Prova UNIFESP 2007 com Gabarito

Prova UNIFESP 2007 com Gabarito
Prova UNIFESP 2007 com Gabarito

Prova UNIFESP 2007 com Gabarito

Matemática

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 01
Entre os primeiros mil números inteiros positivos, quantos são divisíveis pelos números 2, 3, 4 e 5?

(A) 60.

(B) 30.

(C) 20.

(D) 16.

(E) 15.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 02
Quatro números complexos representam, no plano complexo, vértices de um paralelogramo. Três dos números são z1 = –3 –3i, z2 = 1 e z= –1 + (5/2)i. O quarto número tem as partes real e imaginária positivas. Esse número é

(A) 2 + 3i.

(B) 3 + (11/2)i.

(C) 3 + 5i.

(D) 2 + (11/2)i.

(E) 4 + 5i.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 03
Um comerciante comprou um produto com 25% de desconto sobre o preço do catálogo. Ele deseja marcar o preço de venda de modo que, dando um desconto de 25% sobre esse preço, ainda consiga um lucro de 30% sobre o custo. A porcentagem sobre o preço do catálogo que ele deve usar para marcar o preço de venda é

(A) 110%.

(B) 120%.

(C) 130%.

(D) 135%.

(E) 140%.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 04
Uma forma experimental de insulina está sendo injetada a cada 6 horas em um paciente com diabetes. O organismo usa ou elimina a cada 6 horas 50% da droga presente no corpo. O gráfico que melhor representa a quantidade Y da droga no organismo como função do tempo t, em um período de 24 horas, é

unifesp

unifesp


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 05
Se  unifesp  é verdadeira para todo x real, x ≠ 1, x ≠ 2, então o valor de a ⋅ b é

(A) – 4.

(B) – 3.

(C) – 2.

(D) 2.

(E) 6.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 06
A relação P(t) = P0 (1 + r)t , onde r > 0 é constante, representa uma quantidade P que cresce exponencialmente em função do tempo t > 0. P0  é a quantidade inicial e r é a taxa de crescimento num dado período de tempo. Neste caso, o tempo de dobra da quantidade é o período de tempo necessário para ela dobrar. O tempo de dobra T pode ser calculado pela fórmula

(A) T = log(1+ r)².

(B) T = log2.

(C) T = log2r.

(D) T = log2 (1+ r).

(E) T = log(1+ r) (2r).


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 07
De um cartão retangular de base 14 cm e altura 12 cm, deseja-se recortar um quadrado de lado x e um trapézio isósceles, conforme a figura, onde a parte hachurada será retirada.

unifesp

O valor de x em centímetros, para que a área total removida seja mínima, é

(A) 3.

(B) 2.

(C) 1,5.

(D) 1.

(E) 0,5.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 08
Sabe-se que, se b > 1, o valor máximo da expressão y – yb , para y no conjunto IR dos números reais, ocorre quando  unifesp O valor máximo que a função f(x) = sen(x)sen(2x) assume, para x variando em IR, é 

unifesp

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 09
A figura mostra duas roldanas circulares ligadas por uma correia. A roldana maior, com raio 12 cm, gira fazendo 100 rotações por minuto, e a função da correia é fazer a roldana menor girar. Admita que a correia não escorregue.

unifesp

Para que a roldana menor faça 150 rotações por minuto, o seu raio, em centímetros, deve ser

(A) 8.

(B) 7.

(C) 6.

(D) 5.

(E) 4.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 10
Dois triângulos congruentes ABC e ABD, de ângulos 30º, 60º e 90º, estão colocados como mostra a figura, com as hipotenusas AB coincidentes.

unifesp

Se AB = 12 cm, a área comum aos dois triângulos, em centímetros quadrados, é igual a

(A) 6.

(B) 4√3.

(C) 6√3.

(D) 12.

(E) 12√3.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 11
Em uma lanchonete, o custo de 3 sanduíches, 7 refrigerantes e uma torta de maçã é R$ 22,50. Com 4 sanduíches, 10 refrigerantes e uma torta de maçã, o custo vai para  $ 30,50. O custo de um sanduíche, um refrigerante e uma torta de maçã, em reais, é

(A) 7,00.

(B) 6,50.

(C) 6,00.

(D) 5,50.

(E) 5,00.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 12
Se m, p, mp são as três raízes reais não nulas da equação x³ + mx² + mpx + p = 0, a soma das raízes dessa equação será

(A) 3.

(B) 2.

(C) 1.

(D) 0.

(E) –1.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 13
Se um arco de 60º num círculo I tem o mesmo comprimento de um arco de 40º num círculo II, então, a razão da área do círculo I pela área do círculo II é

unifesp

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 14
A figura mostra um arco parabólico ACB de altura CM = 16 cm, sobre uma base AB de 40 cm. M é o ponto médio de AB.

unifesp

A altura do arco em centímetros, em um ponto da base que dista 5 cm de M, é

(A) 15.

(B) 14.

(C) 13.

(D) 12.

(E) 10.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 15
Em um triângulo com lados de comprimentos a, b, c, tem-se (a + b + c)(a + b – c) = 3ab. A medida do ângulo oposto ao lado de comprimento c é

(A) 30º.

(B) 45º.

(C) 60º.

(D) 90º.

(E) 120º.


Biologia

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 16
Certos fármacos, como a colchicina, ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos. Quando células em divisão são tratadas com essas substâncias, a mitose é interrompida na metáfase. Células contendo dois pares de cromossomos homólogos foram tratadas com colchicina, durante um ciclo celular. Após o tratamento, essas células ficaram com:

(A) quatro cromossomos.

(B) dois cromossomos.

(C) seis cromossomos.

(D) dez cromossomos.

(E) oito cromossomos.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 17
A figura mostra uma espiga de milho em que cada grão é um ovário desenvolvido e contém grande quantidade de amido, um polímero que é formado a partir de precursores produzidos pela planta.

unifesp

Considerando a origem da espiga e do amido, é correto afirmar que cada grão de milho:

(A) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores formados a partir da fecundação da oosfera e dos estames.

(B) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores formados a partir da dupla fecundação e do ovário.

(C) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do ovário e de qualquer outro órgão da planta.

(D) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do fruto e das folhas.

(E) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do único cotilédone que o embrião possui.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 18
Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve:

(A) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco.

(B) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor.

(C) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

(D) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

(E) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 19
Esta é a turma do Bob Esponja: 

unifesp

Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrelado-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:

(A) esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.

(B) esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.

(C) estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.

(D) estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.

(E) lula, esponja-do-mar, estrela-do-mar e caranguejo.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 20
A presença de ovos com envoltório rígido é mencionada como uma das principais características que propiciaram a conquista do ambiente terrestre aos vertebrados. Contudo, essa característica só resultou em sucesso adaptativo porque veio acompanhada de outra novidade evolutiva para o grupo no qual surgiu. Tal novidade foi:

(A) a total impermeabilidade da casca.

(B) o cuidado à prole.

(C) a fecundação interna.

(D) o controle interno da temperatura.

(E) a eliminação de excretas pela casca.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 21 
No gráfico, as curvas I, II e III representam o consumo das principais reservas de energia no corpo de uma pessoa em privação alimentar.

unifesp

(A) I - gordura; II - proteína; III - carboidrato.

(B) I - proteína; II - gordura; III - carboidrato.

(C) I - proteína; II - carboidrato; III - gordura.

(D) I - carboidrato; II - proteína; III - gordura.

(E) I - carboidrato; II - gordura; III - proteína.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 22
No artigo “Retrato molecular do Brasil” (Ciência Hoje, 2001), Sérgio Penna, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, revelou que a contribuição dos europeus na composição genética do povo brasileiro fez-se basicamente por meio de indivíduos do sexo masculino, enquanto a contribuição genética de povos indígenas e africanos deu-se por meio das mulheres. Tais conclusões são possíveis com base em estudos moleculares, respectivamente, do DNA do cromossomo

(A) X e de autossomos.

(B) Y e de autossomos.

(C) Y e do cromossomo X.

(D) Y e mitocondrial.

(E) X e mitocondrial.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 23
Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

(A) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.

(B) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testículos para o pênis.

(C) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.

(D) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.

(E) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 24
O mapeamento de toda a seqüência de nucleotídeos existente nos 23 pares de cromossomos humanos

(A) é o que ainda falta fazer após a conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

(B) é a condição necessária para se saber o número de moléculas de RNA existentes em nosso organismo.

(C) é o que nos permitiria conhecer qual a real proporção de proteínas em relação às moléculas de DNA que possuímos.

(D) é o que foi conseguido pelos pesquisadores há alguns anos, sendo apenas um passo no conhecimento de nosso genoma.

(E) significa decifrar o código genético, que só foi descoberto depois da conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 25
Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina. A seqüência desses aminoácidos na proteína correspondente ao segmento do DNA que apresenta a seqüência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente,

(A) treonina, arginina, leucina.

(B) arginina, leucina, treonina.

(C) leucina, arginina, treonina.

(D) treonina, leucina, arginina.

(E) leucina, treonina, arginina.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 26
De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,

(A) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.

(B) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso freqüente.

(C) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.

(D) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.

(E) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 27
Para uma dieta rica em nitrogênio, é recomendado o consumo de certos alimentos, como o feijão e a soja. Isso, porque organismos ............................. vivem em uma relação de ....................... com essas plantas e promovem a ......................., fenômeno que consiste na .................................. no solo.

Nesse texto, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por: 

(A) quimiossintetizantes … mutualismo … nitrificação … formação de nitratos

(B) fotossintetizantes … mutualismo … nitrificação … degradação de nitratos

(C) heterotróficos … mutualismo … desnitrificação … formação de nitratos

(D) autotróficos … inquilinismo … desnitrificação … degradação de amônia

(E) quimiossintetizantes … parasitismo … nitrificação … formação de nitritos


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 28
X, Y, e Z são diferentes espécies de bactérias aeróbicas heterotróficas. X e Z conseguem viver somente em presença de alta luminosidade, próximas à superfície do meio de cultura, e Y só vive em baixa luminosidade, imersa no meio de cultura. Um pesquisador realizou o seguinte experimento:

No recipiente I, implantou uma colônia de bactéria X na superfície e uma colônia de bactéria Y no interior do meio de cultura. No recipiente II, realizou o mesmo procedimento, desta vez com colônias de bactérias X e Z, ambas implantadas na superfície do meio de cultura. Todas as colônias possuíam número semelhante de indivíduos e suprimento alimentar distribuído homogeneamente nos recipientes.

Os resultados da multiplicação das colônias ao longo do tempo encontram-se expressos nos dois gráficos a seguir.

unifesp

Usando exclusivamente as informações fornecidas, pode-se dizer corretamente que 

(A) X e Y competem pelo alimento, porém, ambas são igualmente bem adaptadas na obtenção do mesmo. A bactéria Z, por sua vez, não é capaz de competir com X nem com Y, pois apresenta baixa capacidade adaptativa.

(B) X e Y possuem o mesmo nicho ecológico e possuem habitats diferentes, não ocorrendo competição por alimento. X e Z, por sua vez, possuem nichos muito distintos, mas mesmo habitat, o que promove a competição e a eliminação do menos apto.

(C) X e Y apresentam uma relação mutualística, em que cada uma se beneficia da convivência com a outra e, por isso, ambas se desenvolvem. X e Z apresentam comportamento de predação de Z por X, o que leva à eliminação da colônia.

(D) X e Y ocupam nichos ecológicos muito distintos e, embora o alimento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos semelhantes, havendo competição e eliminação de Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento.

(E) X e Y apresentam uma relação de comensalismo, em que Y se beneficia dos restos de alimento deixados por X. Por sua vez, Z é predada por X até a completa eliminação da colônia.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 29
Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:

(A) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.

(B) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o CO2  que promove o efeito estufa também combina com os gases que destroem a camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.

(C) quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado o buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.

(D) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o CO2 concentrado na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade de que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.

(E) quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior a capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 30
O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.

I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.

II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.

III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.

IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.

Estão corretas somente as afirmações:

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e IV.

(E) III e IV


Geografia

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 31
Relacione as figuras e o aquecimento global. 

unifesp

A principal conseqüência do avanço do mar sobre o delta do Nilo deverá

(A) ocorrer sobre uma das áreas mais produtivas da África, o que acarretará prejuízos à agricultura e à pecuária.

(B) afetar a qualidade da água do curso do rio e impedir o cultivo em suas margens, que depende das cheias para ter água.

(C) atingir a costa mediterrânea, o que gerará enormes perdas aos investidores internacionais do setor turístico.

(D) ocupar uma área densamente povoada, o que poderá levar cerca de 4 milhões de pessoas à migração forçada.

(E) diminuir a biodiversidade em uma das áreas de maior ocorrência de florestas tropicais do mundo.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 32
Observe o mapa e a legenda.

unifesp

O mapa indica

(A) uma concentração de países que consomem mais energia, resultado da globalização dos investimentos econômicos.

(B) um desequilíbrio no acesso à energia entre países do antigo bloco socialista, devido ao controle imposto pelo FMI.

(C) um desequilíbrio no consumo energético gerado pelas diferenças tecnológicas e de renda entre países do mundo.

(D) uma concentração de países com baixo consumo energético na África, graças à migração populacional das áreas rurais.

(E) um desequilíbrio no consumo energético entre países europeus, em razão de investimentos realizados em países periféricos.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 33
A charge, publicada em 07.07.2006, faz alusão à

unifesp

(A) ocupação, por militares dos Estados Unidos, do Iraque, acusado de manter armas nucleares.

(B) contra-ofensiva de Israel ao Líbano, em resposta a agressões promovidas pelo Hizbollah.

(C) presença militar do Ocidente no Oriente Médio, para garantir o acesso a recursos energéticos.

(D) rejeição às forças de paz da ONU, que não evitaram a eclosão de novos conflitos árabe-israelenses.

(E) ação militar de Israel em reação às lideranças do Hamas, que exercem o poder na Palestina.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 34
Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país

(A) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU.

(B) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos.

(C) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio.

(D) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região.

(E) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 35
Os termos “conhecimento local”, “conhecimento indígena”, “conhecimento tradicional” ou mesmo “etnociência” têm surgido com freqüência na última década, com o objetivo de chamar a atenção para a pluralidade de sistemas de produção de saber no mundo e para sua importância nos processos de desenvolvimento.
(Boaventura de Souza Santos, 2005.)

De acordo com o texto,

(A) os povos indígenas atravancam o desenvolvimento e a exploração econômica de áreas naturais protegidas.

(B) a população de uma área protegida deve ser retirada para que ocorra o seu desenvolvimento.

(C) os cientistas que estudam áreas naturais devem programar as ações para o seu desenvolvimento.

(D) a população que vive em áreas naturais é relevante para o desenvolvimento de novas tecnologias.

(E) a população tradicional sofre as conseqüências do desenvolvimento econômico nas áreas protegidas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 36
O processo de urbanização ocorre de maneira desigual no mundo.

unifesp

Identifique, de acordo com o gráfico, os seguintes países:

I. Apresentou o menor crescimento urbano no período e cerca de 72% de taxa de urbanização.

II. Apresentou mais de 2% de crescimento urbano no período e cerca de 30% de taxa de urbanização.

(A) I – China e II – Brasil.

(B) I – Índia e II – Rússia.

(C) I – China e II – Rússia.

(D) I – Índia e II – Brasil.

(E) I – Nigéria e II – Estados Unidos.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 37
A estrutura geológica do perfil AB do mapa pode ser caracterizada como

unifesp

(A) bacias sedimentares intracratônicas, depósitos aluviais e escudos.

(B) escudos, dobramentos e bacias sedimentares intracratônicas.

(C) áreas de soerguimento recente, crátons e escudos.

(D) crátons, áreas de sedimentação recente e dobramentos.

(E) áreas de soerguimento recente, depósitos aluviais e bacias sedimentares intracratônicas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 38
No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões

(A) Sul e Norte do país, devido ao aquecimento do oceanoPacífico.

(B) Sul e Sudeste do país, devido ao resfriamento do oceano Atlântico.

(C) Centro-Oeste e Sudeste do país, devido à penetração da Massa Polar.

(D) Norte e Nordeste do país, devido às emissões de gases de efeito estufa.

(E) Nordeste e Centro-Oeste do país, devido ao recuo da Massa Tropical Atlântica.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 39
Nas últimas décadas, as Forças Armadas brasileiras alteraram a distribuição do efetivo militar no país. Isso decorre da

(A) crise do Mercosul e do retorno das tensões entre vizinhos da bacia do Prata, como a Argentina e o Uruguai.

(B) legalização dos partidos de esquerda na década de 1980, que eliminou as guerrilhas revolucionárias que agiam nos centros urbanos do país.

(C) identificação de pontos do narcotráfico na faixa litorânea do país, para atender o intenso fluxo de turistas estrangeiros.

(D) maior tolerância ao capital internacional desde o início da ditadura militar, agravada pela globalização da economia.

(E) escolha da Amazônia para instalar uma estrutura de vigilância e defesa frente a ameaça de ocupação externa.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 40

unifesp

De acordo com o gráfico, o principal portão de ingresso de turistas estrangeiros no Brasil é o estado

(A) da Bahia, devido à sua localização geográfica.

(B) do Rio de Janeiro, por apresentar a maior oferta de aeroportos do Brasil.

(C) de São Paulo, graças à quantidade de eventos e congressos que abriga.

(D) de Minas Gerais, por ter a maior densidade populacional do país.

(E) do Paraná, por estar junto à fronteira com a Argentina.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 41
Os mapas indicam o IDH no Brasil, por estado, em dois momentos.

unifesp

Está correto afirmar que, nesse período, o IDH

(A) melhorou em todo o país e elevou a posição do Brasil na classificação mundial.

(B) permaneceu baixo em estados do Nordeste, apesar da implementação de programas sociais.

(C) estagnou nas áreas mais ricas do país, resultado de uma política de distribuição de renda.

(D) cresceu nas áreas de maior concentração urbana do Brasil, depois da diminuição do fluxo migratório.

(E) continuou baixo na Amazônia, mesmo com a expansão da fronteira agrícola, baseada no cultivo da soja.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 42
Apesar do desenvolvimento industrial, o Brasil permanece como um grande exportador de minerais. Assinale o mapa que indica a ocorrência do principal minério exportado pelo país.
unifesp

unifesp


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 43
A escolha do Brasil como sede da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorreu em Curitiba, está associada

(A) ao modelo de desenvolvimento urbano de Curitiba, considerado um exemplo mundial.

(B) ao reconhecimento dos serviços prestados pelo país, como o envio de tropas brasileiras ao Haiti.

(C) à condição de país megadiverso que influencia decisões na ordem ambiental internacional.

(D) à aspiração do país a se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

(E) às pressões internacionais sobre a gestão dos recursos naturais no Brasil, em especial na Amazônia.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 44
Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro.

(A) Má infra-estrutura de transporte.

(B) Sítio urbano inadequado.

(C) Desigualdade social elevada.

(D) Desemprego da população.

(E) Elevadas temperaturas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 45
Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A penetração de massas de ar úmidas no estado (...) concentra-se largamente no primeiro semestre do ano. Tal fato confere a muitos setores costeiros e litorâneos um comportamento tendendo a aridez durante o segundo semestre do ano.
(Sales, 2006.)

A oscilação pluvial a que se refere o texto está relacionada à Zona de Convergência Intertropical que, no segundo semestre,

(A) permanece estacionada no Ceará.

(B) migra para o Hemisfério Norte.

(C) penetra no Ceará.

(D) migra para o sul do país.

(E) desvia para o litoral de Pernambuco.


Física

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 46
Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza

(A) vetorial, porque a ela sempre se associa um módulo, uma direção e um sentido.

(B) escalar, porque é definida pela razão entre grandezas escalares: carga elétrica e tempo.

(C) vetorial, porque a corrente elétrica se origina da ação do vetor campo elétrico que atua no interior do condutor.

(D) escalar, porque o eletromagnetismo só pode ser descrito por grandezas escalares.

(E) vetorial, porque as intensidades das correntes que convergem em um nó sempre se somam vetorialmente.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 47
A trajetória de uma partícula, representada na figura, é um arco de circunferência de raio r = 2,0 m, percorrido com velocidade de módulo constante, v = 3,0 m/s.

unifesp

O módulo da aceleração vetorial dessa partícula nesse trecho, em m/s², é

(A) zero.

(B) 1,5.

(C) 3,0.

(D) 4,5.

(E) impossível de ser calculado.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 48
Na representação da figura, o bloco A desce verticalmente e traciona o bloco B, que se movimenta em um plano horizontal por meio de um fio inextensível. Considere desprezíveis as massas do fio e da roldana e todas as forças de resistência ao movimento.

unifesp

Suponha que, no instante representado na figura, o fio se quebre. Pode-se afirmar que, a partir desse instante,

(A) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B pára.

(B) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B passa a se mover com velocidade constante.

(C) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B reduz sua velocidade e tende a parar.

(D) os dois blocos passam a se mover com velocidade constante.

(E) os dois blocos passam a se mover com a mesma aceleração.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 49
Conforme noticiou um site da Internet em 30.8.2006, cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, “criaram uma malha de microfibras sintéticas que utilizam um efeito de altíssima fricção para sustentar cargas em superfícies lisas”, à semelhança dos “incríveis pêlos das patas das lagartixas”. (www.inovacaotecnologica.com.br). Segundo esse site, os pesquisadores demonstraram que a malha criada “consegue suportar uma moeda sobre uma superfície de vidro inclinada a até 80º” (veja a foto).

unifesp

Dados sen 80º = 0,98; cos 80º = 0,17 e tg 80º = 5,7, pode-se afirmar que, nessa situação, o módulo da força de atrito estático máxima entre essa malha, que reveste a face de apoio da moeda, e o vidro, em relação ao módulo do peso da moeda, equivale a, aproximadamente,

(A) 5,7%.

(B) 11%.

(C) 17%.

(D) 57%.

(E) 98%.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 50
A figura mostra a situação anterior a um choque elástico de três bolas idênticas. A bola 1 tem velocidade ; as bolas 2 e 3 estão em repouso. Depois do choque, as bolas passam a ter velocidades unifesp


unifesp
A alternativa que representa uma situação possível para o movimento dessas bolas depois do choque é:

unifesp

unifesp

unifesp
UNIFESP 2007 - QUESTÃO 51
A figura ilustra uma nova tecnologia de movimentação de cargas em terra: em vez de rodas, a plataforma se movimenta sobre uma espécie de colchão de ar aprisionado entre a base da plataforma (onde a carga se apóia) e o piso. Segundo uma das empresas que a comercializa, essa tecnologia “se baseia na eliminação do atrito entre a carga a ser manuseada e o piso, reduzindo quase que totalmente a força necessária [para manter o seu deslocamento]” (http://www.dandorikae.com.br/ m_tecnologia.htm). Essa “eliminação do atrito” se deve à força devida à pressão do ar aprisionado que atua para cima na face inferior da base da plataforma.

unifesp

Suponha que você dispõe dos seguintes dados: 

– as faces superiores da plataforma e da carga (sobre as quais atua a pressão atmosférica) são horizontais e têm área total AS = 0,50 m²;

– a face inferior (na qual atua a pressão do ar aprisionado)é horizontal e tem área AI = 0,25 m²;

– a massa total da carga e da plataforma é M = 1000 kg;

– a pressão atmosférica local é p0 = 1,0 ⋅ 10⁵ Pa;

– a aceleração da gravidade é g = 10 m/s².

Quando a plataforma está em movimento, pode-se afirmar que a pressão do ar aprisionado, em pascal, é de:

(A) 1,2 ⋅ 10⁵.

(B) 2,4 ⋅ 10⁵.

(C) 3,2 ⋅ 10⁵.

(D) 4,4 ⋅ 10⁵.

(E) 5,2 ⋅ 10⁵.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 52
O tanque de expansão térmica é uma tecnologia recente que tem por objetivo proteger caldeiras de aquecimento de água.

Quando a temperatura da caldeira se eleva, a água se expande e pode romper a caldeira. Para que isso não ocorra, a água passa para o tanque de expansão térmica através de uma válvula; o tanque dispõe de um diafragma elástico que permite a volta da água para a caldeira.

unifesp

Suponha que você queira proteger uma caldeira de volume 500 L, destinada a aquecer a água de 20 ºC a 80 ºC; que, entre essas temperaturas, pode-se adotar para o coeficiente de dilatação volumétrica da água o valor médio de 4,4⋅ 10–⁴ ºC–1 e considere desprezíveis a dilatação da caldeira e do tanque. 

Sabendo que o preço de um tanque de expansão térmica para essa finalidade é diretamente proporcional ao seu volume, assinale, das opções fornecidas, qual deve ser o volume do tanque que pode proporcionar a melhor relação custo-benefício.

(A) 4,0 L.

(B) 8,0 L.

(C) 12 L.

(D) 16 L.

(E) 20 L.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 53
Um estudante contou ao seu professor de Física que colocou uma garrafa PET vazia, fechada, no freezer de sua casa. Depois de algum tempo, abriu o freezer e verificou que a garrafa estava amassada. Na primeira versão do estudante, o volume teria se reduzido de apenas 10% do volume inicial; em uma segunda versão, a redução do volume teria sido bem maior, de 50%. Para avaliar a veracidade dessa história, o professor aplicou à situação descrita a Lei Geral dos Gases Perfeitos, fazendo as seguintes hipóteses, que admitiu verdadeiras:

– a garrafa foi bem fechada, à temperatura ambiente de 27 ºC, e não houve vazamento de ar;

– a temperatura do freezer era de –18 ºC;

– houve tempo suficiente para o equilíbrio térmico;

– a pressão interna do freezer tem de ser menor do que a pressão ambiente (pressão atmosférica).

Assim, o professor pôde concluir que o estudante:

(A) falou a verdade na primeira versão, pois só essa redução do volume é compatível com a condição de que a pressão interna do freezer seja menor do que a pressão ambiente.

(B) falou a verdade na segunda versão, pois só essa redução do volume é compatível com a condição de que a pressão interna do freezer seja menor do que a pressão ambiente.

(C) mentiu nas duas versões, pois ambas implicariam em uma pressão interna do freezer maior do que a pressão ambiente.

(D) mentiu nas duas versões, pois é impossível a diminuição do volume da garrafa, qualquer que seja a relação entre a pressão interna do freezer e a pressão ambiente.

(E) mentiu nas duas versões, pois nessas condições a garrafa teria estufado ou até mesmo explodido, tendo em vista que a pressão interna do freezer é muito menor do que a pressão ambiente.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 54
A figura representa uma amostra de um gás, suposto ideal, contida dentro de um cilindro. As paredes laterais e o êmbolo são adiabáticos; a base é diatérmica e está apoiada em uma fonte de calor.

unifesp

Considere duas situações:

I. o êmbolo pode mover-se livremente, permitindo que o gás se expanda à pressão constante;

II. o êmbolo é fixo, mantendo o gás a volume constante.

Suponha que nas duas situações a mesma quantidade de calor é fornecida a esse gás, por meio dessa fonte. Pode-se afirmar que a temperatura desse gás vai aumentar

(A) igualmente em ambas as situações.

(B) mais em I do que em II.

(C) mais em II do que em I.

(D) em I, mas se mantém constante em II.

(E) em II, mas se mantém constante em I.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 55
A figura representa um objeto e cinco espelhos planos, E1, E2, E3, E4 e E5.

unifesp

Assinale a seqüência que representa corretamente as imagens do objeto conjugadas nesses espelhos.


(A) E1:↑ E2:→  E3:🡣  E4:🠔 E5:↑.

(B) E1:↑ E2:⬈ E3:🡣  E4:⬉ E5:↑.

(C) E1:↑ E2:⬈ E3:↑    E4:⬉ E5:↑.

(D) E1:↑ E2:⬉ E3:🡣  E4:⬈ E5:↑.

(E) E1:🡣 E2:→ E3:↑ E4:→ E5:🡣.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 56
O arco-íris resulta da dispersão da luz do Sol quando incide nas gotas praticamente esféricas da água da chuva. Assinale a alternativa que melhor representa a trajetória de um raio de luz em uma gota de água na condição em que ocorre o arcoíris (I indica o raio incidente, vindo do Sol, o círculo representa a gota e O indica a posição do observador).

unifesp

unifesp



UNIFESP 2007 - QUESTÃO 57
Uma das lentes dos óculos de uma pessoa tem convergência +2,0 di. Sabendo que a distância mínima de visão distinta de um olho normal é 0,25 m, pode-se supor que o defeito de visão de um dos olhos dessa pessoa é

(A) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 40 cm.

(B) miopia, e a distância máxima de visão distinta desse olho é 20 cm.

(C) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 50 cm.

(D) miopia, e a distância máxima de visão distinta desse olho é 10 cm.

(E) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 80 cm.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 58 
Uma das especificações mais importantes de uma bateria de automóvel é o ampere-hora (Ah), uma unidade prática que permite ao consumidor fazer uma avaliação prévia da durabilidade da bateria. Em condições ideais, uma bateria de 50 Ah funciona durante 1 h quando percorrida por uma corrente elétrica de intensidade 50 A, ou durante 25 h, se a intensidade da corrente for 2 A. Na prática, o ampere hora nominal de uma bateria só é válido para correntes de baixa intensidade – para correntes de alta intensidade, o valor efetivo do ampere-hora chega a ser um quarto do valor nominal. Tendo em vista essas considerações, pode-se afirmar que o amperehora mede a

(A) potência útil fornecida pela bateria.

(B) potência total consumida pela bateria.

(C) força eletromotriz da bateria.

(D) energia potencial elétrica fornecida pela bateria.

(E) quantidade de carga elétrica fornecida pela bateria.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 59
Uma das mais promissoras novidades tecnológicas atuais em iluminação é um diodo emissor de luz (LED) de alto brilho, comercialmente conhecido como luxeon. Apesar de ter uma área de emissão de luz de 1 mm² e consumir uma potência de apenas 1,0 W, aproximadamente, um desses diodos produz uma iluminação equivalente à de uma lâmpada incandescente comum de 25 W. Para que esse LED opere dentro de suas especificações, o circuito da figura é um dos sugeridos pelo fabricante: a bateria tem fem E = 6,0 V (resistência interna desprezível) e a intensidade da corrente elétrica deve ser de 330 mA.

unifesp

Nessas condições, pode-se concluir que a resistência do resistor R deve ser, em ohms, aproximadamente de:

(A) 2,0.

(B) 4,5.

(C) 9,0.

(D) 12.

(E) 20.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 60
A foto mostra uma lanterna sem pilhas, recentemente lançada no mercado. Ela funciona transformando em energia elétrica a energia cinética que lhe é fornecida pelo usuário – para isso ele deve agitá-la fortemente na direção do seu comprimento. Como o interior dessa lanterna é visível, pode-se ver como funciona: ao agitá-la, o usuário faz um ímã cilíndrico atravessar uma bobina para frente e para trás. O movimento do ímã através da bobina faz aparecer nela uma corrente induzida que percorre e acende a lâmpada.

unifesp

O princípio físico em que se baseia essa lanterna e a corrente induzida na bobina são, respectivamente:

(A) indução eletromagnética; corrente alternada.

(B) indução eletromagnética; corrente contínua.

(C) lei de Coulomb; corrente contínua.

(D) lei de Coulomb; corrente alternada.

(E) lei de Ampère; correntes alternada ou contínua podem ser induzidas.


História

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 61
Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente. 
(Sólon, século VI a.C.)

No governo de Atenas, o autor procurou

(A) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.

(B) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.

(C) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.

(D) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.

(E) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 62
O mosteiro deve ser construído de tal forma que tudo o necessário (a água, o moinho, o jardim e os vários ofícios) exerce-se no interior do mosteiro, de modo que os monges não sejam obrigados a correr para todos os lados de fora, pois isso não é nada bom para suas almas. (Da Regra elaborada por São Bento, fundador da ordem dos beneditinos, em meados do século VI.) 

O texto revela

(A) o desprezo pelo trabalho, pois o mosteiro contava com os camponeses para sobreviver e satisfazer as suas necessidades materiais.

(B) a indiferença com o trabalho, pois a preocupação da ordem era com a salvação espiritual e não com os bens terrenos.

(C) a valorização do trabalho, até então historicamente inédita, visto que os próprios monges deviam prover a sua subsistência.

(D) a presença, entre os monges, de valores bárbaros germânicos, baseados na ociosidade dos dominantes e no trabalho dos dominados.

(E) o fracasso da tentativa dos monges de estabelecer comunidades religiosas que, visando a salvação, abandonavam o mundo.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 63
Sobre as cidades européias na época moderna (séculos XVI a XVIII), é correto afirmar que, em termos gerais,

(A) mantiveram o mesmo grau de autonomia política que haviam gozado durante a Idade Média.

(B) ganharam autonomia política na mesma proporção em que perderam importância econômica.

(C) reforçaram sua segurança construindo muralhas cada vez maiores e mais difíceis de serem transpostas.

(D) perderam, com os reis absolutistas, as imunidades políticas que haviam usufruído na Idade Média.

(E) conquistaram um tal grau de auto-suficiência econômica que puderam viver isoladas do entorno rural.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 64
No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de

(A) igualdade jurídica.

(B) direitos de herança.

(C) liberdade de movimento.

(D) privilégios coletivos.

(E) garantias de propriedade.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 65
A barbárie reaparece, mas desta vez é engendrada no próprio seio da civilização e dela faz parte integrante. 
(K. Marx,1846.)

Que bestas brutas e ferozes! Como permite Deus que as mães os concebam assim. Ah, eis os verdadeiros inimigos e não os russos e os austríacos! 
(T.-R. Bugeaud, 1849.)

Embora de perspectivas diferentes, os dois autores estão se referindo ao mesmo drama social, protagonizado pelo

(A) camponês.

(B) imigrante.

(C) soldado.

(D) empresário.

(E) proletário.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 66
Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo, cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade apenas um fundamento frágil e inconsistente. Nessa encíclica, a Igreja defendia uma posição política

(A) populista.

(B) liberal.

(C) conservadora.

(D) democrática.

(E) progressista.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 67
As diferenças sutis, mas cruciais, entre Hamas, Hizbollah e Al Qaeda são ignoradas quando se designa o terrorismo como o inimigo. Israel é vista como a base avançada da civilização ocidental em luta contra a ameaça existencial lançada pelo islã radical. 
(Lorde Wallace de Saltaire, em discurso na Câmara dos Lordes em julho de 2006.)

Do texto depreende-se que o autor está, com relação ao Estado de Israel e ao terrorismo,

(A) apoiando a política independente do governo de Tony Blair.

(B) elogiando a política intervencionista proposta pela ONU.

(C) defendendo a política intransigente da Comunidade Européia.

(D) alertando para a política cada vez mais beligerante por parte do Irã.

(E) criticando a política fundamentalista do presidente Bush.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 68
A presença, no cenário político hispano-americano atual, de personalidades como Hugo Chávez na Venezuela, Néstor Kirchner na Argentina e Evo Morales na Bolívia, tem sido interpretada por analistas liberal-conservadores de todo o mundo como uma

(A) incógnita, tendo em vista seu caráter inédito.

(B) novidade promissora para o futuro da região.

(C) imitação do regime comunista cubano.

(D) espécie de retorno da figura do caudilho.

(E) volta ao populismo típico do século XIX.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 69
Não é minha intenção que não haja escravos... nós só queremos os lícitos, e defendemos (proibimos) os ilícitos. Essa posição do jesuíta Antônio Vieira, na segunda metade do século XVII,

(A) aceita a escravidão negra mas condena a indígena.

(B) admite a escravidão apenas em caso de guerra justa.

(C) apóia a proibição da escravidão aos que se convertem ao cristianismo.

(D) restringe a escravidão ao trabalho estritamente necessário.

(E) conserva o mesmo ponto de vista tradicional sobre a escravidão em geral. 


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 70
... todos os gêneros produzidos junto ao mar podiam conduzir-se para a Europa facilmente e os do sertão, pelo contrário, nunca chegariam a portos onde os embarcassem, ou, se chegassem, seria com despesas tais que aos lavradores não faria conta largá-los pelo preço por que se vendessem os da Marinha. Estes foram os motivos de antepor a povoação da costa à do sertão. 
(Frei Gaspar da Madre de Deus, em 1797.) 

O texto mostra

(A) o desconhecimento dos colonos das desvantagens de se ocupar o interior.

(B) o caráter litorâneo da colonização portuguesa da América.

(C) o que àquela altura ainda poucos sabiam sobre as desvantagens do sertão.

(D) o contraste entre o povoamento do nordeste e o do sudeste.

(E) o estranhamento do autor sobre o que se passava na região das Minas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 71
Como elemento comum aos vários movimentos insurrecionais que marcaram o período regencial (1831-1840), destaca-se

(A) a oposição ao regime monárquico.

(B) a defesa do regime republicano.

(C) o repúdio à escravidão.

(D) o confronto com o poder centralizado.

(E) o boicote ao voto censitário.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 72
... o mestre que eu tive foi a natureza que me envolve... desse livro secular e imenso, é que eu tirei as páginas de O Guarani, as de Iracema... Daí, e não das obras de [Renée de] Chateaubriand, e menos das de [Fenimore] Cooper, que não eram senão a cópia do original sublime que eu havia lido com o coração.” 
(Do romancista José de Alencar.)

Sobre o texto, pode-se sustentar que o autor

(A) confessa ter seguido modelos externos para compor seus livros.

(B) nega ter se inspirado no sentimento para compor suas obras.

(C) segue uma das fontes de inspiração do romantismo.

(D) acusa Cooper de ter copiado Chateaubriand.

(E) apresenta uma espécie de manifesto nacionalista.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 73
Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época. 
(Aspásia Camargo, “Federalismo e Identidade Nacional”, Brasil, um século de transformações. 2001.)

Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo,

(A) do forte crescimento urbano e das classes médias.

(B) do descontentamento generalizado dos oficiais do Exército.

(C) da postura progressista das elites carioca e paulista.

(D) do crescimento vertiginoso da industrialização e da classe operária.

(E) da influência das vanguardas artísticas européias e norte-americanas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 74
O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório.

Com base no texto, pode-se afirmar que

(A) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.

(B) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.

(C) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.

(D) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.

(E) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 75
Aproximadamente entre o fim do Estado Novo (1945) e o início do Regime Militar (1964), um político (“rouba mas faz”) e um partido (“de bacharéis”) encarnaram no imaginário cívico paulista e brasileiro duas atitudes opostas: a ausência e a exacerbação de moralismo, ou de ética, na política.

Trata-se, respectivamente, de

(A) Jânio Quadros e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

(B) Jango Goulart e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

(C) Carlos Lacerda e do Partido Social Democrático (PSD).

(D) Juscelino Kubitschek e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

(E) Ademar de Barros e da União Democrática Nacional (UDN).


Química

INSTRUÇÃO: o texto seguinte refere-se às questões de números 76 a 78.

Terminou no dia 31 de julho deste ano o prazo para que as empresas ajustem os rótulos das embalagens de alimentos à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das exigências para os novos rótulos é a obrigatoriedade de informar a quantidade de gordura trans, além do valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Sabe-se que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:

I. aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim – LDL-colesterol e

II. redução dos níveis de colesterol bom – HDL-colesterol.

As gorduras trans podem ser formadas por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial.

A gordura trans confere ponto de fusão mais elevado aos óleos vegetais e maior estabilidade à oxidação. Alguns alimentos industrializados são ricos em gorduras trans, tais como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos e margarinas.

Nos alimentos, os ácidos graxos mono e poliinsaturados podem apresentar duas formas estruturais diferentes, a cis e a trans. Aquela que se encontra habitualmente é a forma cis. Durante a hidrogenação, estes ácidos sofrem alterações estruturais fundamentais que levam à transformação da sua estrutura química cis em trans. São apresentadas as estruturas químicas de três ácidos graxos:

unifesp

UNIFESP 2007 - QUESTÃO 76
O ácido graxo classificado como gordura saturada e o ácido graxo que pertence à classe de gordura que, quando consumida em excesso, pode causar o aumento do LDL-colesterol e redução do HDL-colesterol são, respectivamente, os ácidos

(A) esteárico e oléico.

(B) esteárico e elaídico.

(C) oléico e elaídico.

(D) elaídico e oléico.

(E) elaídico e esteárico.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 77
Sabe-se que os pontos de fusão dos três ácidos graxos considerados são 13 °C, 44 °C e 72 °C. Pode-se afirmar que o ácido de menor e o de maior ponto de fusão são, respectivamente, os ácidos

(A) esteárico e oléico.

(B) elaídico e esteárico.

(C) oléico e esteárico. 

(D) oléico e elaídico. 

(E) elaídico e oléico.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 78
A figura mostra um diagrama com reações orgânicas X, Y e Z, produtos I, II e III e o ácido oléico como reagente de partida, sob condições experimentais adequadas.

unifesp

A reação de saponificação e o éster formado são, respectivamente,

(A) X e II.

(B) Y e I.

(C) Y e III.

(D) Z e I.

(E) Z e II.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 79
No passado, alguns refrigerantes à base de soda continham citrato de lítio e os seus fabricantes anunciavam que o lítio proporcionava efeitos benéficos, como energia, entusiasmo e aparência saudável. A partir da década de 1950, o lítio foi retirado da composição daqueles refrigerantes, devido à descoberta de sua ação antipsicótica. Atualmente, o lítio é administrado oralmente, na forma de carbonato de lítio, na terapia de pacientes depressivos. A fórmula química do carbonato de lítio e as características ácido-base de suas soluções aquosas são, respectivamente,

(A) Li2CO3 e ácidas.

(B) Li2CO3 e básicas.

(C) Li2CO4 e neutras.

(D) LiCO4 e ácidas.

(E) LiCO3 e básicas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 80
A figura representa um experimento de coleta de 0,16 g de gás oxigênio em um tubo de ensaio inicialmente preenchido com água destilada a 27 °C.

unifesp

Quando o nível da água dentro do tubo de ensaio é o mesmo que o nível de fora, a pressão no interior do tubo é de 0,86 atm. Dadas a pressão de vapor (H2O) a 27 °C = 0,040 atm e R = 0,082 atm·L·K–¹·mol–¹, o volume de gás, em mL, dentro do tubo de ensaio é igual a

(A) 30.

(B) 140.

(C) 150.

(D) 280.

(E) 300.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 81
A contaminação de águas e solos por metais pesados tem recebido grande atenção dos ambientalistas, devido à toxicidade desses metais ao meio aquático, às plantas, aos animais e à vida humana. Dentre os metais pesados há o chumbo, que é um elemento relativamente abundante na crosta terrestre, tendo uma concentração ao redor de 20 ppm (partes por milhão). Uma amostra de 100 g da crosta terrestre contém um valor médio, em mg de chumbo, igual a

(A) 20.

(B) 10.

(C) 5.

(D) 2.

(E) 1.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 82
O monóxido de nitrogênio é um dos poluentes atmosféricos lançados no ar pelos veículos com motores mal regulados. No cilindro de um motor de explosão interna de alta compressão, a temperatura durante a combustão do combustível com excesso de ar é da ordem de 2400 K e os gases de descarga estão ao redor de 1200 K. O gráfico representa a variação da constante de equilíbrio (escala logarítmica) em função da temperatura, para a reação de formação do NO, dada por

unifesp

Considere as seguintes afirmações:

I. Um catalisador adequado deslocará o equilíbrio da reação no sentido da conversão do NO em N2 e O2.

II. O aumento da pressão favorece a formação do NO.

III. A 2400 K há maior quantidade de NO do que a 1200 K.

IV. A reação de formação do NO é endotérmica.

São corretas as afirmações contidas somente em

(A) I, II e III.

(B) II, III e IV.

(C) I e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 83
Um trabalho desenvolvido por pesquisadores da UNIFESP indica que, embora 70% dos fumantes desejem parar de fumar, apenas 5% conseguem fazê-lo por si mesmos, devido à dependência da nicotina. A dependência do cigarro passou a ser vista não somente como um vício psicológico, mas como uma dependência física, devendo ser tratada como uma doença: “a dependência da nicotina”.

unifesp

Numa embalagem de cigarros, consta que o produto contém mais de 4700 substâncias tóxicas, sendo relacionados o alcatrão, com 6 mg, o monóxido de carbono, com 8 mg, e a nicotina, com 0,65 mg. Os teores dessas substâncias referem-se à fumaça gerada pela queima de um cigarro. A quantidade em mol de moléculas de nicotina presentes na fumaça de um cigarro dessa embalagem é

(A) 4,0 × 10–⁶.

(B) 5,0 × 10–⁶.

(C) 6,0 × 10–⁶.

(D) 7,0 × 10–⁶.

(E) 8,0 × 10–⁶.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 84
No final de junho de 2006, na capital paulista, um acidente na avenida marginal ao rio Pinheiros causou um vazamento de gás, deixando a população preocupada. O forte odor do gás foi perceptível em vários bairros próximos ao local. Tratava-se da substância química butilmercaptana, que é um líquido inflamável e mais volátil que a água, utilizado para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP). A substância tem como sinônimos químicos butanotiol e álcool tiobutílico. Sobre a butilmercaptana, são feitas as seguintes afirmações:

I. Apresenta massa molar igual a 90,2 g/mol.

II. Apresenta maior pressão de vapor do que a água, nas mesmas condições.

III. É menos densa que o ar, nas mesmas condições.

São corretas as afirmações contidas em

(A) I, II e III.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, apenas.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 85
O flúor-18 é um radioisótopo produzido num acelerador cíclotron. Associado à deoxiglucose, esse radioisótopo revela, pela emissão de pósitrons, as áreas do organismo com metabolismo intenso de glicose, como o cérebro, o coração e os tumores ainda em estágio muito inicial. Quando um átomo de flúor-18 emite um pósitron, o átomo resultante será um isótopo do elemento químico

(A) cloro.

(B) flúor.

(C) neônio.

(D) oxigênio.

(E) nitrogênio.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 86
O gás sulfeto de hidrogênio é uma substância que dá aos ovos podres o nauseabundo odor que exalam. Esse gás é formado na reação de um ácido forte, como o ácido clorídrico, HCl(aq), com sulfeto de sódio, Na2S. Considerando que a reação química se processa até consumir todo o reagente limitante, quando são transferidos para um recipiente 195 g de sulfeto de sódio, 584 g de ácido clorídrico a 25% em massa e água destilada, a quantidade produzida de sulfeto de hidrogênio, em gramas, é igual a

(A) 779.

(B) 683.

(C) 234.

(D) 85.

(E) 68.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 87
Na tabela a seguir, é reproduzido um trecho da classificação periódica dos elementos.

unifesp

A partir da análise das propriedades dos elementos, está correto afirmar que

(A) a afinidade eletrônica do neônio é maior que a do flúor.

(B) o fósforo apresenta maior condutividade elétrica que o alumínio.

(C) o nitrogênio é mais eletronegativo que o fósforo.

(D) a primeira energia de ionização do argônio é menor que a do cloro.

(E) o raio do íon Al³ é maior que o do íon Se².


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 88
Alguns medicamentos, à base de AAS (monoácido acetil-salicílico), são utilizados como analgésicos, anti-inflamatórios e desplaquetadores sanguíneos. Nas suas propagandas, consta: O Ministério da Saúde adverte: este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue. Como as plaquetas são as responsáveis pela coagulação sanguínea, esses medicamentos devem ser evitados para que um caso de dengue simples não se transforme em dengue hemorrágica. Sabendo-se que a constante de ionização do AAS é 3 × 10–⁵, o valor que mais se aproxima do pH de uma solução aquosa de AAS 3,3 × 10–⁴ mol/L é

(A) 8.

(B) 6.

(C) 5.

(D) 4.

(E) 3.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 89
A solubilidade da sacarose em água é devida à formação de forças intermoleculares do tipo ........................................... que ocorrem entre estas moléculas. Esse dissacarídeo, quando hidrolisado por ação de soluções aquosas de ácidos diluídos ou pela ação da enzima invertase, resulta em glicose e frutose. A combustão de 1 mol de glicose (C6H12O6 ) libera ............ kJ de energia. Considere os dados da tabela e responda.

unifesp

As lacunas do texto podem ser preenchidas corretamente por

(A) dipolo-dipolo e 2812.

(B) dipolo-dipolo e 588.

(C) ligações de hidrogênio e 2812.

(D) ligações de hidrogênio e 588.

(E) ligações de hidrogênio e 1948.


UNIFESP 2007 - QUESTÃO 90
A cocaína foi o primeiro anestésico injetável, empregado desde o século XIX. Após se descobrir que o seu uso causava dependência física, novas substâncias foram sintetizadas para substituí-la, dentre elas a novocaína.

unifesp

A função orgânica oxigenada encontrada na estrutura da cocaína e o reagente químico que pode ser utilizado para converter o grupo amônio da novocaína da forma de sal para a forma de amina são, respectivamente,

(A) éster e NaOH.

(B) éster e HCl.

(C) éster e H2O.

(D) éter e HCl.

(E) éter e NaOH.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UNIFESP 2007 com Gabarito
Prova UNIFESP 2007 com Gabarito
Prova UNIFESP 2007 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixcCHO3xZZGQKwAVReYLjrDqfVQIqFKmSEgjhq9OajkNLHv62ZZ9DxZs69cqPXf5XVyhx6nzCaWzElQVYyovKGi6xev4bPCuZi0K2yNwJzl8E-FdQXWyUOpazTa3EXyYO0sZ_-qtxlav8/s16000/unifesp-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixcCHO3xZZGQKwAVReYLjrDqfVQIqFKmSEgjhq9OajkNLHv62ZZ9DxZs69cqPXf5XVyhx6nzCaWzElQVYyovKGi6xev4bPCuZi0K2yNwJzl8E-FdQXWyUOpazTa3EXyYO0sZ_-qtxlav8/s72-c/unifesp-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-unifesp-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-unifesp-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo