Prova de Ciências Sociais ENADE 2011 com Gabarito

ENADE

Prova de Ciências Sociais ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira edição de Leviatã (1651), que mostra um príncipe, cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandindo ameaçador a espada. Ou veja o próprio nome, Leviatã, que é um monstro bíblico, que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor (awe) que inflige a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao Direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?
WEFFORT, F. C. Os clássicos da Política, v. II. São Paulo: Atlas, 2008
(com adaptações).

Com relação ao Estado hobbesiano e às ideias de Hobbes, conclui-se que

A) o pavor e o medo são as características mais marcantes desse Estado, em que o soberano é impiedoso.

B) o medo presente no Estado hobbesiano não aterrorizaria os indivíduos, já que o medo, para Hobbes, é inerente ao estado da natureza quando, sem normas, se vive em pavor eterno.

C) ao utilizar o expediente do temor para conduzir seus súditos à ordem, o soberano expõe toda a fraqueza de um Estado sem leis.

D) existe uma simbiose entre norma e razão, e cabe ao soberano estabelecer e aplicar a distinção entre esses dois elementos.

E) o Estado hobbesiano pode ser identificado em determinadas nações contemporâneas, nas quais o soberano se apropria não apenas do poder mas, sobretudo, da liberdade de seus súditos.


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
O Mandato Abolicionista é uma dupla delegação, inconsciente da parte dos que a fazem, mas, em ambos os casos, interpretada pelos que a aceitam como um mandato a que não se pode renunciar.

Nesse sentido, deve-se dizer que o abolicionista é o advogado gratuito de duas classes sociais que, de outra forma, não teriam meios de reivindicar os seus direitos, nem consciência deles. Essas classes são: os escravos e os ingênuos.

Os motivos pelos quais essa procuração tácita impõe-nos uma obrigação irrenunciável não são puramente – para muitos não são mesmo principalmente – motivos de humanidade, compaixão e defesa generosa do fraco e do oprimido.
NABUCO, J. O abolicionismo. Brasília: Senado Federal, p. 37.

A partir do texto acima e considerando as ideias de Joaquim Nabuco acerca do abolicionismo, conclui-se que

A) a igreja teve uma atuação importante no movimento abolicionista da segunda metade do século XIX, o que foi reconhecido por Joaquim Nabuco.

B) o abolicionismo no Brasil foi motivado principalmente por um sentimento filantrópico diante da situação dos escravos no Brasil.

C) o abolicionismo foi um movimento que teve como objetivo a reconstrução do Brasil com fundamento no trabalho livre e na união das raças na liberdade.

D) o abolicionismo foi um movimento voltado para a necessidade de compensar a raça negra por sua contribuição à construção do Brasil.

E) o abolicionismo foi antes de tudo um movimento ético de valorização dos negros no Brasil.


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de significados construídos pelos homens em sociedade. Essa perspectiva se contrapõe às concepções de cultura como algo “externo” ao homem ou como algo superorgânico.

Opõe-se também, à concepção de que a Antropologia é uma ciência experimental que busca a descoberta de leis. No que diz respeito ao posicionamento desse autor, analise as seguintes asserções.

A etnografia não corresponde ao discurso social bruto de determinada cultura.

PORQUE

Os textos antropológicos são interpretações de segunda ou de terceira mão.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
Os pluralistas concentram sua atenção não nas fontes de poder, mas em seu exercício. Poder para eles significa ‘participação na elaboração de decisões’ e pode ser analisado somente depois de ‘um exame cuidadoso de uma série de decisões concretas’. Contudo, o modelo pluralista não considera o fato de que o poder pode ser, e frequentemente o é, exercido por meio da limitação da elaboração de decisões a questões relativamente ‘seguras’.
BACHRACH, P.; BARATZ, M. Poder e decisão. In: CARDOSO, F.; MARTINS, F.
(Orgs.). Política e sociedade I. São Paulo: Ed. Nacional, 1983, p. 49.

No que concerne à discussão contemporânea sobre o poder, a concepção de ‘poder de agenda’ contribuiu com a Ciência Política ao

A) retomar a concepção elitista, segundo a qual o poder é exercido por quem ocupa posições estratégicas.

B) propor uma agenda de estudos para a Ciência Política voltada para adequação entre teoria das elites e pluralismo.

C) avançar a análise sobre a agenda das autoridades que ocupam posições de destaque na hierarquia governamental.

D) retomar a concepção weberiana, segundo a qual o exercício do poder se dá quando um grupo ou pessoa mobiliza com sucesso um viés.

E) considerar que também se exerce o poder quando se pauta o debate político com determinados temas ou se contornam conflitos latentes sobre algum assunto.


ENADE 2011 - QUESTÃO 13
Ao investigar a constituição dos comportamentos típicos do homem ocidental civilizado, Norbert Elias constatou a presença de diferenciações culturais dos comportamentos individuais e suas relações com processos históricos, políticos e sociais relacionados ao desenvolvimento e consolidação do capitalismo, que incluem o processo de industrialização inglês e a Revolução Francesa.

Norbert Elias denominou o processo por meio do qual os indivíduos passaram a intensificar a assimilação e a internalização de normas e regras sociais, de maneira a desenvolver autocontrole sobre suas pulsões, como “processo civilizador”.

No que diz respeito às constatações e conclusões obtidas pelo autor, avalie as seguintes afirmações.

I. A partir da formação de monopólios de força, criam-se espaços sociais conflituosos que tendem a legitimar os atos de violência estatal.

II. A redução do contraste entre a situação e o código de conduta dos estratos mais baixos e mais altos constitui uma das peculiaridades do desenvolvimento da sociedade ocidental.

III. Devido à força das tradições, o nível de controle emocional presente na aristocracia superava o nível de controle emocional que era necessário à burguesia, em razão de suas funções profissionais e comerciais.

IV. Apesar dos Estados nacionais terem proporcionado maior segurança aos indivíduos, o crescimento das sociedades e a divisão das funções foram fatores que determinaram uma regulação maisrigorosa das emoções e do autocontrole.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 14
Entre o conjunto das técnicas de pesquisa das Ciências Sociais, o questionário destaca-se como uma das ferramentas mais habituais e tem como características a simplicidade e a economia.

Seu uso é necessário sempre que o pesquisador não dispõe de dados previamente coletados pelas instituições públicas sobre determinadas características da população, e sempre que se quer obter levantamentos específicos sobre certos aspectos, opiniões e comportamentos de uma população.

Não obstante, além de ser utilizado para fins mais explicitamente exploratórios, o questionário tem por função principal dar à pesquisa uma extensão maior e possibilitar que se verifique com dados estatísticos até que ponto são generalizáveis as informações e hipóteses da pesquisa previamente construídas. Todavia, a elaboração dos questionários deve se pautar em algumas regras simples.
COMBESSIE, J.C. O método em sociologia. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Com relação às regras que devem ser observadas para a pesquisa sociológica feita com elaboração e aplicação de questionários, observa-se que

A) o questionário deve apresentar um conjunto de questões que possam resumir de modo eficaz o perfil do entrevistado para que seja útil como instrumento de pesquisa.

B) a redação das perguntas do questionário deve revelar a familiaridade do pesquisador com sua área de pesquisa, com a inclusão de termos técnicos e acadêmicos.

C) as perguntas do questionário devem ser do tipo fechado, pois elas evitam que o entrevistado conduza a entrevista e seu uso garante que o pesquisador receba as respostas desejadas.

D) a ordem das perguntas do questionário deve ser estabelecida de maneira aleatória, para que as respostas dadas não sejam influenciadas pelas próprias perguntas.

E) os entrevistados devem responder ao questionário antes de serem informados acerca da origem e da intenção da pesquisa e do questionário para que os dados coletados sejam objetivos.


ENADE 2011 - QUESTÃO 15
Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho...

Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).
CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.

Considerando que o texto acima pode ser articulado ao trabalho do antropólogo francês Marcel Mauss, para quem as relações de troca são fundamentais em todas as sociedades, analise as afirmações que se seguem.

I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.

II. A troca de presentes é baseada em relações de reciprocidade.

III. O que fundamenta as relações de troca de presentes é o ganho econômico obtido a partir dos bens trocados.

IV. A prática social da troca de presentes origina-se com a consolidação do modo capitalista de produção.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 16
Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão.
LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In: Antropologia Estrutural Dois,
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346.

O fragmento de texto acima foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor?

A) Estar atento às diferentes perspectivas presentes em outras sociedades, a fim de melhor classificá-las e comparálas em sua complexidade.

B) Apurar o olhar para o conhecimento da diferença, compartilhando com o outro suas perspectivas e visões de mundo.

C) Adotar uma vigilância epistemológica frente ao que, a princípio, pode parecer aos olhos do pesquisador uma sociedade sem história.

D) Perceber que o outro também tem atitudes etnocêntricas frente à sua sociedade, cabendo ao pesquisador resguardar-se em suas relações de campo.

E) Compreender que, apenas com o estudo prolongado, o antropólogo é capaz de traduzir por completo os códigos culturais de uma sociedade.


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
O conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, constituiu-se como a chave-mestra de sua sociologia.

De modo geral, o habitus refere-se a um sistema de disposições duráveis adquiridos pelo indivíduo no curso de seu processo de socialização. Apresenta-se como um produto das condições sociais passadas e como princípio gerador das práticas e das representações, permitindo ao indivíduo construir as estratégias antecipadoras.

Segundo Bourdieu, essa noção contribui para a superação da oposição entre os pontos de vista objetivista e subjetivista, entre as forças exteriores da estrutura social e as forças interiores resultantes das decisões livres dos indivíduos.
FERREOL, G. Dictionnaire de Sociologie. Paris: Armand Colin, 1991. (com adaptações)

Considerando o texto acima, analise as afirmações a seguir.

I. O termo habitus, adotado para marcar a diferença com conceitos correntes, tais como hábito, costume, praxe e tradição, faz a mediação entre a função e a ordem.

II. A instituição escolar tem por função produzir indivíduos dotados de sistema de esquemas inconscientes que constituem sua cultura, ou melhor, o seu habitus, com potencial para transformar a sua herança coletiva em inconsciente individual e comum.

III. Nas sociedades onde inexiste a escola, a função de inculcação do habitus é garantida pelas formas primitivas de classificação (bem/mal, bonito/feio, bom/mau), constituídas pelos mitos e pelos ritos.

IV. O habitus, como capacidade de engendrar as novas práticas, funciona como uma gramática geradora da conduta, ou seja, como um sistema de esquemas interiorizados que permitem engendrar todos os pensamentos, as percepções e as ações características de uma cultura.

V. O habitus é totalmente dependente, pois reside entre o inconsciente-condicionado e o intencional calculado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e V.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) II, IV e V.


ENADE 2011 - QUESTÃO 18
A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.
MENDRAS, H. O que é sociologia? São Paulo, 2004 (com adaptações).

Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras.

A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico.

PORQUE

O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitarse-á ao domínio e controle de qualquer outro poder?

Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada.

Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de “propriedade”.
LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82.

Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.

A) A propriedade surge com a criação da sociedade.

B) No estado de natureza, o homem é livre, mas, desigual.

C) O direito de propriedade é compatível com a sociedade.

D) Devido à insegurança, os homens optam por viver sem direitos.

E) A efetivação do direito de propriedade requer um poder absoluto.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus “superiores naturais” ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do “pagamento à vista”. A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais.

[…] Essa revolução contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas, as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificar. Tudo que era sólido e estável se esfuma, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas. […]

As relações burguesas de produção e de troca, o regime burguês de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produção e de troca, assemelham-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as ideias de Marx e Engels, baseadas numa perspectiva dialética, avalie as afirmações que se seguem.

I. A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história.

II. A classe social burguesa e a classe proletária surgiram a partir da sociedade capitalista.

III. Nas sociedades capitalistas as relações sociais estão em constante transformação.

IV. O proletariado possui a missão histórica de negar e superar a sociedade capitalista.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 21

enade

No Brasil, em 2003, os imóveis pequenos (menos de 200 ha) representavam 92,56% do número total de imóveis e 28,42% da área total, perfazendo uma área média de 30 ha. Ao contrário, os imóveis médios e grandes (200 ha e mais) correspondiam a 7,44% dos imóveis e 71,57% da área total, resultando em uma área média de 938 ha. O gráfico auxilia no entendimento dessa situação.
GIRARDI, E. Atlas da questão agrária brasileira, s.d; s.p.
Disponível em: <www4.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm>.
Acesso em: 2 set. 2011 (com adaptações).

Desde o início do século XX, a questão da distribuição fundiária esteve no centro do debate sobre a formação do Brasil contemporâneo. Autores como Oliveira Vianna, Caio Prado Jr., Gilberto Freyre e Maria Sylvia de Carvalho Franco, analisaram o tema, que, para eles, era uma variável independente na explicação da cultura política brasileira.

Considerando as informações acima, qual das opções a seguir descreve corretamente a situação vivenciada no Brasil?

A) O Brasil regrediu, passou de uma situação de cordialidade social, igualdade e distribuição fundiária justa, para um contexto de concentração fundiária, desigualdade social, autoritarismo político e violência no campo.

B) O Brasil mudou de uma situação de concentração fundiária, responsável por uma cultura do mando e da subserviência, para um contexto de democratização do acesso à terra e de instauração da igualdade social e da cultura democrática.

C) O Brasil não resolveu o problema da desigualdade de acesso à terra e não rompeu com a cultura política do mando e da subserviência, presente, inclusive, no meio urbano; esses elementos dificultam a construção da democracia.

D) O Brasil cumpriu uma trajetória linear de instauração e desenvolvimento de uma cultura democrática na sociedade liberal escravista, que é, portanto, núcleo da cidadania brasileira contemporânea, que está fundamentada na cordialidade, na intimidade e no direito.

E) O sistema baseado na concentração fundiária e na monocultura, não entrou em contradição com a formação de uma cultura política moderna no meio urbano brasileiro. O avanço da educação e de outras políticas públicas permitiu, inclusive, a democratização do acesso à terra. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
A amostragem é naturalmente usada em nossa vida diária. Por exemplo, para verificar o tempero de um alimento em preparação, podemos provar (observar) uma pequena porção desse alimento. Estamos fazendo uma amostragem, ou seja, extraindo do todo (população) uma parte (amostra), com o propósito de avaliar a qualidade de tempero de todo o alimento.

Nas pesquisas científicas, em que se quer conhecer algumas características de uma população, também é muito comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter valores aproximados, ou estimativas, para as características populacionais de interesse. Esse tipo de pesquisa é usualmente chamado de levantamento por amostragem.
BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais.
Florianópolis: Editora da UFSC, 1998, p. 37 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, conclui-se que

A) a amostragem por julgamento consiste em uma amostragem de tipo aleatório.

B) a amostra por cotas é um tipo de amostragem baseada na aleatoriedade da seleção.

C) o conjunto da totalidade dos indivíduos sobre o qual se faz uma inferência recebe o nome de amostra.

D) quando é utilizada a técnica da amostragem estratificada os estratos são internamente mais heterogêneos do que a população.

E) a seleção de uma amostra aleatória simples requer uma lista completa dos elementos da população.


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
O leitor deve recordar que nossas principais dificuldades no estudo da teoria clássica centralizavam-se na afirmação de que o povo tem uma opinião definida e racional a respeito de todas as questões e que manifesta essa opinião — em uma democracia — pela escolha de representantes que se encarregam de sua execução. Por conseguinte, a seleção dos representantes é secundária ao principal objetivo do sistema democrático, que consiste em atribuir ao eleitorado o poder de decidir sobre assuntos políticos.

Suponhamos agora que invertemos os papéis desses dois elementos e tornamos a decisão de questões pelo eleitorado secundária à eleição de representantes, que tomarão, neste caso, as decisões. Ou, em outras palavras, diremos agora que o papel do povo é formar um governo, ou corpo intermediário, que, por seu turno, formará o executivo nacional, ou governo.

Nossa definição passa então a ter o seguinte fraseado: o método democrático é um sistema institucional, para a tomada de decisões políticas, no qual o indivíduo adquire o poder de decidir mediante uma luta competitiva pelos votos do eleitor.
SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia.
Rio de Janeiro: 1961, p. 327-8.

Considerando a concepção de democracia apresentada no texto, conclui-se que

A) a teoria schumpeteriana da democracia procurou resgatar elementos da teoria clássica da democracia, que schumpeter considera ser atual e adequada.

B) Schumpeter elaborou uma concepção substantiva de democracia que se tornou um paradigma em Ciência Política.

C) a vontade do povo, na teoria schumpeteriana da democracia, é secundária com relação à escolha de seus representantes.

D) o aspecto central da teoria schumpeteriana da democracia é a ideia de que a vontade do povo é atendida por seus representantes.

E) a teoria schumpeteriana evidencia uma concepção procedimental, baseada no pressuposto de que o povo tem uma opinião racional a respeito das questões a serem decididas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
Em finais do século XIX, com o fortalecimento do movimento abolicionista e as críticas crescentes à monarquia, uma série de modelos e teorias começavam a chegar no Brasil. Positivismo, evolucionismo, determinismos e darwinismo social transformavam-se em instrumentos de batalha nas mãos das novas elites intelectuais.
SCHWARCZ, L. M. Racismo à brasileira. Apud: CODATO, A.; LEITE,
F. Classe Social. In: ALMEIDA, H. B.; SZWAKO, J. (Orgs.).
Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.

A respeito do uso das teorias mencionadas no texto como instrumentos de batalha intelectual em finais do século XIX no Brasil, conclui-se que

A) preponderou a perspectiva liberal europeia, que orientou a instauração da República e a defesa dos princípios de igualdade e cidadania. 

B) o tema do branqueamento racial favoreceu o movimento de instauração da República e dos princípios de igualdade, liberdade e cidadania.

C) a mobilização do positivismo, evolucionismo e darwinismo pelas elites intelectuais do período permitiu a superação da naturalização das diferenças sociais presente no senso comum.

D) a ênfase dada à interpretação racial na formação da nação brasileira e na leitura sobre suas potencialidades futuras teve como consequência a desqualificação de temas como a cidadania e a igualdade social.

E) a formação de uma elite de médicos e juristas, e o avanço das instituições e do Estado formal possibilitaram a superação das concepções racistas e dos dilemas sobre o futuro de uma nação formada por uma população miscigenada.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o “homem cordial”.

A lhaneza [afabilidade] no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal.

Seria engano supor que essas virtudes possam significar “boas maneiras”, civilidade. São antes expressões de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 146-147.

Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda utiliza o conceito de “homem cordial”

A) para definir o caráter nacional brasileiro, cuja origem encontra-se em nossos ancestrais ibéricos.

B) como fruto da análise da psicologia do brasileiro, por meio da qual busca estabelecer os traços genéricos da cultura nacional.

C) para descrever o modo de ser de todo brasileiro, isto é, um indivíduo afetuoso e acolhedor, características elogiadas pelos estrangeiros que visitam o país.

D) como um tipo ideal, sem existência efetiva; com esse conceito, busca compreender a conduta dos agentes sociais sem pretender fixar um caráter nacional.

E) para indicar como a cordialidade foi imprescindível para a consolidação da democracia no Brasil, criando instituições marcadas pelas relações familiares e pessoais.


ENADE 2011 - QUESTÃO 26

enade

Pierre Bourdieu analisou, em sua obra A Distinção, a manifestação do gosto dos indivíduos conforme suas posições na estratificação da sociedade francesa. A tabela acima resume uma parte dos achados da pesquisa de Bourdieu.

Considerando a tabela apresentada e as ideias de Bourdieu acerca do gosto dos indivíduos, analise as afirmações abaixo.

I. As opções de gosto não variam em relação às classes, o que se explica pelo habitus, ou seja, as preferências fazem parte das disposições incorporadas socialmente.

II. As preferências variam de acordo com a posição dos indivíduos na estratificação social, o que reflete a ação do capital simbólico, que homogeneiza a sociedade ao instituir padrões massificados de consumo.

III. As opções de gosto variam em relação às classes, já que o consumo dos bens envolve mecanismos de distinção e disputas pela legitimidade intra e entre as classes.

IV. As preferências variam conforme o posicionamento de classe, pois envolvem habitus diferenciados e lutas simbólicas que unem ou distanciam agentes conforme seus estilos de vida.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) II e III. 

D) II e IV. 

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis.

Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis.

A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se a profundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente.
MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo:
oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações)

As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem.

I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa.

II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos.

III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados.

IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) II e III. 

D) II e IV. 

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 28
A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture.
Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações).

No fragmento acima, Bourdieu e Passeron

A) ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.

B) utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.

C) enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.

D) apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.

E) sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.


ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Às vezes ouço dizer que qualquer pessoa pode observar e escrever um livro sobre um povo primitivo. Talvez qualquer pessoa possa, mas não vai estar necessariamente acrescentando algo à antropologia. Na ciência, como na vida, só se acha o que se procura. Não se pode ter respostas quando não se sabe quais são as perguntas.

Por conseguinte, a primeira exigência para que se possa realizar uma pesquisa de campo é um treinamento rigoroso em teoria antropológica, que dê as condições de saber o quê e como observar, e o que é teoricamente significativo. É essencial percebermos que os fatos em si não têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade. É inútil partir para campo às cegas.
EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 243 (com adaptações).

Nesse fragmento de texto, Evans-Pritchard argumenta que

A) a boa etnografia deve, necessariamente, conjugar teoria e prática.

B) o trabalho de campo é sempre instintivo, não pode ser ensinado e só é aprendido na prática.

C) um bom trabalho de campo resume-se ao detalhamento do máximo de fatos e a sua descrição minuciosa.

D) não é necessário especialização para realizar uma etnografia que contribua para o desenvolvimento da antropologia.

E) é importante chegar a campo sem idéias preconcebidas, sem questões predeterminadas e sem uma teoria a ser seguida.


ENADE 2011 - QUESTÃO 30
A elite são os que ocupam os postos de comando nas chefias das principais instituições do país. Essas instituições incluem as grandes corporações de negócios e os principais setores do governo federal – em particular o diretório político, a burocracia executiva e o establishment militar.

A elite é formada pelos que dirigem as principais instituições e cujas posições de comando os localizam de tal forma na estrutura social que eles transcendem, em maior ou menor grau, os milieux de homens e mulheres comuns.
MILLS, W. A elite do poder: militar, econômica e política. In: FERNANDES, 
H.(Org.). Wright Mills: sociologia. São Paulo: Ática. 1985, p. 64.

Considerando a Teoria das Elites, analise as afirmativas seguintes.

I. Mills vai além de uma reprodução da teoria clássica elitista formulada por Mosca e Pareto, pois adota uma perspectiva crítica e um tom de denúncia contra a elite do poder nos Estados Unidos.

II. Mills empregou o método decisional nas suas pesquisas sobre as elites, ou seja, procurou verificar empiricamente como as elites levavam vantagem em processos decisórios concretos.

III. Robert Dahl posicionou-se criticamente em relação a Mills, pois, na sua concepção de poliarquia, Dahl considera que, nas sociedades complexas, existem conflitos de interesses entre diferentes grupos, o que impede a formação de uma única elite dominante.

IV. Robert Dahl posicionou-se criticamente em relação a Mills, pois considera a teoria das elites inadequada, já que, na sua opinião, a história indica a possibilidade de o povo exercer papel ativo e contínuo na política.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social.

Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.

II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.

IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.

II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.

III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 33

enade

Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada nos gráficos, avalie as seguintes asserções.

Constata-se a necessidade de construção, em larga escala, em nível nacional, de escolas especializadas na Educação de Jovens e Adultos, ao longo dos próximos 30 anos.

PORQUE

Haverá, nos próximos 30 anos, aumento populacional na faixa etária de 20 a 60 anos e decréscimo da população com idade entre 0 e 20 anos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensinoaprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos.

Nesse caso, seu planejamento deve

A) ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.

B) relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.

C) definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.

D) listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.

E) propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.


ENADE 2011 - QUESTÃO 35

enade

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”.

Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula.
13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.

Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.

II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.

III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.

IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.

V. Os projetos curriculares devem desconsiderar a influência do currículo oculto que ocorre na escola com caráter informal e sem planejamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III. 

B) I e IV. 

C) II e IV.

D) I, II e III. 

E) II, III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 36
Um professor de Antropologia, com o intuito de discutir diferentes abordagens teórico-metodológicas de pesquisa com seus alunos, dividiu a classe em três grupos: o grupo 1 ficou encarregado de acompanhar uma mobilização social, com foco em indivíduos específicos e em suas ações e relações sociais; o grupo 2 gravou a propaganda eleitoral gratuita e analisou os enunciados dos dois principais candidatos, considerando as oposições binárias presentes nos discursos; o grupo 3 analisou os enunciados da mesma propaganda eleitoral, mas levando em conta os textos em seu contexto de produção e identificando os dois candidatos.

No que concerne às perspectivas teórico-metodológicas adotadas, conclui-se que

A) o grupo 1 adotou uma perspectiva funcionalista, e os demais, uma perspectiva estruturalista.

B) o grupo 1 adotou uma abordagem microssociológica, o grupo 2 empregou uma abordagem estruturalista e o grupo 3, uma abordagem interpretativista.

C) os grupos 1 e 2 adotaram o individualismo metodológico, enquanto o grupo 3 empregou o coletivismo metodológico.

D) os três grupos, apesar das diferenças metodológicas, deram ênfase à análise das representações coletivas.

E) os grupos 1 e 3 empregaram uma abordagem interativista-simbólica, enquanto o grupo 2 adotou uma abordagem interpretativista.


ENADE 2011 - QUESTÃO 37
O movimento operário é considerado o modelo clássico de movimento social. Contudo, autores como Alain Touraine indicaram o esgotamento desse modelo e apontaram o surgimento dos “novos movimentos sociais” a partir dos anos 1960.

Esses novos movimentos sociais

A) enfatizam a luta por melhores salários e condições de trabalho, ou seja, privilegiam a luta econômica.

B) adotam o modelo revolucionário e buscam a conquista do poder de Estado.

C) buscam a implantação do socialismo por meio de reformas paulatinas no aparelho de Estado.

D) buscam a afirmação de identidades variadas e recusam a política institucionalizada, preferindo a ação direta.

E) estão ligados aos partidos políticos e sindicatos, sua base de sustentação.


ENADE 2011 - QUESTÃO 38
O Método Delphi foi criado por Olaf Helmer e Norman Dalkey, pesquisadores da Rand Corporation, na Califórnia, nos Estados Unidos, nos anos 50 do Século XX, e se constituiu uma metodologia prospectiva de tipo qualitativo, com ampla utilização na pesquisa social. Recentemente, a intensificação do uso da Internet trouxe à tona uma variação desse método: o Delphi Eletrônico.

Trata-se da aplicação do Método Delphi, convencional, aliado a ferramentas tecnológicas. Essa nova metodologia tem como objetivo obter o consenso de opiniões de especialistas sobre o que está se investigando.

Baseia-se na aplicação, via Internet, de questionários, durante sucessivas rodadas, a um grupo de especialistas, preservando-lhes o anonimato. A cada rodada, os participantes recebem feedback, sobre os resultados da rodada anterior, os quais são submetidos a tratamento estatístico.

Por fim, uma vez obtidos os resultados, confrontam-se com as teorias que fundamentaram a investigação, formula-se a conclusão e elabora-se o relatório da pesquisa.
LOURES, C.A.S. Delphi na Internet e suas implicações do ponto de vista metodológico. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Anais. Bahia: Anpad, 2002. Apud: VERGARA, S. Métodos de Pesquisa em Administração.
São Paulo: Atlas, 2005. p. 172-184.

Considerando as características do Delphi Eletrônico, analise as afirmações abaixo.

I. A operacionalização do Delphi Eletrônico tende a ser mais rápida que a do Delphi convencional, uma vez que adota a Internet como meio para o envio e recebimento dos questionários.

II. O Delphi Eletrônico permite a redução dos custos da pesquisa, pois elimina diversos materiais impressos, bem como as despesas relacionadas aos serviços dos correios.

III. O Delphi Eletrônico possibilita a redução do viés na pesquisa, já que permite controle maior sobre o entrevistado (especialista).

IV. Com o Delphi Eletrônico, abre-se a perspectiva de realizar pesquisas em um contexto mais amplo, integrando a visão de especialistas em nível internacional, com o auxílio de recursos multimídia.

V. O Delphi Eletrônico, apesar de ser uma modalidade de pesquisa recente, confere amplo grau de certeza quanto ao impacto da nova tecnologia sobre o método, se comparado com o Delphi convencional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) III, IV e V.


ENADE 2011 - QUESTÃO 39
Laudos antropológicos que se baseiam no conceito de etnicidade devem levar em conta as especificidades culturais das populações analisadas.

PORQUE

Os laudos devem ser redigidos com ênfase na etnografia do modo de viver dessas comunidades, na busca de uma chave de leitura que permita retratar a continuidade cultural, social e histórica desses grupos.

Considerando a relação proposta entre essas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 40

enade

Ao se analisar a figura privilegiando os métodos de pesquisa antropológicos, conclui-se que

I. não se trata de dados de pesquisa etnográfica, porque a figura é um gráfico.

II. a figura é um exemplo de Antropologia Visual, um dos novos campos da Antropologia.

III. se trata da representação gráfica de relações sociais que foram descobertas por meio do trabalho de campo.

IV. as relações de parentesco são determinantes em alguns aspectos da sociedade contemporânea.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,397,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,9,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,27,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1063,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,216,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,3,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,11,provas usp,39,provas vestibular,365,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,50,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,119,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1348,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7156,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,301,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,590,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1673,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1446,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,1975,questão de informática,164,questão de inglês,1445,questão de jornalismo,168,questão de legislação,236,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3333,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4262,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23306,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,621,questão urologia,15,questão web design,40,questões,46382,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,852,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Ciências Sociais ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Ciências Sociais ENADE 2011 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-ciencias-sociais-enade-2011.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-ciencias-sociais-enade-2011.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo