Prova CEFET-MG 2015.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2015.1 (Técnico) com Gabarito Português As questões de  (01)  a  (08)  referem-se ao texto a seguir.  O rolezinho da juv...
Prova CEFET-MG 2015.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2015.1 (Técnico) com Gabarito

Português

As questões de (01) a (08) referem-se ao texto a seguir. 

O rolezinho da juventude nas ruas do consumo e do protesto

por Renato Souza de Almeida

Os jovens têm criado formas cada vez mais interessantes de  manifestação. Desde as jornadas de junho de 2013 – que levou às  ruas milhares de brasileiros – até os chamados “rolezinhos” – que  também vêm colocando centenas em circulação – se instalou uma  crise na análise daqueles que insistiam em afirmar uma possível  apatia dessa geração juvenil.

“Sair de rolê...” significa dar uma circulada despretensiosa  pela vila ou pela cidade. É possível dar um rolê de trem, de ônibus ou a pé. Geralmente, o rolê está ligado ao lazer ou a alguma prática cultural. Sai de rolê o pichador, o skatista, o caminhante... O que vem chamando a atenção de muita gente é como um simples gesto de sair e circular de forma livre tem ocupado um papel central nas principais mobilizações juvenis na cidade de São Paulo nos últimos tempos.

[...] Quem não é mais jovem e sempre morou nas periferias  de São Paulo, com raras exceções, vai se recordar que a rua era o  espaço por excelência da sociabilidade, do lazer e da convivência. Com a chegada do asfalto, vieram também muitos carros e se  instituiu como verdade o discurso de que a rua é lugar perigoso e  violento. Para muitos adultos, as políticas culturais só se justificam  se for para “tirar os jovens das ruas”. Para os jovens, ao contrário,  suas ações culturais só têm força e sentido quando acontecem na  rua, no espaço público. A condenação da rua como espaço da violência veio  acompanhada da chegada dos shopping centers também às  periferias. Muita gente vai ao shopping tentar encontrar um vazio  deixado pelo “fim” das ruas. Para além do consumo, busca-se  num shopping um passeio mais livre, solto, e a possibilidade de encontro com pessoas de fora do círculo mais próximo, familiar. No  entanto, esse encontro não acontece. Tampouco a livre circulação.  As pessoas só encontram uma multidão “sem rosto e coração”  – nos dizeres dos Racionais MC’s –, e a circulação no interior do  shopping não pode ocorrer de forma livre e espontânea. Ela tem regras claras e rígidas: os pobres podem circular pelo shopping, contanto que finjam pertencer a outra classe social. Mesmo que circulem no shopping sem recursos para consumir, eles devem desejar consumir. Da mesma forma, os negros podem circular pelo shopping tranquilamente, desde que finjam ser brancos nas  vestimentas, nos cabelos, no comportamento etc.

Os rolezinhos em shoppings – da periferia ou das áreas  abastadas –, que se tornaram um fenômeno neste verão, têm  características muito semelhantes com os pancadões de rua  realizados de forma espontânea e congregam um número  significativo de jovens que se reúnem, sobretudo, em torno da  expressão cultural do funk. O polêmico e famigerado funk é um  dos principais mobilizadores dos jovens na metrópole paulistana. E  um dos segredos da sua força não está necessariamente no apelo  sexual de algumas músicas ou na sua batida envolvente, mas na  forma como ressignificou as ruas para esses jovens. “No dia em  que tem pancadão, a rua é nossa!” E se a rua é “nossa”, pode-se fazer qualquer coisa, inclusive não fazer nada... E, se o “som é de preto, de favelado e, quando toca, ninguém fica parado”, não há  necessidade de fingir ser outra coisa, como exigem os shoppings centers. Ao contrário, é um momento de afirmação dessa mesma identidade periférica. Nesse sentido, estar no shopping – no local que a sociedade estabeleceu para substituir a rua – é bastante provocador.

Os  rolezinhos levaram para dentro do paraíso do consumo a afirmação  daquilo que esse mesmo espaço lhes nega: sua identidade periférica.  Se quando o jovem vai ao shopping namorar ou consumir com alguns amigos ele deve fingir algo que não é, com os rolezinhos  ele afirma aquilo que é! E quando faz essa afirmação ele revela a  contradição na lógica dos shopping centers. Ou seja, os rolezinhos põem por terra a aparente circulação livre e o espaço aberto que os  shoppings dizem proporcionar. Quando o jovem afirma, por meio do rolezinho, sua identidade de negro e pobre, a contradição se  evidencia e a polícia é acionada, e tão logo o paraíso do consumo e do prazer se revela como o inferno do preconceito racial e da violência.

Esses jovens que hoje mobilizam os rolezinhos são  intitulados “geração shopping center”, consumista, por parte dos mais velhos. Porém a prática dos rolezinhos nos shoppings está revelando a contradição mais aguda desse espaço que tentou tomar o locus simbólico da rua. Nos rolezinhos, os jovens não são consumidores, mas produtores. Produzem um novo jeito de circular pelo shopping. Produzem uma prática cultural que se contradiz com esse lugar. Produzem contradição e desordem no sistema. E produzem uma nova gramática política ao afirmar sua classe num espaço que existe para negá-la. [...]
Disponível em: < http://www.diplomatique.org.br>.
Acesso em: 29 ago. 2014 - Artigo publicado em 03 fev. 2014 (fragmento de texto)

CEFET-MG - QUESTÃO 01
O principal objetivo do texto é

a) tecer elogios a jovens que se manifestam de forma crítica frente a problemas sociais.

b) denunciar a falta de espaço público para manifestações culturais nos grandes centros. 

c) defender o funk como uma manifestação cultural que representa a juventude atual.

d) demonstrar como um movimento social é capaz de explicitar o preconceito entre classes.


CEFET-MG - QUESTÃO 02
No primeiro parágrafo, a referência a fatos como as manifestações de junho de 2013 e a ocorrência de rolezinhos tem a finalidade de

a) analisar impactos da ação juvenil sobre a sociedade. 

b) apresentar a opinião da sociedade sobre os adolescentes.

c) contextualizar a discussão sobre o comportamento de jovens.

d) demonstrar a visão de algumas pessoas a respeito da apatia juvenil.


CEFET-MG - QUESTÃO 03
“Sai de rolê o pichador, o skatista, o caminhante... O que vem chamando a atenção de muita gente é como um simples gesto de sair e circular de forma livre tem ocupado um papel central nas principais mobilizações juvenis na cidade de São Paulo nos últimos tempos.” (2º. parágrafo)

Nesse trecho, o uso das reticências tem sentido equivalente ao emprego do termo

a) “entretanto”.

b) “conforme”.

c) “porque”.

d) “pois”.


CEFET-MG - QUESTÃO 04
De acordo com a opinião defendida pelo autor, o fenômeno do “rolezinho” evidencia a(o)

a) interesse da juventude por atividades de consumo. 

b) valorização dos indivíduos por causa do poder de compra. 

c) descaso de jovens de periferia por espaços de circulação pública.

d) contradição de shopping centers por se considerarem democráticos.


CEFET-MG - QUESTÃO 05
No 5º parágrafo, a comparação entre o rolezinho e o funk aponta para uma 

a) discriminação da cultura urbana.

b) afirmação da identidade dos jovens.

c) crítica aos grupos sociais de periferia. 

d) valorização da juventude na sociedade.


CEFET-MG - QUESTÃO 06
No trecho, “...os pobres podem circular pelo shoppingcontanto que finjam pertencer a outra classe social”, a locução em destaque tem sentido de

a) causa. 

b) condição. 

c) comparação. 

d) consequência.


CEFET-MG - QUESTÃO 07
“E produzem uma nova gramática política ao afirmar sua classe num espaço que existe para negá-la.”

Nessa passagem, a palavra em destaque remete ao

a) livro que contém as normas do bem escrever.

b) modelo da competência linguística do falante nativo.

c) conjunto de regras de uma arte, de uma ciência, de uma técnica.

d) sistema de regras determinantes do uso correto da língua falada.


CEFET-MG - QUESTÃO 08
Considere a charge a seguir.

cefet

Essa charge estabelece uma correspondência de sentido com a passagem transcrita em:

a) “’Sair de rolê...’ significa dar uma circulada despretensiosa pela vila ou pela cidade.”

b) “Muita gente vai ao shopping tentar encontrar um vazio deixado pelo “fim” das ruas.”

c) “(...) a circulação no interior do shopping não pode ocorrer de forma livre e espontânea.”

d) “(...) os pobres podem circular pelo shopping, contanto que finjam pertencer a outra classe social.”


As questões de (09) a (15) referem-se ao livro Max e os felinos, de Moacyr Scliar.

CEFET-MG - QUESTÃO 09
Em relação aos aspectos composicionais da narrativa, o texto de Moacyr Scliar apresenta um

a) narrador em terceira pessoa, que intercala sua voz à perspectiva das personagens.

b) personagem principal anti-herói, que é vítima de seus próprios defeitos de caráter.

c) tempo não linear, em que acontecimentos da memória rompem com a ordem cronológica dos eventos.

d) enredo predominantemente psicológico, em que os conflitos centrais se dão no plano mental do protagonista.


CEFET-MG - QUESTÃO 10
O tigre, o jaguar e a onça, principais felinos da narrativa, 

a) representam relações de poder e de exploração, tanto no âmbito  familiar quanto no social.

b) demonstram os instintos e a insanidade do protagonista, que o levam a cometer um crime. 

c) constituem reproduções da figura do pai, autoritário comerciante de peles, no imaginário do filho.

d) configuram ameaças reais a Max em três momentos de sua vida respectivamente a infância, a juventude e a maturidade.


CEFET-MG - QUESTÃO 11
Sobre a obra Max e os felinos, assinale (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) A conjuntura social e política em que se desenvolve a trama apresenta-se relacionada a elementos históricos factuais como o nazismo, na Alemanha, e o integralismo, no Brasil.

( ) As dificuldades vividas pelo personagem principal, como a fome, a sede e a falta de recursos materiais, constituem uma metáfora para os problemas sociais característicos do século XX.

( ) A polêmica internacional entre Max e os felinos e Life of Pi, do escritor canadense Yann Martel, resultou em uma acusação de plágio contra o escritor brasileiro.

( ) As passagens da novela que tematizam a luta de Max pela sobrevivência são marcadas pela impossibilidade de o leitor distinguir a realidade da ficção.

A sequência correta encontrada é

a) V V F V.

b) V F F V.

c) F V V F.

d) F F V F.


CEFET-MG - QUESTÃO 12
Enumere as reações de Max diante do felino no escaler, de acordo  com a sequência em que ocorrem

( ) agride-o com o remo. 

( ) compreende-o como parte de um sonho.

( ) faz uso da pesca para alimentá-lo.

( ) pensa em domesticá-lo.

A sequência correta encontrada é 

a) 1, 2, 3, 4.

b) 2, 1, 4, 3.

c) 3, 4, 2, 1.

d) 4, 3, 1, 2.


CEFET-MG - QUESTÃO 13
O recurso linguístico-textual utilizado pelo autor no trecho em destaque NÃO foi corretamente identificado em:

a) “Com o rabo do olho mirava a caixa, avaliava a distância; não era muito, uns vinte metros”. (METÁFORA)

b) “O tipo, naturalmente, era de índia, mas de índia extraordinariamente bonita – índia de José de Alencar”. (INTERTEXTUALIDADE)

c) “Max tentou gracejar; afinal, não era uma separação definitiva, não estava indo para outro planeta. Breve, quem sabe, viria vê-las.” (IRONIA)

d) “Hans Schmidt não era um tipo refinado. Atarracado como um urso, era veemente demais no exaltar a qualidade de sua mercadoria”. (COMPARAÇÃO)


CEFET-MG - QUESTÃO 14
“[...]. Max não sabia a que atribuir o fato de o jaguar não tê-lo  ainda devorado; àquela altura, nada mais deveria restar dele.  Ossos sangrentos talvez. Um pé. Fragmentos do couro cabeludo. No momento, contudo, o animal não parecia disposto a atacá-lo. Continuava imóvel, tranquilo, e até com certo ar de tédio. 

Por que, Max não sabia. Pouco conhecia dos hábitos dos felinos; e mesmo que fosse um especialista nesta área, simplesmente não estava em condições de raciocinar. Talvez o animal não tivesse fome, naquele momento; talvez tivessem-no alimentado antes do  naufrágio (para que, se estava destinado a morrer?).” 

No final dessa passagem, a pergunta entre parênteses refere-se ao  fato de Max

a) saber que o naufrágio foi criminoso. 

b) preocupar-se em alimentar o jaguar.

c) desconhecer os hábitos dos felinos.

d) julgar que não sobreviveria.


CEFET-MG - QUESTÃO 15
Sobre a novela de Moacyr Scliar, afirma-se:

I. A família de Max é proprietária de um zoológico na Alemanha.

II. Em Berlim, Max se casa com uma funcionária do pai. 

III. Após chegar ao Brasil, Max passa a viver no Rio Grande do Sul. 

IV. Ao retornar a Alemanha, Max encontra seu país natal devastado  pela guerra.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


Matemática

CEFET-MG - QUESTÃO 16
Três pessoas A, B e C ao criarem uma empresa investiram  respectivamente, R$ 200.000,00, R$ 300.000,00 e  $ 500.000,00 e firmaram o compromisso de que todo lucro mensal deverá ser dividido entre elas proporcionalmente ao capital investido por cada  uma.

No mês em que a empresa obteve um lucro de  $ 540.000,00  o valor que B recebeu, em reais, foi de

a) 54.000

b) 162.000

c) 180.000

d) 270.000


CEFET-MG - QUESTÃO 17
Considerando-se os conjuntos numéricos, suas operações e propriedades assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) No conjunto dos números reais tem-se que  cefet

( ) Sendo n um número natural então, a expressão cefet

( ) Se os números reais x e y são tais que cefet então, cefet

A sequência correta encontrada foi

a) V F V.

b) F F V.

c) V V F.

d) F V F.


CEFET-MG - QUESTÃO 18
O valor da expressão numérica cefet é igual a

cefet


CEFET-MG - QUESTÃO 19
Um estudante de engenharia faz trabalhos de digitação para complementar seu ganho mensal. Ele estabelece que a relação entre o preço P e a quantidade q de páginas de cada trabalho é dada pela função P(q) = aq + b, sendo a e b números reais positivos, e q pertencente ao intervalo 1≤ q ≤ 100. 

Sabendo-se que o conjunto imagem dessa função é o intervalo 6 ≤ P(q) ≤ 105, o estudante calcula os valores de a e b. Desse modo, a média aritmética entre a e b é igual a

a) 1,5

b) 2,0

c) 2,5

d) 3,0


CEFET-MG - QUESTÃO 20
Sendo cefet a metade do valor de y vale

a) 2⁻³

b) 2⁻⁴

c) 2⁻⁵

d) 2⁻⁶


CEFET-MG - QUESTÃO 21
Sendo cefet a expressão a²b + abc + ab² escrita em função de x é igual a

cefet


CEFET-MG - QUESTÃO 22
Os gráficos das funções reais definidas por f(x) = ax + b e g(x) = – x² – x + 2 interceptam-se nos pontos A(x₁, y₁) e B(x₂, y₂), sendo A o vértice da parábola e x₂ a raiz positiva de g. Com esses dados, a sentença que define f(x) equivale a

cefet


CEFET-MG - QUESTÃO 23
Um economista observa os lucros das empresas A e B do primeiro ao quarto mês de atividades e chega à conclusão que, para este  período, as equações que relacionam o lucro, em reais, e o tempo, em meses, são LA(t) = 3t – 1 e LB(t) = 2t + 9.

Considerando-se que essas equações também são válidas para o período do quinto ao vigésimo quarto mês de atividades, o mês em que as empresas terão o mesmo lucro será o

a) vigésimo.

b) décimo sétimo.

c) décimo terceiro.

d) décimo.


CEFET-MG - QUESTÃO 24
Na figura a seguir, as retas r, s, t e w são paralelas e, a, b e c representam medidas dos segmentos tais que a + b + c = 100.

cefet

Conforme esses dados, os valores de a, b e c são, respectivamente, iguais a

a) 24, 32 e 44

b) 24, 36 e 40

c) 26, 30 e 44 

d) 26, 34 e 40


CEFET-MG - QUESTÃO 25
Uma cliente fez um empréstimo, a juros simples, de R$ 600,00 em um banco, a uma taxa de 4% ao mês, por dois meses. Quando ela foi pagar, o gerente do banco informou-lhe que poderia sortear uma taxa i para ter um desconto sobre o valor de sua dívida. Fez-se o sorteio e foi lhe concedido o desconto, resultando no pagamento de R$ 602,64. Dessa forma, o valor da taxa i sorteada foi de

a) 5%

b) 6%

c) 7%

d) 8%


CEFET-MG - QUESTÃO 26
A figura abaixo é plana e composta por dois trapézios isósceles e um losango.

cefet

O comprimento da base maior do trapézio ABCD é igual ao da base menor do trapézio EFGH, que vale 2x e, a base maior de cada trapézio é o dobro da base menor, e o lado EF do losango vale y. O perímetro da figura dada, expresso em função de x e y, é

a) 6x + 4y

b) 9x + 4y

c) 12x + 2y

d) 15x + 2y


CEFET-MG - QUESTÃO 27
O perímetro do triângulo ABC vale 120 cm e a bissetriz do ângulo  divide o lado oposto em dois segmentos de 18 e 22 cm, conforme a figura.

cefet

A medida do maior lado desse triângulo, em cm, é

a) 22 

b) 36 

c) 44

d) 52


CEFET-MG - QUESTÃO 28
Simplificando a fração algébrica cefet sendo x e y números reais, tais que x + y ≠ 0 e x – y = 4, obtém-se o valor

a) 1,5

b) 1,0

c) 0,5

d) 0,0


CEFET-MG - QUESTÃO 29
Uma caixa, em forma de paralelepípedo reto retângulo, cujas dimensões são 800 mm de comprimento, 50 cm de largura e 6 dm de altura tem volume igual a

a) 0,24 mm³

b) 0,24 cm³

c) 0,24 dm³

d) 0,24 m³


CEFET-MG - QUESTÃO 30
Na figura, os triângulos ABC e BDE são triângulos retângulos, onde cefet

cefet

Desenhando o triângulo ACD, a medida do segmento CD é igual a

a) √2

b) √3

c) √5

d) √7


Ciências

CEFET-MG - QUESTÃO 31
 A imagem abaixo representa um bebedouro composto por uma  base que contém uma torneira e acima um garrafão com água e ar.

cefet

A pressão exercida pela água sobre a torneira, quando ela está fechada, depende diretamente da(o)

a) diâmetro do cano da torneira.

b) massa de água contida no garrafão. 

c) altura de água em relação à torneira.

d) volume de água contido no garrafão.


CEFET-MG - QUESTÃO 32
A imagem mostra um garoto sobre um skate em movimento com velocidade constante que, em seguida, choca-se com um obstáculo e cai.

cefet

A queda do garoto justifica-se devido à(ao)

a) princípio da inércia.

b) ação de uma força externa.

c) princípio da ação e reação.

d) força de atrito exercida pelo obstáculo.


CEFET-MG - QUESTÃO 33
Um aluno, ao colocar sua mão sobre o objeto 1, tem a sensação de que o objeto está “quente” e uma aluna, ao colocar sua mão sobre o objeto 2, tem a sensação de que o mesmo está “frio”. O professor analisou essa situação, apresentando as seguintes afirmativas:

I. A temperatura da mão do aluno é maior que a do objeto 1.

II. A temperatura do objeto 2 é menor que a da mão da aluna.

III. O objeto 1 transfere calor para a mão do aluno.

IV. O objeto 2 transfere frio para a mão da aluna.

Sobre as afirmativas do professor, são corretas apenas

a) I e III.

b) I e IV. 

c) II e III.

d) II e IV.


CEFET-MG - QUESTÃO 34
Analise o esquema abaixo referente a um espelho plano.

cefet

A imagem do objeto que será vista pelo observador localiza-se no ponto 

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4


CEFET-MG - QUESTÃO 35
Uma empresa fabrica dois modelos de lâmpadas de mesma potência, sendo uma para operar em 110 V e outra, para 220 V. Comparando-se essas lâmpadas, afirma-se que

I. ambas dissipam a mesma quantidade de calor em uma hora de funcionamento.

II. ambas possuem o mesmo valor de resistência elétrica.

III. o modelo de 110 V consome menor energia elétrica em uma hora de funcionamento.

IV. a corrente elétrica no modelo de 220 V é a metade do valor da de 110 V.

São corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


CEFET-MG - QUESTÃO 36
As afirmativas a seguir referem-se às precauções que um técnico  eletricista deve tomar com relação à segurança no seu trabalho. 

Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F), para as falsas.

( ) O risco de choque elétrico ocorre quando se toca em dois ou mais fios ao mesmo tempo.

( ) O eletricista deve usar luvas de borracha adequadas e evitar curto-circuitos entre dois ou mais fios, quando trabalhar com a rede elétrica energizada.

( ) O uso de botas de borracha impede a ocorrência de choques elétricos.

A sequência correta encontrada é

a) V V F.

b) V F F.

c) F V F.

d) V F V.


CEFET-MG - QUESTÃO 37
Os estados de agregação das partículas de um material indeterminado possuem algumas características diferentes, conforme mostra a Figura 1. Por outro lado, as mudanças de estado físico desse mesmo material são representadas por meio de uma curva de aquecimento que correlaciona valores de temperatura com a quantidade de energia fornecida sob a forma de calor, apresentada na Figura 2.

cefet

Uma relação entre os dados da Figura 2 e os estados de agregação da Figura 1 permite estabelecer que 

a) B – gasoso, D – líquido, E – sólido.

b) A – sólido, C – líquido, E – gasoso.

c) A – sólido, B – líquido, C – gasoso.

d) C – sólido, D – líquido, E – gasoso.


CEFET-MG - QUESTÃO 38
Após uma aula de revisão sobre processos de separação de misturas, um professor de Química lançou um desafio aos alunos: “Considerem uma mistura contendo três componentes sólidos e proponham um modo de separá-los”. Para tanto, utilizem o quadro seguinte que contêm algumas características dos constituintes dessa mistura.

cefet

A sequência correta de processos para a separação de cada um dos componentes da mistura é

a) adição de água fria, filtração, evaporação e catação.

b) separação magnética, adição de água fria, filtração e destilação.

c) adição de água quente, filtração à quente, evaporação e separação magnética.

d) separação magnética, adição de água quente, filtração e destilação fracionada.


CEFET-MG - QUESTÃO 39
Na tentativa de explicar a natureza da matéria, várias  teorias surgiram ao longo do tempo, sendo uma delas criada por Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais. No entanto o conhecimento científico desenvolvido a partir do século XIX forneceu outra concepção sobre a natureza da matéria e a ideia de elemento químico.

De acordo com a concepção moderna de elemento químico, os cientistas propõem que a água é uma

a) mistura heterogênea de gases H₂ e O₂.

b) substância simples formada por três átomos.

c) mistura homogênea de hidrogênio com oxigênio.

d) substância composta formada por dois elementos químicos.


CEFET-MG - QUESTÃO 40
O esquema seguinte mostra um experimento que ocorre em duas etapas: a combustão (reação com O₂) do enxofre e areação do produto obtido com a água presente no recipiente. Assim, produz-se ácido sulfúrico (H₂SO₄), o que pode ser confirmado pelo aumento da acidez do meio.

cefet

Considere que, ao final de dois experimentos análogos, foram obtidos os dados registrados na tabela seguinte.

cefet

A análise desses dados permite afirmar, corretamente, que

a) Y/X < 4

b) Z < (X + Y) 

c) Y/0,48 = X/0,72

d) 0,72/X = Z/0,98


CEFET-MG - QUESTÃO 41
O modelo tridimensional a seguir representa uma molécula de um álcool chamado etanol.

cefet

Disponível em: <http://migre.me/i1eL5> Acesso em: 16/08/14

De acordo com esta representação, a molécula do etanol é composta por

a) nove elementos químicos.

b) três substâncias simples distintas.

c) nove átomos de três elementos químicos.

d) três átomos de nove elementos químicos.


CEFET-MG - QUESTÃO 42
Associe as substâncias químicas às suas respectivas características.

SUBSTÂNCIAS

I. HCl

II. SO₂

III. KOH

IV. CaO

V. NaCl

VI. H₂SO₄

CARACTERÍSTICAS

( ) óxido de perfil ácido

( ) base usada na fabricação de sabão

( ) ácido componente do suco gástrico

( ) ácido presente nas baterias de automóveis

( ) óxido usado na correção da acidez do solo

A sequência correta encontrada é

a) II, III, I, VI, IV.

b) II, IV, I, III, V.

c) III, IV, II, V, VI.

d) IV, II, VI, I, III.


CEFET-MG - QUESTÃO 43
Apesar de o colesterol ser um lipídeo com importantes funções, como a síntese de hormônios e de bile, também está associado a doenças cardíacas. Oriundo da produção interna e da dieta, o organismo tenta balancear essas fontes, reduzindo a reabsorção de bile no intestino, expelindo parte desta com as fezes. Essa redução do colesterol depende diretamente do aumento no consumo de

a) água.

b) fibras.

c) carne.

d) laticínios.


CEFET-MG - QUESTÃO 44
O mexilhão dourado, originário da Ásia, chegou acidentalmente ao continente sul-americano trazido pela água de lastro dos navios. 

Por ter uma grande capacidade reprodutiva e dispersiva e pela ausência de predadores na fauna brasileira, causa desequilíbrios ambientais e prejuízos econômicos. Esse molusco é considerado uma espécie

a) exótica.

b) parasita.

c) comensal.

d) predadora.


CEFET-MG - QUESTÃO 45
A imagem a seguir satiriza uma realidade da poluição dos rios brasileiros.

cefet

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br>. Acesso em: 10 ago. 2014.

A estratégia adequada para erradicar esse problema é a

a) retirada de peixes desses rios. 

b) reutilização do lixo hospitalar.

c) implantação de saneamento básico.

d) melhoria na destinação de resíduos.


CEFET-MG - QUESTÃO 46
As plantas carnívoras, diferentemente de outras, são capazes de atrair, capturar e digerir pequenos animais, principalmente os insetos. Essa adaptação favorece sua sobrevivência porque elas

a) são incapazes de realizar fotossíntese.

b) vivem em solos pobres em alguns nutrientes.

c) reduzem as populações de seus próprios predadores.

d) sintetizam estruturas protetoras com a quitina digerida.


CEFET-MG - QUESTÃO 47
Analise o ciclo do nematódeo Dracunculus medinensis, causador da dracunculíase em Guiné, na África, cujos casos tem se reduzido drasticamente.

cefet

A estratégia que vem permitindo essa diminuição de casos da doença é a 

a) descontaminação dos cursos d’água poluídos.

b) vacinação em massa nas regiões contaminadas.

c) implantação do saneamento básico nas áreas de risco.

d) construção de aterro sanitário nos municípios afetados.


CEFET-MG - QUESTÃO 48
O esquema abaixo representa o processo de fertilização feito em  laboratório.

cefet

Fonte: Disponível em:<http://s.glbimg.com>. Acesso em: 08 abr. 2014.

Sobre esse tipo de reprodução, é correto afirmar que

a) origina gêmeos idênticos após a fecundação. 

b) reduz os riscos de aborto em mulheres de mais idade.

c) promove uma menor variabilidade genética dentro da espécie. 

d) favorece a adaptação dos descendentes a ambientes em mudança.


Geografia

CEFET-MG - QUESTÃO 49
Observe a situação hipotética expressa no quadro abaixo com horários de voos partindo de Belo Horizonte (Brasil), localizada no terceiro fuso horário a oeste de Greenwich, com destino a Roma (Itália), no primeiro fuso a leste.

cefet

Considerando-se que a Europa está em horário de verão e que se pretende chegar à cidade de destino antes das 17h, deve-se optar pelo voo

a) 3217

b) 3219

c) 3341

d) 3344


CEFET-MG - QUESTÃO 50
A questão (50) refere-se à porção de domicílios com computador por classe social no Brasil.

cefet

Fonte: BRASIL. CETIC. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. TIC domicílios, 2012.

Considerando-se a classe que obteve o maior aumento percentual,  de 2008 para 2012, NÃO é uma justificativa para esse incremento, a 

a) expansão acentuada do crédito.

b) ampliação do mercado consumidor.

c) extinção dos impostos das indústrias.

d) satisfação da demanda reprimida de bens duráveis.


CEFET-MG - QUESTÃO 51
A questão (51) refere-se aos mapas abaixo.

cefet

Fonte: Disponpivel em: <http://projetososmataatlantica.wordpress.com>. Acesso  em: 16 ago 2014. (Adaptado).

Nesse contexto, a causa do desmatamento da Mata Atlântica, no  seu conjunto, está relacionado diretamente à

a) desertificação.

b) urbanização.

c) arenização.

d) poluição.


CEFET-MG - QUESTÃO 52
A questão (52) refere-se às imagens a seguir.

cefet


Fonte: Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 23 ago 2014.

A análise das duas pirâmides etárias permite afirmar que se trata de um país pertencente

a) ao grupo dos emergentes, pela melhoria nos índices de expectativa de vida.

b) ao bloco das nações desenvolvidas, pela redução recente nas taxas de natalidade.

c) à porção da África subsaariana, pela explosão demográfica ocorrida na última década.

d) às regiões de conflitos do Oriente Médio, pela ampliação das taxas de mortalidade infantil.

GABARITO.

CEFET-MG - QUESTÃO 53
A ciência, tecnologia e informação fazem parte dos afazeres cotidianos do campo modernizado. É aí que se instalam as  atividades hegemônicas, aquelas que têm relações mais  longínquas e participam do comércio internacional, fazendo  com que determinados lugares se tornem mundiais.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científicoinformacional. São Paulo: Hucitec, 1994. (Adaptado).

Nesse contexto, um dos elementos que contribui para a classificação de um espaço agrário como um meio técnico-científico-informacional é a(o) 

a) emprego de adubos orgânicos.

b) utilização de sementes híbridas.

c) prática do destocamento do solo.

d) predomínio de sistemas extensivos.


CEFET-MG - QUESTÃO 54
A questão (54) refere-se ao mapa a seguir.

cefet

Considerando-se a proposta de regionalização do Brasil, apresentada no mapa, afirma-se que:


I. O extremo norte de Minas Gerais foi cartografado como pertencente ao Nordeste pelo predomínio de pecuária intensiva neste espaço.

II. A região denominada como Amazônia coincide com o Norte da regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

III. A porção ocidental do Maranhão foi incorporada à Amazônia devido à sua participação no circuito econômico extrativista.

IV. A região Centro-Sul engloba as áreas de maior desenvolvimento econômico nos setores primário, secundário e terciário. Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


História

CEFET-MG - QUESTÃO 55

Texto 1

cefet

Texto 2

“A ciência e a arte, dentro de um processo intrincado, fabricavam realidades mitológicas que tiveram, e ainda têm vida prolongada e persistente”. 

COLI, Jorge. A invenção da descoberta. In: Como estudar arte brasileira no século XIX? São Paulo: Senac, 2005, p. 23.

Sobre os documentos referentes ao Descobrimento do Brasil e à arte produzida no século XIX, é correto afirmar que

a) ignoram a participação dos indígenas no processo de formação da identidade nacional. 

b) derrubam uma imagem hierarquizada do encontro das etnias que formaram a nação brasileira.

c) consolidam uma visão da colonização marcada pela exploração portuguesa das matérias primas.

d) constroem uma memória pacífica do nascimento da nação  fundada sob a égide do catolicismo.


CEFET-MG - QUESTÃO 56
Agora tenho de falar-vos de um assunto que tem sido  o assombro e o abalo dos fiéis, de um assunto que só  a incredulidade do homem ocasionaria semelhante  acontecimento: a República, que é incontestavelmente um grande mal para o Brasil que era outrora tão bela a sua  estrela. Hoje porém foge toda a segurança, porque um novo governo acaba de ter o seu invento e do seu emprego se  lança mão como meio mais eficaz e pronto para o extermínio da religião. [...] 

Prédicas e discursos de Antônio Conselheiro [1895]. In: BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002. v. 3, p. 445.

Segundo o líder da Revolta de Canudos, a República era um grande mal para o Brasil porque

a) provocava o fim do latifúndio no país. 

b) objetivava exterminar a religião católica.

c) gerava uma violência antes não existente.

d) era uma forma de governo recém-inventada.


CEFET-MG - QUESTÃO 57
Sobre a economia na Primeira República, assinale (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) As medidas econômicas priorizaram a valorização do café.

( ) Os primeiros governos republicanos estimularam a indústria de base.

( ) Os lucros do café impulsionaram a industrialização brasileira.

( ) Os governos adotaram a política de valorização cambial.

A sequência correta encontrada é

a) V V F V.

b) V F F V.

c) V F V F.

d) F V V F.


CEFET-MG - QUESTÃO 58
Os homens e as classes, pois, podem e devem viver em harmonia. É possível ao mais modesto operário galgar uma elevada posição financeira ou intelectual. Cumpre que cada um  se eleve segundo sua vocação. Todos os homens são susceptíveis de harmonização social e toda superioridade provém  de uma só superioridade que existe acima dos homens: a sua comum e suprema finalidade. Esse é um pensamento profundamente brasileiro, que vem das raízes da nossa História e estará no íntimo de todos os corações.

Manifesto Integralista de 7 de outubro de 1932. In: CARONE, Edgar. A Segunda República [1930-1937]. Rio de Janeiro: Difel, 1973. p. 309.

Sobre o Movimento Integralista, é correto afirmar que

a) fundamentou os princípios para a criação do Partido Comunista do Brasil. 

b) foi responsável pela instalação de uma ditadura no Brasil que durou oito anos. 

c) demonstrou uma concepção corporativista da sociedade comum aos regimes fascistas.

d) revelou uma visão materialista de organização a partir de princípios da ideologia socialista.


CEFET-MG - QUESTÃO 59
Analise a imagem seguinte alusiva à nova ordem mundial que se instalou com o fim da Segunda Guerra.

cefet

Fonte: Disponível em: <http://opiniocia.blogspot.com.br/2013/11/cartazes-de -propaganda-anticomunista.html>. Acesso em: 18 ago. 2014

Essa imagem pretende 

a) alertar sobre o perigo do comunismo.

b) comprovar a ação ofensiva do capitalismo.

c) demonstrar a superioridade do capitalismo. 

d) denunciar a situação precária do comunismo.


CEFET-MG - QUESTÃO 60
Analise a seguinte charge.

cefet

Fonte: Disponível em: <http://torturanuncamaispr.wordpress.com/2013/01/21/ charges-sobre-a-ditadura-e-a-anistia/>. Acesso em: 20 de ago. 2014

A relação dessa charge com a Lei da Anistia criada em 1979 deve-se aos

a) exilados envolvidos nas guerrilhas.

b) civis que cometeram crimes políticos.

c) condenados pela prática de atos terroristas.

d) agentes da repressão pelos atos cometidos.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2015.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2015.1 (Técnico) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEflNyHfW9BdS4IEUG3aMFQGvgGz7AO38qEOPl3No1Xqwba0Y4Sx74TTZU0xFF7ddrSU9ovjr-1b6iVElJ-zQQE4ixP_aEahaYpKJRmQ4Tt2X1wJ1a5qEetKKr2KXQ0mZJZOhbFP-CkuA/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEflNyHfW9BdS4IEUG3aMFQGvgGz7AO38qEOPl3No1Xqwba0Y4Sx74TTZU0xFF7ddrSU9ovjr-1b6iVElJ-zQQE4ixP_aEahaYpKJRmQ4Tt2X1wJ1a5qEetKKr2KXQ0mZJZOhbFP-CkuA/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-cefet-mg-2015-1-tecnico-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-cefet-mg-2015-1-tecnico-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo