Um chuveiro elétrico de uma residência alimentada com tensão de 220 V opera em duas posições: inverno (4.400 W) e verão (2.200 W)

ENADE 2008 - QUESTÃO 16
Um chuveiro elétrico de uma residência alimentada com tensão de 220 V opera em duas posições: inverno (4.400 W) e verão (2.200 W). Considere que a carga desse chuveiro elétrico seja representada por uma resistência pura.

Sabendo que a potência em uma carga é igual ao produto da tensão pela corrente (P = V x I), que a relação entre tensão e corrente em uma carga resistiva é igual ao próprio valor da resistência (R = V/I) e que a energia em uma carga de potência constante é dada pelo produto da potência pelo tempo (E = P x t), conclui-se que

(A) é adequado o uso de um disjuntor de 15 A para proteger o circuito desse chuveiro.

(B) a resistência do chuveiro na posição inverno é maior que a resistência na posição verão.

(C) a quantidade de energia gasta em um banho de 10 minutos independe da posição da chave do chuveiro: inverno ou verão.

(D) a potência do chuveiro na posição inverno, se ele fosse instalado em uma residência alimentada em 110 V, seria de 1.100 W.

(E) a potência independe do valor da resistência, visto que é dada pelo produto da tensão pela corrente.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(D) a potência do chuveiro na posição inverno, se ele fosse instalado em uma residência alimentada em 110 V, seria de 1.100 W.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.