Prova de Farmácia ENADE 2016 com Gabarito

Prova de Farmácia ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 A homeopatia, prática integrativa e complementar presente nas polític...
ENADE

Prova de Farmácia ENADE 2016 com Gabarito

ENADE 2016 - QUESTÃO 09

A homeopatia, prática integrativa e complementar presente nas políticas públicas de saúde, demanda que o farmacêutico conheça as técnicas de manipulação dos medicamentos e os seus insumos. Um exemplo de insumo homeopático é a tintura-mãe, que é a forma farmacêutica líquida da qual se originam as diferentes formas e diluições de medicamentos homeopáticos.

De acordo com as normas e técnicas vigentes de produção e manipulação de tinturas-mãe, avalie as afirmações a seguir.

I. As tinturas-mãe devem ser utilizadas diretamente na impregnação de formas farmacêuticas sólidas homeopáticas, tais como os glóbulos.

II. O preparo das tinturas-mãe pode ser feito por meio da técnica de extração em que se utiliza aparelho de Soxhlet. 

III. O preparo das tinturas-mãe a partir de vegetais é feito por meio da utilização de etanol em diferentes graduações como líquido extrator, sendo a relação resíduo sólido/volume final da tintura-mãe igual a 1:10.

IV. As tinturas-mãe podem ser utilizadas, segundo o método hahnemanniano, como ponto de partida para a manipulação de medicamentos na escala cinquenta milesimal (LM), sendo necessária a correção da sua força medicamentosa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.

GABARITO. C) III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 10

Em novembro de 2015, ocorreu o que está sendo considerado o maior acidente ambiental do país, o vazamento da barragem de Fundão, na região de Mariana, em Minas Gerais, espalhando enorme quantidade de lama e rejeitos de mineração. Essa lama continha enorme quantidade de ferro, entre outros metais secundários resultantes da atividade de mineração, o que causou, além do assoreamento, a contaminação da água do Rio Doce e de seus afluentes.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br>.
Acesso em: 30 jun. 2016 (adaptado).

Considerando essa situação e os efeitos da contaminação do organismo humano por metais, avalie as afirmações a seguir.

I. O excesso de ferro pode ocasionar lesões hepáticas, podendo levar ao hepatocarcinoma. 

II. O chumbo pode provocar reações de oxidação lesivas às celulas, além de anemia e disfunção renal. 

III. O cádmio inativa sistemas enzimáticos, por se ligar a grupos sulfidrila das moléculas de proteínas.

IV. O arsênio provoca efeitos de baixa gravidade, como alterações gastrointestinais leves, a exemplo de náuseas e vômitos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.

GABARITO. D) I, II e III.

Texto para as questões 11 e 12 

Mikania glomerata Spreng., conhecida popularmente como guaco, é uma planta que faz parte da lista de produtos tradicionais fitoterápicos de registro simplificado. O extrato de guaco na dose de 0,5 a 5 mg/dia, por via oral, é indicado como broncodilatador e expectorante, e pode ser prescrito pelo farmacêutico, pois é isento de prescrição médica. Na análise fitoquímica do guaco, foram detectados cumarina (Figura 1), estigmasterol (Figura 2), saponinas, entre outros constituintes. A cumarina é utilizada no controle de qualidade das folhas de guaco, sendo o marcador do extrato, além de ser um dos compostos responsáveis pela atividade farmacológica. O dicumarol, a varfarina e a femprocumona (Figuras 3, 4 e 5, respectivamente) são estruturas derivadas da cumarina, que apresentam propriedades anticoagulantes, pela inibição da vitamina K. O guaco não é indicado para grávidas, crianças com menos de dois anos de idade e pacientes que fazem uso de anticoagulantes.
CZELUSNIAK. et al. Farmacobotânica, fitoquímica e farmacologia do guaco: revisão considerando Mikania glomerata Sprengel
 e Mikania laevigata Schulyz Bip. ex Baker. Rev. Bras. Pl. Med., v. 14, n. 2, 2012 (adaptado).

enade

ENADE 2016 - QUESTÃO 11

Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Caso um paciente com tosse e catarro (mal menor), há 3 dias, solicite um xarope ao farmacêutico, ele pode prescrever um xarope de guaco, devendo, no entanto, orientar o paciente a não usar concomitantemente ácido acetilsalicílico (AAS).

PORQUE

II. O ácido acetilsalicílico (AAS) inibe o fator de agregação plaquetária e seu uso tende a aumentar o risco de hemorragias.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 12

Com base no texto, nas figuras e considerando o controle de qualidade, avalie as afirmações a seguir. 

I. Se na análise do perfil químico do extrato de guaco fosse realizada cromatografia líquida de alta eficiência utilizando-se coluna de fase reversa e como fase móvel a acetonitrila, o composto com maior tempo de retenção seria o estigmasterol, pois teria maior afinidade pela fase estacionária.

II. Se o controle de qualidade do extrato de guaco fosse realizado por cromatografia em camada delgada (CCD) utilizando-se como fase estacionária sílica gel e como fase móvel uma mistura de acetato de etila e tolueno para separação dos compostos, o estigmasterol apresentaria fator de retenção (Rf) menor que o da cumarina.

III. O controle fitoquímico de qualidade das folhas de guaco pode ser qualitativo, a exemplo do teste para as saponinas detectadas pela formação de espuma persistente em meio aquoso agitado, e quantitativo, utilizando-se a cromatografia em camada delgada (CCD) para a análise do marcador químico, a cumarina.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. A) I, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 13

No Brasil, em 2015, foi realizado um estudo sobre a utilização de drogas de abuso entre os caminhoneiros. Participaram do estudo 993 motoristas de caminhão, que coletaram, voluntariamente, amostras de urina para a realização das análises toxicológicas. Os resultados foram positivos para o uso de anfetaminas (5,4%), cocaína (2,6%) e maconha (1,0%).
SINAGAWA D.M. et al. Association between travel length and drug use among brazilian truck drivers. Traffic Inj. Prev., v. 16, n. 1, p. 5-9, 2015 (adaptado).

Em relação às análises toxicológicas das drogas de abuso e/ou seus metabólitos na urina, avalie as afirmações a seguir.

I. A concentração salivar de cocaína, quando analisada, é equivalente à concentração urinária dessa droga.

II. A detecção urinária do metabólito benzoilecgonina é compatível com resultado positivo para cocaína.

III. A metadona é o metabólito primário para indicar o uso recente de estimulantes como as anfetaminas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. B) II, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 14

A indústria de lácteos tem utilizado bactérias lácticas nos mais variados produtos, como culturas iniciadoras ou adjuntas em leites fermentados e queijos, pois elas favorecerem características sensoriais e tecnológicas, além de promover a conservação, inibindo a competição da microbiota deteriorante e de agentes patogênicos. Esses produtos devem também atender aos padrões de identidade e qualidade, que garantem ao consumidor um alimento padronizado, seguro e de qualidade.
WENDLING, L.K; WESCHENFELDER, S. Probióticos e alimentos lácteos
fermentados: uma revisão. Rev. Inst. Laticínios Cândido Tostes.
v. 68, n. 395, p. 49-57, 2013 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O leite não é meio adequado para a multiplicação de microrganismos probióticos, o que torna a produção de leite fermentado probiótico um grande desafio para a indústria.

PORQUE

II. A multiplicação de bactérias probióticas em leite como meio de cultivo é lenta, em virtude, principalmente, da ausência de atividade proteolítica, podendo ser necessária a incorporação de nutrientes, como peptídios e aminoácidos, e de outros fatores de crescimento, para se reduzir o tempo de fermentação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 15

As formas farmacêuticas líquidas utilizadas por via oral apresentam vantagens em relação às sólidas, dada a facilidade de administração, além da maior rapidez de absorção do fármaco dissolvido no meio dispersante. Fórmulas clássicas das farmácias magistrais e oficinais são os xaropes simples, que servem como base para o preparo dos xaropes com ativos, como mostrado a seguir.

enade

A esse respeito, considere a situação em que um farmacêutico, para atender às necessidades de um paciente com restrição alimentar e de açúcar, tenha manipulado 80 mL de xarope dietético de sulfato ferroso na concentração de 40 mg/mL.

Dadas as propriedades dos produtos para uso interno e, em específico do xarope, os adjuvantes farmacotécnicos que podem substituir a sacarose no xarope simples e a quantidade de sulfato ferroso a ser utilizada são, respectivamente,

A) flavorizante, corante e conservante; 3,2 g da substância ativa.

B) corante, edulcorante e conservante; 4,0 g da substância ativa.

C) agente de viscosidade, edulcorante e flavorizante; 4,0 g da substância ativa.

D) agente de viscosidade, flavorizante e edulcorante; 6,4 g da substância ativa.

E) agente de viscosidade, edulcorante e conservante; 3,2 g da substância ativa.

GABARITO. E) agente de viscosidade, edulcorante e conservante; 3,2 g da substância ativa.

ENADE 2016 - QUESTÃO 16

Para que uma substância seja considerada um medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário que passe por testes clínicos para comprovação de sua eficácia e segurança.

Avalie as afirmações a seguir, a respeito das etapas de pesquisa clínica para a aprovação de um medicamento.

I. A realização de testes pré-clínicos e clínicos é um pré-requisito para que qualquer substância tenha registro na Anvisa como medicamento. 

II. O estudo de coorte é o delineamento de pesquisa clínica indicado para certificar a eficácia e a segurança de um medicamento.

III. A retirada de um medicamento do mercado pode ocorrer em decorrência da farmacovigilância, na fase IV da pesquisa clínica, mesmo que ele já tenha registro na Anvisa e sua comercialização tenha sido anteriormente autorizada.

IV. A fase III da pesquisa clínica é caracterizada como um estudo de grande porte, multicêntrico, necessária para a comprovação da eficácia e da segurança de um medicamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.

GABARITO. E) I, III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 17 

A Doença de Alzheimer (DA) é uma questão de saúde pública no mundo, tendo o Brasil aproximadamente 1,2 milhões de portadores diagnosticados atualmente. Os especialistas estimam prevalência em torno de 1% na faixa etária dos 60 anos e de até 30% na faixa dos 85 anos ou mais.

Com relação aos medicamentos anticolinesterásicos para DA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os fármacos donepezila, galantamina e rivastigmina podem melhorar os sintomas da DA primariamente nos domínios cognitivos e na função global, sendo indicados em casos de demência leve a moderada.

PORQUE

II. Não há diferença de eficácia entre donepezila, galantamina e rivastigmina, quando indicados para casos de demência leve, sendo que a substituição de um pelo outro só se justifica pela intolerância ao medicamento e não pela falta de resposta clínica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 18

A anfotericina B é um antifúngico empregado há mais de 60 anos no tratamento de micoses sistêmicas. Trata-se de uma molécula que possui uma característica fisico-química particular: presença de um heptaeno do carbono 20 ao 33, conforme pode ser visto na figura abaixo. Essa característica a torna bastante hidrofóbica e, portanto, para ser empregada na terapia clínica, é necessário desenvolver uma solução micelar, o que representa um desafio para a indústria farmacêutica.

enade

Com objetivo de aumentar a solubilidade dessa molécula em meio aquoso, foram desenvolvidos derivados da anfotericina B por meio da sustituição de grupamentos químicos, representados por R1 e R2 nos esquemas abaixo.

enade

Considerando as substituições R1 e R2 na molécula de anfotericina B, avalie as afirmações a seguir.

I. A N-acilação da anfotericina B elimina seu caráter anfótero e produz a N-acetil anfotericina B, que, com a ionização do grupo carboxílico no carbono 16, torna-se aniônica e solúvel em água.

II. Quando o grupo carboxílico do carbono 16 é esterificado produz-se o éster metílico da anfotericina B, molécula que, em meio ácido, apresenta caráter catiônico e solubilidade em água.

III. Mudanças estruturais para modificação da solubilidade podem fazer com que a molécula perca sua atividade biológica se os grupamentos alterados forem responsáveis pela interação fármaco-receptor.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. E) I, II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 19

Uma indústria farmacêutica vem trabalhando no desenvolvimento de um comprimido de liberação controlada, o medicamento B, a fim de aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. O medicamento A é administrado via parenteral, e o medicamento C via oral. Para avaliar a existência de um mercado adequado para a comercialização do medicamento B, a indústria procedeu à análise de custo-efetividade, conforme demonstrado na tabela a seguir.

enade

Com base nos dados de custo-efetividade, verifica-se que o medicamento B

A) deve ser lançado no mercado farmacêutico, pois, apesar de ter a mesma eficácia do medicamento A e custo maior de tratamento, sua administração por via não-parenteral favorece a adesão do paciente ao tratamento.

B) deve ser lançado no mercado farmacêutico, pois seu custo final de tratamento é inferior ao dos demais, com a mesma eficácia, mais comodidade de administração ao paciente e economia.

C) não deve ser lançado no mercado farmacêutico, já que os medicamentos A e C têm a mesma eficácia, com custo de tratamento inferior.

D) não deve ser lançado no mercado farmacêutico, já que seu custo de tratamento é superior ao do medicamento A, sendo esse o parâmetro mais relevante nesse tipo de estudo.

E) não deve ser lançado no mercado, pois apesar de ser mais vantajoso que o medicamento C quanto à sua administração ao paciente e posologia, tem seu custo total de tratamento superior ao do medicamento C.

GABARITO. B) deve ser lançado no mercado farmacêutico, pois seu custo final de tratamento é inferior ao dos demais, com a mesma eficácia, mais comodidade de administração ao paciente e economia.

Texto para as questões 20 e 21

Um paciente com 50 anos de idade queixa-se de sonolência, tontura, boca seca e confusão mental. Relata tratamento há 3 meses com clonazepam de 2,0 mg por dia, para controle da síndrome das pernas inquietas. Há 30 dias vem fazendo dieta para redução de peso, com ingestão rica em proteínas e restrição de carboidratos. Apresenta hálito cetônico, pressão arterial: 120 x 80 mmHg e frequência cardíaca: 110 bpm. A urinálise indicou glicosúria e cetonúria. No exame de sangue, a glicemia de jejum foi de 310 mg/dL (valor de referência: 60-99 mg/dL) e hemoglobina glicada igual a 7,5% (valor de referência: 4,1-6,5%).

ENADE 2016 - QUESTÃO 20

Nesse caso, indicam quadro de acidose metabólica do paciente:

A) a proteinúria e a sonolência.

B) a cetonúria e o hálito cetônico.

C) a tontura e a confusão mental.

D) a glicosúria e a frequência cardíaca.

E) a hemoglobina glicada e a pressão arterial.

GABARITO. B) a cetonúria e o hálito cetônico.

ENADE 2016 - QUESTÃO 21

A respeito do tratamento medicamentoso do diabete melito tipo 2, avalie as afirmações a seguir.

I. A metformina é o medicamento de primeira escolha a ser introduzido no esquema terapêutico dos pacientes diabéticos que não atingiram as metas glicêmicas após as medidas não farmacológicas iniciais.

II. As sulfonilureias, como a nateglinida e repaglinida, por sua ação eficaz, são frequentemente usadas em substituição aos hipoglicemiantes orais, quando as metas glicêmicas não são alcançadas após os primeiros meses de tratamento medicamentoso.

III. Nos pacientes diabéticos com diagnóstico de hiperglicemia grave (> 300 mg/dL), principalmente se acompanhada de perda de peso, cetonúria e cetonemia, o tratamento imediato com insulina poderá ser necessário por curto período de tempo, até que sejam atingidos níveis de glicemia possíveis de serem controlados por hipoglicemiantes orais ou por esquema terapêutico definitivo.

IV. Em comparação com a administração isolada de insulina, a associação de insulina com hipoglicemiantes orais geralmente mostra pouca adesão terapêutica, pois se relaciona com maiores doses de insulina, aumento do risco de hipoglicemia e ganho de peso entre os diabéticos.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) IV.

C) I e II.

D) I e III.

E) III e IV.

GABARITO. D) I e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 22

O farmacêutico vem ampliando sua área de atuação na oncologia desde a década de 1990, quando o Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Resolução n. 288/1996, estabeleceu como privativa desse profissional a manipulação de medicamentos citotóxicos. 

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A manipulação segura dos agentes citotóxicos não se resume ao uso de técnica asséptica adequada e à utilização de uma cabine de segurança biológica, mas também compreende a correta utilização das informações relativas aos medicamentos utilizados e sua adequação às condições terapêuticas do paciente.

PORQUE

II. É fundamental, para diminuir os riscos associados ao manejo de medicamentos citotóxicos, prevenir erros, como seleção errônea do diluente, além de garantir a manutenção da eficácia e da segurança da farmacoterapia antineoplásica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 23

Nanocosméticos são formulações que conduzem ativos e outros ingredientes nanoestruturados, que atuarão de forma controlada, podendo modular a liberação do ativo em camadas mais profundas da pele, tornando-o mais efetivo em relação a outros produtos. Eles possuem registro Grau 2 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou seja, são classificados como cosméticos, porém necessitam da comprovação científica de seus efeitos e da segurança aos usuários.
ZANETTI-RAMOS, B. Quebrando paradigmas com a nanotecnologia. Cosmetics & Toiletries (Brasil), v. 27, p. 50-52, 2015 (adaptado).

Avalie, entre as vantagens a seguir, aquelas associadas aos nanocosméticos.

I. Maior proteção dos ingredientes quanto à degradação química ou enzimática.

II. Prolongamento do tempo de residência dos ativos cosméticos na camada córnea.

III. Promoção da melhora em relação às características sensoriais dos produtos.

IV. Ausência de danos oxidativos às células, pois a substância ativa está protegida pelo sistema nanoestruturado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II

B) I e

C) II e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.

GABARITO. D) I, II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 24

Uma mulher com 32 anos de idade, diagnosticada com hipotireoidismo, está em tratamento com levotiroxina sódica de 88 mcg, um comprimido/dia. O uso desse fármaco está sujeito à interferência de diversos fatores em sua biodisponibilidade e forma livre sanguínea. Por solicitação médica, realiza o monitoramento trimestral dos níveis hormonais, conforme demonstra quadro a seguir.

enade

Considerando a situação clínica da paciente e os exames laboratoriais apresentados, verifica-se que a alteração dos níveis hormonais pode ter resultado do

A) uso de corticosteroides, que pode ter bloqueado a conversão periférica de levotiroxina T4 para T3 e inibido, a nível hipotalâmico, a liberação de TSH.

B) consumo de alimentos ricos em fibras solúveis, os quais melhoraram a biodisponibilidade da levotiroxina sódica, promovendo redução da secreção de TSH.

C) uso de suplementos alimentares à base de ferro, os quais aumentam a absorção da levotiroxina sódica, reduzindo a fração ligada à proteína plasmática do hormônio T4.

D) uso de contraceptivos orais à base de estrogênio, que pode ter aumentado a produção da globulina ligadora de tiroxina (TBG), reduzindo a fração livre do hormônio T4.

E) uso de drogas indutoras enzimáticas, como rifampicina, carbamazepina, fenitoína e barbitúricos, que podem ter acelerado a conversão periférica de levotiroxina T4 para T3, aumentando a estimulação da secreção hipofisária de TSH.

GABARITO. D) uso de contraceptivos orais à base de estrogênio, que pode ter aumentado a produção da globulina ligadora de tiroxina (TBG), reduzindo a fração livre do hormônio T4.

ENADE 2016 - QUESTÃO 25

Paciente com 60 anos de idade, com hipertensão arterial sistêmica diagnosticada aos 40 anos e sem adesão ao tratamento anti-hipertensivo prescrito, após discussão clínica, foi encaminhado para acompanhamento farmacêutico e nutricional.

Dados do exame físico: peso = 117 kg; altura = 1,72 m; pressão arterial = 170 x 95 mmHg; frequência cardíaca = 68 bpm.

enade

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A dislipidemia apresentada pelo paciente é fator determinante para o surgimento de lesão renal, pois leva a processos oxidativos e, consequente, lesão glomerular.

II. É importante garantir a qualidade dos resultados obtidos em relação aos exames laboratoriais realizados, devendo o farmacêutico avaliar interferentes pré-analíticos.

III. A hipertensão arterial crônica não controlada pode levar a quadro de lesão renal de natureza microvascular, sendo importante o acompanhamento farmacêutico para adesão ao tratamento.

IV. Verifica-se, nos resultados, indicativo de lesão renal, evidenciado pelo aumento da taxa de filtração glomerular e pela proteinúria.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.

GABARITO. B) II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 26

Durante anos, diversos foram os esforços direcionados à excelência na testagem laboratorial para o diagnóstico de infecções por HIV-1 e HIV-2, incluindo-se, nos fluxogramas padronizados, os testes de triagem de terceira e quarta gerações, os testes rápidos e os testes moleculares para aplicação nos diferentes cenários e situações dos serviços de saúde. Nesse contexto, é essencial a compreensão dos farmacêuticos para realização e interpretação do diagnóstico laboratorial, bem como para a proposição de novas considerações para a melhoria do cuidado ao paciente.

Os gráficos a seguir representam a evolução dos marcadores laboratoriais da infecção pelo HIV ao longo do tempo.

enade

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O fluxograma para o diagnóstico laboratorial de infecções causadas pelo HIV no qual são utilizados testes moleculares para a pesquisa do RNA viral é considerado mais eficaz para a confirmação diagnóstica de infecções agudas e/ou recentes que aquele em que é utilizada apenas a pesquisa de anticorpos anti-HIV.

II. A utilização dos testes que detectam os anticorpos IgM e IgG anti-HIV implica janela imunológica menor que a proveniente da utilização dos testes que detectam o antígeno P24 e os anticorpos anti-HIV. 

III. Os testes de triagem convencionais destacam-se pela maior especificidade, já os confirmatórios, pela maior sensibilidade. 

IV. Para o acompanhamento e o controle dos pacientes HIV positivos utilizam-se, entre os marcadores, os resultados da contagem de linfócitos T CD4+.

V. Indica-se, para o diagnóstico laboratorial do vírus em crianças com menos de 18 meses de idade, a pesquisa de IgG anti-HIV, imunoglobulina que não atravessa a barreira placentária e, portanto, não está relacionada às imunoglobulinas maternas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) II e V.

E) IV e V.

GABARITO. B) I e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 27

Veículos lipídicos nanoestruturados (VLN) são nanoestruturas de liberação controlada de fármacos, geralmente reconhecidos como seguros (generally recognized as safe – GRAS). Juntamente com a formulação e as propriedades de superfície, o tamanho das partículas exerce grande influência na biodisponibilidade do fármaco carreado. Nesse contexto, foi avaliada a influência do tamanho dos VLN na biodisponibilidade da cumarina-6 em ratos sprague dawley machos. O resultado é apresentado na figura a seguir.

Concentração plasmática da cumarina-6 em função do tempo, após administração oral de 1,4 mg/kg de VLN com tamanhos de partículas de 100 nm, 200 nm e 300 nm, em ratos sprague dawley machos (n = 6).

enade

Os dados do gráfico permitem inferir que

A) o tamanho das VLN não influenciou na absorção da cumarina-6.

B) a cumarina-6 sofreu eliminação total após 12 horas de administração, não havendo influência do tamanho das VLN.

C) o tamanho das VLN não influenciou no Tmáx, pois todas as formulações alcançaram Cmáx no mesmo momento.

D) o tamanho das VLN influenciou na absorção da cumarina-6, tendo as partículas de menor tamanho (100 nm) apresentado Cmáx mais elevada.

E) após uma hora da administração, a concentração da cumarina-6 foi maior no plasma quando utilizada a VLN de 300 nm, em comparação com as VLN de 100 e 200 nm.

GABARITO. D) o tamanho das VLN influenciou na absorção da cumarina-6, tendo as partículas de menor tamanho (100 nm) apresentado Cmáx mais elevada.

ENADE 2016 - QUESTÃO 28

A Lei n. 13.021/2014 transformou as farmácias e drogarias em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, e assegurou a atuação do farmacêutico nesses estabelecimentos. Essa lei respalda a atuação clínica do farmacêutico na provisão de diferentes serviços, como educação em saúde, rastreamento em saúde, acompanhamento farmacoterapêutico e revisão da farmacoterapia, e procedimentos, como aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e vacinação.
Disponível em: <http://www.cff.org.br>.
Acesso em: 22 set. 2016 (adaptado).

Com base no instrumento legal citado e tendo em vista as obrigações do farmacêutico no exercício de suas atividades, avalie as afirmações a seguir.

I. É obrigação do farmacêutico notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, a respeito dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância.

II. É obrigação do farmacêutico prestar orientação farmacêutica nas farmácias, com vista a informar ao paciente os medicamentos com menor preço e proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes internados em estabelecimentos hospitalares.

III. É obrigação do farmacêutico prestar orientação farmacêutica, com vista a esclarecer ao paciente a relação benefício-risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 29

Os casos clínicos descritos a seguir referem-se a diferentes tipos de anemias.

Caso 1

Um paciente com 30 anos de idade relata cansaço, fadiga, úlcera gástrica tratada há três anos e sangramento recente nas fezes. O resultado de hemograma evidencia presença de hemácias microcíticas e hipocrômicas; hematócrito = 31% (valor de referência: 35 até 45%); número de leucócitos e plaquetas normal.

Caso 2

Um paciente com 12 anos de idade queixa-se de fadiga, fraqueza e dores nos membros inferiores, além de apresentar palidez nas mucosas, que se iniciaram de forma abrupta e evoluíram progressivamente. Não foi obtido sucesso com a utilização de analgésicos. O resultado do hemograma evidencia poiquilocitose e presença de drepanócitos.

Caso 3

Uma paciente com 58 anos de idade, submetida a transfusões esporádicas ao longo dos anos, apresenta alterações na face e relata cansaço ao mínimo esforço e histórico de anemia hereditária. No hemograma foram visualizadas hemácias em alvo.

As figuras a seguir correspondem às lâminas sanguíneas relativas aos hemogramas realizados.

enade

Considerando a relação entre os casos clínicos e as figuras apresentadas, assinale a opção correta.

A) O caso clínico 1 correlaciona-se com a Figura B, e a presença de hemácias em alvo caracteriza anemia ferropriva.

B) O caso clínico 1 correlaciona-se com a Figura C, e a presença de hemácias em alvo caracteriza talassemia.

C) O caso clínico 2 correlaciona-se com a Figura C, e a presença de drepanócitos caracteriza anemia falciforme.

D) O caso clínico 3 correlaciona-se com a Figura A, e a presença de hemácias hipocrômicas caracteriza anemia falciforme.

E) O caso clínico 3 correlaciona-se com a Figura A, e a presença de hemácias microcíticas caracteriza anemia perniciosa.

GABARITO. C) O caso clínico 2 correlaciona-se com a Figura C, e a presença de drepanócitos caracteriza anemia falciforme.

ENADE 2016 - QUESTÃO 30

Com objetivo de minimizar custos sem perda da eficiência, um profissional farmacêutico foi escalado para revisar os medicamentos para tratamento de úlcera péptica destinada à assistência farmacêutica da instituição em que atua. O profissional concentrou seus achados na tabela a seguir, que apresenta o tratamento já padronizado e outras três alternativas de medicamentos considerados inovadores e as respectivas respostas clínicas para ciclo de 90 dias de tratamento.
SECOLI. et al. Avaliação de Tecnologia em Saúde. A análise de
custo-efetividade. Arq. Gastroenterol. v. 47, n. 4, 2010 (adaptado).
enade

Com base nesses dados e levando em consideração a relação custo-efetividade, asssinale a opção correta.

A) O medicamento padrão é o melhor para DLS e também para cura.

B) O medicamento padrão é o melhor para DLS, e o inovador A, para cura.

C) O medicamento padrão e o melhor para DLS, e o inovador C, para cura.

D) O medicamento inovador B é o melhor para DLS, e o inovador C, para cura.

E) O medicamento inovador C é o melhor para DLS, e o inovador A, para cura.

GABARITO. B) O medicamento padrão é o melhor para DLS, e o inovador A, para cura.

ENADE 2016 - QUESTÃO 31

No atendimento médico de um homem de 78 anos de idade, foram verificados indícios de sinais de doença de Parkinson. Os sintomas incluíam tremor, com piora progressiva nas mãos nos últimos seis meses e dificuldade de andar ao se levantar. O diagnóstico confirmou doença de Parkinson e o médico prescreveu levodopa (L-dopa) 20 mg/dia.

Passados 90 dias, o paciente retornou à consulta e o médico verificou, além de pouca melhora do quadro clínico, efeitos adversos relacionados ao aumento da concentração plasmática periférica de levodopa, tais como náuseas, hipotensão e arritmias cardíacas.

Nesse caso, além de se reduzir a dose de levodopa, deve-se prescrever

A) amantadina.

B) bromocriptina.

C) carbidopa.

D) entacapona.

E) ropinirol.

GABARITO. C) carbidopa.

ENADE 2016 - QUESTÃO 32

Um homem com 73 anos de idade procura atendimento em uma farmácia comunitária com queixa de alterações visuais e náuseas. O paciente relata uso de digoxina 0,25 mg, 1 comprimido ao dia, enalapril 20 mg, 1 comprimido de 12 em 12 horas, metoprolol 50 mg, 1 comprimido ao dia, e furosemida 40 mg, 1 comprimido ao dia, para o tratamento de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). O farmacêutico encaminha o paciente para um serviço de saúde, onde são dosados seus eletrólitos séricos e realizado eletrocardiograma, sendo-lhe, então, administrado espironolactona 50 mg.

A análise da conduta terapêutica nesse caso clínico e da história clínica do paciente demonstram que

A) a administração de metoprolol é contraindicada nos casos de ICC, pois pode desencadear descompensação aguda da função cardíaca, como ocorreu com o paciente.

B) a hipercalemia promovida pelo uso do enalapril potencializa a ligação do digitálico à bomba de Na+/K+, o que provocou um quadro de toxicidade digitálica, caracterizado por distúrbios visuais e gastrintestinais.

C) a espironolactona foi administrada no paciente para diminuir a fibrose miocárdica e vascular, pois esse fármaco é um diurético poupador de potássio cujo mecanismo de ação baseia-se na ativação da aldosterona.

D) a associação de digoxina e enalapril consiste no tratamento de primeira escolha para a ICC, pois a digoxina melhora a função cardíaca e reduz a letalidade, enquanto o enalapril reduz os sintomas de fadiga e dispneia.

E) a perda de sódio causada pelo uso da furosemida provoca perda secundária de potássio que, nesse caso, desencadeou um quadro de toxicidade digitálica em função do uso de digoxina pelo paciente.

GABARITO. E) a perda de sódio causada pelo uso da furosemida provoca perda secundária de potássio que, nesse caso, desencadeou um quadro de toxicidade digitálica em função do uso de digoxina pelo paciente.

ENADE 2016 - QUESTÃO 33

O fator estimulador de granulócito (G-CSF) promove a maturação dos neutrófilos e estimula a atividade fagocítica e quimiotática. O fator estimulador de colônias de granulócito humano recombinante (rhG-CSF), obtido por biotecnologia, é usado no tratamento de diversas doenças, sobretudo em neutropenias provocadas pela quimioterapia utilizada no tratamento de câncer.

A proteína rhG-CSF é uma molécula monomérica que possui uma sequência de 174 aminoácidos e um resíduo de cisteína livre em sua forma reduzida na posição 17 e duas pontes dissulfeto (Cys36,42 e Cys64,74). Assim como no fator estimulador de colônias de granulócito humano (hG-CSF), essas características são importantes para a atividade estrutural da proteína, o dobramento correto da cadeia de aminoácidos e a sua atividade biológica.
CARMO, F.L.R. Clonagem, expressão e caracterização do fator estimulador
de colônia de granulócito humano recombinante (rhG-CSF) em
Escherichia coli. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, 2014 (adaptado).

Considerando a produção de biofármacos, como o rhG-CSF, avalie as afirmações a seguir.

I. Para tornar-se um biofármaco, o rhG-CSF deve apresentar estrutura homóloga à da proteína humana ou alto grau de semelhança que garanta sua atividade biológica.

II. As variáveis do processo biotecnológico para obtenção do rhG-CSF, como temperatura, concentrações e tipos de matéria-prima devem ser bem determinadas, para permitir a produção de proteína com o dobramento correto e garantir a atividade biológica.

III. O rhG-CSF, cuja estrutura é bem definida, apresenta processo produtivo em cultura de Escherichia coli de complexidade e rendimento semelhantes aos dos fármacos com estruturas químicas bem definidas obtidos por síntese química.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e II, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 34

Um paciente com 44 anos de idade foi submetido ao exame de colonoscopia periódica devido a histórico de adenocarcinoma de intestino na família. Algumas horas após a alta, o paciente apresentou mal-estar generalizado e febre (38,8 °C), com piora rápida e progressiva.

Diante do quadro clínico, o médico solicitou coleta de amostras de sangue periférico para a realização de hemograma e hemocultura, dada a suspeita de perfuração intestinal decorrente da colonoscopia. Os resultados da hemocultura, do teste de sensibilidade aos antibióticos (antibiograma) e do hemograma são descritos a seguir.

enade

A análise dos dados apresentados evidencia que

A) o antibiograma é compatível com o mecanismo de resistência KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), responsável por inativar as penicilinas, penicilinas/inibidores, cefalosporinas, monobactâmicos e carbapenêmicos.

B) os resultados do hemograma que confirmam a presença de bacteremia são observados na série branca: trombocitopenia, leucopenia e neutropenia, que caracterizam a participação das células envolvidas na defesa à infecção bacteriana.

C) os antibióticos pertencentes às classes dos carbapenêmicos e dos aminoglicosídeos se encontram entre os fármacos testados, sendo elegíveis para o tratamento da infecção ocasionada pela bactéria Klebsiella pneumoniae.

D) as quinolonas compõem o painel de antibióticos testados frente ao isolado sanguíneo de Klebsiella pneumoniae, e, entre os antibióticos dessa classe, não se observam as quinolonas de escolha para tratamento de infecções urinárias.

E) os fármacos beta-lactâmicos testados no antibiograma de Klebsiella pneumoniae demonstram padrão de sensibilidade não associável à presença de mecanismo de resistência mediado por enzima do tipo beta-lactamase.

GABARITO. C) os antibióticos pertencentes às classes dos carbapenêmicos e dos aminoglicosídeos se encontram entre os fármacos testados, sendo elegíveis para o tratamento da infecção ocasionada pela bactéria Klebsiella pneumoniae.

ENADE 2016 - QUESTÃO 35

A vigilância da Influenza é composta pela vigilância sentinela de síndrome gripal (SG), de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) e pela vigilância universal de SRAG. No período que compreendeu as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 25 do ano de 2016, relativas a casos com início de sintomas de 03/01/2016 a 25/06/2016, a positividade para Influenza e outros vírus respiratórios, bem como para outros agentes etiológicos entre as amostras processadas em unidades sentinelas, foi de 22,8% para SG, conforme demonstrado no gráfico a seguir.

enade

Considerando esse dados, avalie as afirmações a seguir.

I. Até a SE 25 de 2016, entre as amostras positivas para Influenza confirmadas pelas unidades sentinelas de SG, registrou-se o predomínio do vírus Influenza A (H1N1) pdm09, seguido do vírus Influenza A (H3N2).

II. A vacinação contra Influenza, uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e de suas complicações, é realizada com a vacina trivalente adotada e produzida no Brasil, que confere imunização por dois anos ao indivíduo vacinado.

III. A estratégia de imunização com vacina trivalente contra a Influenza, incorporada no Programa Nacional de Imunizações, visa reduzir internações, complicações e mortes na população alvo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. B) III, apenas.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Farmácia ENADE 2016 com Gabarito
Prova de Farmácia ENADE 2016 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-farmacia-enade-2016-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-farmacia-enade-2016-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo