se a razão só por si não determina suficientemente a vontade, se está ainda sujeita a condições subjetivas

 ENADE - QUESTÃO 30

(...) se a razão só por si não determina suficientemente a vontade, se está ainda sujeita a condições subjetivas (a certos móbiles) que não coincidem sempre com as objetivas; numa palavra, se a vontade não é em si plenamente conforme à razão (como acontece realmente entre os homens), então as ações, que objetivamente são reconhecidas como necessárias, são subjetivamente contingentes, e a determinação de uma tal vontade, conforme a leis objetivas, é obrigação.
Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.
Coleção Os Pensadores. Segunda Seção, §12.

De acordo com esse texto, é correto afirmar que as inclinações

A) tornam a lei moral subjetiva.

B) determinam a vontade objetivamente.

C) fazem que a lei moral seja vivenciada como uma obrigação.

D) possuem caráter imperativo.

E) são parte da natureza humana como ser racional.

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GABARITO:
C) fazem que a lei moral seja vivenciada como uma obrigação.

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