Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito

Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito
Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito

Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito

CLÍNICA MÉDICA

QUESTÃO 01
PUC-SP 2021: Dona Leonor, 80 anos, é portadora de demência de Alzheimer e foi internada hoje na Clínica Médica para tratamento de infecção urinária recidivante, com urocultura positiva para Proteus mirabilis. Sua filha refere febre de 38,5ºC há dois dias, acompanhada de vômitos.

Foi iniciada hidratação e antibioticoterapia na admissão, mas durante período de febre e agitação psicomotora, cerca de 14 horas depois, ela caiu da cama e bateu a cabeça no chão.

Foi indicada a realização de tomografia cerebral, mas foi encontrada morta pela enfermagem. O plantonista da enfermaria, o médico residente Dr. Ricardo, constatou o óbito e encontrou todas as informações necessárias para elaborar a declaração de óbito (DO). No seu lugar você:

A) Não preencheria a DO, pois ela deve ser preenchida pelo médico do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), posto que Dona Leonor ficou internada menos de 24 horas no hospital.

B) Daria a DO, afinal são conhecidas todas as causas da internação (sepse de foco urinário) e do óbito, e você pode perfeitamente assinar como médico substituto, conforme preconizado pelo Conselho Federal de Medicina.

C) Por ter sido acompanhada, na intercorrência, por residente, só daria a DO mediante autorização do médico assistente, o professor da Clínica Médica, responsável pelo leito.

D) Encaminharia o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

GABARITO. D) Encaminharia o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

QUESTÃO 02
PUC-SP 2021: A foto abaixo é de José, 52 anos. Ele procurou um dermatologista, porque as lesões vesiculosas estão aumentando do lado direito de suas costas e ele sente dor de forte intensidade em queimação. Baseado na sua hipótese diagnóstica você prescreveria:

PUC-SP 2021

A) Aciclovir tópico e via oral, além de analgésicos opióides para controle da dor.

B) Cefalosporina de segunda geração, pré-gabalina ou gabapentina e corticoide, todos por via oral.

C) Cefalosporina de primeira geração via oral, antibiótico tópico, analgésicos opióides e corticoides.

D) Aciclovir via oral e anticonvulsivante ou antidepressivo tricíclico.

GABARITO. D) Aciclovir via oral e anticonvulsivante ou antidepressivo tricíclico.

QUESTÃO 03
PUC-SP 2021: Joana tem 74 anos e é portadora de hipertensão arterial há 20 anos. Foi encontrada pelo seu filho no sofá da sala, não responsiva ao ser chamada pelo nome. Sr. Manoel chamou o SAMU. Ela foi intubada, sua pressão arterial estava 220/124mmHg, pulso de 80 batimentos/minuto rítmico.

Ao exame neurológico apresentava desvio vertical intermitente dos olhos para baixo, sem resposta à manobra dos olhos de boneca. As pupilas estão mióticas. A estimulação dolorosa determina postura extensora bilateral e, consegue piscar ao comando de voz do médico emergencista.

Qual seria a provável causa destes achados?

A) Encefalopatia anóxica.
B) Infarto isquêmico da artéria cerebral média esquerda.
C) Infarto hemorrágico pontino.
D) Infarto hemorrágico cerebelar.

GABARITO. C) Infarto hemorrágico pontino.

QUESTÃO 04
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA em relação às doenças reumatológicas:

A) FAN positivo, a qualquer momento, é critério de entrada obrigatório para lúpus eritematoso sistêmico. Hidrocloroquina, a menos que exista contraindicação formal, deve ser administrada a todo paciente lúpico.

B) O diagnóstico de gota é realizado quando o paciente apresenta hiperuricemia acima de 9,0mg/dl, mesmo na ausência de artrite gotosa e alopurinol deve ser prescrito, em doses ajustadas para a função renal.

C) A pesquisa negativa de pANCA e cANCA (anticorpos contra citoplasma de neutrófilos) afasta diagnóstico de vasculite de pequenos vasos ANCA associada.

D) Na artrite reumatoide, à radiografia das mãos, podemos esperar redução irregular do espaço articular e osteofitose, além de erosões marginais e esclerose sub-condral.

GABARITO. A) FAN positivo, a qualquer momento, é critério de entrada obrigatório para lúpus eritematoso sistêmico. Hidrocloroquina, a menos que exista contraindicação formal, deve ser administrada a todo paciente lúpico.

QUESTÃO 05
PUC-SP 2021: Mirena, 26 anos de idade, está grávida de 8 semanas. Comparece ao pré-natal sem queixas. Trouxe exames: glicemia em jejum = 80mg/dL; T4 livre=1,2ng/dL (0,7 a 1,4ng/dL); TSH = 10mUI/mL (0,4 a 4mUI/mL); Anticorpo AntiTPO (anti-peroxidase) = 652U/mL (até 60U/mL). Passado familiar para diabetes mellitus negativo. Tia e mãe portadoras de hipotireoidismo. Não fuma e não bebe.

É CORRETO afirmar que:

A) Na gestação é comum a apresentação clínica de hipotireodismo transitório, geralmente presente no primeiro trimestre da gravidez, com aumento do TSH e T4 livre normal.

B) Deve-se iniciar imediatamente levotiroxina para Mirena, pois há risco materno-fetal.

C) A produção de βHCG interfere com a dosagem de TSH, devido a grande homologia entre as moléculas e o exame deve ser repetido no segundo trimestre da gravidez para confirmação diagnóstica.

D) Anti-TPO aumentado isoladamente não faz diagnóstico de tireoidite, mas os anticorpos anti-tireoglobulinas (anti-TBG), se aumentados, são patognomônicos.

GABARITO. B) Deve-se iniciar imediatamente levotiroxina para Mirena, pois há risco materno-fetal.

QUESTÃO 06
PUC-SP 2021: Benedito, 64 anos, é sabidamente portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica, é levado ao pronto-atendimento, mais uma vez, por apresentar dor abdominal, confusão mental e oligúria há 48 horas.

Ao exame físico, está ictérico +, presença de aranhas vasculares, asterixis e ascite volumosa, com dor acentuada à palpação profunda, edema de MMII ++, sem déficits motores, pressão arterial 118/84mmHg. O residente que o atendeu fez paracentese de alívio e o exame do líquido ascítico revelou 650 células, com 80% de neutrófilos.

Considere creatinina sérica = 1,8mg/dl e K de 4,0mEq/l. A conduta a ser instituída é:

A) prescrever cefotaxima e albumina intravenosas.

B) iniciar ciprofloxacina e plasma fresco intravenosos.

C) guiar a antibioticoterapia pelo resultado da bacterioscopia e da cultura do líquido ascítico e plasma fresco intravenoso.

D) expansão volêmica com cristaloide e iniciar ciprofloxacina intravenosa.

GABARITO. A) prescrever cefotaxima e albumina intravenosas.

QUESTÃO 07
PUC-SP 2021: Maria do Carmo tem 60 anos e foi ao clínico queixando-se de astenia, hiporexia e queda do estado geral há 2 semanas.

Relatava formigamento em MMII e dificuldade progressiva à deambulação. Tem antecedentes pessoais de hipertensão controlada e em uso de tiazídico, sobrepeso e hipotireoidismo tratado com 125µg/dia de levotiroxina.

Exame físico normal. Hemograma: Hb/Ht = 10g/dl/30% (VCM = 120/HCM = 27); leucograma = 3.100/mm³ (bastões= 2%; segmentados= 70%; eosinófilos= 2%; basófilos= 1%; linfócitos= 24%; monócitos= 1%); plaquetas = 95.000/mm³. Presença de granulócitos plurissegmentados.

O medicamento que deve fazer parte do tratamento da Maria do Carmo é:

A) Vitamina B12.
B) Ácido fólico.
C) Ácido ascórbico.
D) Sulfato ferroso.

GABARITO. A) Vitamina B12.

QUESTÃO 08
PUC-SP 2021: Luiza, 40 anos, procura a UPA com história de tontura e falta de ar aos pequenos esforços há 1 semana. Refere ainda, dor tipo pleurítica em 1/3 inferior de HTE. Foram realizados radiografia de tórax e ECG normais e liberada há 2 dias atrás, quando foi prescrita dipirona, se necessário e um ansiolítico.

Devido a persistência do quadro de dispneia voltou a procurar atendimento médico. Nega hipertensão ou diabetes. Uso de contraceptivo oral desde a última gravidez. Nega tabagismo e etilismo. Ao exame estava afebril, FR= 30irpm e FC= 110bpm. Sat. O2= 88%. Murmúrio vesicular diminuído em bases. Sem edemas e sem empastamento de MMII, pulsos presentes.

Coração rítmico, sem sopros. Abdômen: ndn. Assinale a alternativa CORRETA:

A) A radiografia de tórax e o ECG realizados anteriormente e normais não afastam diagnóstico de suspeita clínica.

B) Neste caso, você esperaria na gasometria arterial, hipoxemia e acidose respiratória ou acidose mista.

C) O D-dímero é obrigatório antes do exame de imagem confirmatório.

D) Ecocardiografia deve preceder o exame de imagem confirmatório.

GABARITO. A) A radiografia de tórax e o ECG realizados anteriormente e normais não afastam diagnóstico de suspeita clínica.

QUESTÃO 09
PUC-SP 2021: João, 27 anos, sofreu traumatismo medular por acidente de moto há 7 anos, sendo mantido com sondagem vesical intermitente desde então e, por esta razão, apresenta infecções urinárias de repetição.

Foi internado com queixa de urina turva, estando desidratado e taquipneico. Foram solicitados os seguintes exames: Urina tipo I com pH 7,0; densidade=1,010; proteínas–traços; glicose +; Leucócitos 800.000/ml; hemácias=54.000/ml, sem dismorfismo. Gasometria arterial: pH=7,12; pCO2=22mmHg; pO2=100mmHg; HCO3=10mEq/L; SO2=100%; creatinina= 2,3mg/dl; ureia = 59mg/ dL; potássio= 4,4mEq/L; Na= 136mEq/l; Cl=116mEq/l e glicemia=88 mg/dl.

Com relação ao distúrbio ácido-básico é CORRETO afirmar que trata-se de:

A) Acidose metabólica hiperclorêmica com anion gap elevado, provavelmente secundária ao déficit de função renal (retenção de H+).

B) Acidose metabólica hiperclorêmica com anion gap normal, provavelmente secundária à lesão tubular proximal.

C) Acidose metabólica normoclorêmica e com anion gap elevado, sugerindo acidose tubular distal do tipo 1.

D) Acidose mista por perda de bicarbonato e tendo pCO2 acima do valor esperado para os níveis de bicarbonato (retenção de CO2).

GABARITO. B) Acidose metabólica hiperclorêmica com anion gap normal, provavelmente secundária à lesão tubular proximal.

QUESTÃO 10
PUC-SP 2021: Segundo o Código de Ética Médica (CEM):

A) No processo de tomada de decisões profissionais, o médico deverá aceitar as escolhas de seus pacientes, relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, o que limita a autonomia e conhecimento do médico assistente.

B) O CEM reforça o caráter antiético da ortotanásia, que é o tipo de morte compatível com futilidade terapêutica e prolongamento do processo natural de morrer.

C) Deve-se alimentar compulsoriamente um paciente em greve de fome, porque hidratar e alimentar são deveres constitucionais e não se deve privar ninguém, pelo menos do acesso à comida e água.

D) O médico não deve intervir, quando, em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações apenas para o relatório.

GABARITO. D) O médico não deve intervir, quando, em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações apenas para o relatório.

QUESTÃO 11
PUC-SP 2021: Silvinha, 24 anos, forma-se agora em Medicina. Ela não consegue ficar sem usar o celular para ler mensagens de WhatsApp e e-mails, mesmo durante as visitas na enfermaria. Quando esquece o celular fica ansiosa.

No caso de Silvinha, é CORRETO afirmar que:

A) O uso cotidiano e por muitas horas das tecnologias é o suficiente para caracterizar dependência patológica.

B) O comportamento nomofóbico pode ser sinal de possível transtorno primário, que deve ser investigado e tratado.

C) Esquecer o celular e apresentar sintomas de ansiedade que atrapalham a vida diária é comum na geração atual e não necessita avaliação médica ou psicológica.

D) A rotina de checar a caixa de mensagens do celular e o e-mail, ao acordar, está cada vez mais comum e é um dos sinais que caracteriza vício.

GABARITO. B) O comportamento nomofóbico pode ser sinal de possível transtorno primário, que deve ser investigado e tratado.

QUESTÃO 12
PUC-SP 2021: Em relação às drogas vasoativas, frequentemente utilizadas em terapia intensiva, podemos afirmar que:

A) A dopamina, precursora natural da noradrenalina e da adrenalina na via de síntese das catecolaminas, tem efeito inotrópico negativo e cronotrópico e dromotrópico positivos.

B) O efeito dopaminérgico da dopamina é indicado para a nefroproteção nos pacientes com lesão renal aguda, se utilizado nas doses baixas (1‐2ug/kg/min.).

C) A adrenalina é um fármaco com afinidade para se ligar aos receptores α, mas não aos β adrenérgicos, portanto, aumenta a pressão arterial média por vasoconstrição e aumenta o débito cardíaco.

D) A vasopressina, ao se ligar aos recetores V1, causa vasoconstrição pela contração do músculo liso vascular, e pela ligação aos recetores V2 promove a reabsorção de água ao nível do sistema excretor renal.

GABARITO. D) A vasopressina, ao se ligar aos recetores V1, causa vasoconstrição pela contração do músculo liso vascular, e pela ligação aos recetores V2 promove a reabsorção de água ao nível do sistema excretor renal.

QUESTÃO 13
PUC-SP 2021: Laura, 55 anos de idade, previamente hígida, inicia quadro de náuseas e vômitos persistentes, agitação noturna, fadiga e epigastralgia, referidos durante um período de sete dias.

Fez uso, em um primeiro momento, de ondansetrona, meclizina, pantoprazol, Cefalium® (mesilato de dihidroergtamina + paracetamol + cafeína + cloridrato de metoclopramida) e Vertizine D® (mesilato de dihidroergocristina + dicloridrato de flunarizina), para controle dos sintomas.

Após iniciar o uso dessas medicações, apresentou rebaixamento do nível de consciência, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular e afasia.

Veio referenciada para o Hospital Regional, onde constatou-se sódio sérico de 113mEq/L, potássio 2,5mEq/L, Glicemia= 90mg/dl e Ureia= 60mg/dl. Creatinina= 1,4mg/dl.

A) Dona Laura tem alterações neurológicas, porque o líquido extracelular se tornou hipotônico em relação ao intracelular, gerando desvio de água para o interior das células, causando hipertensão intracraniana.

B) Os valores de ureia e glicose da dona Laura são os principais determinantes da osmolaridade sérica.

C) O sódio urinário e a osmolaridade urinária devem estar altos, demonstrando a retenção hidrossalina em resposta à hipovolemia verdadeira causada pelos vômitos.

D) Espera-se encontrar no ECG da dona Laura, devido à hipocalemia, bloqueio do átrio ventricular de primeiro grau, ondas P de baixa amplitude, depressão de ST e prolongamento de QT.

GABARITO. A) Dona Laura tem alterações neurológicas, porque o líquido extracelular se tornou hipotônico em relação ao intracelular, gerando desvio de água para o interior das células, causando hipertensão intracraniana.

QUESTÃO 14
PUC-SP 2021: Abaixo está o ECG da sua paciente, Dona Maria, 64 anos, renal crônica por doença renal do diabetes, que chegou ao Pronto-Socorro com dor torácica atípica. Seu diagnóstico e sua conduta imediata foram respectivamente:

PUC-SP 2021

A) Infarto de parede anterior sem supra de ST – Oxigênio, analgesia com morfina, nitrato SL, ácido acetil salicílico, clopidogrel. Internação em UTI.

B) Fibrilação atrial aguda - Amiodarona IV.

C) Hiperpotassemia - Gluconato de cálcio IV.

D) Infarto de parede inferior com supra de ST - Oxigênio, Analgesia com morfina, nitrato, ácido acetil salicílico, clopidogrel. Internação em UTI para trombólise.

GABARITO. C) Hiperpotassemia - Gluconato de cálcio IV.

QUESTÃO 15
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA:

A) Com relação a COVID-19, podemos afirmar que não existe resolução do Conselho Federal de Medicina que norteia as prioridades de internação em leitos de UTI, para respaldar as escolhas médicas na pandemia.

B) Uso compassivo e uso “off label” de medicamentos em tempos de pandemia são sinônimos.

C) A dengue hemorrágica tem relação com a baixa imunidade do organismo infectado e costuma se manifestar após o sétimo dia de doença com choque circulatório.

D) Medicamentos utilizados em infectologia como terapia antirretroviral (TARV) para HIV e anfotericina B para infecções fúngicas podem causar hipertensão arterial.

GABARITO. D) Medicamentos utilizados em infectologia como terapia antirretroviral (TARV) para HIV e anfotericina B para infecções fúngicas podem causar hipertensão arterial.

CIRURGIA GERAL

QUESTÃO 16
PUC-SP 2021: Homem de 28 anos chegou ao Pronto Socorro depois de um acidente automobilístico. Na reanimação inicial o exame FAST identificou líquido na fossa hepatorrenal. O paciente recebeu 18 unidades de concentrado de hemácias e foi encaminhado ao centro cirúrgico para laparotomia diagnóstica. A causa mais comum de sua coagulopatia persistente é:

A) Hemodiluição.
B) Diminuição da temperatura corporal.
C) Diminuição dos níveis dos fatores dependentes da vitamina K.
D) Diminuição dos níveis de cálcio iônico.

GABARITO. D) Diminuição dos níveis de cálcio iônico.

QUESTÃO 17
PUC-SP 2021: Mulher saudável de 39 anos está programada para ser submetida a uma colecistectomia laparoscópica eletiva.

Qual das alternativas a seguir indica a profilaxia de TVP mais apropriada?

A) Deambulação precoce.
B) Heparina de baixo peso molecular.
C) Meias de compressão sequencial.
D) Heparina subcutânea.

GABARITO. A) Deambulação precoce.

QUESTÃO 18
PUC-SP 2021: No primeiro dia de pós-operatório, a mesma paciente desenvolveu edema na coxa e na perna D. O duplex scan revelou trombose venosa profunda iliofemoral.

O próximo passo da conduta é:

A) HBPM 1mg/kg 2x/dia.
B) Meias de compressão sequencial e elevação da perna.
C) Heparina IV em bolus de 18u/kg.
D) Colocação de filtro de veia cava.

GABARITO. A) HBPM 1mg/kg 2x/dia.

QUESTÃO 19
PUC-SP 2021: Qual dos seguintes não é um dos critérios da síndrome da resposta inflamatória sistêmica?

A) Frequência cardíaca > 90 batimentos/min.
B) Frequência respiratória > 20 incursões/min.
C) Leucócitos > 12.000/mcl ou < 4.000/mcl.
D) AST > 250.

GABARITO. D) AST > 250.

QUESTÃO 20
PUC-SP 2021: Em um paciente com pseudo-obstrução dos cólons, a neostigmina é frequentemente usada como terapêutica de primeira linha.

Qual droga é usada para neutralizar o principal efeito colateral da neostigmina?

A) Adenosina.
B) Atropina.
C) Betabloqueadores.
D) Epinefrina.

GABARITO. B) Atropina.

QUESTÃO 21
PUC-SP 2021: Um estudante universitário de 21 anos estava preparando um churrasco quando esguichou álcool nas chamas e queimou mais de 40% do seu corpo. Após a reposição volêmica inicial no Pronto Socorro, o paciente foi encaminhado para a UTI. O peso do paciente na admissão era de 75kg.

Sua necessidade calórica, segundo a fórmula de Curreri, é de:

A) 1875kcal/dia.
B) 2200kcal/dia.
C) 3475kcal/dia.
D) 1500kcal/dia.

GABARITO. C) 3475kcal/dia.

QUESTÃO 22
PUC-SP 2021: A vitamina K é absorvida principalmente em qual das seguintes partes do trato gastrointestinal?

A) Estômago.
B) Intestino delgado.
C) Cólon Ascendente.
D) Cólon Descendente.

GABARITO. B) Intestino delgado.

QUESTÃO 23
PUC-SP 2021: A enfermeira-chefe da UTI cirúrgica chamou por você e mencionou que seu paciente diabético está hiperglicêmico (1000mg/dl) e hiponatrêmico (130mEq/l).

O nível de Na corrigido deste paciente é:

A) 130.
B) 144.
C) 154.
D) 160.

GABARITO. B) 144.

QUESTÃO 24
PUC-SP 2021: Uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome apresentou-se no Pronto Socorro. Inicialmente o paciente estava apenas ansioso, mas rapidamente ficou confuso e agitado.

O paciente tinha frequência cardíaca de 135 batimentos/minuto, frequência respiratória de 32 incursões/minuto e pressão arterial de 80/45mmHg.

A perda aproximada de sangue deste paciente foi de:

A) < 750ml.
B) 750 – 1.500ml.
C) 1.500 – 2.000ml.
D) > 2.000ml.

GABARITO. C) 1.500 – 2.000ml.

QUESTÃO 25
PUC-SP 2021: Em relação aos sarcomas de partes moles, escolha o melhor preditor de recorrência local:

A) Margens cirúrgicas.
B) Tamanho do tumor.
C) Grau histológico.
D) Linfonodos positivos.

GABARITO. A) Margens cirúrgicas.

QUESTÃO 26
PUC-SP 2021: Qual dos seguintes achados é sugestivo de hiperaldosteronismo primário:

A) Razão de aldosterona plasmática / renina plasmática de 10.
B) Aldosterona urinária de 24 horas de 10mcg/dia.
C) Alcalose metabólica hipocalêmica.
D) Pressão arterial não responsiva à espironolactona.

GABARITO. C) Alcalose metabólica hipocalêmica.

QUESTÃO 27
PUC-SP 2021: Qual das seguintes é a complicação mais comum da DRGE?

A) Esofagite erosiva.
B) Estreitamento do esôfago.
C) Esôfago de Barrett.
D) Sangramento.

GABARITO. A) Esofagite erosiva.

QUESTÃO 28
PUC-SP 2021: Qual achado endoscópico tem a maior taxa de recorrência na hemorragia digestiva alta?

A) Coágulo na base da úlcera.
B) Sangramento difuso.
C) Vaso visível na úlcera.
D) Sangramento em jato.

GABARITO. D) Sangramento em jato.

QUESTÃO 29
PUC-SP 2021: Qual dos seguintes itens não faz parte do escore MELD, no planejamento de pacientes para transplante de fígado?

A) Creatinina.
B) Albumina sérica.
C) Bilirrubina.
D) INR.

GABARITO. B) Albumina sérica.

QUESTÃO 30
PUC-SP 2021: Qual dos seguintes é o fator prognóstico mais importante no câncer colorretal?

A) Nível de CEA.
B) Taxa de mitose.
C) Grau do tumor.
D) Situação dos linfonodos.

GABARITO. D) Situação dos linfonodos.

PEDIATRIA/NEONATOLOGIA

QUESTÃO 31
PUC-SP 2021: Joana, 15 meses, apresenta desde os seis meses otites de repetição (6 episódios) sendo três episódios com supuração. Tem peso, estatura adequados, mas o pediatra resolve encaminhá-la para o imunologista por suspeita de imunodeficiência.

Caso a suspeita se confirme qual a principal hipótese diagnóstica?

A) A suspeita é de imunodeficiência primária humoral.
B) Não, já que a hipogamaglobulinemia fisiológica é comum até dois anos.
C) Sim, mas a suspeita é de imunodeficiência primária do sistema complemento.
D) Não, pois não veremos imunodeficiência primária após os seis meses de vida

GABARITO. A) A suspeita é de imunodeficiência primária humoral.

QUESTÃO 32
PUC-SP 2021: Francisco 10 anos, é levado à emergência por cefaleia intensa, vômitos em jato há dois dias e febre (38,5°C) que não cede com antitérmicos. Exame físico: desidratado, febril, sinais de irritação meníngea, escala de Glasgow de 15.

Punção lombar: 100 células/mm³ com predomínio de linfomononucleares , 20.000 hemácias/mm³; proteína: 45mg/dL; glicorraquia: 66mg/dL (glicemia: 90mg/dL).

Esse quadro clínico sugere:

A) Meningite viral.
B) Acidente de punção.
C) Meningite bacteriana.
D) Hemorragia subaracnoide.

GABARITO. A) Meningite viral.

QUESTÃO 33
PUC-SP 2021: Ao dar banho no seu filho de 2 anos sua mãe percebeu uma tumoração endurecida no abdômen preocupada levou ao PA.

Na avaliação médica a pediatra notou que a criança apresentava além da massa palpável aniridia, hipospádia aumento do rim direito atravessando a linha média e hemihipertrofia.

Qual o provável diagnóstico desta criança?

A) Neuroblastoma.
B) Tumor de Wilms.
C) Hepatoblastoma.
D) Rabdomiosarcoma.

GABARITO. B) Tumor de Wilms.

QUESTÃO 34
PUC-SP 2021: Associe o quadro clínico com o agente etiológico.

1) Adolescente com 14 anos de idade, apresenta exantema, após ter febre alta, dor de garganta e ser medicada com amoxicilina.

2) Lactente com 9 meses de idade apresenta exantema maculopapular, após 3 dias de febre alta com normalização da temperatura, após o aparecimento do exantema.

3) Recém nascido com 2 semanas de vida com febre e diagnóstico de infecção urinária.

4) Escolar com 8 anos de idade apresenta ferimento infectado no pé, após ter ferimento perfurante com, prego em construção.

a) E.coli.
b) Herpes vírus 6.
c) Virus Ebstein-Baar.
d) Pseudomonas aeruginosa.

Alternativas:
A) 1-b, 2-a, 3-c, 4-d
B)1-c, 2-a, 3-d, 4-b
C)1-c, 2-b, 3-a, 4-d
D) 1-b, 2-a, 3-d, 4-c

GABARITO. C)1-c, 2-b, 3-a, 4-d

QUESTÃO 35
PUC-SP 2021: Marina três anos, foi internada com diagnóstico de pneumonia lobar e derrame pleural. Iniciada ampicilina 200mg/kg/dia e realizada drenagem torácica.

No 5º dia de internação, ainda com dreno de tórax, a criança apresentava melhora clínica, porém persistindo com febre diária de 38,5ºC (1 a 2 picos). Hemocultura: Streptococcus pneumoniae.

A conduta em relação à antibioticoterapia é:

A) Associar claritromicina.
B) Substituir por ceftriaxona.
C) Manter a ampicilina.
D) Substituir por amoxicilina-clavulanato.

GABARITO. C) Manter a ampicilina.

Utilize o enunciado abaixo para responder as questões 36, 37 e 38.

Jorge, 4 anos de idade, é levado por sua mãe ao PA, pois desde a manhã de hoje apresenta sangramento nas fezes e dor abdominal.

A mãe refere que o menino está menos ativo do que o normal. Ao exame físico apresenta frequência cardíaca de 165bat./min. e frequência respiratória de 40inc./min., pulsos finos, está pálido e não apresenta icterícia.

O abdômen não está distendido, tem diminuição dos ruídos hidro aéreos, discretamente doloroso à palpação e não apresenta massas palpáveis. O restante do exame físico é normal.

QUESTÃO 36
PUC-SP 2021: O manejo inicial deve ser:

A) Lavagem gástrica.
B) Expansão com cristalóide.
C) Ultrassonografia abdominal.
D) Colonoscopia.

GABARITO. B) Expansão com cristalóide.

QUESTÃO 37
PUC-SP 2021: O diagnóstico mais provável é:

A) Pólipo juvenil.
B) Divertículo de Meckel.
C) Doença inflamatória intestinal.
D) Invaginação intestinal.

GABARITO. B) Divertículo de Meckel.

QUESTÃO 38
PUC-SP 2021: O exame a ser pedido para complementar o diagnóstico é:

A) Enema baritado.
B) Ultrassonografia abdominal.
C) Mapeamento com tecnécio radioativo TC 99.
D) Colonoscopia.

GABARITO. C) Mapeamento com tecnécio radioativo TC 99.

QUESTÃO 39
PUC-SP 2021: Com relação a utilização da albumina humana endovenosa na Síndrome Nefrótica Idiopática, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas a seguir.

( ) Hipoalbuminemia.
( ) Derrame pleural importante comprometendo a respiração.
( ) Edema genital importante.
( ) Oligúria, hemoconcentração e IRA pré-renal.

Alternativas:

A) F-V-V-V
B) V-F-V-F
C) F-V-F-V
D) F-F-V-F

GABARITO. A) F-V-V-V

QUESTÃO 40
PUC-SP 2021: Júlia dois meses, apresenta regurgitações (oito vezes ao dia), choro por 45 minutos, mas a mãe consegue acalmá-la sem medicamentos. Não foi amamentada e recebe fórmula de partida convencional. Peso de nascimento: 3kg e comprimento: 50cm. A tia recomendou que durante o sono a lactente deveria ser mantida em posição prona com a cabeça elevada. Peso atual: 5,2kg. Evacuações normais. Quais as orientações que você daria a esta mãe com relação aos cuidados com a Júlia:

A) Decúbito dorsal e substituir por fórmula infantil anti-regurgitação.
B) Prona que vem sendo adotada e prescrever domperidona e omeprazol.
C) Prona que vem sendo adotada e substituir por fórmula infantil anti-regurgitação.
D) Decúbito dorsal e substituir por fórmula com proteínas extensamente hidrolisada.

GABARITO. A) Decúbito dorsal e substituir por fórmula infantil anti-regurgitação.

QUESTÃO 41
PUC-SP 2021: Fernando, traz sua filha de 3 anos para o PA, pois notou que ela está pálida, cansada com febre intermitente há 4 dias. Refere que ela esteve resfriada há 4 semanas, mas nunca ficou doente anteriormente. O pai nega que tenha apresentado vômitos e diarreia, mas relata que ela acordou com dores nas pernas na semana anterior e apresentou sangramento gengival ao escovar os dentes. O exame físico revela uma criança descorada +++, com poliadenopatia e algumas petéquias espalhadas pelo rosto e abdome. Seu abdome é flácido, não doloroso à palpação e tem baço palpável há 3cm. do rebordo costa esquerdo, mas sem hepatomegalia. Não apresenta dor e inchaço articular nos membros inferiores. O hemograma mostra HB-4,0g/dl, 8000 leucócitos e 7000 plaquetas. O diferencial mostra um número elevado de linfócitos atípicos. Qual é dos abaixo o exame seria o mais apropriado para o estabelecimento do diagnóstico?

A) Sorologia para mononucleose.
B) Pesquisa de anticorpos anti-plaquetas.
C) Contagem de reticulócitos.
D) Biópsia de medula óssea.

GABARITO. D) Biópsia de medula óssea.

QUESTÃO 42
PUC-SP 2021: Jonas com quatro anos apresenta há cinco dias tosse, secreção e obstrução nasal, evoluindo com leve melhora dos sintomas. Hoje iniciou febre e queda do estado geral sendo levado ao pronto atendimento. Exame físico: eupneico, hiperemia de faringe com drenagem de secreção posterior e a visualização do vestíbulo nasal mostra crostas amareladas. O diagnóstico de rinossinusite é confirmado por:

A) Ressonância magnética.
B) Raio-X dos seios da face.
C) Anamnese e exame físico.
D) Tomografia computadorizada.

GABARITO. C) Anamnese e exame físico.

QUESTÃO 43
PUC-SP 2021: Com relação à diversidade das manifestações clínicas das alergias medicamentosas correlacione:

1) Papulas e máculas difusas que surgem dias após a exposição (Exantema).
2) Lesões minutos após a administração do medicamento, potencial para anafilaxia. (Urticária, angioedema).
3) Pustulose eczematosa aguda generalizada. (Pústulas).
4) Bolhas tensas ou flácidas.

( ) Alopurinol, penicilinas, cefalosporinas, sulfametoxazol e anticonvulsivantes.
( ) Antibióticos betalactâmicos.
( ) Corticoides e antibióticos.
( ) Vancomicina, furosemida e captopril.

Alternativas:
A) 2-3-4-1
B) 4-3-2-1
C) 3-4-1-2
D) 1-2-3-4

GABARITO. D) 1-2-3-4

QUESTÃO 44
PUC-SP 2021: Rodrigo, 18 meses, sexo masculino, é levado à emergência por apresentar febre elevada de início súbito há 24 horas (39ºC). Mãe refere que estava com discreta coriza, obstrução nasal e tosse há dois dias, mas que de repente, ficou mais prostrado com febre a cada quatro horas. Nega outras pessoas com mesmos sintomas. Exame físico: febril (398C), hidratado, acianótico, prostrado, FR: 48irpm, FC: 110bpm, enchimento capilar: 2”, sat O2: 96%, MV presente, som claro pulmonar sem ruídos adventícios. Abdome: sem alterações. Laboratório: Hm: 4.500.000mm³, Hb: 13,5g/dL, Ht: 38%. Leucócitos: 6.200/mm³, bastões: 1%, segmentados: 35%, linfócitos: 42%, monócitos: 4%, VHS: 5mm/1a h. RX de tórax: normal. Nesse caso está indicado:

A) Ampicilina.
B) Oseltamivir.
C) Aciclovir.
D) Sulfametoxazol+trimetropim.

GABARITO. B) Oseltamivir.

QUESTÃO 45
PUC-SP 2021: Alice de anos de idade relata que há três semanas apresenta dificuldade de subir escadas, pentear cabelos e ficar em pé. Refere também vermelhidão na face, nos braços e exantema macular nas pálpebras superiores. Exame físico: exantema eritemato-escamoso na face e braços e macular nas pálpebras; tônus muscular diminuído. Qual dos exames abaixo apesar de não ser específico, pode corroborar para o estabelecimento do diagnóstico?

A) VHS.
B) CPK.
C) Coombs direto.
D) Fator reumatóide.

GABARITO. B) CPK.

MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL

QUESTÃO 46
PUC-SP 2021: Em 2019 o município X registrou 60 casos novos de tuberculose. Além disso, 10 casos registrados em 2018 continuavam em tratamento nesse mesmo município. Durante 2019 ocorreram 2 óbitos por tuberculose. Considerando-se que a população do município X em 2019 era de 100.000 habitantes, sendo 50.000 maiores de 15 anos de idade, pode-se afirmar que a incidência de tuberculose foi de:

A) 12 casos por dez mil habitantes.
B) 11,6 casos por dez mil habitantes.
C) 6 casos por dez mil habitantes.
D) 6,8 casos por dez mil habitantes.

GABARITO. C) 6 casos por dez mil habitantes.

QUESTÃO 47
PUC-SP 2021: Analise a Tabela e assinale a alternativa correta

Tabela - Comparação da média dos escores de Qualidade de Vida (QV), por idade, nos quatro domínios e QV global do WHOQOL-breve dos 146 sujeitos entrevistados. Sorocaba. São Paulo, 2014. Gianini RJ et Scattolin FA.

PUC-SP 2021
**valor de p referente ao teste ANOVA para comparação entre idades em cada domínio e no Global.

A) Há diferenças significantes nos escores de qualidade de vida entre as idades nos domínios físico, psicológico, social e ambiental, mas isto não se confirma no escore QV global.

B) Em todos domínios os escores são significantemente maiores para os menores de 30 anos, e são significantemente menores para os maiores de 50 anos.

C) A diferença mais significante nos escores de qualidade de vida entre as idades é no domínio social.

D) Não há diferença significante nos escores de qualidade de vida entre as idades para o domínio social.

GABARITO. D) Não há diferença significante nos escores de qualidade de vida entre as idades para o domínio social.

QUESTÃO 48
PUC-SP 2021: No Brasil, em 2020, os principais Coeficientes de Mortalidade Específica por Causas, esperados por cem mil habitantes, em ordem decrescente, são: Doenças do Aparelho Circulatório = 170,37; Neoplasias = 108,53; Doenças Respiratórias = 73,90; Causas Externas = 71,81; e Doenças Metabólicas e Nutrição = 38,74. Projeções mais conservadoras previam 420 mil óbitos e 2,1 milhões de casos por Covid-19 em 2020, no Brasil.

Considerando-se que a população brasileira em 2020 é estimada em 210 milhões de habitantes, se essas projeções se confirmarem, pergunta-se: qual seria a posição do Coeficiente de Mortalidade por Covid=19 nesse ranking de causas no Brasil em 2020?

A) Quinto lugar, pois o coeficiente seria igual a 50 óbitos por cem mil habitantes.

B) Primeiro lugar pois o coeficiente seria igual a 200 óbitos por cem mil habitantes.

C) Não é possível definir sua posição nesse ranking, pois o coeficiente seria igual a 20 óbitos por cem mil habitantes e poderá haver outras causas entre Doenças Metabólicas e Nutrição e Covid-19.

D) Não é possível calcular, sem saber sexo e idade dos 
indivíduos que morreram.

GABARITO. B) Primeiro lugar pois o coeficiente seria igual a 200 óbitos por cem mil habitantes.

QUESTÃO 49
PUC-SP 2021: A atenção primaria inclui um espectro de serviços que correspondem a:

A) Procedimentos básicos em puericultura, pré-natal, vacinas, controle de endemias e doenças muito prevalentes, tais como Hipertensão e Diabetes.

B) Consultas em pediatria, ginecologia, obstetricia e clinica geral.

C) Consultas em pediatria, ginecologia, obstetrícia, clinica geral e saúde mental.

D) Promoção da saúde e prevenção, tratamento de doenças agudas e infecciosas , controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação.

GABARITO. D) Promoção da saúde e prevenção, tratamento de doenças agudas e infecciosas , controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação.

QUESTÃO 50
PUC-SP 2021: A figura ao lado foi copiada de um texto sobre Medicina de Familia e Comunidade.

PUC-SP 2021

Esta figura representa um:

A) Genograma.
B) Ecomapa.
C) Cartograma.
D) Matriciamento.

GABARITO. B) Ecomapa.

QUESTÃO 51
PUC-SP 2021: O gráfico ao lado apresenta a situação de integralidade e acesso do sistema de saúde em quatro populações distintas: W, Y, X e Z. 

PUC-SP 2021

A partir das informações do gráfico, pode-se deduzir que os graus de equidade em saúde, nessas populações, apresenta a seguinte ordem:

A) W>Z>X
B) X>Y>Z
C) Y>Z>W
D) Z>W>X

GABARITO. D) Z>W>X

QUESTÃO 52
PUC-SP 2021: É doença ou agravo de notificação compulsória:

A) Gastroenterocolite aguda.
B) Broncopneumonia.
C) Sarampo.
D) Mononucleose.

GABARITO. C) Sarampo.

QUESTÃO 53
PUC-SP 2021: São vacinas indicadas aos idosos, pelo Programa Nacional de Imunizações/MS/Brasil:

A) Triplice viral e BCG.
B) Rotavirus e Sarampo.
C) Hepatite B e Dupla Adulto (DT).
D). Varicela e dTpa(adulto).

GABARITO. C) Hepatite B e Dupla Adulto (DT).

QUESTÃO 54
PUC-SP 2021: Carlos, masculino, 56 anos de idade, foi internado há 2 dias com diagnóstico de covid-19.

Ontem evoluiu com grave insuficiência respiratória e foi transferido para a UTI, entubado e colocado no respirador. Hoje evoluiu para óbito às 5 horas.

Carlos era Hipertenso há 10 anos, diabético há 5 anos e obeso desde adulto jovem. Qual foi a causa básica do óbito?

Trata-se de um estudo de:

A) Obesidade.
B) Diabetes.
C) Insuficiencia respiratória.
D) Covid-19.

GABARITO. D) Covid-19.

QUESTÃO 55
PUC-SP 2021: Abaixo relato de uma ocorrência -

“Ementa: IATROGENIA. Cirurgia plástica reparadora que visava diminuir o volume dos seios de
paciente menor - 16 (dezesseis) anos - que causava sérios problemas à sua saúde e não só em nível
estético. Ação deduzida 11 (onze) anos após a intervenção cirúrgica, sob a alegação de que o ato não
atingiu o êxito estético esperado, demandando a casa de saúde e o médico com pleitos de reparações
material e moral. Cirurgia realizada para fins funcionais e não apenas no aspecto estético. Expertise
judicial que registrou discreta assimetria e incongruência dos mamilos. Iatrogenia ocorrente.
Jurisprudência Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.”

Responda a qual nível de prevenção corresponde a redução de Iatrogenias.

A) Primário.
B) Secundário.
C) Terciário.
D) Quaternário.

GABARITO. D) Quaternário.

QUESTÃO 56
PUC-SP 2021: Segundo a classificação do Oxford Center for Evidence-Based Medicine, o grau de recomendação A, nível de evidência 1-A, para tratamento, prevenção ou etiologia, é dado por:

A) Revisão sistemática de ensaios clínicos controlados e randomizados.
B) Revisão sistemática de estudos de coorte.
C) Revisão sistemática de estudos de caso-controle.
D) Revisão sistemática de relatos de casos.

GABARITO. A) Revisão sistemática de ensaios clínicos controlados e randomizados.

QUESTÃO 57
PUC-SP 2021: Preservar a qualidade da água de mananciais naturais livre de contaminantes físicos, químicos e biológicos é uma medida de prevenção denominada:

A) Primordial.
B) Promoção da saúde.
C) Proteção específica.
D) Primária.

GABARITO. A) Primordial.

QUESTÃO 58
PUC-SP 2021: Em um estudo experimental, randomizado, duplo-cego, 4.000 mulheres que dariam início à vida sexual foram recrutadas, sendo que 2.000 receberam a vacina HPV e 2.000 receberam placebo. Após 10 anos de seguimento dessas mulheres verificou-se que entre as vacinadas houve incidência de apenas um caso de câncer ginecológico, enquanto que entre aquelas que receberam o placebo houve incidência de 4 casos. Qual é o modelo desse estudo?

A) Coorte.
B) Coorte retrospectivo.
C) Ensaio clínico.
D) Ensaio na comunidade.

GABARITO. C) Ensaio clínico.

QUESTÃO 59
PUC-SP 2021: Considerando-se uma análise dos dados da questão 58 por Intenção de Tratamento, qual é o valor do Risco Relativo de cancer ginecológico para as mulheres que foram vacinadas?

A) 0,20
B) 0,25
C) 0,75
D) 0,80

GABARITO. B) 0,25

QUESTÃO 60
PUC-SP 2021: Xiao et al. analisaram a curva ROC e a eficácia da avaliação diagnostica de três indicadores de sepsis neonatal em pacientes pediátricos:

PUC-SP 2021
*Sensivity **Specificity

PUC-SP 2021

Qual é o tipo de exame que tem a maior eficácia na avaliação diagnóstica de sepsis neonatal, segundo este estudo?

A) sCD14-ST.
B) CRP.
C) TBIL.
D) Não é possível saber.

GABARITO. A) sCD14-ST.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Os números 1, 2, 3 e 4 no esquema reproduzido ao lado identificam, aleatoriamente, hormônios esteroides ovarianos e gonadotrofinas. Baseado no comportamento dessas linhas ao longo do ciclo, refletidas nos seus trajetos, responda as questões a seguir:

PUC-SP 2021
Fisiologia do ciclo menstrual – esquema obtido em : https://www.researchgate.net/figure/Menstrual-cycle-phasesreproduced-from-Berek-2002_fig1_51869456

QUESTÃO 61
PUC-SP 2021: Tendo como base o gráfico acima e os números correspondentes às curvas do gráfico, assinale a  alternativa CORRETA entre as alternativas abaixo descritas:

A) As glândulas endometriais estimuladas pelo hormônio 3 apresentam o desenvolvimento de vacúolos ricos em glicogênio e tortuosidade progressiva.

B) O pico do hormônio 1 age rapidamente nas células granulosas do folículo pré-ovulatório, induzindo a reentrada do oócito na meiose.

C) O aumento do nível do hormônio 2 é responsável pelo recrutamento da coorte de folículos que contém o  folículo destinado à ovulação.

D) No meio da fase folicular, os folículos aumentam a produção do hormônio 2, resultando em declínio nos níveis  do hormônio 1 por retroalimentação negativa.

GABARITO. A) As glândulas endometriais estimuladas pelo hormônio 3 apresentam o desenvolvimento de vacúolos ricos em glicogênio e tortuosidade progressiva.

QUESTÃO 62
PUC-SP 2021: Ainda usando o esquema acima e considerando os números que identificam as linhas, escolha entre as opções abaixo a alternativa CORRETA:

A) Uma boa maneira de se avaliar se a mulher tem reserva ovariana diminuída é dosar o hormônio 1, na segunda metade do ciclo.

B) No tratamento hormonal da transição menopausal de mulheres que tiveram endometriose, devemos usar os hormônios 1 e 3.

C) O uso de fármacos com efeitos semelhantes ao hormônio 3 é habitualmente usado na indução ovulatória de mulheres inférteis.

D) A mastalgia observada em mulheres com disfunção mamária benigna costuma estar associada ao efeito direto dos hormônios 2 e 4 sobre as mamas.

GABARITO. B) No tratamento hormonal da transição menopausal de mulheres que tiveram endometriose, devemos usar os hormônios 1 e 3.

QUESTÃO 63
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA em relação aos métodos de planejamento familiar:

A) O implante contraceptivo liberador de etonorgestrel não apresenta evidências de incrementar o risco de eventos tromboembólicos, em pacientes com trombofilia e antecedentes de tromboembolismo.

B) Portadoras de leiomiomatose uterina, especialmente de miomas submucosos, são excelentes candidatas a usar o dispositivo intrauterino de cobre, pois o uso de métodos contraceptivos hormonais pode estimular o crescimento dos miomas.

C) O anel vaginal contraceptivo (associação de etonorgestrel e etinilestradiol) é indicado para portadoras de valvopatias associadas a hipertensão pulmonar, risco de fibrilação atrial, e história de endocardite bacteriana aguda.

D) O uso de sistema intrauterino (SIU) liberador de levonorgestrel é contraindicado em mulheres portadoras de hiperplasia endometrial em busca de contracepção, porque se associa ao incremento de transformação neoplásica.

GABARITO. A) O implante contraceptivo liberador de etonorgestrel não apresenta evidências de incrementar o risco de eventos tromboembólicos, em pacientes com trombofilia e antecedentes de tromboembolismo.

QUESTÃO 64
PUC-SP 2021: Sra. Neusa, 50 anos, buscou consulta com ginecologista, porque estava apresentando sintomas de ondas de calor, muito incômodas, que interferiam com o sono e a deixavam muito irritada e deprimida.

Além disso estava com suas menstruações irregulares e a libido sexual bastante comprometida, pois tem a vagina muito seca, o que provoca dispareunia. Foram solicitadas dosagens hormonais, que ela colheu no 3º. dia da menstruação.

Confrontando-se os resultados destes exames com os parâmetros apresentados pelo laboratório para essa fase do ciclo, assinale abaixo a alternativa CORRETA para os exames da Sra. Neusa:

A) TSH elevado, Prolactina elevada, FSH dentro dos parâmetros normais e LH reduzido.

B) Estradiol elevado, FSH reduzido, LH aumentado e Androstenediona elevada.

C) Testosterona reduzida, FSH aumentado e LH reduzido, Progesterona elevada.

D) TSH normal, Testosterona dentro da normalidade, FSH elevado e Estradiol reduzido.

GABARITO. D) TSH normal, Testosterona dentro da normalidade, FSH elevado e Estradiol reduzido.

QUESTÃO 65
PUC-SP 2021: Janete tem 57 anos, é solteira, nuligesta, obesa (IMC = 32,1) e sedentária, menarca aos 10 anos e ainda tem suas menstruações regulares.

É hipertensa e diabética, ambas as condições clínicas estão controladas com medicamentos (olmesartana, indapemida, empaglifozina e metiformina). Também apresenta hipotireoidismo, controlado com levotiroxina.

Tem como antecedentes familiares: sua mãe que teve câncer de mama diagnosticado com 85 anos e sua irmã que igualmente é diabética e hipertensa. Ela percebeu caroço indolor em sua mama direita, após sofrer trauma local causado por queda da própria altura.

Ao exame, durante a inspeção dinâmica observa-se retração de papila em mama direita; na palpação, a lesão é irregular, indolor, pouco móvel, com dimensões de 4,0 x 3,0cm, de consistência dura.

Assinale a alternativa CORRETA em relação à condição clínica da Sra. Janete.

A) Podemos citar como fatores de risco elevado para o câncer de mama no resumo clínico acima: nuligestação, menarca precoce/ menopausa tardia e obesidade.

B) As características clínicas do nódulo detectado na Sra. Janete sugerem que seria um fibroadenoma mamário, ou um cisto de mama.

C) A melhor indicação de exame subsidiário de imagem para a Sra. Janete será a ultrassonografia mamária, uma vez que já se percebe um nódulo palpável.

D) Pelo elevado risco de câncer de mama nesta paciente, está indicada a quimioprofilaxia com o uso de Tamoxifen, para prevenção primária do tumor.

GABARITO. A) Podemos citar como fatores de risco elevado para o câncer de mama no resumo clínico acima: nuligestação, menarca precoce/ menopausa tardia e obesidade.

QUESTÃO 66
PUC-SP 2021: Marcia tem 28 anos, menarca aos 11 anos, coitarca aos 17 anos, nuligesta, usa contraceptivo hormonal oral composto por etinilestradiol 35mcg e ciproterona 2mg, realizou pela primeira vez a colpocitologia oncótica, cujo resultado foi compatível com lesão intraepitelial de alto grau (LIEAG), não podendo excluir microinvasão.

Foi encaminhada para colposcopia, que foi considerada insatisfatória, pois não permitiu caracterizar os limites da junção escamo-celular, e o resultado da biópsia revelou LIEAG.

Assinale a conduta CORRETA para esta paciente:

A) cauterização com eletrocautério.
B) controle pela colpocitologia em seis meses.
C) colposcopia novamente após sessões de uso de estrogênio tópico.
D) excisão da zona de transformação.

GABARITO. D) excisão da zona de transformação.

QUESTÃO 67
PUC-SP 2021: Paciente de 48 anos, multípara, apresenta menstruações mais intensas e prolongadas. Após o exame ginecológico e exames subsidiários, classificou-se o sangramento uterino anormal (SUA), seguindo o Léxico da OMS, como P0A1L0M0 - C0O1E0I0N0.

Assinale a alternativa CORRETA para uma das prováveis causas de SUA para esta paciente, entre afirmativas abaixo:

A) Neoplasia maligna endometrial.
B) Abortamento inevitável.
C) Focos de tecido endometrial de permeio ao miométrio.
D) Uso de anticoagulação sistêmica por prótese metálica cardíaca.

GABARITO. C) Focos de tecido endometrial de permeio ao miométrio.

QUESTÃO 68
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA em relação à infertilidade conjugal entre as alternativas abaixo relacionadas:

A) Na endometriose, a dosagem do hormônio antimülleriano é considerada a maneira mais adequada para caracterizar a atividade do processo.

B) A ocorrência de oclusão tubária (fator canalicular) pode ser avaliada durante a videolaparoscopia, mas limitada à permeabilidade da estrutura.

C) A dosagem isolada de progesterona ao longo da fase lútea permite caracterizar retrospectivamente o dia da ocorrência da ovulação.

D) Será possível obter mais informações na rotina propedêutica de infertilidade com o teste pós-coital de SimsHuhner, do que com o espermograma.

GABARITO. B) A ocorrência de oclusão tubária (fator canalicular) pode ser avaliada durante a videolaparoscopia, mas limitada à permeabilidade da estrutura.

QUESTÃO 69
PUC-SP 2021: Puérpera de parto vaginal, após 6 horas do parto se apresenta com sangramento profuso, taquicardia (FC 110bpm), taquipneica e hipotensa (80/40mm Hg). Seu estado de consciência está comprometido.

Assinale abaixo a alternativa CORRETA que inclui somente situações clínicas que incrementam o risco de ocorrer o quadro clínico descrito acima.

A) Trabalho de parto prolongado por feto macrossômico, anemia materna durante a gestação e episiotomia ampla.

B) Concepto com trissomia; sífilis gestacional e antecedentes de hiperemese gravídica nesta gestação.

C) Parto com a participação de doula, gravidez prolongada e uso de uterotônicos após a dequitação placentária.

D) Pouco ganho de peso materno durante a gravidez, tabagismo e uso de corticoterapia para estimular amadurecimento pulmonar fetal.

GABARITO. A) Trabalho de parto prolongado por feto macrossômico, anemia materna durante a gestação e episiotomia ampla.

QUESTÃO 70
PUC-SP 2021: Gestante com idade gestacional de 32 semanas busca atendimento, porque percebeu eliminação de material líquido claro através da vagina. Ao exame especular não se constata esse achado. Assinale a afirmação CORRETA entre as alternativas abaixo de como deve ser a conduta neste caso:

A) O diagnóstico de ruptura prematura de membranas ovulares é essencialmente clínico, sendo firmado com anamnese e exame físico, assim descarta-se essa hipótese.

B) Está indicada a execução do toque vaginal, com a manobra de empurrar a apresentação conceptual na direção cranial, poderá servir como adjuvante ao exame especular, pois pode permitir a percepção da eliminação do líquido amniótico.

C) A aplicação de fitas reagentes de pH poderá ajudar na elaboração da hipótese de ruptura prematura de membranas ovulares se apresentar o ambiente vaginal com pH muito ácido (< 4,0).

D) O USG obstétrico, sem uma avaliação prévia da quantidade de líquido amniótico, não é método definitivo, pois um índice de líquido amniótico normal não descarta o quadro, assim como o oligoâmnio não confirma.

GABARITO. D) O USG obstétrico, sem uma avaliação prévia da quantidade de líquido amniótico, não é método definitivo, pois um índice de líquido amniótico normal não descarta o quadro, assim como o oligoâmnio não confirma.

QUESTÃO 71
PUC-SP 2021: Assinale a alternativa CORRETA em relação às situações clínicas que são intercorrentes no período gravídico-puerperal:

A) Gestantes possuem modificações adaptativas da própria gravidez, como o maior consumo de oxigênio e edema no trato respiratório, que podem incrementar a possibilidade de apresentar complicações, se tiver contato com o novo coronavirus.

B) Está indicada a transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos, sempre que os níveis séricos de hemoglobina estejam inferiores a 11g/dL, ou queda em 3g/dL, em relação ao exame inicial; microcitose e hipocromia ou ferritina sérica menor que 12mcg/dL e o RDW > 15%.

C) Para mulheres convulsivas, está indicada a suspensão de agentes anticonvulsivantes no primeiro trimestre de gestação, pois se associam a potenciais efeitos teratogênicos; ademais o quadro convulsivo entra em acalmia na gravidez.

D) Mulheres com hipotireoidismo em tratamento, quando engravidam devem reduzir a dose de levotiroxina em 20% a 30%, pois a gonadotrofina coriônica, habitualmente, exerce o papel do FSH, estimulando a ação da tireoide.

GABARITO. A) Gestantes possuem modificações adaptativas da própria gravidez, como o maior consumo de oxigênio e edema no trato respiratório, que podem incrementar a possibilidade de apresentar complicações, se tiver contato com o novo coronavirus.

QUESTÃO 72
PUC-SP 2021: Entre as afirmações consideradas corretas para assistir o parto vaginal de baixo risco, encontram-se as alternativas abaixo. Assinale a afirmativa INCORRETA:

A) O período expulsivo é o segundo período do parto, que se inicia com a dilatação total da cérvice e termina com a expulsão do concepto.

B) São considerados fenômenos mecânicos do parto: a rotação interna, desprendimento cefálico, rotação externa e desprendimento do ovóide córmico.

C) Ocorrem puxos involuntários, quando a apresentação fetal faz pressão sobre o reto e músculos do assoalho pélvico, quando a dilatação se fez completa.

D) As lacerações perineais do terceiro grau não necessitam sutura, ou, eventualmente, podem ser suturadas na pele e/ou mucosa sob anestesia local.

GABARITO. D) As lacerações perineais do terceiro grau não necessitam sutura, ou, eventualmente, podem ser suturadas na pele e/ou mucosa sob anestesia local.

QUESTÃO 73
PUC-SP 2021: Considerando-se os atuais conhecimentos sobre a infecção pelo COVID-19, qual das alternativas abaixo apresenta informações CORRETAS para a ocorrência de COVID-19, no período gravídicopuerperal?

A) As gestantes classificadas como Estágio I (infecção inicial) da doença necessitam de internação, pois sua evolução para piora clínica pode ser súbita e necessitar a interrupção da gestação.

B) Aquelas gestantes que forem diagnosticadas com COVID-19 não podem receber vacinação durante o pré-natal, uma vez que a ativação da resposta imune poderá interferir na evolução do coronavírus.

C) Gestante com Estágio II (fase pulmonar da doença) podem receber antibióticos (azitromicina, ou amoxacilina/clavulanato ou ceftriaxona), a heparina sódica e corticoterapia serão indicadas, segundo avaliações individualizadas.

D) A via de parto para gestantes com infecção SARS-CoV-2 será sempre cesárea, tendo em vista a necessidade de rápida resolução do processo e redução da exposição conceptual para contágio intraparto.

GABARITO. C) Gestante com Estágio II (fase pulmonar da doença) podem receber antibióticos (azitromicina, ou amoxacilina/clavulanato ou ceftriaxona), a heparina sódica e corticoterapia serão indicadas, segundo avaliações individualizadas.

QUESTÃO 74
PUC-SP 2021: Gestante de 37 semanas, tabagista, usuária habitual de álcool e cocaína sofreu um acidente automobilístico com trauma de face, tórax e abdome.

É atendida pelo SAMU. Após avaliação inicial no setor de urgência, onde se procedeu a rotina de admissão nesses casos, e se constatou níveis normais de hematimetria, ela foi encaminhada para a maternidade.

Ao exame, a paciente apresenta-se com Glasgow 12, sinais de hematomas no tórax e abdome e pequenos cortes na face. Ela tem muita dor no abdome e refere discreto sangramento vaginal.

No exame obstétrico há dificuldade em se perceber as partes fetais, pela dor e pelos hematomas abdominais. Sua pressão arterial está preservada.

O exame obstétrico revela altura uterina de 32cm, batimentos cardíacos fetais presentes com 144 batimentos por minuto, e há movimentação fetal ativa.

Assinale abaixo a afirmação CORRETA sobre esta situação clínica:

A) São fatores de risco para o descolamento prematuro de placenta: o tabagismo, o uso de cocaína e o trauma agudo pelo acidente automobilístico.

B) Está indicada a punção do líquido amniótico para investigar se há hemoâmnio, que daria o diagnóstico de descolamento prematuro de placenta.

C) Os níveis normais de hematimetria se justificam, porque não há correlação entre o grau de hemorragia materna e as alterações nos exames laboratoriais.

D) Indica-se a cesárea de urgência, sem aguardar mais exames, porque a paciente está com quadro sugestivo de descolamento prematuro de placenta.

GABARITO. A) São fatores de risco para o descolamento prematuro de placenta: o tabagismo, o uso de cocaína e o trauma agudo pelo acidente automobilístico.

QUESTÃO 75
PUC-SP 2021: São achados laboratoriais compatíveis com evolução desfavorável de quadro de pré-aclâmpsia para síndrome HELLP, as alternativas abaixo, EXCETO a alternativa:

A) Valores de plaquetas inferiores a 100.000/mm³.

B) Elevação dos valores de aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase acima de duas vezes o seu valor de normalidade.

C) Presença de esquizócitos e equinócitos em sangue periférico e/ou elevação dos níveis de desidrogenase lática acima de 600UI/L e/ou bilirrubinas indiretas acima de 1,2mg/dL.

D) Glicose sérica de jejum em níveis inferiores a 99mg/dL.

GABARITO. D) Glicose sérica de jejum em níveis inferiores a 99mg/dL.

QUESTÕES DISCURSIVAS

Caso Clínico - Devia ter cuidado do diabetes...

Marilda está gestante pela segunda vez, atualmente de 16 semanas. Tem 25 anos e é casada há 4 anos. Ela é portadora de diabetes mellitus tipo 1, desde os 8 anos de idade, quando entrou em coma após comer bolo e brigadeiros numa festa infantil. Há cerca de um ano, iniciou tratamento com laser para retinopatia proliferativa. Faz uso de insulina NPH, losartana 10mg ao dia, em duas tomadas e furosemida 40mg cedo e às 14h, desde que foi constatada hipertensão arterial e proteinúria de 24h ao redor de 4,0g/24h. Foi orientada pelo clínico a suspender o anticoncepcional hormonal há um ano, e encaminhada para buscar orientação de outro método contraceptivo com o ginecologista. Porém não fez isso, o que resultou na atual gravidez. Sua creatinina basal é por volta de 2,0mg/dl. Sua PA sentada estava 168/108mmHg na admissão, média de 3 medidas. Você reparou a presença de edema de MMII ++. Já teve três consultas de pré-natal, mas há alguns dias notou intenso incômodo genital. Isso fez que ela buscasse ser atendida antes pelo obstetra. Nesta consulta, após o exame físico, o médico prescreveu medicamentos para candidíase e a advertiu que ela, provavelmente, deve estar com o diabetes mal controlado. Então, Marilda confessou estar muito ansiosa sobre as consequências de sua doença para a gravidez e exclamou: Devia ter cuidado do diabetes!

QUESTÃO 01
PUC-SP 2021: Considerando os diagnósticos de Marilda, assinale os 3 possíveis achados anatomopatológicos para esta fase da doença renal do diabetes e qual fase classificatória é esta em que ela se encontra:

a)
b)
c)
d) Fase

PADRÃO DE RESPOSTA.
A) expansão mesangial (não pode responder proliferação mesangial)

B) espessamento de membrana basal glomerular

C) glomerulosclerose difusa ou nodular

D) Fase 4 (também conhecida como doença renal manifesta do diabetes)

QUESTÃO 02
PUC-SP 2021: Quanto ao tratamento da hipertensão da Marilda, responda:

a) A losartana deve ser substituída, preferencialmente, por

b) O principal mecanismo de ação do medicamento anti-hipertensivo escolhido no item “a” da questão é:

c) Cite os dois antagonistas dos canais de cálcio diidropiridínicos que são indicados com segurança na gravidez, caso Marilda necessite associar anti-hipertensivos.

PADRÃO DE RESPOSTA.
A) ∞-metildopa

B) Simpatolítico de ação central (∞-agonista de ação central).

C) nifedipina e anlodipina

QUESTÃO 03
PUC-SP 2021: Uma adolescente de 16 anos apresenta-se ao Pronto Socorro com queimaduras significativas, após envolver-se em um acidente com fogos de artifício. A paciente está consciente e sofreu queimaduras profundas em toda a parede abdominal anterior, bem como na parte anterior dos braços e antebraços, bilateralmente. A paciente pesa 65kg.


a) Qual é o volume mais adequado de cristaloide intravenoso para a paciente, nas primeiras 24 horas de tratamento?

b) É necessária uma via aérea definitiva?

PADRÃO DE RESPOSTA.
A) 4.680 ml

B) Não 

QUESTÃO 04
PUC-SP 2021: Um homem de 65 anos apresenta-se para uma colonoscopia de rotina. Fez um exame anterior com alguns pólipos removidos e relata que todos eram benignos. Ele também tem histórico de hipertensão, diabetes mellitus e tabagismo de 25 maços/ano e no momento, não relata novas queixas. Durante a colonoscopia foram removidos dois pólipos. O exame anátomo-patológico descreve características túbulo-vilosas em um dos pólipos.

a) É necessário monitorar o CEA?

b) Quando ele deve retornar para repetir a colonoscopia?

PADRÃO DE RESPOSTA.
A) Não

B) Após 3 Anos

QUESTÃO 05
PUC-SP 2021: Em abril vários pesquisadores europeus anunciaram a identificação de uma síndrome inflamatória em crianças com Covid 19. Havia sintomas parecidos com a doença de Kawasaki, cujos sinais e sintomas são:

PADRÃO DE RESPOSTA.
Febre persistente, por pelo menos 5 dias sem causa definida associada a:
Exantema polimorfo e inespecífico.
Alteração das extremidades (eritema palmar ou plantar e/ou edema de mãos na fase aguda,
descamação periungueal nos dedos das mãos e dos pés ou de área perineal na fase subaguda).
Hiperemia conjuntival não purulenta.
Eritema e fissuras labiais, hiperemia de mucosa orofaríngea e língua em framboesa.
Linfadenomegalia cervical geralmente unilateral, maior que 1,5 cm. de diâmetro.

QUESTÃO 06
PUC-SP 2021: Qual a complicação mais temida?

PADRÃO DE RESPOSTA.
Comprometimento coronariano (aneurismas, estenoses ou irregularidades das artérias), elevando o risco de complicações: doença cardíaca isquêmica, infarto agudo do miocárdio e morte súbita precoce ou tardia.

Analise a Figura* abaixo e responda:

PUC-SP 2021
*Observação: Limite Superior = Limite superior endêmico; Média = media mensal do período 1975-82, série de anos pregressos sem ocorrência de epidemias

QUESTÃO 07
PUC-SP 2021: Qual é o período de Egressão dessa epidemia, ocorrida em 1983 (indique o mês de início e o mês do fim da Egressão).

PADRÃO DE RESPOSTA.
DE MARÇO A JULHO.

QUESTÃO 08
PUC-SP 2021: Em uma suposta epidemia atual de Sarampo, indique quais os indivíduos que devem ser incluídos no bloqueio vacinal seletivo de casos suspeitos ou confirmados.

PADRÃO DE RESPOSTA.
Deve abranger os contactantes do mesmo domicilio do caso suspeito ou confirmado, vizinhos próximos, creches, as pessoas da mesma sala de aula, do mesmo quarto de alojamento, ou da sala de trabalho.

QUESTÃO 09
PUC-SP 2021: Cite 4 (quatro) características que permitiram ao obstetra supor que a paciente teria vulvovaginite por fungos, cujos sinais e sintomas são:

a)
b)
c)
d)

PADRÃO DE RESPOSTA.
Para os itens: A, B, C e D prurido vulvar, ardor urinário, hiperemia vulvar, edema vulvar, sinais de escarificação, corrimento caracteristicamente branco, grumoso, com odor peculiar de azedo (ou queijo), presença de eritema de vagina e colo uterino, placas de material branco grumoso nas paredes vaginais, sintomas associados de disúria terminal, associação com diabetes mellitus descompensado, associação com gravidez. Em mulheres não grávidas piora pré-menstrual e melhora ao final da menstruação.

QUESTÃO 10
PUC-SP 2021: Apresente resumidamente 5 (cinco) consequências do diabetes mal controlado no período gravídico-puerperal, para a gestante/puérpera e para o concepto/recém-nascido

a) para a gestante:

b) para a gestante:

c) para o concepto/RN:

d) para o concepto/RN:

e) para a puérpera:

PADRÃO DE RESPOSTA.
Para a Gestante nos itens: A e B descompensação do diabetes, maior chance de desenvolver complicações médicas (DHEG, IRC) e obstétricas (DCP, Distócia por desproporção feto-pélvica), evolução para parto prematuro, mais ocorrência de quadros de hipertensão arterial, infecções de trato urinário e outras infecções, maiores índices de cesárea e prematuridade.

Para o concepto/RN nos itens: C e D maiores índices de malformações, macrossomia fetal, óbito intrauterino, prematuridade, hipoglicemia neonatal, hiperbilirrubinemia neonatal, hipocalcemia neonatal, trauma de ombro com lesão neurológica, maior risco futuro de obesidade e diabetes na vida extrauterina.

Para a puérpera no item: E atonia pós-parto, hemorragia puerperal, processos infecciosos e maior risco de tromboembolismo.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito
Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito
Prova de Residência Médica da PUC-SP 2021 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJFLDd9o3Gi5bJRwFAfHRlKu5Nok9d2l95K9T9LX_ZL_shlH26HDrwgGSSru7XWW46eeTDbAmNXkX4U4jV97XVAYQJS26bf0ouqfSaEY-rhMJfvEP68mXHWaU1jXtcHTgMiKcoCoAIXEk/s16000/puc-sp-indagacao-residencia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJFLDd9o3Gi5bJRwFAfHRlKu5Nok9d2l95K9T9LX_ZL_shlH26HDrwgGSSru7XWW46eeTDbAmNXkX4U4jV97XVAYQJS26bf0ouqfSaEY-rhMJfvEP68mXHWaU1jXtcHTgMiKcoCoAIXEk/s72-c/puc-sp-indagacao-residencia.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-de-residencia-medica-da-puc-sp-2021-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-de-residencia-medica-da-puc-sp-2021-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo