusiva, consta nos documentos oficiais que em janeiro de 2008, a nova “Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva” da SEESP/MEC é publicada, passando a orientar os sistemas educacionais para a organização dos serviços e recursos da Educação Especial de forma complementar ao ensino regular, como oferta obrigatória e de responsabilidade dos sistemas de ensino.

FEPESE: Essa Política resgata o sentido da Educação Especial expresso na Constituição Federal de 1988, que interpreta essa modalidade não substitutiva da escolarização comum e define a ofertado Atendimento Educacional Especializado (AEE) ________, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a.  no ensino fundamental

b. ensino fundamental e ensino médio

c. na educação básica e educação superior

d. em todas as etapas, níveis e modalidades

e. na educação infantil e no ensino fundamental.


QUESTÃO 24
FEPESE: Consta no Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

1. Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

2. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

3. Atendimento em creche às crianças de quatro a seis anos de idade.

4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

5. Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

b. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

d. São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


QUESTÃO 25
FEPESE: De acordo com o Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2. Direito de ser respeitado por seus educadores.

3. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

4. Direito de organização e participação em entidades estudantis e partidos políticos.

5. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019)

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

b. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

c. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


QUESTÃO 26
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a Teoria Histórico-Cultural.

( ) Ao problematizar a relação do desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos, Vigotski destaca a verdadeira natureza dessas duas linhas opostas, qual seja, a conexão entre a zona de desenvolvimento proximal e o nível do desenvolvimento atual da criança. 

( ) De acordo com Vigotski, os conceitos científicos, de caráter social, são constituídos no dinâmico e complexo processo que envolve o ensino escolar. Processo este que integra a cooperação sistemática do professor com a criança. Segundo o autor, no curso da ação cooperativa, que abarca a participação do adulto, as funções psíquicas superiores da criança se desenvolvem.

( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a palavra, seu significado, aparece inicialmente com uma função referencial, nominativa, com o objetivo de agir em direção ao outro e, aos poucos, incorpora outras funções relativas à natureza da consciência humana. Essa forma de organização da consciência, do psiquismo, que caminha em direção à formação do pensamento intelectual, mediada sempre pela palavra, recebe o nome de elaboração conceitual.

( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas inferiores.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. V • V • V • V

b. V • V • V • F

c. V • F • V • V

d. F • F • F • V 

e. F • V • F • F


Conhecimentos Específicos

Texto

Leia o texto e responda às questões 27, 28 e 29.

O Outro

Ele queria muito ser eleito. Não: ele precisava muito ser eleito. Estava atrás de um emprego que lhe desse um bom salário, mordomias e verbas para gastar na contratação de assessores – além, claro, das múltiplas oportunidades que, como vereador, teria.

O problema era arrumar votos. Não tinha amigos, não era conhecido, nem sequer recebera um apelido pitoresco que pudesse usar na propaganda. Mas o pior não era isso. O pior que combinava um visual péssimo – baixinho, gordinho, careca – com uma congênita inabilidade para falar em público. Em desespero, resolveu procurar um marqueteiro. Estava disposto a gastar uma boa grana nisso, desde que pudesse adquirir uma nova imagem, uma imagem capaz de garantir a eleição.

O marqueteiro, famoso, exigiu honorários salgados, mas garantiu resultados. Que, de fato, não se fizeram esperar. Em poucas semanas o candidato era outro.  Mais magro, mais alto (saltos especiais) com uma bela peruca, parecia agora um galã de novela. Além disso, transformara-se num fantástico orador, um orador capaz de galvanizar o público com uma única frase.

Se foi eleito? Foi eleito com uma avalanche de votos. O que representou um duplo alívio: de um lado, conquistava o cargo tão sonhado. De outro, podia deixar de lado a peruca, os sapatos com saltos especiais e a dieta. E também podia falar normalmente, no tom meio fanhoso que o caracterizava.

E aí começaram as surpresas desagradáveis. Quando foi tomar posse, ninguém o reconheceu. Mas como? Então era aquele tipo charmoso, magnético, da tevê e dos cartazes? Era ele sim, como o comprovou, mostrando a identidade.

Não foi a única contrariedade. Logo descobriu que, como vereador, era péssimo: não sabia falar, não convencia ninguém, sequer era procurado por lobistas. Bom mesmo, concluiu com amargura, era o Outro, aquele que o marqueteiro tinha inventado. Aquele sim podia fazer uma grande carreira, chegando quem  sabe à Presidência.

Mas onde estava o Outro? Só uma pessoa poderia ajudá-lo nessa busca, o marqueteiro. Só que o marqueteiro tinha sumido. Com o dinheiro ganho nas eleições resolvera passar dois anos em alguma praia do Caribe.

Todas as noites o vereador sonha com o Outro. Vê-o na Câmara, discursando, empolgando multidões. Mas não sabe o que fazer para encontrá-lo. Sabe, sim, o que dirá se isso um dia acontecer. E o que dirá, numa voz fanhosa e emocionada, será: o senhor pode contar com meu voto - para sempre.

(Moacyr Scliar. O imaginário cotidiano. São Paulo, Gaia, 2006)

QUESTÃO 27
FEPESE: Assinale a alternativa correta quanto ao gênero do texto.

a. Crônica

b. Injunção

c. Narração

d. Dissertação

e. Narração e descrição, com prevalência da primeira


QUESTÃO 28
FEPESE: Considere o trecho retirado do texto.

“Não foi a única contrariedade. Logo descobriu que, como vereador, era péssimo: não sabia falar, não convencia ninguém, sequer era procurado por lobistas. Bom mesmo, concluiu com amargura, era o Outro, aquele que o marqueteiro tinha inventado”.

Avalie as afirmativas abaixo:

1. A palavra “não” em todos os seus usos tem a mesma classificação morfológica e desempenha a mesma função sintática.

2. A palavra sublinhada exerce a mesma função sintática desta sublinhada na frase: “Não foi recebido, ninguém o atendeu”.

3. A frase “Logo descobriu” denota tempo; é, pois, subordinada substantiva temporal.

4. A expressão “com amargura” é composta – morfologicamente – por uma preposição e um substantivo e exerce a função de adjunto adverbial.

5. Nas duas vezes em que aparece, a palavra “que” tem funções sintáticas diferentes, já que em uma delas é pronome relativo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

b. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

d. São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


QUESTÃO 29
FEPESE: Assinale a alternativa correta.

a. No penúltimo parágrafo, a expressão sublinhada (Aquele sim) é o sujeito da oração.

b. Das cinco vezes que a palavra “marqueteiro” aparece no texto, em uma delas é vocativo.

c. E O quarto parágrafo é composto por orações assindéticas.

d. A oração sublinhada no terceiro parágrafo denota um sentido subordinativo de oposição em relação à primeira.

e. A expressão sublinhada (em desespero) tem a função de adjunto adverbial e está deslocada; por isso, ouso da vírgula.


QUESTÃO 30
FEPESE: Sobre tipologias textuais, assinale a alternativa correta.

a. Os gêneros textuais são formas de comunicação a serviço das tipologias textuais.

b. As tipologias textuais podem ser classificadas em primárias e secundárias.

c. As tipologias textuais são ferramentas essenciais a serviço dos gêneros textuais.

d. O site, o blog, o chat, o e-mail são exemplos de tipologias textuais recentes advindas da presença marcante de um novo suporte tecnológico na comunicação: a Internet.

e. Para a produção de um tipo textual, o autor deve valer-se sempre do nível de linguagem cuidada, ou seja, culta.


QUESTÃO 31
FEPESE: Considere a frase: “Balneário Camboriú é lugar do qual bom cidadãos fazem história”.

Assinale a frase que apresenta uma verdade em relação a ela.

a. Apresenta problema de coesão.

b. Há erro de concordância verbal.

c. Há a presença de um catafórico mal empregado.

d. Está bem redigida, já que representa uma fala comum a todos.

e. A ausência de um artigo indefinido antes do substantivo “lugar” prejudicou a compreensão da frase.


QUESTÃO 32
FEPESE: Considere a afirmação.

“Não existe possibilidade de trabalhar a língua sem atinar para o sistema, de modo que o trabalho com a gramática tem seu lugar garantido no trabalho com a língua materna”.

(Luiz Antônio Marcushi)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Não existe língua sem gramática.

( ) A gramática reflete as diversidades geográficas, sociais e de registro da língua.

( ) O foco do ensino de gramática deve ser seu caráter prescritivo.

( ) O falante deve fazer-se entender e não explicar o que está fazendo com a língua que fala.

( ) Os falantes têm liberdade total de compor seus enunciados. Cada um, a seu modo, escolhe as palavras que nele usa, como as usa e a maneira como os estrutura. A liberdade de expressão é fato.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,  de cima para baixo.

a. V • V • V • F • V

b. V • V • F • V • F

c. V • F • F • V • F

d. F • V • V • F • V

e. F • F • V • V • F


QUESTÃO 33
FEPESE: Assinale a alternativa verdadeira.

a. É fato linguístico que todas as comunidades têm igual capacidade de fala e de escrita.

b. As pessoas de uma mesma comunidade linguística falam exatamente a mesma língua.

c. Cientificamente, nem todas as variedades de uma língua são igualmente consideradas, embora cada uma delas possua uma gramática e sejam funcionais.

d. Na escola, é preciso ter consciência de que existe o “certo” e o “errado” no fenômeno da fala, pois essa – a fala - deve ser espelho da escrita.

e. Embora apresente considerável regularidade, a mudança linguística é universal, contínua, gradual e dinâmica.


QUESTÃO 34
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) A concepção interacionista da linguagem é capaz de aprimorar o processo de ensino--aprendizagem de língua portuguesa, especialmente no que tange à variação linguística e à norma-padrão.

( ) O pensamento, produzido no âmbito psíquico do indivíduo, correlaciona-se à capacidade do homem de organizar seus pensamentos, o que exclui os fatores extralinguísticos do processo de enunciação. Essa é a concepção de linguagem como expressão do pensamento.

( ) A concepção de linguagem como forma de interação resultou de uma visão monológica da língua, isto é, afastou o falante do processo de produção, do que é histórico e social da língua. Nela a língua é vista como código a ser compreendido por quem fala e quem escuta.

( ) De acordo com concepção da linguagem como instrumento de comunicação, o objetivo do ensino de LP é pragmático e utilitário, ou seja, trata de desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos linguísticos do aluno como emissor e receptor de mensagens usando códigos diversos – verbais e não verbais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. V • V • V • F

b. V • V • F • V

c. V • V • F • F

d. F • V • F • V

e. F • F • V • V


QUESTÃO 35
FEPESE: Assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual se refere o seguinte conceito: “Estudo científico da linguagem humana”.

a. Língua

b. Gramática

c. Linguística

d. Morfossintaxe

e. Teoria do discurso


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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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INDAGAÇÃO: Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito
Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito
Prova de Concurso para Professor de Língua Portuguesa com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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