Prova de Medicina ENADE 2016 com Gabarito

Prova de Medicina ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 Uma mulher com 30 anos de idade se dirigiu ao pronto-socorro, queixan...
ENADE

Prova de Medicina ENADE 2016 com Gabarito

ENADE 2016 - QUESTÃO 09

Uma mulher com 30 anos de idade se dirigiu ao pronto-socorro, queixando-se de forte dor lombar à direita que irradia para o flanco, fossa ilíaca e grandes lábios da vagina, ipsilateral. Ao exame físico, apresentou sinal de Giordano positivo à direita e foi encaminhada para a realização de ultrassonografia, evidenciando-se cálculos no sistema urinário.

Os cálculos evidenciados na ultrassonografia podem estar localizados

A) no córtex renal.

B) nas pirâmides renais.

C) no córtex renal e na pelve renal.

D) na pelve renal e na junção ureterovesical.

E) nas pirâmides renais e na junção ureterovesical.

GABARITO. D) na pelve renal e na junção ureterovesical.

ENADE 2016 - QUESTÃO 10

 Uma mulher, com 53 anos de idade, peso de 59 kg e altura de 1,56 m, é atendida em ambulatório, apresentando pressão arterial (PA) = 180 x 110 mmHg. A paciente relata histórico de hipertensão, controlada com dieta hipossódica e uso de captopril (25 mg/dia) em duas tomadas. Informa que, há dois meses, após episódios de humor marcadamente deprimido, anedonia, astenia, ideação suicida e anorexia, seu médico lhe receitou o uso de venlafaxina (25 mg/dia), potente antidepressivo de última geração, que atua no sistema nervoso central, inibindo a recaptação de serotonina e noradrenalina, tendo aumentado a dosagem progressivamente. A paciente refere que, após o uso da medicação, vem sentindo cefaleia, mal estar abdominal e instabilidade de níveis pressóricos.

Em face desse quadro clínico, a conduta médica correta é

A) substituir o uso de captopril por amlodipino e recomendar a manutenção da dosagem de venlafaxina.

B) receitar fluoxetina em vez da venlafaxina e recomendar a manutençao da dosagem de captopril.

C) receitar um diurético de alça e reduzir a dosagem de venlafaxina, mantendo a dosagem de captopril.

D) receitar um diurético de alça, mantendo as dosagens de venlafaxina e captopril.

E) aumentar a dosagem de captopril e manter a dosagem de venlafaxina.

GABARITO. B) receitar fluoxetina em vez da venlafaxina e recomendar a manutençao da dosagem de captopril.

ENADE 2016 - QUESTÃO 11

Paciente octagenário, portador de doença crônica, incapacitante e incurável, em estado terminal, foi classificado como fora de possibilidade terapêutica.

Considerando o estabelecido no atual Código de Ética Médica (CEM 2009/2010), a integralidade da assistência no Sistema Único de Saúde e o avanço da enfermidade do paciente, o médico deve

A) manter o paciente internado, para assistência espiritual.

B) evitar a obstinação terapêutica e manter as medidas de suporte e os cuidados paliativos.

C) fazer a eutanásia, se o paciente tiver feito um testamento com diretivas antecipadas da vontade.

D) continuar tratando do paciente com terapêuticas experimentais, ainda que não lhe garantam a cura.

E) retirar todas as medidas terapêuticas, mesmo as de suporte e alívio, e dar alta ao paciente, para que aproveite seus últimos momentos com a família.

GABARITO. B) evitar a obstinação terapêutica e manter as medidas de suporte e os cuidados paliativos.

ENADE 2016 - QUESTÃO 12

Um homem com 62 anos de idade, com diagnóstico de diabetes há dois anos, comparece, acompanhado da filha, a consulta na Unidade Básica de Saúde, por insistência do agente comunitário de saúde, já que havia faltado às duas últimas consultas agendadas e tem feito uso irregular das medicações. O paciente encontrava-se sem queixas, negou poliúria, polidpsia e polifagia. Na última consulta foi prescrito ao paciente Metformina 500 mg após almoço e jantar, e foram recomendadas mudanças no estilo de vida. Ele apresenta postura de negação quanto ao diagnóstico de diabetes, afirmando “não sentir nada para precisar tomar medicação”. Relata que está evitando apenas o consumo de doces e que, quando os consome, toma os remédios prescritos. Sua filha explica que, apesar de estar sendo preparada uma dieta separada para o pai em casa, ele come a dieta dele e um pouco da dieta dos outros membros da família. Observa-se que a filha, com 32 anos apresenta sobrepeso. Ao exame físico, apresentou-se com: pressão arterial (PA) = 130 x 85 mmHg; glicemia capilar casual = 289 mg/dL; circunferência abdominal = 110 cm (há 6 meses era 105 cm); índice de massa corporal (IMC) = 31 (anterior 29).

Com base nessa situação, assinale a opção em que se apresenta a abordagem médica adequada para o caso.

A) Associar ao tratamento uma sulfoniureia e encaminhar o paciente ao Núcleo de Assistência de Saúde da Família (NASF) para acompanhamento com a nutricionista, pedindo-lhe que retorne após 3 meses com novos exames.

B) Encaminhar o paciente ao Centro de Assistência Psicossocial (CAPs) para atendimento psicológico, e ao Núcleo de Assistência de Saúde da Família (NASF), para acompanhamento com a nutricionista, pedindo-lhe que retorne após 3 meses com novos exames.

C) Explicar ao paciente a fisiopatologia da diabetes e suas complicações; iniciar insulinoterapia imediata devido ao valor de glicemia capilar e do aumento de peso; prescrever dieta rígida, com restrição calórica para toda a família, pedindo-lhe que retorne após 3 meses com exames novos.

D) Orientar o paciente sobre os riscos de complicações; e esclarecê-lo acerca da necessidade de se iniciar insulinoterapia, se ele não aderir à medicação oral; prescrever dieta rígida com restrição calórica para perda de peso e aumentar a dose da Metformina para 850 mg, 3 vezes ao dia, pedindo-lhe que retorne em 1 mês com novos exames.

E) Explicar ao paciente a fisiopatologia da diabetes e suas complicações a longo prazo; orientar sobre o mecanismo de ação da Metformina e seus efeitos adversos transitórios; sugerir que a família inteira inicie as mudanças de estilo de vida como forma de apoio a ele, e de prevenção para os outros membros, pedindo-lhe que retorne em 1 mês com novos exames.

GABARITO. E) Explicar ao paciente a fisiopatologia da diabetes e suas complicações a longo prazo; orientar sobre o mecanismo de ação da Metformina e seus efeitos adversos transitórios; sugerir que a família inteira inicie as mudanças de estilo de vida como forma de apoio a ele, e de prevenção para os outros membros, pedindo-lhe que retorne em 1 mês com novos exames.

ENADE 2016 - QUESTÃO 13

Uma adolescente com 16 anos de idade, primigesta, solteira, com 37 semanas de gestação, é atendida em exame pré-natal. Mostra-se assintomática e afebril. Ao exame obstétrico verificam-se os seguintes resultados: altura uterina = 35 cm; circunferência abdominal = 89 cm; frequência cardíaca fetal = 140 bpm; pressão arterial (PA) = 130 x 85 mmHg; edema de membros inferiores = +/4+. Os resultados dos exames de rotina pré-natal evidenciam: hemoglobina (Hb) = 11 g/dL; hematócritos (Ht) = 31%; glicemia = 85 mg/dL. O resultado do exame de urina indica a presença de 15 leucócitos por campo.

Nesse caso clínico, o diagnóstico e o medicamento indicado são, respectivamente,

A) infecção urinária; um comprimido de cefalexina 500 mg a cada 6 horas por 7 dias.

B) bacteriúria assintomática; um comprimido de cefalexina 500 mg a cada 6 horas por 10 dias.

C) bacteriúria assintomática; um comprimido de nitrofurantoína a cada 6 horas por 10 dias.

D) bacteriúria assintomática; um comprimido de nitrofurantoína a cada 6 horas por 7 dias.

E) infecção urinária; um comprimido de sulfametoxazol/trimetoprim 400 mg a cada 12 horas por 7 dias.

GABARITO. B) bacteriúria assintomática; um comprimido de cefalexina 500 mg a cada 6 horas por 10 dias.

ENADE 2016 - QUESTÃO 14

Uma mulher com 28 anos de idade, casada, primigesta, com 12 semanas de gestação é atendida em Unidade Básica de Saúde referenciada para o acompanhamento do seu pré-natal de baixo risco. Durante a anamnese, em sua primeira consulta, mostra-se muito angustiada e insatisfeita com a gravidez, que, segundo ela, não foi planejada.

Considerando a situação da gestante, avalie quais dos seguintes procedimentos devem ser realizados para que ocorra uma consulta satisfatória.

I. Cadastrar a gestante no SisPreNatal e fornecer o Cartão da Gestante devidamente preenchido.

II. Realizar escuta qualificada e atendimento humanizado, para viabilizar o estabelecimento do vínculo médico-paciente e encaminhar a paciente para a equipe de atenção básica, priorizando-se o seu acompanhamento psicológico.

III. Pesquisar, durante a anamnese, os aspectos socioepidemiológicos, os antecedentes familiares, os antecedentes pessoais gerais, ginecológicos e obstétricos, além da situação da gravidez atual.

IV. Marcar a próxima consulta de pré-natal da gestante para a semana seguinte à consulta atual.

V. Adiar para a próxima consulta o exame ginecológico/obstétrico, dada a insatisfação da paciente com a gestação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V

GABARITO. A) I, II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 15

Uma mulher com 54 anos de idade, submetida a avaliação clínica devido a edema de membros inferiores e ascite, relata que, há 15 dias, foi hospitalizada devido a hematêmese e um exame de endoscopia digestiva alta revelou varizes esofágicas. Durante a entrevista de avaliação, a paciente demonstra discreta confusão mental e informa dificuldade para dormir, fadiga durante o dia que a impede de trabalhar. Nega dor abdominal. Informa ter consumido grande quantidade de bebidas alcoólicas por 20 anos e diz que atualmente usa menos de 3 doses de destilados por semana. Apresenta sorologia positiva para hepatite C. Ao exame clínico, observam-se os seguintes resultados: pressão arterial (PA) = 132 x 80 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 90 bpm; Tax = 37 °C; índice de massa corporal (IMC) = 32. A paciente mostra-se consciente, desorientada e anictérica. Ao exame neurológico, apresenta-se sem déficit motor ou sensorial; os aparelhos cardiovascular e pulmonar apresentam-se sem anormalidades; o abdômen mostra-se distendido e ligeiramente doloroso à palpação, sem visceromegalia; sinal do piparote presente; edema maleolar bilateral (++/4+); presença de telangiectasias na face e região anterior do tórax.

O resultado dos exames complementares nessa ocasião evidenciam:

enade

O quadro clínico apresentado indica

A) cirrose hepática, confirmada pela dosagem sérica das enzimas hepáticas.

B) encefalopatia portossistêmica, confirmada pela dosagem sérica de ureia.

C) hepatocarcinoma, confirmado pelo resultado do exame do líquido ascítico.

D) hipertensão portal, confirmada pelo baixo gradiente de albumina soro/ascite.

E) peritonite bacteriana espontânea, confirmada pelo resultado do exame do líquido ascítico.

GABARITO. E) peritonite bacteriana espontânea, confirmada pelo resultado do exame do líquido ascítico.

ENADE 2016 - QUESTÃO 16

Uma mulher com 25 anos de idade, casada, fumante, procura um posto de emergência hospitalar, queixando-se de fortes dores abdominais, semelhantes a cólicas menstruais. Relata que seus ciclos menstruais são irregulares e está com atraso menstrual. Sua última menstruação foi há dois meses. A paciente tem histórico de aborto espontâneo e afirma que fez uso de medicamentos para “tentar engravidar”. Ao exame físico: apresenta pressão arterial (PA) = 80 x 60 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 120 bpm; palidez cutâneo-mucosa. Exame ultrassonográfico demonstra endométrio com 14 mm, massa complexa em região anexial de 5,5 cm de diâmetro e grande quantidade de líquido abdominal livre.

Nessa situação, a conduta médica adequada é

A) realizar laparoscopia, para salpingectomia bilateral e controle do sangramento.

B) realizar laparotomia, para a completa histerectomia e salpingectomia.

C) realizar laparotomia com salpingectomia, para controle do sangramento.

D) observar a paciente por 24-48h e fazer coletas de sangue para verificação de hemograma e reavaliação ultrassonográfica.

E) administrar soro fisiológico com glicose 5% para estabilização da paciente e medicamentos pró-trombóticos, para controlar o sangramento.

GABARITO. C) realizar laparotomia com salpingectomia, para controle do sangramento.

ENADE 2016 - QUESTÃO 17 

Uma mulher com 36 anos de idade foi a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), queixando-se de mastalgia bilateral. De acordo com seus antecedentes familiares, sua mãe apresentou câncer de mama aos 48 anos de idade. No exame clínico das mamas dessa paciente, não foram notadas alterações.

Diante desse quadro clínico, o médico da UBS, a fim de programar o rastreamento do câncer de mama para essa paciente, deve solicitar

A) mamografia anual.

B) ultrassonografia anual.

C) mamografia a cada 2 anos.

D) ultrassonografia a cada 2 anos.

E) ultrassonografia e mamografia quando ela completar 40 anos.

GABARITO. A) mamografia anual.

ENADE 2016 - QUESTÃO 18

Uma mulher com 48 anos de idade, casada, G4P4A0, sexarca aos 13 anos de idade, que já teve 7 parceiros sexuais, queixa-se de leucorreia e sinusiorragia, e relata história pregressa de sífilis e tabagismo. Apresenta lesão cervical uterina exofítica, teste de Schiller positivo e NIC III como resultado de exame de citologia oncótica e biópsia de colo uterino. No retorno à consulta para apresentar seus exames, a paciente alega que seu esposo possui lesão peniana e que se recusa a ir ao médico.

Nessa situação, a conduta médica adequada é

A) realizar a cauterização de colo uterino e solicitar o comparecimento do marido na próxima consulta médica.

B) realizar a cauterização de colo uterino e recomendar que leve o marido para o urologista.

C) indicar uma conização do colo uterino e solicitar o comparecimento do marido na próxima consulta médica.

D) indicar uma histerectomia total à paciente e recomendar que o marido vá ao urologista.

E) indicar uma histerectomia parcial e orientar a paciente a levar o marido para o urologista.

GABARITO. C) indicar uma conização do colo uterino e solicitar o comparecimento do marido na próxima consulta médica.

ENADE 2016 - QUESTÃO 19

Uma criança com 3 anos de idade, sexo feminino, é atendida em consulta de puericultura, com queixa de dor abdominal associada a episódios de diarreia com evolução de aproximadamente 3 meses. A mãe da paciente relata que a família reside em bairro sem pavimentação e sem rede de esgoto. A criança não frequenta creche, brinca muito na rua com os irmãos de 5 e 7 anos, não bebe água filtrada e anda descalça. Após orientar corretamente a mãe acerca das condutas de higiene e prevenção das parasitoses, o pediatra solicita exame parasitológico de fezes. 

O resultado do exame parasitológico indica infestação por Ascaris lumbricoides, Giardia lamblia e Necator americanus.

Nessa situação, o tratamento terapêutico adequado deve ser feito com

A) mebendazol.

B) metronidazol.

C) tiabendazol e albendazol.

D) metronidazol e mebendazol.

E) tiabendazol e metronidazol.

GABARITO. D) metronidazol e mebendazol.

ENADE 2016 - QUESTÃO 20

Uma criança com 6 meses de idade é atendida no Pronto Socorro por ter iniciado, há 2 dias, quadro de tosse produtiva e desconforto respiratório progressivo nas últimas 24 horas. A mãe relata que a criança nasceu prematura de 30 semanas, tendo permanecido internada por 30 dias e recebeu as doses de vacina preconizadas para a idade. A mãe informa, ainda, que a lactente não está conseguindo sugar o seio materno, embora reaja a estímulos.

Ao exame clínico observa-se: temperatura axilar = 38,8 °C; frequência respiratória (FR) = 60 irpm; frequência cardíaca (FC) = 130 bpm; tiragem intercostal e retração de fúrcula; sibilos expiratórios difusos; saturação de oxigênio = 96%. A radiografia mostra hiperinsuflação pulmonar, sem condensações.

Nesse caso clínico, o diagnóstico e conduta terapêutica recomendada são, respectivamente,

A) bronquiolite, devendo-se iniciar tratamento imediato da criança em regime de internação hospitalar.

B) traqueobronquite, devendo a criança ser medicada com antibióticos e liberada para casa.

C) traqueobronquite, sendo necessária oxigenoterapia urgente e internação imediata em UTI.

D) bronquiolite, devendo a criança ser submetida a terapia de resgate com broncodilatador e ser  reavaliada em 24 horas.

E) epiglotite, devendo a criança receber antibioticoterapia específica e ser liberada para casa.

GABARITO. A) bronquiolite, devendo-se iniciar tratamento imediato da criança em regime de internação hospitalar.

ENADE 2016 - QUESTÃO 21

Uma criança do sexo feminino com 7 meses de idade, é atendida na Unidade Básica de Saúde. A mãe refere que a filha não ganhou peso no último mês. Segundo a mãe, a criança, nascida de parto normal a termo, recebeu aleitamento materno exclusivo até o 4º mês de vida, quando passou a ser alimentada por leite de vaca integral. O cartão vacinal está em dia. Ao exame, a criança apresenta peso abaixo do percentil 3%, palidez cutâneo-mucosa e irritabilidade. Em exame de sangue solicitado, o resultado da hemoglobina é de 8,0 g/dL. 

Nesse caso, o médico deve recomendar

A) a manutenção do leite de vaca integral (cinco ofertas ao dia) associada à papa de frutas, a introdução de papa salgada e a prescrição de sulfato ferroso (1 mg/kg/dia).

B) a substituição do leite de vaca integral por fórmula à base de leite de vaca, associada à papa de frutas e a prescrição de sulfato ferroso (2 mg/kg/dia).

C) a manutenção do leite de vaca integral (máximo 500 ml/dia) associada à papa de frutas, a introdução de papa salgada e a prescrição de sulfato ferroso (3 mg/kg/dia).

D) a substituição do leite de vaca integral por leite materno associado à papa de frutas e a prescrição de sulfato ferroso (3 mg/kg/dia).

E) a substituição do leite de vaca integral por leite de soja associado à papa de frutas e a prescrição de sulfato ferroso (2 mg/kg/dia).

GABARITO. C) a manutenção do leite de vaca integral (máximo 500 ml/dia) associada à papa de frutas, a introdução de papa salgada e a prescrição de sulfato ferroso (3 mg/kg/dia).

ENADE 2016 - QUESTÃO 22

Uma criança com cinco meses de idade chegou ao Pronto Socorro com convulsão tônico-clônica generalizada, atribuída a um ‘engasgo’ pelo pai, pela mãe e pelos avós maternos.

O exame clínico da criança evidenciou hematoma de couro cabeludo e pupilas anisocóricas. A tomografia computadorizada do crânio revelou: fratura extensa parietal, hematoma extradural, extensa área de contusão parenquimatosa e área isquêmica perilesional.

O pediatra que atendeu a criança suspeitou de maus-tratos. Durante a conversa com os familiares houve uma série de contradições entre os relatos, mas a família negou com veemência a hipótese de agressão. O pai, de comportamento instável, irritou-se com o pediatra diante da insinuação de violência e recebeu o apoio da mãe do bebê. A avó lembrou-se de ter visto, algumas vezes, “manchas roxas na barriga da neta”.

A criança foi operada e, apesar da gravidade do quadro, a cirurgia transcorreu satisfatoriamente, com melhora evolutiva até a alta hospitalar. A internação foi estendida como precaução para protegê-la da situação de risco.

Considerando-se essa situação, a conduta médica adequada é

A) encaminhar a criança ao Instituto Médico-Legal ou à Perícia Forense, para exame pericial.

B) manter o caso em sigilo, com fundamento no Código de Ética Médica, por tratar-se de mera suspeita.

C) notificar o caso ao Conselho Regional de Medicina, para que eventuais problemas profissionais sejam evitados.

D) referenciar a criança e seus familiares ao Serviço Social do município, para orientação e acompanhamento social.

E) comunicar o fato ao Conselho Tutelar e, na falta deste, ao Juizado da Infância e da Juventude, para as providências cabíveis.

GABARITO. E) comunicar o fato ao Conselho Tutelar e, na falta deste, ao Juizado da Infância e da Juventude, para as providências cabíveis.

ENADE 2016 - QUESTÃO 23

Uma mulher com 33 anos de idade procura atendimento em Unidade Básica de Saúde com queixa de mal-estar generalizado, calafrios, mialgia, cefaleia e prurido no corpo. Relata ocorrência de náuseas e vômitos, nega antecedentes clínico e cirúrgico, bem como o uso de medicamentos. Ela relata haver casos semelhantes em sua comunidade.

Ao exame físico observa-se: pressão arterial (PA) = 88 x 50 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 119 bpm; pulso fino; enchimento capilar lento; temperatura axilar de 39 o C; paciente prostrada; acianótica; frequência respiratória (FR) = 22 irpm; anictérica; boca seca; mucosas coradas; sem edema maleolar; pulmões sem ruídos adventícios à ausculta; ritmo regular sem B3-4; bulhas normofonéticas; sem sopros; sem atrito pericárdico. Não há exantema e o abdômen apresenta-se sem anormalidades.

Considerando-se essa situação, inicialmente se deve

A) solicitar radiografia de tórax.

B) solicitar Eletrocardiograma (ECG) de urgência.

C) realizar a prova do laço e iniciar hidratação venosa.

D) fazer uso de salicilatos para controle de mialgia.

E) solicitar provas de função hepática e sorologia para hepatite B.

GABARITO. C) realizar a prova do laço e iniciar hidratação venosa.

ENADE 2016 - QUESTÃO 24

Um paciente com 62 anos de idade, tabagista de longa data, sofre de crises de falta de ar há quase 10 anos. Nos últimos dois anos, as crises se tornaram mais frequentes e, nos últimos 12 meses, apresentou 6 crises. Já foram-lhe prescritos broncodilatadores inalatórios, porém o paciente usa corretamente esses medicamentos e, apesar de ter recebido reiteradas explicações da equipe de saúde acerca dos malefícios do fumo, o paciente continua a fumar. Esse paciente refere, ainda, que mora sozinho e que nunca vê os seus filhos e netos, que são todos muito ocupados e “mal agradecidos”. Foi trazido ao Pronto Socorro por uma vizinha, pois, há dois dias vem piorando e tem sentido falta de ar, mesmo sentado diante da televisão.

Nessa situação, o tratamento do paciente deve ser realizado em

A) ambiente hospitalar, pois a idade constitui critério de internação por tempo determinado, devendo-se realizar, após a alta, seguimento de rotina por agente de saúde.

B) ambulatório, com visitas rotineiras do agente de saúde, pois o fato de esse paciente apresentar sintomas crônicos indica que não haverá solução para o problema, que já é antigo.

C) serviço de pronto atendimento, para tratamento da crise com broncodilatadores inalatórios, seguido de alta e de visitas rotineiras do agente de saúde para melhora do controle domiciliar.

D) ambiente hospitalar, dados o quadro clínico do paciente e o fato de não receber suporte familiar adequado para realizar o tratamento de sua condição de base, o que também justifica internação.

E) ambulatório, com visitas intensificadas do agente de saúde, para aumento das chances de o paciente aderir ao tratamento - adesão que será demonstrada por abstinência de tabagismo e uso correto de medicações.

GABARITO. D) ambiente hospitalar, dados o quadro clínico do paciente e o fato de não receber suporte familiar adequado para realizar o tratamento de sua condição de base, o que também justifica internação.

ENADE 2016 - QUESTÃO 25

Uma mulher com 72 anos de idade é levada à Unidade Básica de Saúde por familiares, que declaram que ela “está diferente”. Segundo eles, a paciente, que sempre foi muito calma, tem estado muito ansiosa. Na entrevista, a paciente mostra-se agitada, apresenta leve tremor de extremidades e reclama de palpitações, muito calor e sudorese. Diz achar isso estranho porque já “passou da menopausa e não estamos no verão”. Tem o olhar fixo e assustado e refere estar muito preocupada com a possível explicação dos seus sintomas.

Nessa situação, são sinais esperados ao exame físico

A) taquicardia; exoftalmia; pele úmida e quente.

B) exoftalmia; macroglossia; pele fria e pastosa.

C) bradicardia; hipertensão diastólica; macroglossia.

D) taquicardia; macroglossia; hipertensão diastólica.

E) bradicardia; hipertensão diastólica; pele úmida e quente.

GABARITO. A) taquicardia; exoftalmia; pele úmida e quente.

ENADE 2016 - QUESTÃO 26

A lombalgia, uma das queixas mais comuns dos pacientes atendidos na clínica médica, é um problema crônico em parcela considerável da população e resulta em grande sofrimento pessoal, com sérias repercussões socioeconômicas.

Acerca do tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os distúrbios da coluna vertebral são a maior causa da limitação funcional em pessoas com mais de 50 anos de idade e os que mais justificam faltas ao trabalho, aposentadoria por invalidez e despesas médicas nos países ocidentais industrializados.

PORQUE

II. Os gastos excessivos associados à dor lombar são decorrentes da indicação desnecessária de exames de imagem e procedimentos cirúrgicos, além de intervenções farmacológicas no manejo de episódios de lombalgia não complicada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

ENADE 2016 - QUESTÃO 27

Uma mulher com 42 anos de idade, portadora de doença renal policística, procura atendimento médico por apresentar picos hipertensivos em três ocasiões diferentes, em repouso. A paciente não faz uso de medicações e não tem histórico prévio de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

Ao exame físico, apresenta: pressão arterial (PA) = 190 x 140 mmHg; auscultas cardíaca e pulmonar normais; edema em membros inferiores 2+/4+. Sua dosagem de creatinina é de 1,8 mg/dL e a proteinúria 24 horas é de 870 mg/dL. A paciente foi orientada com medidas não farmacológicas.

Nessa situação, para que a progressão da doença renal se torne mais lenta, o anti-hipertensivo a ser iniciado é

A) atenolol.

B) enalapril.

C) clonidina.

D) furosemida.

E) espironolactona.

GABARITO. B) enalapril.

ENADE 2016 - QUESTÃO 28

A política de saúde pautada na atenção básica de saúde e em médicos de família permite o diagnóstico precoce e o acompanhamento dos pacientes portadores de diabetes melito, evitando complicações da doença.

Em relação ao pé-diabético, assinale a opção correta.

A) O debridamento do pé diabético infectado deve ser feito após ultrassonografia doppler arterial.

B) O pé diabético é decorrente de fluxo arterial diminuído e seu diagnóstico depende de exames de imagem.

C) O debridamento de pés diabéticos com tecidos necróticos deve incluir tecido desvitalizados e vitalizados.

D) O debridamento de pé diabético de pequeno porte pode ser feito em Unidade Básica de Saúde (UBS), sem necessidade de sobrecarregar hospitais secundários.

E) As Unidades Básicas de Saúde e os Programas de Saúde da Família devem encaminhar pacientes com pé diabético aos hospitais secundários para a realização de curativo.

GABARITO. D) O debridamento de pé diabético de pequeno porte pode ser feito em Unidade Básica de Saúde (UBS), sem necessidade de sobrecarregar hospitais secundários.

ENADE 2016 - QUESTÃO 29

Uma mulher com 76 anos de idade, negra, viúva, é atendida na Unidade Básica de Saúde, queixando-se de fraqueza nos membros superior e inferior esquerdos e face esquerda, iniciada há 30 minutos, enquanto tomava o café da manhã. Apresenta dislalia e afasia de expressão. Nega outros sintomas e diz já ter apresentado sintomas semelhantes por 3 ocasiões nos últimos 4 meses, em episódios que duravam aproximadamente 15 a 20 minutos e desapareciam bruscamente do mesmo modo que iniciavam. É hipertensa há 20 anos, fazendo uso de hidroclorotiazida/triantereno 25-37,5 mg ao dia. Não há relato de hospitalização prévia, diabetes, tabagismo, consumo de bebida alcoólica. Informa alergia a aspirina (edema facial, labial e dispneia). Relata história familiar de infarto do miocárdio (mãe, aos 76 anos de idade) e acidente vascular encefálico (pai, aos 65 anos de idade). Ao exame físico, observa-se o seguinte: índice de massa corporal (IMC) = 31,9 kg/m2 ; pressão arterial (PA) = 176 x 98 mmHg no braço direito e 174 x 92 mmHg no braço esquerdo; frequência cardíaca (FC) = 90 bpm; frequência respiratória (FR) = 12 irpm; Tax = 36,4 °C; ictus cordis não desviado; ritmo cardíaco regular em dois tempos; sem sopros; ausculta pulmonar sem anormalidades; carótidas sem sopros; pulsos periféricos palpáveis e normais; enchimento capilar normal, sem edema maleolar; discreto desvio de comissura labial para a direita e hemiparesia à esquerda.

Os exames complementares evidenciam: Tomografia Computadorizada (TC) de crânio normal; Eletrocardiograma (EC) apresentando ritmo sinusal, sobrecarga atrial esquerda e alterações inespecíficas de repolarização ventricular; glicose = 86 mg/dL; colesterol HDL = 30 mg/dL; colesterol LDL = 186 mg/dL; colesterol total = 250 mg/dL; triglicerídeos = 180 mg/dL; troponina T = 0,08 ng/ml (normal < 0,2 ng/ml). Enquanto os exames estavam sendo realizados, os sinais e os sintomas desapareceram.

Considerando o quadro clínico apresentado e o atendimento apropriado à paciente, avalie as condutas médicas descritas a seguir.

I. Indicar a hospitalização da paciente.

II. Prescrever clopidogrel 75 mg uma vez ao dia.

III. Encaminhar a paciente para endarterectomia de carótida.

IV. Prescrever atorvastatina 80 mg uma vez ao dia.

V. Solicitar ecocardiograma, ultrassom de carótidas e painel lipídico.

São condutas adequadas para esse caso apenas o que se afirma em

A) III e V.

B) I, II e III.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) I, II, IV e V.

GABARITO. E) I, II, IV e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 30

Uma mulher de 38 anos de idade, ao ser atendida na Emergência de um hospital refere que, há 5 dias, vem apresentando dores abdominais semelhantes a cólicas menstruais, de intensidade crescente, que evoluiu com parada de eliminação de fezes e flatos. Relata que, antes da consulta, passou a apresentar vômitos biliosos. Ela refere, ainda, não ter patologia de base, não fazer uso diário de medicações e já ter sido submetida, anteriormente, a colecistectomia, apendicectomia e videolaparoscopia, para investigação de endometriose.

Ao exame físico: pressão arterial (PA) = 120 x 80 mmHg; frequência cardiaca (FC) = 95 bpm; frequência respiratória (FR) = 22 irpm; saturação ar ambiente = 98%; ausculta cardiopulmonar normal. O abdômen apresenta-se distendido, há dor à palpação profunda e não há sinais de irritação peritoneal e auscultam-se ruídos hidroaéreos diminuídos.

O resultado da radiografia abdominal é reproduzido a seguir

enade

Considerando o quadro clínico e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A videolaparoscopia é o procedimento cirúrgico de escolha, porque permite que se chegue ao diagnóstico e ao tratamento adequado de maneira mais rápida.

II. Trata-se de um caso de abdome agudo obstrutivo, com provável obstrução intestinal baixa.

III. Sinal radiológico com nível hidroaéreo e a alça em C são sinais patognomônicos de obstrução intestinal.

IV. A causa mais provável do quadro apresentado são bridas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.

GABARITO. E) III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 31

Um homem com 58 anos de idade é atendido no setor de emergência de um hospital, referindo ter vomitado sangue vivo há mais ou menos 40 minutos. Na entrevista nega alergia a medicações e o uso diário delas; afirma ser tabagista (1 maço/dia) há 30 anos, que é ex-usuário de heroína injetável e é etilista, ingerindo 3 garrafas de cerveja diariamente e mais que isso nos finais de semana. Relata ainda cirurgias prévias de redução de fratura de fêmur e bacia há 20 anos, sendo politransfundido.

Ao exame físico, observa-se pressão arterial (PA) = 110 x 80 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 100 bpm; frequência respiratória (FR) = 20 irpm; saturação de oxigênio (Sat O2) = 98 %; ausculta cardiopulmonar normal; abdômen globoso; pele com circulação em cabeça de medusa; ruídos hidroaéreos presentes; indolor a palpação; sinal de Blumberg negativo; Piparote positivo; Semi círculo de Skoda positivo; Extremidades com boa perfusão periférica; sinal de cacifo positivo ++/4+; Escleras ligeiramente amareladas. 

Os resultados dos exames solicitados no atendimento de emergência: bilirrubina direta = 1,5 mg/dL; bilirrubina indireta = 1,0 mg/dL; hematócrito = 37%; Hemoglobina = 11 g/dL; Sódio = 135 mEq/L; Potássio = 3,5 mEq/L.

Considerando o caso clínico descrito, avalie as afirmações a seguir.

I. O quadro clínico é compatível com cirrose hepática, cuja etiologia, segundo informação colhida do paciente, é alcóolica.

II. Varizes esofágicas podem ter causado o quadro, a terapêutica com somatostatina e octreotide aumentaria o controle da hemorragia e diminuiria a taxa de ressangramento precoce.

III. Os exames solicitados são suficientes para fazer a classificação de Child-Pugh.

IV. O paciente apresenta sinais de hipertensão portal.

É correto apenas o que se afirma em

A) III.

B) IV.

C) I e II.

D) I e III.

E) II e IV.

GABARITO. E) II e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 32

Um morador de rua, vítima de agressão por
estudantes, chegou cambeleando ao Pronto
Socorro, com queimadura de segundo grau em 18%
da superfície corporal. Assim que foi admitido no
hospital, realizou-se curativo em centro cirúrgico,
sob anestesia. O paciente apresentou-se no
pós-operatório com hiperglicemia, íleo paralítico,
discreta elevação da temperatura (37,8 °C) e
anorexia.
Com base nesse quadro, avalie as afirmações a seguir.

I. A hiperglicemia é uma manifestação comum na síndrome da resposta inflamatória.

II. O quadro clínico corresponde à resposta metabólica ao trauma.

III. Espera-se encontrar níveis baixos de cortisol nesse paciente.

IV. No leucograma os eosinófilos devem estar ausentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. D) I, II e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 33

Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um médico se depara com pacientes portadores de tuberculose que apresentaram uma série de reações adversas associadas ao tratamento.

Nessa situação, o médico da UBS deve determinar a suspensão de um dos medicamentos do tratamento antituberculose para o paciente que apresentou

A) neurite óptica.

B) neuropatia periférica.

C) hiperuricemia com artralgia.

D) náusea, vômito e dor abdominal.

E) cefaleia, tontura, euforia e insônia.

GABARITO. A) neurite óptica.

ENADE 2016 - QUESTÃO 34

Um jovem com 25 anos de idade foi atendido na emergência hospitalar em decorrência de episódio de intoxicação aguda por uma combinação de álcool e drogas que o levaram a ser vítima de atropelamento. Após tratamento ortopédico, recebe alta e inicia acompanhamento em ambulatório de saúde mental.

Na consulta, afirma que, apesar do incidente, não pretende deixar de usar drogas ilícitas, que já tentou várias vezes parar de beber sem sucesso e que não tem mais vontade de tentar. Relata que abusa de álcool desde os 12 anos e que todos os seus amigos fazem uso de álcool ou drogas. Não acredita que isto seja uma “anormalidade” e, portanto, não gostaria de ser tratado como “drogado”.

Apresenta sintomas depressivos, mas diz que não deseja iniciar medicamento antidepressivo, pois não gosta de tomar medicações. Também relata que mora com os pais e que gostaria que eles acompanhassem suas consultas, para que o médico lhes informasse que ele estava sob o efeito de drogas no momento do acidente.

A orientação correta para esse caso requer que se explique ao paciente que

A) a intermediação com a família depende do compromisso de submeter-se a um programa de curto prazo, com vistas à abstinência do álcool e drogas.

B) o objetivo do tratamento médico é a abstinência; a discordância do paciente em relação a este objetivo implica na impossibilidade de continuidade do tratamento.

C) o consumo abusivo de álcool e drogas está intimamente relacionado ao surgimento de doenças mentais graves; portanto, a dificuldade de manter-se abstinente invalida o tratamento.

D) o uso abusivo de drogas e álcool associa-se, frequentemente, a transtornos mentais como depressão e ansiedade, sendo importante a continuidade do tratamento médico, mesmo sem o objetivo de abstinência.

E) o problema com o consumo abusivo de álcool e drogas é de responsabilidade exclusiva dele mesmo, e que o fato de querer que os pais acompanhem a consulta médica demonstra uma infantilização de sua relação com o médico.

GABARITO. D) o uso abusivo de drogas e álcool associa-se, frequentemente, a transtornos mentais como depressão e ansiedade, sendo importante a continuidade do tratamento médico, mesmo sem o objetivo de abstinência.

ENADE 2016 - QUESTÃO 35

Risco e vulnerabilidade são dois conceitos importantes para a compreensão da conduta do portador de HIV/AIDS. É fundamental que o profissional da área de saúde entenda esses conceitos, para realizar o atendimento adequado dos pacientes. Risco refere-se a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento; vulnerabilidade diz respeito a fatores de natureza biológica, epidemiológica, social, cultural, econômica e política cuja interação amplia ou reduz o risco ou a proteção de um grupo populacional, diante de determinada doença, condição ou dano.

De acordo com o Ministério da Saúde, são consideradas situações de vulnerabilidade para infecção por HIV/AIDS:

A) práticas sexuais sem preservativo; compartilhamento e utilização de material perfurocortante ou material não estéril; DST; tuberculose e hepatites; possuir familiar portador do vírus HIV.

B) práticas sexuais sem preservativo; compartilhamento e utilização de material perfurocortante ou material não estéril; transmissão vertical (gestação, parto e pós-parto); DST; tuberculose e hepatites.

C) práticas homossexuais com e sem preservativo; compartilhamento e utilização de material perfurocortante ou material não estéril; transmissão vertical (gestação, parto e pós-parto); DST; tuberculose e hepatites.

D) práticas sexuais de prostituição com e sem preservativo; compartilhamento e utilização de material perfurocortante ou material não estéril; transmissão vertical (gestação, parto e pós-parto); DST; tuberculose e hepatites.

E) práticas homossexuais com e sem preservativo; compartilhamento e utilização de material perfurocortante ou material não estéril; transmissão vertical (gestação, parto e pós-parto); DST; possuir familiar portador do vírus HIV.

GABARITO. B) práticas sexuais sem preservativo; compartilhamento e utilização de material perfurocortante ou material não estéril; transmissão vertical (gestação, parto e pós-parto); DST; tuberculose e hepatites.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Medicina ENADE 2016 com Gabarito
Prova de Medicina ENADE 2016 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-medicina-enade-2016-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-medicina-enade-2016-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo