Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponí...
Prova de Psicologia ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2012 - QUESTÃO 09
O processo de consolidação da Psicologia como ciência autônoma no
Brasil já estava em pleno desenvolvimento na segunda metade do século
XX. Com a aprovação da Lei nº. 4.119, de 27 de agosto de 1962, foi
reconhecida e regulamentada como profissão e área de conhecimento, o
que possibilitou a criação de cursos acadêmicos regulares.
ANTUNES, M.A.M. A psicologia no Brasil no século XX. In: MASSIMI, M.;
GUEDES, M. C.(orgs). História da psicologia no Brasil: novos estudos.
São Paulo: Educ/Cortez, 2004 (adaptado).
O período que antecede o marco histórico mencionado no texto
caracterizou-se por
I. intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em
suas abordagens e seus campos de atuação.
II. farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação,
desencadeada pela busca de conhecimentos desenvolvidos em outros países.
III. práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por
psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se
especializavam em cursos de extensão e de pós-graduação na área de
Psicologia.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 10
A segunda metade do século XIX foi caracterizada pela utilização dos
métodos das ciências naturais em pesquisas de fenômenos mentais.
Técnicas foram elaboradas, livros foram escritos e aparelhagens,
desenvolvidas. Alguns filósofos enfatizavam a importância dos
sentidos, enquanto cientistas buscavam descrever seu funcionamento.
Entretanto, faltava quem propusesse unir, sintetizar essas duas
posições e, assim, constituir o marco do começo do reconhecimento da
Psicologia como uma ciência, à luz do paradigma científico do período.
SCHULTZ D.; SCHULTZ, S. História da Psicologia Moderna.
São Paulo: Cengage Learning, 2009 (adaptado).
A partir da descrição acima, avalie as afirmações seguintes.
I. A Psicofísica, desenvolvida sobretudo por Fechner, foi responsável
por apresentar a síntese mencionada no texto e, assim, contribuiu para o
reconhecimento da Psicologia como ciência.
II. O estudo da experiência consciente realizado por Wilhelm Wundt no
laboratório de Leipzig atendeu ao Zeitgeist do período e marcou o
efetivo ingresso da Psicologia no campo das ciências.
III. As alterações efetuadas por Titchener no sistema teórico wundtiano
foram responsáveis pelo atendimento pleno das exigências acadêmicas e
culturais da época.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 11
O texto a seguir discute as implicações práticas provenientes de um
estudo de meta-análise da validade das variáveis do Rorschach.
O objetivo principal do nosso estudo foi avaliar se um método de
avaliação baseado em performance poderia complementar métodos
introspectivos (inventários) comumente usados na prática clínica.
Nossos achados apoiam essa hipótese, pois os dados sugerem que seus
escores mais válidos propiciam validade incremental sobre métodos de
autorrelato (...). Discrepâncias intramétodos de avaliação devem ser
mais preocupantes e motivadoras de investigações subsequentes do que
discrepâncias entremétodos, já que estas últimas podem levar à
ampliação do entendimento das pessoas.
Concordâncias intramétodos
não devem ser interpretadas como evidências de validade convergente,
mas, sim, como evidências de fidedignidade/precisão (isto é,
consistência de informações em formas alternativas em um contexto de
método único).
Além disso, se a confiança que um clínico tem em seus
julgamentos é unicamente baseada na congruência de informações
obtidas pelo mesmo método ou por métodos muito semelhantes (por
exemplo, autorrelato, por meio de questionários e entrevistas, ou
duas respostas separadas do Rorschach), ele corre risco de ter suas
decisões baseadas em variância de erro associada à especificidade do
método.
MIHURA, J. L.; MEYER, G. J.; DUMITRASCU, N.; BOMBEL, G. The Validity
of Individual Rorschach Variables: Systematic Reviews and
Meta-Analyses of the
Comprehensive System. Psychological Bulletin. Publicação on-line
doi: 10.1037/a0029406, 27/8/2012 (adaptado).
O texto discute conceitos da psicometria e suas implicações na
validade ao serem usados diferentes tipos de métodos de avaliação
(autorrelato, testes de performance/projetivos). Os autores argumentam
que
A) correlações entre testes do mesmo tipo que medem construtos
relacionados deveriam ser interpretadas como evidências de validade
convergente e aconselham a inclusão de um método projetivo na bateria
de testes.
B) correlações entre testes de tipos diferentes que medem construtos
similares deveriam ser interpretadas como evidências de validade
convergente e aconselham o uso de, pelo menos, uma entrevista em
qualquer avaliação.
C) correlações baixas entre testes cujos métodos sejam distintos são
evidências negativas de validade, e correlações altas entre testes de
tipos similares são evidências de validade convergente.
D) correlações entre testes do mesmo tipo que medem construtos
semelhantes deveriam ser interpretadas como evidências de precisão
teste-reteste e aconselham o uso de testes similares (do mesmo tipo de
método), para serem obtidos índices de congruência entre os
resultados.
E) correlações entre testes do mesmo tipo que medem construtos
semelhantes deveriam ser interpretadas como evidências de precisão, e
não de validade, e desaconselham o uso de um só tipo de método de
avaliação, como, por exemplo, o de entrevistas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Os pais e professores de Paulinho, que tem 6 anos e 3 meses
de idade, gostariam de saber mais sobre seu desenvolvimento cognitivo. A
professora diz que Paulinho parece ter dificuldades em se comunicar com
as crianças de sua classe. Ele foi avaliado por meio de uma bateria de
testes cognitivos. Os resultados dessa avaliação foram comparados aos do
grupo normativo de crianças da mesma faixa etária. Os resultados da
avaliação de Paulinho são apresentados na tabela a seguir.
Considerando os resultados apresentados acima, avalie as afirmações a
seguir.
I. Em parte dos testes que requerem habilidades visuais, verifica-se
que Paulinho tem desempenho acima do esperado para crianças de sua
idade. Por exemplo, em tarefas que envolvem processamento visual, ele
chega a ter desempenho classificado entre as 10% melhores notas
obtidas por crianças da mesma faixa etária.
II. Paulinho apresenta desempenhos muito baixos, em relação a crianças
de sua idade, em tarefas de processamento auditivo e conhecimento de
palavras. Isso poderá ajudar a compreender melhor as dificuldades de
comunicação relatadas. Esses resultados alertam para possíveis
dificuldades na aquisição de leitura e escrita.
III. Considerando a capacidade global (combinando-se todos os
subtestes), Paulinho tem desempenho superior à média, entre os 2% de
notas mais altas. Esse resultado elimina a hipótese de explicações
cognitivas para asdificuldades de comunicação relatadas pela
professora.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Há múltiplas tipologias utilizadas para diferenciar os tipos de
pesquisa, considerando a natureza dos problemas investigados e das
relações entre os fenômenos, as estratégias metodológicas utilizadas,
a natureza dos dados coletados e analisados, entre outras dimensões
diferenciadoras.
Uma das tipologias usuais discrimina os estudos
em: exploratórios, descritivos, correlacionais e explicativos. Ao se diferenciarem tais tipos, não há uma atribuição de valor nem
uma hierarquia de qualidade das pesquisas. Cada tipo atende a
objetivos específicos postos pelo pesquisador e que se apoiam na
natureza da sua questão de estudo e no acúmulo de conhecimento já
consolidadosobre ela.
A seguir são descritos de forma bem sintética quatro estudos sobre
temáticas de interesse da Psicologia.
Estudo 1
Buscando analisar os efeitos possíveis dos conteúdos antissociais
veiculados pela televisão no comportamento agressivo de crianças entre
5 e 10 anos de idade, foram compostos dois grupos que assistiram a
programas com diferentes conteúdos (um antissocial e outro
pró-social). Os grupos foram compostos aleatoriamente, sendo
equiparados quanto a gênero e faixa etária. Antes e após assistirem
aos programas, as crianças foram observadas em seus ambientes naturais
(escola e casa), tendo-se registrado a frequência e os tipos de
comportamentos agressivos. As comparações permitidas pela pesquisa
possibilitaram avaliar a influência da televisão, além de outros
fatores contextuais (família,escola) que também impactavam os
comportamentos agressivos.
Estudo 2
Buscando-se identificar as diferenças entre homens e mulheres na
suscetibilidade a infecções por DSTs, verificou-se na comparação entre
os percentuais de homens infectados por mulheres e de mulheres
infectadas por homens, depois de uma única penetração, sem proteção,
com parceiro infectado, que mulheres apresentam risco muito maior que
homens em quatro das seis DSTs (clamídia, gonorreia, hepatite B e
sífilis). Em se tratando do papiloma genital e do herpes genital, a
percentagem estimada de infectados não se diferencia entre homens e
mulheres.
Estudo 3
Buscando analisar possíveis fatores associados ao desempenho de
estudantes universitários, um pesquisador aplicou um questionário, que
continha várias escalas validadas, a uma amostra ampla e
representativa de alunos de diferentes cursos de uma universidade de
grande porte. Foram avaliados, entre outros aspectos, a satisfação com
a qualidade do ensino, a integração social com os colegas, a
satisfação com a escolha profissional, o investimento relativo a horas
dedicadas ao estudo semanalmente, além de variáveis socioeconômicas e
demográficas. Os resultados permitiram identificar que maiores níveis
de satisfação com a escolha profissional associavam-se mais fortemente
com maior investimento do aluno no curso e com desempenhos superiores,
relativos a notas obtidas nas disciplinas cursadas.
Estudo 4
Buscando compreender crenças e significados relacionados a cuidados
com a saúde de um grupo de habitantes de uma comunidade bastante
isolada geograficamente de centro urbano, pesquisadores fizeram várias
visitas ao local e, à medida que se aproximaram dos moradores, puderam
conversar sobre o cotidiano, ouvir histórias sobre o passado da
comunidade, observar interações, rotinas de trabalho, comemorações
festivas e práticas de cuidado com a saúde, tendo sido gerada
quantidade razoável de informações sobre padrões culturais dominantes
no grupo. Tais informações forneceram base para hipóteses iniciais de
como as práticas de cuidado com a saúde eram elementos constituintes
de padrões culturais bem distintos dos que se observam nas grandes
cidades do país.
Na sequência em que foram apresentadas, as descrições correspondem aos
estudos
A) explicativo, correlacional, descritivo e exploratório.
B) exploratório, descritivo, explicativo e correlacional.
C) descritivo, correlacional, exploratório e explicativo.
D) explicativo, descritivo, correlacional e exploratório.
E) descritivo, exploratório, correlacional e explicativo.
ENADE 2012 - QUESTÃO 14
Henry (19 anos de idade) terminou seu trabalho na cozinha e foi para
o convés. Havia um velho marinheiro sentado em uma escotilha,
trançando um longo cabo. Cada um de seus dedos parecia uma
inteligência ágil enquanto trabalhava, pois seu dono não os olhava.
Em vez de olhá-los, tinha os olhinhos azuis fixos, ao estilo dos
marinheiros, cravados além dos confins da costa.
— Então, queres conhecer o segredo das cordas? disselhe, sem afastar
o olhar do horizonte. — Pois só tens que prestar atenção. Faço há
tanto tempo que minha velha cabeça se esqueceu de como se faz; só
meus dedos se lembram. Se penso no que estou fazendo, me confundo.
STEIBECK, J. A taça de ouro. In: POZO, J. I. Aprendizes e mestres.
Porto Alegre: ArtMed, 2002, p. 227 (adaptado).
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Depreende-se da fala do velho marinheiro, apresentado no último
parágrafo do texto, que a aprendizagem motora se diferencia do
conhecimento verbal, pois implica saber fazer algo, sem,
necessariamente, saber dizer o que faz.
PORQUE
II. A memória estrutura-se em distintos sistemas: processual,
episódico e semântico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Kantowitz, Roediger III e Elmes (2006) afirmam que: “se uma teoria
precisa de uma proposição distinta para cada resultado que deve
explicar, evidentemente ela não permitiu praticidade. As teorias
ganham solidez quando podem explicar muitos resultados com poucos
conceitos explicativos.
Portanto, se duas teorias possuem o mesmo
número de conceitos, a que puder explicar mais resultados é uma
teoria melhor. Se duas teorias podem explicar o mesmo número de
resultados, a com menor número de conceitos explicativos é a
preferida”.
KANTOWITZ, B.H.; ROEDIGER III, H.L.; ELMES, D.G. Psicologia
experimental:
Psicologia para compreender a pesquisa em psicologia. (R. Galman,
trad.).
São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 14.
O critério explicativo descrito acima é denominado
A) pragmatismo.
B) testabilidade.
C) refutabilidade.
D) parcimônia.
E) precisão.
ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Esquecemos da maior parte das informações que chegam até nós, e
várias teorias já foram propostas para esclarecer por que isso
acontece. Entre elas, as mais conhecidas são a teoria da
interferência e a teoria da deterioração. A interferência ocorre
quando informações concorrentes fazem com que esqueçamos de algo, e
a deterioração acontece quando a simples passagem do tempo faz com
que esqueçamos.
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre:
Artes Médicas, 2000 (adaptado).
Tendo como base os processos de esquecimento e a teoria da
interferência, é correto concluir que
A) a interferência retroativa decorre da passagem do tempo, que faz
com que nos esqueçamos de algo.
B) o efeito da recenticidade ocorre quando nos recordamos melhor de
itens do final de uma lista.
C) a interferência proativa ocorre quando nos recordamos melhor de
itens do início de uma lista.
D) o efeito da primazia ocorre após termos aprendido algo, mas antes
que tenhamos que recordá-lo.
E) o decaimento ocorre quando o material que interfere está antes e
não depois da aprendizagem do conteúdo a ser lembrado.
ENADE 2012 - QUESTÃO 17
Em relação ao estudo das emoções, há vários modelos
teóricos conflitantes. Os modelos teóricos científicos se distanciam
da forma como o senso comum entende as relações entre eventos, as
emoções e as reações das pessoas. Observe as figuras abaixo, que
sintetizam a ideia central de quatro modelos explicativos da emoção.
Considerando os modelos explicativos da emoção apresentados acima,
avalie as afirmações a seguir.
I. A figura 1 corresponde à proposta de James-Lange, segundo a qual
a experiência consciente de emoção resulta da percepção que se tem
da estimulação autônoma, o que inverte a lógica cotidiana de que é o
sentimento que provoca a estimulação autônoma.
II. É congruente o modelo explicativo da figura 2 com a seguinte
proposição: Você treme diante de um animal ameaçador porque tem
medo, ou seja, o sentimento é a causa da estimulação autônoma.
III. A figura 3 representa o modelo teórico de Cannon-Bard, segundo
o qual a emoção ocorre quando o tálamo envia sinais, ao mesmo tempo,
para o sistema nervoso autônomo e para o córtex cerebral, o que
produz simultaneamente a experiência da emoção e as alterações
corporais.
IV. A figura 4 representa a teoria dos dois fatores de Shachter,
segundo a qual a experiência da emoção depende da estimulação
autônoma e da interpretação cognitiva dessa estimulação.
V. É coerente com a teoria expressa na figura 4 a seguinte
proposição: Sente-se medo porque as sugestões situacionais (animal
ameaçador, por exemplo) sugerem que seja essa a razão de alguém
estar tremendo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Acerca da investigação e da compreensão das relações de apego
estabelecidas entre pais e bebê, verifica-se que
A) a perspectiva mais aceita até hoje, desde os estudos de John Bowlby
sobre o tema, prioriza o desenvolvimento unidirecional das relações de
apego e o papel central que as atitudes dos pais exercem nessas
relações.
B) a proximidade física e emocional entre a mãe e o bebê, conforme
proposto nos estudos de Bowlby, influenciados pela Etologia e
Psicanálise, tem como origem evolucionária a sobrevivência do bebê e
sua futura adaptação às demandas do ambiente.
C) o vínculo de apego estabelecido inicialmente entre o bebê e a
figura materna funciona, como propõe Bowlby e Ainstworth, de maneira
singular, pouco vinculada às relações sociais estabelecidas pela
criança ao longo de sua vida.
D) o “procedimento da situação estranha”, como ficou conhecido o
procedimento que muitos estudos empíricos sobre o apego utilizaram,
permitiu que os pesquisadores concluíssem que não há como identificar
padrões de apego que possam classificar as relações entre mãe e bebê.
E) os estudos empíricos, de acordo com perspectivas mais recentes na
investigação do apego, são pouco relevantes, e se enfatiza o
comportamento da mãe como primordial para favorecer o desenvolvimento
de um estilo de apego seguro do bebê.
ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Em O preço da perfeição, Ellen (Crystal Bernard), corredora de
longas distâncias, descobre uma ótima maneira de comer à vontade e
não engordar nada: vomitar. Ótima, obviamente, se não considerarmos
sua saúde física e mental. Quando seu treinador sugere que ela perca
quatro quilos para melhorar seu desempenho, ela intensifica a
prática de provocar o vômito após as refeições, o que já fazia desde
a infância.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CHENIAUX, E. Cinema e loucura: conhecendo os
transtornos mentais através dos filmes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
A respeito do quadro descrito acima, avalie as afirmações a
seguir.
I. Trata-se de um quadro de anorexia nervosa.
II. É considerado um transtorno, e não uma doença, pois sua
etiopatogenia ainda é desconhecida.
III. Após um episódio de hiperfagia, seria esperado que Ellen fosse
acometida por sentimentos de vergonha e culpa.
IV. Para o DSM-IV, a manutenção do peso normal representa um dos
aspectos básicos da diferenciação entre os diagnósticos de anorexia
nervosa e bulimia nervosa.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 20
O movimento denominado Psicologia Positiva teve início em 1998,
quando o psicólogo Martin Seligman assumiu a presidência da American
Psychological Association (APA). Segundo ele, a ciência psicológica
vinha negligenciando o estudo dos aspectos virtuosos da natureza
humana, o que poderia ser confirmado por uma simples pesquisa no
banco de dados da PsycInfo.
Ao se utilizar a palavrachave
“depressão”, são encontrados 110 382 artigos entre os anos de 1970 e
2006; ao passo que, na busca com a palavra-chave “felicidade”, são
encontrados apenas 4 711 artigos publicados no mesmo período.
A negligência ao estudo dos aspectos positivos e virtuosos dos seres
humanos pela Ciência Psicológica, de acordo com Seligman (2002),
baseou-se, historicamente, no pensamento dominante na Psicologia,
direcionado ao estudo dos aspectos “anormais”. Parece que o fator
mais intrigante no estudo do comportamento humano não era
representado pela média da população, mas pelo improvável e pelo
diferente.
PALUDO S. S. & KOELLER, S.H. Psicologia Positiva: uma nova
abordagem para
antigas questões. Paideia, v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007 (adaptado).
Avalie as seguintes afirmações acerca da Psicologia Positiva,
movimento mencionado no texto acima.
I. O foco em aspectos positivos do desenvolvimento humano já era
presente nos trabalhos de teóricos humanistas, tais como Maslow e
Rogers.
II. A ênfase em contribuir para o fortalecimento de dimensões
saudáveis e positivas das pessoas leva esse movimento da Psicologia a
afastarse de métodos científicos rigorosos em suas investigações e
teorizações.
III. Esse movimento buscou modificar o foco dos estudos da Psicologia,
que deixaria de atuar na reparação do que está errado ou ruim, para
(re)construir qualidades positivas, fortalecendo-se, assim, o que
existe de mais saudável nos indivíduos.
IV. Um dos desafios atuais da Psicologia Positiva é a
operacionalização de instrumentos para avaliar e classificar as
virtudes e as forças pessoais.
V. A Psicologia Positiva reconhece que a ênfase atribuída, nos últimos
50 anos, às patologias ou àquilo que é desviante trouxe importantes
contribuições científicas para a Psicologia e paraa capacidade de
intervenção em tais problemas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Os processos psicossociais de caráter cognitivo e emocional
influenciam as relações sociais e, por sua vez, são influenciados
por circunstâncias sociais. São objeto de estudo da Psicologia e de
outras ciências sociais e buscam explicar comportamento humano e
fenômenos sociais complexos. São processos que têm uma função
fundamental, tanto na manutenção como na transformação das condições
de vida e constituem importante eixo do trabalho comunitário.
MONTERO, M. Introducción a la psicología comunitaria: desarollo,
conceptos
y processos. Buenos Aires: Paidós, (2004).
Considerando a importância dos processos psicossociais no
trabalho do psicólogo, avalie as afirmações abaixo.
I. Indivíduos e relações por eles mediadas são afetados pelos
processos psicossociais e são objeto de estudo e intervenção do
psicólogo.
II. A realidade cotidiana organiza-se por meio de processos
psicossociais de naturalização e familiarização, que se configuram
como objeto de estudo da Sociologia.
III. Hábitos são comportamentos estruturados, estáveis e não assumidos
conscientemente, podendo, portanto, relacionar-se a distúrbios
psicológicos.
IV. Os processos psicossociais são modos de se enfrentar a vida
cotidiana e de facilitar a vida social.
V. A participação e o compromisso social são processos psicossociais
comunitários que ocupam lugar importante no trabalho do psicólogo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e V.
C) II e III.
D) III e IV.
E) IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Os teóricos da personalidade divergem sobre as questões básicas da
natureza humana: livre arbítrio versus determinismo, natureza versus
criação, importância do passado versus presente, peculiaridade versus
universalidade, equilíbrio versus crescimento e otimismo versus
pessimismo.
SCHULTZ, D. P. & SCHULTZ, S. E. Teorias da personalidade.
São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, p. 36.
Considerando as diferentes questões implícitas nas teorias da
personalidade, avalie as afirmações abaixo.
I. Diferenças culturais afetam o desenvolvimento da personalidade e,
portanto, a natureza humana.
II. As teorias da personalidade diferenciam-se porque partem de
diferentes concepções da natureza humana.
III. Personalidade, conceito que envolve as características pessoais,
mais permanentes e estáveis, pode variar de acordo com as circunstâncias
de seu desenvolvimento.
IV. Aspectos internos influenciam o comportamento das pessoas em
diferentes situações e definem sua personalidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Considerando as associações das teorias da inteligência com
seus autores, avalie as afirmações abaixo.
I. No modelo de Guilford, a inteligência é representada por três
dimensões: operações, conteúdos e produtos.
II. Na teoria de Spearman, afirma-se que o fator g é o fator geral que
permeia o desempenho em todos os testes de capacidade mental.
III. Na teoria triárquica, Sternberg considera que a inteligência
possui três aspectos: analítico, criativo e prático.
IV. O modelo de Gardner apresenta sete fatores referentes a
capacidades mentais primárias: compreensão verbal, fluência verbal,
raciocínio indutivo, visualização espacial, números, memória,
velocidade perceptual.
V. A teoria de Cattel propõe o modelo de inteligências múltiplas:
linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal
cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista.
Estão corretas apenas as associações feitas em
A) I e V.
B) I, II e III.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) II, III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 24
A relação entre estímulo-resposta-consequência, chamada de
contingência tríplice ou tríplice relação de contingência, é
considerada a unidade mínima de análise dos comportamentos operantes.
Com base no modelo de contingência tríplice, avalie as afirmações a
seguir.
I. Não é suficiente identificar os estímulos ou as respostas
isoladamente, mas, sim, a relação mútua entre esses eventos.
II. O comportamento operante de um organismo depende tanto dos
estímulos antecedentes quanto das consequências imediatas que produz.
III. Um estímulo antecedente sinaliza a ocasião em que dada resposta,
se emitida, poderá ter como consequência um estímulo reforçador.
IV. Um estímulo antecedente acarreta, automaticamente, uma resposta e
sua consequência, de tal modo que, em ocasiões futuras, essa resposta
precisará daquele estímulo antecedente para ser emitida.
V. Um estímulo consequente é chamado de aversivo quando diminui a
probabilidade de emissão futura da resposta que o produziu, o que gera
variabilidade comportamental.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) III e V.
C) I, II e III.
D) I, II, IV e V.
E) II, III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 25
A figura abaixo sintetiza resultados de três estudos de
neuroimagem, por meio dos quais se busca investigar a relação entre a
inteligência e a ativação de regiões cerebrais específicas.
A figura 1 mostra regiões em que o volume da substância cinzenta está
sob forte influência genética, tendo o volume dessas áreas correlação
moderada com a inteligência geral.
A figura 2 mostra áreas pré-frontais laterais que são recrutadas mais
intensamente para se responder a tarefas verbais e não verbais
presentes em testes de inteligência geral.
A figura 3 mostra as regiões ativadas em tarefas de memória de
trabalho — verbais e não verbais —, especialmente aquelas que envolvem
interferência de estímulos que requerem atenção controlada. O nível de
atividade nessas regiões, ao se responder a tarefas de memória, está
correlacionado com o desempenho em testes de inteligência fluida, mais
associados à inteligência geral.
Considerando os achados desses estudos, avalie as afirmações abaixo.
I. A inteligência geral está associada ao volume das áreas que contêm
o corpo celular dos neurônios.
II. Os resultados indicam que tarefas de inteligência fluida recrutam
áreas cerebrais distintas daquelas recrutadas por testes de memória de
trabalho.
III. Os resultados sugerem que os altos índices de herdabilidade da
inteligência geral podem, em parte, ser explicados por diferenças
neuroanatômicas estruturais.
IV. Os achados permitem visualizar-se que as áreas que contêm os
axônios são as que sofrem mais influência genética.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 26
O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2007, do Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresenta dados
referentes ao ano de 2005, e nele o Brasil, pela primeira vez,
consta entre as nações de alto desenvolvimento humano. De acordo com
o Relatório, o Brasil ocupa a 70.ª posição (em um conjunto de 177
nações avaliadas), com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de
0,800.
Embora seja alvissareiro que os índices estejam em uma trajetória
ascendente, o quadro social brasileiro não deixa muita margem para
euforia. A posição ocupada pelo Brasil está no limite inferior da
escala, com uma diferença de 0,002 da primeira nação de médio
desenvolvimento humano. Além disso, considerando especificamente o
Índice de Pobreza Humana, pesquisado pelo mesmo programa, o Brasil
ocupa a 23.ª posição, de um total de 108 países em
desenvolvimento.
Em um país marcado por profunda desigualdade social, a pobreza
figura como um dos traços mais pungentes. Apesar da significativa
melhora do quadro de pobreza nos últimos anos, 16% da população
brasileira vive em condições de extrema pobreza e 38%, em condições
de pobreza.
DANTAS, C. M. B.; OLIVEIRA, I. F.; YAMAMOTO, O. H. Psicologia e
pobreza no Brasil: produção de conhecimento e atuação do psicólogo.
Psicologia e Sociedade, n. 22(1), 2010, p. 104-111
(adaptado).Disponível em: <http://grafar.blogspot.com.br/
2010/02/charge-joel-almeida.html>. Acesso em: 26 ago. 2012.
Há relação entre o que é mostrado na charge e no texto?
A) Sim, pois tanto a charge quanto o texto abordam temáticas relativas
ao desenvolvimento humano e à miséria.
B) Sim, pois, apesar de ser considerado um país de alto
desenvolvimento humano, o Brasil não evidencia esse atributo na
organização da sociedade.
C) Sim, pois o desenvolvimento humano é processo que envolve os que se
consideram humanos, e os que não se consideram como tal estão na linha
da miséria.
D) Não, pois a charge refere-se ao Programa Nacional de Direitos
Humanos, ao passo que o texto trata de pobreza e desenvolvimento
humano.
E) Não, pois, segundo o texto, o Brasil está, pela primeira vez, entre
os países de alto desenvolvimento humano.
ENADE 2012 - QUESTÃO 27
Nessa tirinha, a personagem Mafalda, criada por Quino, expressa
o conceito de
A) identidade fluida na perspectiva de modernidade tal como proposta
por Bauman.
B) institucionalização na perspectiva sociológica de Berger e
Luckmann.
C) desenvolvimento humano na perspectiva bioecológica de
Bronfenbrenner.
D) aquisição e desenvolvimento da linguagem na perspectiva soviética
de Luria.
E) desenvolvimento da personalidade na perspectiva psicodinâmica de
Melanie Klein.
ENADE 2012 - QUESTÃO 28
Avalie as afirmações abaixo, relativas a processos
organizacionais e gestão de pessoas, em especial com referência às
características que definem novas tendências de inserção ampliada do
psicólogo em face dos problemas organizacionais.
I. Tem havido crescente especialização em algumas atividades de RH que
requerem profundo conhecimento técnico e científico, de forma a
possibilitar a atuação do psicólogo como consultor interno.
II. O trabalho em equipes multiprofissionais diversificadas obriga o
psicólogo a lidar com linguagens e estratégias de solução de problemas
oriundas de diferentes domínios de conhecimento.
III. É crescente a participação do psicólogo em programas cujo
objetivo é preservar a saúde do trabalhador e garantir-lhe condições
apropriadas de trabalho.
IV. Cada vez mais, o psicólogo participa como elemento externo à
organização, quer como consultor, quer como mão de obra terceirizada.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 29
As instituições de longa permanência para idosos (ILPI)
apresentam altas prevalências de internados em uso de psicofármacos
para o controle de distúrbios comportamentais. A associação deles com
a polifarmácia e a depressão é significativa, e os portadores de
demência foram os que mais fizeram uso dos neurolépticos. Fatores como
idade e sexo, normalmente relevantes em pacientes ambulatoriais, não
apresentaram associação em pacientes institucionalizados.
Foi realizado estudo transversal e retrospectivo por meio de análise
de prontuários de todos os idosos (60 anos de idade ou mais)
internados em uma ILPI, independentemente das doenças apresentadas.
Aplicou-se a regressão logística para verificar os fatores associados
ao uso de psicofármacos na instituição, obtendo-se os resultados a
seguir.
A partir das informações acima, avalie as afirmações seguintes.
I. Os pacientes internados em ILPI merecem atenção especial quanto
ao consumo dos grupos medicamentosos apresentados na tabela, por
causa de seu uso corriqueiro em quadros demenciais, depressões e
distúrbios comportamentais.
II. O uso de medicamentos psicoativos no contexto das IPLI deve ser
justificado pelas características clínicas dos pacientes, mas não
necessariamente pela etiologia em si, apresentando, em muitos casos,
um mau uso medicamentoso.
III. Apesar dos conhecidos riscos e efeitos colaterais que os
benzodiazepínicos provocam em idosos, tornase, muitas vezes, difícil
sua retirada em quadros de ansiedade e distúrbios do sono — em razão
da própria institucionalização —, provocando seu consumo em
percentual significativo de asilados.
IV. O quadro depressivo é comum nas ILPI devido, geralmente, a
fatores como as limitações físicas e a dependência funcional,
associados ao isolamento e à negação, no intuito de diminuir a
percepção de um ambiente desconhecido.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 30
Os fenômenos organizacionais revelam-se complexos para aqueles
que querem investigar seus determinantes, tanto quanto para aqueles
que buscam intervir na solução de problemas comuns no dia a dia de
qualquer organização, independentemente de tamanho, setor ou segmento
produtivo.
É comum, na literatura, a compreensão de que tais fenômenos
devem ser considerados como resultados da interação entre fatores que
se estruturam em, pelo menos, quatro níveis: individual, grupal,
organizacional propriamente dito e contextual ou ambiental.
Considerando essas informações, avalie as seguintes afirmações, que
relacionam os níveis dos fenômenos organizacionais com possíveis
explicações de alguns temas organizacionais clássicos.
I. Quando o absenteísmo é considerado o produto de fatores culturais e
de políticas de gestão de pessoas, trabalha-se no nível
organizacional.
II. Quando a permanência do trabalhador na organização é explicada
pela intensidade do seu comprometimento organizacional, trabalha-se no
nível individual.
III. Quando a perda do emprego não mais é atribuída à falta de
habilidade do trabalhador, mas, sim, a mudanças tecnológicas que
demandam novo perfil de qualificação, trabalha-se no nível contextual.
IV. Quando a qualidade do desempenho no trabalho é explicada como
resultado de processos motivacionais ligados a valores e metas
pessoais, trabalha-se no nível grupal.
V. Quando o estresse é explicado pelos conflitos, pela falta de
comunicação e pelas relações entre gestores e seus subordinados,
trabalha-se no nível individual.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V
ENADE 2012 - QUESTÃO 31
A saúde no Brasil é organizada em níveis de atenção primária,
secundária e terciária. O nível de atenção primária diz respeito à
atenção básica ou a unidades e programas de saúde que atendem à
população em um nível básico de complexidade tecnológica e de mão de
obra.
Estão enquadrados na atenção primária os postos de saúde; o
Programa de Saúde da Família (PSF); os centros de referência que
oferecem suporte à saúde da mulher, da criança, do idoso, do
adolescente; os programas antitabagismo e os de apoio a pessoas com
HIV, entre outros.
O nível de atenção secundária diz respeito à
complexidade tecnológica e de mão de obra intermediária, como é o caso
dos hospitais gerais. O nível de atenção terciária diz repeito à alta
complexidade tecnológica e de recursos humanos, como é o caso dos
hospitais especializados, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e
a Rede SARAH.
O trabalho do psicólogo da área da saúde que atue no nível de atenção
primária deve estar focado na prevenção de doenças e na promoção de
saúde, o que exige que o psicólogo
A) colabore em equipe interdisciplinar formada para a avaliação e o
tratamento de pacientes com câncer hospitalizados e projete programas
de reabilitação psicológica de pacientes internados.
B) projete programas para ajudar as pessoas a parar de fumar e perder
peso, os quais minimizam outros fatores de risco à saúde, e promova
comportamentos saudáveis, tais como a prática de exercícios físicos e
a alimentação balanceada.
C) facilite o trabalho do médico no serviço de atendimento de
emergências dos hospitais, atuando no acolhimento dos pacientes, e
identifique dificuldades psicológicas que contribuam para a
compreensão da doença no atendimento de emergência hospitalar.
D) promova a educação ambiental, para que as pessoas desperdicem menos
e produzam menos lixo, e crie programas de treinamento e capacitação
que permitam aos médicos lidar melhor com as questões psicológicas dos
pacientes internados em estado grave em unidades de saúde.
E) capacite outros profissionais da área de saúde, para que possam
realizar visitas domiciliares e avaliar as condições psicológicas de
determinada população, e promova reuniões de equipe para avaliar os
pacientes em tratamento e reabilitação neurológica em unidade
hospitalar.
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
O modo como a Psicologia tenta dar conta das relações sociais
apresenta dupla característica. Uma consiste em focalizar as dimensões
ideais e simbólicas e os processos psicológicos e cognitivos que se
articulam aos fundamentos materiais dessas relações. A outra aborda
essas dimensões e esses processos considerando o espaço de interação
entre pessoas ou grupos, no seio do qual elas se constroem e
funcionam.
JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, B. As
artimanhas
da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 5
ed.
Petrópolis: Vozes, 2004, p. 54 (adaptado).
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas
I. A Psicologia Social, ao estudar fenômenos como preconceito,
estereótipo, crenças e valores, insere-seem perspectiva mais
sociologizante do que psicológica.
PORQUE
II. A Psicologia Social tenta compreender de que maneira as pessoas e os
grupos se constroem no interior de relações socioculturais mais amplas,
de acordo com as duas características apontadas por Jodelet.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 33
A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e, nem
sempre, as teorizações têm acompanhado esse dinamismo. Com a
globalização e a informatização da sociedade, os movimentos sociais,
em muitos países, inclusive no Brasil e em outros países da América
Latina, tenderam a se diversificar e complexificar.
Por isso, muitas
explicações paradigmáticas ou hegemônicas nos estudos da segunda
metade do século XX necessitam de revisões ou atualizações ante a
emergência de novos sujeitos sociais ou cenários políticos.
Scherer-Warren, I. Das mobilizações às redes de movimentos sociais.
Sociedade e Estado. Brasília, v. 21, n. 1, jan./abr., 2006, p.
109-30.
Considerando a afirmação acima, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
I. A Psicologia precisa dedicar-se a compreender os novos sujeitos
sociais em seus cenários políticos, a diversidade identitária, as
diferentes demandas por direitos e formas de ativismo, para construir
um arcabouço teórico capaz de dar respostas às demandas de
fortalecimento de indivíduos e das redes sociais.
PORQUE
II. A sociedade civil, embora configure um campo composto por forças
sociais heterogêneas, está relacionada à esfera da defesa da cidadania
e suas respectivas formas de organização em torno de interesses
públicos e de valores, não sendo isenta de relações e conflitos de
poder, de disputas por hegemonia e representações sociais e políticas
diversas e antagônicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
A Psicologia do Esporte, como área emergente de aplicação, faz
parte das Ciências do Esporte, juntamente com a Antropologia,
Filosofia e Sociologia do Esporte. No que se refere ao trabalho com
atletas de esportes coletivos, a caracterização do trabalho do
psicólogo do esporte ainda está consolidando-se e, cada vez mais, esse
profissional é requisitado a
I. desenvolver programas de auxílio, como, por exemplo, por meio de
psicoterapia individual, a atletas que estejam vivenciando sobrecargas
emocionais devido às altas exigências que os esportes de competição
demandam.
II. identificar características de ansiedade-traço e ansiedade-estado,
direcionando atividades específicas que visem auxiliar os indivíduos a
manejar o estresse em situações de preparação para competições e
durante competições.
III. promover, junto a atletas, técnicos e treinadores, modos de
manejo e enfrentamento de estresse em competições, controle da
concentração, ampliação das habilidades de comunicação e de coesão de
equipe, padrões de resiliência diante de situações de derrota em
competições, desenvolvimento da noção de esporte como promoção de
saúde e bem-estar individual e coletivo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 35
A seguinte queixa foi encaminhada ao Conselho Regional de
Psicologia.
Uma adolescente, atendida no setor de orientação vocacional,
queixou-se de que o psicólogo influenciava pacientes a participar de
cultos, relacionando acontecimentos à vontade de Deus; utilizava-se
de mapa astral em suas orientações e realizava atendimento a
diferentes pessoas de uma mesma família propiciando a troca de
informações entre elas.
Foi constatado o uso de mapas astrológicos
em sessões de orientação vocacional como ferramenta complementar de
análise. Verificou-se, ainda, que houve indução a convicções morais
e religiosas e que foi realizado atendimento individual a diversos
membros da família.
Em sua defesa, o psicólogo negou ter abordado a questão religiosa e
devassado o sigilo, destacando ser relativa a inviolabilidade, já
que a atendida era menor de idade. Afirmou utilizar-se somente de
instrumentos científicos e, eventualmente, da técnica de mapa astral
para melhor compreender os pacientes e abreviar os processos
psicoterápicos.
Psi Jornal de Psicologia CRP SP, n. 168, mar./abr./2011. Disponível
em:
<http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao>.
Acesso em: 06 jul.2012 (adaptado).
Com base na situação apresentada e tendo como referência o
Código de Ética Profissional do Psicólogo, avalie as afirmações
abaixo.
I. A astrologia não é prática complementar da Psicologia e tampouco
método científico; desse modo, não pode ser utilizada direta ou
indiretamente no decorrer de um processo ou tratamento psicológico.
II. O psicólogo tem o dever de respeitar o sigilo profissional,
protegendo, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas;
entretanto, na situação apresentada, a pessoa atendida era menor de
idade, o que autoriza o psicólogo a repassar aos familiares as
informações obtidas.
III. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas,
filosóficas, morais ou religiosas no exercício de suas funções
profissionais; portanto, no caso relatado, o psicólogo infringiu o
Código de Ética Profissional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
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