Prova de Odontologia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Odontologia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Odontologia ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

QUESTÃO 09
ENADE: Um paciente de 38 anos de idade procurou atendimento odontológico para tratamento protético do dente 12. Finalizada a anamnese e o exame físico, foi constatada ausência de sintomatologia nesse dente e observou-se hiperplasia gengival na região palatina. O paciente relatou que, há mais de três meses, caiu a restauração provisória retida a pino. No exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico com obturação no limite apical adequado em remanescente dentário de 21,0 mm de comprimento.

Para o caso apresentado acima, qual o plano de tratamento mais adequado? 

A) Gengivectomia, confecção de pino com preparo intrarradicular de 14 mm e coroa protética.

B) Gengivectomia, descontaminação do espaço radicular protético, confecção de pino com preparo intrarradicular de 16 mm e coroa protética.

C) Descontaminação do espaço radicular protético, gengivectomia, confecção de pino com preparo intrarradicular de 14 mm e coroa protética.

D) Retratamento endodôntico, gengivectomia, confecção de pino com preparo intrarradicular de 16 mm e coroa protética.

E) Gengivectomia, retratamento endodôntico, confecção de pino com preparo intrarradicular de 14 mm e coroa protética.

GABARITO. E) Gengivectomia, retratamento endodôntico, confecção de pino com preparo intrarradicular de 14 mm e coroa protética.

QUESTÃO 10
ENADE: Uma menina de 8 anos de idade sofreu um acidente de bicicleta na calçada em frente a sua casa, ocorrendo a avulsão do dente 11. A vizinha que presenciou o acidente pegou o dente pela coroa, lavou rapidamente em água corrente filtrada e reimplantou o dente. Após três horas do reimplante, a família da criança levou-a a um consultório odontológico para uma avaliação. 

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O sucesso de um dente reimplantado depende do período de tempo em que ele permaneceu fora do alvéolo até a sua recolocação.

PORQUE

II. O desenvolvimento radicular incompleto na ocasião da avulsão proporciona maior chance de recuperação da vitalidade pulpar após o reimplante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 11
ENADE: Segundo o estudo epidemiológico SB Brasil 2010, mais de 3 milhões de idosos entre 65 e 74 anos de idade necessitam de prótese total nas duas arcadas dentárias, e 4 milhões de idosos precisam usar prótese total em uma das arcadas. O gráfico mostra a necessidade de prótese total em idosos, no período de 2003 a 2010. Os laboratórios regionais de prótese produzem anualmente cerca de 480 mil próteses.

enade

Com relação à organização de serviços de saúde bucal, avalie as afirmativas a seguir.

I. A precariedade das condições de saúde bucal dos idosos requer políticas de saúde que garantam informações sobre saúde bucal, acesso a serviços preventivos e curativos, bem como reabilitadores.

II. Apesar do panorama de demandas odontológicas de idosos acumuladas, o tratamento restaurador destinado a crianças deve ser prioritário, tendo em vista a necessidade de reduzir o índice CPOD em escolares. 

III. O aumento de recursos destinados à atenção terciária, com maior investimento em laboratórios de prótese dentária, visa atender às necessidades acumuladas de reabilitação oral. 

IV. É necessário reverter um modelo assistencial centrado em práticas curativas e mutiladoras, o que resultou em quadro de elevado edentulismo em idosos brasileiros.

V. O menor uso de serviços odontológicos entre os idosos que necessitavam de prótese em uma arcada dentária resulta da necessidade de próteses inferiores, pouco aceitas pelos pacientes idosos devido às dificuldades de adaptação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) III e V.

E) IV e V.

GABARITO. B) I e IV.

QUESTÃO 12
ENADE: Um paciente do sexo masculino, com 40 anos de idade, tabagista, que relata o consumo de 20 cigarros por dia há mais de 10 anos, apresenta lesão branca, como a ilustrada na figura. No exame e na abordagem clínica, verifica-se que essa lesão não pode ser removida facilmente por raspagem.

enade

De acordo com o relato e a figura apresentados, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o diagnóstico provável da lesão, o exame complementar e a melhor conduta para o seu tratamento.

A) Leucoplasia; biópsia incisional; remoção cirúrgica.

B) Líquen plano; citologia esfoliativa; remoção cirúrgica.

C) Candidíase; citologia esfoliativa; aplicação tópica de corticoide.

D) Hiperqueratose; biópsia excisional; aplicação tópica de corticoide.

E) Nevo branco esponjoso; biópsia incisional; remoção do agente causador.

GABARITO. A) Leucoplasia; biópsia incisional; remoção cirúrgica.

QUESTÃO 13
ENADE: Durante a realização de exodontia com seccionamento do dente 27 de paciente do sexo masculino, com 22 anos de idade, uma técnica em saúde bucal (TSB) utilizava o sugador, quando percebeu a ruptura da luva cirúrgica em sua mão esquerda. A TSB é destra e, no momento em que notou o rompimento da luva, comunicou o fato ao cirurgião-dentista (CD). O CD solicitou que a TSB continuasse o atendimento ao paciente, que estava anestesiado e não deveria ter o procedimento cirúrgico interrompido.

Diante dessa situação, a TSB deve

A) perguntar ao paciente se ele tem alguma doença infectocontagiosa e, em caso de resposta negativa, atender à solicitação do CD.

B) deixar sua função e proceder à lavagem cirúrgica das mãos, para remoção da flora residente, em que predominam os estafilococos, desconsiderando, assim, a solicitação do CD.

C) proceder à antissepsia das mãos, pois as bactérias Gram+ presentes na flora transitória são as principais responsáveis pelas infecções hospitalares, desconsiderando, assim, a solicitação do CD.

D) continuar o atendimento ao paciente e efetuar exames sorológicos para detecção de hepatite B e Aids, de forma a atender à solicitação do CD.

E) proceder à troca das luvas na lavagem das mãos, evitando que a flora residente oriunda de suas mãos torne-se patogênica, por se tratar de procedimento cirúrgico, e justificar sua atitude ao CD.

GABARITO. E) proceder à troca das luvas na lavagem das mãos, evitando que a flora residente oriunda de suas mãos torne-se patogênica, por se tratar de procedimento cirúrgico, e justificar sua atitude ao CD.

QUESTÃO 14
ENADE: Ao planejar as ações em uma população adscrita de uma Unidade Básica de Saúde na área rural, o cirurgião-dentista incorporou a medição de íon flúor nas águas dos poços artesianos que as famílias usam para o consumo humano, visando realizar mapeamento das áreas com teores residuais de flúor. Considerando o uso do flúor em área rural e a Estratégia de Saúde da Família, avalie as afirmativas a seguir.

I. A presença de flúor em teores acima do recomendado nas águas dos poços artesianos que abastecem a população na área rural constitui um dos fatores de risco à fluorose dentária na população.

II. O baixo teor de flúor residual na água de poços artesianos de consumo humano na área rural dispensa a realização dos levantamentos epidemiológicos de fluorose dentária pela Estratégia de Saúde da Família. 

III. A realização de levantamento epidemiológico de cárie e fluorose dentária e a determinação da concentração de flúor nas águas dos poços artesianos contribuem para o planejamento das ações coletivas de saúde.

IV. A vigilância, o controle e a orientação à população quanto às várias formas de utilização do flúor são medidas necessárias para o controle das formas agudas e crônicas de intoxicação por flúor e constituem ações de abordagem individual na prevenção da fluorose dentária.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. B) I e III.

QUESTÃO 15
ENADE: Durante procedimento de exodontia a retalho, em que o anestésico utilizado foi a prilocaína associada à epinefrina, na concentração de 1:100 000, um paciente do sexo masculino, com 57 anos de idade e histórico de hipertensão prévia controlada por ß-bloqueador relatou sentir-se mal. O profissional interrompeu o procedimento, procurou acalmar o paciente e o colocou deitado. A aferição, por três vezes consecutivas da pressão arterial, resultou em pressão diastólica superior a 120 mmHg. Para caracterizar o quadro clínico como urgência hipertensiva, o paciente precisaria apresentar

A) cefaleia, tontura e alterações visuais.

B) hálito cetônico e alterações visuais.

C) náusea, tontura e sudorese.

D) palpitações e perda gradual de consciência.

E) sensação de desmaio, palidez e taquicardia.

GABARITO. A) cefaleia, tontura e alterações visuais.

QUESTÃO 16
ENADE: Um paciente do sexo masculino de 19 anos de idade chega ao consultório odontológico relatando dor provocada no dente 16. Clinicamente, observou-se a presença de lesão cariosa já cavitada, envolvendo as faces oclusal e mesial desse dente (figura 1). Radiograficamente, observou-se a presença de cárie profunda, com proximidade do corno pulpar mesial, integridade no espaço periodontal e ausência de lesões na região periapical. O aspecto clínico, após a abertura coronária e remoção do tecido cariado pode ser observado na figura 2. O paciente apresentava os demais dentes em bom estado de conservação, com poucas restaurações, e bom padrão de higiene bucal. 

enade

Com relação aos materiais restauradores e suas características, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os preparos classe II, com envolvimento da crista marginal, devem ser restaurados com resina composta e ionômero de vidro.

II. As resinas compostas, que apresentam a vantagem de ter contração de polimerização semelhante à da dentina e esmalte, evitam infiltração marginal e aumentam o tempo de vida das restaurações.

III. O uso do amálgama em cavidades amplas com pouca estrutura dental remanescente apresenta maior risco de fratura dental, quando comparado ao uso de materiais restauradores adesivos.

IV. O amálgama apresenta maior facilidade de estabelecer e manter adequado ponto de contato, por ter resistência ao desgaste próximo da estrutura dentária.

V. Quanto mais para distal no arco e maior a extensão da restauração, pior é o prognóstico das restaurações de resina composta, devido ao maior número de contatos cêntricos e estresse mecânico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. E) III, IV e V.

QUESTÃO 17 - ANULADA

QUESTÃO 18
ENADE: Um adolescente de 15 anos de idade apresentouse no consultório odontológico com dor aguda, contínua e edema na região do primeiro molar inferior esquerdo. Durante a anamnese, o paciente relatou ser usuário de crack há mais de 12 meses. Ao exame clínico e radiográfico, verificou-se que o dente apresentava grande destruição e comprometimento de furca, sendo indicada sua exodontia.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir.

I. A solução anestésica que contém vasoconstritor semelhante à epinefrina está indicada para a realização da exodontia porque, com essa droga, não há risco de elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente. 

II. A solução anestésica lidocaína 2% com epinefrina pode ser utilizada, por propiciar menor toxicidade sistêmica e minimizar o risco de elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

III. A solução anestésica prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI é uma alternativa para o atendimento odontológico porque, com essa droga, não há risco de elevação severa da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

IV. As soluções anestésicas que contêm vasoconstritores semelhantes à epinefrina devem ser evitadas, porque o uso crônico do crack faz com que haja liberação de dopamina, com aumento de adrenalina no organismo e consequente aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) III e IV.

QUESTÃO 19
ENADE: Um cirurgião-dentista vinculado ao programa odontológico de uma escola da rede pública, ao realizar o atendimento de rotina em uma criança, que já era sua paciente há algum tempo, percebeu alterações de comportamento e alguns hematomas nos braços e ao redor dos olhos. Questionada sobre a causa dos hematomas, a criança manifestou contradições inúmeras vezes. Em conversa com os professores, foi constatada queda no rendimento escolar e tendência ao isolamento dos colegas.

Diante do caso relatado, que atitude o cirurgiãodentista deve assumir, de modo a respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente?

A) Denunciar a suspeita de maus-tratos ao Conselho Tutelar ou à autoridade competente da localidade mais próxima.

B) Continuar a realizar o atendimento, seguindo a rotina, uma vez que crianças são emocionalmente instáveis.

C) Investigar a causa dos hematomas e chamar os pais e(ou) responsáveis, para prestarem esclarecimentos.

D) Comunicar à direção da escola a suspeita de que a criança seja vítima de violência domiciliar, porque a escola é responsável pela investigação do caso.

E) Investigar o caso com cautela e denunciar ao Conselho Tutelar se houver certeza de que a criança é vítima de maus tratos.

GABARITO. A) Denunciar a suspeita de maus-tratos ao Conselho Tutelar ou à autoridade competente da localidade mais próxima.

QUESTÃO 20
ENADE: Um paciente do gênero feminino, 37 anos de idade, leucoderma e bruxonoma, procurou atendimento e relatou queixa de dor provocada na região do elemento 46, com início havia duas semanas. Ao exame intrabucal, observou-se uma restauração oclusodistal em resina composta. 

Considerando a elaboração do diagnóstico desse caso, avalie as afirmativas a seguir. 

I. Na ausência de dor à palpação e à percussão, dor desencadeada por estímulo frio, presença de uma linha radiolúcida na interface dente/ restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de pulpite reversível.

II. Na ausência de dor à palpação, dor desencadeada à percussão e exacerbada após aplicação de calor, presença de linha radiolúcida na interface dente/restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de abcesso periapical.

III. Diante de uma resposta positiva ao teste de sensibilidade pulpar, aumento volumétrico com tecido avermelhado, mobilidade, sensação de dente extruído, profundidade de sondagem do sulco gengival de 7 mm e perda óssea vertical no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de abscesso peridontal. 

IV. Na presença de dor à palpação e atividade funcional dos músculos elevadores da mandíbula, ausência de cárie e(ou) uma linha radiolúcida na interface dente/restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico dos dentes 45-48, o diagnóstico é de dor miofascial referida para a região dos dentes posteriores da mandíbula.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.

GABARITO. E) I, III e IV.

QUESTÃO 21
ENADE: Uma paciente com 17 anos de idade procura a clínica odontológica desejando clarear seus dentes, pois ela julga que seu sorriso é “meio amarelado”. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista verifica que há muitos dentes com restaurações, tanto anteriores como posteriores. Não há história de tratamento endodôntico.

Em relação à conduta clínica e ao respeito aos princípios éticos, o cirurgião dentista deveria

I. alertar que podem ocorrer mudanças nas restaurações durante o clareamento, podendo ser necessário o polimento ou a substituição das restaurações.

II. informar que o efeito do clareamento ocorre sobre os dentes e não afeta as propriedades físicas e químicas das restaurações.

III. garantir o grau de clareamento, desde que a concentração seja controlada e a aplicação do agente clareador seja repetida quantas vezes forem necessárias até se obter o grau de clareamento desejado.

IV. orientar que os produtos resultantes da reação dos agentes clareadores podem agredir a polpa dental através dos túbulos dentinários.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e IV.

D) II e III.

E) II e IV.

GABARITO. C) I e IV.

QUESTÃO 22
ENADE: Um paciente do sexo masculino de 22 anos de idade procurou atendimento em uma clínica odontológica, por apresentar dente superior com  sensibilidade a variações térmicas. Após exame clínico, foi verificada, no dente 25, uma lesão cariosa com cavidade (MOD) e inflamação gengival. O exame radiográfico periapical evidenciou extensa área radiolúcida coronária, sugestiva de lesão de cárie próxima à câmara pulpar e limite cervical da cavidade distal a 1,0 mm da crista óssea alveolar.

Na situação descrita, que procedimentos clínicos definitivos devem ser executados, a fim de se reestabelecerem as funções do dente?

A) Raspagem subgengival, capeamento pulpar direto com hidróxido de cálcio PA e restauração.

B) Proteção do complexo dentina-polpa com cimento de hidróxido de cálcio, restauração e raspagem subgengival.

C) Capeamento pulpar indireto com hidróxido de cálcio PA, restauração e cunha interproximal com osteotomia.

D) Cunha interproximal sem osteotomia, capeamento pulpar indireto com cimento de hidróxido de cálcio e restauração.

E) Cunha interproximal com osteotomia, proteção do complexo dentina-polpa com cimento de hidróxido de cálcio e restauração.

GABARITO. E) Cunha interproximal com osteotomia, proteção do complexo dentina-polpa com cimento de hidróxido de cálcio e restauração.

QUESTÃO 23

A preservação dos tecidos bucais, a estabilidade, a retenção, o suporte e a estética são objetivos fundamentais a serem alcançados durante o ato de moldar o paciente desdentado total. Além disso, as moldagens devem proporcionar a confecção de bases de próteses totais que respeitem os limites de tolerância fisiológica dos tecidos de suporte.
REIS et al. Moldagem em prótese total: uma revisão de literatura.
RFO, v. 12, n. 1, p. 70-74, jan./abr. 2007.

ENADE: Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a moldagem funcional, a pressão exercida nos tecidos pode ser controlada pela presença de alívio e(ou) perfurações nas moldeiras, bem como pela viscosidade, fluidez e escoamento do material de moldagem.

PORQUE

II. Para moldagem de borda em prótese total, são indicados os materiais de consistência leve ou regular, para que seja possível essa área ser moldada com alguma pressão; para a área de suporte, devem ser utilizados materiais de consistência pesada, a fim de que essa região seja moldada de forma compressiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

QUESTÃO 24

Grande quantidade de lixo está acumulada nos fundos de um hospital. Sacos plásticos de cor branca leitosa, padronizados, com o símbolo de risco biológico foram fotografados. Procurado pela reportagem, o gestor de resíduos de saúde da instituição confirmou que o lixo estava acumulado na parte dos fundos do hospital, mas disse que não era material contaminado, porque o descarte seguia normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Há alguns dias, parte do material coletado pela empresa voltou do aterro sanitário por ordem da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana, que entendeu que havia a mistura de lixo comum com o hospitalar”, informou o responsável.
Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 30 jun. 2013 (adaptado).

ENADE: A situação descrita na reportagem demonstra irregularidades no manejo dos resíduos gerados no serviço de saúde (RSS). Por tratar-se de resíduos com potencial de causar danos à saúde e ao meio ambiente, qual é a recomendação básica, regulamentada pelos órgãos competentes, para o manejo desses resíduos? 

A) As autoridades municipais são legalmente responsáveis pelo gerenciamento dos RSS, desde que estes estejam devidamente acondicionados.

B) Os resíduos biológicos devem ser acondicionados em recipiente metálico, com tampa vedável, rotulados com o símbolo de risco biológico, para que a saúde pública e o meio ambiente sejam preservados.

C) Os RSS são descartados nos aterros sanitários juntamente com o lixo comum, porém devidamente acondicionados e rotulados, para que a saúde pública e o meio ambiente sejam preservados.

D) O gerador dos resíduos é responsável pela segregação e acondicionamento dos RSS gerados por ele, até à destinação final.

E) A Anvisa é o órgão responsável pela elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) dos serviços geradores de RSS.

GABARITO. D) O gerador dos resíduos é responsável pela segregação e acondicionamento dos RSS gerados por ele, até à destinação final.

QUESTÃO 25
ENADE: A tabela abaixo foi elaborada após o levantamento epidemiológico nacional de saúde bucal de 2010. No que diz respeito às condições periodontais avaliadas pelo Índice Periodontal Comunitário (CPI), em termos populacionais, esse problema aumenta, de modo geral, com a idade.

enade
enade

Considerando os dados apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I. A presença de cálculo e sangramento é mais comum aos 12 anos de idade e entre adolescentes. As formas mais graves da doença periodontal aparecem de modo mais significativo nos adultos (35 a 44 anos), em que se observa prevalência de 19,4%.

PORQUE

II. As diferenças regionais correspondem ao percentual de 56,8% de adolescentes da região Sudeste sem problemas gengivais, o que é condizente com melhores condições socioeconômicas e de acesso a serviços odontológicos; os problemas gengivais, em termos populacionais, entre idosos, são expressos pelo percentual médio de 90,5% de dentes excluídos em decorrência de doença periodontal.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

QUESTÃO 26
ENADE: Um cirurgião-dentista assumiu a coordenação de saúde bucal de seu município. Na primeira reunião com a sua equipe, propôs a realização de uma oficina para a elaboração do seu plano de gestão, com duração de quatro anos. Foi solicitado aos participantes da oficina que se orientassem pelas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004).

Considerando essa situação e as ações e estratégias prioritárias que devem orientar a atenção em saúde bucal em todos os níveis, avalie as afirmações a seguir.

I. Para melhor identificar os principais grupos a serem priorizados e as ações que irão compor as linhas de cuidado, é necessário conhecer as características do perfil epidemiológico da população, as doenças e agravos de maior prevalência, bem como a forma com que as pessoas vivem e como os serviços de saúde são ofertados.

II. As ações de promoção e proteção da saúde, que devem ser desenvolvidas como procedimentos coletivos em parcerias intersetoriais, visam reduzir fatores de risco e compreendem elenco bastante vasto e diversificado de atividades de natureza eminentemente educativo-preventiva.

III. Ampliar no município as redes públicas de tratamento de águas, de forma a garantir o acesso à água tratada e fluoretada, é a forma mais abrangente e socialmente justa de acesso ao flúor. 

IV. As ações de recuperação devem ser centradas na detecção do câncer bucal, por meio de biópsias realizadas dentro da rede de saúde.

V. As ações de saúde bucal devem ser inseridas de forma transversal nos diferentes programas integrais de saúde, por linhas de cuidado ou por condição de vida.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.

B) I, II e V.

C) I, III e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.

GABARITO. C) I, III e V.

QUESTÃO 27
ENADE: Um cirurgião-dentista sofreu um acidente no consultório com uma agulha contaminada, a qual perfurou sua luva e pele. O ferimento ocorreu durante o atendimento de um paciente que relatou ser portador de hepatite B. Nessa situação, o cirurgião-dentista

A) deve ser medicado com imunoglobulina humana anti-hepatite B logo após o acidente.

B) deve realizar o exame de carga viral do HBV e o teste de biologia molecular logo após o acidente.

C) está imunizado, caso tenha recebido três doses de vacina contra hepatite B (0, 30 e 90 dias).

D) está imunizado, caso apresente anti-HBs não reagente (≥ 10 UI/mL).

E) deve realizar o teste anti-HBs sete dias após o acidente.

GABARITO. A) deve ser medicado com imunoglobulina humana anti-hepatite B logo após o acidente.

QUESTÃO 28

De acordo com os resultados encontrados no Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a prevalência de pelo menos um dente incisivo afetado por traumatismo em crianças de 12 anos é de 20,5%.
BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde
Bucal. Brasília, 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ >.
Acesso em: 20 jul. 2013.

ENADE: Um cirurgião-dentista que atua em uma Unidade Básica de Saúde constata, na sua área de abrangência, prevalência de 32% de incisivos permanentes afetados por trauma em crianças de 12 anos. Nesse caso, para reduzir esse índice, o profissional da Estratégia de Saúde da Família deverá

I. elaborar um protocolo de atendimento, estabelecendo a metodologia a ser utilizada para a definição dos tipos de traumatismos, as técnicas de tratamento e de monitoramento das eventuais sequelas.

II. propor ações de promoção da saúde, comações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção, prevenção de acidentes e comportamentos seguros.

III. integrar os profissionais de saúde bucal com o restante da equipe de saúde na abordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesões traumáticas.

IV. manter uma equipe de atendimento de urgência na Unidade Básica e estabelecer a possibilidade de encaminhamento de paciente ao centro de especialidades odontológicas ou hospital, de acordo com a gravidade e a extensão do trauma e as condições físicas do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) II e III.

QUESTÃO 29
ENADE: A Portaria Federal nº 453, de 1º de junho de 1998, estabelece, por meio do Regulamento Técnico, as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico e dispõe sobre o uso dos raios-X diagnósticos em todo território nacional. O cirurgião-dentista que possuir, em seu consultório, equipamento radiológico intraoral deverá adequar as instalações para atender ao disposto nessa Portaria.

Considerando as obrigações relativas ao uso do equipamento radiológico intraoral em consultório odontológico, avalie as afirmativas a seguir.

I. O equipamento de radiografia intraoral deve ser instalado em ambiente (consultório ou sala) com dimensões suficientes para permitir à equipe manter-se à distância mínima de 2 m do cabeçote e do paciente.

II. As mulheres grávidas que trabalham em consultório odontológico com equipamento de radiografia intraoral devem comunicar a gravidez ao chefe, para lhes ser concedido o afastamento do ambiente de trabalho até o término da gestação.

III. No consultório odontológico, deve haver, para cada equipamento de raios-X, uma vestimenta plumbífera que garanta a proteção do tronco dos pacientes, incluídas tireoide e gônadas, e que tenha, pelo menos, o equivalente a 0,25 mm de chumbo.

IV. No consultório odontológico com equipamento de radiografia intraoral deve haver sinalização luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso à sala de raios-X, acompanhada do seguinte aviso de advertência: “Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada é proibida.”

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. B) I e III.

QUESTÃO 30 - ANULADA

QUESTÃO 31
ENADE: Um paciente com 52 anos de idade, do sexo masculino, é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) e relata queixa de “dentes amolecidos” na arcada inferior. O paciente trabalha na construção civil, na função de pedreiro, e relata fumar cerca de 15 cigarros por dia. No prontuário desse paciente, está registrada a condição de hipertensão. Sua frequência às atividades propostas pela Equipe de Saúde da Família é baixa, devido ao seu horário de trabalho.  

Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista observa que o paciente usa prótese total superior e apresenta lesões sugestivas de candidíase na mucosa palatina, além de quadro de doença periodontal, com bolsas profundas na região anteroinferior e presença generalizada de cálculo dentário.

Diante desse caso, avalie as afirmações a seguir.

I. A triagem deve ser feita na UBS, para encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde o paciente receberá o tratamento da lesão na mucosa, conforme determinar o especialista em estomatologia.

II. O paciente enquadra-se nos critérios de risco para malignização da lesão na mucosa palatina e deve ser referenciado para o CEO, onde deve submeter-se a exames preventivos para o câncer bucal ao menos quatro vezes ao ano.

III. O tratamento periodontal requer a raspagem subgengival de maior complexidade, devendo-se referenciar o paciente ao CEO após a adequação do meio bucal e motivação sobre o controle do biofilme dental efetuadas pela Equipe de Saúde Bucal. 

IV. O tratamento periodontal deverá ser concluído no CEO, onde será efetuada a alta, uma vez que o paciente apresenta condições de realizar os procedimentos de higiene bucal.

V. O paciente deve ser estimulado a participar do programa de controle do tabagismo, que o ajudará no enfrentamento da dependência ao cigarro, uma vez que o fumo constitui fator de risco comum às doenças cardiovasculares e à doença periodontal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) III e V.

E) IV e V.

GABARITO. D) III e V.

QUESTÃO 32
ENADE: Uma paciente com 40 anos de idade e portadora de diabetes mellitus frequenta o grupo de diabéticos na Unidade Básica de Saúde, perto de sua residência. A enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) observa que a paciente apresenta dificuldade no controle da glicemia e a encaminha para avaliação médica, que confirma o quadro. Buscando evolução do tratamento, o médico reitera o controle de dieta, uso diário de insulina, desenvolvimento de atividades físicas e solicita avaliação odontológica, pois observou halitose e gengiva sangrante na paciente. O diagnóstico bucal do cirurgião-dentista da ESF foi de doença periodontal avançada.

Considerando o caso relatado, avalie as afirmações a seguir.

I. O tratamento odontológico deve ser realizado sob antibioticoterapia profilática e anestesia local com adrenalina, droga de escolha para a hemostasia.

II. A paciente deve ser instruída a fazer sua dosagem de insulina e a se alimentar normalmente antes do atendimento.

III. A paciente deve ser agendada pela manhã, quando sua glicose está baixa e a atividade insulínica é alta. 

IV. O controle da doença periodontal avançada da paciente irá contribuir no controle sistêmico da diabetes mellitus.

V. O quadro de diabetes mellitus da paciente mantém estáveis os níveis de crescimento, proliferação e síntese da matriz pelos fibroblastos do ligamento periodontal e gengiva.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e III.

B) I, II e IV.

C) I, II e V.

D) III, IV e V.

E) I, III, IV e V.

GABARITO. C) I, II e V.

QUESTÃO 33

A adequada orientação durante a erupção e o desenvolvimento das dentições decídua, mista e permanente é um componente fundamental da atenção à saúde bucal integral voltada para todos os pacientes odontológicos pediátricos. Essa orientação deve contribuir para o desenvolvimento de dentição permanente que tenha oclusão estável, funcional e esteticamente aceitável. O diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido de desenvolvimento de má oclusão podem ter, ambos, os benefícios de curto e de longo prazos, enquanto se alcançam os objetivos da harmonia oclusal e a função e estética dentofacial.
AAPD - American Academy of Pediatric Dentistry. Guideline on Management
of the Developing Dentition and Occlusion in Pediatric Dentistry:
Clinical Guidelines - Reference Manual. v. 34, n.6, 2009, p. 241-251.

ENADE: Muitos fatores podem afetar os arcos dentários em desenvolvimento, como hábitos orais que podem aplicar forças nos dentes e nas estruturas dentoalveolares, causando más oclusões. Considerando essas informações, é importante compreender e informar aos pacientes que

I. a relação entre hábitos orais e desenvolvimento dental e facial desfavoráveis é mais associativa que de causa e efeito. 

II. o tempo de duração da força de um hábito é mais importante que a sua magnitude. 

III. as pressões de repouso de lábios, bochechas e língua têm o menor impacto na posição do dente, pois são forças constantes na maior parte do tempo.

IV. os hábitos de sucção não nutritiva têm sido associados à diminuição da largura do arco maxilar, aumento do trespasse horizontal, diminuição do trespasse vertical, mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior.

V. as pressões intermitentes de curta duração, resultantes do contato da língua ou dos lábios com os dentes, durante a mastigação, têm impacto significativo na posição dos dentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.

B) I, III e IV.

C) I, III e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.
 
GABARITO. A) I, II e IV.

QUESTÃO 34
ENADE: Um paciente de 17 anos de idade procurou uma clínica odontológica para trocar o amálgama das restaurações por resina composta, desejando melhorar a estética. Após a troca da restauração, na sessão seguinte, o paciente relatou sensibilidade dentária, e o cirurgião-dentista receitou antiinflamatório. Passadas quatro semanas, a sensibilidade continuou.

Avalie, entre os procedimentos a seguir, aqueles que, na situação descrita, podem ter causado a sensibilidade dentária.

I. Remoção do amálgama com broca em alta rotação com refrigeração.

II. Ausência de proteção com hidróxido de cálcio na dentina próxima da polpa.

III. Fotopolimerização da resina composta em tempo maior que 40 segundos.

IV. Fotopolimerização da resina composta em pequenos incrementos.

V. Fotopolimerização com aparelho de comprimento de onda luminosa de 250 nanômetros.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e V.

D) III e IV.

E) III e V.

GABARITO. C) II e V.

QUESTÃO 35
ENADE: Uma paciente com 47 anos de idade, leucoderma, procurou atendimento odontológico para reposição dos dentes ausentes. Segundo relato da paciente, a perda dos dentes deveu-se ao alto índice de cárie. Apresentou como queixas principais a estética deficiente e a dificuldade de mastigação. Observa-se ausência do 18, 17, 15-12, 22-24, 28, 35-38, 45, 46 e 48, destruição coronária do 47 e presença de cárie no 16, 11, 25 e 43.

enade

Na realização do tratamento protético, avaliando-se a imagem intraoral da paciente em máxima intercuspidação habitual, os modelos devem ser montados em

A) articuladores não ajustáveis na posição de máxima intercuspidação habitual, visto que essa posição determina o máximo de contato dentário, estabelecendo a eficiência mastigatória da paciente.

B) articuladores não ajustáveis na posição de relação cêntrica, a fim de ser alcançado o máximo conforto articular e muscular da paciente.

C) articuladores semiajustáveis na posição de máxima intercuspidação habitual, o que permite a montagem dos dentes em uma posição a que a paciente está adaptada.

D) articuladores semiajustáveis na posição de relação cêntrica, visto que a paciente não apresenta unidades oclusais em máxima intercuspidação habitual.

E) articuladores totalmente ajustáveis na posição de máxima intercuspidação habitual, uma vez que eles possuem mecanismos condilares complexos, ajustáveis em três planos e com a capacidade de desenvolver movimentos mandibulares com alto grau de precisão.

GABARITO. D) articuladores semiajustáveis na posição de relação cêntrica, visto que a paciente não apresenta unidades oclusais em máxima intercuspidação habitual.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,36160,advogado,1,agricultura,1,agronomia,4,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,267,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,156,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,6,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,79,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,288,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,148,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,13,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,196,encceja,24,enem,79,enfermagem,12,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,308,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,7,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,6,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,4,formação geral,5,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,2,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,2,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,28,medicina legal,2,medicina veterinaria,5,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,10,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,8,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,149,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,739,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,107,provas enade,195,provas encceja,19,provas enem,28,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,272,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,180,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,51,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,934,questão de biomedicina,95,questão de ciências,682,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,503,questão de estatistica,24,questão de farmácia,213,questão de filosofia,225,questão de física,1206,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,152,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,111,questão de geografia,893,questão de história,1493,questão de informática,127,questão de inglês,1045,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2202,questão de medicina,409,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,180,questão de odontologia,127,questão de português,3078,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,208,questão de química,1026,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,152,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de vestibular,16838,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,344,questão do enade,3183,questão do encceja,660,questão do enem,2348,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,195,questão enfermagem,161,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,75,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,32194,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,3,redacao,129,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,6,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,29,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,733,videos,5,vivo,1,zootecnia,4,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Odontologia ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Odontologia ENADE 2013 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-odontologia-enade-2013-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-odontologia-enade-2013-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo