Prova de Biomedicina ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Biomedicina ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Biomedicina ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 09
Os exames de malária no Brasil, especialmente na Região Amazônica, são realizados por detecção ativa (DA), quando há busca de casos nos domicílios em áreas de risco, ou por detecção passiva (DP), por meio dos atendimentos da demanda dos pacientes que procuram os postos de diagnóstico.

No período de 2003 a 2011, foi observado um aumento no percentual de exames realizados de forma ativa na região, especialmente a partir de 2007, quando passa a ocorrer uma inversão na proporção entre DA e DP (Figura I). Ao final desse período, o incremento de exames por DA foi de 83,4%, o que correspondeu a um aumento de 647 143 exames.

Esse aumento pode ser explicado, em parte, pela inserção da coleta de lâminas para diagnóstico de malária nas ações da Atenção Básica e, também, pela intensificação das ações de detecção ativa pelos agentes de controle de endemias.

A positividade da DP na Região Amazônica foi sempre superior à da DA em todos os anos do período estudado (Figura II). Em 2011, o percentual de exames por DA na Região representou mais de 50,0% dos exames realizados; no entanto, 77,4% dos casos foram detectados de forma passiva.

enade

A partir das informações do texto e dos gráficos acima, conclui-se que

A) o aumento de 647 143 exames está relacionado com a detecção ativa (DA), demonstrando a vantagem dessa estratégia em relação à detecção passiva (DP) no controle da endemia.

B) a detecção ativa (DA) corresponde a 83,4% dos exames realizados na Região Amazônica.

C) a inversão na proporção entre detecção ativa (DA) e detecção passiva (DP) está relacionada ao aumento de positividade na detecção passiva (DP).

D) a positividade mais expressiva da detecção passiva (DP) ocorre pela inserção da coleta de lâminas para diagnóstico de malária nas ações da Atenção Básica.

E) o aumento no número de exames ocorreu por causa da detecção ativa (DA); entretanto, a detecção passiva (DP) continua identificando maior número de casos positivos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
Os mecanismos envolvidos na expressão e interação dos genes, assim como a compreensão das redes funcionais estabelecidas pelas proteínas, fazem com que, no cenário científico atual, a genômica e a proteômica estejam cada vez mais em evidência. Quatro são os principais bancos de dados utilizados para as diferentes análises de nucleotídeos. Um deles é o INSDC (INTERNATIONAL NUCLEOTIDE SEQUENCE DATABASE), que disponibiliza um repertório de sequências e é resultado da associação de três bancos de dados parceiros, o DDBJ (DATA BANK OF JAPAN), o EMBL (EMBL NUCLEOTIDE SEQUENCE DATABASE) e o GenBank. Devido à sua designação como provedor de dados primários, EMBL/DDBJ/GenBak é fonte inicial de muitos bancos de dados em biologia molecular.

Como exemplos de bancos de dados de sequências genômicas secundárias, pode-se citar o Ensembl, o RefSeq e o Genome Review, que representa uma versão da sequência original de um cromossomo ou plasmídeo, com informações importadas de fontes que incluem o UniProt (UNIVERSAL PROTEIN RESOURCE), o Gene Ontology (GO), o projeto GOA (GO ANNOTATION), o InterPro e o HoGenom, além de serem disponibilizadas referências cruzadas com 18 bancos de dados .
ESPINDOLA, F. S. et al. Recursos de bioinformática aplicados às ciências ômicas como genômica, transcriptômica, proteômica, interatômica e metabolômica. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 26, n. 3, p. 463-477, Maio/Junho 2010 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As informações disponíveis nos bancos de dados de sequências possibilitam o desenvolvimento de pesquisas in silico, dependendo dos métodos interpretativos e programas de análises envolvidos, sendo que os bancos de dados de sequências fornecem informações sobre diversos genes, que podem ser utilizadas de forma rápida, independentemente do tipo de processamento.

PORQUE

II. As informações contidas nos bancos de dados de sequências são validadas quando analisadas juntamente com as informações provenientes dos bancos INSDC, Ensembl, RefSeq e Genome Review, sendo que as informações dos bancos de dados secundários são independentes das informações presentes nos bancos primários.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Embora os transgênicos sejam muito discutidos na perspectiva das políticas de produção agrícola, as aplicações biotecnológicas de organismos geneticamente modificados (OGM) são inúmeras e vêm sendo utilizadas há cerca de duas décadas na produção industrial.

Um exemplo do uso da tecnologia associada aos OGMs é a quimosina, uma enzima importante na coagulação de lacticínios, pioneira entre os produtos gerados por OGM e que está no mercado desde os anos 1990. Essa enzima era tradicionalmente extraída do estômago de mamíferos. Nos anos 1990, foram criadas bactérias geneticamente modificadas contendo DNA de células estomacais de animais. Essas bactérias passaram a ser utilizadas, em larga escala, em um processo de fermentação para a síntese da referida enzima. A quimosina produzida desse modo tem estrutura molecular idêntica àquela que era obtida da forma tradicional.
Disponível em: <http://www.afolhatorres.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

Com base no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A produção de queijos com uso da quimosina sintetizada por bactérias geneticamente modificadas é considerada segura para o consumidor do alimento, e os queijos assim produzidos não podem ser classificados como alimentos transgênicos.

PORQUE

II. A quimosina utilizada na fabricação de queijos, embora seja um OGM, é eliminada no final do processo produtivo.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
O Código Deontológico organiza um conjunto de princípios e regras de condutas em cada profissão que primam pelo respeito aos princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

O Conselho Federal de Biomedicina – CFBm, no uso de suas atribuições legais, regulamenta o novo Código de Ética da Profissão com a Resolução n° 198, de 21 fevereiro de 2011.

Com base nessas regulamentações e no cumprimento ao Código Deontológico no exercício da Biomedicina, avalie as afirmações a seguir.

I. O biomédico é um profissional da saúde e deve contribuir para a salvaguarda da saúde pública em geral e das ações de educação dirigidas à comunidade, respeitando todos os princípios deontológicos.

II. As normas éticas devem ser seguidas pelos profissionais biomédicos no exercício da profissão independentemente da função ou cargo que ocupam, assim como o sigilo profissional.

III. O biomédico obedecerá ao princípio da legalidade, podendo exercer até dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, sendo vedada a acumulação remunerada de dois cargos públicos.

IV. A conduta profissional do biomédico requer sigilo profissional apenas em situações solicitadas pelo paciente ou que não tragam riscos à sua sobrevivência.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) IV.

C) I e II.

D) II e III.

E) III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13
A hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, embora poucos adoeçam. O período de incubação da hanseníase é de 2 a 7 anos. Há referências a períodos mais curtos, como, por exemplo, de 7 meses, e também a períodos mais longos, como de 10 anos.

O domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença, embora ainda existam lacunas no conhecimento quanto aos prováveis fatores de risco implicados, especialmente aqueles relacionados ao ambiente social.

A melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram significativamente o quadro da doença, que atualmente tem tratamento e cura. No Brasil, cerca de 47 000 casos novos são detectados a cada ano, sendo 8% deles em menores de 15 anos.
Disponível em: <http://portal.saude.gov.br>. Acesso em: 4 ago. 2013 (adaptado).

Considerando o texto acima e conteúdo correlato, é possível afirmar que

A) o Mycobacterium leprae é um agente infeccioso que se caracteriza por alta infectividade e alta patogenicidade, propriedades essas que ocorrem em função de suas características biológicas intrínsecas.

B) o ser humano e os animais silvestres são reconhecidos como reservatórios do bacilo de Hansen, sendo as condições individuais do reservatório e do parasito os fatores que estão relacionados à alta patogenicidade da doença.

C) a hanseníase tem curto período de incubação e sua frequência se distribui igualmente, independentemente de faixa etária; entretanto, alguns fatores podem interferir na taxa de incidência, tais como: áreas endêmicas, exposição precoce e focos domiciliares.

D) as vias aéreas superiores são as principais vias de eliminação do bacilo de Hansen e o uso comum de objetos contaminados é a principal porta de entrada para o parasito; portanto, não é necessário contato direto com a pessoa doente não tratada para que a transmissão ocorra.

E) o alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do Mycobacterium leprae e, assim como em outras doenças infecciosas, a conversão de infecção em doença depende de interações entre fatores individuais do hospedeiro, fatores ambientais e características desse bacilo.


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
O controle de qualidade é uma importante ferramenta empregada nos laboratórios clínicos para validar os processos inseridos na fase analítica, garantindo a confiabilidade dos resultados. As atividades de controle de qualidade devem ser realizadas sistematicamente em todos os setores analíticos, por exemplo, na rotina de microbiologia e uroanálise.

As infecções urinárias são diagnosticadas por meio de métodos quali-quantitativos e por meio de cultivos, havendo risco de contaminação, o que torna os procedimentos de controle de qualidade imprescindíveis. Uma série de medidas podem ser adotadas para evitar erros analíticos, e elas devem ocorrer com o mais rigoroso acompanhamento profissional.

Considerando os procedimentos de controle de qualidade que devem ser adotados nos setores de microbiologia e uroanálise, avalie as afirmações a seguir.

I. Meios de cultivo preparados em laboratório devem ser testados para esterilidade, incubando-se 5% do lote a 35±2°C por 18 a 24 horas e, em seguida, 24 horas em temperatura ambiente. Caso sejam detectados contaminantes como resultado de esterilização inadequada, defeito na autoclave, contaminação do ambiente, contaminação do sangue ou outro complemento adicionado contaminado, o lote deve ser desprezado e novo lote deve ser produzido antes da liberação para uso.

II. Caso os meios de cultivo sólidos que demonstram sinais de ressecamento e os meios de cultivo líquidos que sofreram diminuição do volume original não apresentem nenhum sinal de contaminação, ambos poderão ser utilizados. Contudo, em casos como esses, é necessário que eles estejam dentro do prazo de validade.

III. Amostras de urina não-refrigeradas têm viabilidade curta. Por esse motivo, tais amostras deverão ser analisadas em, no máximo, 4 horas, o que evita prejuízos em relação à análise microbiológica ou citológica.

IV. A habilidade do meio de cultivo de permitir crescimento de microrganismos definidos deve ser determinada pela inoculação com isolado específico da cultura-estoque, de acordo com as características esperadas da cepa teste, diante de cada tipo de meio. Um erro frequente no controle de qualidade é o uso de inóculo muito carregado para esse propósito.

V. Erros sistemáticos podem ocorrer durante os testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Entre eles estão a identificação de um único antimicrobiano fora do intervalo para uma determinada cepa ATCC ou a presença de múltiplos tipos de colônias.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) I, III e IV.

C) II, III e V.

D) II, IV e V.

E) I, II, III e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
A acupuntura, técnica bastante difundida devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, miorrelaxantes, analgésicas e ativadoras da função imunológica no organismo humano, tem sido muito utilizada como terapia coadjuvante em diversas especialidades médicas. Em relação ao tratamento das dores, avalie as afirmações a seguir.

I. O estímulo nociceptivo provocado pela inserção da agulha promove resposta neuro-humoral do organismo, onde há secreção de substâncias opioides, tais quais, as endorfinas e encefalinas, que modulam a passagem da mensagem dolorosa. Como resultado se observa um potente efeito analgésico da acupuntura.

II. A inserção das agulhas estimula as fibras A delta, cujos impulsos trafegam mais rápido do que os estímulos de dor carregados pelas fibras C não-mielinizadas. Por meio de conexões neuronais, isso causa um impulso inibitório descendente que provoca analgesia.

III. No tratamento específico das dores, obtêm-se melhores resultados através da estimulação intensa dos pontos,do que com estimulação menos intensa. Esse estímulo causado pelas agulhas faz com que substâncias como adrenalina e serotonina sejam liberadas, causando sensação de bem-estar.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
Ao longo da última década, os serviços de saúde brasileiros vêm passando por significativos avanços na área de implantação, gestão e garantia da qualidade nos serviços prestados. Essas melhorias vêm ocorrendo em função das exigências por parte dos consumidores e da ampliação da legislação e maior fiscalização dos órgãos públicos.

Insere-se neste contexto, o profissional biomédico que, por meio da atuação em auditoria e consultoria, tem encontrado uma área em crescimento, carente de profisssionais qualificados. A atuação do biomédico em auditoria é regulamentada pela Resolução nº 184, de 26 de agosto de 2010, do Conselho Federal de Biomedicina.

Considerando as especificidades e características da atuação em auditoria do biomédico, avalie as afirmações a seguir. 

I. O auditor pode fornecer relatórios e pareceres para a vigilância sanitária municipal, estadual e federal.

II. A acreditação, que é um dos serviços prestados pelo auditor, é um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório por meio de auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe.

III. A atividade de consultoria é um serviço prestado por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, independente(s) e qualificada(s), para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, à organização, aos procedimentos e aos métodos de um serviço de saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
Os equipamentos de fluxo unidirecional são desenvolvidos com o propósito de propiciar a manipulação segura de materiais biológicos, conforme se observa nas figuras a seguir. 

enade

Com relação à utilização correta desse tipo de equipamento e levando em consideração as figuras acima, avalie as asserções que se seguem e a relação proposta entre elas.

I. Os equipamentos de fluxo unidirecional horizontal são câmaras que apresentam um fluxo de ar filtrado e laminar no sentido horizontal, oferecendo proteção ao material manipulado, ao operador e ao meio ambiente. 

PORQUE

II. A direção do fluxo de ar que circula no interior das câmaras de fluxo unidirecional horizontal não permite que o ar do meio ambiente contamine o material e, também, que possíveis aerossóis formados a partir da manipulação entrem em contato com o operador.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
Algumas das maiores causas de lesão no sistema nervoso central (SNC) são as doenças neurodegenerativas, que interrompem funções fisiológicas importantes. Por isso, as lesões e a reparação do SNC têm sido a chave da pesquisa neurobiológica. A maioria das doenças neurodegenerativas desenvolvem-se em idades mais avançadas, são de progressão lenta, de difícil diagnóstico e não possuem terapia efetiva.

Recentemente, as células-tronco têm se mostrado eficazes no tratamento de modelos animais com doenças neurodegenerativas. Esse tipo celular é considerado um modelo ideal para o estudo da geração embrionária, da diferenciação celular, da expressão e regulação gênicas. A terapia de reparação tecidual utilizando células-tronco será um novo caminho para o tratamento de defeitos genéticos ou de doenças degenerativas.
LIMA, S. R. GOMES, K. B. Esclerose lateral amiotrófica e o tratamento com células-tronco. Revista Brasileira de Clínica Médica. São Paulo, v. 8, n. 6, p. 531-537, 2010.

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A diferenciação das células-tronco em células especializadas é controlada pela regulação da expressão gênica, a fim de obter as propriedades dos tecidos em diferentes estágios do desenvolvimento. A interferência adequada na expressão gênica das células-tronco embrionárias possibilita seu uso em terapias de reparação tecidual para o tratamento de diversas condições patológicas.

PORQUE

II. Células-tronco embrionárias são células totipotentes, e podem se diferenciar nas três camadas germinativas: ectoderme, mesoderme e endoderme.

A respeito das asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
A respeito da reprodução humana assistida, é correto afirmar que

A) a manipulação de embriões é uma prática permitida no Brasil, assim como a seleção de um embrião levando em consideração as características fenotípicas desejadas pelos futuros pais.

B) as técnicas moleculares e citogenéticas visam determinar possíveis anormalidades no DNA que inviabilizariam a fertilização, permitindo uma seleção de embriões com maior probabilidade de sucesso na fertilização.

C) a reprodução humana assistida é realizada por meio de métodos de inseminação artificial e fertilização in vitro, classificados como extracorpóreo e intracorpóreo, respectivamente.

D) a manipulação genética de embriões é uma prática realizada na área de reprodução assistida, a fim de se obter maior sucesso na fertilização in vitro.

E) a inseminação artificial é realizada através da injeção intracitoplasmática de um único espermatozoide no gameta feminino.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20

Torcedores passam mal e Vigilância Sanitária apreende alimentos no Maracanã

Fim do jogo, Brasil campeão da Copa das Confederações, festa de grande parte do Maracanã. Em uma ambulância, um paramédico atende uma paciente. Ao informar que o caso não era grave, ele revelou a preocupação com a ingestão de alimentos de qualidade duvidosa no estádio. Vários torcedores procuraram o centro médico e as ambulâncias, apresentando mal-estar, vômito e diarreia, ao mesmo tempo em que a Vigilância Sanitária realizava a apreensão de 59 quilos de alimentos. Entre os alimentos apreendidos, alguns apresentavam prazo de validade vencido, outros não apresentavam identificação e ainda havia alguns alimentos que não estavam armazenados em temperatura ideal.

A Vigilância notificou imediatamente as empresas responsáveis pelos produtos, que haviam recebido concessão da Fifa para a venda no estádio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, lanches prontos, tais como hambúrger e cachorro-quente, estavam fora da validade; três quilos de salsicha estavam sem identificação; sanduíches com pasta de frango, que seriam distribuídos aos stewards (seguranças), estavam guardados fora da temperatura ideal; o queijo ralado também não tinha procedência, embora embalado. Os relatos dos pacientes apontavam para o cachorro-quente como causador da intoxicação.
Disponível em: <http://www.espbr.com>. Acesso em: 10 jul. 2013.

Considerando a notícia acima, avalie as asserções a seguir.

I. Vômito e diarreia são sintomas comuns de intoxicação ou toxinfecção alimentar causadas por bactérias como Staphylococus aureus, Clostridium perfringens e Escherichia coli, que podem se desenvolver e produzir toxinas em alimentos estocados por longos períodos de tempo ou em temperatura indevida.

II. A rapidez do surgimento dos sintomas nos consumidores que estavam no estádio sugere a contaminação dos alimentos por Staphylococus aureus, que pode ter ocorrido a partir do contato com as mãos dos manipuladores dos alimentos, provavelmente no momento do preparo.

III. Medidas básicas de higiene, como, por exemplo, lavar as mãos antes do preparo de alimentos e após usar o banheiro, são suficientes para prevenir a contaminação dos alimentos por microrganismos como Escherichia coli e Salmonella spp. e, por isso, são medidas de prevenção aos surtos de intoxicação ou toxinfecção alimentar.

IV. As análises microbiológicas e bromatológicas são ferramentas complementares das boas práticas de fabricação, contribuindo para a garantia da qualidade dos alimentos e para a prevenção de eventos adversos à saúde pública, bem como para a detecção do agente causal dos surtos de toxinfecção alimentar.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) I, II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III, e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Grande quantidade de lixo está acumulada nos fundos de um hospital. Sacos plásticos de cor branca leitosa, padronizados, com o símbolo de risco biológico foram fotografados. Procurado pela reportagem, o gestor de resíduos de saúde da instituição confirmou que o lixo estava acumulado na parte dos fundos do hospital, mas disse que não era material contaminado, porque o descarte seguia normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Há alguns dias, parte do material coletado pela empresa voltou do aterro sanitário por ordem da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana, que entendeu que havia a mistura de lixo comum com o hospitalar”, informou o responsável.
Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 30 jun. 2013 (adaptado).

A situação descrita na reportagem demonstra irregularidades no manejo dos resíduos gerados no serviço de saúde (RSS). Por tratar-se de resíduos com potencial de causar danos à saúde e ao meio ambiente, qual é a recomendação básica, regulamentada pelos órgãos competentes, para o manejo desses resíduos?

A) O gerador dos resíduos é responsável pela segregação e acondicionamento dos RSS gerados por ele, até à destinação final.

B) As autoridades municipais são legalmente responsáveis pelo gerenciamento dos RSS, desde que estes estejam devidamente acondicionados.

C) A Anvisa é o órgão responsável pela elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) dos serviços geradores de RSS.

D) Os RSS são descartados nos aterros sanitários juntamente com o lixo comum, porém devidamente acondicionados e rotulados, para que sejam preservados a saúde pública e o meio ambiente.

E) Os resíduos biológicos devem ser acondicionados em recipiente metálico, com tampa vedável, rotulados com o símbolo de risco biológico, para que a saúde pública e o meio ambiente sejam preservados.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
A Toxicologia compreende várias áreas, entre elas a ambiental, a analítica, a ocupacional e a forense. As análises toxicológicas forenses, utilizadas especialmente pelas Polícias Técnicas, têm como finalidade a detecção e identificação de agentes químicos que possam ter causado dano ao ser humano, animal ou meio ambiente. No início do ano de 2013, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, ocorreu uma tragédia em uma casa noturna onde mais de duzentas pessoas morreram devido a um incêndio.

A perícia tenta resolver algumas questões, a fim de compreender melhor os casos forenses. Algumas das perguntas que podem ser feitas, nesse contexto, são:

Qual é o marcador toxicológico indicado para avaliar vítimas de incêndio com suspeita de asfixia? No caso da espuma usada para isolamento acústico, qual substância predominante nesse material deve ser identificada nas vítimas?

Considerando o contexto apresentado, escolha a opção que responde, de forma correta, cada uma das perguntas acima, respectivamente.

A) Ácido hipúrico, cianeto.

B) Gás carbônico, ácido nítrico.

C) Carboxihemoglobina, cianeto.

D) Ácido hipúrico, gás carbônico.

E) Sulfehemoglobina, ácido nítrico.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
A hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser desencadeada por vírus, uso de medicamentos, doenças autoimunes, entre outros, constituindo um grave problema de saúde pública. Na fase aguda, os pacientes podem apresentar manifestações clínicas como icterícia, colúria e acolia fecal. As hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C. O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de pesquisas de marcadores virais e marcadores bioquímicos hepáticos.

O quadro a seguir, demonstra alterações nos marcadores virais e bioquímicos no plasma sanguíneo de três indivíduos.

enade

Considerando o contexto e os resultados apresentados, conclui-se que

A) o indivíduo 1 apresenta hepatite dos tipos B e A na fase aguda.

B) o indivíduo 3 apresenta hepatite do tipo A na fase aguda.

C) o indivíduo 2 apresenta hepatite B aguda e hepatite A pregressa.

D) o indivíduo 1 apresenta hepatite B aguda e hepatite A pregressa.

E) o indivíduo 3 apresenta hepatite A aguda e é portador da hepatite B.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
A vacina quadrivalente contra o HPV é comercializada no Brasil desde 2006 e é formulada contra os subtipos 6 e 11, os principais causadores de verrugas genitais, e contra os subtipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. Para produção dessa vacina são utilizadas técnicas moleculares avançadas nas quais a proteína viral L1 de cada tipo de vírus é produzida em laboratório. Essas proteínas se organizam espontaneamente formando os capsômeros e, em seguida, uma estrutura semelhante ao vírus inteiro que é chamada de Partícula Semelhante a Vírus (VLP – Virus Like Particules). As VLPs são mais imunogênicas que as proteínas solúveis utilizadas nas vacinas convencionais e não apresentam potencial infeccioso nem oncogênico, pois não possuem material genético viral.
VESPA JR., N. Vacina quadrivalente contra HPV 6, 11, 16, 18: a mais nova
 ferramenta de prevenção. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente
Transmissíveis. V. 18, n. 4, p. 220-223, 2006 (adaptado).

Com base no texto acima, avalie as afirmações seguintes.

I. A produção das VLPs foi realizada por meio do cultivo do vírus em laboratório e posterior purificação das proteínas L1 e união espontânea para formação das VLPs.

II. Para produção das VLPs, foi feito inicialmente cultivo do HPV de interesse em laboratório, clonagem do gene L1 de cada tipo de HPV e, em seguida, foi feita a expressão de cada uma das proteínas L1 recombinantes, e posterior purificação da VLP.

III. As VLPs dos diferentes tipos de HPV foram produzidas e mantidas em laboratório para posterior purificação e utilização como vacina.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
A flebite e a infiltração são complicações comumente identificadas na terapia intravenosa periférica. A flebite pode ser classificada como química, mecânica ou infecciosa. No caso da flebite química, sua causa pode advir, entre outros fatores, dos extremos de potencial hidrogeniônico (pH), ocasionando, assim, resposta inflamatória na camada íntima da veia, que pode levar à infiltração, edema, trombose e morte celular. A faixa de pH de risco para as complicações da terapia corresponde aos valores de pH inferiores a 5,5 e superiores a 8,0.

Os gráficos abaixo mostram a variação do pH de antimicrobianos diluídos em NaCl 0,9% , na presença ou ausência de luz. 

enade

Com base no texto e nos gráficos apresentados e considerando as soluções testadas, tanto na ausência quanto na presença de luz, assinale a opção correta.

A) A solução de Sulfato de Amicacina possui concentração de íons H+ semelhante à concentração de íons OH- indicativa de neutralidade da solução, e impõe risco a pacientes submetidos à terapia intravenosa.

B) A solução de Sulfato de Amicacina possui concentração de íons H+ semelhante à concentração de íons OHindicativa de neutralidade da solução, e não impõe risco a pacientes submetidos à terapia intravenosa.

C) A solução de Cloridrato de Vancomicina é a que possui maior concentração de íons H+ e não impõe risco a pacientes submetidos à terapia intravenosa.

D) A solução de Cloridrato de Vancomicina é a que possui maior concentração de íons H+ e impõe risco a pacientes submetidos à terapia intravenosa.

E) A solução de Penicilina G Potássica é a que possui maior concentração de íons OH-, em todos os tempos analisados, e não impõe risco a pacientes submetidos à terapia intravenosa.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é caracterizada pela redução nos níveis de hemoglobina abaixo do valor de referência. Além disso, as anemias são classificadas conforme sua fisiopatologia em hemolíticas e não-hemolíticas. Diferentes alterações bioquímicas e hematológicas são observadas nessas duas condições.

Com base no gráfico abaixo, analise os parâmetros bioquímicos e hematológicos observados em um quadro de anemia no momento do seu diagnóstico.

enade

Os dados apresentados no gráfico indicam

A) anemia carencial, podendo ser uma anemia ferropriva, pois no momento do diagnóstico foi observado um aumento na contagem de reticulócitos.

B) anemia hemolítica, visto que se observa um aumento na concentração de bilirrubina total, acompanhado pelo aumento da fração indireta.

C) anemia microcítica e hipocrômica, o que indica que se trata de uma anemia carencial.

D) anemia hemolítica, pois observa-se contagem normal de reticulócitos, além de microcitose e hipocromia no momento do diagnóstico.

E) anemia carencial, na qual se observa aumento na contagem de reticulócitos e de bilirrubina total. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Estatísticas mundiais a respeito da infertilidade mostram que mais ou menos 15% dos casais que desejam engravidar apresentam algum tipo de infertilidade. Durante muito tempo, os empecilhos eram todos atribuídos às mulheres e só recentemente passaram a fazer parte do universo masculino. Talvez seja essa a razão de se saber tão pouco sobre a infertilidade no homem. Por isso, atualmente, a conduta é encaminhar o casal para avaliação. A dificuldade pode estar tanto em um quanto no outro, ou nos dois parceiros. Estudos mostram que varicocele, processos infecciosos e disfunções hormonais são praticamente as únicas causas reversíveis da infertilidade masculina. 

Ninguém sabe como aumentar o número e a qualidade dos espermatozoides. Também não se sabe explicar os casos de infertilidade idiopática ou de infertilidade sem causa aparente, quando, apesar de homem e mulher preencherem totalmente as condições necessárias para a gravidez, ela não acontece. Outra constatação indiscutível é que os anabolizantes podem acabar com a produção dos espermatozoides, e maconha, cocaína e álcool comprometem sua qualidade. Depois do surgimento da inseminação artificial e da feritlização in vitro, a infertilidade masculina não significa mais a impossibilidade definitiva de ter filhos. O diagnóstico bem feito é fundamental para a escolha do método mais indicado para superar essa dificuldade.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br>.
Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).

Quando um casal procura o serviço de saúde para avaliar a infertilidade, um dos primeiros testes solicitados ao homem é o espermograma. No que diz respeito a esse teste e à fase pré-analítica, assinale a opção correta.

A) A coleta do esperma deve ser realizada na mesma data que a coleta dos óvulos.

B) O material (esperma) pode ser armazenado por até 6 horas a 4°C até o momento das análises.

C) São necessários 5 exames consecutivos com intervalo de 2 semanas para produzir um diagnóstico confiável.

D) Recomenda-se realizar abstinência sexual de 2 a 5 dias, coletar o esperma preferencialmente no laboratório e evitar a perda de volume da amostra.

E) Na ficha do paciente devem constar itens como doenças atuais e medicamentos de uso contínuo, sendo desnecessários itens como doenças pregressas e terapêuticas anteriores.


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
A Lacaziose ou doença de Jorge Lobo é infecção fúngica profunda, crônica, granulomatosa, causada pela implantação traumática do fungo Lacazia loboi (ou Paracoccidioides loboi et Loboa loboi) nos tecidos cutâneo e subcutâneo, que promove o aparecimento de lesões nodulares isoladas e coalescentes, em geral de aspecto queloidiano, conforme ilustrado na figura a seguir.

enade

Até o momento, o patógeno causador da doença não é cultivado em laboratório, o que dificulta os estudos sobre o fungo e a doença. Em alguns casos, o diagnóstico clínico da lesão pode ser complicado, uma vez que existem outros patógenos que provocam lesões cutâneas, como a hanseníase (causada pela bactéria Mycobacterium leprae) e a leishmaniose (causada pelo protozoário Leishmania sp.).

Suponha que você foi contratado como biomédico responsável pelo setor de diagnóstico de uma Unidade de Saúde, localizada em uma área com alta taxa de ocorrência de Lacaziose, hanseníase e leishmaniose, para implantar um teste diagnóstico para essas doenças.

Objetivando rapidez, eficácia e minimização de custos, qual a melhor opção para realização desse diagnóstico diferencial?

A) Utilizar técnicas microbiológicas de cultura com meios seletivos que proporcionariam o crescimento dos micro-organismos.

B) Realizar biópsias e cortes histológicos da lesão e identificar o agente causador por meio de coloração de Ziehl-Nielsen com auxílio do microscópio óptico.

C) Remover a lesão, fazer cortes histológicos e propor a implementação de métodos moleculares de hibridização com sondas de DNA específicas marcadas com substância radioativas para os agentes causadores.

D) Realizar biópsia e propor a implementação de métodos moleculares de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) com utilização de iniciadores específicos para os agentes causadores.

E) Realizar biópsia e cortes histológicos da lesão e propor a aquisição de um microscópio eletrônico, que eliminaria dúvidas na identificação do agente causador.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29
Avalie as afirmações a seguir, referentes ao controle de qualidade laboratorial bioquímico realizado em equipamentos de automação.

I. O soro-controle não é preferido em relação à solução padrão, devido à sua natureza proteica, que pode causar interferência na análise, consequentemente induzindo a um erro no resultado.

II. No início da rotina laboratorial bioquímica, independentemente do laboratório ser interno ou externo a um hospital, é necessária a realização de controle de qualidade interno utilizando soros-controle normais e patológicos.

III. A calibração dos equipamentos deve ser realizada somente no início da rotina laboratorial, independente de qualquer intercorrência.

IV. Laboratórios externos a um hospital podem realizar a calibração dos equipamentos exclusivamente com soro-controle normal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
As sequências não codificantes e altamente polimórficas no DNA funcionam como impressões digitais e permitem identificar o indivíduo, bem como sua origem. Nessa característica de individualidade e hereditariedade baseiam-se as provas científicas de paternidade utilizadas no cotidiano forense brasileiro. 

enade

Com base na interpretação da eletroforese acima, avalie as afirmações seguintes.

I. Nessa corrida de eletroforese, é possível observar a variabilidade na sequência de DNA entre os indivíduos. 

II. O indivíduo F3 não possui parentesco com nenhum dos indivíduos testados.

III. A investigação genética pode excluir a possibilidade de paternidade, como observado em relação ao indivíduo F1.

IV. É excluída a paternidade do suposto pai em relação ao indivíduo F2.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cérvico-vaginal. Esse exame também é conhecido como exame citológico, de lâmina, citopatológico ou citologia cérvico-vaginal. Embora o principal propósito da citologia cérvico-vaginal seja a detecção das lesões precursoras do câncer cervical, o achado de condições infecciosas/reativas também pode contribuir para a saúde da mulher.

Um dos fatores de risco para o câncer de colo uterino é o histórico de infecções sexualmente transmissíveis, sendo comprovada essa relação por vários estudos epidemiológicos realizados no Brasil. Dessa forma, tem crescido o interesse na utilização do exame preventivo do câncer de colo uterino para o reconhecimento de infecções cérvico-vaginais, como uma importante alternativa diagnóstica.
 Disponível em: <http://www.scientiaplena.org.br>. Acesso em: 21 jul. 2013 (adaptado). 

As figuras 1 e 2 são fotografias de esfregaços cérvico-vaginais sob análise microscópica.  

enade


Considerando o texto e as figuras acima, é correto afirmar que

A) as figuras 1 e 2 revelam características celulares que indicam provável infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células da figura 1, assim como, a presença de “células-guia”, recobertas por densas colônias de microorganismos, observadas na figura 2, são características da infeção por HPV.

B) as figuras 1 e 2 revelam características celulares que indicam provavél infecção por Gardnerella vaginalis, visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células da figura 1, assim como a presença de “célulasguia”, recobertas por densas colônias de microorganismos, são observadas na figura 2, características da infecção por Gardnerella vaginalis.

C) a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis, visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células desse esfregaço são típicas da infecção por esta bactéria.

D) a figura 2 revela características celulares indicativas da infecção por HPV, visto que a presença de “célulasguia”, recobertas por densas colônias de microorganismos, são características da infeção por esse vírus.

E) a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infeção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células desse esfregaço são típicas da infecção por HPV. A figura 2 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32

enade

A imagem apresentada corresponde a

A) radiografia, cuja nitidez depende das condições técnicas durante a execução do exame e é dada pela diferença entre as áreas claras e escuras. 

B) radiografia, cuja radiação difusa, formada durante a atenuação do feixe de raios-X no corpo, pode influenciar na qualidade da imagem.

C) tomografia computadorizada, na qual os elétrons são coletados por um cristal cintilador ou uma fotomultiplicadora que converte a energia dissipada em luz, correspondendo à área radiopaca, em que não ocorre passagem do feixe de elétrons.

D) ressonância magnética, na qual o segmento do paciente é separado, eliminando-se a superposição de estruturas adjacentes que ocorre na radiografia convencional.

E) ultrassonografia, na qual substâncias ou cristais piezoelétricos mudam de formato ou vibram quando submetidos à corrente elétrica alternada; a vibração produz o ultrassom, visualizado como uma imagem anecoica.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Transmitidos através da picada de insetos, alguns protozoários são capazes de causar parasitoses em seres humanos, utilizando como habitat a corrente sanguínea.  

enade

A figura acima apresenta algumas das fases do ciclo de vida de um protozoário parasita, instalado no interior de um glóbulo vermelho.

Considerando a figura, assinale a opção que apresenta, respectivamente, os nomes do agente etiológico, do vetor e da doença provocada pelo protozário ilustrado.

A) Plasmodium sp., barbeiro Triatoma infestans, malária.

B) Plasmodium sp., fêmea do mosquito Anopheles sp., malária.

C) Trypanossoma cruzi, barbeiro Triatoma sp., doença de Chagas.

D) Leishmania sp., fêmea do mosquito Lutzomyia sp., leishmaniose.

E) Trypanossoma cruzi, fêmea do mosquito Anopheles sp., doença de Chagas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
A tuberculose (TB) continua sendo um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde declarou a TB uma emergência mundial e passou a recomendar a estratégia DOTs (Directly Observed Treatment-short course) como resposta global para o controle da doença. Essa estratégia pode ser entendida como um conjunto de boas práticas para o controle da TB, entre as quais figura o diagnóstico de casos por meio de exames bacteriológicos de qualidade.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, 2010. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2013 (adaptado).

No que se refere ao diagnóstico laboratorial da tuberculose, é correto afirmar que

A) a baciloscopia direta de amostras biológicas realizada, principalmente, pela pesquisa do bacilo álcoolácido resistente (BAAR) pelo método de Ziehl-Nielsen é a técnica mais utilizada para o diagnóstico da tuberculose, sendo considerada o padrão-ouro entre os exames diretos, visto que apresenta sensibilidade próxima a 100%.

B) a cultura do Mycobacterium tuberculosis no meio sólido Löwenstein-Jensen é o padrão-ouro para o diagnóstico da TB, pois apresenta elevada especificidade e sensibilidade e permite uma leitura quantitativa, por meio da contagem do número de colônias, o que o torna o mais adequado para a monitoramento do tratamento.

C) o atual padrão-ouro para diagnóstico da TB deixou de ser a cultura do Mycobacterium tuberculosis em meios sólidos como o ágar sangue, desde o surgimento dos testes de amplificação de DNA, devido à praticidade de desenvolvimento desta nova tecnologia capaz de detectar o bacilo mesmo em amostras biológicas de indivíduos não bacilíferos.

D) os testes de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) representam uma excelente opção diagnóstica que pode fornecer ao clínico um resultado mais rápido e preciso. Os TAAN, dos quais, o mais comumente usado é a PCR (Polymerase Chain Reaction) são testes de detecção rápida, que permitem uma resposta em 24 a 48 horas, mas os resultados são satisfatórios somente nas amostras biológicas de indivíduos bacilíferos. 

E) a baciloscopia direta de amostras biológicas, é a técnica mais utilizada para o diagnóstico da tuberculose e apresenta a grande vantagem de possibilitar a identificação dos bacilos resistentes e multirresistentes aos fármacos antibacilares, um problema emergente de saúde pública. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 35
Um biomédico, fisiologista do exercício, investiga os parâmetros bioquímicos de um atleta de elite. Ao final do exercício, o biomédico realiza a dosagem de alguns parâmetros, com os citados abaixo, para avaliar o desempenho do atleta. Espera-se que esse atleta tenha

I. maiores concentrações de adrenalina plasmática, produzida pela medula da glândula supra-renal.

II. aumento da glicogenólise, principalmente, muscular.

III. possível aumento da concentração de lactato, gerado pelo ciclo de Krebs.

IV. diminuição das concentrações de hormônio antidiurético.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40731,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,293,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,74,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,175,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,118,matemática financeira,1,medicina,29,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,188,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,154,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,842,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,111,provas enade,240,provas encceja,27,provas enem,29,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,42,provas oab,189,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,4,provas santa casa,6,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,311,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,29,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,577,questão da oab,3024,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,732,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1133,questão de biomedicina,164,questão de ciências,700,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,51,questão de concurso,4434,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2738,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,523,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1405,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,119,questão de geografia,1097,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,54,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1673,questão de informática,134,questão de inglês,1110,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2579,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3395,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1248,questão de raciocínio lógico,140,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,19109,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,344,questão do enade,4559,questão do encceja,900,questão do enem,2440,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,36874,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,147,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,9,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,787,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Biomedicina ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Biomedicina ENADE 2013 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-biomedicina-enade-2013-com.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-biomedicina-enade-2013-com.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo