Prova de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos ENADE 2012 com Gabarito

ENADE

Prova de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

QUESTÃO 09
ENADE: O papel da cultura organizacional na influência do comportamento dos empregados parece ganhar uma importância cada vez maior no ambiente de trabalho. À medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, achataram a estrutura, introduziram o trabalho em equipe, reduziram a formalização e deram mais autonomia aos funcionários, e os valores compartilhados, decorrentes de uma cultura organizacional forte, asseguraram que todas as pessoas fossem na mesma direção.
ROBBINS, S. Comportamento Organizacional.
São Paulo: Prentice Hall, 2002.

Considerando o texto acima e a existência de uma relação direta entre cultura e comportamento organizacional, avalie as afirmações abaixo.

I. A cultura é positiva para os empregados, pois ela indica como as coisas devem ser feitas e o que é importante, isto é, contribui para a formação do comportamento organizacional.

II. As empresas desenvolvem um conjunto básico de premissas, convicções e regras que dirigem o comportamento organizacional.

III. O sincronismo da cultura organizacional com o comportamento organizacional resulta em clima favorável à efetivação dos objetivos da organização e dos próprios empregados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE: Maria Luíza, tecnóloga em Gestão de RH, foi contratada por uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática, localizada na região metropolitana de São Paulo, com filiais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará e Amazonas. No planejamento estratégico da área de RH elaborado pela gestora, foi definido como um dos objetivos estratégicos suprir a organização de profissionais qualificados para as diversas áreas da organização, com foco no posicionamento competitivo junto ao mercado, por meio da ampliação do capital humano da empresa. Maria Luíza, então, iniciou a elaboração de uma política de R&S, a ser desenvolvida por toda a organização, para direcionar as futuras contratações de pessoal e alcançar, assim, os objetivos esperados.

Na situação descrita acima, qual seria a postura adequada de Maria Luíza na definição de fontes de recrutamento, para se alcançar o objetivo estratégico proposto?

A) Utilizar fontes de recrutamento interno e externo.

B) Utilizar apenas fontes de recrutamento interno, oferecendo oportunidades aos empregados da organização.

C) Utilizar diversas fontes de recrutamento como memorandos, cartazes e quadros de aviso.

D) Utilizar jornais, agências de recrutamento on line e consultoria especializada como fontes de recrutamento.

E) Não definir as fontes de recrutamento interno e externo, deixando a critério das áreas solicitantes do preenchimento de vagas escolher as fontes de recrutamento adequadas.


QUESTÃO 11
ENADE: De acordo com o artigo 130 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), após cada período de 12 meses de vigência de um contrato de trabalho, o empregado tem direito a sair de férias. Considere um funcionário admitido em 10/07/2011 e, em 16/08/2012, de acordo com a programação do Departamento de Pessoal da empresa, ele poderia sair de férias. Entretanto, durante o período aquisitivo de férias, ele faltou ao serviço 15 dias, sem apresentar justificativa.

A quantos dias de férias o referido funcionário faz jus?

A) 30 dias.

B) 24 dias.

C) 18 dias.

D) 15 dias.

E) 12 dias.


QUESTÃO 12
ENADE: Quando o assunto é treinamento de executivos, nenhuma empresa do planeta é tão eficiente quanto a empresa X. Com mais de 330 000 funcionários espalhados por 100 países e atuando em ramos tão diferentes, como energia e entretenimento, a empresa X é uma máquina de formação de novas lideranças. Em seus mais de 130 anos de história, nenhum de seus 12 presidentes foi recrutado fora da companhia − todos foram pacientemente formados e promovidos na própria cultura. Para gerenciar a carreira de centenas de milhares de funcionários, a empresa X conta com um sistema de avaliação rígido e constante − processo que se desenvolve no ano todo.

É com base nessas avaliações que a empresa identifica seus talentos e descarta quem não tem condições de crescer na companhia. O rigor do sistema garante que se saiba quem são os prováveis sucessores nas principais posições da empresa. “O conselho de administração tem um arquivo com 25 nomes de possíveis candidatos à presidência daqui a 13 anos”, afirmou o consultor da empresa, que há 35 anos dá aulas em Crotonville, sede de treinamento da empresa. “Pode ser que nenhum deles venha a ser o CEO, mas todos se desenvolverão para isso”, acrescenta.
CORREA, C. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/
edicoes/0927/noticias>. Acesso em: 2 jul. 2012 (adaptado).

Considerando o sistema de treinamento utilizado pela empresa X especificado no texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I. O sistema de avaliação contínua utilizado permite identificar os talentos da empresa e embasa as decisões referentes a promoções.

II. O sistema de avaliação contínua utilizado auxilia a empresa nas tomadas de decisão referentes a desligamentos e transferências de funcionários.

III. O recrutamento interno praticado pela empresa X motiva todos os funcionários a trabalharem com seriedade e a participarem dos treinamentos, pois aumentam as chances de promoção e progressão na carreira.

IV. O programa de treinamento para formação de líderes é tão eficiente que possibilita que a empresa desenvolva suas próprias lideranças, sem precisar recorrer ao mercado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e IV.

D) II e III.

E) III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE: Autoconhecimento, consciência de seu próprio projeto profissional, formação profissional contínua e conhecimento das oportunidades oferecidas pela empresa e pelo próprio mercado de trabalho são características do principal agente de um sistema de gestão de carreira: o empregado. A empresa deve promover ações que estimulem esse desenvolvimento, oferecendo oportunidade contínua de aprendizagem e crescimento profissional.

Nesse sentido, os instrumentos de gestão de carreira utilizados para promover o desenvolvimento dos empregados de uma empresa devem oferecer suporte

I. aos sistemas de informações gerenciais, nos quais se incluem a política salarial, os níveis de promoção e a política de treinamento e desenvolvimento profissional.

II. às decisões individuais sobre carreira, incluídos os instrumentos de autoavaliação e os processos estruturados de feedback. 

III. ao gerenciamento de carreira pela empresa, incluídos os processos de avaliação de desempenho e de crescimento profissional.

IV. à comunicação entre as pessoas e a empresa, incluída a preparação de gestores, para que se tornem conselheiros e orientadores dos empregados, direcionando suas carreiras, na organização.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE: Muitos problemas de comunicação em negociação podem ser atribuídos à falta de treinamento específico para se ouvir bem. Para ouvir bem, você tem que ser objetivo. Isso quer dizer que você tem que entender as intenções do seu oponente, o que ficou nas entrelinhas, e não somente aquilo que você quer ouvir.

A cada nova frase dele, você deve se perguntar: “Por que ele me disse aquilo? Como ele pensou que seria minha reação? Ele estava sendo honesto?”, e daí por diante. Os melhores negociadores invariavelmente são os melhores ouvintes. Por que existe essa correlação? Quando eles estão negociando, prestam muita atenção na entonação, ritmo, altura e demais detalhes da voz.

Negociadores experientes também observam atentamente os sinais não verbais e analisam se são condizentes com o que está sendo falado. Essa postura do negociador faz com que ele construa relacionamentos duradouros entre as partes, o que facilita alcançar objetivos que beneficiem a todos os envolvidos na negociação.
MIRANDA, M. Saber ouvir: o segredo para uma boa negociação. Disponível
em: <http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0101a010.htm> .
Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado).

O texto aponta um dos grandes desafios na construção das habilidades de um bom negociador. A esse respeito e a partir do texto, avalie as afirmações abaixo.

I. O bom negociador é aquele que lê nas entrelinhas para compreender as necessidades básicas do outro, com o intuito de tirar vantagem, e não, de atender o outro, construindo, assim, uma relação de negociação que se pode denominar “ganha-perde”.

II. É importante a postura racional do negociador, para que consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais, tais como, objetividade no equacionamento dos problemas, a interpretação do comportamento das pessoas e a apresentação de propostas concretas.

III. Negociação não é uma arte, como se considerou por muito tempo, mas uma habilidade que pode ser construída com treinamento comportamental e(ou) técnico.

IV. O autor do texto resgata a negociação como processo de comunicação bilateral cujo objetivo é como anunciado, buscar decisões conjuntas que satisfaçam ambos os lados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 15
ENADE: Um frentista de um posto de gasolina tem como salário-base mensal R$ 700,00, adicional de periculosidade no valor de R$ 210,00, salário-família no valor de R$ 22,00 e desconto do vale-transporte de R$ 42,00. Após o apuramento das verbas desse colaborador, o departamento pessoal da empresa deverá fazer o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo e Serviço (FGTS).

Considerando-se essas informações, verifica-se que o valor do recolhimento do FGTS será de

A) R$ 56,00.

B) R$ 69,44.

C) R$ 71,20.

D) R$ 72,80.

E) R$ 74,56.


QUESTÃO 16
ENADE: A Direção de uma empresa do segmento de confecção de porte médio, visando a obter vantagem competitiva, decidiu implantar um novo sistema de remuneração baseado em resultados. O modelo vincula a remuneração ao alcance de metas pré-negociadas, de tal forma que as metas individuais sejam alinhadas às grupais, que, por sua vez, são desdobradas das metas empresariais.

Essa forma de remuneração constitui um poderoso aliado do desempenho organizacional porque

A) utiliza modelos padronizados que podem ser aplicados a diferentes ramos de atividades.

B) possibilita maior comprometimento com os objetivos organizacionais.

C) independe da cultura organizacional, pois o valor da recompensa é baseado no cargo ocupado.

D) é de fácil modelagem, pois apresenta indicadores de desempenho.

E) é concebida sob a ótica de resultados igualitários.


QUESTÃO 17
ENADE: Diante da escassez de profissionais especializados no mercado, a área de Recursos Humanos está precisando usar a criatividade para preencher novas posições e tem apostado na simples e eficiente política do “indique um amigo para trabalhar conosco”, ou QI, abreviação para “quem indica”. Segundo pesquisa divulgada por uma consultoria, 68% das companhias brasileiras já utilizam a indicação de outros funcionários como um dos métodos oficiais para a contratação de profissionais de nível superior para cargos não executivos.

O mecanismo perde somente para a prática do recrutamento interno, realizada por 72% das empresas. Atualmente, encontrar perfis de nível superior com habilidades bem específicas é uma missão árdua, principalmente se a busca for de profissionais de áreas técnicas. Nessas ocasiões, o método da indicação é uma ótima solução. É mais fácil, por exemplo, usar as redes sociais dos próprios empregados, que já fazem parte de uma comunidade, pois, assim, a informação vai ser divulgada de forma mais rápida e eficiente. Um profissional de RH levaria muito mais tempo para localizar esses nichos e se inserir nele.
COSTA, J. E.; AISENBERG, M. Disponível em:<http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/
mercado-recrutamento-vale-mais-quem-tem-qi-648794.shtml>. Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

Considerando o texto acima, que trata da dificuldade para recrutar e selecionar candidatos para algumas áreas das empresas, e as recentes metodologias de recrutamento utilizadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O recrutamento deve sempre estar ajustado às estratégias de Recursos Humanos, as quais devem ser bem claras e disseminadas entre todos os colaboradores da área; o RH, por sua vez, deve adotar estratégia aderente à estratégia empresarial, e considerar que na maioria das empresas, a estratégia de gestão de pessoas é trabalhar apenas com recrutamento interno, que renova e enriquece os recursos humanos da organização ao trazer “sangue novo” e experiências novas para a organização.

II. O uso de indicação dos próprios funcionários como fonte de recrutamento pode trazer vantagens para a empresa, como a diminuição de custos nos processos de contratação e a melhoria da qualidade dos currículos que chegam ao RH, pois quem atua na empresa conhece o ambiente de trabalho e o perfil de profissional que costuma ser contratado.

III. Entre os processos de Recursos Humanos, a responsabilidade de agregar pessoas é certamente a precursora. No entanto, para atender às necessidades da empresa e atrair os candidatos certos, o RH precisa inserir-se no contexto atual de comunicação e interação social, hoje predominantemente gerido pelas tecnologias de informação. O recrutamento externo, até pouco tempo, era dispendioso e seus resultados, incertos, mas hoje, o RH, se souber utilizar novas ferramentas de recrutamento, poderá torná-lo mais assertivo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 18
ENADE: Após a aquisição de uma empresa de construção civil de grande porte, a Organização X consolidou-se como a maior empresa do setor no país. A euforia dos primeiros dias após a aquisição foi substituída pela dificuldade de integração dos processos das duas empresas. A primeira ação nessa direção será a implantação do SIG (sistema integrado de gestão) na empresa adquirida, que, por utilizar outro sistema, não dispõe de empregados capacitados nessa ferramenta. Por isso, foi criada uma equipe que irá desenvolver a capacitação dos empregados para atuarem no novo sistema. A gerente de recursos humanos da empresa foi designada para coordenar essa equipe, que, em seis meses, deverá treinar todos os empregados das quatro divisões da empresa adquirida.

Considerando as ações a serem desenvolvidas pela equipe coordenada pela gerente, conclui-se que

A) serão necessários a formação de turmas e o estabelecimento do cronograma do treinamento, que deverão ser negociados com os gerentes das quatro divisões da empresa.

B) o planejamento do processo de capacitação dos empregados deverá incluir o processo de diagnóstico, para que sejam definidas as necessidades de treinamento.

C) não haverá necessidade de avaliar a efetividade do treinamento, pois o prazo estipulado para o processo é muito curto.

D) o orçamento do treinamento deverá ser apresentado aos gerentes das divisões da empresa adquirida, que poderão ou não aprová-lo.

E) os resultados da avaliação de desempenho dos empregados realizada no ano anterior deverão ser considerados para se definir quem deverá ser treinado.


QUESTÃO 19
ENADE: Diante de um cenário de constantes mudanças e concorrência altamente acirrada, conquistar, manter e satisfazer os clientes são desafios para as empresas que desejam expandir-se no mercado. Nesse contexto, os gestores devem compreender que o sucesso da empresa também depende dos recursos humanos que nela trabalham e, para tanto, os profissionais devem estar satisfeitos e motivados, de forma a responderem com alto nível de envolvimento e comprometimento com os objetivos da organização. Nesse sentido, a comunicação interna, baseada nas ações de endomarketing, é fundamental para se criarem e manterem níveis elevados de satisfação humana e clima organizacional saudável.

Considerando que a comunicação organizacional está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas que atuam em organizações, avalie as afirmações abaixo.

I. As ações de endomarketing desenvolvem os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que efetivamente garantem a melhoria do clima organizacional.

II. O endomarketing reforça a noção de cliente interno e proporciona o fortalecimento das relações entre empresa e colaboradores.

III. O alinhamento dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e as ações do endomarketing convergem para resultados deuma gestão efetiva e bem-sucedida.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 20
ENADE: A Construtora X, fundada na década de 30, na esteira da expansão da cafeicultura paulista, começou construindo pequenos trechos de estrada de ferro. Seu fundador, um empreendedor com pouco estudo, implantou um regime rígido, voltado para o poder, o controle e o domínio.

O estilo do fundador, voltado para a tarefa, coadunava-se com o tipo de mão de obra que exercia as funções operacionais e, posteriormente, atingiu as funções executivas da empresa. Os engenheiros, com sua formação lógico-analítica, e os peões, que utilizavam de baixa ou média tecnologia, com predominância de trabalho braçal, que exige controle bastante acentuado, encaixavam-se no estilo de liderança do empreendedor. Para satisfazer essas condições, necessitava-se, em grande medida, desse tipo de liderança.

Uma base cultural analítica implantou-se na empresa, ficando todas as decisões estratégicas restritas ao empreendedor, e as decisões técnicas, restritas ao corpo técnico de engenheiros profissionais. Além disso, existia grande número de funcionários de estrita confiança do empreendedor.

Alguns deles ocupavam cargos relativamente altos, outros, cargos mais operacionais, mas todos tinham fácil acesso a ele, o que configurava um poder paralelo e constante fonte de conflito entre a estrutura profissional e essa outra paralela e informal, possuidora, na verdade, de função assemelhada aos “sátrapas” (governadores das províncias anexadas ao Império Persa, na Antiguidade Clássica e considerados os olhos e os ouvidos do rei).

Em virtude disso, tais funcionários tinham um poder extraordinário, em razão da acessibilidade e da predisposição do líder em voluntariamente manter essa estrutura de informação. Muitas vezes, as decisões dos “sátrapas contemporâneos” prevaleciam sobre as da estrutura profissional dos engenheiros.
GOMES, E.B.P. Cultura Organizacional: um estudo de caso. Disponível em: <http://www.facape.br/
ruth/adm-comport_organ/Cultura_organizacional.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2012 (adaptado).

Considerando as características descritas da cultura organizacional da Construtora X e os conflitos decorrentes desse tipo de cultura, avalie as afirmações seguintes.

I. A forma de gestão da Construtora X evidencia que o conflito não é causal nem acidental, mas inerente ao uso do poder e à vida organizacional. Nessa empresa, os “sátrapas contemporâneos” e os engenheiros representam subculturas que conflitam entre si, visto que se observa a interferência deliberada de uma na outra.

II. Observando a relação entre os grupos existentes na Construtora X, percebe-se que o conflito se resolve, muitas vezes, na competição direta, em que a dominação dos “sátrapas contemporâneos” subjuga os interesses do grupo de engenheiros.

III. A história de fundação da empresa demonstra uma construção de valores organizacionais em que os “sátrapas contemporâneos” formam o grupo com existência assegurada diante dos conflitos, por desempenharem um papel que faz parte do controle normativo da organização.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 21
ENADE: Uma empresa resolveu implantar a ISO 14 001, para a criação de um sistema de gestão ambiental (SGA). O método de condução dos treinamentos aplicados teve de respeitar o cronograma de implantação da norma, desenvolvendo habilidades em detrimento da compreensão de expectativas e valores dos funcionários operacionais a respeito do tema.

Nesses treinamentos, eles desenvolveriam as atitudes necessárias à mudança cultural, devendo as práticas de trabalho serem mais sustentáveis ambientalmente. As avaliações de reação e efetividade realizadas pelo setor de Recursos Humanos são a única fonte de indicadores para o grau de conscientização alcançado pelos funcionários.

Como consequência, a implantação da ISO14001 ocorreu sem a devida compreensão dos conceitos envolvidos na mudança da proposta, e o cumprimento dos prazos e das atividades  previstas no cronograma de implantação, constituído pela alta direção, contribuíram para a ilegitimidade do processo. 

 conscientização passou a ser entendida pelos funcionários como mais uma atribuição obrigatória para continuarem em seu emprego. Assim, cederam em prol do meio ambiente da empresa, contudo não mudaram efetivamente hábitos e costumes relacionados a práticas sustentáveis. Houve mudança no discurso da empresa, na missão e nos valores adotados. 

Considerando a maneira como foi realizado o processo de capacitação e conscientização implantado e os princípios da norma ISO14001, conclui-se que a empresa

A) não foi capaz de conscientizar seus funcionários a respeito da mudança proposta, pois o processo de capacitação não contemplou o envolvimento e a participação deles. 

B) promoveu mudanças de hábitos e atitudes, pois o processo de capacitação resultou na conscientização dos funcionários a respeito de gestão ambiental.

C) deve receber a certificação, visto que foi capaz de promover em seus funcionários uma efetiva mudança de hábitos e costumes.

D) conseguiu conscientizar seus funcionários a respeito de práticas sustentáveis, pois o processo de capacitação seguiu o cronograma proposto pela alta administração.

E) foi capaz de conscientizar parte dos funcionários a respeito de sustentabilidade, visto que alguns dos participantes da capacitação se empenharam para assegurar seu emprego.


QUESTÃO 22
ENADE: Muitas empresas ainda aplicam exclusivamente o sistema tradicional de remuneração. Por ser fundamentado nas descrições de atividades e responsabilidades de cada função, ele pode causar problemas para as empresas, como, por exemplo, inibir o espírito empreendedor e não encorajar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Apesar dos problemas que esse sistema pode causar, ele ainda tem seu lugar em um mix de remuneração, pois muitos desses problemas podem ser contornados utilizando-se metodologias que incluem

I. redução das faixas salariais.

II. descrição de cargos modificada.

III. ampliação do número de cargos.

IV. política salarial alinhada às estratégias.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) II e III.

D) I e IV.

E) II e IV.


QUESTÃO 23
ENADE: O Frigorífico X é uma empresa de pequeno porte que, como a maioria das empresas familiares, adota um sistema de gestão fechado, sendo as decisões totalmente centralizadas na figura de seu fundador. O Frigorífico X conta com um número fiel de clientes e tecnologia de produção pouco evoluída. Os empregados, incentivados a serem fiéis à empresa, apresentam relação de companheirismo bastante evidente entre os pares e com o dono do estabelecimento.

O índice de produção é médio, mas poderia ser melhor se houvesse treinamentos. É comum a contratação de parentes dos funcionários, por indicação desses. O processo seletivo reduz-se a uma entrevista com o proprietário e à análise da experiência anterior do profissional no ramo, verificada na carteira de trabalho. Com a morte repentina do proprietário, ficou evidente, após o diagnóstico de um consultor, a necessidade de profissionalização da gestão do Frigorífico X.
TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V.C.P.; FORTUNA, A. A.M. Gestão com pessoas: uma abordagem
aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006 (adaptado).

Suponha que você tenha sido contratado para ser o gerente-geral do Frigorífico X e que a família tenha solicitado formalmente que você começasse as mudanças pelo sistema de provisão de Recursos Humanos, preservando o bom relacionamento com os trabalhadores.

Considerando essa situação, avalie as afirmações abaixo.

I. Você deve manter a política do fundador da empresa como fonte de indicação de novos funcionários, o que favorece a motivação dos trabalhadores, mas deve fazê-los perceber que outras fontes de recrutamento também são importantes para a inovação da empresa.

II. Você deve avaliar a necessidade de criar com os trabalhadores uma relação de confiança e propor reuniões individuais e em grupo, a fim de estreitar os laços e construir, com a ajuda deles, a descrição e a análise dos cargos da empresa.

III. Você deve avaliar a necessidade de manter as etapas já existentes no processo seletivo e acrescentar-lhe testes psicológicos, a fim de analisar a produtividade do candidato e aumentar o sucesso do processo seletivo.

IV. Você deve avaliar a necessidade de reorganizar os níveis hierárquicos da empresa e propor promoções, por meio de recrutamento interno, a fim de gerar uma onda de competitividade entre os trabalhadores e melhorar o índice de produção. Essa estratégia tem o objetivo de melhorar a situação do Frigorífico X no mercado e avaliar o nível de comprometimento do trabalhador com a empresa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 24
ENADE: Dando um passo decisivo para se firmar entre os maiores grupos financeiros do país, um grande banco estrangeiro comprou um banco nacional em 2007. Três anos depois, no início de novembro de 2010, foi anunciado o fim da marca do banco nacional, consolidando-se a integração desses bancos.

Para a vice-presidente executiva de RH do banco nacional, o desafio da integração envolveu três questões principais: apoio aos gestores, para que eles pudessem fortalecer e ajudar suas equipes na transição, garantindo o bom clima; equilíbrio entre o foco nas ações de integração e o desempenho das tarefas do dia a dia; desafio de manter o melhor das culturas dos dois bancos.

“O maior desafio foi, e sempre será, assegurar que o fator humano seja efetivamente levado em conta em tudo o que se faz, dentro e fora da nossa organização”, afirma a vice-presidente de RH do banco nacional.
PEREIRA. L. Como manter um casamento. Disponível em: <http://revistavocerh.
abril.com.br/2011/edicoes>. Acesso em: 5 jul. 2012 (adaptado).

A partir do texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I. A fusão entre empresas é sempre um momento delicado para os funcionários. Nesse contexto, o grande desafio da área de Recursos Humanos da corporação é gerenciar a nova cultura, fruto da junção de duas empresas, zelar pelo bom clima organizacional e garantir o andamento do trabalho no decorrer da integração.

II. Entender a organização que se está formando como uma cultura é reconhecer o papel ativo dos indivíduos na construção da nova realidade organizacional. A partir desse entendimento, os colaboradores passam a ser os responsáveis pelo correto andamento do trabalho durante a fusão e pelo gerenciamento do bom ambiente de trabalho.

III. A fusão entre empresas demanda reaprendizagem organizacional por ambas as empresas, envolve a absorção de novas técnicas e pressupõe a adoção de novas posturas, o que exige a mudança nas pessoas. Para facilitar o processo, deve haver sempre um sistema de aprendizagem, onde há o crescimento mútuo da organização comfoco em seus membros.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 25
ENADE: Tradicionalmente, as discussões sobre estratégia tendem a enfatizar resultados e objetivos quantificáveis. Assim, fatores humanos de difícil mensuração, como valores, significados e experiências, acabam ficando de fora quando chega o momento de planejar formalmente os negócios e aplicar os recursos estratégicos. Sem dúvida, as estratégias que seguem essa linha de pensamento apresentam índices consideráveis de acerto, sobretudo no que diz respeito ao controle operacional da organização no curto prazo. Entretanto, elas se mostram perigosamente limitadas à medida que a sociedade se baseia, cada vez mais, no conhecimento.
CARVALHO, F.C.A. Gestão do conhecimento.
São Paulo: Pearson, 2012, p. 60.

A partir do texto acima, no que diz respeito à proposta de tornar o conhecimento pressuposto estratégico na gestão do capital humano nas organizações, por meio da implementação de ações de T&D, avalie as afirmações abaixo.

I. Para atingir esse objetivo, deve-se implantar o processo de avaliação de desempenho, utilizando-se o modelo 360 graus.

II. Em tal gestão, deve-se criar ferramentas para expandir continuamente o conhecimento na organização, estimulando a capacidade criativa das pessoas, conduzindo-as a aprender de maneira coletiva.

III. Uma ação estratégica para gerir o conhecimento é informar o empregado sobre como a organização e os demais profissionais o avaliam, o que esperam dele e como acham que ele pode se desenvolver, levando-o, dessa forma, à reflexão sobre sua vida profissional e pessoal.

IV. Deve-se valorizar economicamente o conhecimento e, para isso, utilizar o levantamento de necessidades de treinamento, para identificar os empregados que têm competência para agir de acordo com os objetivos organizacionais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE: A empresa X descobriu como otimizar sua intranet. Com a crise de 2008, a área de comunicação sofreu cortes severos de verba e transformou tudo que era em papel (sete jornais e uma revista) em comunicação online. A notícia estimulou a organização a reformular completamente sua estratégia de comunicação.

Em vez de editar vários jornais, a empresa X desenvolveu um portal, que, além de ter centralizado todas as informações, possibilitou que os funcionários comentassem as notícias, criassem conteúdos próprios e anunciassem na seção de classificados.

“Vale quase tudo: colocar a foto do filho, comentar sobre a festa junina e anunciar terreno para vender”, explica Ramos. O resultado foi a alta popularidade. Com 2 700 acessos por dia, a intranet da empresa X registra atualmente 1 251 anúncios nos classificados e 2 931 comentários.
CHEROBINO, V. Disponível em: <http://revistavocerh.abril.com.br/2011/edicoes/conteudo_661509.shtml#>.
Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).

Considerando o texto acima, que trata da eficácia da intranet como um sistema de informações nas empresas, avalie as afirmações abaixo.

I. A empresa X entende que comunicação interna é uma área estratégica nas empresas, e o desafio é transformar o segmento mais básico da comunicação interna — a intranet — em ferramenta bem aproveitada e útil para toda a organização e seus familiares.

II. A intranet é considerada pela empresa X como uma base sólida para a gestão de conteúdo, ajudando em várias atividades, como recrutamento e seleção, interação entre colaboradores e disseminação do planejamento estratégico da empresa.

III. A popularidade da intranet, descrita no texto, está relacionada ao volume de postagens e acessos dos  funcionários. No entanto, o envio e a publicação de tanta informação disponibilizada pela empresa na intranetvai torná-la vulnerável a hackers.

IV. O portal de currículos e o de anúncio de vagas, disponíveis como ferramentas da intranet, são importantes fontes de recrutamento interno, pois possibilitam que a empresa crie um banco de dados com currículos e atraia, sem custos de recrutamento, candidatos interessados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE: O Banco X, com agências espalhadas em todas as regiões do país, criou um grupo de suporte à diversidade, com o objetivo de aumentar a participação das minorias nos quadros da empresa. Esse grupo realizou uma pesquisa para diagnosticar os principais obstáculos ao acesso desse público aos cargos da empresa. Entre os problemas apontados, o que causou maior preocupação foi a visão compartilhada pelos gerentes da empresa sobre a contratação de portadores de deficiência.

Segundo eles, essas contratações só ocorrem para cumprir as exigências da legislação e melhorar a imagem da empresa na sociedade, pois eles não acreditam que possam encontrar, nesse grupo, profissionais qualificados. Por isso, esforçam-se para não terem esses profissionais em suas áreas e, quando são obrigados a contratá-los, utilizam-nos apenas para preencher cargos de baixa qualificação e remuneração.

Considerando a situação enfrentada pelo Banco X, verifica-se que

A) a decisão gerencial de posicionar os portadores de deficiência em cargos de baixa qualificação é acertada, pois esse grupo de pessoas não tem condições de exercer tarefas mais complexas.

B) a principal motivação das empresas brasileiras que contratam portadores de deficiência, tal como no caso apresentado, é a melhoria da imagem junto à sociedade.

C) o problema da baixa qualificação dos portadores de deficiência enfrentado pelo banco em questão será solucionado quando o governo criar um programa de capacitação para esse grupo de pessoas.

D) o programa de suporte à diversidade desenvolvido pelo referido banco só será bem-sucedido se forem demitidos os atuais gerentes e contratados  profissionais cujo perfil seja mais favorável às práticasque o programa prevê.

E) o problema identificado poderia ser minimizado com a criação de um programa de treinamentos técnicos voltado para os portadores de deficiência contratados e um programa de treinamento comportamental, voltado para a sensibilização dos gerentes.


QUESTÃO 28
ENADE: Considere o exemplo de estrutura de carreira de uma organização apresentado no texto abaixo.

Com sete plantas no Brasil e mais de 4 000 funcionários, uma multinacional com sede no interior de São Paulo, reúne várias empresas em uma só. Seus produtos vão de fitas adesivas e autopeças a insumos médicos e odontológicos. Essa diversidade permite que o funcionário da empresa tenha grande mobilidade na carreira, podendo mudar de área, ou mesmo de unidade. ”O recrutamento interno funciona e o investimento em desenvolvimento é alto”, diz um empregado.
IZIDORO, M. As 150 melhores empresas para você trabalhar. Exame.
São Paulo: set. 2012, edição especial, p. 98 (adaptado).

A partir do texto acima, verifica-se que a estrutura de carreira da empresa apresentada é

A) piramidal, onde o empregado pode seguir uma carreira com base na mudança de cargos na hierarquia, por meio do recrutamento interno e definida pela organização.

B) em rede, na qual o funcionário tem várias alternativas de escolha sobre qual posição da empresa ele quer seguir, optando por aquela que esteja mais voltada para suas aptidões, sob o gerenciamento e ajuda da organização.

C) em linha, na qual a principal característica é a de que a sequência de posições está alinhada numa única direção, sem oferecer alternativas.

D) por competências, por meio do mapeamento do CHA do empregado, inclusive deixando-o livre para se candidatar às novas oportunidades na organização.

E) em Y ou paralelas, na qual a principal característica é permitir a orientação das trajetórias profissionais em duas direções: uma de natureza profissional e outra de natureza gerencial.
 

QUESTÃO 29
ENADE: Com a chegada do novo milênio, muitas portas se abriram para atuações e mudanças pessoais e organizacionais que tratam da Qualidade de Vida no Trabalho como algo necessário e indissociável a ele. Há, no entanto, imensos dilemas em relação a tempo, sobrecargas, empregabilidade, transparência, participação, especialistas e uso de tecnologia. Os grandes vetores têm sido seguradoras, custos médicos, relações multicontratuais, fortalecimentos de estruturas especializadas em prolongar a vida de maneira múltipla e integrada, dentro e fora do trabalho.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Saúde com qualidade de vida
organizacional e pessoal. In: Gestão estratégica de pessoas.
São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

Considerando o texto apresentado e a abrangência dos programas de gestão da qualidade de vida no trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O modelo assertivo de empresa que desenvolve um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é aquele em que se gerenciam a integração da segurança e saúde, bem como a geração de estratégias e ações voltadas para o bem-estar humano.

PORQUE

II. Diversas iniciativas externas à organização têm sido favoráveis à garantia do alto índice de qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, da longevidade das pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 30
ENADE: Uma pesquisa dedicou-se a estudar a experiência de uma empresa no que concerne ao processo de avaliação de desempenho e desenvolvimento de competências de executivos, e analisar as vantagens do uso da ferramenta intranet nesse processo. A pesquisa sugere que a avaliação de desempenho realizada com o recurso da intranet deve propiciar

• canais de comunicação abertos entre avaliador e avaliado, fazendo com que ambos tenham oportunidade de falar sobre as metas acordadas;

• informações necessárias para o cumprimento das atividades, conhecendo antecipadamente o que a empresa espera de cada pessoa;

• aconselhamento do gerente diante dos resultados;

• discussões com o gerente sobre as melhores formas de desenvolvimento pessoal e profissional;

• redução da ansiedade e incerteza por parte do funcionário avaliado.
PILLA, B. S.; SAVI, N. O uso da intranet no processo de avaliação de
desempenho e desenvolvimento de competências de executivos.
Anais do XXVI EnANPAD. Salvador: ANPAD, 2002.1 CD (adaptado).

A partir dos resultados da pesquisa, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Quando não são respeitados os princípios que norteiam um processo de avaliação de desempenho em que se utiliza a intranet, problemas como distanciamento e frieza na relação entre avaliador e avaliado tornam-se fatores preocupantes.

PORQUE

II. Cabe ao ambiente virtual suprir as deficiências geradas pela ação das pessoas, incluída a postura ética, melhorar a oportunidade de discussão da avaliação entre o avaliador e o avaliado e reduzir o prejuízo  da organização e da área de Recursos Humanos naimplementação desse processo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 31
ENADE: As negociações são uma parte crítica da dinâmica do varejo — fazemos um número cada vez maior delas todos os dias, numa velocidade crescente. Cada negociação mexe com os estoques, com a logística e com as margens. Nós nosrelacionamos com cerca de 5 000 fornecedores. Por essas razões, nossas negociações precisam ser padronizadas tanto quanto possível.

Não podemos deixar que cada comprador tenha uma abordagem ou um objetivo diferente, ou que meu estilo pessoal dite o do grupo. Também não podemos abrir mão da ética e da transparência — todas as condições envolvidas precisam ser absolutamente claras. Surgiu daí a decisão de criar um estilo corporativo de negociação, com base no qual estamos treinando nossos profissionais.

No treinamento, mostramos que eles devem orientar-se não pelo emocional ou pela força, mas pelo planejamento. Sem planejamento, você não tem tempo para conhecer melhor quem está do outro lado e não consegue partir para a negociação munido de todas as informações necessárias.

Mas treinar não significa criar comportamentos mecânicos. Os contextos mudam, e o negociador precisa saber escolher as ferramentas adequadas a cada caso, como se fosse um jogador de golfe selecionando o taco certo para aquela jogada.
BETHLEM, H. A arte do aperto de mãos. Revista Exame. 22 abr. 2003. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/
revista-exame/edicoes/0790/noticias>. Acesso em: 12 jul. 2012.

Considerando as orientações descritas no texto, avalie as afirmações seguintes.

I. A criação de um estilo corporativo de negociação, na empresa descrita, pauta-se em estabelecer convicções éticas e promover treinamentos com o objetivo de fazer com que os negociadores optem por decisões racionais baseadas na identificação das questões em pauta na negociação e da priorização delas, na construção de umleque de acordos alternativos e no desenvolvimento de estratégias e táticas.

II. A analogia entre o jogador de golfe e o negociador aponta para a ideia de que não existe um padrão ideal para se aplicar ao comportamento do negociador. No entanto, é possível estabelecer estilos que, de certo modo, resultam em encaminhamento da negociação em consonância com os valores e objetivos organizacionais.

III. De acordo com o texto, a questão ética, priorizada pela organização descrita, foi um motivo importante para a implementação do treinamento em negociações na referida empresa. No entanto, sabe-se que é impossívelpromover um treinamento em ética, pois a ética de um negociador corresponde à sua ética pessoal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 32
ENADE: Uma das características necessárias a um profissional da área de Recursos Humanos é a capacidade de negociação. Para se implantar um programa de remuneração estratégica em uma organização tradicional é preciso seguir um sistema de princípios, buscando-se adequar o modelo ao tipo de gestão da organização.

No que concerne aos princípios aludidos no texto, avalie as afirmações abaixo.

I. Para se aplicar o princípio do valor de recompensa em uma empresa tradicional, é preciso negociar com os gestores o pagamento de salários fixos compatíveis com a estratégia de remuneração adotada pela empresa, além de se instituir bônus aos diretores e gerentes mediante seu bom desempenho, associando, assim, a motivação à remuneração.

II. Para aplicar o princípio do desenvolvimento, o profissional de Recursos Humanos deve negociar com a organização a manutenção de programas de educação e treinamento contínuos oferecidos aos seus colaboradores.

III. Para negociar o princípio de atração e retenção, uma organização tradicional deve buscar jovens empreendedores, dispostos a assumir riscos, atributos ausentes no perfil de profissionais mais maduros e experientes.

IV. Em uma empresa tradicional, o princípio do timing de reconhecimento não deve ser negociado, devendo, nesse caso, a remuneração variável ser aplicada somente na parte variável do salário.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 33
ENADE: A história da empresa X, que há 25 anos atua no ramo de transportes, é similar à de muitas empresas brasileiras, o seja, é de origem familiar e demorou a se profissionalizar. Nos últimos anos, vem passando por um processo contínuo de profissionalização e ajustamentos em sua estrutura organizacional. 

Recentemente, foi contratado um novo gestor para a área de Recursos Humanos. Após um período intenso de elaboração do planejamento estratégico da área, o novo gestor vem enfrentando conflitos e resistências às mudanças propostas, tanto por parte dos fundadores da empresa, que continuam exercendo cargos de direção quanto pelos próprios empregados, acostumados com uma política paternalista, sem critérios para contratação de pessoas, programas de formação profissional, sistemas de remuneração e benefícios.

Com base nas informações do texto, verifica-se que, para iniciar um processo de mudanças e implantação de novas políticas organizacionais na empresa X, a área de RH deve

A) analisar e diagnosticar a cultura organizacional, a percepção da empresa pelos empregados e o ambiente de trabalho, por meio da aplicação de uma pesquisa de clima organizacional.

B) elaborar todas as políticas de gestão de recursos humanos, implantando-as de maneira gradual e com a ajuda dos líderes, para que não afetem a motivação dos empregados.

C) divulgar as políticas organizacionais elaboradas a partir do planejamento estratégico organizacional, conduzindo esse processo de maneira a satisfazer os empregados.

D) implementar um programa de formação de líderes, mapeando todas as competências, principalmente as dos antigos fundadores que exerçam função gerencial.

E) programar uma avaliação de desempenho, mapeando as competências dos empregados, para deflagrar processo de desligamentos, pois, dessa forma, haverá entrada na organização de profissionais com outras competências.


QUESTÃO 34
ENADE: A cultura de segurança representa as experiências vividas pelos recursos humanos de uma organização e os significados e as interpretações dessas experiências, expressos, em parte, de forma simbólica e que servem de guia para as ações dos empregados diante de riscos e acidentes.
RICHTER, A.; KOCH, C. Integration, Differentiation and Ambiguity in Safety Cultures. Safety Science, n. 42, p. 703-722, 2004.

Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A cultura de segurança, formada por pessoas e suas relações sociais dentro e fora das organizações, deve ser entendida em um contexto específico, que pode mudar em razão das condições materiais e das relações sociais desenvolvidas.

PORQUE

II. A cultura de segurança é integrada e única, ou seja, não é possível existirem diferentes culturas em diferentes departamentos ou setores de uma mesma organização.

A) respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 35
ENADE: Um sistema de informações gerenciais na área de RH é utilizado, em nível estratégico, na identificação de habilidades e competências dos empregados de uma empresa. No nível gerencial, esse sistema auxilia nas tarefas de recrutamento, seleção, contratação e remuneração.

Nos procedimentos operacionais de RH, como nas rotinas dos departamentos de pessoal, esse sistema é utilizado para armazenar registros ou dados dos empregados, tais como: nome, endereço, telefone, escolaridade, função, salário, benefícios, histórico de atuação.

Esse sistema também é usado para armazenar dados que atendem exigências do governo federal e estadual relacionadas à contratação de empregados e às leis trabalhistas. Além disso, é eficiente ferramenta de comunicação e disseminação do conhecimento em uma organização.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de um sistema de informações gerenciais ser usado pela área de RH, não compete ao gestor dessa área manter a segurança e o sigilo dos dados armazenados, pois ele não tem habilidades para tal.

II. Os dados devem estar disponíveis, de forma eletrônica e impressa, para toda a organização, o que possibilita que todos tomem conhecimento das informações e rotinas do Departamento de Pessoal relativas aos empregados.

III. A tecnologia da informação e da comunicação tem facilitado o gerenciamento das informações e rotinas dos departamentos de pessoal e de toda a área de RH, devendo, portanto, ser a sua utilização alvo de contínuo aprimoramento.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

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administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,397,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,9,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,27,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1063,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,216,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,3,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,11,provas usp,39,provas vestibular,365,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,50,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,119,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1348,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7156,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,301,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,590,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1664,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1446,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,1975,questão de informática,164,questão de inglês,1443,questão de jornalismo,168,questão de legislação,236,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3323,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4259,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23282,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão 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paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,852,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
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INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos ENADE 2012 com Gabarito
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