Prova CEFET-MG 2016.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2016.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2016.1 (Técnico) com Gabarito

Português

As questões de (01) a (08), a seguir, estão relacionadas aos textos 1 e 2.

• As questões de (09) a (15) estão relacionadas ao livro Sete Histórias, de Luiz Vilela.

Texto 1

Dá pra desenhar?

Marcelo Gruman

cefet


1º§ Numa cena de um de meus comediantes favoritos, Jerry Seinfeld¹, seu amigo neurótico George se vê às voltas com a necessidade de resgatar alguns livros deixados na casa de uma  moça com quem acabou de terminar um relacionamento. Jerry  não vê problema algum, mas George não gosta da ideia. Jerry,  então, diz para o amigo esquecer os livros, perguntando-lhe se  realmente precisa deles. George diz que sim, que precisa dos  livros, e Jerry pergunta por quê. George responde que os livros  são seus e que, por isso, precisa deles. E por que precisa deles?,  insiste Seinfeld. George exclama simplesmente “são livros!”.  Seinfeld indaga, então: “Que obsessão é essa com os livros?  As pessoas os colocam em suas casas como se fossem troféus. Para que você precisa deles depois de serem lidos?”. E ironiza,  finalmente, “Sabe, o legal de ler Moby Dick² pela segunda vez  é que Ahab e a baleia ficam amigos”.

2º§ Quando abro a porta de meu apartamento dou de cara com  uma estante cheia de livros, meus troféus. Ali estão meus favoritos da literatura brasileira, João Ubaldo, Veríssimo, Rubem  Fonseca, Nelson Rodrigues, Cony, e também os estrangeiros,  Saramago, Roth, Dostoievski, Tchekhov e muitos outros. Também me orgulha uma pequena biblioteca de livros com a temática judaica e outra com obras que fizeram e fazem parte de  minha formação antropológica. A reação de quem se depara  com as prateleiras cheias de livros é variada, há quem exclame  maravilhado com os títulos ali dispostos, há quem pergunte, à  la Seinfeld, para que tanto livro, para que acumular poeira e  traças. No quarto de meu filho, a galeria de troféus aumenta  um pouco a cada mês, somando-se ao folclore brasileiro e gibis da Turma da Mônica e Batman estórias da porquinha Olivia  em português e espanhol e clássicos da literatura estrangeira,  como The cat in the hat. A escola faz a sua parte, o troca-troca  de livros entre os colegas e a ida semanal à biblioteca garante  que, pelo menos, dois livros sejam lidos fora do horário de estudos formal, geralmente à hora de deitar para dormir.

3º§ Damos importância ao livro e, sobretudo, à leitura. Claro, para  ler um livro, é preciso, primeiro, saber ler. Cultivamos o hábito  da leitura, cultivamos o intelecto, a leitura como instrumento  para gerar a autonomia, para a construção da própria trajetória de vida, para a compreensão e interpretação do mundo que  nos cerca a partir do nosso ponto de vista, e não de terceiros,  uma empobrecida leitura mastigada, enviesada e, muitas vezes, coalhada de preconceitos e estereótipos. A capacidade de  ler permite o acesso a mundos até então desconhecidos, do  Saci Pererê, do Lobo Mau, da Chapeuzinho Vermelho, da Mula  Sem Cabeça. Permite a construção de nossa identidade, daquilo que somos, ou melhor, que estamos, porque aquilo que  somos pode mudar sempre, é só querermos. Nada mais emo cionante do que ver seu filho, de repente, ler o letreiro de uma  loja, pela primeira vez. Um novo mundo se abre: um mundo de  possibilidades infinitas, mundos infinitos.

4º§ Para mim, o livro tem de ter cheiro, às favas com minha alergia  à poeira. Eu preciso manuseá-lo, tocá-lo, virar suas páginas. O  livro é parte constituinte de quem sou, de minha identidade, é  extensão de meu corpo, está impregnado de memória, da minha memória, da minha história. Livro não é produto biodegradável, descartável, pós-moderno, do tipo “lavou, está novo”.  O livro estabelece ligações afetivas. Lembro-me de um colega  de faculdade comentando, certa vez, com certa excitação, que  havia encontrado, num sebo, determinado livro que a namorada procurava fazia não sei quanto tempo. O tesouro seria  dado como presente de aniversário. Poderia ser o Harry Potter ou Cinquenta tons de cinza, boa literatura, má literatura, o importante é ler...

5º§ As livrarias no Rio de Janeiro estão desaparecendo, sobretudo  os sebos, que teimam em comercializar objetos sujos de história. [...] É a tal “civilização digital”. Se não digital, do kindle³  e do IPhone³, do ambiente asséptico, inodoro, impessoal de  cadeias livreiras como Cultura, Travessa ou Saraiva, padronizadas. Chegamos à era da “mcdonaldização” do hábito de ler.  Sem passado, sem futuro, um presente contínuo.

6º§ Não bastasse o desprestígio do livro físico, vivemos o “triunfo  total da não-leitura”, conforme o editor de não-ficção e literatura brasileira da Editora Record, Carlos Andreazza, que resolveu lançar a campanha pela “maioridade intelectual”, que  considera uma provocação à onda dos livros de colorir. Para  ele, o editor também é um educador e tem a obrigação de  atrair o leitor jovem-adulto, ampliando o público leitor como  uma resposta saudável a esta atração cultural que é “o livro  de unir os pontinhos”, como ironicamente o define Joaquim  Ferreira dos Santos. Andreazza diz que, hoje, somos obrigados  a falar redundâncias bárbaras como “livro para ler”. Uma piada  de mau gosto porque livro pressupõe leitura.

7º§ [...] Há não muito tempo, perguntávamos a quem não entendia  o que falávamos se gostaria que desenhássemos a explicação.  Era uma brincadeira, uma forma de infantilizar o interlocutor.  Chegou o dia em que a piada perdeu a graça, porque deixou  de ser piada.
Fonte: <http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/Da pra-desenhar-/39/33645>,  texto adaptado. Acesso em: 03 set. 2015 Vocabulário de apoio:

1- Jerome “Jerry” Allen Seinfeld – ator e humorista norte-americano, atua em  Nova Iorque, EUA.

2- Moby Dick – romance do autor estadunidense Herman Melville. O nome da  obra é o de uma baleia enfurecida, de cor branca, que conseguiu destruir baleeiros que a haviam ferido. Originalmente foi publicado em três fascículos com  o título de Moby-Dick ou A Baleia, em Londres, em 1851, e, ainda no mesmo ano, em Nova York, em edição integral. O livro foi revolucionário para a época,  com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador – Ismael,  suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby  Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de  produtos extraídos das baleias.

3- kindle – leitor de livros digitais desenvolvido pela subsidiária da Amazon, que permite aos usuários comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros  digitais, jornais, revistas, e outras mídias digitais via rede sem fio.

4- IPhone – linha de smartphones (telefones celulares multifuncionais) concebidos e comercializados pela Apple Inc.

QUESTÃO 01
CEFET-MG: O propósito comunicativo do texto é

a) criticar o fechamento de livrarias no Rio de Janeiro. 

b) apontar a tecnologia como uma ameaça aos livros.

c) defender a leitura como instrumento de transformação.

d) enfatizar a importância da escola na formação de leitores.


QUESTÃO 02
CEFET-MG: No texto, o livro NÃO se associa à ideia de 

a) objeto de desejo. 

b) recurso de memória.

c) acumulador de poeira.

d) instrumento de status social.


QUESTÃO 03
CEFET-MG: Releia o trecho 

“Andreazza diz que, hoje, somos obrigados a falar redundâncias bárbaras como ‘livro para ler’”.

A sentença em que também ocorre um exemplo de redundância é:

a) “Vi ela na esquina”.

b) “É preciso correr contra o tempo”.

c) “Ana guardou seu anel na gaveta”.

d) “Não havia meio de fazê-lo voltar atrás”.


QUESTÃO 04
CEFET-MG: A opção em que o sentido da palavra grifada está corretamente  indicado entre colchetes é: 

a) Cultivamos o hábito da leitura, cultivamos o intelecto, a leitura  como instrumento para gerar a autonomia, para a construção da própria trajetória de vida (...) [dependência]

b) É a tal “civilização digital”. Se não digital, do kindle e do IPhone, do ambiente asséptico, inodoro, impessoal de cadeias livreiras como Cultura, Travessa ou Saraiva, padronizadas.[contaminado]

c) (...) para a compreensão e interpretação do mundo que nos cerca a partir do nosso ponto de vista, e não de terceiros, uma empobrecida leitura mastigada, enviesada e, muitas vezes, coalhada de preconceitos e estereótipos. [linear]

d) (...) para a compreensão e interpretação do mundo que nos cerca a partir do nosso ponto de vista, e não de terceiros, uma empobrecida leitura mastigada, enviesada e, muitas vezes, coalhada de preconceitos e estereótipos. [clichês]


QUESTÃO 05
CEFET-MG: O emprego das aspas em “lavou, está novo” (4º parágrafo), tem a  função de

a) ressaltar a ironia do trecho. 

b) enfatizar a opinião do autor.

c) indicar a reprodução de uma ideia ou slogan.

d) apontar a citação textual da fala de outra pessoa.


QUESTÃO 06
CEFET-MG: Considere o trecho a seguir:

[...] Há não muito tempo, perguntávamos (1) a quem não  entendia o que falávamos se gostaria (2) que desenhássemos (3) a explicação. Era uma brincadeira, uma forma de infantilizar o interlocutor. Chegou o dia em que a piada perdeu a graça, porque deixou de ser piada.

A indicação da desinência modo-temporal dos verbos 1, 2 e 3, grifados nesse trecho, está correta em

a) 1- pretérito imperfeito do subjuntivo; 2- futuro simples do indicativo; 3- pretérito perfeito do indicativo. 

b) 1- pretérito perfeito do indicativo; 2- pretérito imperfeito do indicativo; 3- pretérito imperfeito do indicativo.

c) 1- pretérito imperfeito do indicativo; 2- futuro do pretérito do indicativo; 3- pretérito imperfeito do subjuntivo.

d) 1- pretérito mais-que-perfeito do indicativo; 2- futuro do pretérito do indicativo; 3- pretérito perfeito do subjuntivo.


QUESTÃO 07
CEFET-MG: A palavra ‘para’, grifada nas sentenças a seguir, NÃO indica sentido de finalidade em:

a) Claro, para ler um livro, é preciso, primeiro, saber ler.

b) Para mim, o livro tem de ter cheiro, às favas com minha alergia à poeira.

c) Cultivamos o hábito da leitura, cultivamos o intelecto, a leitura como instrumento para gerar a autonomia.

d) A escola faz a sua parte, o troca-troca de livros entre os colegas e a ida semanal à biblioteca garante que, pelo menos, dois livros sejam lidos fora do horário de estudos formal, geralmente à hora de deitar para dormir.


QUESTÃO 08
CEFET-MG: Texto 2

Mundo Monstro

cefet

Considere as afirmações relacionadas à leitura dos textos 1 e 2.

I- O texto 1 faz uma crítica ao surgimento de livrarias na atualidade; o texto 2 faz uma crítica ao leitor jovem.

II- O texto 1 critica o apelo mercadológico no mercado editorial, especialmente ao falar em “mcdonaldização” do hábito de ler; o texto 2 critica comportamentos consumistas que não valorizam o livro.

III-Ambos os textos criticam hábitos contemporâneos relacionados  à prática da leitura.

IV-Ambos os textos criticam a juventude contemporânea.

Estão corretos os itens

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II, III e IV.


As questões de (09) a (15) referem-se ao livro Sete Histórias, de Luiz Vilela.

QUESTÃO 09
CEFET-MG: Quanto aos aspectos narrativos e temáticos, os contos que integram o livro caracterizam-se por apresentar

a) diálogos rápidos e temas relacionados à desilusão humana.

b) fluxos de consciência e temas relacionados à vida cotidiana.

c) descrições realistas e temas relacionados às mazelas sociais.

d) reflexões filosóficas e temas relacionados à situação política.


QUESTÃO 10
CEFET-MG: “É um momento de tensa expectativa, meus caros ouvintes”,  dizia o locutor da rádio, “um momento esperado há dias por  todos nós, dias que pareceram séculos; mas finalmente, com  o auxílio da Divina Providência e o trabalho desses valorosos  homens da polícia, que não pouparam esforços na captura  do perigoso facínora, aqui está ele, por trás das grades, e dentro em pouco estaremos face a face com o monstro, o bandido sanguinário e cruel que ceifou várias vidas, levando o luto às famílias e espalhando o pânico por toda a nossa região.” (“O monstro”).

No contexto da narrativa e considerando o desfecho do conto “O monstro”, esse relato do locutor da rádio adquire um sentido

a) sensacionalista, pois incita a população a atacar o acusado.

b) trágico, pois a ingenuidade do acusado torna-o incapaz de cometer ações criminosas.

c) irônico, pois as atitudes do acusado frustram as expectativas  criadas em torno de seus atos.

d) tendencioso, pois cria uma falsa imagem do acusado com o intuito de questionar a ação da polícia.


QUESTÃO 11
CEFET-MG: Para o crítico José Castello, “nas histórias de Vilela, a realidade surge cheia de inversões bruscas e de destinos inesperados. É preciso  estar atento para ler a realidade nas entrelinhas, ou a verdade nos  escapa”. 

O fragmento que constitui um exemplo de reviravolta, que culmina  em um destino inesperado para a personagem representada, é:

a) “Eles tinham razão, todos eles tinham razão: eu era mesmo doido, criança, veado – eu era uma lástima. ‘Uma lástima’, falei  com raiva pro espelho, torcendo os lábios e assobiando como se eu tivesse um araminho atravessado na boca. ‘Uma lástima!’,  gritei quase chorando.” (fragmento do conto “Uma lástima”).

b) “– Eu era rapazinho, a cabeça cheia de ilusão, sabe como é;  achava que aquilo lá era roça, que não prestava, que eu tinha  é de vir para São Paulo. Achava que, vindo para aqui, eu ia ficar rico... Para você ver: lá meu pai me dava dois contos toda  semana; com dois contos, eu ia para a cidade e fazia uma farra, chovia de menina.” (fragmento do conto “Não quero nem mais saber”).

c) “Quando a turma acabou de sair da igreja, o padre me perguntou novamente se eu não queria ir até o gabinete dele, para continuarmos a conversa. Tornei a dizer que não, e dessa vez  pretextei que tinha outras coisas a fazer. – Vim mesmo só para ver a igreja – falei, – e ver se ainda encontrava alguma coisa do meu tempo.” (fragmento do conto “Os tempos mudaram”).

d) “Enquanto esperávamos, perguntei a Bruno se ele não tornara a  ver Ismael mais alguma vez. – Não – ele disse, – eu não; mas o Donaldo viu. Não foi muito tempo depois disso. Uma madrugada, ao voltar para casa, Donaldo deu com ele na rua. Me disse que o menino estava de dar pena: tinha emagrecido mais ainda e estava com uma ‘cara de quem não como há dias’.” (fragmento do conto “Um rapaz chamado Ismael”).


Leia o fragmento de texto a seguir para responder às questões (12) e (13).

“Passar a faca no pescoço: era isso o que faziam com os cágados que vinham no anzol. Não era só um meio de se  livrar deles; era também uma espécie de vingança, por causa das iscas que os cágados comiam. Ali já havia dois – os  cascos para um lado e as cabeças para outro. Tinham algo de patético aquelas cabecinhas cortadas, ele observou. Ainda bem que não pegara nenhum cágado. Se pegasse, não sabia  o que faria”. 

Fragmento do conto “Bichinho engraçado”

QUESTÃO 12
CEFET-MG: Esse excerto do conto “Bichinho engraçado” introduz o conflito do qual decorrem os demais eventos da narrativa. O que gera esse conflito é o fato de a personagem

a) recusar-se a matar o animal sem necessidade.

b) preocupar-se em agradar os companheiros de pesca.

c) ter medo de não conseguir cortar a cabeça do cágado.

d) ser inexperiente em grandes pescarias por viver na cidade.


QUESTÃO 13
CEFET-MG: A decisão da personagem em relação ao animal tem como consequência:

a) o desentendimento com a esposa.

b) a descrença na bondade das pessoas.

c) o desapontamento dos colegas de pescaria.

d) a frustração com o fracasso do adestramento.


QUESTÃO 14

ANULADA

QUESTÃO 15
CEFET-MG: “Ele chegou até a janela. A chuva, miúda, continuava a cair  sobre as casas de telhados antigos. Um pouco mais longe  estava o rio, de águas barrentas, com bananeiras à margem.  O céu coberto, o dia escuro, ninguém passando na rua. Era  uma paisagem triste, e ela o fazia recordar-se de outras, antigas, que ele não sabia quando nem onde mas que estavam  bem lá no fundo de sua memória, na parte mais solitária de seu ser. E ele então sentiu de novo o que tantas vezes sentira: aquele gosto antecipado de perda, a inutilidade dos esforços, o irremediável das coisas. Tudo já estava há muito tempo traçado, e qualquer tentativa de mudar as coisas terminava sempre em fracasso” 

Fragmento do conto “A chuva nos telhados antigos”

Entre os recursos expressivos empregados nesse fragmento, destaca-se a

a) referência ao rio como metáfora da solidão do protagonista.

b) caracterização do cenário pela perspectiva da memória pessoal.

c) construção de um efeito de verossimilhança na descrição do espaço.

d) correspondência entre a paisagem e o estado emocional da personagem.


Matemática

QUESTÃO 16
CEFET-MG: Se cefet , então o valor de M é

cefet


QUESTÃO 17
CEFET-MG: Em uma empresa, 10 funcionários produzem 150 peças em 30 dias úteis. O número de funcionários que a empresa vai precisar para produzir 200 peças, em 20 dias úteis, é igual a 

a) 18.

b) 20.

c) 22.

d) 24.


QUESTÃO 18
CEFET-MG: Na figura a seguir, os conjuntos A, B, C e D estão representados por  4 quadrados que se interceptam.

cefet

Dessa forma, a região hachurada pode ser representada por

a) (B∪C)∩(A∪D).

b) (A–B)∪(C–D).

c) (B∩C)–(A∪D).

d) (B∪C)–(A∪D).


QUESTÃO 19
CEFET-MG: A área quadrada de um sítio deve ser dividida em quatro partes iguais, também quadradas, e, em uma delas, deverá ser mantida uma reserva de mata nativa (área hachurada), conforme mostra a figura a seguir.

cefet

Sabendo-se que B é o ponto médio do segmento AE e C é o ponto médio do segmento EF, a área hachurada, em m2, mede 

a) 625,0.

b) 925,5.

c) 1562,5.

d) 2500,0.


QUESTÃO 20
CEFET-MG: Na área de enfermagem, o cálculo do gotejamento do soro é necessário para que se possa ter uma previsão do horário em que se deve verificar a quantidade de soro recebida pelo paciente. Para esse cálculo, utiliza-se a seguinte fórmula:

cefet

Disponível em:<http://cuidartenfermagem.blogspot.com.br/2011/04/calcu o-degotejamento-de-soro.html>. (Adaptado. Acesso em: 08 out. 2015)

Se um enfermeiro configurar um equipamento do soro para que desse saiam 30 gotas de soro por minuto, então, o tempo, em minutos, necessário para aplicar 1,8 litros de soro ao  paciente é

a) 1200.

b) 1800.

c) 2000.

d) 3000.


QUESTÃO 21
CEFET-MG: O saldo S de uma empresa A é calculado em função do tempo t, em meses, pela equação S(t) = 3t² – 39t + 66. 

Considerando essa função, o saldo da empresa é negativo  entre o

a) 2º e o 11º mês.

b) 4º e o 16º mês.

c) 1º e 4º e entre o 5º do 16º mês.

d) 2º e 5º e entre o 7º do 14º mês.


QUESTÃO 22
CEFET-MG: Um engenheiro está projetando uma peça cujo formato é de um setor circular de raio r₂ , com ângulo α. A área A₁ dessa peça é delimitada pelos arcos de raios r₁ e r₂ , como mostra a figura 1. Ele  precisa fazer uma ampliação dessa peça, representada pela área A₂, delimitada pelos arcos de raios r₂ e r, mostrada na figura 2.

cefet

Para que o valor da área A₂ seja 200% do valor da área A₁, o valor de r calculado pelo engenheiro, em função de r₁ e r₂, deverá ser de

cefet


QUESTÃO 23
CEFET-MG: Sobre os números racionais cefet , é correto afirmar que

a) apenas dois desses números, em sua forma decimal, são representados por dízimas periódicas.

b) apenas um desses números, em sua forma decimal, é representado por uma dízima periódica simples.

c) os três números, em sua forma decimal, podem ser representados por dízimas periódicas tais que o período de cada uma delas  é um número primo.

d) os três números, em sua forma decimal, podem ser representados por dízimas periódicas tais que o período de cada uma delas  é um número divisível por 3.


QUESTÃO 24
CEFET-MG: O gráfico abaixo mostra a Intenção de Consumo das Famílias (ICF)  de Janeiro a Maio de 2015.

cefet

Disponívelem: <http://www.dm.com.br/economia/2015/05/comercio esperafaturar-mais-no-mes-dos-namorados revela presidente-da-fecomercio.html>  (Adaptado. Acesso em: 28 ago. 2015.)

Se este gráfico representa uma função f que mostra o valor da  ICF em função do tempo, de janeiro a maio, então seu conjunto  imagem é

a) Im{ f } = [107,1 , 118].

b) Im{ f } = [jan/15, mai/15].

c) Im{ f } = {107,1 , 109,3 , 109,4 , 117,6 , 118}.

d) Im{ f } = {jan/15, fev/15, mar/15, abr/15, mai/15}.


QUESTÃO 25
CEFET-MG: Na figura a seguir, o segmento cefet representa uma parede cuja  altura é 2,9 m. A medida do segmento cefet é 1,3 m o segmento cefet  representa o beiral da casa. Os raios de sol r₁ e r₂ passam ao mesmo tempo pela casa e pelo prédio, respectivamente.

cefet

Se r₁ é paralelo com r₂, então, o comprimento do beiral, em metros,  é    

a) 0,60.

b) 0,65. 

c) 0,70.

d) 0,75.


QUESTÃO 26
CEFET-MG: Considere os conjuntos X e Y definidos por  X = {x∈IN / x é múltiplo de 3} e Y = {y∈Z / y é divisor de 84}. 

Sobre o conjunto A = X∩Y, é correto afirmar que 

a) se n∈A então (-n)∈A. 

b) o conjunto A possui 4 elementos.

c) o menor elemento do conjunto A é o zero.

d) o maior elemento do conjunto A é divisível por 7.


QUESTÃO 27
CEFET-MG: Uma pipa, cuja figura é mostrada a seguir, foi construída no formato  do quadrilátero ABCD, sendo cefet A  vareta cefet da  pipa intercepta a vareta cefet em seu ponto médio E, formando um  ângulo reto. Na construção dessa pipa, as medidas de cefet usadas são, respectivamente, 25 cm e 20 cm, e a medida de cefet equivale a cefet da medida de cefet .

cefet

Nessas condições, a medida de cefet em cm, é igual a 

a) 25.

b) 40. 

c) 55.

d) 70.


QUESTÃO 28
CEFET-MG: Na figura abaixo, estão representados os gráficos de duas funções  reais, f e g, com domínios reais. Para cada x ∈ IR, a função h é definida por h(x) = f(x).g(x)

cefet

Nessas condições, o valor de h(5) é igual a 

a) 0.

b) 4.

c) 10.

d) 25.


QUESTÃO 29
CEFET-MG: Na figura abaixo, o triângulo AGH é isósceles de base  cefet e tem área igual a cefet . O quadrilátero ACEH é um retângulo.

cefet

Se D é ponto médio de cefet , então a área do quadrilátero BDFG, hachurado é igual a

cefet


QUESTÃO 30
CEFET-MG: Os valores de x e y ∈ IR* que satisfazem ao sistema

cefet , são tais que

a) x + y = – 2 .

b) x + y = 0.

c) x – y = 2.

d) x – y = 4.


Ciências

Onde for necessário, utilize o seguinte valor para a  aceleração da gravidade:

g = 10 m/s² 

QUESTÃO 31
CEFET-MG: O gráfico a seguir descreve a velocidade de um carro durante um trajeto retilíneo.

cefet

Com relação ao movimento, pode-se afirmar que o carro

a) desacelera no intervalo entre 40 e 50 s.

b) está parado no intervalo entre 20 e 40 s.

c) inverte o movimento no intervalo entre 40 e 50 s.

d) move-se com velocidade constante no intervalo entre 0 e 20 s.


QUESTÃO 32
CEFET-MG: Dois blocos A e B de mesmas dimensões e materiais diferentes são pendurados no teto por fios de mesmo comprimento e mergulhados em uma cuba cheia de água, conforme a figura abaixo. Cortando-se os fios, observa-se que A permanece na mesma posição dentro da água, enquanto B vai para o fundo.

cefet

Com relação a esse fato, pode-se afirmar que a densidade do bloco

a) B é menor que a de A.

b) A é menor que a de B.

c) A é menor que a da água. 

d) B é menor que a da água.


QUESTÃO 33
CEFET-MG: Para verificar se uma pessoa está febril, pode-se usar um termômetro clínico de uso doméstico que consiste em um líquido como o  mercúrio colocado dentro de um tubo de vidro graduado, fechado  em uma das extremidades e com uma escala indicando os valores  de temperatura. Em seguida, coloca-se o termômetro debaixo da  axila e aguardam-se alguns minutos para fazer a leitura. 

As afirmativas a seguir referem-se ao funcionamento do termômetro. 

I- A temperatura marcada no termômetro coincidirá com a temperatura de ebulição do mercúrio do dispositivo.

II- A temperatura marcada na escala do termômetro está relacionada com a dilatação térmica do mercúrio. 

III-O tempo de espera citado acima refere-se ao tempo necessário para que se atinja o equilíbrio térmico entre o paciente e o termômetro. 

IV- Se a substância do mesmo termômetro for trocada por álcool, a  temperatura indicada será a mesma. 

As afirmativas corretas são

a) I e II.

b) I e IV. 

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 34
CEFET-MG: Analise as afirmações a seguir e assinale (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) Ao segurar um corrimão de madeira e outro de metal, ambos à mesma temperatura, tem-se a sensação de que a madeira está mais quente porque ela conduz melhor o calor.

( ) Uma geladeira funcionando dentro de uma cozinha, sempre causará o aquecimento do ambiente.

( ) Considere dois materiais diferentes, de mesma massa e à mesma temperatura. Para que eles sejam aquecidos até atingirem uma mesma temperatura final, a quantidade de calor necessária será a mesma.

( ) Considere dois materiais iguais, de volumes diferentes e à mesma temperatura. Para que eles sejam aquecidos até atingirem  uma mesma temperatura final, a quantidade de calor necessária será a mesma.

A sequência correta encontrada é

a) F, F, V, V.

b) V, V, F, F.

c) F, V, F, F.

d) V, F, F, V.


QUESTÃO 35
CEFET-MG: Considere uma situação em que há um alinhamento perfeito entre o Sol, a Terra e a Lua com o centro dos três astros formando uma linha reta. Nesse caso, é possível observar a partir __________, o fenômeno chamado __________ quando __________ se encontra entre __________ e __________.

A opção que contém os termos que completam corretamente as lacunas acima é a letra

a) da Lua, eclipse solar, a Lua, o Sol, a Terra. 

b) da Terra, eclipse solar, a Terra, a Lua, o Sol.

c) da Terra, eclipse lunar, a Terra, a Lua, o Sol.

d) da Lua, eclipse terrestre, a Terra, o Sol, a Lua.


QUESTÃO 36
CEFET-MG: Em uma residência, há um refrigerador que funciona continuamente e cuja potência de operação é de 5200 W. O número de lâmpadas de 40 W que devem ficar ligadas, durante 3 horas, para que seu consumo de energia seja o mesmo do refrigerador, durante um dia, é dado por

a) 52.

b) 102.

c) 520.

d) 1040.


QUESTÃO 37
CEFET-MG: Imagine que um tubo de ensaio preenchido com um gás tenha uma de suas extremidades conectada a um balão de borracha vazio que se expande após o aquecimento do tubo. Além disso, considere que as moléculas do gás são representadas por esferas pretas, evidenciadas abaixo:

cefet

A figura que esquematiza o comportamento das moléculas do gás após o aquecimento é

cefet

cefet

cefet


QUESTÃO 38
CEFET-MG: Observe os dois gráficos de variação da temperatura ao longo do tempo, disponibilizados abaixo:

cefet

Um dos gráficos corresponde ao perfil de uma substância pura e o  outro, ao perfil de uma mistura. 

O período de tempo que a substância pura permanece totalmente  líquida e a temperatura de ebulição da mistura, respectivamente, são

a) 5s e 10°C.

b) 5s e 100°C.

c) 10s e 50°C.

d) 10s e 60°C.


QUESTÃO 39
CEFET-MG: Observe a equação química a seguir:

cefet

A comparação entre as massas do produto e dos reagentes relaciona-se à Lei de

a) Bohr. 

b) Dalton.

c) Lavoisier.

d) Rutherford.


QUESTÃO 40
CEFET-MG: Sobre as propriedades do íon sulfeto cefet  marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Contém 14 elétrons.

( ) Contém 16 nêutrons.

( ) Apresenta massa atômica igual a 30.

( ) Apresenta número atômico igual a 18.

A sequência correta é:

a) F, V, F, F.

b) F, F, V, F.

c) F, F, V, V.

d) V, V, F, F.


QUESTÃO 41
CEFET-MG: Utilizando-se a Tabela Periódica dos Elementos, é possível identificar  determinadas substâncias encontradas na natureza.

Considere uma substância com as seguintes características: 

I- Simples

II- Diatômica

III- Presente na atmosfera

IV-Constituída por átomos da coluna ou família VI A (calcogênios)

Essa substância corresponde ao gás

a) CO₂.

b) N₂.

c) O₃.

d) O₂.


QUESTÃO 42
CEFET-MG: O ácido sulfúrico é um importante produto industrial utilizado na  fabricação de fertilizantes, no processamento de minérios, entre outras aplicações. A sua composição pode ser representada de diferentes formas, entre elas o modelo a seguir:

cefet

A fórmula química que representa a composição dessa substância é

a) H₂SO₃.

b) H₂SO₄.

c) Na₂SO₃.

d) Na₂SO₄. 


QUESTÃO 43
CEFET-MG: A maioria dos recifes de coral em climas temperados consegue suportar temperaturas de até 29oC antes de branquearem – processo em que corais expelem as algas simbióticas que vivem em seus tecidos, tornando-se vulneráveis a doenças e morte. Corais nos recifes do Golfo Pérsico, no entanto,  tipicamente toleram temperaturas de até 36ºC durante o verão, já que possuem mecanismos genéticos que os ajudam a sobreviver a essas temperaturas extremas. 

Disponível em: <http://www2.uol.com.br>. (Adaptado). Acesso em: 08 set. 2015.

Um alerta de um evento global de branqueamento devido ao aquecimento das águas fez com que cientistas discutissem a reprodução cruzada de corais do Golfo com aqueles de climas temperados,  uma vez que esse método poderia

a) reverter o aquecimento das águas.

b) produzir descendentes termorresistentes.

c) substituir os corais de climas temperados.

d) transferir características entre um coral e outro.


QUESTÃO 44
CEFET-MG: Depois de uma refeição, a circulação sanguínea aumenta na  região abdominal auxiliando no processo de digestão. Muita gente pensa que o banho de chuveiro frio após comer muito pode fazer mal, mas na verdade não é bem assim! O banho  de chuveiro pode se tornar perigoso após uma refeição caso a água esteja muito quente, uma vez que isso faz com que parte desse sangue que irrigava a região abdominal, seja desviado para a pele, retardando o tempo de digestão.

Disponível em: < http://diariodebiologia.com>. (Adaptado). Acesso em: 08 set.  2015.

O desvio de sangue para a pele durante um banho quente tem por  finalidade

a) resfriar a água do chuveiro.

b) provocar uma sensação de saciedade.

c) conduzir nutrientes para as células da pele.

d) promover a liberação de calor para o ambiente.


QUESTÃO 45
CEFET-MG: Na Alemanha, foi inventado um tijolo ecológico que absorve CO₂  para ser utilizado em pisos de estacionamentos a fim de reduzir a  poluição. Os organismos que realizam processo similar, garantindo  sua sobrevivência, são as(os)

a) fungos.

b) plantas.

c) animais.

d) bactérias.


QUESTÃO 46
CEFET-MG: Analise a imagem a seguir.

cefet

Disponível em: <http://www.classe.es>. (Adaptado). Acesso em: 12 set. 2015. 

Nesse órgão das angiospermas, a estrutura reprodutiva feminina  corresponde à(ao) 

a) pétala.

b) sépala.

c) carpelo.

d) estame.


QUESTÃO 47
CEFET-MG: Os mamíferos aquáticos marinhos podem ficar submersos  por muito tempo, devido a várias adaptações do sistema  respiratório e circulatório. A baleia cachalote, por exemplo, pode ficar submersa por mais de uma hora. Quando o animal está na superfície, o ar entra pelo orifício respiratório, e, assim que mergulha, o orifício é fechado, evitando que o animal se afogue. Algumas espécies conseguem aproveitar  quase todo o ar inalado e nos cetáceos (baleias e golfinhos) o sangue é mais escuro que o sangue humano.

Disponível em: <noticias.uol.com.br>. (Adaptado). Acesso em: 08 set. 2015.

O aproveitamento citado só é possível devido 

a) à abundância de hemoglobina.

b) à presença de bexiga natatória.

c) aos batimentos cardíacos acelerados.

d) ao excesso de oxigênio ao nível do mar.


QUESTÃO 48
CEFET-MG: Os chips de computador são fabricados em salas ultralimpas  com tecnologia de ponta, onde a qualidade do ar é rigidamente controlada. No Japão, devido à queda neste mercado, algumas empresas pararam de fabricar esses produtos e resolveram produzir verduras. O cultivo de verduras nessas salas dispensa o uso de agrotóxicos e uma alface, depois de colhida, dura até três semanas, bem mais do que a alface  comum. Além disso, os vegetais dessas salas possuem menos potássio e um sabor mais adocicado.

Rodrigues, A. C.Disponível em: <http://super.abril.com.br>. (Adaptado). Acesso  em: 31 jul. 2015.

A conservação do alimento mencionada ocorre devido à 

a) diminuição do potássio no vegetal.

b) eliminação dos agrotóxicos do processo.

c) concentração elevada de açúcar na planta.

d) redução dos micro-organismos deterioradores.


Geografia

QUESTÃO 49
CEFET-MG: Leia o fragmento e observe a imagem a seguir.

“Um acordo entre Minas Gerais e Espírito Santo vai dar um novo traçado à linha que divide os dois estados. Os mapas usados por mineiros e capixabas apresentavam diferenças em relação ao território em oito pontos da divisa. Para sanar as  inconsistências, foi realizada uma reunião entre técnicos do Instituto de Geo informação e Tecnologia (IGETEC), de Minas, e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), no final de junho. O resultado foi a definição de novos limites para sete municípios. Com as alterações limítrofes, Minas perderá cerca de 20 quilômetros quadrados. As mudanças devem começar a valer oficialmente no início  de outubro.”

Disponível em:<http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2015/08/0 /interna_ nacional,674243/divisa-entre-minas-e-espirito santo tera-novo-tracado.shtml.>  Acesso em: 05 ago. 2015.

cefet

A redefinição dos limites entre os municípios representados terá como consequência a(o)

a) redirecionamento de solicitações de serviços públicos.

b) mudança da naturalidade dos habitantes locais.

c) alteração no fuso horário em algumas áreas.

d) redução no perímetro de Parques Nacionais.


QUESTÃO 50
CEFET-MG: Leia o fragmento a seguir:

A crescente globalização econômica e essa aparente direção  rumo a um mundo economicamente tripolar, não impedem  que se manifestem também “n” outros indicadores representativos mais de desordem [do que ordem]

HAESBAERT & PORTO-GONÇALVES. A nova desordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006. p.46. 

No contexto da (des)ordem gerada pela globalização econômica, é  INCORRETO afirmar que ela está expressa no(a)

a) Grécia, com sua elevada dívida externa. 

b) Brasil, com as flutuações nas bolsas de valores.

c) Venezuela, com a crise de desabastecimento atual.

d) China, com a valorização crescente da moeda frente ao dólar.


QUESTÃO 51
CEFET-MG: A partir da distribuição geográfica dos principais desertos do planeta, afirma-se que eles:

I- Apresentam biodiversidade fitogeográfica reduzida.

II- São influenciados diretamente pelos efeitos da longitude.

III- Caracterizam-se por apresentarem baixas amplitudes térmicas.

IV-Estão associados à dinâmica de circulação atmosférica.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e III

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.


QUESTÃO 52
CEFET-MG: Analise o gráfico a seguir:

cefet

A partir da análise dos dados do gráfico, afirma-se que:

I- O Brasil, apesar de possuir um baixo Índice de Desenvolvimento  Humano, possui um nível de desigualdade social similar ao dos países desenvolvidos.

II- A posição dos países emergentes no gráfico confirma a heterogeneidade socioeconômica desse grupo.

III-O conjunto de países representados na parte superior do gráfico apresenta melhores índices sociais.

IV-Para a definição do desenvolvimento social dos países, é necessário avaliar a relação inversa dos índices representados.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.


QUESTÃO 53
CEFET-MG: Analise o modelo de rede geográfica:

cefet

Considerando-se hipoteticamente o Brasil como uma “ilha de relativa prosperidade e oportunidade econômica”, e com o potencial de atrair investimento estrangeiros diretos, afirma se que: 

I- As indústrias filiais instaladas controlam e coordenam as redes de produção global.

II- As empresas instaladas retornam parte significativa dos lucros para os pontos de mecanismos regionais.

III- As corporações transnacionais regulamentam o desenvolvimento da ciência e tecnologia local.

IV- As fábricas estrangeiras são atraídas pelos incentivos fiscais oferecidos para alocar capital produtivo.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.


QUESTÃO 54
CEFET-MG: Observe a imagem a seguir.

cefet

A paisagem mostrada na imagem pertence a uma região brasileira caracterizada pela presença de clima

a) subtropical com predomínio de solos maduros. 

b) semiárido com intensa chegada de frentes frias. 

c) equatorial com expressiva biodiversidade faunística. 

d) tropical úmido com elevada amplitude térmica anual.


História

QUESTÃO 55
CEFET-MG: “A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente,  como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. A Guerra Fria entre EUA e URSS que dominou  o cenário internacional na segunda metade do Breve Século  XX foi sem dúvida um desses períodos. Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade. Não aconteceu, mas por cerca de  quarenta anos pareceu uma possibilidade diária.” 

Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.224.

Sobre esse contexto histórico, pode-se afirmar que

a) a corrida armamentista produziu a possibilidade de o mundo autodestruir-se algumas vezes.

b) a Guerra Fria evitou as guerras regionais, pois impedia o embate aberto e o uso armas nucleares.

c) os testes nucleares geraram a sensação de que tais armas dificilmente seriam usadas em uma guerra efetiva.

d) as duas superpotências dividiram o mundo em áreas de influência que permaneceram intocáveis durante o período.


QUESTÃO 56
CEFET-MG: “No quadro geral de emergência de regimes totalitários e autoritários, tanto na Europa do Leste como na Europa ocidental, é possível apontar alguns regimes com direta influência  na organização do Estado Novo e na construção de sua ideologia. Chovendo no molhado, lembro, por exemplo, que a  moldura sindical do Estado Novo teve forte influência da Carta del Lavoro, vigente na Itália de Mussolini, e que as técnicas  de propaganda estado-novistas foram muito influenciadas  pelo exemplo nazifascista.” 

Adaptado de: FAUSTO, Boris. O Estado Novo no contexto internacional. In PANDOLFI, Dulce Chaves; FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Repensando o Estado Novo.  Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p. 18. Tendo em vista a citação pode-se afirmar que 

a) a solução brasileira para a crise econômica que se espalhou pelo mundo ao longo dos anos de 1930 foi pioneira.

b) o projeto estado-novista buscava a modernização do país seguindo modelos importados, como garantia aos direitos políticos e civis. 

c) a política trabalhista do período reforçava o antagonismo entre trabalhadores e empresários, prática influenciada pelo governo italiano.

d) o limite do liberalismo ficou evidente a partir de 1929, o que gerou um projeto que primava pelo autoritarismo político e pela intervenção do Estado na economia.


QUESTÃO 57
CEFET-MG: Observe a charge:

cefet

Charge de Anílbal Bendati publicada originalmente no Jornal Kronika na década de 1980.
Disponível em: <http://grafar.blogspot.com.br/2009/08/tributo anibal bendati-1931-2009.html> Acesso em: 23 set. 2015.

A charge representa um contexto marcado pelo(a)

a) intensificação da repressão após a criação do Ato Institucional nº 5.

b) avanço das lutas pela redemocratização do Brasil no final do regime militar. 

c) crescimento do apoio ao regime presidencialista durante o governo João Goulart.

d) ampliação da oposição ao presidente Collor ao longo do seu processo de impeachment.


QUESTÃO 58
CEFET-MG: “Após a Independência, o governo brasileiro encontrava se  em uma situação complicada. Afora vozes isoladas, não apenas os grandes proprietários e traficantes, como toda a população livre, estavam convencidos de que o  fim do tráfico de escravos, a curto prazo, provocaria um colapso na sociedade  brasileira. No entanto, a Inglaterra, país de quem dependia,  pressionava cada vez mais em sentido contrário”. Apesar da dependência brasileira, a extinção do tráfico de escravos foi um longo processo de desavenças e acordos entre Brasil e  Inglaterra.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 192.

Dentre os fatores que contribuíram para a extinção do tráfico de escravos, é INCORRETO afirmar que 

a) a Lei Eusébio de Queiros, de setembro de 1850, reconhecia que o tráfico equivalia à pirataria. 

b) o endividamento dos fazendeiros forçou a hipoteca de suas terras como pagamento aos traficantes.

c) a Lei de Terras, aprovada em 1850, estipulava que os imigrantes não poderiam se tornar proprietários fundiários. 

d) a diminuição do tráfico transatlântico resultou no deslocamento de escravos da região mineradora para suprir as necessidades de cativos na lavoura açucareira.


QUESTÃO 59
CEFET-MG: As mudanças econômicas e políticas ocorridas na Europa explicariam a formação de impérios coloniais no final do século XIX. As transformações advindas da crise de 1873 (concentração de capital,  monopólios e imperialismo) e os nacionalismos, explicariam a presença das potências europeias nos continentes africano e asiático. 

Dentre os resultados da presença europeia nos dois continentes,  ocorreu a

a) manutenção de estruturas tradicionais nas colônias, cujo artesanato secular foi incentivado e muitas vezes aperfeiçoado. 

b) efetivação dos direitos sociais e civis para as populações tradicionais em função do desenvolvimento industrial nos países dominados. 

c) aceitação passiva da população nativa das novas técnicas e conhecimentos que permitiram a melhoria das condições de vida nas colônias.

d) destruição, em países africanos, de estruturas tradicionais como a propriedade coletiva do solo, bem como a imposição de trabalhos forçados e o pagamento de impostos.


QUESTÃO 60
CEFET-MG: O período entre guerras (1918-1939) foi marcado pela radicalização política. Naquele contexto, para vários países, a ditadura parecia a solução para uma nação forte, próspera e livre de agitações  sociais. Para outros, a democracia liberal era o caminho a seguir. 

Dentre os eventos ocorridos no período, é INCORRETO afirmar que 

a) na Itália, a crise econômica e social foi solucionada pelo fortalecimento das instituições democráticas, que viabilizaram o crescimento industrial. 

b) a Espanha foi assolada pela guerra civil marcada pelo confronto entre o governo da república e os setores conservadores, liderados pelo general Franco.

c) na Inglaterra, do ponto de vista social, os problemas econômicos geraram oposições ao sistema político vigente, mas a democracia liberal foi mantida. 

d) em Portugal, o governo de Salazar rejeitava o liberalismo, o socialismo e a democracia, apoiando-se no nacionalismo, no catolicismo e nas grandes corporações.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2016.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2016.1 (Técnico) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-cefet-mg-2016-1-tecnico-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-cefet-mg-2016-1-tecnico-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo