NÃO se configura exemplo de metalinguagem a frase

 As questões de (08) a (11) referem-se aos textos I e II seguintes


Texto I

O nome Sílvia, de origem latina, significa "a que vem da selva". Mas segundo Margarita Durán, que escreveu o incrível Diccionario lírico de nombres y apellidos (editado em Madri, em 1945), Sílvia é o nome secreto de uma daquelas profetisas antigas conhecidas como sibilas. Sílvia tem a ver também com silva, que designa tanto um tipo de planta, a Rubus ulmifolius, como um cilício de arame usado em sacrifícios. Um nome que é quase um assovio, um uivo sem ruído. Ou um silvo ofídico.

MACIEL, Maria Esther. O livro dos nomes. São Paulo: Cia das Letras, 2008, p. 117.

Texto II

Catarina, sempre que se referia à sua tia Sílvia, dizia: para ela, as xícaras nunca se encaixam nos pires. Uma definição precisa, se considerarmos os desencaixes dessa mulher rica, de linhagem insigne, na vida. Vale lembrar que as amigas de infância que ela teve não foram propriamente as meninas de família, mas as empregadas de sua casa e das casas vizinhas. Seus namoros escondidos eram com os rapazes humildes que conhecia nas feiras, praças e sapatarias. Sabe se que ela chegou a fugir com um deles num caminhão do Abatedouro Santa Edwiges, numa manhã de intensa neblina. Foi parar na cidade de Tiros, mas trazida de volta pela polícia, que acabou dando sumiço no pobre motorista, um moço moreno, de olhos trêmulos, que se chamava Murilo.

Por causa dessa história, ela foi levada pelos tios para uma clínica em Barbacena, onde permaneceu por vinte e poucos dias, sem direito a agrados e visitas. Desde então passou a ter calafrios súbitos. E a carregar para sempre o estigma do descontrole e da desmedida.

MACIEL, Maria Esther. O livro dos nomes. São Paulo: Cia das Letras, 2008, p. 118.


CEFET-MG 2009.2 - QUESTÃO 10
NÃO se configura exemplo de metalinguagem a frase:

a) “O nome Sílvia, de origem latina, significa "a que vem da selva".”

b) “Uma definição precisa, se considerarmos os desencaixes dessa mulher rica, de linhagem insigne, na vida.”

c) “Sílvia tem a ver também com silva, que designa tanto um tipo de planta, a Rubus ulmifolius, como um cilício de arame usado em sacrifícios.”

d) “Por causa dessa história, ela foi levada pelos tios para uma clínica em Barbacena, onde permaneceu por vinte e poucos dias, sem direito a agrados e visitas.”

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
d) “Por causa dessa história, ela foi levada pelos tios para uma clínica em Barbacena, onde permaneceu por vinte e poucos dias, sem direito a agrados e visitas.”

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.