Prova de Tecnologia em Radiologia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Formação Geral ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Radiologia ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 09
A radiologia intervencionista é a área em que se realizam os procedimentos diagnósticos e terapêuticos das doenças coronarianas, das válvulas e das cardiopatias congênitas. O Equipamento de hemodinâmica é capaz de gerar imagens de alta definição, através da combinação de injeção de contraste e de imagens de raios-X.

enade

Sobre esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos exames hemodinâmicos, é preferencial que o tubo de raios-X se encontre abaixo do paciente, por motivos de proteção radiológica dos profissionais.

II. A hemodinâmica é o método de diagnóstico mais indicado para avaliar a viabilidade miocárdica.

III. Nos exames hemodinâmicos, é possível a visualização de tecidos com coeficientes de atenuação similares aos das regiões vizinhas, devido à utilização dos meios de contraste.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
A mamografia e a ultrassonografia são métodos de imagem que podem ser utilizados no diagnóstico do câncer de mama.

No entanto, nas mulheres mais jovens, antes dos 30 anos de idade, o mais indicado como primeiro exame (depois da palpação) para pacientes que estão fora do grupo de risco é a

A) ultrassonografia, porque consegue distinguir entre lesões císticas e não císticas.

B) mamografia, já que pode detectar pequenas lesões ainda na fase inicial da doença.

C) mamografia, porque o exame apresenta menores riscos para a saúde das pacientes.

D) ultrassonografia, porque a mama em mulheres na faixa de idade citada é mais densa.

E) mamografia, porque quando a mama não tem gordura os raios-X têm melhor contraste.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
A seriografia do esôfago, estômago e duodeno (SEED), também conhecido por radiografias do esôfago, estômago e duodeno (REED), é um exame que tem por objetivo avaliar a forma, a função e detectar as anormalidades do trato gastrointestinal alto.

Normalmente, utiliza meio de contraste baritado (sulfato de bário). Quando tal exame é solicitado com duplo contraste, são utilizados, além do sulfato de bário (contraste positivo), cristais de citrato de cálcio e magnésio carbonatado para produzir no interior do estômago o CO2 (contraste negativo).
BONTRAGER, K. L. Tratado de Posicionamento Radiográfico e
Anatomia Associada. 5 ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2001.

Considerando o texto acima, quando o paciente é posicionado em

A) decúbito dorsal, o CO2 encontrar-se-á na porção antropilórica.

B) ortostase, o CO2 localizar-se-á no antropiloro e bulbo duodenal.

C) posição de Sims, oblíqua anterior direita (OAD), o bário localizar-se-á no fundo do estômago.

D) decúbito dorsal, o CO2 localizar-se-á na extremidade proximal do estômago (fundo do estômago).

E) semidecúbito dorsal em posição oblíqua posterior esquerda (OPE), o bário localizar-se-á na parte inferior do corpo e na porção pilórica do estômago. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
A tomografia Cone Beam, ou feixe cônico, tem sido o exame que mais cresceu nas solicitações de auxílio ao diagnóstico dos dentistas. Ela oferece uma imagem volumétrica, possibilitando uma melhor visualização de altura, largura e profundidade em um mesmo exame.

A implantodontia foi uma das primeiras especialidades a utilizar os recursos da tomografia, pois lhe possibilitava verificar tanto altura como largura de rebordo para o planejamento de implantes e enxertos.

Considerando as principais características desse exame, assinale a opção correta. 

A) O quantitativo de dose de radiação é maior que o utilizado na técnica Fan Beam, por se tratar de uma aquisição de imagem convencional.

B) O voxel, utilizado neste exame, é a menor unidade de volume de uma imagem digital, possuindo uma aquisição de altura, largura e profundidade da estrutura a ser demonstrada.

C) Para a realização da imagem, o conjunto fonte de raios-X e receptor de imagens gira 180° uma única vez em torno da região de interesse, realizando uma projeção bidimensional.

D) A técnica Cone Beam adquire as imagens em planos corporais, utilizando o pixel para imagensdigitais; enquanto o Fan Beam registra as imagens volumétricas, por meio da profundidade.

E) O tamanho do voxel é determinado pelo tamanho de cada pixel no receptor de imagem, gerando voxels anisotrópicos (altura = largura < profundidade), que resultam em imagens com nitidez superior.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13
Descontinuidades internas em objetos metálicos podem ser observadas por métodos de inspeções de radiologia industrial.

Com relação aos cuidados necessários pararealizar o método de radiografia industrial em uma instalação aberta, é necessário

I. delimitar e sinalizar áreas supervisionadas e controladas.

II. verificar as condições de segurança física das fontes nas instalações.

III. verificar as condições de funcionamento do equipamento emissor de radiação.

IV. avaliar as exposições nos locais sujeitos a radiações para condições de operação normal, em casos de acidentes e em situações de emergência.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.

B) I, II e IV, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
As fraturas do úmero proximal (ombro) são frequentes e representam 4% a 5% de todas as fraturas do corpo humano. Ocorrem mais frequentemente em pacientes de mais idade, depois que o osso esponjoso do colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose, embora sejam vistas em pacientes de todas as idades.

Nos pacientes mais jovens, elas são causadas por trauma de alta energia. Nos pacientes de mais idade, a fratura muitas vezes resulta de uma queda de pouca importância e geralmente tem um mínimo deslocamento entre os fragmentos.

As fraturas mais graves e as fraturas-luxações (fraturas associadas com perda da congruência entre as superfícies articulares) geralmente são vistas em pacientes ativos de meia-idade. Algumas dessas lesões podem ser extremamente incapacitantes e seu tratamento exige habilidade cirúrgica e bons critérios de julgamento.
Disponível em: <www.cirurgiadoombro.com.br>.
Acesso em: 3 de ago. 2013 (adaptado).

Considerando as incidências radiográficas para ombro, avalie as afirmações a seguir.

I. Para realizar o método de Coyle para cabeça do rádio, o RC deve ser direcionado a um ângulo de 45° em direção ao ombro, centralizado na cabeça do rádio. O cotovelo deve estar fletido a 90°.

II. No método de Grashey, sempre se deve angular o RC de 10° a 15° caudal, pois assim se visualiza melhor o espaço articular da articulação glenoumeral.

III. No método de Grashey, a glenoide é visualizada em perfil sem sobreposição da cabeça do úmero.

IV. Com o úmero rodado externamente, observa-se melhor o tubérculo maior.

V. Na incidência método de Garth, o RC sofre angulação caudal de 45°.

É correto o que se afirma em

A) I e III, apenas.

B) II e V, apenas.

C) I, II e IV, apenas.

D) III, IV e V, apenas.

E) I, II, III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
A Eficiência Biológica Relativa (EBR) mede a influência da qualidade de um tipo de radiação na produção de efeitos radiobiológicos no tecido e nos sistemas biológicos irradiados. Ela depende da dose de radiação, da taxa de dose, do fracionamento da dose e da idade da pessoa exposta.

A EBR é uma função da qualidade da radiação, a qual é expressa pela Transferência Linear de Energia (LET), que representa a perda média de energia, por colisão, de uma partícula carregada por unidade de comprimento da trajetória no tecido irradiado.

A figura abaixo ilustra a probabilidade de surgimento de efeitos biológicos estocásticos em função da dose de radiação administrada.

enade

Com base na figura apresentada, assinale a opção correta.

A) Considerando uma mesma dose total de radiação absorvida, o efeito estocástico é maior quando a dose de radiação for fracionada, tanto para radiações de alto quanto para baixo LET.

B) Considerando as radiações de alto e baixo LET, conclui-se que nos dois casos os efeitos biológicos estocásticos crescem na mesma proporção.

C) Utilizando radiação de alto LET, a probabilidade de surgimento de efeito estocástico é maior quando a dose de radiação absorvida for fracionada.

D) Utilizando radiação de baixo LET, a probabilidade de surgimento de efeito estocástico diminui com o aumento da dose de radiação absorvida.

E) Considerando uma mesma dose de radiação absorvida, o efeito estocástico é maior quando a dose de radiação for liberada em fração única, tanto para radiações de alto quanto para baixo LET.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
A evolução e os avanços tecnológicos melhoraram significativamente a eficácia com a qual a radioterapia é planejada e aplicada. Vários métodos e técnicas podem ser executados para reduzir a toxicidade em tecidos normais e, consequentemente, os efeitos adversos.

As técnicas de irradiação precisas, seleção de um volume decrescente para receber doses mais concentradas e manobras para excluir órgãos sensíveis do campo de irradiação, levaram os pesquisadores a desenvolverem diferentes técnicas de radioterapia que combatem de forma eficiente o tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos sadios.
SCAFF, L. Física na Radioterapia. A base analógica de uma era digital.
São Paulo: Projeto Saber, 2010 (adaptado).

Em relação às descrições das técnicas de planejamento e às aplicações radioterápicas, avalie as afirmações a seguir.

I. A Radioterapia Conformada ou 3D utiliza em seu planejamento computadores e técnicas de imagem especiais para visualizar o tamanho, a forma e a localização do tumor. As imagens obtidas por meio de vários métodos fornecem representações tridimensionais do tumor e órgãos circunvizinhos para conformar precisamente os feixes de radiação de acordo com o tamanho e a forma do tumor utilizando colimadores multilâminas (MLC) ou blocos de colimação.

II. A Radioterapia Convencional é uma técnica radioterápica de aplicação externa que permite a conformação da radiação para o contorno da área alvo e utiliza múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não-uniformes.

III. A Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT) consiste na aplicação de uma dose elevada de radiação a uma parcela específica do corpo, usando um sistema de coordenadas para localização precisa e empregando uma quantidade predeterminada de radiação a uma posição da anatomia. Normalmente, a dose é empregada em uma única sessão.

IV. A Radiocirurgia ou Radioterapia Estereotáxica utiliza em seu planejamento, em duas dimensões, imagens de radiografias convencionais. Trata-se de uma técnica que pouco poupa os tecidos sadios, elevando o aparecimento de efeitos adversos.

V. Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) envolve a utilização de diversas técnicas de imagens digitais para identificar a localização exata de um tumor no momento da aplicação das doses terapêuticas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e V.

C) II e IV e V.

D) I, II, III e IV.

E) II, III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
O uso médico de fontes radioativas envolve pacientes, indivíduos ocupacionalmente expostos e indivíduos do público.

No Brasil, a norma CNEN-NN-3.01 estabelece os requisitos básicos de proteção radiológica dos indivíduos em relação à exposição à radiação ionizante.

Com relação à exposição à radiação ionizante em um serviço de Medicina Nuclear, conclui-se que

A) o controle da exposição ocupacional pode ser feito de duas formas, dividindo as áreas em livre e supervisionada.

B) a atividade do radiofármaco deve ser devidamente aferida no curiômetro, garantindo a aplicação do princípio ALARA.

C) a limitação de dose individual é uma medida legal suficiente para assegurar a proteção desejável.

D) existem três fatores básicos que podem ser usados para minimizar a dose de radiação: tempo, blindagem e tipo de radiofármaco.

E) o uso de equipamento de proteção individual (EPI) é dispensável na medicina nuclear, já que ele pode causar a formação de radiação de frenagem.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
Os dosímetros termoluminescentes (TLDs) são utilizados para a monitoração da dose de radiação recebida pelos indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE).

As leituras dos dosímetros individuais são relacionadas com a leitura do dosímetro padrão do serviço, o qual deve ser armazenado em local onde não há exposição à radiação, somente à radiação natural do local (radiação de fundo).

Em relação às características e à aplicação dos TLDs, é correto afirmar que

A) os TLDs são considerados equipamentos de proteção individual (EPI) e o seu uso se faz necessário para atenuação da dose de radiação espalhada no profissional monitorado.

B) do ponto de vista de proteção radiológica, o IOE que tiver dois empregos nos quais desenvolva atividades que usem radiações ionizantes, deverá ter distintos TLDs: um para cada instituição de trabalho.

C) do ponto de vista de proteção radiológica, o profissional não deve ficar exposto ao feixe primário de radiação, e, caso isso seja necessário, o TLD deve ficar fora da região do campo de radiação.

D) quando a leitura do TLD do profissional acusar abaixo do nível de referência (ANR), isso indica que o dosímetro padrão do serviço de radiologia foi exposto a uma dose de radiação inferior ao nível de radiação natural do local.

E) os TLDs devem ser fixados na região torácica do profissional monitorado e sua leitura deve ser feita mensalmente em laboratório de dosimetria com o densitômetro óptico; o seu uso é individualizado e obrigatório durante toda a jornada de trabalho, não podendo um mesmo TLD ser usado por diferentes profissionais.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
Efeitos radiobiológicos deletérios das radiações ionizantes podem surgir quando pessoas são submetidas a doses de radiação acima dos limites máximos permissíveis (LMP). Para assegurar a integridade física dos indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE), dos indivíduos do público e dos pacientes, a legislação prevê a obrigatoriedade da monitoração de área e individual.

Considerando a legislação vigente, é correto afirmar que

A) a dose de referência de radiodiagnóstico em exames de tomografia computadorizada para paciente adulto típico é de 50 mGy na média para cortes múltiplos na região da cabeça (Portaria MS nº 453/1998) e o paciente não deve realizar mais do que 5 exames por ano, a fim de não extrapolar o LMP.

B) os detectores do tipo Geiger Müller devem ser utilizados durante a realização dos exames de tomografia computadorizada, a fim de se monitorar a dose de radiação à qual o paciente está sendo exposto e de garantir os níveis de exposição permitidos para o paciente e o IOE.

C) nos procedimentos de radiografia do tórax, deve se utilizar colimação para a área cardíaca a fim de se reduzir a dose abaixo de 1,0 mSv/ano.

D) a monitoração individual dos IOE é realizada com dosímetros termoluminescentes, que devem ser substituídos mensalmente e lidos por laboratórios de dosimetria legalmente habilitados e credenciados.

E) o limite máximo permissível para IOE é de 1,0 mSv/ano e nenhum exame radiográfico do tórax deve expor o paciente a uma dose superior a esse valor.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
A tomografia computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem bastante preciso para a detecção de diversas patologias, tais como neoplasias, traumas e acidentes vasculares. Seus princípios físicos são os mesmos da Radiologia Convencional, na qual se utiliza o raio-X para a atenuação da radiação com a matéria.

O grande diferencial é que a TC está associada a um sistema computacional que consegue transformar a radiação, através dos seus detectores, em sinal digital, produzindo uma imagem muitas vezes mais fidedigna do que a radiografia.

O tecnólogo em radiologia deve ter conhecimento amplo sobre esse método. Entre os vários assuntos que devem ser conhecidos, a anatomia é fundamental.

enade

Com base no texto, analise a imagem acima e relacione os números que nela aparecem com a região anatômica ali representada.

A) 1 - veia cava inferior; 2 - rim esquerdo; 3 - artéria aorta; 4 - artéria mesentérica inferior; 9 - fígado.

B) 1 - veia cava inferior; 2 - rim direito; 3 - artéria aorta; 4 - artéria mesentérica superior; 9 - baço.

C) 1 - veia cava inferior; 2 - rim direito; 3 - artéria aorta; 4 - artéria mesentérica superior; 9 - fígado.

D) 1 - artéria aorta; 2 - rim direito; 3 - veia cava inferior; 4 - artéria mesentérica superior; 9 - fígado.

E) 1 - artéria aorta; 2 - rim esquerdo; 3 - veia cava inferior; 4 - artéria mesentérica superior; 9 - fígado. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Nos serviços de medicina nuclear, a aplicação terapêutica com iodo-131 requer cuidados especiais para evitar contaminação por esse tipo de material radioativo, o que poderia ocasionar exposição radiológica aos usuários e profissionais.

Considerando os requisitos de proteção radiológica e segurança da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para serviços de medicina nuclear disposto na Norma CNEN 3.05/96, avalie as afirmações a seguir.

I. No momento do preparo e administração do iodo-131, o profissional deverá utilizar corretamente seu dosímetro individual, usar luvas descartáveis e avental (jaleco). Ao término do trabalho, deverá realizar o monitoramento das vestimentas e mãos com monitor de contaminação. Caso se verifique presença de contaminação por iodo-131 nas referidas vestimentas, o profissional deverá guardá-las cuidadosamente em sacos plásticos, tomando o devido cuidado ao transportá-las para sua residência e lavá-las separadamente de outras vestimentas. 

II. Pacientes que receberam doses de iodo-131, cuja atividade seja superior a 1,11 Gbq (30 mci), devem ser internados em quartos com banheiro privativo. Caso seja necessário, é possível que dois pacientes internados dividam o mesmo quarto terapêutico, com a utilização de barreira blindada protetora entre os leitos (biombo blindado). 

III. No quarto terapêutico, objetos passíveis de contaminação (telefone, maçanetas, interruptores e outros) deverão ser protegidos com papel toalha ou similares. O paciente poderá ser liberado do quarto terapêutico somente quando a atividade do iodo-131 estiver igual ou abaixo de zero (0,0) Gbq (0,0 mCi). Após sua saída, o quarto deverá ser avaliado com monitor de contaminação de superfície.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
Desde a sua descoberta, em 1895, o uso dos raios-X tem se intensificado, e o avanço tecnológico vem propiciando profundas alterações nas técnicas de produção e de interpretação das imagens médicas, visando principalmente à melhoria da qualidade dos diagnósticos radiológicos.

O profissional das técnicas radiológicas deve acompanhar essa evolução, desde as imagens analógicas em filmes até as imagens digitais.

Com base nos conceitos de produção e atenuação dos raios-X e nos princípios de funcionamento dos equipamentos radiológicos, avalie as afirmações a seguir.

I. Na radiografia computadorizada indireta, uma imagem radiográfica digital é gerada em um equipamento de radiologia convencional utilizando um chassi com écran de fósforo e digitalizando a imagem latente produzida após a exposição radiográfica. 

II. Na radiografia digital direta, os fótons de raios-X, ao interagirem com o cintilador, são convertidos em feixes de luz e em seguida em sinais elétricos.

III. O catodo, que corresponde ao polo negativo, é composto de duas partes: o filamento e a capa focalizadora; nele são produzidos feixes de elétrons, liberados e acelerados por uma diferença de potencial até atingirem um pequena área no alvo, onde são produzidos os raios-X. 

IV. O coeficiente de atenuação linear pode ser medido em projeções de tomografia computadorizada e corresponde à fração do feixe de radiação que é atenuada ao atravessar materiais de diferentes espessuras e densidades; seu valor aumenta com a penumbra do feixe. 

V. O selênio amorfo é um material fotocondutor de raios-X e permite a conversão indireta dos fótons em carga elétrica, gerando sinais para a formação da imagem analógica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) II e V.

C) I, II e III.

D) I, III, IV e V.

E) II, III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
A imagem por ressonância magnética (IRM) é obtida através da interação de um campo magnético de alta intensidade com as moléculas que compõem o tecido humano, mais diretamente com os prótons de hidrogênio.

Nos conceitos físicos da IRM, a variável tempo T1 representa o tempo de retorno da magnetização para o eixo longitudinal e a variável tempo T2 referencia a redução da magnetização no plano transversal. As figuras 1 e 2 ilustram, respectivamente, a variação temporal das variáveis de tempo T1 e T2. 

enade

Considerando os fenômenos físicos das ponderações T1 e T2 e analisando as figuras 1 e 2, conclui-se que

A) o valor de T1 corresponde ao tempo necessário para a magnetização longitudinal recuperar 63% do seu valor inicial.

B) o decaimento da magnetização transversal diminui linearmente até um valor mínimo após o qual se mantém constante.

C) o valor de T2 corresponde ao tempo necessário para que a magnetização no plano transversal aumente em 37% do valor inicial.

D) o retorno da magnetização longitudinal aumenta linearmente com o tempo até um valor máximo e em seguida mantém-se constante.

E) os valores de T1 e T2, somados, resultam em 100% do valor da magnetização inicial (Mo), o que pode produzir uma IRM com alto contraste e boa qualidade.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
Exame de densitometria óssea de coluna AP.

enade
 

Com base no exame, e em relação à densitometria óssea, é correto afirmar que

A) o T-score é um parâmetro de avaliação da densidade mineral óssea baseado num desvio padrão de 20%.

B) a densidade mineral óssea (DMO) é expressa em kg/cm² e representa a massa de cálcio expressa em quilos em uma área de 1 cm² de tecido.

C) a osteoporose é uma doença metabólica e representa a forma mais grave de osteopenia; quanto mais baixo for o T-score, maior a gravidade da osteoporose e maiores os riscos de fraturas.

D) os critérios de T-score para osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são: densidade óssea normal entre 0 e -1, osteoporose entre -1 e -2,5 e osteopenia menor que -2,5.

E) um diagnóstico correto requer uma boa anamnese que leve em consideração: história familiar, menopausa precoce, uso de determinadas medicações, entre outros; contudo, de acordo com as informações apresentadas no exame, esse critério está ausente.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Observe os esquemas abaixo:

enade

A respeito da detecção da radiação em equipamentos de PET-CT, avalie as afirmações a seguir.

I. Detectores com cristal de cintilação convertem a radiação incidente em fótons de luz, os quais interagem no fotocatodo liberando elétrons, sendo que a quantidade de elétrons gerados é multiplicada no tubo fotomultiplicador, o que amplifica o sinal a ser medido.

II. Os fótons que incidem nos detectores em CT são resultado da atenuação do feixe de raios-X pelos tecidos, e permitem a obtenção de imagens anatômicas que posteriormente são fundidas às imagens funcionais produzidas pelo PET.

III. Os processos de aniquilação de pares pósitron-elétron dão origem aos fótons incidentes nos detectores utilizados no PET, e os eventos de coincidência na detecção desses fótons são empregados na formação da imagem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
A mamografia periódica é importante na detecção precoce do câncer de mama, tendo em vista que as lesões mamárias podem ser diagnosticadas antes de se tornarem sintomáticas ou formarem metastases.

Atualmente, para o diagnóstico do câncer de mama existem três diferentes formas para aquisição de imagem mamográfica por raios-X: convencional, digital e computadorizada.

Sobre o sistema de mamografia e suas características, é correto afirmar que 

A) a mamografia computadorizada permite a apresentação das imagens em 3D.

B) a melhor maneira de controlar a dose da paciente na mamografia convencional é por meio do uso de filmes mais rápidos.

C) os benefícios do sistema de mamografia convencional são a alta resolução da imagem e a menor dose possível de radiação.

D) na mamografia digital, o processamento e a manipulação da imagem pós-exposição evitam novas exposições do paciente, além de reduzir a dose de radiação.

E) em uma mamografia convencional, independentemente da qualidade da imagem, não se consegue uma boa visualização de detalhes, nitidez, margens e tecidos moles.


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
O desenvolvimento das novas tecnologias para o radiodiagnóstico proporcionou a substituição dos sistemas convencionais de aquisição de imagens (analógica), por tecnologias digitais. A fim de serem verdadeiramente efetivas, as tecnologias digitais necessitam de sistemas informatizados para a aquisição, o processamento, a exibição, o armazenamento e a transmissão das imagens médicas.

Para tanto, a padronização através da DICOM (Comunicação de imagens digitais em Medicina) foi fundamental para o desenvolvimento e implantação dos sistemas PACS (Sistema de arquivamento e comunicação de imagens).

O PACS é uma opção tecnológica para as referidas tarefas necessárias nos serviços de radiodiagnóstico, formando, em conjunto com RIS (Sistemas de Informação em Radiologia) e o HIS (Sistema de Informação Hospitalar), a base para um serviço de radiologia com sistema CR (Computed Radiography) ou DR (Digital Radiography).
BUSHONG, S. C. Manual de Radiologia para Técnicos. 9 ed. Houston:
Elsevier Mosby, 2010 (adaptado).

Com relação aos sistemas digitais de imagens em radiodiagnóstico, é correto afirmar que

A) a tecnologia DR é a única que pode ser utilizada com o padrão DICOM, juntamente com o PACS.

B) os sistemas conhecidos como DR necessitam da utilização de placas de imagem (Image Plate) em substituição ao chassi e ao filme radiográfico.

C) os sistemas CR são mais eficazes, pois as imagens digitais são produzidas no próprio aparelho de raios-X e enviadas para o computador na forma de sinais elétricos.

D) os sistemas CR e DR são considerados tecnologias digitais, e seus produtos finais, as imagens médicas, podem ser utilizados em formato DICOM, juntamente com o PACS.

E) o padrão DICOM desenvolve protocolos de linguagens diferentes para cada tipo de equipamento digital, mas as diferenças entre equipamentos e seus respectivos programas informatizados não prejudicam a transferência de imagens e informação.


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
A Ressonância Magnética possibilita a aquisição de imagens em diversos tipos de ponderações e sequências. Algumas sequências são utilizadas para estudo especial de determinadas estruturas do abdômen, como as vias biliares, rins etc.

Um exemplo é a sequência Single Shot Fast Spin Echo (SSFSE), a qual possibilita a aquisição de imagens das vias biliares e (ou) do trato urinário.

enade

Entre as alternativas a seguir, qual expressa uma relação direta com a sequência Single Shot Fast Spin Echo?

A) Sequência fast spin eco com múltiplos disparos; utiliza diversas cadeias de ecos suficientes para preencher todas as linhas do espaço K após dois tempos de repetições (TR) (128 ou 256 codificações de fase).

B) Sequência ultra-fast spin eco com múltiplos disparos; utiliza diversas cadeias de ecos suficientes para preencher todas as linhas do espaço K após quatro tempos de repetições (TR) (256 ou 1 024 codificações de fase).

C) Sequência spin eco simples; utiliza uma cadeia de eco para preencher uma linha do espaço K após cinco tempos de repetições (TR) (128 ou 256 codificações de fase).

D) Sequência spin eco com disparo único; utiliza uma cadeia de ecos suficiente para preencher todas as linhas do espaço K após um único disparo TR (128 ou 256 codificações de fase).

E) Sequência spin eco turbo com dez disparos simultâneos; utiliza dez cadeias de ecos suficientes para preencher todas as linhas do espaço K após cinco tempos de repetições (TR) (128 ou 256 codificações de fase).


ENADE 2013 - QUESTÃO 29

enade

A imagem de tomografia computadorizada permite aplicar técnicas de processamento de imagens, como o realce dos contornos, a suavização das imagens, a magnificação, além da inversão de cores etc.

Nesse contexto, distinguimos dois tipos básicos de filtros digitais que influenciam no resultado das imagens: o filtro Low Pass e o filtro High Pass.

Low pass (Smoothing filter): suaviza a imagem reduzindo o ruído aparente.

- High pass (Enhancing filter): aumenta o detalhe da imagem através do realce dos contornos, mas também aumenta o ruído aparente.

Com base na análise do texto e das imagens, conclui-se que

A) a imagem A representa o uso de filtro High pass, enfatizando o trabeculado ósseo.

B) a imagem A representa o uso de filtro Enhancing, enfatizando as suturas cranianas.

C) a imagem B representa o uso de filtro Low pass (Smoothing filter), enfatizando o parênquima encefálico .

D) a imagem B representa o uso de filtro High pass, enfatizando os ossos do crânio e demais trabeculados ósseos.

E) a imagem B representa o uso de filtro High pass (Smoothing filter), enfatizando o parênquima do tronco encefálico.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
A aplicação de protocolos estabelecidos para adultos nos exames pediátricos de tomografia computadorizada (TC) resulta em doses elevadas e superiores às que seriam necessárias para uma qualidade de imagem adequada para o diagnóstico.

A falta de conhecimento das doses aplicadas nos exames, bem como dos valores de referência estabelecidos nas recomendações internacionais para TC pediátrica, tem dificultado a otimização desses procedimentos nos serviços de radiologia do Brasil.

De acordo com os fatores relacionados à proteção radiológica pediátrica, é correto afirmar que

A) o princípio ALARA justifica a necessidade de um protocolo de TC adequado para pacientes pediátricos. 

B) as superexposições dos pacientes pediátricos em exames de TC são recomendadas para melhor qualidade de imagem.

C) as crianças possuem o mesmo risco de desenvolvimento de neoplasias relacionadas à radiação, comparado com a população adulta.

D) a Portaria n° 453 determina que todo equipamento de TC deve estar localizado em ambiente protegido por uma gaiola de Faraday contra radiações externas.

E) a redução do número de fases na TC do abdome infantil com contraste não resulta na redução da dose de radiação, do tempo de exame e do custo do procedimento.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
A revelação de filmes radiográficos ainda é uma realidade mesmo nos serviços de radiologia das grandes cidades e, por uma questão econômica, continuará sendo utilizada por um longo período de tempo.

Desta forma, a revelação dos filmes radiográficos constitui etapa de extrema importância na hora de produzir imagens de qualidade diagnóstica, devendo-se evitar os possíveis artefatos do processo.

Com relação aos artefatos gerados na imagem e suas causas, é correto afirmar que

A) a manipulação de filmes radiográficos em ambientes muito secos pode gerar artefatos na imagem do tipo pontos negros ou estrias em formato de árvore.

B) a revelação de filmes radiográficos de forma manual pode gerar artefatos na imagem do tipo marcas e arranhões de repetição sistemática.

C) a variação da temperatura do revelador e fixador durante o processo de revelação pode gerar artefatos do tipo riscos ou estrias isoladas.

D) a manipulação de filmes radiográficos em ambientes muito úmidos pode gerar artefatos na imagem do tipo manchas amareladas.

E) o uso de lâmpadas de segurança na câmara escura geram artefatos do tipo manchas leitosas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32
O expressivo progresso da radiologia nas últimas décadas, associado ao aparecimento e aperfeiçoamento de novos métodos de imagem digital, fez do diagnóstico por imagem uma das mais relevantes áreas da medicina.

Seu impacto é tão grande que a abordagem diagnóstica médica vem sofrendo sua influência e sendo bastante modificada. Entre as várias modificações, a implantação de sistemas de armazenamento e comunicação de imagens (Picture Archiving and Communication System - PACS) é provavelmente a de maior impacto.

O PACS é um sistema de arquivamento e comunicação voltado para o diagnóstico por imagem que permite o pronto acesso, em qualquer setor do hospital ou clínica, de imagens médicas em formato digital, sendo caracterizado por quatro subsistemas: aquisição, exibição, disponibilização e armazenamento de imagens.
Disponível em:< http://dx.doi.org>. Acesso em: 16 jul. 2013. (adaptado).

Considerando a utilização da tecnologia PACS, avalie as afirmações a seguir.

I. A tecnologia PACS possibilita que o médico possa elaborar o diagnóstico das imagens em um computador fora do ambiente hospitalar com adequadas condições de visualização. 

II. Com base na tecnologia PACS, o registro das imagens juntamente com os dados dos pacientes pode ser efetuado em mídias de gravação (como pen drive, disco rígido etc.), e(ou) métodos de impressão.

III. É recomendado, com a utilização da tecnologia PACS, que os registros de dados contidos no sistema possuam cópias de segurança, para não haver risco de perda de informações e imagens dos pacientes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Um dos atributos da imagem médica digital é o tamanho da matriz. Dependendo do campo de visão, Field Of View (FOV), e da matriz escolhida, é possível provocar perdas de informações na imagem ou distorções, que, do ponto de vista médico, podem implicar em falsos diagnósticos.

Com base no que se conhece atualmente sobre imagens médicas digitais, conclui-se que

A) a imagem de mamografia possui um campo de visão pequeno e uma matriz grande, gerando imagens de alta resolução espacial, o que permite a identificação das microcalcificações.

B) a resolução espacial é um fator de qualidade que melhora com a aplicação de matrizes menores em exames de radiologia digital.

C) na tomografia computadorizada são utilizados amplos campos de visão e matrizes grandes, com a finalidade de evidenciar o ruído.

D) a imagem de RM possui baixa resolução e alto contraste devido ao FOV pequeno e à matriz quadrada.

E) em PET/CT o campo de visão e a matriz são iguais, tanto no PET quanto no CT.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
Muitos autores definem a ética profissional como um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando à dignidade humana e à construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão.

A ética não se restringe à descrição de costumes ou hábitos de diferentes povos. O objeto real da ética vai além do sentido etimológico. A ética procura princípios que dirijam a consciência na escolha do bem e concentra sua atenção na vontade humana (como a lógica, na inteligência), porque o objetivo da ética é o ato humano, que é produzido pela vontade.
PAULO, A. O. Ética Profissional. BDS News - O jornal do Con09.
Disponível em: <http://www.bdscon09.jex.com.br >.
Acesso em: 16 jul. 2013 (adaptado).

No sentido de atender às exigências éticas das práticas profissionais de trabalho, o tecnólogo em radiologia

A) pode realizar imagens complementares sem comunicação com a equipe médica.

B) pode, com autorização, informar apenas parte do resultado do exame ao paciente.

C) deve permitir o acompanhamento de pacientes, independentemente de sua faixa etária ou condição clínica.

D) poderá fornecer ao paciente quaisquer informações a respeito do diagnóstico final, quando solicitado.

E) deve informar o paciente acerca do procedimento a ser realizado, esclarecendo sobre os possíveis riscos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 35 
A gestão dos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem faz parte do trabalho em saúde e tem como finalidade a ação diagnóstica e terapêutica.

A ação diagnóstica está relacionada com os exames de diagnóstico, como o estudo radiográfico do tórax, que é bastante comum na prática profissional do tecnólogo em radiologia.

De acordo com os critérios de realização e de avaliação do estudo radiográfico do tórax, assinale a alternativa correta. 

A) No estudo radiográfico do tórax em PA, o paciente deve ser orientado a realizar apneia expiratória máxima durante a exposição.

B) A técnica de exposição radiográfica para estudo do tórax deve contemplar uma escala curta de tons de cinza a fim de demonstrar as diferentes densidades ópticas da região.

C) No estudo radiográfico do tórax em perfil, o paciente deve ser posicionado em ortosta-se com o lado esquerdo mais próximo ao receptor de imagem, exceto se a solicitação médica permitir a realização em perfil direito.

D) São critérios de avaliação da imagem radiológica de tórax em perfil, a visualização dos recessos costofrênicos, dos ápices pulmonares e a equidistância entre as articulações esternoclaviculares.

E) A distância foco filme (DFoFi) recomendada para o estudo radiográfico do toráx em PA deve ser de 1,80 m, devido à magnificação do coração que é maior quanto maior for a distância foco filme.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40925,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,amrigs,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,83,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,343,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,92,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,189,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,940,provas albert einstein,5,provas amrigs,2,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,161,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,92,provas oab,190,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,23,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,4,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,5,provas unicamp,7,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,323,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,64,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,664,questão da fuvest,577,questão da oab,3103,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,785,questão da unicamp,619,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1153,questão de biomedicina,164,questão de ciências,730,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4454,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,197,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,556,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1477,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1165,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1736,questão de informática,134,questão de inglês,1192,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2704,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3512,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1305,questão de raciocínio lógico,150,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,20064,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,394,questão do enade,4938,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,38616,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,152,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,16,unicamp,17,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,9,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,10,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,803,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Radiologia ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Radiologia ENADE 2013 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-tecnologia-em-radiologia-enade-2013-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-tecnologia-em-radiologia-enade-2013-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo