Prova de Química ENADE 2011 com Gabarito

Prova de Química ENADE 2011 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponíve...
ENADE

Prova de Química ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
Para se evitar a indução ao erro, o transporte, o armazenamento, o manuseio e o descarte de produtos químicos devem ser executados sob regras rigorosas de segurança. Com relação ao soro fisiológico e à vaselina líquida, substâncias visualmente semelhantes, analise as afirmações abaixo. 

I. A vaselina líquida e o soro fisiológico glicosado devem ficar em áreas separadas, pois são produtos químicos incompatíveis, que podem reagir violentamente entre si, resultando em uma explosão ou na produção de gases altamente tóxicos ou inflamáveis.

II. A vaselina líquida e o soro fisiológico glicosado podem ser guardados no mesmo armário, desde que fiquem em compartimentos separados de acordo com suas funções químicas e estejam, cada um, em frascos e etiquetas bem diferenciados.

III. Tanto a vaselina líquida quanto o soro fisiológico não podem ser descartados em esgotos, bueiros ou qualquer outro corpo d’água, a fim de se prevenir a contaminação dos cursos pluviais.

IV. A leitura atenta de rótulos de reagentes antes de usá-los é um princípio de segurança fundamental que deve ser adotado pelos profissionais que manipulam esses produtos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
A cânfora tem conhecidas aplicações antisséptica e anestésica local, sendo identificada facilmente por seu odor característico. Por se tratar de uma cetona, geralmente é sintetizada a partir do norboneol usando-se reagentes oxidantes à base de cromo. Com o objetivo de estimular a preocupação com o meio ambiente e a busca por uma opção de reagente economicamente mais viável e associado ao cotidiano, um professor propôs que seus alunos do curso de graduação em Química testassem o uso de água sanitária (um produto comercial obtido pela diluição de hipoclorito de sódio em água, estabilizado pela adição de cloreto de sódio) na oxidação do borneol a cânfora, como mostra o esquema a seguir.

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Uma das técnicas utilizadas para caracterizar o produto foi a espectroscopia de infravermelho (IV), usando pastilha de KBr. Os espectros realizados para o borneol e a cânfora deram os resultados mostrados a seguir. 

enade

enade

Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir.

Os espectros de infravermelho demonstram que o uso de água sanitária para oxidação do borneol a cânfora foi bem-sucedido.

PORQUE

O espectro do borneol mostra a presença de uma frequência de deformação axial típica do grupo hidroxila, sendo que esse mesmo estiramento está ausente no espectro da cânfora, em que se percebe um estiramento típico da presença do grupo carbonila, que, por sua vez, é ausente no borneol.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos são amplamente utilizados nos dias de hoje. Suas aplicações estão diretamente relacionadas às suas propriedades químicas e físicas.

Com relação à estrutura e às propriedades desses materiais, analise as afirmações a seguir.

I. As propriedades dos materiais sólidos cristalinos dependem da sua estrutura cristalina, ou seja, da maneira pela qual os átomos, moléculas ou íons encontram-se espacialmente dispostos.

II. Todos os materiais metálicos, cerâmicos e polímeros cristalizam-se quando solidificam. Seus átomos se arranjam em um modelo ordenado e repetido, chamado estrutura cristalina.

III. Os polímeros comuns de plásticos e borrachas possuem elevada massa molecular, flexibilidade e alta densidade, comparável a outros materiais como o chumbo (11,3 g/cm³).

IV. Os materiais metálicos (Fe, Al, aço, latão) são bons condutores de eletricidade e de calor, resistentes e, em determinadas condições, deformáveis, enquanto os materiais cerâmicos (porcelana, cimento) são duros e quebradiços.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
Dispõe-se de uma grande quantidade de hidrogênio e água, ambos no estado líquido, e a partir dessas substâncias deseja-se obter deutério (D2). Isso pode ser feito por meio da

I. destilação do hidrogênio.

II. eletrólise do hidrogênio.

III. destilação da água.

IV. eletrólise da água.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 13 - ANULADA

ENADE 2011 - QUESTÃO 14
Na história das lâmpadas, avanços na compreensão da estrutura atômica dos elementos químicos e de suas ligações permitiram identificar novas tecnologias que fazem uso de fontes modernas de luz, incluindo os diodos emissores de luz (LED). Os LED são exemplo dos chamados “dispositivos no estado sólido”, em que as propriedades funcionais importantes são determinadas pela composição química desse material. Em um LED, geralmente a luz emitida é monocromática. A figura a seguir representa um projeto padrão de um LED.

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Considerando essas informações, analise as afirmações que se seguem.

I. A cor da luz emitida independe da composição química do semicondutor, e um ajuste na composição do sólido pode alterar a cor da luz emitida.

II. Cada LED emite luz de uma cor específica e, consequentemente, os LED fornecem um meio fácil de produção de luz colorida.

III. Os terminais metálicos permitem a passagem de corrente elétrica através de um semicondutor para a emissão de luz.

IV. No LED, a luz é composta de cores variadas, o que significa que ela possui vários comprimentos de onda.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e IV.

D) II e III.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 15
As reações químicas podem ser evidenciadas por aspectos visuais tais como a produção de gases, mudanças de cor e a formação de sólidos. Processos eletroquímicos podem ser caracterizados por essas evidências, como mostram as equações (i) e (ii).

(i) Fe(III)(aq) + e− ⇌ Fe(II)(aq)

 amarelo verde claro

(ii) Cu(II)(aq) + 2 e− ⇌ Cu(s)

 azul

Ao se construir a seguinte célula galvânica

Pt(s) | Fe³+(aq) , Fe²+(aq) || Cu²+(aq) | Cu(s)

será observado que a solução de íons ferro se tornará mais esverdeada e a solução de íons cobre se tornará mais azulada.

Nessa situação,

A) o fluxo de elétrons ocorrerá no sentido do eletrodo de ferro para o eletrodo de cobre.

B) o potencial de redução do Fe(III) é maior que o potencial de redução do Cu(II).

C) o cátodo corresponde ao eletrodo de cobre.

D) ocorrerá a redução dos íons Cu(II).

E) ocorrerá a redução dos íons Fe(II).


ENADE 2011 - QUESTÃO 16
A cromatografia gasosa é uma das técnicas analíticas mais utilizadas para a separação e identificação de substâncias orgânicas. Além de possuir alto poder de resolução, é muito atrativa devido à possibilidade de detecção em escala, de nano a picogramas (10- g a 10-¹² g). Considerando essa técnica, avalie as asserções a seguir.

A grande limitação da cromatografia gasosa é a necessidade de que a amostra seja volátil ou estável termicamente.

PORQUE

Na cromatografia gasosa, amostras não voláteis ou termicamente instáveis devem ser derivadas quimicamente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
A Resolução n.º 150, de 28 de maio de 1999, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), autoriza a utilização do ácido dicloroisocianúrico e seus sais de sódio e potássio como princípio para desinfecção de água para consumo humano.

A equação a seguir representa a dissociação em água do dicloroisocianurato de sódio. 

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Considerando as estruturas propostas na equação acima, analise as afirmações seguintes.

I. Os derivados clorados de origem orgânica, por sua estrutura química, são vinculados à presença de ácido cianúrico, ressaltando-se a formação desse ácido no processo de dissociação do dicloroisocianurato de sódio em água.

II. O aumento do uso de derivados clorados orgânicos é devido à sua capacidade de reduzir a formação de THMs (trialometanos, subprodutos do processo de desinfecção), quando comparados com a adição de Cl2 ou de derivados clorados inorgânicos.

III. As estruturas (1) e (2) são possíveis porque o ácido de origem apresenta duas formas tautoméricas. A estrutura (1) representa a forma ceto, enquanto a estrutura (2) representa a forma enólica.

IV. Compostos clorados de origem orgânica, tais como as cloraminas orgânicas, são produtos de reações do ácido hipocloroso com aminas, iminas, amidas e imidas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 18
Polímeros sintéticos são macromoléculas que podem apresentar diferentes tipos de organização, apresentando propriedades que permitem seu uso em vários objetos do cotidiano. As embalagens utilizadas no processo de armazenamento e transporte de produtos é um exemplo. 

As garrafas do tipo PET são feitas de polímeros sintéticos e possuem inúmeras vantagens, como leveza e resistência, o que permite a produção de embalagens com alta capacidade volumétrica, fáceis de transportar e empilhar, além de baixo custo, caracterizando essa embalagem como uma das mais práticas que existe.

Em relação ao Poli(tereftalato de etileno) – PET, analise as afirmações a seguir.

I. Similarmente aos vidros, o PET é um material cristalino, caracterizado por arranjos moleculares ordenados, formando uma estrutura tridimensional denominada rede cristalina.

II. Macromoléculas são sempre flexíveis a baixas temperaturas, porque a energia cinética dos átomos é menor; no entanto, são rígidas a altas temperaturas, porque se dilatam, permitindo movimentos além das vibrações.

III. O polímero PET é obtido pela reação entre unidades condensadas de dois monômeros: A (ácido tereftálico – diácido orgânico) e B (etilenoglicol - diálcool), formando uma macromolécula C, um poliéster.

IV. O PET é classificado como um termoplástico, ou seja, não sofre alteração em sua estrutura química durante o aquecimento até a sua fusão. Após resfriamento, pode novamente ser fundido e, portanto, ser remoldado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Segundo um estudo norte-americano publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, as temperaturas na superfície da Terra não subiram tanto entre 1998 e 2009, graças ao efeito resfriador dos gases contendo enxofre, emitidos pelas termelétricas a carvão (as partículas de enxofre refletem a luz e o calor do Sol). O enxofre é um dos componentes do ácido sulfúrico (H2SO4), cujo uso é comum em indústrias na fabricação de fertilizantes, tintas e detergentes.

Sabendo-se que o ácido sulfúrico concentrado é 98,0% em massa de H2SO4 e densidade 1,84 g/mL, conclui-se que a sua concentração, em mol/L, é igual a

A) 18,0.

B) 18,2.

C) 18,4.

D) 18,6.

E) 18,8.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
O uso de produtos naturais na síntese de substâncias bioativas é uma estratégia amplamente empregada para a síntese de fármacos, desde que o planejamento molecular seja adequadamente realizado. O safrol (1), principal componente químico obtido do óleo de sassafrás, tem sido empregado como matéria-prima para a síntese de compostos farmacologicamente úteis como prostaglandinas, tromboxanas, agentes anti-inflamatórios clássicos, entre outros.

Considere que a síntese das amidas (7, 8 e 9) foi realizada a partir do safrol (1), conforme a estratégia mostrada no esquema abaixo.

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Nessa situação, analise as afirmações referentes às condições de reações empregadas.

I. (a) NaBH4; BF3Et2O, THF, t.a.; H2O2 30%, NaOH, refluxo, 10 h; (b) PCC, CH2Cl2, t.a., 1 h; (c) SOCl2, refluxo, 1 h; amina respectiva, CH2Cl2, t.a., 30 min., obtenção de 7, 8 e 9.

II. (a) NaBH4; BF3Et2O, THF, t.a.; H2O2 30%, NaOH, refluxo, 10 h; (b) PCC, CH2Cl2, t.a., 1 h; (c) (C2H5O)2P(O)CH2CO2C2H5, KH, DME, -78 ºC, 1 h;

III. (d) LiOH 1N, THF, t.a., 4 h; (e) SOCl2, refluxo, 1 h; amina respectiva, CH2Cl2, t.a., 30 min., obtenção de 7, 8 e 9.

IV. (d) (C2H5O)2 P(O)CHCO2 C2H5, KH, DME, -78 ºC, 1 h; (e) LiOH 1N, THF, t.a., 4 h;

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e IV.

D) II e III.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 21
Um estudo feito nos Estados Unidos da América aborda as histórias ocupacionais de 185 pessoas com a doença de Alzheimer, comparadas com 303 pessoas sem a doença.

Os resultados mostraram que era 3,4 vezes mais provável de desenvolverem Alzheimer indivíduos que tinham trabalhado em posições que os expunham a altos níveis de chumbo – respirando pó de chumbo ou a partir de contacto direto com a pele.

Para o tratamento de contaminação por esse metal, pode-se utilizar medicamentos a base do ligante etilenodiaminotetracético (EDTA), que tem a característica de complexar com íons metálicos divalentes presentes no plasma ou no líquido intersticial, como chumbo, zinco, manganês e ferro.
KOSS, E. Disponível em: <www.fi.edu/brain/metals.htm>. Acesso em: 7 set. 2011.

Considerando a teoria da volumetria de complexação e a utilização do EDTA como componente de medicamentos para o tratamento de contaminação por chumbo, analise as afirmações a seguir.

I. Na titulação de chumbo com EDTA, a representação da constante de formação condicional é

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II. Os valores de alfa 4 influenciam o equilíbrio da complexação do ligante EDTA com o chumbo, em meio aquoso, a 20 ºC.

III. Na titulação de uma solução de chumbo com solução de EDTA, após o ponto de equivalência, a concentração de chumbo na solução será igual a zero.

IV. O indicador utilizado em uma titulação de complexação primeiro complexa com os íons chumbo, antes do ponto de equivalência, dando uma cor característica à solução.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) I e IV.

D) II e III.

E) II e IV


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
Os calcários são rochas sedimentares que, na maioria das vezes, resultam da precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonatos. Podem ser encontrados no mar, em rios, lagos ou no subsolo (cavernas). Eles contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita).

Quando o mineral predominante é a dolomita (CaMg{CO3}2 ou CaCO3. MgCO3), a rocha calcária é denominada calcário dolomítico

A calcite (CaCO3 ) é um mineral que se pode formar a partir de sedimentos químicos, nomeadamente íons de cálcio e bicarbonato, como segue: 

cálcio + bicarbonato → CaCO(calcite) + H2O (água) + CO2 .

O giz, que é calcário poroso de coloração branca formado pela precipitação de carbonato de cálcio com microrganismos e a dolomita, que é um mineral de carbonato de cálcio e magnésio.

Os principais usos do calcário são: produção de cimento Portland, produção de cal (CaO), correção do pH do solo na agricultura, fundente em metalurgia, como pedra ornamental.

O óxido de cálcio, cal virgem, é obtido por meio do aquecimento do carbonato de cálcio (calcário), conforme reação a seguir.

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Em contato com a água, o óxido de cálcio forma hidróxido de cálcio, de acordo com a reação

enade

Considere que uma amostra de 50 g de calcário contenha 10 g de carbonato de cálcio, que a obtenção do óxido de cálcio é de 50% do carbonato de cálcio e que todo óxido de cálcio se transforma em hidróxido de cálcio. Considere, ainda, os dados:

O (A = 16), Ca (A = 40), H (A = 1) e C (A = 12)

Com base nessas informações, caso uma indústria de transformação necessite da fabricação de 740 toneladas de hidróxido de cálcio, quantas toneladas do calcário serão necessárias para essa produção?

A) 100

B) 560

C) 1 000

D) 2 000

E) 10 000


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
O etanol é um combustível produzido a partir de fontes renováveis e, ao ser utilizado como aditivo da gasolina, reduz as emissões de gases de efeito estufa.

Essas duas características lhe dão importância estratégica no combate à intensificação do efeito estufa e seus efeitos nas mudanças climáticas globais e colocam o produto em linha com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Para ser usado como tal, o processo de combustão do etanol deve ser exotérmico e pouco poluente. A reação da combustão desse combustível é dada pela reação não balanceada a seguir:

C2H6O + O2 → CO+ H2O

ÚNICA. Produção e uso do etanol no Brasil. Disponível em:
<www.ambiente.sp.gov.br/etanolverde/artigos/Producao/producao_etanol_unica.pdf.>. Acesso em: 7 set. 2011.

A tabela a seguir traz informações sobre as energias, em termos de entalpia, das ligações envolvidas na reação química de combustão do etanol.

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Com base nessas informações, analise as afirmações que se seguem.

I. A energia envolvida na quebra das ligações C–H é +2 055 kJ.

II. A energia envolvida na quebra das ligações O=O é -1 482 kJ.

III. A energia envolvida na formação das ligações C=O é +3 196 kJ.

IV. A energia envolvida na formação das ligações O–H é -2 754 kJ.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e IV.

D) II e III.

E) II e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
A variação de pH e de temperatura fazem com que as enzimas sofram os mesmos efeitos estruturais observados em proteínas globulares. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido à repulsão de cargas ou podem interferir quando existirem grupos ionizáveis no sítio ativo afetando a ligação de substratos e a catálise.

É possível determinar o pK desses grupos ionizáveis que afetam a catálise, analisando-se o gráfico da velocidade inicial de reação (V0) em função do pH. A seguir, é mostrado um gráfico de uma enzima cujo valor de pKa do resíduo é 7,1, tendo o resíduo apenas um grupo ionizável na sua forma ativa desprotonada.

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Com relação à influencia das alterações dos valores de pH na atividade dessa enzima, analise as seguintes asserções.

O gráfico mostra que a enzima tem sua atividade dependente dos valores de pH.

PORQUE

Quando os valores de pH são menores que o pKa do resíduo, o grupo ionizável que afeta a catálise está em sua forma desprotonada.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
A análise da água a ser usada em uma caldeira de uma indústria mostrou elevado teor de hidrogenocarbonato de cálcio. O químico responsável pelo tratamento da água nessa indústria recomendou tratá-la com hidróxido de cálcio, usando cal extinta. Seu supervisor questionou a proposta, alegando que esse tratamento aumentaria a concentração de cálcio. 

Nessa situação, avalie a seguinte explicação dada pelo químico. 

Este processo permite a remoção do cálcio inicialmente presente e também do cálcio adicionado

PORQUE

Os íons hidróxido reagem com os íons hidogenocarbonato, convertendo-os em carbonato, que, por sua vez, reagem com o cálcio, produzindo carbonato de cálcio, que é pouco solúvel em água.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 26
Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.

II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.

IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.

II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.

III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 28

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Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada nos gráficos, avalie as seguintes asserções.

Constata-se a necessidade de construção, em larga escala, em nível nacional, de escolas especializadas na Educação de Jovens e Adultos, ao longo dos próximos 30 anos.

PORQUE

Haverá, nos próximos 30 anos, aumento populacional na faixa etária de 20 a 60 anos e decréscimo da população com idade entre 0 e 20 anos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensinoaprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos.

Nesse caso, seu planejamento deve

A) ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.

B) relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.

C) definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.

D) listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.

E) propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.


ENADE 2011 - QUESTÃO 30

enade

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”.

Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula.
13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8. 

Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.

II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.

III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.

IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III. 

B) I e IV. 

C) II e IV. 

D) I, II e III. 

E) II, III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
Os professores reconhecem que a experimentação desperta o interesse do estudante. Muitas críticas, entretanto, têm sido feitas às atividades experimentais voltadas a apenas exemplificar e ratificar o que foi trabalhado pelo professor. Nesse modelo de experimentação, predomina uma ação passiva do aprendiz, que, frequentemente, é ouvinte das informações expostas pelos professores.

Nesse contexto, analise as seguintes afirmações, relativas à aprendizagem significativa, na ótica ausubeliana.

I. Ao ensinar, deve-se levar em consideração que a nova informação relativa ao experimento é incorporada à estrutura cognitiva do sujeito de forma literal e arbitrária.

II. Aulas experimentais podem ser indutoras de aprendizagem significativa desde que propiciem espaço para interpretação, questionamentos e discussão acerca dos processos envolvidos nos experimentos.

III. Uma experiência planejada para que o estudante verifique a veracidade de uma teoria promove uma relação mecânica entre o que se supõe a causa explicativa e o fenômeno, em lugar de promover uma reflexão racionalizada.

IV. A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação relativa ao experimento ancora-se a conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do estudante, modificando conceitos subsunçores e, desse modo, transformando aquilo que o estudante já sabia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
A seguir estão reproduzidos alguns trechos de uma matéria veiculada na mídia, em uma revista semanal.

Produtos comuns na limpeza da casa no passado, vinagre, bicarbonato de sódio, óleo e limão, tiveram seu uso com essa finalidade esquecido. Este é o momento ideal para recuperá-los. Além de baratos, eles livram os ambientes da química.

Para tirar a ferrugem de objetos como talheres e grelhas, esfregue suco de limão com uma palha de aço.

Produtos de limpeza que substitui: água sanitária e removedores de manchas e ferrugem.

Químicas eliminadas na substituição: cloro e solvente.

Na casa da apresentadora [...], não entram produtos químicos: cuidados com a saúde e preocupação com o ambiente.
Limpeza de volta ao básico. In: Veja, edição no
 2018, 15 /04/2009.

Analisando os fragmentos do texto da matéria publicada, foram feitas as afirmações a seguir.

I. O texto evidencia que o ensino de Química na educação básica tem habilitado os indivíduos a usarem o conhecimento químico para o exercício consciente da cidadania.  

II. O texto reforça o senso comum de que a Química está associada a produtos industrializados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

III. O texto tem como público-alvo o cidadão comum, mais preocupado em resolver questões econômicas do que sociais, o que justifica a desvinculação do conhecimento da Química com relação a esses aspectos.

IV. O texto reforça a premissa de que há necessidade de considerar, no programa curricular de Química na educação básica, a inclusão de conhecimentos químicos relacionados ao cotidiano dos estudantes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e II.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Avalie as duas asserções a seguir e a relação causal proposta entre elas.

Em uma abordagem CTS, que pressupõe que os conhecimentos científicos e tecnológicos sejam estudados, discutindo-se seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos, o livro didático utilizado como suporte teria de incluir a valorização das experiências extraescolares e a vinculação da educação escolar com o mundo do trabalho e com as práticas sociais.

PORQUE

O livro didático adequado para dar suporte a abordagens CTS deve favorecer o diálogo, o respeito e a convivência, bem como fornecer meios de acesso a informações corretas e necessárias ao crescimento pessoal, intelectual e social dos estudantes e do professor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
Suponha que o Projeto Político Pedagógico de uma escola de ensino médio tenha sido elaborado com base, entre outros documentos, nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM). Os professores de Química dessa escola utilizaram esse documento para elaborarem seus planejamentos.

Nesse sentido, para serem coerentes com as OCNEM, esses professores deveriam ressaltar, em seus planejamentos,

A) a utilização de experimentos investigativos e uma abordagem empírico-teórica dos conceitos. 

B) além da abordagem histórica cronológica dos conceitos fundamentais, uma abordagem empírica desses conceitos.

C) habilidades e competências relativas à memorização de conceitos fundamentais, prevendo-se a utilização de experimentos ilustrativos.

D) a abordagem teórica dos conceitos, em detrimento da utilização de experimentos, haja vista o pequeno número de aulas previstos na grade curricular e o extenso conteúdo a ser cumprido.

E) a abordagem microscópica dos conceitos estruturantes da Quimíca, ratificando o papel da modelagem no processo ensino-aprendizagem, haja vista o fracasso histórico das abordagens descritivas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 35
Pesquisas têm evidenciado a relevância da História da Ciência na aprendizagem de conteúdos científicos. Entre as possíveis contribuições, incluem-se: evidenciar o caráter provisório dos conhecimentos científicos; apresentar os processos básicos por meio dos quais os conhecimentos são produzidos e reproduzidos; caracterizar a Ciência como parte integrante da herança cultural das sociedades contemporâneas.
BASTOS, F. Tese de doutoramento, Faculdade de Educação,
USP, 1998 (com adaptações).

Nesse contexto, avalie as seguintes proposições relativas ao ensino de Química.

I. A classificação das reações químicas em dupla troca só se justifica se for dado um enfoque histórico considerando a ideia do dualismo eletroquímico de Berzelius.

II. A história do desenvolvimento do processo de produção industrial da amônia, no início do século XX, é um bom exemplo das influências mútuas entre Ciência e Sociedade.

III. A abordagem em sala de aula dos conflitos entre as diferentes ideias sobre a natureza da matéria, que ocorreram no século XIX, prejudica a compreensão histórica do modelo atômico atual.

Tendo em vista o papel da História da Ciência no ensino, é correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 36
Considerada uma técnica analítica bem-sucedida, a espectrometria de absorção atômica (AAS - Atomic Absorption Spectrometry) é uma das técnicas mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações, que estão presentes em uma variedade de amostras, sejam líquidas, sólidas, em suspensão, e até mesmo gasosas, podendo estar associada a sistemas de análise em fluxo e permitir estudos de especiação.
AMORIM, F. A. C. et al. Espectrometria de absorção atômica: o caminho para determinações multi-elementares. In: Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 7, 2008.

A figura a seguir mostra um esquema dos caminhos ópticos em um espectrofotômetro de absorção atômica de duplo feixe.

enade

Considerando os componentes básicos de um equipamento de espectrometria de absorção atômica, analise as afirmações a seguir.

I. A fonte de radiação mais útil para a espectrometria de absorção atômica é a lâmpada de cátodo oco. Esta consiste de um ânodo de tungstênio e de um cátodo cilíndrico selado em um tubo de vidro, contendo um gás inerte, como o gás acetileno, a pressões de 1 a 5 torr.

II. Em uma medida de absorção atômica, é necessário discriminar entre a radiação das lâmpadas de cátodo oco ou de descarga sem eletrodos e a radiação proveniente do atomizador, pois a maior parte dessa última é eliminada pelo monocromador.

III. A temperatura da chama determina a eficiência da atomização, isto é, a fração do solvente que é dessolvatada, vaporizada e convertida em átomos livres ou íons, ou ambos. A temperatura da chama também determina o número relativo de átomos excitados e não excitados na chama.

IV. Para a detecção, a radiação isolada pelo monocromador é convertida em sinais elétricos por um único transdutor, por múltiplos transdutores ou por um arranjo de detectores. Esses sinais elétricos são, então, processados e supridos como entrada para o sistema computacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e IV.

D) II e III.

E) II e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 37
A geração de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa no Brasil sempre foi um assunto muito pouco discutido. Na grande maioria das universidades, a gestão dos resíduos gerados nas suas atividades rotineiras é inexistente e, devido à falta de um órgão fiscalizador, o descarte inadequado continua a ser praticado.
JARDIM, W. F. Química Nova, 21 (5), 1998, p. 671. (com adaptações)

Há resíduos que, devido à sua natureza química, não devem ser misturados, uma vez que podem trazer situações adversas ao meio ambiente. Assim, para fins de descarte, cobre, peróxidos e ácido sulfúrico não podem, respectivamente, ser armazenados juntos com

A) ácido clorídrico, metais pesados e sulfato de cobre.

B) metais pesados, ácido clorídrico e sulfato de cobre.

C) sulfato de cobre, metais pesados e permanganato de potássio.

D) metais pesados, sulfato de cobre e ácido nítrico. 

E) ácido nítrico, metais pesados e permanganato de potássio.


ENADE 2011 - QUESTÃO 38
A sequência de aminoácidos exerce papel fundamental na determinação da estrutura tridimensional de uma proteína e, consequentemente, na sua função.

Com relação à separação e quantificação dos aminoácidos presentes em uma mistura, analise as seguintes proposições.

I. A cromatografia de troca iônica separa os aminoácidos com base em sua carga líquida, utilizando como fase móvel uma solução tampão.

II. Na eletroforese, o aminoácido com ponto isoelétrico maior do que o pH da solução terá uma carga global positiva e migrará na direção do ânodo. .

III. A eletroforese é uma técnica que separa aminoácidos com base em seus valores de ponto isoelétrico.

IV. A cromatografia líquido-líquido em papel separa os aminoácidos com base no seu tamanho.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 39
Um estudante de química inorgânica conseguiu sintetizar quatro complexos de paládio, mostrados a seguir.

enade

Os maiores rendimentos foram obtidos na formação do isômero cis (1a) e trans (2b). O estudante justificou, assim, os diferentes rendimentos:

A maior formação do isômero 1a cis se deve ao fato de que a retrodoação do grupo carbonil é favorecida pela presença do ligante Cl- doador de elétrons em posição trans; esses efeitos eletrônicos de doação e retrodoação não foram determinantes na formação dos isômeros do composto 2. 

PORQUE

A repulsão estereoquímica entre os ligantes trifenilfosfina no isômero cis 2a é muito menor que a repulsão entre os ligantes carbonil no isômero 1a cis.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 40
As diferentes teorias de ligações químicas (Teoria dos Orbitais Híbridos, Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM), Teoria de Lewis) são especialmente úteis na explicação das propriedades dos compostos químicos tais como geometria molecular e caráter magnético, podendo, às vezes, serem empregadas simultaneamente. Um exemplo pode ser aplicado ao hidreto de berílio (BeH2), um composto molecular com geometria linear (hibridação sp) e diamagnético.

Preencha o diagrama da TOM para o (BeH2) abaixo, que foi construído com os orbitais de valência de cada átomo considerando que o composto foi formado pela ligação entre os dois orbitais híbridos vazios (sp) do 4Be2+ (orbitais sp), que atuam como receptores de elétrons (ácido de Lewis), e os orbitais 1s totalmente preenchidos de cada hidreto (1H-), que atuam como uma base de Lewis, doando um par de elétrons.

enade

Qual a configuração eletrônica obtida após o preenchimento correto do diagrama TOM?

A) BeH2 = (s2) (s2) (s*2) (s*2)

B) BeH2 = (s2) (s2) (s*1) (s*1)

C) BeH2 = (s2) (s2) (s*2) (s*0)

D) BeH2 = (s2) (s2) (s*0) (s*0)

E) BeH2 = (s2) (s0) (s*2) (s*0)


ENADE 2011 - QUESTÃO 41
O Brasil é um grande consumidor de gás natural. A Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP) regulamenta a qualidade do gás por intermédio da portaria ANP nº. 104, de 8/7/2002, que especifica a faixa de concentração aceitável para seus componentes.

Os principais componentes analisados são: metano, etano, propano, isobutano, n-butano, isopentano, n-pentano, nitrogênio e gás carbônico. A técnica empregada para essa análise é a cromatografia gasosa. Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Para a análise desses compostos, pode ser empregado um cromatógrafo a gás equipado com detector de ionização por chama, uma vez que este é um detector universal.

II. Uma opção de configuração de equipamento para essa análise seria o emprego de um cromatógrafo a gás equipado com detector de ionização por chama e com detector de condutividade térmica.

III. Para a validação de metodologias, o estudo interlaboratorial é uma das principais exigências de órgãos certificadores. Nesse estudo, uma mesma amostra é analisada por vários laboratórios, utilizando a mesma metodologia e os mesmos equipamentos. 

IV. As amostras gasosas devem estar em cilindros de aço inox e, para a injeção no cromatógrafo, devem ser utilizadas seringas apropriadas para esse tipo de amostra.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 42
Na produção de biodiesel, obtém-se, ao final do processo, uma mistura de etanol que não reagiu, de ésteres de cadeia carbônica longa, do catalisador e do sub-produto glicerol, geralmente na forma de uma emulsão coloidal.

Nesse caso, um dos componentes da fase apolar e um processo de separação das fases polar e apolar são, respectivamente,

A) o glicerol e a adição de floculante.

B) o glicerol e a adição de surfactante.

C) os ésteres de cadeia longa e a adição de surfactante.

D) os ésteres de cadeia longa e a alcalinização do meio.

E) os ácidos graxos e a alcalinização do meio.


ENADE 2011 - QUESTÃO 43
Uma indústria química de ácidos utiliza ácido sulfúrico, H2SO4, comprado na forma de solução concentrada 96 cg/g e densidade 1,84 g/mL, a 20 ºC. Considerando a utilização dessa solução por essa indústria para o preparo de soluções diluídas de H2SO4, analise as afirmações abaixo.

I. No rótulo dos frascos comprados pela indústria, seria correto estar escrito 96%.

II. A 20 ºC, na preparação de 250 L de solução de H2SO4, de concentração 150 g/L, seriam necessários, aproximadamente, 21 L da solução comprada pela indústria.

III. As concentrações em quantidade de matéria das soluções diluídas preparadas pela indústria devem ser registradas, nos respectivos rótulos, com a unidade g/L.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 44
O sulfato de bário é utilizado como contraste para radiografias, principalmente no aparelho digestório. Entretanto, o íon bário é extremamente tóxico. Um produto é administrado em conjunto com o sulfato de bário e faz com que o íon bário seja eliminado sem ser absorvido.

Esse produto pode ser o(a) 

A) sílica.

B) nitrato de bário.

C) hidróxido de bário.

D) nitrato de potássio.

E) sulfato de potássio.


ENADE 2011 - QUESTÃO 45
A figura a seguir é uma representação do diagrama de Ellingham, no qual são apresentadas as variações de energia livre associadas à formação de óxidos, normalizadas para o consumo de 1 mol de oxigênio.

enade

Com base no diagrama, é termodinamicamente possível obter-se manganês na temperatura de 800 ºC a partir da reação de MnO com

I. Al e Cu.

II. Ca e Mg.

III. Co e Ni.

IV. Si e Ti.

É correto apenas o que se apresenta em

A) I.

B) III.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 46 - ANULADA

ENADE 2011 - QUESTÃO 47
A produção de etanol nas indústrias sucroalcooleiras está seguindo nova rota de obtenção, partindo-se de resíduos agroindustriais, o que dá origem ao etanol de segunda geração. Exemplos desses resíduos são: o bagaço da cana-de-açúcar, a palha do milho e o bagaço da mandioca.

Para viabilizar o aproveitamento desses materiais na produção de etanol pela rota da fermentação alcoólica,

A) os resíduos amiláceos podem ser utilizados sem pré-tratamento, pois há conversão direta do amido em etanol. 

B) os resíduos agroindustriais que contêm, simultaneamente, celulose, hemicelulose e amido em sua composição devem ser utilizados.

C) a deslignificação será a etapa preliminar da rota bioquímica, de fácil condução, que libera a glicose diretamente para conversão em etanol.

D) a conversão de celulose ou hemicelulose deve seguir a mesma rota bioquímica, porém o rendimento em etanol será menor para hemicelulose.

E) os resíduos de origem celulósica, apesar de abundantes, precisam ser desconstruídos de forma mais agressiva em razão, principalmente, da presença da lignina na sua estrutura.


ENADE 2011 - QUESTÃO 48
O ar de ambientes de processamento na indústria de alimentos pode apresentar problemas de contaminação com fungos e leveduras, esporos bacterianos e bactérias. Para promover a desinfecção química desses ambientes, deve-se

A) pulverizar o ambiente com uma solução de cloro ativo no mínimo uma vez por semana.

B) pulverizar o ambiente com uma solução de ácido acético no mínimo uma vez por semana.

C) lavar diariamente pisos, paredes, superfícies de preparo e equipamentos com água e sabão.

D) lavar diariamente pisos, paredes superfícies de preparo e equipamentos com uma solução de cloro ativo.

E) lavar diariamente pisos, paredes, superfícies de preparo e equipamentos com uma solução de ácido acético.


ENADE 2011 - QUESTÃO 49
Na indústria, muitas vezes, torna-se necessária a redução do tamanho de um sólido, utilizando-se meios mecânicos, com o intuito de torná-los manejáveis e/ou competitivos no mercado.

A maioria dos produtos comerciais obedece a especificações de tamanho e forma, como no caso da produção de alimentos, em que a redução no tamanho é, muitas vezes, necessária para a sua efetiva comercialização e utilização, a exemplo da farinha de trigo e de milho.

Com respeito às operações unitárias de redução de tamanho, analise as seguintes afirmações.

I. A moagem é uma operação unitária de redução de tamanho na qual o tamanho médio dos sólidos é reduzido pela aplicação de forças de impacto, compressão e abrasão.

II. Uma das vantagens da redução de tamanho das partículas durante o processamento é a diminuição da relação superfície/volume, aumentando, dessa forma, a eficiência de operações posteriores, como extração, aquecimento, resfriamento e desidratação.

III. A uniformidade do tamanho das partículas do produto auxilia na homogeneização de produtos em pó ou na sua solubilidade, como no caso de achocolatados e sopas desidratadas.

IV. A trituração ou moagem pode ser considerada muito eficaz sob o ponto de vista energético, pois a energia é empregada para a ruptura ou fragmentação do sólido, não havendo dissipação sob a forma de calor.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 50
O sistema formado por benzeno e etanol apresenta um azeótropo com 55 mol% de benzeno, na temperatura de 68 ºC, sob pressão de 1 atm. A temperatura normal de ebulição do etanol puro é 78 ºC e a do benzeno puro é 80 ºC.

Uma indústria pretende recuperar o benzeno de seu efluente, que consiste em uma mistura líquida de etanol e benzeno, com 40 mol% de benzeno. Para isso, será utilizada uma coluna de destilação fracionada, de grande eficiência, que opera na pressão atmosférica.

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir.

O processo utilizado permitirá a obtenção de benzeno puro no resíduo líquido da coluna.

PORQUE

A mistura azeotrópica é mais volátil que o benzeno puro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

COMENTÁRIOS

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cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão 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INDAGAÇÃO: Prova de Química ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Química ENADE 2011 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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