Prova UNIFESP 2007 com Gabarito

Prova UNIFESP 2007 com Gabarito

Prova UNIFESP 2007 com Gabarito

Matemática

QUESTÃO 01
UNIFESP: Entre os primeiros mil números inteiros positivos, quantos são divisíveis pelos números 2, 3, 4 e 5?

(A) 60.

(B) 30.

(C) 20.

(D) 16.

(E) 15.

GABARITO. (D) 16.

QUESTÃO 02
UNIFESP: Quatro números complexos representam, no plano complexo, vértices de um paralelogramo. Três dos números são z1 = –3 –3i, z2 = 1 e z= –1 + (5/2)i. O quarto número tem as partes real e imaginária positivas. Esse número é

(A) 2 + 3i.

(B) 3 + (11/2)i.

(C) 3 + 5i.

(D) 2 + (11/2)i.

(E) 4 + 5i.

GABARITO. (B) 3 + (11/2)i.

QUESTÃO 03
UNIFESP: Um comerciante comprou um produto com 25% de desconto sobre o preço do catálogo. Ele deseja marcar o preço de venda de modo que, dando um desconto de 25% sobre esse preço, ainda consiga um lucro de 30% sobre o custo. A porcentagem sobre o preço do catálogo que ele deve usar para marcar o preço de venda é

(A) 110%.

(B) 120%.

(C) 130%.

(D) 135%.

(E) 140%.

GABARITO. (C) 130%.

QUESTÃO 04
UNIFESP: Uma forma experimental de insulina está sendo injetada a cada 6 horas em um paciente com diabetes. O organismo usa ou elimina a cada 6 horas 50% da droga presente no corpo. O gráfico que melhor representa a quantidade Y da droga no organismo como função do tempo t, em um período de 24 horas, é

unifesp

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 05
UNIFESP: Se  unifesp  é verdadeira para todo x real, x ≠ 1, x ≠ 2, então o valor de a ⋅ b é

(A) – 4.

(B) – 3.

(C) – 2.

(D) 2.

(E) 6.

GABARITO. (C) – 2.

QUESTÃO 06
UNIFESP: A relação P(t) = P0 (1 + r)t , onde r > 0 é constante, representa uma quantidade P que cresce exponencialmente em função do tempo t > 0. P0  é a quantidade inicial e r é a taxa de crescimento num dado período de tempo. Neste caso, o tempo de dobra da quantidade é o período de tempo necessário para ela dobrar. O tempo de dobra T pode ser calculado pela fórmula

(A) T = log(1+ r)².

(B) T = log2.

(C) T = log2r.

(D) T = log2 (1+ r).

(E) T = log(1+ r) (2r).

GABARITO. (A) T = log(1+ r)².

QUESTÃO 07
UNIFESP: De um cartão retangular de base 14 cm e altura 12 cm, deseja-se recortar um quadrado de lado x e um trapézio isósceles, conforme a figura, onde a parte hachurada será retirada.

unifesp

O valor de x em centímetros, para que a área total removida seja mínima, é

(A) 3.

(B) 2.

(C) 1,5.

(D) 1.

(E) 0,5.

GABARITO. (D) 1.

QUESTÃO 08
UNIFESP: Sabe-se que, se b > 1, o valor máximo da expressão y – yb , para y no conjunto IR dos números reais, ocorre quando  unifesp O valor máximo que a função f(x) = sen(x)sen(2x) assume, para x variando em IR, é 

unifesp

GABARITO.  unifesp

QUESTÃO 09
UNIFESP: A figura mostra duas roldanas circulares ligadas por uma correia. A roldana maior, com raio 12 cm, gira fazendo 100 rotações por minuto, e a função da correia é fazer a roldana menor girar. Admita que a correia não escorregue.

unifesp

Para que a roldana menor faça 150 rotações por minuto, o seu raio, em centímetros, deve ser

(A) 8.

(B) 7.

(C) 6.

(D) 5.

(E) 4.

GABARITO. (A) 8.

QUESTÃO 10
UNIFESP: Dois triângulos congruentes ABC e ABD, de ângulos 30º, 60º e 90º, estão colocados como mostra a figura, com as hipotenusas AB coincidentes.

unifesp

Se AB = 12 cm, a área comum aos dois triângulos, em centímetros quadrados, é igual a

(A) 6.

(B) 4√3.

(C) 6√3.

(D) 12.

(E) 12√3.

GABARITO. (E) 12√3.

QUESTÃO 11
UNIFESP: Em uma lanchonete, o custo de 3 sanduíches, 7 refrigerantes e uma torta de maçã é R$ 22,50. Com 4 sanduíches, 10 refrigerantes e uma torta de maçã, o custo vai para  $ 30,50. O custo de um sanduíche, um refrigerante e uma torta de maçã, em reais, é

(A) 7,00.

(B) 6,50.

(C) 6,00.

(D) 5,50.

(E) 5,00.

GABARITO. (B) 6,50.

QUESTÃO 12
UNIFESP: Se m, p, mp são as três raízes reais não nulas da equação x³ + mx² + mpx + p = 0, a soma das raízes dessa equação será

(A) 3.

(B) 2.

(C) 1.

(D) 0.

(E) –1.

GABARITO. (E) –1.

QUESTÃO 13
UNIFESP: Se um arco de 60º num círculo I tem o mesmo comprimento de um arco de 40º num círculo II, então, a razão da área do círculo I pela área do círculo II é

unifesp

GABARITO.  unifesp

QUESTÃO 14
UNIFESP: A figura mostra um arco parabólico ACB de altura CM = 16 cm, sobre uma base AB de 40 cm. M é o ponto médio de AB.

unifesp

A altura do arco em centímetros, em um ponto da base que dista 5 cm de M, é

(A) 15.

(B) 14.

(C) 13.

(D) 12.

(E) 10.

GABARITO. (A) 15.

QUESTÃO 15
UNIFESP: Em um triângulo com lados de comprimentos a, b, c, tem-se (a + b + c)(a + b – c) = 3ab. A medida do ângulo oposto ao lado de comprimento c é

(A) 30º.

(B) 45º.

(C) 60º.

(D) 90º.

(E) 120º.

GABARITO. (C) 60º.

Biologia

QUESTÃO 16
UNIFESP: Certos fármacos, como a colchicina, ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos. Quando células em divisão são tratadas com essas substâncias, a mitose é interrompida na metáfase. Células contendo dois pares de cromossomos homólogos foram tratadas com colchicina, durante um ciclo celular. Após o tratamento, essas células ficaram com:

(A) quatro cromossomos.

(B) dois cromossomos.

(C) seis cromossomos.

(D) dez cromossomos.

(E) oito cromossomos.

GABARITO. (E) oito cromossomos.

QUESTÃO 17
UNIFESP: A figura mostra uma espiga de milho em que cada grão é um ovário desenvolvido e contém grande quantidade de amido, um polímero que é formado a partir de precursores produzidos pela planta.

unifesp

Considerando a origem da espiga e do amido, é correto afirmar que cada grão de milho:

(A) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores formados a partir da fecundação da oosfera e dos estames.

(B) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores formados a partir da dupla fecundação e do ovário.

(C) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do ovário e de qualquer outro órgão da planta.

(D) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do fruto e das folhas.

(E) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do único cotilédone que o embrião possui.

GABARITO. (C) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do ovário e de qualquer outro órgão da planta.

QUESTÃO 18
UNIFESP: Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve:

(A) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco.

(B) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor.

(C) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

(D) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

(E) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.

GABARITO. (C) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

QUESTÃO 19
UNIFESP: Esta é a turma do Bob Esponja: 

unifesp

Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrelado-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:

(A) esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.

(B) esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.

(C) estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.

(D) estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.

(E) lula, esponja-do-mar, estrela-do-mar e caranguejo.

GABARITO. (B) esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.

QUESTÃO 20
UNIFESP: A presença de ovos com envoltório rígido é mencionada como uma das principais características que propiciaram a conquista do ambiente terrestre aos vertebrados. Contudo, essa característica só resultou em sucesso adaptativo porque veio acompanhada de outra novidade evolutiva para o grupo no qual surgiu. Tal novidade foi:

(A) a total impermeabilidade da casca.

(B) o cuidado à prole.

(C) a fecundação interna.

(D) o controle interno da temperatura.

(E) a eliminação de excretas pela casca.

GABARITO. (C) a fecundação interna.

QUESTÃO 21 
UNIFESP: No gráfico, as curvas I, II e III representam o consumo das principais reservas de energia no corpo de uma pessoa em privação alimentar.

unifesp

(A) I - gordura; II - proteína; III - carboidrato.

(B) I - proteína; II - gordura; III - carboidrato.

(C) I - proteína; II - carboidrato; III - gordura.

(D) I - carboidrato; II - proteína; III - gordura.

(E) I - carboidrato; II - gordura; III - proteína.

GABARITO. (E) I - carboidrato; II - gordura; III - proteína.

QUESTÃO 22
UNIFESP: No artigo “Retrato molecular do Brasil” (Ciência Hoje, 2001), Sérgio Penna, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, revelou que a contribuição dos europeus na composição genética do povo brasileiro fez-se basicamente por meio de indivíduos do sexo masculino, enquanto a contribuição genética de povos indígenas e africanos deu-se por meio das mulheres. Tais conclusões são possíveis com base em estudos moleculares, respectivamente, do DNA do cromossomo

(A) X e de autossomos.

(B) Y e de autossomos.

(C) Y e do cromossomo X.

(D) Y e mitocondrial.

(E) X e mitocondrial.

GABARITO. (D) Y e mitocondrial.

QUESTÃO 23
UNIFESP: Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

(A) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.

(B) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testículos para o pênis.

(C) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.

(D) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.

(E) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

GABARITO. (B) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testículos para o pênis.

QUESTÃO 24
UNIFESP: O mapeamento de toda a seqüência de nucleotídeos existente nos 23 pares de cromossomos humanos

(A) é o que ainda falta fazer após a conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

(B) é a condição necessária para se saber o número de moléculas de RNA existentes em nosso organismo.

(C) é o que nos permitiria conhecer qual a real proporção de proteínas em relação às moléculas de DNA que possuímos.

(D) é o que foi conseguido pelos pesquisadores há alguns anos, sendo apenas um passo no conhecimento de nosso genoma.

(E) significa decifrar o código genético, que só foi descoberto depois da conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

GABARITO. (D) é o que foi conseguido pelos pesquisadores há alguns anos, sendo apenas um passo no conhecimento de nosso genoma.

QUESTÃO 25
UNIFESP: Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina. A seqüência desses aminoácidos na proteína correspondente ao segmento do DNA que apresenta a seqüência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente,

(A) treonina, arginina, leucina.

(B) arginina, leucina, treonina.

(C) leucina, arginina, treonina.

(D) treonina, leucina, arginina.

(E) leucina, treonina, arginina.

GABARITO. (E) leucina, treonina, arginina.

QUESTÃO 26
UNIFESP: De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,

(A) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.

(B) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso freqüente.

(C) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.

(D) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.

(E) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.

GABARITO. (A) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.

QUESTÃO 27
UNIFESP: Para uma dieta rica em nitrogênio, é recomendado o consumo de certos alimentos, como o feijão e a soja. Isso, porque organismos ............................. vivem em uma relação de ....................... com essas plantas e promovem a ......................., fenômeno que consiste na .................................. no solo.

Nesse texto, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por: 

(A) quimiossintetizantes … mutualismo … nitrificação … formação de nitratos

(B) fotossintetizantes … mutualismo … nitrificação … degradação de nitratos

(C) heterotróficos … mutualismo … desnitrificação … formação de nitratos

(D) autotróficos … inquilinismo … desnitrificação … degradação de amônia

(E) quimiossintetizantes … parasitismo … nitrificação … formação de nitritos

GABARITO. (A) quimiossintetizantes … mutualismo … nitrificação … formação de nitratos

QUESTÃO 28
UNIFESP: X, Y, e Z são diferentes espécies de bactérias aeróbicas heterotróficas. X e Z conseguem viver somente em presença de alta luminosidade, próximas à superfície do meio de cultura, e Y só vive em baixa luminosidade, imersa no meio de cultura. Um pesquisador realizou o seguinte experimento:

No recipiente I, implantou uma colônia de bactéria X na superfície e uma colônia de bactéria Y no interior do meio de cultura. No recipiente II, realizou o mesmo procedimento, desta vez com colônias de bactérias X e Z, ambas implantadas na superfície do meio de cultura. Todas as colônias possuíam número semelhante de indivíduos e suprimento alimentar distribuído homogeneamente nos recipientes.

Os resultados da multiplicação das colônias ao longo do tempo encontram-se expressos nos dois gráficos a seguir.

unifesp

Usando exclusivamente as informações fornecidas, pode-se dizer corretamente que 

(A) X e Y competem pelo alimento, porém, ambas são igualmente bem adaptadas na obtenção do mesmo. A bactéria Z, por sua vez, não é capaz de competir com X nem com Y, pois apresenta baixa capacidade adaptativa.

(B) X e Y possuem o mesmo nicho ecológico e possuem habitats diferentes, não ocorrendo competição por alimento. X e Z, por sua vez, possuem nichos muito distintos, mas mesmo habitat, o que promove a competição e a eliminação do menos apto.

(C) X e Y apresentam uma relação mutualística, em que cada uma se beneficia da convivência com a outra e, por isso, ambas se desenvolvem. X e Z apresentam comportamento de predação de Z por X, o que leva à eliminação da colônia.

(D) X e Y ocupam nichos ecológicos muito distintos e, embora o alimento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos semelhantes, havendo competição e eliminação de Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento.

(E) X e Y apresentam uma relação de comensalismo, em que Y se beneficia dos restos de alimento deixados por X. Por sua vez, Z é predada por X até a completa eliminação da colônia.

GABARITO. (D) X e Y ocupam nichos ecológicos muito distintos e, embora o alimento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos semelhantes, havendo competição e eliminação de Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento.

QUESTÃO 29
UNIFESP: Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:

(A) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.

(B) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o CO2  que promove o efeito estufa também combina com os gases que destroem a camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.

(C) quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado o buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.

(D) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o CO2 concentrado na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade de que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.

(E) quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior a capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.

GABARITO. (A) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.

QUESTÃO 30
UNIFESP: O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.

I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.

II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.

III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.

IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.

Estão corretas somente as afirmações:

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e IV.

(E) III e IV

GABARITO. (C) I e IV.

Geografia

QUESTÃO 31
UNIFESP: Relacione as figuras e o aquecimento global. 

unifesp

A principal conseqüência do avanço do mar sobre o delta do Nilo deverá

(A) ocorrer sobre uma das áreas mais produtivas da África, o que acarretará prejuízos à agricultura e à pecuária.

(B) afetar a qualidade da água do curso do rio e impedir o cultivo em suas margens, que depende das cheias para ter água.

(C) atingir a costa mediterrânea, o que gerará enormes perdas aos investidores internacionais do setor turístico.

(D) ocupar uma área densamente povoada, o que poderá levar cerca de 4 milhões de pessoas à migração forçada.

(E) diminuir a biodiversidade em uma das áreas de maior ocorrência de florestas tropicais do mundo.

GABARITO. (D) ocupar uma área densamente povoada, o que poderá levar cerca de 4 milhões de pessoas à migração forçada.

QUESTÃO 32
UNIFESP: Observe o mapa e a legenda.

unifesp

O mapa indica

(A) uma concentração de países que consomem mais energia, resultado da globalização dos investimentos econômicos.

(B) um desequilíbrio no acesso à energia entre países do antigo bloco socialista, devido ao controle imposto pelo FMI.

(C) um desequilíbrio no consumo energético gerado pelas diferenças tecnológicas e de renda entre países do mundo.

(D) uma concentração de países com baixo consumo energético na África, graças à migração populacional das áreas rurais.

(E) um desequilíbrio no consumo energético entre países europeus, em razão de investimentos realizados em países periféricos.

GABARITO. (C) um desequilíbrio no consumo energético gerado pelas diferenças tecnológicas e de renda entre países do mundo.

QUESTÃO 33
UNIFESP: A charge, publicada em 07.07.2006, faz alusão à

unifesp

(A) ocupação, por militares dos Estados Unidos, do Iraque, acusado de manter armas nucleares.

(B) contra-ofensiva de Israel ao Líbano, em resposta a agressões promovidas pelo Hizbollah.

(C) presença militar do Ocidente no Oriente Médio, para garantir o acesso a recursos energéticos.

(D) rejeição às forças de paz da ONU, que não evitaram a eclosão de novos conflitos árabe-israelenses.

(E) ação militar de Israel em reação às lideranças do Hamas, que exercem o poder na Palestina.

GABARITO. (E) ação militar de Israel em reação às lideranças do Hamas, que exercem o poder na Palestina.

QUESTÃO 34
UNIFESP: Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país

(A) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU.

(B) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos.

(C) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio.

(D) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região.

(E) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.

GABARITO. (A) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU.

QUESTÃO 35
UNIFESP: Os termos “conhecimento local”, “conhecimento indígena”, “conhecimento tradicional” ou mesmo “etnociência” têm surgido com freqüência na última década, com o objetivo de chamar a atenção para a pluralidade de sistemas de produção de saber no mundo e para sua importância nos processos de desenvolvimento.
(Boaventura de Souza Santos, 2005.)

De acordo com o texto,

(A) os povos indígenas atravancam o desenvolvimento e a exploração econômica de áreas naturais protegidas.

(B) a população de uma área protegida deve ser retirada para que ocorra o seu desenvolvimento.

(C) os cientistas que estudam áreas naturais devem programar as ações para o seu desenvolvimento.

(D) a população que vive em áreas naturais é relevante para o desenvolvimento de novas tecnologias.

(E) a população tradicional sofre as conseqüências do desenvolvimento econômico nas áreas protegidas.

GABARITO. (D) a população que vive em áreas naturais é relevante para o desenvolvimento de novas tecnologias.

QUESTÃO 36
UNIFESP: O processo de urbanização ocorre de maneira desigual no mundo.

unifesp

Identifique, de acordo com o gráfico, os seguintes países:

I. Apresentou o menor crescimento urbano no período e cerca de 72% de taxa de urbanização.

II. Apresentou mais de 2% de crescimento urbano no período e cerca de 30% de taxa de urbanização.

(A) I – China e II – Brasil.

(B) I – Índia e II – Rússia.

(C) I – China e II – Rússia.

(D) I – Índia e II – Brasil.

(E) I – Nigéria e II – Estados Unidos.

GABARITO. (B) I – Índia e II – Rússia.

QUESTÃO 37
UNIFESP: A estrutura geológica do perfil AB do mapa pode ser caracterizada como

unifesp

(A) bacias sedimentares intracratônicas, depósitos aluviais e escudos.

(B) escudos, dobramentos e bacias sedimentares intracratônicas.

(C) áreas de soerguimento recente, crátons e escudos.

(D) crátons, áreas de sedimentação recente e dobramentos.

(E) áreas de soerguimento recente, depósitos aluviais e bacias sedimentares intracratônicas.

GABARITO. (D) crátons, áreas de sedimentação recente e dobramentos.

QUESTÃO 38
UNIFESP: No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões

(A) Sul e Norte do país, devido ao aquecimento do oceanoPacífico.

(B) Sul e Sudeste do país, devido ao resfriamento do oceano Atlântico.

(C) Centro-Oeste e Sudeste do país, devido à penetração da Massa Polar.

(D) Norte e Nordeste do país, devido às emissões de gases de efeito estufa.

(E) Nordeste e Centro-Oeste do país, devido ao recuo da Massa Tropical Atlântica.

GABARITO. (A) Sul e Norte do país, devido ao aquecimento do oceanoPacífico.

QUESTÃO 39
UNIFESP: Nas últimas décadas, as Forças Armadas brasileiras alteraram a distribuição do efetivo militar no país. Isso decorre da

(A) crise do Mercosul e do retorno das tensões entre vizinhos da bacia do Prata, como a Argentina e o Uruguai.

(B) legalização dos partidos de esquerda na década de 1980, que eliminou as guerrilhas revolucionárias que agiam nos centros urbanos do país.

(C) identificação de pontos do narcotráfico na faixa litorânea do país, para atender o intenso fluxo de turistas estrangeiros.

(D) maior tolerância ao capital internacional desde o início da ditadura militar, agravada pela globalização da economia.

(E) escolha da Amazônia para instalar uma estrutura de vigilância e defesa frente a ameaça de ocupação externa.

GABARITO. (E) escolha da Amazônia para instalar uma estrutura de vigilância e defesa frente a ameaça de ocupação externa.

QUESTÃO 40

unifesp

UNIFESP: De acordo com o gráfico, o principal portão de ingresso de turistas estrangeiros no Brasil é o estado

(A) da Bahia, devido à sua localização geográfica.

(B) do Rio de Janeiro, por apresentar a maior oferta de aeroportos do Brasil.

(C) de São Paulo, graças à quantidade de eventos e congressos que abriga.

(D) de Minas Gerais, por ter a maior densidade populacional do país.

(E) do Paraná, por estar junto à fronteira com a Argentina.

GABARITO. (C) de São Paulo, graças à quantidade de eventos e congressos que abriga.

QUESTÃO 41
UNIFESP: Os mapas indicam o IDH no Brasil, por estado, em dois momentos.

unifesp

Está correto afirmar que, nesse período, o IDH

(A) melhorou em todo o país e elevou a posição do Brasil na classificação mundial.

(B) permaneceu baixo em estados do Nordeste, apesar da implementação de programas sociais.

(C) estagnou nas áreas mais ricas do país, resultado de uma política de distribuição de renda.

(D) cresceu nas áreas de maior concentração urbana do Brasil, depois da diminuição do fluxo migratório.

(E) continuou baixo na Amazônia, mesmo com a expansão da fronteira agrícola, baseada no cultivo da soja.

GABARITO. (B) permaneceu baixo em estados do Nordeste, apesar da implementação de programas sociais.

QUESTÃO 42
UNIFESP: Apesar do desenvolvimento industrial, o Brasil permanece como um grande exportador de minerais. Assinale o mapa que indica a ocorrência do principal minério exportado pelo país.
unifesp

unifesp

GABARITO.  

unifesp

QUESTÃO 43
UNIFESP: A escolha do Brasil como sede da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorreu em Curitiba, está associada

(A) ao modelo de desenvolvimento urbano de Curitiba, considerado um exemplo mundial.

(B) ao reconhecimento dos serviços prestados pelo país, como o envio de tropas brasileiras ao Haiti.

(C) à condição de país megadiverso que influencia decisões na ordem ambiental internacional.

(D) à aspiração do país a se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

(E) às pressões internacionais sobre a gestão dos recursos naturais no Brasil, em especial na Amazônia.

GABARITO. (C) à condição de país megadiverso que influencia decisões na ordem ambiental internacional.

QUESTÃO 44
UNIFESP: Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro.

(A) Má infra-estrutura de transporte.

(B) Sítio urbano inadequado.

(C) Desigualdade social elevada.

(D) Desemprego da população.

(E) Elevadas temperaturas.

GABARITO. (A) Má infra-estrutura de transporte.

QUESTÃO 45
UNIFESP: Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A penetração de massas de ar úmidas no estado (...) concentra-se largamente no primeiro semestre do ano. Tal fato confere a muitos setores costeiros e litorâneos um comportamento tendendo a aridez durante o segundo semestre do ano.
(Sales, 2006.)

A oscilação pluvial a que se refere o texto está relacionada à Zona de Convergência Intertropical que, no segundo semestre,

(A) permanece estacionada no Ceará.

(B) migra para o Hemisfério Norte.

(C) penetra no Ceará.

(D) migra para o sul do país.

(E) desvia para o litoral de Pernambuco.

GABARITO. (B) migra para o Hemisfério Norte.

Física

QUESTÃO 46
UNIFESP: Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza

(A) vetorial, porque a ela sempre se associa um módulo, uma direção e um sentido.

(B) escalar, porque é definida pela razão entre grandezas escalares: carga elétrica e tempo.

(C) vetorial, porque a corrente elétrica se origina da ação do vetor campo elétrico que atua no interior do condutor.

(D) escalar, porque o eletromagnetismo só pode ser descrito por grandezas escalares.

(E) vetorial, porque as intensidades das correntes que convergem em um nó sempre se somam vetorialmente.

GABARITO. (B) escalar, porque é definida pela razão entre grandezas escalares: carga elétrica e tempo.

QUESTÃO 47
UNIFESP: A trajetória de uma partícula, representada na figura, é um arco de circunferência de raio r = 2,0 m, percorrido com velocidade de módulo constante, v = 3,0 m/s.

unifesp

O módulo da aceleração vetorial dessa partícula nesse trecho, em m/s², é

(A) zero.

(B) 1,5.

(C) 3,0.

(D) 4,5.

(E) impossível de ser calculado.

GABARITO. (D) 4,5.

QUESTÃO 48
UNIFESP: Na representação da figura, o bloco A desce verticalmente e traciona o bloco B, que se movimenta em um plano horizontal por meio de um fio inextensível. Considere desprezíveis as massas do fio e da roldana e todas as forças de resistência ao movimento.

unifesp

Suponha que, no instante representado na figura, o fio se quebre. Pode-se afirmar que, a partir desse instante,

(A) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B pára.

(B) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B passa a se mover com velocidade constante.

(C) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B reduz sua velocidade e tende a parar.

(D) os dois blocos passam a se mover com velocidade constante.

(E) os dois blocos passam a se mover com a mesma aceleração.

GABARITO. (B) o bloco A adquire aceleração igual à da gravidade; o bloco B passa a se mover com velocidade constante.

QUESTÃO 49
UNIFESP: Conforme noticiou um site da Internet em 30.8.2006, cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, “criaram uma malha de microfibras sintéticas que utilizam um efeito de altíssima fricção para sustentar cargas em superfícies lisas”, à semelhança dos “incríveis pêlos das patas das lagartixas”. (www.inovacaotecnologica.com.br). Segundo esse site, os pesquisadores demonstraram que a malha criada “consegue suportar uma moeda sobre uma superfície de vidro inclinada a até 80º” (veja a foto).

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Dados sen 80º = 0,98; cos 80º = 0,17 e tg 80º = 5,7, pode-se afirmar que, nessa situação, o módulo da força de atrito estático máxima entre essa malha, que reveste a face de apoio da moeda, e o vidro, em relação ao módulo do peso da moeda, equivale a, aproximadamente,

(A) 5,7%.

(B) 11%.

(C) 17%.

(D) 57%.

(E) 98%.

GABARITO. (E) 98%.

QUESTÃO 50
UNIFESP: A figura mostra a situação anterior a um choque elástico de três bolas idênticas. A bola 1 tem velocidade ; as bolas 2 e 3 estão em repouso. Depois do choque, as bolas passam a ter velocidades unifesp


unifesp
A alternativa que representa uma situação possível para o movimento dessas bolas depois do choque é:

unifesp

unifesp

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 51
UNIFESP: A figura ilustra uma nova tecnologia de movimentação de cargas em terra: em vez de rodas, a plataforma se movimenta sobre uma espécie de colchão de ar aprisionado entre a base da plataforma (onde a carga se apóia) e o piso. Segundo uma das empresas que a comercializa, essa tecnologia “se baseia na eliminação do atrito entre a carga a ser manuseada e o piso, reduzindo quase que totalmente a força necessária [para manter o seu deslocamento]” (http://www.dandorikae.com.br/ m_tecnologia.htm). Essa “eliminação do atrito” se deve à força devida à pressão do ar aprisionado que atua para cima na face inferior da base da plataforma.

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Suponha que você dispõe dos seguintes dados: 

– as faces superiores da plataforma e da carga (sobre as quais atua a pressão atmosférica) são horizontais e têm área total AS = 0,50 m²;

– a face inferior (na qual atua a pressão do ar aprisionado)é horizontal e tem área AI = 0,25 m²;

– a massa total da carga e da plataforma é M = 1000 kg;

– a pressão atmosférica local é p0 = 1,0 ⋅ 10⁵ Pa;

– a aceleração da gravidade é g = 10 m/s².

Quando a plataforma está em movimento, pode-se afirmar que a pressão do ar aprisionado, em pascal, é de:

(A) 1,2 ⋅ 10⁵.

(B) 2,4 ⋅ 10⁵.

(C) 3,2 ⋅ 10⁵.

(D) 4,4 ⋅ 10⁵.

(E) 5,2 ⋅ 10⁵.

GABARITO. (B) 2,4 ⋅ 10⁵.

QUESTÃO 52
UNIFESP: O tanque de expansão térmica é uma tecnologia recente que tem por objetivo proteger caldeiras de aquecimento de água.

Quando a temperatura da caldeira se eleva, a água se expande e pode romper a caldeira. Para que isso não ocorra, a água passa para o tanque de expansão térmica através de uma válvula; o tanque dispõe de um diafragma elástico que permite a volta da água para a caldeira.

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Suponha que você queira proteger uma caldeira de volume 500 L, destinada a aquecer a água de 20 ºC a 80 ºC; que, entre essas temperaturas, pode-se adotar para o coeficiente de dilatação volumétrica da água o valor médio de 4,4⋅ 10–⁴ ºC–1 e considere desprezíveis a dilatação da caldeira e do tanque. 

Sabendo que o preço de um tanque de expansão térmica para essa finalidade é diretamente proporcional ao seu volume, assinale, das opções fornecidas, qual deve ser o volume do tanque que pode proporcionar a melhor relação custo-benefício.

(A) 4,0 L.

(B) 8,0 L.

(C) 12 L.

(D) 16 L.

(E) 20 L.

GABARITO. (D) 16 L.

QUESTÃO 53
UNIFESP: Um estudante contou ao seu professor de Física que colocou uma garrafa PET vazia, fechada, no freezer de sua casa. Depois de algum tempo, abriu o freezer e verificou que a garrafa estava amassada. Na primeira versão do estudante, o volume teria se reduzido de apenas 10% do volume inicial; em uma segunda versão, a redução do volume teria sido bem maior, de 50%. Para avaliar a veracidade dessa história, o professor aplicou à situação descrita a Lei Geral dos Gases Perfeitos, fazendo as seguintes hipóteses, que admitiu verdadeiras:

– a garrafa foi bem fechada, à temperatura ambiente de 27 ºC, e não houve vazamento de ar;

– a temperatura do freezer era de –18 ºC;

– houve tempo suficiente para o equilíbrio térmico;

– a pressão interna do freezer tem de ser menor do que a pressão ambiente (pressão atmosférica).

Assim, o professor pôde concluir que o estudante:

(A) falou a verdade na primeira versão, pois só essa redução do volume é compatível com a condição de que a pressão interna do freezer seja menor do que a pressão ambiente.

(B) falou a verdade na segunda versão, pois só essa redução do volume é compatível com a condição de que a pressão interna do freezer seja menor do que a pressão ambiente.

(C) mentiu nas duas versões, pois ambas implicariam em uma pressão interna do freezer maior do que a pressão ambiente.

(D) mentiu nas duas versões, pois é impossível a diminuição do volume da garrafa, qualquer que seja a relação entre a pressão interna do freezer e a pressão ambiente.

(E) mentiu nas duas versões, pois nessas condições a garrafa teria estufado ou até mesmo explodido, tendo em vista que a pressão interna do freezer é muito menor do que a pressão ambiente.

GABARITO. (A) falou a verdade na primeira versão, pois só essa redução do volume é compatível com a condição de que a pressão interna do freezer seja menor do que a pressão ambiente.

QUESTÃO 54
UNIFESP: A figura representa uma amostra de um gás, suposto ideal, contida dentro de um cilindro. As paredes laterais e o êmbolo são adiabáticos; a base é diatérmica e está apoiada em uma fonte de calor.

unifesp

Considere duas situações:

I. o êmbolo pode mover-se livremente, permitindo que o gás se expanda à pressão constante;

II. o êmbolo é fixo, mantendo o gás a volume constante.

Suponha que nas duas situações a mesma quantidade de calor é fornecida a esse gás, por meio dessa fonte. Pode-se afirmar que a temperatura desse gás vai aumentar

(A) igualmente em ambas as situações.

(B) mais em I do que em II.

(C) mais em II do que em I.

(D) em I, mas se mantém constante em II.

(E) em II, mas se mantém constante em I.

GABARITO. (C) mais em II do que em I.

QUESTÃO 55
UNIFESP: A figura representa um objeto e cinco espelhos planos, E1, E2, E3, E4 e E5.

unifesp

Assinale a seqüência que representa corretamente as imagens do objeto conjugadas nesses espelhos.


(A) E1:↑ E2:→  E3:🡣  E4:🠔 E5:↑.

(B) E1:↑ E2:⬈ E3:🡣  E4:⬉ E5:↑.

(C) E1:↑ E2:⬈ E3:↑    E4:⬉ E5:↑.

(D) E1:↑ E2:⬉ E3:🡣  E4:⬈ E5:↑.

(E) E1:🡣 E2:→ E3:↑ E4:→ E5:🡣.

GABARITO. (A) E1:↑ E2:→  E3:🡣  E4:🠔 E5:↑.

QUESTÃO 56
UNIFESP: O arco-íris resulta da dispersão da luz do Sol quando incide nas gotas praticamente esféricas da água da chuva. Assinale a alternativa que melhor representa a trajetória de um raio de luz em uma gota de água na condição em que ocorre o arcoíris (I indica o raio incidente, vindo do Sol, o círculo representa a gota e O indica a posição do observador).

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unifesp


GABARITO.

 unifesp

QUESTÃO 57
UNIFESP: Uma das lentes dos óculos de uma pessoa tem convergência +2,0 di. Sabendo que a distância mínima de visão distinta de um olho normal é 0,25 m, pode-se supor que o defeito de visão de um dos olhos dessa pessoa é

(A) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 40 cm.

(B) miopia, e a distância máxima de visão distinta desse olho é 20 cm.

(C) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 50 cm.

(D) miopia, e a distância máxima de visão distinta desse olho é 10 cm.

(E) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 80 cm.

GABARITO. (C) hipermetropia, e a distância mínima de visão distinta desse olho é 50 cm.

QUESTÃO 58 
UNIFESP: Uma das especificações mais importantes de uma bateria de automóvel é o ampere-hora (Ah), uma unidade prática que permite ao consumidor fazer uma avaliação prévia da durabilidade da bateria. Em condições ideais, uma bateria de 50 Ah funciona durante 1 h quando percorrida por uma corrente elétrica de intensidade 50 A, ou durante 25 h, se a intensidade da corrente for 2 A. Na prática, o ampere hora nominal de uma bateria só é válido para correntes de baixa intensidade – para correntes de alta intensidade, o valor efetivo do ampere-hora chega a ser um quarto do valor nominal. Tendo em vista essas considerações, pode-se afirmar que o amperehora mede a

(A) potência útil fornecida pela bateria.

(B) potência total consumida pela bateria.

(C) força eletromotriz da bateria.

(D) energia potencial elétrica fornecida pela bateria.

(E) quantidade de carga elétrica fornecida pela bateria.

GABARITO. (E) quantidade de carga elétrica fornecida pela bateria.

QUESTÃO 59
UNIFESP: Uma das mais promissoras novidades tecnológicas atuais em iluminação é um diodo emissor de luz (LED) de alto brilho, comercialmente conhecido como luxeon. Apesar de ter uma área de emissão de luz de 1 mm² e consumir uma potência de apenas 1,0 W, aproximadamente, um desses diodos produz uma iluminação equivalente à de uma lâmpada incandescente comum de 25 W. Para que esse LED opere dentro de suas especificações, o circuito da figura é um dos sugeridos pelo fabricante: a bateria tem fem E = 6,0 V (resistência interna desprezível) e a intensidade da corrente elétrica deve ser de 330 mA.

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Nessas condições, pode-se concluir que a resistência do resistor R deve ser, em ohms, aproximadamente de:

(A) 2,0.

(B) 4,5.

(C) 9,0.

(D) 12.

(E) 20.

GABARITO. (C) 9,0.

QUESTÃO 60
UNIFESP: A foto mostra uma lanterna sem pilhas, recentemente lançada no mercado. Ela funciona transformando em energia elétrica a energia cinética que lhe é fornecida pelo usuário – para isso ele deve agitá-la fortemente na direção do seu comprimento. Como o interior dessa lanterna é visível, pode-se ver como funciona: ao agitá-la, o usuário faz um ímã cilíndrico atravessar uma bobina para frente e para trás. O movimento do ímã através da bobina faz aparecer nela uma corrente induzida que percorre e acende a lâmpada.

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O princípio físico em que se baseia essa lanterna e a corrente induzida na bobina são, respectivamente:

(A) indução eletromagnética; corrente alternada.

(B) indução eletromagnética; corrente contínua.

(C) lei de Coulomb; corrente contínua.

(D) lei de Coulomb; corrente alternada.

(E) lei de Ampère; correntes alternada ou contínua podem ser induzidas.

GABARITO. (A) indução eletromagnética; corrente alternada.

História

QUESTÃO 61
UNIFESP: Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente. 
(Sólon, século VI a.C.)

No governo de Atenas, o autor procurou

(A) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.

(B) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.

(C) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.

(D) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.

(E) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

GABARITO. (B) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.

QUESTÃO 62
UNIFESP: O mosteiro deve ser construído de tal forma que tudo o necessário (a água, o moinho, o jardim e os vários ofícios) exerce-se no interior do mosteiro, de modo que os monges não sejam obrigados a correr para todos os lados de fora, pois isso não é nada bom para suas almas. (Da Regra elaborada por São Bento, fundador da ordem dos beneditinos, em meados do século VI.) 

O texto revela

(A) o desprezo pelo trabalho, pois o mosteiro contava com os camponeses para sobreviver e satisfazer as suas necessidades materiais.

(B) a indiferença com o trabalho, pois a preocupação da ordem era com a salvação espiritual e não com os bens terrenos.

(C) a valorização do trabalho, até então historicamente inédita, visto que os próprios monges deviam prover a sua subsistência.

(D) a presença, entre os monges, de valores bárbaros germânicos, baseados na ociosidade dos dominantes e no trabalho dos dominados.

(E) o fracasso da tentativa dos monges de estabelecer comunidades religiosas que, visando a salvação, abandonavam o mundo.

GABARITO. (C) a valorização do trabalho, até então historicamente inédita, visto que os próprios monges deviam prover a sua subsistência.

QUESTÃO 63
UNIFESP: Sobre as cidades européias na época moderna (séculos XVI a XVIII), é correto afirmar que, em termos gerais,

(A) mantiveram o mesmo grau de autonomia política que haviam gozado durante a Idade Média.

(B) ganharam autonomia política na mesma proporção em que perderam importância econômica.

(C) reforçaram sua segurança construindo muralhas cada vez maiores e mais difíceis de serem transpostas.

(D) perderam, com os reis absolutistas, as imunidades políticas que haviam usufruído na Idade Média.

(E) conquistaram um tal grau de auto-suficiência econômica que puderam viver isoladas do entorno rural.

GABARITO. (D) perderam, com os reis absolutistas, as imunidades políticas que haviam usufruído na Idade Média.

QUESTÃO 64
UNIFESP: No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de

(A) igualdade jurídica.

(B) direitos de herança.

(C) liberdade de movimento.

(D) privilégios coletivos.

(E) garantias de propriedade.

GABARITO. (A) igualdade jurídica.

QUESTÃO 65
UNIFESP: A barbárie reaparece, mas desta vez é engendrada no próprio seio da civilização e dela faz parte integrante. 
(K. Marx,1846.)

Que bestas brutas e ferozes! Como permite Deus que as mães os concebam assim. Ah, eis os verdadeiros inimigos e não os russos e os austríacos! 
(T.-R. Bugeaud, 1849.)

Embora de perspectivas diferentes, os dois autores estão se referindo ao mesmo drama social, protagonizado pelo

(A) camponês.

(B) imigrante.

(C) soldado.

(D) empresário.

(E) proletário.

GABARITO. (E) proletário.

QUESTÃO 66
UNIFESP: Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo, cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade apenas um fundamento frágil e inconsistente. Nessa encíclica, a Igreja defendia uma posição política

(A) populista.

(B) liberal.

(C) conservadora.

(D) democrática.

(E) progressista.

GABARITO. (C) conservadora.

QUESTÃO 67
UNIFESP: As diferenças sutis, mas cruciais, entre Hamas, Hizbollah e Al Qaeda são ignoradas quando se designa o terrorismo como o inimigo. Israel é vista como a base avançada da civilização ocidental em luta contra a ameaça existencial lançada pelo islã radical. 
(Lorde Wallace de Saltaire, em discurso na Câmara dos Lordes em julho de 2006.)

Do texto depreende-se que o autor está, com relação ao Estado de Israel e ao terrorismo,

(A) apoiando a política independente do governo de Tony Blair.

(B) elogiando a política intervencionista proposta pela ONU.

(C) defendendo a política intransigente da Comunidade Européia.

(D) alertando para a política cada vez mais beligerante por parte do Irã.

(E) criticando a política fundamentalista do presidente Bush.

GABARITO. (E) criticando a política fundamentalista do presidente Bush.

QUESTÃO 68
UNIFESP: A presença, no cenário político hispano-americano atual, de personalidades como Hugo Chávez na Venezuela, Néstor Kirchner na Argentina e Evo Morales na Bolívia, tem sido interpretada por analistas liberal-conservadores de todo o mundo como uma

(A) incógnita, tendo em vista seu caráter inédito.

(B) novidade promissora para o futuro da região.

(C) imitação do regime comunista cubano.

(D) espécie de retorno da figura do caudilho.

(E) volta ao populismo típico do século XIX.

GABARITO. (D) espécie de retorno da figura do caudilho.

QUESTÃO 69
UNIFESP: Não é minha intenção que não haja escravos... nós só queremos os lícitos, e defendemos (proibimos) os ilícitos. Essa posição do jesuíta Antônio Vieira, na segunda metade do século XVII,

(A) aceita a escravidão negra mas condena a indígena.

(B) admite a escravidão apenas em caso de guerra justa.

(C) apóia a proibição da escravidão aos que se convertem ao cristianismo.

(D) restringe a escravidão ao trabalho estritamente necessário.

(E) conserva o mesmo ponto de vista tradicional sobre a escravidão em geral. 

GABARITO. (A) aceita a escravidão negra mas condena a indígena.

QUESTÃO 70
UNIFESP: ... todos os gêneros produzidos junto ao mar podiam conduzir-se para a Europa facilmente e os do sertão, pelo contrário, nunca chegariam a portos onde os embarcassem, ou, se chegassem, seria com despesas tais que aos lavradores não faria conta largá-los pelo preço por que se vendessem os da Marinha. Estes foram os motivos de antepor a povoação da costa à do sertão. 
(Frei Gaspar da Madre de Deus, em 1797.) 

O texto mostra

(A) o desconhecimento dos colonos das desvantagens de se ocupar o interior.

(B) o caráter litorâneo da colonização portuguesa da América.

(C) o que àquela altura ainda poucos sabiam sobre as desvantagens do sertão.

(D) o contraste entre o povoamento do nordeste e o do sudeste.

(E) o estranhamento do autor sobre o que se passava na região das Minas.

GABARITO. (B) o caráter litorâneo da colonização portuguesa da América.

QUESTÃO 71
UNIFESP: Como elemento comum aos vários movimentos insurrecionais que marcaram o período regencial (1831-1840), destaca-se

(A) a oposição ao regime monárquico.

(B) a defesa do regime republicano.

(C) o repúdio à escravidão.

(D) o confronto com o poder centralizado.

(E) o boicote ao voto censitário.

GABARITO. (D) o confronto com o poder centralizado.

QUESTÃO 72
UNIFESP: “... o mestre que eu tive foi a natureza que me envolve... desse livro secular e imenso, é que eu tirei as páginas de O Guarani, as de Iracema... Daí, e não das obras de [Renée de] Chateaubriand, e menos das de [Fenimore] Cooper, que não eram senão a cópia do original sublime que eu havia lido com o coração.” 
(Do romancista José de Alencar.)

Sobre o texto, pode-se sustentar que o autor

(A) confessa ter seguido modelos externos para compor seus livros.

(B) nega ter se inspirado no sentimento para compor suas obras.

(C) segue uma das fontes de inspiração do romantismo.

(D) acusa Cooper de ter copiado Chateaubriand.

(E) apresenta uma espécie de manifesto nacionalista.

GABARITO. (C) segue uma das fontes de inspiração do romantismo.

QUESTÃO 73
UNIFESP: Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época. 
(Aspásia Camargo, “Federalismo e Identidade Nacional”, Brasil, um século de transformações. 2001.)

Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo,

(A) do forte crescimento urbano e das classes médias.

(B) do descontentamento generalizado dos oficiais do Exército.

(C) da postura progressista das elites carioca e paulista.

(D) do crescimento vertiginoso da industrialização e da classe operária.

(E) da influência das vanguardas artísticas européias e norte-americanas.

GABARITO. (A) do forte crescimento urbano e das classes médias.

QUESTÃO 74
UNIFESP: O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório.

Com base no texto, pode-se afirmar que

(A) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.

(B) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.

(C) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.

(D) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.

(E) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.

GABARITO. (B) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.

QUESTÃO 75
UNIFESP: Aproximadamente entre o fim do Estado Novo (1945) e o início do Regime Militar (1964), um político (“rouba mas faz”) e um partido (“de bacharéis”) encarnaram no imaginário cívico paulista e brasileiro duas atitudes opostas: a ausência e a exacerbação de moralismo, ou de ética, na política.

Trata-se, respectivamente, de

(A) Jânio Quadros e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

(B) Jango Goulart e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

(C) Carlos Lacerda e do Partido Social Democrático (PSD).

(D) Juscelino Kubitschek e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

(E) Ademar de Barros e da União Democrática Nacional (UDN).

GABARITO. (E) Ademar de Barros e da União Democrática Nacional (UDN).

Química

INSTRUÇÃO: o texto seguinte refere-se às questões de números 76 a 78.

Terminou no dia 31 de julho deste ano o prazo para que as empresas ajustem os rótulos das embalagens de alimentos à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das exigências para os novos rótulos é a obrigatoriedade de informar a quantidade de gordura trans, além do valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Sabe-se que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:

I. aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim – LDL-colesterol e

II. redução dos níveis de colesterol bom – HDL-colesterol.

As gorduras trans podem ser formadas por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial.

A gordura trans confere ponto de fusão mais elevado aos óleos vegetais e maior estabilidade à oxidação. Alguns alimentos industrializados são ricos em gorduras trans, tais como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos e margarinas.

Nos alimentos, os ácidos graxos mono e poliinsaturados podem apresentar duas formas estruturais diferentes, a cis e a trans. Aquela que se encontra habitualmente é a forma cis. Durante a hidrogenação, estes ácidos sofrem alterações estruturais fundamentais que levam à transformação da sua estrutura química cis em trans. São apresentadas as estruturas químicas de três ácidos graxos:

unifesp

QUESTÃO 76
UNIFESP: O ácido graxo classificado como gordura saturada e o ácido graxo que pertence à classe de gordura que, quando consumida em excesso, pode causar o aumento do LDL-colesterol e redução do HDL-colesterol são, respectivamente, os ácidos

(A) esteárico e oléico.

(B) esteárico e elaídico.

(C) oléico e elaídico.

(D) elaídico e oléico.

(E) elaídico e esteárico.

GABARITO. (B) esteárico e elaídico.

QUESTÃO 77
UNIFESP: Sabe-se que os pontos de fusão dos três ácidos graxos considerados são 13 °C, 44 °C e 72 °C. Pode-se afirmar que o ácido de menor e o de maior ponto de fusão são, respectivamente, os ácidos

(A) esteárico e oléico.

(B) elaídico e esteárico.

(C) oléico e esteárico. 

(D) oléico e elaídico. 

(E) elaídico e oléico.

GABARITO. (C) oléico e esteárico. 

QUESTÃO 78
UNIFESP: A figura mostra um diagrama com reações orgânicas X, Y e Z, produtos I, II e III e o ácido oléico como reagente de partida, sob condições experimentais adequadas.

unifesp

A reação de saponificação e o éster formado são, respectivamente,

(A) X e II.

(B) Y e I.

(C) Y e III.

(D) Z e I.

(E) Z e II.

GABARITO. (E) Z e II.

QUESTÃO 79
UNIFESP: No passado, alguns refrigerantes à base de soda continham citrato de lítio e os seus fabricantes anunciavam que o lítio proporcionava efeitos benéficos, como energia, entusiasmo e aparência saudável. A partir da década de 1950, o lítio foi retirado da composição daqueles refrigerantes, devido à descoberta de sua ação antipsicótica. Atualmente, o lítio é administrado oralmente, na forma de carbonato de lítio, na terapia de pacientes depressivos. A fórmula química do carbonato de lítio e as características ácido-base de suas soluções aquosas são, respectivamente,

(A) Li2CO3 e ácidas.

(B) Li2CO3 e básicas.

(C) Li2CO4 e neutras.

(D) LiCO4 e ácidas.

(E) LiCO3 e básicas.

GABARITO. (B) Li2CO3 e básicas.

QUESTÃO 80
UNIFESP: A figura representa um experimento de coleta de 0,16 g de gás oxigênio em um tubo de ensaio inicialmente preenchido com água destilada a 27 °C.

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Quando o nível da água dentro do tubo de ensaio é o mesmo que o nível de fora, a pressão no interior do tubo é de 0,86 atm. Dadas a pressão de vapor (H2O) a 27 °C = 0,040 atm e R = 0,082 atm·L·K–¹·mol–¹, o volume de gás, em mL, dentro do tubo de ensaio é igual a

(A) 30.

(B) 140.

(C) 150.

(D) 280.

(E) 300.

GABARITO. (C) 150.

QUESTÃO 81
UNIFESP: A contaminação de águas e solos por metais pesados tem recebido grande atenção dos ambientalistas, devido à toxicidade desses metais ao meio aquático, às plantas, aos animais e à vida humana. Dentre os metais pesados há o chumbo, que é um elemento relativamente abundante na crosta terrestre, tendo uma concentração ao redor de 20 ppm (partes por milhão). Uma amostra de 100 g da crosta terrestre contém um valor médio, em mg de chumbo, igual a

(A) 20.

(B) 10.

(C) 5.

(D) 2.

(E) 1.

GABARITO. (D) 2.

QUESTÃO 82
UNIFESP: O monóxido de nitrogênio é um dos poluentes atmosféricos lançados no ar pelos veículos com motores mal regulados. No cilindro de um motor de explosão interna de alta compressão, a temperatura durante a combustão do combustível com excesso de ar é da ordem de 2400 K e os gases de descarga estão ao redor de 1200 K. O gráfico representa a variação da constante de equilíbrio (escala logarítmica) em função da temperatura, para a reação de formação do NO, dada por

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Considere as seguintes afirmações:

I. Um catalisador adequado deslocará o equilíbrio da reação no sentido da conversão do NO em N2 e O2.

II. O aumento da pressão favorece a formação do NO.

III. A 2400 K há maior quantidade de NO do que a 1200 K.

IV. A reação de formação do NO é endotérmica.

São corretas as afirmações contidas somente em

(A) I, II e III.

(B) II, III e IV.

(C) I e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.

GABARITO. (E) III e IV.

QUESTÃO 83
UNIFESP: Um trabalho desenvolvido por pesquisadores da UNIFESP indica que, embora 70% dos fumantes desejem parar de fumar, apenas 5% conseguem fazê-lo por si mesmos, devido à dependência da nicotina. A dependência do cigarro passou a ser vista não somente como um vício psicológico, mas como uma dependência física, devendo ser tratada como uma doença: “a dependência da nicotina”.

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Numa embalagem de cigarros, consta que o produto contém mais de 4700 substâncias tóxicas, sendo relacionados o alcatrão, com 6 mg, o monóxido de carbono, com 8 mg, e a nicotina, com 0,65 mg. Os teores dessas substâncias referem-se à fumaça gerada pela queima de um cigarro. A quantidade em mol de moléculas de nicotina presentes na fumaça de um cigarro dessa embalagem é

(A) 4,0 × 10–⁶.

(B) 5,0 × 10–⁶.

(C) 6,0 × 10–⁶.

(D) 7,0 × 10–⁶.

(E) 8,0 × 10–⁶.

GABARITO. (A) 4,0 × 10–⁶.

QUESTÃO 84
UNIFESP: No final de junho de 2006, na capital paulista, um acidente na avenida marginal ao rio Pinheiros causou um vazamento de gás, deixando a população preocupada. O forte odor do gás foi perceptível em vários bairros próximos ao local. Tratava-se da substância química butilmercaptana, que é um líquido inflamável e mais volátil que a água, utilizado para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP). A substância tem como sinônimos químicos butanotiol e álcool tiobutílico. Sobre a butilmercaptana, são feitas as seguintes afirmações:

I. Apresenta massa molar igual a 90,2 g/mol.

II. Apresenta maior pressão de vapor do que a água, nas mesmas condições.

III. É menos densa que o ar, nas mesmas condições.

São corretas as afirmações contidas em

(A) I, II e III.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, apenas.

GABARITO. (B) I e II, apenas.

QUESTÃO 85
UNIFESP: O flúor-18 é um radioisótopo produzido num acelerador cíclotron. Associado à deoxiglucose, esse radioisótopo revela, pela emissão de pósitrons, as áreas do organismo com metabolismo intenso de glicose, como o cérebro, o coração e os tumores ainda em estágio muito inicial. Quando um átomo de flúor-18 emite um pósitron, o átomo resultante será um isótopo do elemento químico

(A) cloro.

(B) flúor.

(C) neônio.

(D) oxigênio.

(E) nitrogênio.

GABARITO. (D) oxigênio.

QUESTÃO 86
UNIFESP: O gás sulfeto de hidrogênio é uma substância que dá aos ovos podres o nauseabundo odor que exalam. Esse gás é formado na reação de um ácido forte, como o ácido clorídrico, HCl(aq), com sulfeto de sódio, Na2S. Considerando que a reação química se processa até consumir todo o reagente limitante, quando são transferidos para um recipiente 195 g de sulfeto de sódio, 584 g de ácido clorídrico a 25% em massa e água destilada, a quantidade produzida de sulfeto de hidrogênio, em gramas, é igual a

(A) 779.

(B) 683.

(C) 234.

(D) 85.

(E) 68.

GABARITO. (E) 68.

QUESTÃO 87
UNIFESP: Na tabela a seguir, é reproduzido um trecho da classificação periódica dos elementos.

unifesp

A partir da análise das propriedades dos elementos, está correto afirmar que

(A) a afinidade eletrônica do neônio é maior que a do flúor.

(B) o fósforo apresenta maior condutividade elétrica que o alumínio.

(C) o nitrogênio é mais eletronegativo que o fósforo.

(D) a primeira energia de ionização do argônio é menor que a do cloro.

(E) o raio do íon Al³ é maior que o do íon Se².

GABARITO. (C) o nitrogênio é mais eletronegativo que o fósforo.

QUESTÃO 88
UNIFESP: Alguns medicamentos, à base de AAS (monoácido acetil-salicílico), são utilizados como analgésicos, anti-inflamatórios e desplaquetadores sanguíneos. Nas suas propagandas, consta: O Ministério da Saúde adverte: este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue. Como as plaquetas são as responsáveis pela coagulação sanguínea, esses medicamentos devem ser evitados para que um caso de dengue simples não se transforme em dengue hemorrágica. Sabendo-se que a constante de ionização do AAS é 3 × 10–⁵, o valor que mais se aproxima do pH de uma solução aquosa de AAS 3,3 × 10–⁴ mol/L é

(A) 8.

(B) 6.

(C) 5.

(D) 4.

(E) 3.

GABARITO. (D) 4.

QUESTÃO 89
UNIFESP: A solubilidade da sacarose em água é devida à formação de forças intermoleculares do tipo ........................................... que ocorrem entre estas moléculas. Esse dissacarídeo, quando hidrolisado por ação de soluções aquosas de ácidos diluídos ou pela ação da enzima invertase, resulta em glicose e frutose. A combustão de 1 mol de glicose (C6H12O6 ) libera ............ kJ de energia. Considere os dados da tabela e responda.

unifesp

As lacunas do texto podem ser preenchidas corretamente por

(A) dipolo-dipolo e 2812.

(B) dipolo-dipolo e 588.

(C) ligações de hidrogênio e 2812.

(D) ligações de hidrogênio e 588.

(E) ligações de hidrogênio e 1948.

GABARITO. (C) ligações de hidrogênio e 2812.

QUESTÃO 90
UNIFESP: A cocaína foi o primeiro anestésico injetável, empregado desde o século XIX. Após se descobrir que o seu uso causava dependência física, novas substâncias foram sintetizadas para substituí-la, dentre elas a novocaína.

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A função orgânica oxigenada encontrada na estrutura da cocaína e o reagente químico que pode ser utilizado para converter o grupo amônio da novocaína da forma de sal para a forma de amina são, respectivamente,

(A) éster e NaOH.

(B) éster e HCl.

(C) éster e H2O.

(D) éter e HCl.

(E) éter e NaOH.

GABARITO. (A) éster e NaOH.

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DESTAQUE

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administração,6,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,33085,advogado,1,agricultura,1,agronomia,3,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,265,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,53,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,141,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,5,bioquimica,1,blogger,3,bncc,1,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,78,ciências contábeis,19,ciências da saúde,1,ciências econômicas,3,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,286,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,4,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,146,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,12,educação infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,43,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,32,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades bncc,6,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,13,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,2,matematica,110,matemática financeira,1,medicina,20,medicina legal,2,medicina veterinaria,4,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,8,o que e,2,oab,180,obmep,6,odontologia,7,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,145,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,2,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,633,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,105,provas enade,159,provas encceja,19,provas enem,25,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,181,provas puc,3,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,14,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,8,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,211,psicologia,13,publicidade e propaganda,2,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,64,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,24,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2915,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,894,questão de biomedicina,95,questão de ciências,664,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2600,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,448,questão de estatistica,24,questão de farmácia,193,questão de filosofia,189,questão de física,1128,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,132,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,107,questão de geografia,816,questão de história,1417,questão de informática,127,questão de inglês,989,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2100,questão de medicina,272,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,160,questão de odontologia,127,questão de português,2883,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,188,questão de química,960,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,133,questão de terapia ocupacional,81,questão de vestibular,14826,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,2703,questão do encceja,660,questão do enem,1102,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,141,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,38,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,55,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,53,questões,29338,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,2,redacao,122,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,2,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,3,seguranca do trabalho,1,serviço social,4,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,3,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,5,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,18,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,670,videos,5,vivo,1,zootecnia,3,
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