Prova de Odontologia ENADE 2016 com Gabarito

Prova de Odontologia ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 A doença cardiovascular é caracterizada por amplo espectro clínico...
ENADE

Prova de Odontologia ENADE 2016 com Gabarito

ENADE 2016 - QUESTÃO 09

A doença cardiovascular é caracterizada por amplo espectro clínico, que varia desde a doença aterosclerótica assintomática até quadros mais graves de infarto agudo do miocárdio. A avaliação do estado geral de saúde e a adoção de medidas preventivas aumentam a segurança clínica no atendimento odontológico.

Considerando que cardiopatas são pacientes diferenciados que necessitam de manejo clínico compatível com suas necessidades, avalie as afirmações a seguir.

I. No consultório odontológico, o controle da ansiedade pode ser realizado por via inalatória, com o uso de óxido nitroso e oxigênio, ou por via oral, por exemplo, com a administração de benzodiazepínicos de ação curta. 

II. A administração de anestésicos associados a vasoconstritores adrenérgicos é indicada em pacientes com histórico de infarto agudo do miocárdio há menos de dois meses.

III. A prilocaína, utilizada como solução anestésica, promove analgesia e controle eficaz da hemorragia, mas é contra-indicada para pacientes hipertensos, mesmo em doses pequenas.

IV. As quantidades de epinefrina e norepinefrina liberadas endogenamente no caso de paciente estressado por um efeito anestésico insuficiente é significativamente maior que a concentração existente nos anestésicos em tubetes com epinefrina 1:100 000.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV

GABARITO. B) I e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 10

A figura abaixo ilustra a média do ceo/CPO e respectivos componentes de acordo com o grupo etário.

enade

Com base nessa figura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os dados ilustram que a cárie dentária está sendo controlada nas populações mais jovens e que, nas populações adulta e idosa, há elevada prevalência de lesões cariosas.

PORQUE

II. Os dados das populações adulta e idosa denotam o modelo cirúrgico-restaurador, não resolutivo, de atenção odontológica a que esses grupos etários foram submetidos.

A respeito destas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

ENADE 2016 - QUESTÃO 11

Uma mulher com 80 anos de idade é portadora da Doença de Alzheimer em grau intermediário. O “esquecimento” fez com que ela abandonasse várias atividades do cotidiano. Sua condição piorou progressivamente, até que surgiram alucinações visuais e ideias delirantes, como ilusões de roubo. Atualmente, precisa de ajuda em todas as atividades, exceto na de alimentar. A família procurou o cirurgiãodentista por encaminhamento do geriatra. A idosa tem duas filhas casadas, que trabalham e se revezam nos cuidados à mãe. As imagens abaixo ilustram as condições clínicas encontradas.

enade

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas às condutas a serem adotadas pelo cirurgião-dentista.

I. Encaminhar solicitação escrita ao médico geriatra de autorização para o início do tratamento da paciente, o qual envolverá raspagem dental, profilaxia profissional e orientação de higiene bucal.

II. Solicitar às filhas que aguardem na sala de espera, enquanto estiver orientando a paciente sobre condutas de higiene bucal e da prótese.

III. Comunicar-se com outros profissionais da saúde, para abordagem em conjunto, a fim de contornar questões relacionadas ao engajamento da família na prevenção das patologias bucodentárias da paciente.

IV. Orientar as filhas sobre técnicas de higiene bucal e da prótese dentária e solicitar à responsável legal pela paciente que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/Informado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 12

A bulimia é uma síndrome caracterizada por padrão de hiperfagia seguido por condutas compensatórias inapropriadas para evitar o ganho de peso, como a regurgitação autoinduzida, o uso abusivo de laxantes, diuréticos, anorexígenos, dietas severas e prática excessiva de exercícios físicos.
DAV, P. et al. Bulimia: manifestações bucais e atenção odontológica.
RGO - Rev Gaúch Odontol., v. 58, n. 3, p. 381-385,
jul./set. 2010 (adaptado).

A partir dessa definição de bulimia, avalie as afirmações a seguir. 

I. A neutralização dos ácidos gástricos imediatamente após o vômito, com a utilização de antiácidos, é medida preventiva eficaz que minimiza perdas estruturais nos dentes.

II. Os índices de cárie em pacientes bulímicos são diretamente associados à frequência de vômitos, a despeito do padrão da hiperfagia e da presença de xerostomia.

III. O tratamento odontológico de pacientes com desordens alimentares é, muitas vezes, iniciado tardiamente, e, mesmo após a cura/controle da desordem alimentar, a perda de estrutura dental é irreversível.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. D) I e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 13

Pacientes com 60 anos de idade ou mais, portadores de diabetes, participaram de um grupo de promoção do envelhecimento ativo e saudável realizado pela Unidade Básica de Saúde. Diante da proposta de cardápio apresentada pela nutricionista, manifestaram não ter condições de seguir a dieta com mais fibra, pois tinham dificuldades para mastigar e, na maioria das vezes, optavam por uma alimentação mais pastosa. Isso é justificado pelo fato do CPO-D médio para esta faixa etária no Brasil ser de 27,5, do qual o componente perdido representa 91,9% do total do índice, o que indica uma grande necessidade de próteses dentárias.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com o objetivo de atender à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que preconiza a atenção integral para essa população, a Equipe de Saúde Bucal deve confeccionar, na atenção básica, as próteses dentárias necessárias à reabilitação e à melhora da mastigação dos idosos, bem como, atuar em conjunto com os outros profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde do idoso.

PORQUE

II. Na atenção básica, devem ser incorporaradas ações que promovam a melhoria da resolutividade da atenção à pessoa idosa com abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, que levam em conta a interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais que influenciam a saúde do idoso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 14

Uma mulher com 36 anos de idade, apresentando dor no elemento 16, buscou atendimento odontológico. Ao exame físico, observou-se a presença de biofilme espesso e cálculo em quase todos os dentes, além de sangramento gengival. O elemento 16 apresentou sensibilidade exacerbada à percussão e teste de vitalidade pulpar negativo, apesar da ausência de cárie ou restauração profunda. Foi constatada bolsa periodontal verdadeira com 7 mm na face distal do elemento 16, associada à secreção purulenta. Pelo exame radiográfico, verificou-se perda óssea do tipo vertical associada à face distal do elemento 16.

Nessa situação, o diagnóstico e o tratamento adequados para o caso dessa paciente são

A) periodontite apical aguda; tratamento endodôntico e antibioticoterapia.

B) lesão endoperiodontal; tratamento endodôntico e antibioticoterapia.

C) abscesso periodontal; drenagem e antibioticoterapia.

D) abscesso periodontal; raspagem com acesso cirúrgico e antibioticoterapia.

E) lesão endoperiodontal; tratamento endodôntico e tratamento periodontal.

GABARITO. E) lesão endoperiodontal; tratamento endodôntico e tratamento periodontal.

ENADE 2016 - QUESTÃO 15

Um menino com 8 anos de idade foi levado pela mãe para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com queixa de sangramento gengival e ardência na língua. Na anamnese, foi relatado que o sangramento ocorre durante a escovação dos dentes, que, por isso, não tem sido realizada ultimamente. Quanto à ardência na língua, que iniciara há um mês, o menino relatou piora ao comer chocolate. Conforme relato da mãe, a criança consome muitos alimentos açucarados durante o dia. No prontuário da criança observaram-se as condições de obesidade e anemia. No exame intrabucal, foi observada erosão da ponta até a parte central do dorso da língua, além de grande quantidade de biofilme dental e sangramento gengival, várias lesões de cárie extensas e manchas brancas opacas na região cervical das faces vestibulares dos dentes.

Com relação ao caso apresentado, avalie as afirmações a seguir. 

I. O sangramento está associado à gengivite pela presença de biofilme e à higiene bucal da criança.

II. A obesidade da criança e a presença de várias lesões de cárie extensas e de manchas brancas opacas nos dentes têm fatores de risco em comum, como o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos. 

III. A erosão na língua sugere relação com a anemia ferropriva, que pode resultar em perda das papilas filiformes. 

IV. A erosão lingual está associada à diminuição excessiva de pH bucal, decorrente da fermentação de carboidratos pela microbiota residente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.

GABARITO. D) I, II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 16

Os pacientes cardiopatas apresentam alterações de origem congênita (comunicação interatrial e interventricular, defeitos do septo atrioventricular, anomalia de artérias coronárias), ou adquirida (hipertensão arterial, coronariopatias, aterosclerose, arritmias, cardiomiopatias, insuficiência cardíaca congestiva). As adquiridas são mais frequentemente encontradas em indivíduos adultos, e são cada vez mais comuns no ambiente odontológico, inspirando uma série de cuidados e rotinas especiais.

Considerando essas informações e o atendimento odontológico ao paciente cardiopata com alterações adquiridas, avalie as afirmações a seguir. 

I. Recomenda-se, em pacientes com arritmias cardíacas, a antibioticoterapia profilática para evitar endocarditite infecciosa. 

II. Recomenda-se a utilização de sedativos pré e trans-operatórios, anestesia local potente e analgesia pós-operatória para minimizar o estresse do paciente.

III. Deve-se evitar o uso de anestésicos que contenham vasoconstritores do grupo das aminas simpatomiméticas como a epinefrina, norepinefrina e levonordefrina, em pacientes com arritmias cardíacas.

IV. Deve-se prescrever anti-inflamatórios nãoesteroidais para pacientes arrítmicos que fazem uso de betabloqueadores não seletivos (propranolol), pois sua interferência no mecanismo de ação desta droga é clinicamente insignificante.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.

GABARITO. B) II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 17 

Uma mulher com 23 anos de idade apresentando hematoma no lábio superior direito, fratura no terço médio da coroa do dente 12 com exposição pulpar, arranhões nos braços, escoriações e edemas nas pernas é atendida em uma Unidade Básica de Saúde.

Nessa situação, avalie as afirmações a seguir, sobre a conduta correta que o cirurgião-dentista deve desempenhar.

I. Realizar imediatamente a restauração do dente 12.

II. Realizar exames físico intra e extrabucal e radiográfico. 

III. Indagar sobre a história do trauma buscando elementos que possam caracterizar sua causa.

IV. Indicar que a paciente procure a assistente social da unidade, caso suspeite de violência doméstica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 18

Um homem com 49 anos de idade procura atendimento odontológico com queixa de dor intolerável, pulsátil, constante e difusa na região de molares inferiores, lado esquerdo. O paciente mostra-se debilitado e relata estar “gripado”, ter tido febre alta nos últimos dois dias, dores no corpo e “atrás dos olhos”, apresentando um quadro sistêmico compatível com dengue. Após exame clínico, foi estabelecido o diagnóstico de pulpite irreversível no dente 36 e realizado o tratamento endodôntico.

Considerando a opção de prescrição medicamentosa para conforto e controle da dor pós-operatória, qual é o fármaco de eleição?

A) Ácido acetilsalicílico.

B) Ibuprofeno.

C) Dipirona.

D) Nimesulida.

E) Diclofenaco.

GABARITO. C) Dipirona.

ENADE 2016 - QUESTÃO 19

Mãe descobre que filho foi estuprado após dentista achar doença na boca 

Uma mãe descobriu que o filho de 6 anos foi estuprado depois que o levou a um cirurgião-dentista no posto de saúde. O garoto tinha uma lesão no lábio inferior e o profissional suspeitou que ele tinha uma doença sexualmente transmissível. O cirurgião-dentista que fez o atendimento à vítima conta que a mãe achava que a lesão era resultado de mordidas. Entretanto, a lesão tinha por características: “verruga” com mancha branca, aspecto papilífero, semelhante a couve flor, pediculado e assintomático.
Disponível em: <http://g1.globo.com>.
Acesso em: 26 jul. 2016 (adaptado).

Diante do caso apresentado, a hipótese diagnóstica e a conduta adequada do profissional são

A) herpes; notificar a suspeita de maus tratos ao Conselho Tutelar.

B) herpes; notificar a suspeita de maus tratos ao serviço social da Unidade Básica de Saúde.

C) HPV; notificar a suspeita de maus tratos ao Conselho Tutelar.

D) HPV; notificar a suspeita de maus tratos ao serviço social da Unidade Básica de Saúde.

E) sífilis; notificar a suspeita de maus tratos à autoridade policial local.

GABARITO. C) HPV; notificar a suspeita de maus tratos ao Conselho Tutelar.

ENADE 2016 - QUESTÃO 20

Um homem com 25 anos de idade compareceu a um consultório odontológico, sem horário agendado, relatando limitação de abertura bucal, dor e inchaço na região inferior da face, conforme ilustra a Figura 1. Na anamnese, relatou estado febril, dificuldade para se alimentar havia dois dias. Informou não ser portador de doenças sistêmicas. Ao exame físico, observaram-se trismo e edema extraoral localizado, não consistente e com ponto de flutuação. O teste de vitalidade pulpar foi positivo no dente 37. A imagem radiográfica dos dentes 36 e 37 é apresentada na Figura 2.

enade

Para o caso apresentado, qual deverá ser a sequência correta do plano de tratamento?

A) Medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; reagendamento para 24 horas; drenagem extraoral; extração do dente 36 e reabilitação protética.

B) Medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; reagendamento para 24 horas; drenagem extraoral; abertura endodôntica do dente 37; extração do dente 36; endodontia do dente 37 e reabilitação protética.

C) Drenagem extraoral; medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; retorno a cada 24 horas, para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal; abertura endodôntica do dente 37; extração do dente 36; endodontia do dente 37 e reabilitação protética.

D) Drenagem extraoral; abertura endodôntica do dente 37; medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; retorno a cada 24 horas, para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal; extração do dente 36; endodontia do dente 37 e reabilitação protética.

E) Medicação sistêmica com antibiótico; drenagem extraoral; medicação com analgésico e relaxante muscular; retorno a cada 24 horas para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal; extração do dente 36 e reabilitação protética.

GABARITO. E) Medicação sistêmica com antibiótico; drenagem extraoral; medicação com analgésico e relaxante muscular; retorno a cada 24 horas para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal; extração do dente 36 e reabilitação protética.

ENADE 2016 - QUESTÃO 21

Uma menina com 10 anos de idade, moradora permanente em cidade na qual a fluoretação na água de abastecimento público foi interrompida há um ano, apresenta defeito de esmalte compatível com erosão dentária, especialmente nos incisivos e caninos superiores, acompanhado de sensibilidade dentinária. Na anamnese, a mãe relata que a paciente consome açúcar regularmente, um litro de refrigerantes do tipo cola diariamente e que a criança não ingere rotineiramente alimentos lácteos. No exame físico da paciente, constata-se boa higiene oral. O CPO-D e o ceo-d são iguais a 0.

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à conduta adequada do cirurgião-dentista.

I. Orientar sobre os hábitos alimentares e métodos para o controle químico e mecânico do biofilme dental, incluindo prescrição de enxaguatórios sem álcool, além de restaurar as lesões e se comunicar com outros profissionais de saúde, como pediatra e nutricionista, que participarão do caso.

II. Explicar que as alterações dentárias observadas são normais para a faixa etária, tendo em vista a presença de dentição mista e convencer a família a procurar atendimento de outros profissionais de saúde, a exemplo do nutricionista, tendo em vista o possível quadro de obesidade infantil presente.

III. Orientar sobre os fatores etiológicos e predisponentes da erosão dentária, em especial, em função do alto consumo de refrigerantes observado, aconselhando a paciente sobre as condutas para minimizar a desmineralização, com ênfase na sua motivação em aderir ao plano de tratamento estabelecido.

IV. Avaliar e aconselhar uso de flúor e hábitos alimentares relacionados aos fatores que levaram à perda de tecido mineralizado dentário, além de desenvolver estratégias com outros profissionais de saúde para diminuir seu impacto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 22

De acordo com a Política Nacional de Saúde do Idoso, o atendimento na atenção básica domiciliar tem como objetivo promover a integração com os demais níveis de atenção e garantir a integralidade por meio da aplicação de modalidades que atendam às necessidades dessa população, a partir de condutas multidisciplinares, sempre que possível. O cirurgião-dentista, ao se deparar com casos de pacientes idosos que necessitam de atendimento domiciliar, deve estar preparado e qualificado para o atendimento, para que o plano de tratamento seja executado de maneira individualizada e multidisciplinar.
ROCHA, D. A.; MIRANDA, A. F. Atendimento odontológico domiciliar
aos idosos: uma necessidade na prática multidisciplinar em saúde:
revisão de literatura. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol.
 v. 16, n. 1, p. 181-189, 2013 (adaptado).

A partir dessas informações, relativas ao atendimento domiciliar odontológico, avalie as afirmações a seguir.

I. Idosos submetidos a intervenções cirúrgicas cardíacas requerem maior atenção nos procedimentos invasivos.

II. Idosos diabéticos apresentam risco maior de doença periodontal com perda de tecido de suporte dentário, com progressão rápida e agressiva.

III. Idosos hipertensos controlados apresentam risco aceitável no tratamento odontológico, a ser realizado sob monitorização da pressão arterial.

IV. Idosos com saúde bucal insatisfatória e dificuldade de deglutição apresentam fator de risco para contaminações sistêmicas, relacionado à aspiração de conteúdo bacteriano da cavidade bucal e consequente contaminação do trato respiratório inferior.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e IV, apenas.

C) II e III, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. E) I, II, III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 23

Um homem com 50 anos de idade, portador de insuficiência renal crônica terminal e dependente de hemodiálise, foi encaminhado à avaliação odontológica, como parte dos cuidados prévios ao transplante renal.

Qual é a conduta adequada a ser adotada pelo cirurgião-dentista para o manejo desse paciente?

A) Realizar cobertura antibiótica, devido ao risco aumentado de endocardite bacteriana.

B) Suspender o uso de heparina um dia antes dos procedimentos invasivos.

C) Realizar os procedimentos invasivos seis meses após o transplante.

D) Realizar procedimentos de urgência, evitando anestésicos locais.

E) Eliminar os focos de infecção dentária, presentes e potenciais.

GABARITO. E) Eliminar os focos de infecção dentária, presentes e potenciais.

ENADE 2016 - QUESTÃO 24

A osseointegração pode ser definida como uma conexão direta, estrutural e funcional entre um implante e o tecido ósseo, sem a ocorrência de crescimento de tecido fibroso na interface osso implante, e com a possibilidade de submeter a prótese sobre implante à carga funcional. A criação e manutenção da osseointegração dependem do entendimento correto das respostas teciduais no que se refere à remodelação óssea. A obtenção da osseointegração é fundamentada no princípio de estabilidade do implante no momento da sua instalação, e a sua manutenção, ao longo do tempo, está diretamente vinculada ao planejamento cirúrgico-protético criterioso e ao controle periódico da oclusão.
CARVALHO, P. S. P.; CARVALHO, M. C. A.; BASSI, A. P. F. Fundamentos da Osseointegração. In: CARVALHO P. S. P.; PELLIZZER E. P.
Fundamentos em Implantodontia: uma visão contemporânea. 2 ed. Quintessence, 2015 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e os fundamentos da osseointegração, avalie as afirmações a seguir.

I. Com relação à biocompatibilidade, o titânio é o material de escolha para a confecção de implantes, por ser um metal que, apesar de inerte, forma uma camada de óxido de titânio (TiO2).

II. A estabilidade inicial adequada do implante é fundamental para a osseointegração e formação de tecido de cicatrização na interface osso implante. 

III. O tipo de superfície pode aprimorar a qualidade da interface e diminuir o período não funcional do implante, promovendo maior adesão celular e deposição de matriz orgânica por osteoblastos.

IV. O tecido ósseo, leito receptor do implante, é um tecido conjuntivo dividido em duas formas macroarquiteturais: trabecular e cortical, divisão que possibilita a classificação clínica de qualidade óssea segundo sua densidade.

V. A fresagem precisa e a irrigação abundante, técnica cirúrgica com mínimo trauma, são cuidados operatórios importantes na instalação de implantes, pois a temperatura ideal para o tecido ósseo é acima de 47 ºC.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.

B) I, III e IV.

C) I, III e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.

GABARITO. B) I, III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 25

Os gráficos a seguir apresentam a distribuição de uma população de acordo com a presença de maloclusão, no período de aleitamento materno e os hábitos de sucção não nutritiva.

enade

A mãe de um bebê com 18 meses de idade consulta o cirurgião-dentista com dúvidas a respeito da época adequada para se remover o hábito de sucção de chupeta de seu bebê. A mãe quer saber também se o bebê poderá ter “algum problema na mordida”. Na anamnese, a mãe relatou que conseguiu amamentar apenas até o primeiro mês de vida do bebê, quando introduziu a mamadeira, além da chupeta.

Considerando os gráficos e o caso apresentados, avalie as afirmações a seguir, sobre as orientações que o cirurgião-dentista deve oferecer a essa mãe.

I. A possibilidade desse bebê ter maloclusão é maior que a de crianças amamentadas por um período de 6 meses ou mais; além disso, o hábito de sucção não nutritiva deve ser considerado pela sua duração, intensidade e frequência.

II. Crianças com e sem maloclusão apresentam diferenças, considerando a amamentação por um período entre 2 e 5 meses, entretanto, a ausência de maloclusão nessas crianças podem ser maior do que a de crianças com maior período de aleitamento materno.

III. No que se refere à associação entre presença de hábitos de sucção não nutritivos, uso de chupeta e ocorrência de maloclusão, a duração dos hábitos de sucção não nutritivos apresenta uma relação direta com a presença de maloclusão, devendo-se remover o hábito de sucção da chupeta até os 6 anos de idade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. A) I, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 26

Paciente de 43 anos de idade, do sexo masculino, relatou, em atendimento odontológico, sangramento na gengiva e quebra de uma restauração na região superior direita. Relatou ser diabético controlado. Ao exame físico, verificam-se fratura coronária no dente 14, sobrecontorno na restauração do dente 24, sangramento generalizado à sondagem, bolsas periodontais no dente 36 com 9 mm de profundidade e envolvimento de furca e, no dente 32, com 8 mm de profundidade de sondagem na distal e vitalidade pulpar positiva.

enade

Considerando-se o quadro clínico e a imagem da radiografia panorâmica acima, a conduta inicial adequada é

A) raspagem e alisamento radicular; correção das irregularidades das restaurações, para controle de foco infeccioso.

B) retratamento endodôntico do dente 14, para controle de foco infeccioso associado ao alto risco de disseminação sistêmica.

C) adoção de protocolo de uso de antibiótico 24 horas antes da intervenção, dada a condição de paciente diabético.

D) tratamento endodôntico do dente 32, devido ao alto grau de falsos positivos em testes de vitalidade pulpar.

E) exodontia do dente 36, por se tratar de lesão endoperiodontal em paciente diabético.

GABARITO. A) raspagem e alisamento radicular; correção das irregularidades das restaurações, para controle de foco infeccioso.

ENADE 2016 - QUESTÃO 27

Um cirurgião-dentista recentemente contratado para compor a Equipe de Saúde da Família identificou, em uma comunidade, alta prevalência de traumatismos dentários em adolescentes. Para uma abordagem coletiva, proativa e empreendedora neste território, os serviços de saúde devem organizar, programar e manter diversas ações de vigilância do traumatismo dentário.

Com relação a ações de planejamento em um serviço de atendimento de traumatismo dentário, em uma abordagem coletiva, avalie as afirmações a seguir.

I. As equipes de saúde bucal devem investigar casos de traumatismos dentários diagnosticados na sua área de abrangência e identificar fatores sociais, ambientais, culturais e individuais que determinam sua ocorrência.

II. As equipes de saúde bucal devem propor ações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção e prevenção de acidentes e comportamentos seguros.

III. Os profissionais de saúde bucal devem integrar-se ao restante da equipe de saúde na abordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesões traumáticas.

IV. O atendimento de urgência deve ocorrer na unidade básica, podendo-se encaminhar ao CEO ou hospital, de acordo com a gravidade e extensão do trauma e as condições físicas do usuário.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e IV, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I, II e III, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. D) I, II e III, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 28

Uma mulher com 77 anos de idade, sem comprometimento sistêmico, utiliza, há cerca de 20 anos, prótese parcial removível superior. Atendida em consulta odontológica, a paciente queixa-se do aspecto estético dos dentes artificiais e deseja uma nova prótese parcial removível. A paciente relata ainda que, recentemente, uma antiga coroa total em um dente superior direito “se soltou” e a entrega ao cirurgião-dentista. Refere, também, que alguns dentes superiores do lado esquerdo estão “abalados” e se queixa de episódios dolorosos esporádicos nessa região.

Segue abaixo a descrição do resultado dos exames realizados no arco superior.

enade

Nessa situação, quais as condutas a serem incluídas no plano de tratamento odontológico adequado à paciente?

A) Restauração oclusal no elemento 16; exodontias dos dentes 15, 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.

B) Restauração oclusal no dente 16; tratamento endodôntico e recimentação da coroa no dente 15; exodontias dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.

C) Restauração oclusal do dente 16; exodontia do dente 15; terapia periodontal cirúrgica (raspagem subgengival e enxerto ósseo) na região dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.

D) Restauração oclusal do dente 16; tratamento endodôntico e recimentação da coroa no dente 15; terapia periodontal cirúrgica (raspagem subgengival e enxerto ósseo) na região dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.

E) Restauração oclusal do dente 16; tratamento endodôntico, terapia periodontal cirúrgica e recimentação da coroa no dente 15; terapia periodontal cirúrgica (raspagem subgengival e enxerto ósseo) na região dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.

GABARITO. A) Restauração oclusal no elemento 16; exodontias dos dentes 15, 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.

ENADE 2016 - QUESTÃO 29

O laboratório de prótese pode atuar como vetor indireto da disseminação de infecção cruzada entre diversos consultórios odontológicos e essa infecção pode afetar o técnico, bem como o cirurgião-dentista, a equipe de saúde bucal e os pacientes. É fundamental que o cirurgião-dentista conheça e adote práticas de biossegurança. Para evitar que material contaminado seja enviado ao laboratório de prótese, cuidados devem ser tomados com os moldes.

Considerando os moldes de alginato, o profissional deve

A) lavar com hipoclorito de sódio 1% para remover saliva, sangue e/ou outros detritos e vazar no gesso imediatamente, em virtude da sinérese relacionada ao alginato.

B) imergir por 30 minutos em glutaraldeído a 2% e lavar com água em seguida para remover saliva, sangue e/ou outros detritos.

C) borrifar glutaraldeído a 2% por 3 vezes a cada 3 minutos e lavar com água em seguida para remover saliva, sangue e/ou outros detritos.

D) lavar com água para remover saliva, sangue e/ ou outros detritos, imergir por no mínimo 30 minutos em solução de hipoclorito de sódio a 1% e lavar com água.

E) lavar com água para remover saliva, sangue e/ou outros detritos, borrifar hipoclorito de sódio 1%, aguardar 10 minutos em ambiente com 100% de umidade relativa e lavar com água.

GABARITO. E) lavar com água para remover saliva, sangue e/ou outros detritos, borrifar hipoclorito de sódio 1%, aguardar 10 minutos em ambiente com 100% de umidade relativa e lavar com água.

ENADE 2016 - QUESTÃO 30

Um dos principais problemas enfrentados no cotidiano dos serviços de saúde bucal é a organização da demanda, em especial nas atividades assistenciais, o que deve ser amplamente discutido entre usuários e trabalhadores de saúde. O universo da atenção à saúde bucal compreende toda a população da área de abrangência, e as ações de atenção deverão ser desenvolvidas no espaço da Unidade Básica de Saúde e, também, nos diferentes espaços sociais existentes.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos 
de Atenção Básica nº 17. Brasília, 2008 (adaptado).

Considerando o planejamento da atenção em saúde bucal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O reconhecimento das situações de vulnerabilidade e o uso de instrumentos de identificação das necessidades de tratamento odontológico são estratégias que devem ser utilizadas pela Equipe de Saúde Bucal, para a organização das ações de saúde bucal no território sob sua responsabilidade.

PORQUE

II. A definição do território de ação permite organizar o processo de trabalho com equipes multiprofissionais e acompanhamento da população adstrita, compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos, de modo a desvelar as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 31

enade

Considerando o manejo do comportamento infantil e as contribuições da Psicologia na clínica odontológica infantil, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma estratégia a ser utilizada pelo cirurgião-dentista, para crianças chorando intensamente, fazendo birra ou com acesso de raiva, é o reforço positivo, por meio de modulações de voz e expressão facial de acolhimento.

II. A técnica do controle de voz baseia-se no tom e no volume da voz a serem empregados pelo cirurgiãodentista para obter a atenção da criança e, em seguida, sua cooperação; assim, com a entonação firme e decidida, ele pode estabelecer autoridade e, com entonação suave pode acalmar a criança. 

III. A técnica dizer, mostrar e fazer, como o próprio nome diz tenta controlar a ansiedade da criança; o cirurgião-dentista verbaliza que vai colocar a mão na boca da criança, demonstra na sua própria boca e faz a contenção. 

IV. As técnicas não aversivas, como a dessensibilização em algumas sessões, são organizadas de modo que a complexidade dos procedimentos a serem executados aumentem progressivamente.

V. O cirurgião-dentista deve se informar sobre eventos do cotidiano, como nascimento de irmão, falecimento de ente querido, horário de atendimento e de sono da criança, brigas e separação de pais, mudança de escola ou residência, os quais influenciam o comportamento da criança.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. D) II, IV e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 32

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. No Brasil, nas três últimas décadas, o número de idosos aumentou nove vezes. Esta transição demográfica demanda mudanças na organização dos serviços, o que é um desafio para gestores e profissionais da saúde, pois requer maior preparo das equipes para o planejamento de medidas de prevenção, monitoramento e tratamento dos agravos em idosos, incluídos os agravos da saúde bucal.
Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br>.
 Acesso em: 12 jul. 2016 (adaptado).

Considerando esse cenário de transição demográfica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em relação aos idosos, a interação do cirurgião-dentista com outros profissionais de saúde na Estratégia de Saúde da Família deve estar focada no tratamento periodontal e nas extrações dentárias.

PORQUE

II. Os serviços de saúde direcionados aos idosos requerem abordagens por meio de práticas interprofissionais e intersetoriais, principalmente nas questões relacionadas às doenças cujos fatores de risco são comuns, devendo estimular hábitos de vida saudáveis, cuidados diários com a higiene bucal e regularidade nos tratamentos odontológicos da atenção primária.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

ENADE 2016 - QUESTÃO 33

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) provocaram mudanças na interação entre profissionais e pacientes, assim como na administração e no planejamento dos serviços de saúde.

Diante do cenário de desenvolvimento das TIC na área de saúde, avalie asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os prontuários eletrônicos dos pacientes são exemplos das diversas contribuições das tecnologias de informação e comunicação para a gestão de serviços odontológicos.

PORQUE

II. Os prontuários eletrônicos dos pacientes promovem agilidade no atendimento ao possibilitarem fácil acesso às informações e à documentação dos atendimentos, proporcionam maior legibilidade dos dados e reduzem os riscos de violação da privacidade dos pacientes e de extravio de documentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 34

Um cirurgião-dentista atua como gestor em um consultório odontológico, organizando o seu uso em forma de condomínio odontológico de acordo com o quadro abaixo em que o proprietário é o dono; o parceiro é o especialista ou clínico que usa o espaço e a estrutura e paga uma taxa fixa pelo horário de uso do consultório; free lancer é o especialista ou clínico mais experiente que complementa os serviços oferecidos ao paciente.

enade

Considerando a estratégia de gestão apresentada e suas implicações, avalie as afirmações a seguir.

I. Os horários do consultório odontológico são aproveitados de forma eficiente, quando comparado a um consultório em que um profissional atua isoladamente. 

II. Os custos de gerenciamento para o parceiro aumentam proporcionalmente ao seu tempo de trabalho.

III. Os indicadores econômicos de desempenho do consultório apresentam piora porque há aumento dos custos de manutenção dos equipamentos.

IV. Os lucros do proprietário crescem na medida em que aumenta a ocupação do consultório odontológico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV

GABARITO. B) I e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 35

O gestor de serviço de saúde bucal de um munícipio brasileiro, cuja água de abastecimento público é fluoretada e apresenta níveis ótimos de cobertura de 80% da população residente, pretende planejar ações para reduzir a incidência de cárie dentária na população de crianças e adolescentes.

Considerando a situação proposta, avalie as afirmações a seguir, relativas às medidas necessárias ao planejamento das ações do gestor.

I. Devem ser planejadas ações coletivas, como programas de aplicação de selantes oclusais e de bochechos diários com solução fluoretada a 0,2%, destinados à população de alto risco.

II. Deve-se proceder a uma abordagem populacional, como a manutenção da fluoretação das águas de abastecimento público em níveis ótimos e com acompanhamento periódico.

III. Deve-se priorizar a abordagem individual, como a escovação supervisionada com utilização de dentifrícios fluoretados para a população de alto risco.

IV. Devem ser planejadas ações de vigilância em saúde para o acompanhamento do impacto das ações implementadas por meio de indicadores adequados, com registros claros, confiáveis e contínuos.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. C) II e IV, apenas.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Odontologia ENADE 2016 com Gabarito
Prova de Odontologia ENADE 2016 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-odontologia-enade-2016-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-odontologia-enade-2016-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo