Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponí...
Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2012QUESTÃO 09
O processo de consolidação da Psicologia como ciência autônoma no Brasil já estava em pleno desenvolvimento na segunda metade do século XX. Com a aprovação da Lei nº. 4.119, de 27 de agosto de 1962, foi reconhecida e regulamentada como profissão e área de conhecimento, o que possibilitou a criação de cursos acadêmicos regulares.
ANTUNES, M.A.M. A psicologia no Brasil no século XX. In: MASSIMI, M.;
GUEDES, M. C.(orgs). História da psicologia no Brasil: novos estudos.
São Paulo: Educ/Cortez, 2004 (adaptado).

O período que antecede o marco histórico mencionado no texto caracterizou-se por

I. intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em suas abordagens e seus campos de atuação.

II. farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação, desencadeada pela busca de conhecimentos desenvolvidos em outros países.

III. práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se especializavam em cursos de extensão e de pós-graduação na área de Psicologia.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 10
A segunda metade do século XIX foi caracterizada pela utilização dos métodos das ciências naturais em pesquisas de fenômenos mentais. Técnicas foram elaboradas, livros foram escritos e aparelhagens, desenvolvidas. Alguns filósofos enfatizavam a importância dos sentidos, enquanto cientistas buscavam descrever seu funcionamento. Entretanto, faltava quem propusesse unir, sintetizar essas duas posições e, assim, constituir o marco do começo do reconhecimento da Psicologia como uma ciência, à luz do paradigma científico do período.
SCHULTZ D.; SCHULTZ, S. História da Psicologia Moderna.
São Paulo: Cengage Learning, 2009 (adaptado).

A partir da descrição acima, avalie as afirmações seguintes.

I. A Psicofísica, desenvolvida sobretudo por Fechner, foi responsável por apresentar a síntese mencionada no texto e, assim, contribuiu para o reconhecimento da Psicologia como ciência.

II. O estudo da experiência consciente realizado por Wilhelm Wundt no laboratório de Leipzig atendeu ao Zeitgeist do período e marcou o efetivo ingresso da Psicologia no campo das ciências.

III. As alterações efetuadas por Titchener no sistema teórico wundtiano foram responsáveis pelo atendimento pleno das exigências acadêmicas e culturais da época.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 11
O texto a seguir discute as implicações práticas provenientes de um estudo de meta-análise da validade das variáveis do Rorschach.

O objetivo principal do nosso estudo foi avaliar se um método de avaliação baseado em performance poderia complementar métodos introspectivos (inventários) comumente usados na prática clínica. Nossos achados apoiam essa hipótese, pois os dados sugerem que seus escores mais válidos propiciam validade incremental sobre métodos de autorrelato (...). Discrepâncias intramétodos de avaliação devem ser mais preocupantes e motivadoras de investigações subsequentes do que discrepâncias entremétodos, já que estas últimas podem levar à ampliação do entendimento das pessoas.

Concordâncias intramétodos não devem ser interpretadas como evidências de validade convergente, mas, sim, como evidências de fidedignidade/precisão (isto é, consistência de informações em formas alternativas em um contexto de método único).

Além disso, se a confiança que um clínico tem em seus julgamentos é unicamente baseada na congruência de informações obtidas pelo mesmo método ou por métodos muito semelhantes (por exemplo, autorrelato, por meio de questionários e entrevistas, ou duas respostas separadas do Rorschach), ele corre risco de ter suas decisões baseadas em variância de erro associada à especificidade do método.
MIHURA, J. L.; MEYER, G. J.; DUMITRASCU, N.; BOMBEL, G. The Validity of Individual Rorschach Variables: Systematic Reviews and Meta-Analyses of the
Comprehensive System. Psychological Bulletin. Publicação on-line doi: 10.1037/a0029406, 27/8/2012 (adaptado).

O texto discute conceitos da psicometria e suas implicações na validade ao serem usados diferentes tipos de métodos de avaliação (autorrelato, testes de performance/projetivos). Os autores argumentam que

A) correlações entre testes do mesmo tipo que medem construtos relacionados deveriam ser interpretadas como evidências de validade convergente e aconselham a inclusão de um método projetivo na bateria de testes.

B) correlações entre testes de tipos diferentes que medem construtos similares deveriam ser interpretadas como evidências de validade convergente e aconselham o uso de, pelo menos, uma entrevista em qualquer avaliação.

C) correlações baixas entre testes cujos métodos sejam distintos são evidências negativas de validade, e correlações altas entre testes de tipos similares são evidências de validade convergente.

D) correlações entre testes do mesmo tipo que medem construtos semelhantes deveriam ser interpretadas como evidências de precisão teste-reteste e aconselham o uso de testes similares (do mesmo tipo de método), para serem obtidos índices de congruência entre os resultados.

E) correlações entre testes do mesmo tipo que medem construtos semelhantes deveriam ser interpretadas como evidências de precisão, e não de validade, e desaconselham o uso de um só tipo de método de avaliação, como, por exemplo, o de entrevistas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Os pais e professores de Paulinho, que tem 6 anos e 3 meses de idade, gostariam de saber mais sobre seu desenvolvimento cognitivo. A professora diz que Paulinho parece ter dificuldades em se comunicar com as crianças de sua classe. Ele foi avaliado por meio de uma bateria de testes cognitivos. Os resultados dessa avaliação foram comparados aos do grupo normativo de crianças da mesma faixa etária. Os resultados da avaliação de Paulinho são apresentados na tabela a seguir.

enade

Considerando os resultados apresentados acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Em parte dos testes que requerem habilidades visuais, verifica-se que Paulinho tem desempenho acima do esperado para crianças de sua idade. Por exemplo, em tarefas que envolvem processamento visual, ele chega a ter desempenho classificado entre as 10% melhores notas obtidas por crianças da mesma faixa etária.

II. Paulinho apresenta desempenhos muito baixos, em relação a crianças de sua idade, em tarefas de processamento auditivo e conhecimento de palavras. Isso poderá ajudar a compreender melhor as dificuldades de comunicação relatadas. Esses resultados alertam para possíveis dificuldades na aquisição de leitura e escrita.

III. Considerando a capacidade global (combinando-se todos os subtestes), Paulinho tem desempenho superior à média, entre os 2% de notas mais altas. Esse resultado elimina a hipótese de explicações cognitivas para asdificuldades de comunicação relatadas pela professora.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Há múltiplas tipologias utilizadas para diferenciar os tipos de pesquisa, considerando a natureza dos problemas investigados e das relações entre os fenômenos, as estratégias metodológicas utilizadas, a natureza dos dados coletados e analisados, entre outras dimensões diferenciadoras.

Uma das tipologias usuais discrimina os estudos em: exploratórios, descritivos, correlacionais e explicativos. Ao se diferenciarem tais tipos, não há uma atribuição de valor nem uma hierarquia de qualidade das pesquisas. Cada tipo atende a objetivos específicos postos pelo pesquisador e que se apoiam na natureza da sua questão de estudo e no acúmulo de conhecimento já consolidadosobre ela.

A seguir são descritos de forma bem sintética quatro estudos sobre temáticas de interesse da Psicologia.

Estudo 1

Buscando analisar os efeitos possíveis dos conteúdos antissociais veiculados pela televisão no comportamento agressivo de crianças entre 5 e 10 anos de idade, foram compostos dois grupos que assistiram a programas com diferentes conteúdos (um antissocial e outro pró-social). Os grupos foram compostos aleatoriamente, sendo equiparados quanto a gênero e faixa etária. Antes e após assistirem aos programas, as crianças foram observadas em seus ambientes naturais (escola e casa), tendo-se registrado a frequência e os tipos de comportamentos agressivos. As comparações permitidas pela pesquisa possibilitaram avaliar a influência da televisão, além de outros fatores contextuais (família,escola) que também impactavam os comportamentos agressivos.

Estudo 2

Buscando-se identificar as diferenças entre homens e mulheres na suscetibilidade a infecções por DSTs, verificou-se na comparação entre os percentuais de homens infectados por mulheres e de mulheres infectadas por homens, depois de uma única penetração, sem proteção, com parceiro infectado, que mulheres apresentam risco muito maior que homens em quatro das seis DSTs (clamídia, gonorreia, hepatite B e sífilis). Em se tratando do papiloma genital e do herpes genital, a percentagem estimada de infectados não se diferencia entre homens e mulheres.

Estudo 3

Buscando analisar possíveis fatores associados ao desempenho de estudantes universitários, um pesquisador aplicou um questionário, que continha várias escalas validadas, a uma amostra ampla e representativa de alunos de diferentes cursos de uma universidade de grande porte. Foram avaliados, entre outros aspectos, a satisfação com a qualidade do ensino, a integração social com os colegas, a satisfação com a escolha profissional, o investimento relativo a horas dedicadas ao estudo semanalmente, além de variáveis socioeconômicas e demográficas. Os resultados permitiram identificar que maiores níveis de satisfação com a escolha profissional associavam-se mais fortemente com maior investimento do aluno no curso e com desempenhos superiores, relativos a notas obtidas nas disciplinas cursadas.

Estudo 4

Buscando compreender crenças e significados relacionados a cuidados com a saúde de um grupo de habitantes de uma comunidade bastante isolada geograficamente de centro urbano, pesquisadores fizeram várias visitas ao local e, à medida que se aproximaram dos moradores, puderam conversar sobre o cotidiano, ouvir histórias sobre o passado da comunidade, observar interações, rotinas de trabalho, comemorações festivas e práticas de cuidado com a saúde, tendo sido gerada quantidade razoável de informações sobre padrões culturais dominantes no grupo. Tais informações forneceram base para hipóteses iniciais de como as práticas de cuidado com a saúde eram elementos constituintes de padrões culturais bem distintos dos que se observam nas grandes cidades do país.

Na sequência em que foram apresentadas, as descrições correspondem aos estudos

A) explicativo, correlacional, descritivo e exploratório.

B) exploratório, descritivo, explicativo e correlacional.

C) descritivo, correlacional, exploratório e explicativo.

D) explicativo, descritivo, correlacional e exploratório.

E) descritivo, exploratório, correlacional e explicativo.


ENADE 2012 - QUESTÃO 14
Henry (19 anos de idade) terminou seu trabalho na cozinha e foi para o convés. Havia um velho marinheiro sentado em uma escotilha, trançando um longo cabo. Cada um de seus dedos parecia uma inteligência ágil enquanto trabalhava, pois seu dono não os olhava. Em vez de olhá-los, tinha os olhinhos azuis fixos, ao estilo dos marinheiros, cravados além dos confins da costa. 

— Então, queres conhecer o segredo das cordas? disselhe, sem afastar o olhar do horizonte. — Pois só tens que prestar atenção. Faço há tanto tempo que minha velha cabeça se esqueceu de como se faz; só meus dedos se lembram. Se penso no que estou fazendo, me confundo.
STEIBECK, J. A taça de ouro. In: POZO, J. I. Aprendizes e mestres.
Porto Alegre: ArtMed, 2002, p. 227 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Depreende-se da fala do velho marinheiro, apresentado no último parágrafo do texto, que a aprendizagem motora se diferencia do conhecimento verbal, pois implica saber fazer algo, sem, necessariamente, saber dizer o que faz.

PORQUE

II. A memória estrutura-se em distintos sistemas: processual, episódico e semântico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Kantowitz, Roediger III e Elmes (2006) afirmam que: “se uma teoria precisa de uma proposição distinta para cada resultado que deve explicar, evidentemente ela não permitiu praticidade. As teorias ganham solidez quando podem explicar muitos resultados com poucos conceitos explicativos.

Portanto, se duas teorias possuem o mesmo número de conceitos, a que puder explicar mais resultados é uma teoria melhor. Se duas teorias podem explicar o mesmo número de resultados, a com menor número de conceitos explicativos é a preferida”.
KANTOWITZ, B.H.; ROEDIGER III, H.L.; ELMES, D.G. Psicologia experimental:
Psicologia para compreender a pesquisa em psicologia. (R. Galman, trad.).
São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 14.

O critério explicativo descrito acima é denominado

A) pragmatismo.

B) testabilidade.

C) refutabilidade.

D) parcimônia.

E) precisão.


ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Esquecemos da maior parte das informações que chegam até nós, e várias teorias já foram propostas para esclarecer por que isso acontece. Entre elas, as mais conhecidas são a teoria da interferência e a teoria da deterioração. A interferência ocorre quando informações concorrentes fazem com que esqueçamos de algo, e a deterioração acontece quando a simples passagem do tempo faz com que esqueçamos.
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre:
Artes Médicas, 2000 (adaptado).

Tendo como base os processos de esquecimento e a teoria da interferência, é correto concluir que

A) a interferência retroativa decorre da passagem do tempo, que faz com que nos esqueçamos de algo.

B) o efeito da recenticidade ocorre quando nos recordamos melhor de itens do final de uma lista.

C) a interferência proativa ocorre quando nos recordamos melhor de itens do início de uma lista.

D) o efeito da primazia ocorre após termos aprendido algo, mas antes que tenhamos que recordá-lo.

E) o decaimento ocorre quando o material que interfere está antes e não depois da aprendizagem do conteúdo a ser lembrado.


ENADE 2012 - QUESTÃO 17
Em relação ao estudo das emoções, há vários modelos teóricos conflitantes. Os modelos teóricos científicos se distanciam da forma como o senso comum entende as relações entre eventos, as emoções e as reações das pessoas. Observe as figuras abaixo, que sintetizam a ideia central de quatro modelos explicativos da emoção.

enade

Considerando os modelos explicativos da emoção apresentados acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A figura 1 corresponde à proposta de James-Lange, segundo a qual a experiência consciente de emoção resulta da percepção que se tem da estimulação autônoma, o que inverte a lógica cotidiana de que é o sentimento que provoca a estimulação autônoma.

II. É congruente o modelo explicativo da figura 2 com a seguinte proposição: Você treme diante de um animal ameaçador porque tem medo, ou seja, o sentimento é a causa da estimulação autônoma.

III. A figura 3 representa o modelo teórico de Cannon-Bard, segundo o qual a emoção ocorre quando o tálamo envia sinais, ao mesmo tempo, para o sistema nervoso autônomo e para o córtex cerebral, o que produz simultaneamente a experiência da emoção e as alterações corporais.

IV. A figura 4 representa a teoria dos dois fatores de Shachter, segundo a qual a experiência da emoção depende da estimulação autônoma e da interpretação cognitiva dessa estimulação.

V. É coerente com a teoria expressa na figura 4 a seguinte proposição: Sente-se medo porque as sugestões situacionais (animal ameaçador, por exemplo) sugerem que seja essa a razão de alguém estar tremendo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) III, IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Acerca da investigação e da compreensão das relações de apego estabelecidas entre pais e bebê, verifica-se que

A) a perspectiva mais aceita até hoje, desde os estudos de John Bowlby sobre o tema, prioriza o desenvolvimento unidirecional das relações de apego e o papel central que as atitudes dos pais exercem nessas relações.

B) a proximidade física e emocional entre a mãe e o bebê, conforme proposto nos estudos de Bowlby, influenciados pela Etologia e Psicanálise, tem como origem evolucionária a sobrevivência do bebê e sua futura adaptação às demandas do ambiente.

C) o vínculo de apego estabelecido inicialmente entre o bebê e a figura materna funciona, como propõe Bowlby e Ainstworth, de maneira singular, pouco vinculada às relações sociais estabelecidas pela criança ao longo de sua vida.

D) o “procedimento da situação estranha”, como ficou  conhecido o procedimento que muitos estudos empíricos sobre o apego utilizaram, permitiu que os pesquisadores concluíssem que não há como identificar padrões de apego que possam classificar as relações entre mãe e bebê.

E) os estudos empíricos, de acordo com perspectivas mais recentes na investigação do apego, são pouco relevantes, e se enfatiza o comportamento da mãe como primordial para favorecer o desenvolvimento de um estilo de apego seguro do bebê.


ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Em O preço da perfeição, Ellen (Crystal Bernard), corredora de longas distâncias, descobre uma ótima maneira de comer à vontade e não engordar nada: vomitar. Ótima, obviamente, se não considerarmos sua saúde física e mental. Quando seu treinador sugere que ela perca quatro quilos para melhorar seu desempenho, ela intensifica a prática de provocar o vômito após as refeições, o que já fazia desde a infância.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CHENIAUX, E. Cinema e loucura: conhecendo os
transtornos mentais através dos filmes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

A respeito do quadro descrito acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Trata-se de um quadro de anorexia nervosa.

II. É considerado um transtorno, e não uma doença, pois sua etiopatogenia ainda é desconhecida.

III. Após um episódio de hiperfagia, seria esperado que Ellen fosse acometida por sentimentos de vergonha e culpa.

IV. Para o DSM-IV, a manutenção do peso normal representa um dos aspectos básicos da diferenciação entre os diagnósticos de anorexia nervosa e bulimia nervosa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 20
O movimento denominado Psicologia Positiva teve início em 1998, quando o psicólogo Martin Seligman assumiu a presidência da American Psychological Association (APA). Segundo ele, a ciência psicológica vinha negligenciando o estudo dos aspectos virtuosos da natureza humana, o que poderia ser confirmado por uma simples pesquisa no banco de dados da PsycInfo.

Ao se utilizar a palavrachave “depressão”, são encontrados 110 382 artigos entre os anos de 1970 e 2006; ao passo que, na busca com a palavra-chave “felicidade”, são encontrados apenas 4 711 artigos publicados no mesmo período.

A negligência ao estudo dos aspectos positivos e virtuosos dos seres humanos pela Ciência Psicológica, de acordo com Seligman (2002), baseou-se, historicamente, no pensamento dominante na Psicologia, direcionado ao estudo dos aspectos “anormais”. Parece que o fator mais intrigante no estudo do comportamento humano não era representado pela média da população, mas pelo improvável e pelo diferente.
PALUDO S. S. & KOELLER, S.H. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para
antigas questões. Paideia, v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007 (adaptado).

Avalie as seguintes afirmações acerca da Psicologia Positiva, movimento mencionado no texto acima. 

I. O foco em aspectos positivos do desenvolvimento humano já era presente nos trabalhos de teóricos humanistas, tais como Maslow e Rogers.

II. A ênfase em contribuir para o fortalecimento de dimensões saudáveis e positivas das pessoas leva esse movimento da Psicologia a afastarse de métodos científicos rigorosos em suas investigações e teorizações.

III. Esse movimento buscou modificar o foco dos estudos da Psicologia, que deixaria de atuar na reparação do que está errado ou ruim, para (re)construir qualidades positivas, fortalecendo-se, assim, o que existe de mais saudável nos indivíduos.

IV. Um dos desafios atuais da Psicologia Positiva é a operacionalização de instrumentos para avaliar e classificar as virtudes e as forças pessoais.

V. A Psicologia Positiva reconhece que a ênfase atribuída, nos últimos 50 anos, às patologias ou àquilo que é desviante trouxe importantes contribuições científicas para a Psicologia e paraa capacidade de intervenção em tais problemas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, III e V.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) II, IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Os processos psicossociais de caráter cognitivo e emocional influenciam as relações sociais e, por sua vez, são influenciados por circunstâncias sociais. São objeto de estudo da Psicologia e de outras ciências sociais e buscam explicar comportamento humano e fenômenos sociais complexos. São processos que têm uma função fundamental, tanto na manutenção como na transformação das condições de vida e constituem importante eixo do trabalho comunitário.
MONTERO, M. Introducción a la psicología comunitaria: desarollo, conceptos
y processos. Buenos Aires: Paidós, (2004).

Considerando a importância dos processos psicossociais no trabalho do psicólogo, avalie as afirmações abaixo.

I. Indivíduos e relações por eles mediadas são afetados pelos processos psicossociais e são objeto de estudo e intervenção do psicólogo.

II. A realidade cotidiana organiza-se por meio de processos psicossociais de naturalização e familiarização, que se configuram como objeto de estudo da Sociologia.

III. Hábitos são comportamentos estruturados, estáveis e não assumidos conscientemente, podendo, portanto, relacionar-se a distúrbios psicológicos.

IV. Os processos psicossociais são modos de se enfrentar a vida cotidiana e de facilitar a vida social.

V. A participação e o compromisso social são processos psicossociais comunitários que ocupam lugar importante no trabalho do psicólogo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e V.

C) II e III.

D) III e IV.

E) IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Os teóricos da personalidade divergem sobre as questões básicas da natureza humana: livre arbítrio versus determinismo, natureza versus criação, importância do passado versus presente, peculiaridade versus universalidade, equilíbrio versus crescimento e otimismo versus pessimismo.
SCHULTZ, D. P. & SCHULTZ, S. E. Teorias da personalidade.
São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, p. 36.

Considerando as diferentes questões implícitas nas teorias da personalidade, avalie as afirmações abaixo. 

I. Diferenças culturais afetam o desenvolvimento da personalidade e, portanto, a natureza humana.

II. As teorias da personalidade diferenciam-se porque partem de diferentes concepções da natureza humana.

III. Personalidade, conceito que envolve as características pessoais, mais permanentes e estáveis, pode variar de acordo com as circunstâncias de seu desenvolvimento.

IV. Aspectos internos influenciam o comportamento das pessoas em diferentes situações e definem sua personalidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Considerando as associações das teorias da inteligência com seus autores, avalie as afirmações abaixo.

I. No modelo de Guilford, a inteligência é representada por três dimensões: operações, conteúdos e produtos.

II. Na teoria de Spearman, afirma-se que o fator g é o fator geral que permeia o desempenho em todos os testes de capacidade mental. 

III. Na teoria triárquica, Sternberg considera que a inteligência possui três aspectos: analítico, criativo e prático.

IV. O modelo de Gardner apresenta sete fatores referentes a capacidades mentais primárias: compreensão verbal, fluência verbal, raciocínio indutivo, visualização espacial, números, memória, velocidade perceptual.

V. A teoria de Cattel propõe o modelo de inteligências múltiplas: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista.

Estão corretas apenas as associações feitas em

A) I e V.

B) I, II e III.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) II, III, IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 24
A relação entre estímulo-resposta-consequência, chamada de contingência tríplice ou tríplice relação de contingência, é considerada a unidade mínima de análise dos comportamentos operantes. Com base no modelo de contingência tríplice, avalie as afirmações a seguir.

I. Não é suficiente identificar os estímulos ou as respostas isoladamente, mas, sim, a relação mútua entre esses eventos.

II. O comportamento operante de um organismo depende tanto dos estímulos antecedentes quanto das consequências imediatas que produz.

III. Um estímulo antecedente sinaliza a ocasião em que dada resposta, se emitida, poderá ter como consequência um estímulo reforçador.

IV. Um estímulo antecedente acarreta, automaticamente, uma resposta e sua consequência, de tal modo que, em ocasiões futuras, essa resposta precisará daquele estímulo antecedente para ser emitida.

V. Um estímulo consequente é chamado de aversivo quando diminui a probabilidade de emissão futura da resposta que o produziu, o que gera variabilidade comportamental.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) III e V.

C) I, II e III.

D) I, II, IV e V.

E) II, III, IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 25
A figura abaixo sintetiza resultados de três estudos de neuroimagem, por meio dos quais se busca investigar a relação entre a inteligência e a ativação de regiões cerebrais específicas.

enade
A figura 1 mostra regiões em que o volume da substância cinzenta está sob forte influência genética, tendo o volume dessas áreas correlação moderada com a inteligência geral. 

A figura 2 mostra áreas pré-frontais laterais que são recrutadas mais intensamente para se responder a tarefas verbais e não verbais presentes em testes de inteligência geral.

A figura 3 mostra as regiões ativadas em tarefas de memória de trabalho — verbais e não verbais —, especialmente aquelas que envolvem interferência de estímulos que requerem atenção controlada. O nível de atividade nessas regiões, ao se responder a tarefas de memória, está correlacionado com o desempenho em testes de inteligência fluida, mais associados à inteligência geral. 

Considerando os achados desses estudos, avalie as afirmações abaixo.

I. A inteligência geral está associada ao volume das áreas que contêm o corpo celular dos neurônios.

II. Os resultados indicam que tarefas de inteligência fluida recrutam áreas cerebrais distintas daquelas recrutadas por testes de memória de trabalho.

III. Os resultados sugerem que os altos índices de herdabilidade da inteligência geral podem, em parte, ser explicados por diferenças neuroanatômicas estruturais.

IV. Os achados permitem visualizar-se que as áreas que contêm os axônios são as que sofrem mais influência genética.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 26

enade

O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2007, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresenta dados referentes ao ano de 2005, e nele o Brasil, pela primeira vez, consta entre as nações de alto desenvolvimento humano. De acordo com o Relatório, o Brasil ocupa a 70.ª posição (em um conjunto de 177 nações avaliadas), com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,800. 

Embora seja alvissareiro que os índices estejam em uma trajetória ascendente, o quadro social brasileiro não deixa muita margem para euforia. A posição ocupada pelo Brasil está no limite inferior da escala, com uma diferença de 0,002 da primeira nação de médio desenvolvimento humano. Além disso, considerando especificamente o Índice de Pobreza Humana, pesquisado pelo mesmo programa, o Brasil ocupa a 23.ª posição, de um total de 108 países em desenvolvimento. 

Em um país marcado por profunda desigualdade social, a pobreza figura como um dos traços mais pungentes. Apesar da significativa melhora do quadro de pobreza nos últimos anos, 16% da população brasileira vive em condições de extrema pobreza e 38%, em condições de pobreza.
DANTAS, C. M. B.; OLIVEIRA, I. F.; YAMAMOTO, O. H. Psicologia e pobreza no Brasil: produção de conhecimento e atuação do psicólogo.
Psicologia e Sociedade, n. 22(1), 2010, p. 104-111 (adaptado).Disponível em: <http://grafar.blogspot.com.br/
2010/02/charge-joel-almeida.html>. Acesso em: 26 ago. 2012.

Há relação entre o que é mostrado na charge e no texto?

A) Sim, pois tanto a charge quanto o texto abordam temáticas relativas ao desenvolvimento humano e à miséria.

B) Sim, pois, apesar de ser considerado um país de alto desenvolvimento humano, o Brasil não evidencia esse atributo na organização da sociedade.

C) Sim, pois o desenvolvimento humano é processo que envolve os que se consideram humanos, e os que não se consideram como tal estão na linha da miséria.  

D) Não, pois a charge refere-se ao Programa Nacional de Direitos Humanos, ao passo que o texto trata de pobreza e desenvolvimento humano.

E) Não, pois, segundo o texto, o Brasil está, pela primeira vez, entre os países de alto desenvolvimento humano.


ENADE 2012 - QUESTÃO 27

enade

Nessa tirinha, a personagem Mafalda, criada por Quino, expressa o conceito de

A) identidade fluida na perspectiva de modernidade tal como proposta por Bauman.

B) institucionalização na perspectiva sociológica de Berger e Luckmann.

C) desenvolvimento humano na perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner.

D) aquisição e desenvolvimento da linguagem na perspectiva soviética de Luria.

E) desenvolvimento da personalidade na perspectiva psicodinâmica de Melanie Klein.


ENADE 2012 - QUESTÃO 28
Avalie as afirmações abaixo, relativas a processos organizacionais e gestão de pessoas, em especial com referência às características que definem novas tendências de inserção ampliada do psicólogo em face dos problemas organizacionais.

I. Tem havido crescente especialização em algumas atividades de RH que requerem profundo conhecimento técnico e científico, de forma a possibilitar a atuação do psicólogo como consultor interno.

II. O trabalho em equipes multiprofissionais diversificadas obriga o psicólogo a lidar com linguagens e estratégias de solução de problemas oriundas de diferentes domínios de conhecimento.

III. É crescente a participação do psicólogo em programas cujo objetivo é preservar a saúde do trabalhador e garantir-lhe condições apropriadas de trabalho.

IV. Cada vez mais, o psicólogo participa como elemento externo à organização, quer como consultor, quer como mão de obra terceirizada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 29
As instituições de longa permanência para idosos (ILPI) apresentam altas prevalências de internados em uso de psicofármacos para o controle de distúrbios comportamentais. A associação deles com a polifarmácia e a depressão é significativa, e os portadores de demência foram os que mais fizeram uso dos neurolépticos. Fatores como idade e sexo, normalmente relevantes em pacientes ambulatoriais, não apresentaram associação em pacientes institucionalizados.

Foi realizado estudo transversal e retrospectivo por meio de análise de prontuários de todos os idosos (60 anos de idade ou mais) internados em uma ILPI, independentemente das doenças apresentadas. Aplicou-se a regressão logística para verificar os fatores associados ao uso de psicofármacos na instituição, obtendo-se os resultados a seguir.

enade

A partir das informações acima, avalie as afirmações seguintes.

I. Os pacientes internados em ILPI merecem atenção especial quanto ao consumo dos grupos medicamentosos apresentados na tabela, por causa de seu uso corriqueiro em quadros demenciais, depressões e distúrbios comportamentais.

II. O uso de medicamentos psicoativos no contexto das IPLI deve ser justificado pelas características clínicas dos pacientes, mas não necessariamente pela etiologia em si, apresentando, em muitos casos, um mau uso medicamentoso.

III. Apesar dos conhecidos riscos e efeitos colaterais que os benzodiazepínicos provocam em idosos, tornase, muitas vezes, difícil sua retirada em quadros de ansiedade e distúrbios do sono — em razão da própria institucionalização —, provocando seu consumo em percentual significativo de asilados.

IV. O quadro depressivo é comum nas ILPI devido, geralmente, a fatores como as limitações físicas e a dependência funcional, associados ao isolamento e à negação, no intuito de diminuir a percepção de um ambiente desconhecido.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) II e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 30
Os fenômenos organizacionais revelam-se complexos para aqueles que querem investigar seus determinantes, tanto quanto para aqueles que buscam intervir na solução de problemas comuns no dia a dia de qualquer organização, independentemente de tamanho, setor ou segmento produtivo.

É comum, na literatura, a compreensão de que tais fenômenos devem ser considerados como resultados da interação entre fatores que se estruturam em, pelo menos, quatro níveis: individual, grupal, organizacional propriamente dito e contextual ou ambiental.

Considerando essas informações, avalie as seguintes afirmações, que relacionam os níveis dos fenômenos organizacionais com possíveis explicações de alguns temas organizacionais clássicos.

I. Quando o absenteísmo é considerado o produto de fatores culturais e de políticas de gestão de pessoas, trabalha-se no nível organizacional.

II. Quando a permanência do trabalhador na organização é explicada pela intensidade do seu comprometimento organizacional, trabalha-se no nível individual.

III. Quando a perda do emprego não mais é atribuída à falta de habilidade do trabalhador, mas, sim, a mudanças tecnológicas que demandam novo perfil de qualificação, trabalha-se no nível contextual.

IV. Quando a qualidade do desempenho no trabalho é explicada como resultado de processos motivacionais ligados a valores e metas pessoais, trabalha-se no nível grupal.

V. Quando o estresse é explicado pelos conflitos, pela falta de comunicação e pelas relações entre gestores e seus subordinados, trabalha-se no nível individual.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, III e V.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) II, IV e V


ENADE 2012 - QUESTÃO 31
A saúde no Brasil é organizada em níveis de atenção primária, secundária e terciária. O nível de atenção primária diz respeito à atenção básica ou a unidades e programas de saúde que atendem à população em um nível básico de complexidade tecnológica e de mão de obra.

Estão enquadrados na atenção primária os postos de saúde; o Programa de Saúde da Família (PSF); os centros de referência que oferecem suporte à saúde da mulher, da criança, do idoso, do adolescente; os programas antitabagismo e os de apoio a pessoas com HIV, entre outros.

O nível de atenção secundária diz respeito à complexidade tecnológica e de mão de obra intermediária, como é o caso dos hospitais gerais. O nível de atenção terciária diz repeito à alta complexidade tecnológica e de recursos humanos, como é o caso dos hospitais especializados, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Rede SARAH. 

O trabalho do psicólogo da área da saúde que atue no nível de atenção primária deve estar focado na prevenção de doenças e na promoção de saúde, o que exige que o psicólogo

A) colabore em equipe interdisciplinar formada para a avaliação e o tratamento de pacientes com câncer hospitalizados e projete programas de reabilitação psicológica de pacientes internados. 

B) projete programas para ajudar as pessoas a parar de fumar e perder peso, os quais minimizam outros fatores de risco à saúde, e promova comportamentos saudáveis, tais como a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.

C) facilite o trabalho do médico no serviço de atendimento de emergências dos hospitais, atuando no acolhimento dos pacientes, e identifique dificuldades psicológicas que contribuam para a compreensão da doença no atendimento de emergência hospitalar.

D) promova a educação ambiental, para que as pessoas desperdicem menos e produzam menos lixo, e crie programas de treinamento e capacitação que permitam aos médicos lidar melhor com as questões psicológicas dos pacientes internados em estado grave em unidades de saúde.

E) capacite outros profissionais da área de saúde, para que possam realizar visitas domiciliares e avaliar as condições psicológicas de determinada população, e promova reuniões de equipe para avaliar os pacientes em tratamento e reabilitação neurológica em unidade hospitalar.


ENADE 2012 - QUESTÃO 32
O modo como a Psicologia tenta dar conta das relações sociais apresenta dupla característica. Uma consiste em focalizar as dimensões ideais e simbólicas e os processos psicológicos e cognitivos que se articulam aos fundamentos materiais dessas relações. A outra aborda essas dimensões e esses processos considerando o espaço de interação entre pessoas ou grupos, no seio do qual elas se constroem e funcionam.
JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, B. As artimanhas
da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 5 ed.
Petrópolis: Vozes, 2004, p. 54 (adaptado).

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas

I. A Psicologia Social, ao estudar fenômenos como preconceito, estereótipo, crenças e valores, insere-seem perspectiva mais sociologizante do que psicológica.

PORQUE

II. A Psicologia Social tenta compreender de que maneira as pessoas e os grupos se constroem no interior de relações socioculturais mais amplas, de acordo com as duas características apontadas por Jodelet.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 33
A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e, nem sempre, as teorizações têm acompanhado esse dinamismo. Com a globalização e a informatização da sociedade, os movimentos sociais, em muitos países, inclusive no Brasil e em outros países da América Latina, tenderam a se diversificar e complexificar.

Por isso, muitas explicações paradigmáticas ou hegemônicas nos estudos da segunda metade do século XX necessitam de revisões ou atualizações ante a emergência de novos sujeitos sociais ou cenários políticos.
Scherer-Warren, I. Das mobilizações às redes de movimentos sociais.
Sociedade e Estado. Brasília, v. 21, n. 1, jan./abr., 2006, p. 109-30.

Considerando a afirmação acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A Psicologia precisa dedicar-se a compreender os novos sujeitos sociais em seus cenários políticos, a diversidade identitária, as diferentes demandas por direitos e formas de ativismo, para construir um arcabouço teórico capaz de dar respostas às demandas de fortalecimento de indivíduos e das redes sociais.

PORQUE

II. A sociedade civil, embora configure um campo composto por forças sociais heterogêneas, está relacionada à esfera da defesa da cidadania e suas respectivas formas de organização em torno de interesses públicos e de valores, não sendo isenta de relações e conflitos de poder, de disputas por hegemonia e representações sociais e políticas diversas e antagônicas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 34
A Psicologia do Esporte, como área emergente de aplicação, faz parte das Ciências do Esporte, juntamente com a Antropologia, Filosofia e Sociologia do Esporte. No que se refere ao trabalho com atletas de esportes coletivos, a caracterização do trabalho do psicólogo do esporte ainda está consolidando-se e, cada vez mais, esse profissional é requisitado a

I. desenvolver programas de auxílio, como, por exemplo, por meio de psicoterapia individual, a atletas que estejam vivenciando sobrecargas emocionais devido às altas exigências que os esportes de competição demandam.

II. identificar características de ansiedade-traço e ansiedade-estado, direcionando atividades específicas que visem auxiliar os indivíduos a manejar o estresse em situações de preparação para competições e durante competições.

III. promover, junto a atletas, técnicos e treinadores, modos de manejo e enfrentamento de estresse em competições, controle da concentração, ampliação das habilidades de comunicação e de coesão de equipe, padrões de resiliência diante de situações de derrota em competições, desenvolvimento da noção de esporte como promoção de saúde e bem-estar individual e coletivo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 35
A seguinte queixa foi encaminhada ao Conselho Regional de Psicologia.

Uma adolescente, atendida no setor de orientação vocacional, queixou-se de que o psicólogo influenciava pacientes a participar de cultos, relacionando acontecimentos à vontade de Deus; utilizava-se de mapa astral em suas orientações e realizava atendimento a diferentes pessoas de uma mesma família propiciando a troca de informações entre elas.

Foi constatado o uso de mapas astrológicos em sessões de orientação vocacional como ferramenta complementar de análise. Verificou-se, ainda, que houve indução a convicções morais e religiosas e que foi realizado atendimento individual a diversos membros da família.

Em sua defesa, o psicólogo negou ter abordado a questão religiosa e devassado o sigilo, destacando ser relativa a inviolabilidade, já que a atendida era menor de idade. Afirmou utilizar-se somente de instrumentos científicos e, eventualmente, da técnica de mapa astral para melhor compreender os pacientes e abreviar os processos psicoterápicos.
Psi Jornal de Psicologia CRP SP, n. 168, mar./abr./2011. Disponível em:
<http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao>.
Acesso em: 06 jul.2012 (adaptado).

Com base na situação apresentada e tendo como referência o Código de Ética Profissional do Psicólogo, avalie as afirmações abaixo.

I. A astrologia não é prática complementar da Psicologia e tampouco método científico; desse modo, não pode ser utilizada direta ou indiretamente no decorrer de um processo ou tratamento psicológico.

II. O psicólogo tem o dever de respeitar o sigilo profissional, protegendo, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas; entretanto, na situação apresentada, a pessoa atendida era menor de idade, o que autoriza o psicólogo a repassar aos familiares as informações obtidas. 

III. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas no exercício de suas funções profissionais; portanto, no caso relatado, o psicólogo infringiu o Código de Ética Profissional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-psicologia-enade-2012-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-psicologia-enade-2012-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo