Prova de Arquitetura e Urbanismo ENADE 2011 com Gabarito

ENADE

Prova de Arquitetura e Urbanismo ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
O parque da Juventude, em São Paulo, encontra-se em um terreno com 240.000 m² no antigo local do Complexo Penitenciário do Carandiru, em uma área densamente consolidada, incluindo parte do edifício do antigo presídio e ruínas de um presídio inacabado.

A proposta do parque mantém áreas de vegetação pré-existentes a serem preservadas e efetua relação com a cidade por meio de áreas arborizadas setorizadas em três partes: um parque esportivo, uma área central para lazer contemplativo, que contém uma área de proteção da vegetação e as ruínas, e um parque institucional, dotado de uma estação de metrô, teatro e espaço para atividades culturais.

No meio do parque, atravessando as três partes, foi proposta uma alameda.

enade

Considerando as informações apresentadas no texto e com base na imagem, qual a ação de projeto que deve ter sido considerada como diretriz principal na ordenação do sistema de espaços livres?

A) Criação de caminhos entre peças do sistema (enlaçar).

B) Colocação de limite onde não existe um limite estabelecido (demarcar).

C) União dos espaços já protegidos e acrescentados aos espaços a demarcar (conectar).

D) Soma de espaços livres a outros já considerados com instrumentos específicos de proteção (acrescentar).

E) Relacionamento dos tecidos urbanos, ou parte dos tecidos, que não apresentam interação entre si (articular).


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
O êxodo da população rural em direção às cidades é um processo vinculado ao desenvolvimento das sociedades modernas e um dos fatores responsáveis pela urbanização acelerada. Nos países pobres, essa urbanização acelerada causa uma série de problemas, tais como: violência, miséria dos subúrbios, falta de transporte, entre outros.

No entanto, verifica-se que é nas cidades que se encontram mais oportunidades de trabalho e de estudo. Nos países ricos, a porcentagem de pessoas que vivem nas cidades já ultrapassou 80% da população.

O crescimento mencionado no texto trouxe como consequência novas formas de aglomerações urbanas, entre as quais se incluem a

I. megalópole, definida como uma conurbação que compreende metrópoles e suas respectivas regiões metropolitanas.

II. região metropolitana, assimilada por uma região influenciada por uma metrópole integrada a uma série de municípios vizinhos.

III. rurbanização, um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos.

IV. metrópole, entendida como grandes cidades que oferecem uma ampla quantidade de serviços ou funções - comércio, saúde, educação, lazer etc.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II, III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
A tendência de mercado é o uso do BIM (Building Information Modeling) como ferramenta para desenvolvimento de projeto, que pode se definir como um Modelo Integrado de Informação para a construção.

A filosofia dos programas CAD, com tecnologia BIM, é integrar toda a informação necessária a um projeto na sua fase inicial, para que esta informação esteja disponível para outras aplicações, atualizando-as no decorrer do projeto, resultando em um banco de dados virtual com todas as informações e vistas geradas a partir do modelo.
Especial BIM. In: Revista AU, ano 28, n. 208, julho 2011, p. 58-75.

Nesse sentido, o sistema BIM

I. atualiza as vistas do projeto conforme as modificações resultantes do desenvolvimento das etapas do projeto por meio da inserção de parâmetros.

II. serve como ferramenta de visualização usada para compor geometrias, formas tridimensionais e alternativas de materiais.

III. permite a extração de dados inerentes ao projeto como custo ou quantitativos de materiais.

IV. apresenta falta de precisão e rigidez na concepção, o que impossibilita o desenvolvimento de formas mais complexas no projeto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
O conceito da aerotrópolis se fundamenta no aeroporto funcionando como nó de transporte multimodal regional, mas também se desenvolvendo como centralidade, como um nexo comercial análogo aos distritos centrais de negócios das metrópoles do século 20, abrigando cadeias e clusters de negócios ligados ao aeroporto, tais como parques tecnológicos, hotéis, parques logísticos, centros de entretenimento e convenções e, até mesmo, áreas residenciais para atenderem à população aeroportuária.
BRANDÃO, A., FARIA, T. Cidade aeroporto ou aeroporto-cidade? In: MARQUES
DA SILVA, R. C. (org.). A cidade pelo avesso desafios do urbanismo
contemporâneo. Rio de Janeiro: Viana e Mosley/PROURB-UFRJ, 2006.

A partir do conceito acima, avalie as asserções a seguir e a relação estabelecida entre elas. 

As aerotrópolis devem ser planejadas para possibilitar a recuperação do traçado e da inter-relação dos elementos morfológicos urbanos

PORQUE 

do ponto de vista econômico, o planejamento deve estimular a instalação de empresas interdependentes no entorno do aeroporto.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 13
A doutrina da restauração defendida por Viollet-le-Duc contrapõe-se à doutrina de Ruskin e predomina no conjunto dos países europeus porque

A) defendia uma doutrina anti-intervencionista baseada na tese do deixar envelhecer e perecer.

B) contribuía para enfatizar tanto o valor da antiguidade, quanto a espacialidade dos monumentos.

C) considerava o objeto arquitetônico uma fonte histórica que não poderia ser tocado, para que se evitasse o risco de sua deterioração.

D) postulava a prioridade do passado em relação ao presente e afirmava a legitimidade da história do monumento.

E) atendia às aspirações historicistas dos restauradores formados nos países de língua alemã e da Europa Central.


ENADE 2011 - QUESTÃO 14
O Minimalismo é um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e foi denominado de arte “ABC” ou minimal art. Influenciado pelas correntes abstracionistas das vanguardas artísticas do início do século XX – tais como o suprematismo e o neoplasticismo, entre outros –, o Minimalismo se expandiu pela arte e pela arquitetura.

Para Giulio Carlo Argan (1909-1992) – historiador e teórico da arte –, o objetivo da minimal art seria realizar uma síntese de volume e cor, criando formas elementares a partir de estruturas geométricas primárias, capazes de se impor na paisagem ao mesmo tempo apinhada e desolada das megalópoles industriais.

A partir do texto acima e considerando as relações estabelecidas com outras manifestações artísticas, conclui-se que o Minimalismo

A) adotou, como o neoplasticismo, a ideia de que uma obra de arte deve ser concebida durante sua execução.

B) celebrou o racionalismo e um modo matemático de pensar, tal como o expressionismo abstrato.

C) compartilhou com o construtivismo, um compromisso com o rigor conceitual, relacionando a arte com a ciência e a tecnologia.

D) descreveu o ambiente consumista e sua mentalidade, assim como a pop art na década de 1950.

E) substituiu a instantaneidade perceptiva de base gestáltica pela leitura sequencial e relacional do cubismo.


ENADE 2011 - QUESTÃO 15
Uma das vantagens do uso de sistemas informatizados no processo de projeto em arquitetura é a possibilidade de simulação, com vistas à avaliação do desempenho das edificações.

Uma simulação que procure avaliar uma edificação em termos de desempenho térmico deverá levar em conta, entre outros fatores, a delimitação de zonas térmicas, o padrão de ocupação, os materiais de vedação e revestimento, a orientação solar das fachadas e o sistema de ar-condicionado utilizado.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os ambientes de uso distinto não podem ser agrupados na mesma zona térmica, mesmo com ganhos térmicos equivalentes.

II. O peso dado a cada um dos fatores independe das necessidades de avaliação.

III. Na delimitação das zonas térmicas, os limites não precisam ser necessariamente físicos.

IV. O nível de detalhamento da modelagem tridimensional para avaliação do desempenho térmico é o mesmo para a avaliação da iluminação natural.

É correto apenas o que se afirma em

A) I. 

B) III. 

C) I e II. 

D) II e IV. 

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 16
Foi com a consolidação e expansão do capitalismo, permitida pela Revolução Industrial, que as cidades, principalmente os seus centros, viriam a receber ampla e sistematicamente o impacto decorrente de políticas públicas e suas ações ‘corretivas’.
DEL RIO, apud VALENTIN, L. S. O. Requalificação urbana, contaminação do
solo e riscos à saúde: um caso na cidade de São Paulo. São Paulo:
Annablume, 2007, p. 89 (com adaptações).

A partir do texto e considerando a história das cidades, o marco inicial das transformações urbanas praticadas pelo Estado aconteceu

A) em fins do século XVI, nas áreas centrais da cidade de Roma, quando foi superposta uma nova estrutura sobre o tecido urbano existente.

B) no ano de 1666, em Londres, quando um incêndio destruiu partes do centro da cidade e esta teve de ser reconstruída pelo então arquiteto Cristopher Wren a pedido do Rei Carlos II.

C) em 1755, em Lisboa, quando um terremoto resultou na destruição quase total da cidade que foi refeita com grandes praças e avenidas largas e retilíneas, sob a autoridade de  D. José I e seu primeiro ministro, o Marquês de Pombal.

D) na segunda metade do século XIX, em Paris, quando o então prefeito Barão de Haussmann, contrariando as estruturas existentes, realizou uma transformação na cidade, impondo uma nova lógica que repercutiu em outras cidades da Europa e da América do Sul.

E) nas primeiras décadas do século XX, com o Movimento Moderno, quando as ações voltadas à renovação urbana adquirem características mais intensas, com tendência à negação da cidade existente e construção de um novo modelo voltado ao atendimento das necessidades de um homem idealizado.


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
Uma vertiginosa dinâmica é inerente à própria natureza das atividades desenvolvidas no edifício hospitalar. Grandes mudanças na área médica e o avanço tecnológico, seja nas técnicas terapêuticas seja na própria construção do edifício hospitalar e na sua manutenção, têm pressionado mudanças na forma de conceber hospitais. Eles devem ser capazes de ser cada vez mais rapidamente adaptados e adaptáveis, tanto no que diz respeito à alteração de uso, à introdução de novas instalações e equipamentos, quanto a mudanças espaciais seja de adaptação ou de expansão.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Série Saúde
e Tecnologia (Textos de Apoio à Programação Física de Estabelecimentos
Assistenciais de Saúde) Sistemas Construtivos na Programação
Arquitetônica de Edifícios de Saúde. Brasília, 1995, p.31 (com adaptações).

Considerando as características das edificações hospitalares apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os edifícios hospitalares compactos facilitam as modificações construtivas e funcionais ao longo do tempo.

II. A padronização estrutural e construtiva de edifícios hospitalares facilita a adaptação desses edifícios a novas funções.

III. O lançamento estrutural de um edifício hospitalar deve obedecer a organização espacial proposta pelo primeiro programa funcional.

IV. A autonomia da estrutura, da vedação e das instalações, nos edifícios hospitalares, facilita a incorporação de avanços tecnológicos da área médica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 18
No livro Os Pilares da Terra, o escritor britânico Ken Follet descreveu, minuciosamente, a construção de uma catedral gótica no interior da Inglaterra no século XII. O fragmento do romance, a seguir transcrito, reflete o fascínio de Tom, o construtor, pela catedral:

“Tinha trabalhado numa catedral uma vez – Exeter. No princípio havia encarado aquele trabalho como outro qualquer. [...] Entretanto percebera depois que as paredes de uma catedral não precisavam ser apenas boas, mas perfeitas. Além de a catedral se destinar a Deus, a construção era tão grande que a menor obliquidade nas paredes, o mais ínfimo desvio do nivelamento absoluto, enfraqueceria fatalmente a estrutura.”

enade

A partir do texto e da figura apresentados e considerando o sistema estrutural de uma catedral gótica conclui-se que

I. a principal diferença entre os arcos românicos e os arcos góticos está na forma pontiaguda desses últimos, que, além de introduzir uma nova dimensão estética, tem como importante consequência a redução dos empuxos dos arcos em cerca de 50%.

II. do ponto de vista estrutural, o gótico representou a passagem da estrutura pesada das catedrais românicas, para uma estrutura mais leve, na qual os esforços eram absorvidos por um sistema estrutural com base em abóbadas de berço localizadas logo abaixo do telhado.

III. os arcobotantes têm uma superfície superior reta e uma superfície inferior curva, de modo que seus eixos quase retos seguem a linha dos empuxos da abóbada, enquanto sua forma levemente arqueada mostra como eles suportam seu próprio peso graças à ação do arco.

IV. as paredes resistiam tanto aos esforços verticais, quanto aos esforços horizontais gerados pelo vento, abóbadas e telhado, exigindo uma preocupação maior com o comportamento estrutural, o que foi um passo fundamental na transformação do conhecimento estrutural empírico em conhecimento científico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) II e III.

C) I e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
A figura a seguir ilustra um estudo preliminar de parcelamento do solo urbano idealizado para uma cidade localizada abaixo do Trópico de Capricórnio (zona temperada sul).

enade

Com base na figura apresentada, avalie as afirmações que se seguem.

I. A quadra G apresenta menor custo por hectare para o empreendedor, pois sua configuração reduz os gastos com os sistemas de infraestrutura.

II. A sobreposição das linhas de água com o sistema viário e o traçado ortogonal permite concluir que a retícula urbana resultante do projeto respeita a topografia do local.

III. A utilização de árvores de médio porte com raízes pivotantes nas faces norte e oeste das quadras e a implantação dos postes de iluminação nas faces sul e leste geram maior conforto para o pedestre durante o verão e menor conflito entre as infraestruturas.

IV. A lei n.º 6 766/79 de parcelamento do solo após alterações impostas pela Lei n.º 9 785/99 prevê que as áreas destinadas a sistemas de circulação, a implantação de equipamento urbano e comunitário, bem como a espaços livres de uso público, serão proporcionais à densidade de ocupação prevista.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
Em edifícios com mais de 500 metros de altura, a discussão ultrapassa as noções de arquitetura e engenharia do edifício, tornando-se uma nova forma de urbanismo, com o conceito da cidade vertical. Essas propostas vão além das discussões do impacto ambiental, urbano e socioeconômico, visando à criação de bases teóricas e tecnológicas para a elaboração de projetos futuros, mais viáveis economica e tecnologicamente dentro do contexto da cidade.

Por trás das soluções arquitetônicas, o projeto de edifícios altos de melhor desempenho ambiental demanda um processo detalhado de estudos técnicos de desempenho, incluindo simulações computacionais avançadas, sem o qual é impossível prever seu desempenho e, assim, justificar o partido e a inovação.

Na década de 1960, o Grupo Archigram projeta o Plug-in City partindo das conexões entre os vários espaços do ambiente construído, surgindo a ideia das ligações diagonais, indo além daquelas horizontais e verticais perceptíveis em cidades onde o edifício alto já tinha um papel definidor da paisagem e das dinâmicas da vida urbana.

Vinte anos mais tarde, Norman Foster and Partners projeta a Millenium Tower (888 metros), originalmente proposta para a baía de Tóquio simulando uma cidade vertical, dentro de uma forma cônica, construída sobre o mar.
UMAKOSHI, E.M. & GONCALVES, J. C. S. Autopia do edifício alto “verde” e a criação de uma nova geração de ícones do desempenho ambiental. Revista Programa PósGraduação Arquitetura e Urbanismo. FAU/USP, São Paulo, n. 26, dez. 2009 . Disponível em: <archigram.wetminster.ac.uk/project.php?id=56> . Acesso em: 30 ago. 2011.

enade

Considerando as informações apresentadas no texto e com base nas imagens, avalie as afirmações a seguir.

I. O edifício alto ambiental contempla no processo de projeto as particularidades dos contextos climáticos e culturais, dessa forma, cria uma imagem de homogeneização da arquitetura e da tecnologia.

II. A megaestrutura do Plug-in City, apesar de futurística, possui uma hierarquia clara de estruturas, formas e sistemas, como encontrado no ambiente urbano convencional.

III. Nas últimas duas décadas, as propostas para edifícios classificados como superaltos são apresentadas como a solução para os problemas de sustentabilidade urbana.

IV. Segundo Archigram, com as inovações do setor da indústria tecnológica, a arquitetura tradicional poderia ser transformada e as cidades tornariam-se organizações mais eficientes, o que contraria as metas atuais da sustentabilidade urbana.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 21
Nos últimos anos, tem-se realizado estudos para a implantação de um Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando Campinas - SP ao Rio de Janeiro - RJ. O trajeto deve possuir 511 km e ter uma velocidade máxima de operação de 350 km/h.

enade

A partir das informações e da figura apresentados, avalie as seguintes asserções e a relação estabelecida entre elas.

As ferrovias de alta velocidade são mais adequadas para interligar cidades cuja distância seja inferior a 600 km, pois nesses casos, são competitivas em tempo de deslocamento - centro a centro de cidade - com o transporte aéreo, devendo-se levar em consideração para o desenho do traçado, o relevo, a geologia e a hidrografia

PORQUE

os trens de alta velocidade não comportam grandes declividades, criando a necessidade de construção de pontes e viadutos nos trechos com topografia muito acidentada ou com presença de rios. E os domínios geológicos são importantes para verificar a capacidade de sustentação da obra, servindo para evitar, por exemplo, que a linha seja construída sobre terrenos sujeitos a colapso.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
Em uma sala térrea localizada em uma galeria com fins comerciais, contendo duas janelas voltadas para uma rua de tráfego de intensidade média e uma porta de acesso para a circulação principal, exigiu-se um isolamento sonoro efetivo que eliminasse ou atenuasse os ruídos exteriores gerados pelo trânsito na rua e pelas pessoas em trânsito ou em espera no corredor principal do edifício. 

A respeito da situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

É recomendável a utilização de paredes duplas com recheio de lã de vidro, portas pesadas com vedação e janelas de vidro duplo de 6 mm.

PORQUE

Com a adoção de sistemas de isolamento sonoro temse a garantia de que os ruídos aéreos são atenuados, e a capacidade de vibração das paredes diminui em consequência do aumento da massa das superfícies de separação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
Na concepção do bioclimatismo aplicado ao desenho urbano, para cada região, existem princípios referentes à localização de um assentamento, ao tipo de traçado urbano e à morfologia do local (forma, vias, lotes e tamanho dos espaços construídos), que propiciam conforto térmico ambiental. Esses princípios são determinados em função

A) da altitude do local.

B) do sombreamento natural.

C) das declividades existentes.

D) da natureza dos materiais de revestimento.

E) da orientação e direção dos ventos dominantes.


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
Desde a antiguidade mais remota, a cidade configurouse como um sistema de informação e de comunicação, com uma função cultural e educativa (...). Os monumentos urbanos tinham uma razão não apenas comemorativa, mas também didática: comunicavam a história das cidades, mas comunicavam-na em uma perspectiva ideológica, ou seja, tendo em vista um desenvolvimento coerente com as premissas dadas.
ARGAN, G.C. História da arte como história da cidade.
São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 244

Na contemporaneidade, os ícones arquitetônicos têm se tornado uma importante estratégia dos projetos urbanos que buscam a inserção das localidades no competitivo circuito turístico mundial. Acerca dos ícones arquitetônicos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os ícones empregam materiais e técnicas locais para valorizar as culturas dos lugares onde se inserem. Para isso, são convocados arquitetos de expressão regional, conhecidos em seus países, a fim de tornar visível ao mundo a competência dos profissionais locais.

II. Paris adota a arquitetura icônica como uma das estratégias de projeto urbano que a mantém na posição de uma das cidades mais visitadas do mundo. São exemplos de ícones arquitetônicos e urbanísticos parisienses o Centro Pompidou, a Pirâmide do Louvre e o Arco de La Defénse.

III. Inseridos em áreas degradadas ou esvaziadas economicamente, os ícones arquitetônicos têm sido utilizados pelos governos e empresas como iniciadores de processos de revitalização de áreas centrais e portuárias e para alavancar desenvolvimentos locais a partir do seu entorno.

IV. Os ícones arquitetônicos, ao se inserirem no espaço urbano, não promovem modificações morfológicas e tipológicas nas paisagens, pois intencionam tornar-se estranhamentos naqueles locais, destacando-se do conjunto, quer seja pela sua monumentalidade, implantação ou pelas atividades que sedia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
Existem relações favoráveis entre balanços e vãos, que resultam em valores mínimos de momentos na viga. Essas relações são econômicas por apresentarem momentos negativos iguais aos positivos, portanto, mínimos. As relações da figura a seguir são obtidas a partir de vigas com carregamento uniformemente distribuído. As medidas estão apresentadas em centímetros.
REBELLO, Y. C. P. A. Concepção estrutural e a Arquitetura.
São Paulo: Zigurate, 2001. p. 99. (com adaptações).

Nesse contexto, qual das vigas representadas nos esquemas a seguir é a mais econômica?
enade

enade

 
ENADE 2011 - QUESTÃO 26

Ebenezer Howard, em 1898, apresentou preocupações de integração entre cidade-campo e estabelece diretrizes de planejamento regional para evitar a migração em direção às grandes cidades: cidades auto-organizadas interligadas por um sistema de transporte público eficiente formadas juntamente com o estabelecimento de indústrias e cinturões agrícolas, que absorveriam os resíduos sólidos urbanos.

enade

Em 1997, Richard Rogers apresentou estudos para a cidade compacta propondo que esta deva ser densa e socialmente diversificada, onde as atividades econômicas e sociais se sobreponham. Além disso, as comunidades devem se concentrar em torno das unidades de vizinhança, que se desenvolvem ao redor dos pontos nodais de transporte público.

enade

A análise das informações e imagens dos dois modelos apresentados, que visam ao desenvolvimento urbano sustentável, indica que esses dois modelos incluem

A) a expansão urbana com baixas densidades que ocupam terras agricultáveis.

B) o tamanho controlado da cidade com acessibilidade aos espaços verdes e aos pedestres.

C) a variação de altura dos edifícios aproveitando melhor o sol e a luz do dia na iluminação de praças, ruas e dos próprios edifícios.

D) a possibilidade de planejamento de comunidades balanceadas com sistema de cooperativismo e bem estar social atrelado ao desenho da paisagem.

E) a previsão de sistema de transporte público interligado por meio de pontos nodais.


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
As figuras a seguir mostram o Estádio Municipal de Braga, em Portugal, projetado por Eduardo Souto de Moura.

enade

Considerando a concepção estrutural desse estádio, verifica-se que

I. a cobertura se constitui em um sistema estrutural de massa ativa.

II. a inclinação da estrutura externa contribuiu para a estabilização do sistema.

III. o peso próprio das coberturas apoiadas sobre os cabos auxiliam na estabilização do sistema.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e II.

D) I e III.

E) II e III. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 28

enade

Considerando as figuras apresentadas acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A Igreja da Sagrada Família, obra do arquiteto Antoni Gaudi, é um exemplo histórico desse processo, conhecido como sistema de tabuleiro.

II. Ao inverter a imagem (figura III) a geometria formada será mais favorável para vencer o vão e suportar o próprio peso, uma vez que descobre-se a forma em que só ocorre a compressão da estrutura.

III. Segurando-se as duas extremidades de uma mesma corrente e mantendo suas mãos levemente afastadas (figura II), a corrente delineará espacialmente um arco parabólico, que a manterá na posição mais estável possível.

IV. As figuras representam um raciocínio estrutural conhecido como funicular, ou seja, pensar a estrutura de cabeça para baixo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 29
A maneira mais lógica de analisar a relação entre projeto e estrutura é começar pelo vínculo entre estrutura e forma edificada. Esse vínculo é determinado pelo grau com que a forma edificada satisfaz a função básica da estrutura: a transmissão das cargas até o solo.
LEUPEN, B. et al. Proyecto y análisis: Evolución de los princípios
en arquitectura. Barcelona, Gustavo Gili, 1999.

Considerando o princípio definido no texto – vínculo entre estrutura e forma –, assinale a opção que apresenta a edificação em que esse princípio é mais evidente.

enadeenade

enade


ENADE 2011 - QUESTÃO 30
A transformação do Reichstag está embasada em quatro questões: o significado do Bundestag como um fórum democrático; um compromisso com a acessibilidade ao público; uma sensibilidade para com a história; e uma agenda ambiental rigorosa.

Sublinhando valores de clareza e transparência, a cúpula de vidro é um novo marco para Berlim, e um símbolo do vigor do processo de mocrático alemão.

enade

Considerando as premissas de projeto apresentadas pelo escritório de Norman Foster para a requalificação do Reichstag e as imagens apresentadas do edifício após a intervenção, avalie as afirmações a seguir.

I. O caráter de fórum democrático do Parlamento Alemão (Bundestag) está reforçado no projeto pela transparência nos fechamentos e na cúpula.

II. O público tem amplo acesso ao edifício e pode acompanhar o trabalho parlamentar pelos planos de vidro, assim como pela cobertura envidraçada entre o salão principal e a cúpula.

III. A reconstrução da cúpula, embora marcante, não atende às recomendações da Carta de Veneza, pois segundo esta, as reconstruções devem seguir seu formato original.

IV. A colocação de elementos refletivos no centro da cúpula permite que o salão principal do Parlamento receba iluminação natural, que é controlada por filtros móveis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
Ao longo de sua história, Ouro Preto foi se modificando lentamente. Até década de 1930, pouco se construía fora do perímetro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Nessa época predominavam, no núcleo urbano, os vazios sobre os cheios, emoldurados pelas encostas ainda preservadas. Nas últimas décadas do século XX, iniciou-se um movimento de ocupação do entorno do conjunto tombado, fora da proteção do IPHAN.

Os novos bairros que surgiram são formados por construções muito próximas umas das outras, constituindo um conjunto de edificações que avançam sobre as íngremes encostas que emolduram a cidade.

enade

A partir do texto e considerando as figuras apresentadas, o processo morfológico relacionado à transformação de Ouro Preto, ao longo do tempo, indica que

I. a expansão de novos assentamentos sobre as encostas denota que as políticas de preservação patrimonial implementadas na cidade têm sido aplicadas a todos os tecidos urbanos.

II. a topografia é determinante na conformação do quadro paisagístico da cidade (figuras I e II), sendo um importante aspecto a ser considerado nas ações de valorização e preservação do patrimônio cultural local.

III. as recentes ocupações que avançam pelos morros não interferem no conjunto arquitetônico e paisagístico tombado, pois estão distantes dele, não sendo necessário, ampliar o perímetro original do tombamento.

IV. o sítio natural de Ouro Preto, com seu relevo movimentado, cria sobreposição de planos, expõe determinadas formas e protege outras nas suas concavidades, colaborando para a leitura e compreensão daquele espaço urbano.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
A cidade de Seul tem um rio chamado Cheoggyecheon, que havia se transformado em um esgoto, foi coberto por concreto nos anos 50. O trecho recebeu uma via elevada de seis pistas e ali passou a circular um trânsito intenso.

Hoje, o rio corre limpo e a céu aberto, cercado por um parque. O que aconteceu para tornar isso possível foi um grande projeto de demolição das autopistas e criação do parque, que dá passagem novamente ao leito natural do rio com suas águas já tratadas.

enade

A partir do texto e das imagens apresentadas e considerando que os rios desempenham um importante papel na dinâmica urbana, avalie as afirmações a seguir.

I. A criação de vias expressas sobre rios possibilita uma maior mobilidade na cidade e maior integração viária com o entorno da via.

II. A presença de parques lineares nas margens de rios pode alterar o microclima local reduzindo a temperatura média ao redor do parque, se comparada com o restante da cidade.

III. Lagos artificiais criados em parques podem ser utilizados como bacias de detenção, que tem o objetivo de absorver o excedente de águas no período de pico das chuvas, escoando-as lentamente após o seu término.

IV. A retificação e canalização dos rios em áreas urbanas é o mecanismo mais eficiente para o combate às cheias, pois possibilita que a água escoe mais rapidamente da área com problemas de enchentes a um baixo custo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, II e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Os desenhos a seguir foram realizados durante a etapa de levantamento de dados para a execução de um projeto de regularização fundiária sustentável de área urbana.

enade



Considerando os desenhos apresentados e as informações apresentadas nas legendas, assinale a opção correta.

A) A rua 1 apresenta declividades mais suaves do que a rua 2 e o lote A está mais alto que o lote B.

B) A rua 1 apresenta declividades mais suaves do que a rua 2 e o lote A apresenta maior insolação que o lote B.

C) A rua 2 apresenta declividades mais suaves do que a rua 1 e o lote B está mais alto que o lote A.

D) A rua 2 apresenta declividades mais suaves do que a rua 1 e o lote A apresenta maior insolação que o lote B.

E) As ruas 1 e 2 apresentam a mesma declividade. O lote A apresenta menor insolação que o lote B que está em uma altitude menor que o lote A.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
As barreiras acústicas têm o objetivo principal de criar um anteparo físico para amortecer e reduzir o som proveniente de uma fonte como por exemplo ruído de veículos automotores.

Essas reduzem, por exemplo, esse tipo de barulho para receptores que vivem às margens das pistas de rolamento de veículos, minimizando, assim, o impacto acústico nessas regiões.

A partir das informações apresentadas e considerando a utilização das barreiras acústicas, avalie as afirmações que se seguem.

I. A incidência do vento sobre a barreira acústica pode reduzir sua eficiência pela penetração do som na região de sombra acústica.

II. O revestimento asfáltico utilizado nas pistas de rolamento das rodovias é irrelevante no desempenho das barreiras acústicas. 

III. A relação geométrica entre a fonte, o meio e o receptor influi na proteção acústica de uma barreira.

IV. A barreira, quanto mais próxima da fonte ou do receptor, melhor será o seu desempenho acústico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) II e IV. 

C) III e IV. 

D) I, II e III. 

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 35
O arquiteto tem poucas alternativas econômicas para os planos horizontais, pois duas terças partes de seu custo são formadas pela estrutura resistente de concreto, para a qual se apresentam poucas possibilidades de substituição.

(...) Os planos verticais, pelo contrário, apresentam inúmeras alternativas, tanto para o desenho quanto para o uso de materiais.

Os 40% do custo total da construção que representam têm, aproximadamente, a seguinte distribuição: um terço para as paredes exteriores e dois terços para as paredes divisórias internas.
MASCARÓ, J. L. O custo das decisões arquitetônicas.
São Paulo: Nobel. 1985. p. 6 (com adaptações).

Com base no texto, e levando-se em conta apenas o custo dos planos verticais das edificações representadas esquematicamente em planta baixa nos desenhos a seguir, qual das alternativas representa a edificação de menor custo?

Legenda:  enade 

enade


enade



COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,397,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,9,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,27,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1063,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,216,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,3,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,11,provas usp,39,provas vestibular,365,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,50,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,119,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1348,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7156,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,301,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,590,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1664,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1446,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,1975,questão de informática,164,questão de inglês,1443,questão de jornalismo,168,questão de legislação,236,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3333,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4262,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23295,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,610,questão urologia,15,questão web design,40,questões,46371,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,852,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Arquitetura e Urbanismo ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Arquitetura e Urbanismo ENADE 2011 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-arquitetura-e-urbanismo-enade-2011-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-arquitetura-e-urbanismo-enade-2011-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo