Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito

Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 Uma criança com 6 meses de idade, com diagnóstico de mielomeningo...
ENADE

Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito

ENADE 2016 - QUESTÃO 09

Uma criança com 6 meses de idade, com diagnóstico de mielomeningocele, apresentou, ao exame físico, paraparesia dos membros inferiores. A criança não permanece sedestação; em decúbito dorsal, mantém-se em postura de abandono; em decúbito ventral, apresenta capacidade de se posicionar sobre os cotovelos e elevar a cabeça por cerca de 5 segundos, não apresenta capacidade de locomoção nessa posição. Verificou-se que a criança é carregada no colo a maior parte do tempo, ou permanece na cama em decúbito dorsal.

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca de orientações a serem dadas pelo fisioterapeuta à cuidadora da criança, para o atingimento de objetivos a curto prazo.

I. Quando a criança estiver em decúbito dorsal, deve ser colocada uma fralda em oito nos joelhos, para prevenir a rotação externa de quadril e evitar luxação ou subluxação de quadril.

II. Deve ser utilizado HKAFO (órtese quadriljoelho-tornozelo-pé) para colocar a criança em bipedestação e, assim, evitar desmineralização óssea.

III. A criança deve ser estimulada a acompanhar objetos com a cabeça, quando em decúbito ventral, para desenvolver controle da cervical e da cintura escapular.

IV. A criança deve ser estimulada a ficar sentada sem apoio, a pegar objetos acima da cabeça e a engatinhar, para ganho de controle de tronco.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. B) I e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 10

Um homem com 56 anos de idade, com diagnóstico de Parkinson há 1 ano e meio, apresentou, na avaliação fisioterapêutica, grau 1 de acometimento pela escala de Hoehn e Yahr, com tremor de repouso na mão e no pé esquerdos nos momentos em que o paciente está nervoso ou cansado. O paciente relata que consegue realizar suas atividades cotidianas, não apresenta comprometimento axial, nem alterações musculoesqueléticas.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir, a respeito da conduta do fisioterapeuta.

I. O posicionamento do paciente no leito deve ser orientado a fim de reduzir a espasticidade provocada pela síndrome piramidal.

II. O paciente deve ser orientado a realizar rotação de tronco pela manhã, antes de se levantar, na posição sentada e, ao longo do dia, em pé, a fim de melhorar a mobilidade e prevenir a rigidez do tronco.

III. O paciente deve ser orientado sobre os sintomas comuns na evolução dessa doença, que são dismetria, tremor de movimento, disdiadococinesia e nistagmo.

IV. Devem ser oferecidas estratégias que envolvam ritmos e/ou música para que o paciente realize compasso rítmico, a fim de evitar episódios de congelamento.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II e IV, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I, II e III, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. B) II e IV, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 11

Um jovem com 19 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, apresenta fratura da quinta e sexta vértebras cervicais e lesão medular em segmento C6 com classificação ASIA A. Durante assistência hospitalar, foi submetido a tratamento cirúrgico para fixação da coluna. Após 25 dias, recebeu alta e iniciou reabilitação ambulatorial, devido à tetraplegia.

Acerca do processo de reabilitação neurofuncional desse paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. Na reabilitação neurofuncional, o tratamento deve contemplar o ortostatismo, para estimular os diversos sistemas fisiológicos, readaptar o organismo às condições antigravitacionais e manter a homeostasia.

II. A independência funcional é o objetivo do planejamento fisioterapêutico, sendo que a força muscular remanescente deve ser incentivada, observando-se os cuidados com a musculatura cervical, escapular e de ombro na fase inicial de tratamento.

III. Durante a fase de choque medular, o planejamento fisioterapêutico deve prever o exercício resistido dos músculos grande dorsal, serrátil anterior, peitoral maior e peitoral menor, para estimular o ato de se alimentar assistido por órteses.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e II, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 12

Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2O; pressão de pico = 36 cm H2O; fração inspirada de oxigênio = 70%.

Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que devem ser adotados nesse caso são

A) volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.

B) alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H2O nas vias aéreas.

C) pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.

D) alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.

E) ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.

GABARITO. A) volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.

ENADE 2016 - QUESTÃO 13 - ANULADA

ENADE 2016 - QUESTÃO 14 - ANULADA

ENADE 2016 - QUESTÃO 15

Um paciente, submetido a cirurgia artroscópica para a reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do ligamento patelar, apresenta, três semanas após a cirurgia, derrame articular, queixando-se de dor intensa e limitação importante da amplitude de movimento para a flexão do joelho esquerdo.

Com base no caso apresentado, assinale a opção correta.

A) A dor do paciente pode ser controlada por meio da mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude, respeitada a resistência do tecido.

B) A mobilização articular, recurso terapêutico utilizado para o ganho de amplitude de movimento, é contraindicada ao paciente, dada a presença de dor intensa e derrame articular.

C) A mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude executada até o limite da resistência tecidual, constitui recurso terapêutico indicado ao paciente para a melhoria do quadro de derrame articular.

D) Dada a limitação da amplitude de movimento, indica-se, como terapia ao paciente, a mobilização articular em grau V, caracterizada pela realização de movimento de pequena amplitude, executado além do arco de movimento.

E) Dadas as limitações funcionais do paciente, indica-se a mobilização articular grau I, caracterizada pela realização de movimentos rítmicos de pequena amplitude, sem que se atinja a resistência final dos tecidos.

GABARITO. E) Dadas as limitações funcionais do paciente, indica-se a mobilização articular grau I, caracterizada pela realização de movimentos rítmicos de pequena amplitude, sem que se atinja a resistência final dos tecidos.

ENADE 2016 - QUESTÃO 16

A instabilidade patelar é um deslocamento não traumático espontâneo comum durante a fase de crescimento, de etiologia multifatorial. A ressonância magnética (RM) e a radiografia apresentadas a seguir demonstram fatores que predispõem ao deslocamento patelar.

enade

Considerando as informações do texto e as imagens, avalie as afirmações a seguir.

I. A RM demonstra displasia da tróclea femoral, fator predisponente ao deslocamento da patela, pois diminui a congruência da articulação patelofemoral.

II. O deslocamento patelar ocorre medialmente durante o valgo do joelho, movimento que aumenta o ângulo do quadríceps e favorece o movimento medial da patela. 

III. Na radiografia, nota-se desvio medial da patela na posição de joelho estendido, o que sugere desarranjo do ligamento patelofemoral lateral e do retináculo patelar lateral.

IV. Na RM, observam-se efusão do joelho devido a uma hemartrose, marcada pelos asteriscos, e fratura por avulsão da patela, identificada pela seta.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV

GABARITO. B) I e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 17 

Uma mulher com 34 anos de idade, apresenta queixa de parestesia noturna no primeiro, segundo e terceiro dedos da mão direita. O quadro teve início há dois meses, associado à perda de função de preensão e pinça polpa-a-polpa do polegar e do indicador. O diagnóstico clínico é de síndrome do túnel do carpo.

Com relação à semiologia fisioterapêutica dessa paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A estesiometria, uma estratégia de avaliação da sensibilidade, deve ser explorada em pontos específicos no trajeto do nervo mediano, por meio de uma sequência apropriada de cinco monofilamentos, graduados por gramaturas e identificados por cores.

II. A força muscular específica, com caráter objetivo de registro, para as funções de pinça e preensão palmar, é avaliada pelos testes de força muscular manual dos músculos lumbricais e interósseos dorsal e palmar, conjunto muscular responsável pela execução dos movimentos referidos.

III. Em razão da sintomatologia e do estado funcional da paciente, questionários validados cientificamente são instrumentos investigativos válidos que contribuem para o acompanhamento da evolução clínica da mencionada disfunção.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 18

Durante a prática desportiva, segmentos articulares específicos são solicitados em extenuantes ações mecânicas. A dor crônica no atleta, muitas vezes pode ser atribuída à atividade específica do desporto e também a alterações na força, flexibilidade e postura, não só na articulação envolvida, mas também em outros elos da cadeia cinética. A terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, pode representar uma escolha eficiente do fisioterapeuta em seu planejamento de tratamento.
COOLS, A. M.; JOHANSSON, F. R.; BORMS, D.; MAENHOUT, A. Prevention
of shoulder injuries in overhead athletes: a science-based approach.
Braz. J. Phys. Ther. v. 19, n. 5, p. 331-339, set./out. 2015 (adaptado).

As atividades terapêuticas em ambiente aquático podem ter como benefício

A) a produção do efeito “câmera lenta” dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros, com vistas à recuperação da propriocepção.

B) a melhoria dos resultados nas atividades de propriocepção articular em atletas, em relação aos alcançados em ambientes fora da água, em qualquer fase da reabilitação.

C) a contribuição, nas fases finais da fisioterapia, para a reabilitação do atleta, pois as forças resistivas da água produzem menor dispêndio de energia que os exercícios em solo.

D) o aumento dos níveis de estabilização articular, pois dispositivos como flutuadores fornecem base de apoio sólida na execução dos movimentos articulares.

E) o favorecimento do treino de equilíbrio na fase inicial da reabilitação, com o atleta posicionado com o nível da água na altura da cintura, que estará sob a influência de aproximadamente 40% do seu peso corporal.

GABARITO. A) a produção do efeito “câmera lenta” dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros, com vistas à recuperação da propriocepção.

ENADE 2016 - QUESTÃO 19

Em reunião de equipe de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) apresentou o caso de um paciente com 50 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito e úlcera no pé esquerdo. Após avaliação médica, o paciente foi encaminhado ao serviço de referência em fisioterapia, com diagnóstico de pé diabético e úlcera de grau 1, de acordo com a classificação de Wagner, localizada na região plantar, abaixo do primeiro metatarso. A avaliação fisioterapêutica evidenciou anidrose distal, dor, perda de força muscular, ferida superficial com perda total da pele, sem sinais de infecção; a estesiometria identificou incapacidade de percepção do filamento de 10 g em quatro dos 10 pontos testados, o que sugere neuropatia sensitiva.

Com base nos resultados descritos, avalie as afirmações a seguir, com relação aos procedimentos fisioterapêuticos adequados para esse paciente.

I. O fisioterapeuta deve orientar a equipe de ESF para que o ACS acompanhe a família do paciente periodicamente, verificando se estão sendo observados os cuidades com higiene e com a inspeção dos pés do paciente, para detectar a presença de bolhas, cortes e arranhões.

II. A família e/ou o cuidador do paciente devem ser orientados a utilizar diariamente bolsa de água quente em região adjacente à úlcera, com os objetivos de analgesia e melhora do fluxo sanguíneo e da cicatrização.

III. Aplicar a laserterapia de baixa intensidade sobre a úlcera, com o objetivo de cicatrização, associado à cinesioterapia de extremidades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 20

Com relação ao programa fisioterapêutico de um paciente com extensas queimaduras recentes, avalie as afirmações a seguir.

I. Exercícios ativos devem ser realizados em todas as áreas queimadas, a fim de se manter ou recuperar a amplitude de movimento e minimizar ou impedir a formação de contraturas teciduais.

II. A cinesioterapia na piscina é uma opção de escolha do fisioterapeuta para o tratamento do paciente.

III. O exercício contribui no processo de cicatrização das lesões por promover tensão no tecido, desde que a mobilização seja realizada na amplitude articular máxima.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. A) I, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 21

Um paciente com 14 anos de idade, com fibrose cística, é acompanhado há dois anos pelo fisioterapeuta, duas vezes por semana, em consultório particular, pela rede de saúde suplementar, para manter sua capacidade funcional pulmonar e física. Nas últimas duas semanas, o paciente vem referindo “dor no osso da perna”, localizado na região distal do fêmur direito, sensação que prejudica o seu desempenho físico funcional nas sessões de fisioterapia. Durante a inspeção e palpação, o fisioterapeuta identifica aumento de volume caracterizado por uma massa no local da dor.

Considerando o quadro clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à conduta do fisioterapeuta.

I. O profissional deve encaminhar o paciente ao médico, solicitando-lhe a realização de exames de imagem, como a ressonância magnética, do membro inferior direito e cintilografia óssea. 

II. O profissional deve realizar a avaliação funcional do paciente e encaminhá-lo à avaliação médica do membro inferior direito.

III. O profissional deve comunicar a queixa do adolescente aos pais deste e encaminhá-lo ao hospital local da sua região.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. B) II, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 22

O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza visita domiciliar a uma mulher de 52 anos, sedentária e com diagnóstico de fibromialgia. A usuária relata dores difusas pelo corpo, iniciadas há um ano e meio, dificuldades para trabalhar, crises de cefaleia, constipação intestinal e sono não reparador, nega uso regular de medicamento. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, sinais vitais nos limites de normalidade para a idade, dor à digitopressão em 12 tender points e ausência de sinais inflamatórios articulares.

Considerando o quadro descrito, o fisioterapeuta deve

A) acionar o assistente social da equipe para providenciar benefício de seguridade social e afastamento para tratamento de saúde mediante apresentação do diagnóstico clínico de fibromialgia.

B) direcionar a paciente à Unidade Básica de Saúde, visando ao fornecimento de medicação indutora do sono e de analgésicos opioides.

C) realizar atendimentos domiciliares empregando cinesioterapia e recursos físicos, para promover analgesia, e massoterapia, para auxiliar no relaxamento e na adequação do sono da paciente.

D) orientar a paciente quanto a realização, em seu domicílio, de procedimentos simples para manejo do quadro álgico.

E) encaminhar a paciente ao profissional de Educação Física da equipe do NASF, prescrevendo os exercícios a serem realizados.

GABARITO. D) orientar a paciente quanto a realização, em seu domicílio, de procedimentos simples para manejo do quadro álgico.

ENADE 2016 - QUESTÃO 23

Em consulta de avaliação fisioterapêutica a uma
criança com três anos de idade, com diagnóstico
de paralisia cerebral e tetraparesia espástica, o
fisioterapeuta observou padrão flexor em membros
inferiores e superiores, incapacidade de permanência
em sedestação sem apoio e ausência de controle
cervical e tronco.
Com base nesse quadro clínico, avalie as afirmações a seguir, em relação aos equipamentos assistivos indicados para a criança.

I. A cadeira de rodas adaptada, auxilia o alinhamento corporal e, consequentemente, a modulação do tônus.

II. A órtese rígida tornozelo-pé auxilia o alinhamento articular e previne posturas viciosas.

III. A órtese extensora de lona para membros inferiores e superiores auxilia o controle e/ou prevenção de deformidades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. E) I, II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 24

As quedas, em idosos, costumam causar lesões e hospitalização. Os dispositivos auxiliares de marcha fazem parte de programas multidimensionais de prevenção de quedas. A indicação de tais dispositivos deve ser realizada após a avaliação da força muscular, resistência, equilíbrio, marcha, função cognitiva, dor e demandas ambientais.
GLISOI, S. et al. Dispositivos auxiliares de marcha: orientação quanto
ao uso, adequação e prevenção de quedas em idosos. Geriatria &
Gerontologia, v. 6, n. 3, p. 261-272, jul./ago./set. 2012 (adaptado).

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Para um idoso que tem preservadas a função cognitiva e a força muscular dos membros superiores, indica-se o andador para a fase inicial de reabilitação da marcha.

II. O uso do andador amplia a base de sustentação e sua altura deve ser regulada tomando como referência a crista ilíaca.

III. Um idoso que apresente quadro de coxartrose à direita deverá utilizar a bengala ipsilateralmente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. A) I, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 25

Uma mulher com 36 anos de idade refere, em consulta com o fisioterapeuta, desconforto devido à perda urinária involuntária durante esforços e ao desejo urgente de urinar. O quadro teve início depois do parto de sua filha, realizado por via vaginal há 20 dias. A episiotomia não está totalmente cicatrizada.

Com base no quadro clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A laserterapia de baixa intensidade, recurso indicado para favorecer a cicatrização tecidual, é contraindicada à paciente, visto que a área afetada encontra-se muito próxima dos ovários.

II. Uma vez cicatrizada a área submetida à episiotomia, poderá ser indicada a estimulação elétrica intravaginal com correntes elétricas polarizadas, como, por exemplo, a corrente farádica, com vistas ao fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. 

III. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) poderá ser aplicada sobre o trajeto do nervo tibial posterior com o objetivo de modular o sistema nervoso parassimpático da paciente e, consequentemente, sua ação sobre o músculo detrusor, reduzindo-se a perda involuntária de urina.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. B) III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 26

Uma paciente com 59 anos de idade encontra-se em fase terminal, após diagnóstico tardio de câncer de mama, com metástases nos tecidos cerebral, pulmonar e ósseo. No serviço de fisioterapia, constatam-se linfedema de membro superior (MS), dor intensa em região cervical e braço, além de grande incômodo e prejuízo funcional do MS.

Considerando a abordagem fisioterapêutica para essa paciente, avalie as asserções a seguir.

I. O fisioterapeuta responsável pelo atendimento da paciente deve orientá-la quanto ao posicionamento do membro superior, e contraindicar a drenagem linfática manual e o uso de recurso eletroterápico com objetivo analgésico.

PORQUE

II. A paciente está em tratamento para cuidados paliativos, que são aqueles prestados aos pacientes e às suas famílias quando se estabelece que o doente já não se beneficiará do tratamento antitumoral, devendo o fisioterapeuta enfocar a qualidade de sobrevida e o controle dos sintomas da paciente. Além disso, a drenagem linfática pode promover o descolamento de células tumorais e complicar o prognóstico da paciente, e a eletroterapia é contraindicada para pacientes com tumores metastáticos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. E) As asserções I e II são proposições falsas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 27

Uma mulher com 26 anos de idade apresenta queixa de dor pélvica há 2 anos. Refere dor ao permanecer sentada por tempo prolongado e durante relação sexual. Relata dor de intensidade moderada na região abdominal inferior, virilha esquerda e coluna lombar com irradiação para a região glútea e face posterior da coxa esquerda. Apresenta sintomas de urgência urinária. Refere que, mesmo com dores, realiza corrida e exercícios abdominais, seis vezes por semana.

Considerando o processo de reabilitação física, avalie as afirmações a seguir, a respeito da avaliação e tratamento fisioterapêutico indicado a essa paciente.

I. É necessária intervenção para correção postural, pois a postura sentada por tempo prolongado, com excesso de inclinação pélvica anterior e retificação torácica, causa alongamento excessivo das estruturas posteriores da articulação sacrococcígea e lombossacra.

II. Há necessidade de orientar a paciente em relação à prática de atividade física, pois a corrida, ao aumentar o estresse sobre a sínfise púbica, contribui para a dor na virilha.

III. É necessário fortalecimento do músculo elevador do ânus, pois seus feixes puborretal, pubococcígeo e iliococcígeo, ao se contraírem, reduzem a pressão intra-abdominal e promovem a estabilidade da coluna lombar e cintura pélvica.

IV. Há necessidade de se avaliar a ativação dos músculos abdominais, pois a combinação do músculo reto abdominal hiperativo com músculo transverso abdominal hipoativo contribui para a instabilidade lombar e pélvica.

V. São indicadas técnicas de terapia manual e de alongamento para os músculos obturador interno e piriforme, por entre os quais passa o nervo ciático, pois o pinçamento deste pode contribuir para os sintomas de dispareunia, dor na virilha e na lombar.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. D) II, IV e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 28

Em 2004, foi implementada, no Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). Essa política prevê a atenção às necessidades de saúde da mulher em todo o ciclo de vida e incorpora a promoção da atenção obstétrica qualificada e humanizada.

Nesse contexto, ao fisioterapeuta compete 

A) prestar assistência individual à gestante para indicar-lhe a escolha do parto vaginal.

B) desenvolver, com o grupo de gestantes, ações com foco na cinesioterapia ativa para estímulo da  região pélvica.

C) atuar como agente de promoção da saúde para a prevenção das mudanças fisiológicas hormonais advindas do processo gestacional.

D) prestar assistência durante a fase ativa do trabalho de parto, para prevenir a dor da gestante, principal fator responsável pelos elevados índices de parto cesáreo no país.

E) prestar assistência à gestante durante o trabalho de parto, proporcionando-lhe relaxamento e aliviando sua dor mediante exercícios de mobilidade pélvica, massagem terapêutica lombar e banho de imersão ou aspersão.

GABARITO. E) prestar assistência à gestante durante o trabalho de parto, proporcionando-lhe relaxamento e aliviando sua dor mediante exercícios de mobilidade pélvica, massagem terapêutica lombar e banho de imersão ou aspersão.

ENADE 2016 - QUESTÃO 29

Uma mulher com 57 anos de idade, iniciou tratamento de fisioterapia após ter recebido diagnóstico médico de osteoartrose no joelho direito. Durante a avaliação, foi evidenciada rigidez articular, acompanhada de dor e limitação de amplitude de movimento. A terapia manual foi incluída na conduta fisioterapêutica.

A respeito dos recursos de terapia manual, avalie as afirmações a seguir. 

I. A mobilização articular é indicada para reduzir a rigidez, pois ativa os mecanorreceptores, favorecendo a analgesia.

II. A pompage é indicada para aumentar a amplitude de movimento pelo alongamento da musculatura esquelética, causando redução de espasmos musculares e dor.

III. A tração articular é indicada para atenuar a dor, pois reduz as compressões de estruturas articulares e estimula mecanorreceptores.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 30

Um homem com 42 anos de idade, treinador de equipe profissional de futebol, foi encaminhado à reabilitação cardiovascular com diagnóstico clínico de doença arterial coronariana. Na avaliação fisioterapêutica, foram identificadas incapacidades nos domínios de estrutura e função, atividade e participação, conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. No domínio estrutura e função, foram evidenciadas fraqueza muscular respiratória e nos membros inferiores. No domínio atividade, foram constatadas dificuldade de caminhar longas distâncias e de subir e descer escadas. No domínio participação, foram evidenciadas dificuldade em exercer atividade profissional e restrição em atividades sociais cotidianas, como ir ao shopping center.

Quais recursos/técnicas devem ser prescritos pelo fisioterapeuta no programa de reabilitação cardiovascular desse paciente?

A) Exercício resistido e aeróbico intervalado combinado com baixa intensidade (30% da repetição máxima e 50% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e utilização de pressão positiva expiratória com EPAP = 15 cm H2O.

B) Exercício ativo livre dos grandes grupos musculares e exercício respiratório com uso de incentivadores respiratórios, associados à elevação de membros superiores, e utilização de pressão positiva expiratória com EPAP = 15 cm H2O.

C) Exercício de baixa intensidade (40% da frequência cardíaca máxima) em bicicleta ergométrica, alongamento passivo estático dos grandes grupos musculares e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.

D) Exercício resistido e aeróbico intervalado, combinado com moderada intensidade (50% da repetição máxima e 60% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.

E) Exercício aeróbico contínuo de baixa intensidade (40% da frequência cardíaca máxima), exercício ativo livre dos grandes grupos musculares e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.

GABARITO. D) Exercício resistido e aeróbico intervalado, combinado com moderada intensidade (50% da repetição máxima e 60% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.

ENADE 2016 - QUESTÃO 31

Existem amplas possibilidades de participação qualificada do fisioterapeuta na atenção à saúde do idoso, seja na prevenção de doenças, seja na promoção da saúde. Assim, o fisioterapeuta insere-se no sistema de atenção básica numa nova perspectiva de atuação não restrita a procedimentos de reabilitação.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir, em relação à atuação do fisioterapeuta na atenção à saúde do idoso.

I. Cabe ao fisioterapeuta diagnosticar as necessidades de saúde do idoso e elaborar estratégias para o enfrentamento dos problemas encontrados.

II. O fisioterapeuta deve encaminhar o idoso para clínicas de referência, caso o tratamento especializado não esteja disponível na unidade.

III. O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família deve realizar atendimento tanto na unidade de saúde como no domicílio.

IV. A organização de grupos de promoção à saúde por meio da cinesioterapia é atribuição do fisioterapeuta.

É correto apenas o que se afirma em

A) IV.

B) II e III.

C) I, II e III.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.

GABARITO. D) I, II e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 32

O Pacto pela Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde em 2006, teve como intuito consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) no país e apresenta três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão. O Pacto de Gestão contribuiu para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS e é um compromisso público dos gestores com as necessidades de saúde da população e com os princípios do SUS.

Considerando os princípios do Pacto de Gestão, avalie as afirmações a seguir, a respeito da gestão dos serviços de saúde do SUS.

I. Os recursos devem ser alocados equitativamente conforme critérios determinados.

II. O sistema de financiamento público deve ser tripartite: União, estados e municípios.

III. Os sistemas devem ser organizados com base na territorialização da saúde.

IV. A participação e o controle social devem ser estimulados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e IV, apenas.

C) II e III, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. E) I, II, III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 33

Os fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família organizaram uma ação de promoção da saúde de adultos com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. Durante a ação, foram ministradas palestras sobre hábitos alimentares, sedentarismo e prática de exercícios. As principais dúvidas dos participantes iniciantes eram relacionadas a indicações e contraindicações de exercício físico e riscos cardiovasculares durante a atividade.

Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir, acerca das orientações a serem dadas pelos fisioterapeutas a partir das dúvidas que surgiram.

I. Um programa regular de exercícios físicos deve contemplar os componentes aeróbico, resistido e de flexibilidade. Os componentes aeróbico e resistido devem ser prescritos com base na frequência cardíaca máxima e na repetição máxima, respectivamente. 

II. A prática regular de exercício resistido e aeróbico é contraindicada para indivíduos sintomáticos e/ou que apresentam fatores de risco para doenças cardiovasculares, pulmonares e do sistema locomotor.

III. A prática de exercício aeróbico deve durar ao menos 30 minutos, com intensidade alta (70% a 80% da frequência cardíaca máxima), para gerar benefícios à saúde e modificar os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e II, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 34

Os fisioterapeutas devem conhecer as suas obrigações e seus deveres legais para não cometerem infrações éticodisciplinares em seu exercício profissional. 

Em relação a esse assunto, avalie as seguintes afirmações.

I. Constitui obrigação do fisioterapeuta o preenchimento diário do prontuário de seus pacientes internados em hospitais ou atendidos na rede pública de saúde, com o relato dos procedimentos terapêuticos adotados e a evolução do quadro clínico de cada paciente; nos atendimentos particulares e individuais realizados nos domicílios ou em consultório privado, tal procedimento é opcional. 

II. Laudos e atestados emitidos por fisioterapeutas, relacionados a alterações físico-funcionais, bem como o respectivo prognóstico de tratamento, podem ser utilizados pelo paciente para abono de faltas ao trabalho.

III. Ao fisioterapeuta é permitida a divulgação de seus serviços profissionais, desde que seu nome conste junto da palavra “fisioterapeuta”, acompanhada do número de seu registro junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de sua região, bem como é permitida a divulgação dos títulos de especialidade profissional, desde que sejam reconhecidos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. B) III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 35

Durante a anamnese, um fisioterapeuta acolhe o seguinte relato: “Quando levanto meu braço ou durmo sobre ele não aguento de dores no ombro; antes as dores melhoravam após uma boa noite de sono, porém, atualmente, não consigo trabalhar direito e já não melhoro mais com o repouso. Já fui ao médico, tomei remédio e ele pediu para te procurar, doutor”.

Considerando essa narrativa, avalie as afirmações a seguir, a respeito das orientações a serem dadas pelo fisioterapeuta para pacientes com esse quadro, em função da sua atividade laboral.

I. Trabalhadores domésticos devem ser orientados a guardar utensílios leves e frequentemente utilizados em lugares elevados.

II. Pedreiros devem ser orientados a utilizar, para atividades que exigem o uso das mãos na altura acima da cabeça, escada ou andaime para alturas elevadas.

III. Pintores devem ser orientados a mudarem de profissão, devido ao seu quadro clínico.

IV. Odontólogos devem ser orientados a utilizar tipoia nos intervalos entre os atendimentos, para resolução do processo inflamatório.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) III.

C) I e III.

D) I e IV.

E) II e IV.

GABARITO. A) II.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito
Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-fisioterapia-enade-2016-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-fisioterapia-enade-2016-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo