A figura a seguir mostra as consequências do lançamento de uma carga orgânica em um curso d‘água

ENADE 2008 - QUESTÃO 62
A figura a seguir mostra as consequências do lançamento de uma carga orgânica em um curso d‘água, em função do tempo ou da distância do ponto de descarga, e indica as variações de algumas características da água, após essa introdução de carga orgânica, tais como: Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, compostos de nitrogênio, algas, bactérias e fungos.

Essa figura mostra, também, que, após o lançamento de um esgoto com carga orgânica em um curso d‘água, podem ser observados quatro trechos, denominados de Zonas de Autodepuração, cada uma com características próprias.

enade


Analisando essa situação, são feitas as afirmações a seguir.

I - Na zona de degradação, a DBO apresenta seu valor máximo no ponto de lançamento, decrescendo a seguir; o teor de Oxigênio Dissolvido cresce rapidamente com o tempo; o teor de amônia cresce; as bactérias e fungos atingem valores elevados; as algas são raras.

II - Na zona de decomposição ativa, a DBO continua decrescendo; o teor de Oxigênio Dissolvido atinge o mínimo; o nitrogênio amoniacal atinge o máximo e começa a decrescer; o número de bactérias e fungos diminui.

III - Na zona de recuperação, a DBO continua decrescendo; o teor de Oxigênio Dissolvido cresce; o nitrogênio na forma de amônia predomina sobre o nitrogênio nas formas de nitratos e nitritos.

IV - Na zona de águas limpas, as águas retornam às condições primitivas, com relação a Oxigênio Dissolvido, DBO e índices bacteriológicos.

São corretas APENAS as afirmações

(A) I e III 

(B) I e IV 

(C) II e IV 

(D) III e IV 

(E) II, III e IV

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(C) II e IV 

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.