Prova de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ENADE 2011 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ENADE 2011 com Gabarito OBS: As questões objetivas de...
ENADE

Prova de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
O desenvolvimento de um produto deve obedecer a algumas etapas básicas, ao longo das quais suas características são definidas e sua viabilidade é questionada e também atendida. Considerando essas etapas e respectiva finalidade, analise as afirmações seguintes:

I. A análise do potencial mercadológico do novo produto fornece os principais indicadores de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

II. São consideradas inovações tecnológicas somente as modificações que implicam em melhoria técnica e ambiental.

III. A etapa de desenvolvimento do protótipo de determinado produto é importante para ampliar as avaliações em alguns quesitos que não podem ser avaliados em uma ficha de projeto, como tato e cheiro;

IV. As informações do projeto do produto juntamente com as do projeto do processo são uma fonte fundamental para a composição dos custos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
O ritmo de trabalho no setor de produção de uma empresa transportadora de cargas foi avaliado a partir do setor de empacotamento para o qual foram definidas como situações de viabilidade econômica e técnica:

(A) a exigência para o empacotamento de uma caixa por minuto durante a jornada de 8 horas de trabalho, obrigatoriamente nesse padrão; ou (B) a permissão ao trabalhador para produzir 480 peças (caixas) no setor de empacotamento ao longo de 8 horas da jornada de trabalho, tendo nesse caso a possibilidade de acelerar ou desacelerar a produção, além de poder adequar-se ao seu próprio ritmo biológico. Avalie as asserções a seguir, a respeito do caso hipotético apresentado acima.

O ritmo de trabalho está estabelecido para o caso acima na situação (A) uma vez que ele se encontra imposto pelas normas de produção e livre na situação (B) e permite autonomia na cadência de trabalho,

PORQUE

ele se constitui a partir da cadência de trabalho que se refere à velocidade dos movimentos que se repetem em uma dada unidade de tempo, considerando-se que o ritmo é a maneira como as cadências são ajustadas ou arranjadas.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
A ISO 9001:2000 no requisito controle de equipamento de monitoramento e medição prevê que os instrumentos de medição e monitoramento utilizados pela empresas sejam calibrados a intervalos regulares, isso porque a atividade de calibração garante a rastreabilidade dos resultados das medições.

De acordo com essa norma a organização deve estabelecer processos para assegurar que medição e monitoramento possam ser realizados e executados de uma maneira coerente com os requisitos de medição e monitoramento.

Assim, calibrar um instrumento é

A) realizar manutenção ou ajuste para que o equipamento possa ser utilizado.

B) garantir que um equipamento esteja com erros baixos.

C) garantir que o equipamento está perfeito e pode ser utilizado irrestritamente.

D) comparar um instrumento com um padrão de referência para identificar o erro.

E) controlar os riscos de os equipamentos gerarem resultados incorretos.


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
A educação profissional, comumente chamada de capacitação ou treinamento, tem como objetivo preparar o funcionário para um cargo ou função. Pode ser aplicada a curto prazo, de forma sistemática, por meio da qual as pessoas aprendem habilidades, conhecimentos e atitudes, ou a longo prazo, com investimento em cursos técnico, superior ou pós-graduação.

Nesse contexto, assinale a opção que apresenta o processo de treinamento de forma integrada, respectivamente.

A) levantamento das necessidades de treinamento; programação de treinamento; avaliação dos resultados; implementação e execução.

B) avaliação dos resultados; implementação e execução; programação de treinamento; levantamento das necessidades de treinamento.

C) programação de treinamento; implementação e execução; avaliação dos resultados; levantamento das necessidades de treinamento.

D) levantamento das necessidades de treinamento; programação de treinamento; implementação e execução; avaliação dos resultados.

E) implementação e execução; treinamento; programação de treinamento; avaliação dos resultados; levantamento das necessidades de treinamento.


ENADE 2011 - QUESTÃO 13
O planejamento da produção é uma composição de atividades que visa antecipar alguns elementos fundamentais da gestão da produção, colocando-os à disposição das atividades diárias de programação e controle.

Fazem parte desse cenário a atividade de projetar novos produtos e de desenvolver os respectivos processos, além do planejamento do volume de produção, sendo que este é influenciado pela capacidade produtiva e pela demanda do mercado.

Diante desse contexto, analise as afirmações a seguir.

I. A automação industrial contribui, entre outros aspectos, para o aumento da capacidade e consequentemente, do volume de produção.

II. O volume de produção, por ser decorrente da demanda de mercado, pode ser incrementado simplesmente vendendo-se maiores volumes.

III. Um layout dedicado a determinado produto (layout por produto) tende a ser mais produtivo que outros, contribuindo para o aumento da eficiência do sistema.

IV. O aumento da demanda e da capacidade de produção justificam e dão sustentação ao aumento do volume de produção.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 14 - ANULADA

ENADE 2011 - QUESTÃO 15
O Enterprise Resourse Planning (ERP) ou Planejamento de Recursos Empresariais é considerado uma das soluções para as empresas que procuram integração entre as áreas funcionais.

Nesse contexto, o ERP

I. é um pacote comercial de software.

II. é composto por um software único, ao contrário de outros sistemas que são compostos por módulos.

III. não é desenvolvido para um cliente específico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 16
A gestão de métodos e processos nas indústriasmodernas tem como um dos objetivos o desenvolvimento de ferramentas voltadas aos diferentes sistemas de manufatura em busca do aumento da competitividade especialmente dos agentes envolvidos, na forma de parceiros, com as indústrias de transformação.

Nesse contexto e considerando a utilização da manufatura ágil – agile manufacturing – analise as afirmações a seguir.

I. O emprego do sistema de manufatura ágil deve prever alta especialização dos trabalhadores e execução de funções específicas.

II. Os fluxos dos processos do sistema de manufatura ágil devem ser contínuos e rígidos.

III. As empresas que optam pelo sistema de manufatura ágil respondem rapidamente às mudanças de mercado.

IV. Na manufatura ágil, há o entendimento de que as mudanças oriundas do mercado são oportunidades de negócios.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
Avalie as asserções a seguir.

A partir de estudos prévios de viabilidade econômica e técnica executados pela diretoria de operações de uma indústria do segmento metal-mecânico, desenvolveu-se um projeto capaz de compartilhar informações oriundas do setor programacão, planejamento e controle da produção, e, ainda, o setor vendas e o departamento comercial, vinculados ao departamento de engenharia

PORQUE

a área de gestão de processos, em conjunto com responsáveis pelo planejamento de capacidade é capaz de aglutinar informações dos diversos setores da organização (usinagem, tratamento térmico, materiais, suprimentos), além de possuir competência para identificar setores considerados críticos e definir a possibilidade de atender às demandas do mercado.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a alternativa correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 18
Um sistema de produção é definido conceitualmente como sendo a configuração de recursos combinados, de natureza física (homens, máquinas, materiais, equipamentos etc.) ou não-física (métodos, rotinas, tecnologias, conhecimentos, padrões, procedimentos etc.) para a produção de bens e serviços.

Uma das mais importantes funções de um sistema de produção é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), cuja arquitetura técnica e organizacional varia em função da natureza contínua ou intermitente do sistema de produção, conhecendo-se para tanto, duas tipologias distintas: por fluxo e por ordem. Considerando a relação entre os sistemas de produção e as tipologias existentes de PCP, analise as afirmações que se seguem.

I. Os sistemas de produção de natureza contínua são caracterizados pela fabricação de um grande volume e pequena variedade de produtos, usando um sistema de PCP do tipo por fluxo.

II. Na produção do tipo intermitente, a fabricação é caracterizada pela elaboração de pequenos volumes e grande variedade de produtos, usando um sistema de PCP por ordem.

III. Os sistemas de produção de natureza contínua comportam operações muito variadas e que requerem instruções frequentes, usando um sistema de PCP por ordem.

IV. Na produção do tipo intermitente, a fabricação é caracterizada por uma grande frequência de operações repetitivas, usando um sistema de PCP por fluxo.

V. Os sistemas de produção de natureza contínua têm características dúbias admitindo ambos os sistemas PCP por ordem e PCP por fluxo.

VI. Na produção do tipo intermitente, a fabricação tem característica dúbia admitindo ambos os sistema PCP por ordem e PCP por fluxo.

É correto apenas o que se afirma em

A) V.

B) VI.

C) I e II.

D) III e IV.

E) V e VI.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Nos anos 30 do século passado, ficou evidente que as empresas já não podiam contar com demanda certa para sua produção, pois os efeitos multiplicadores da produtividade das máquinas, associados ao avanço da automação industrial, alavancavam a oferta de bens, produzindo-se cada vez mais com menos recursos naturais (mão de obra e matéria-prima).

No âmbito interno das empresas, especificamente com relação à apuração e ao controle dos custos de fabricação, esse mesmo fenômeno suscita críticas ao Custeio por Absorção, evidenciando limitações deste método na aferição precisa do custo unitário dos produtos.

A literatura assegura que é no lastro dessas limitações que surge o custeio direto ou variável, sugerindo que sua concepção e modelagem é uma resposta às críticas feitas ao custeio por absorção.

Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a opção correta.

A) O método de custeio direto ou variável é um método eficaz na alocação dos custos indiretos de fabricação.

B) O método de custeio direto ou variável é o método adotado pela contabilidade financeira para fins de elaboração de relatórios.

C) O método de custeio direto ou variável possibilita a detecção de que todos os custos de fabricação são consignados aos produtos.

D) O método de custeio direto ou variável reduz as restrições provocadas pela departamentalização da produção.

E) No custeio direto ou variável, os custos indiretos de fabricação são todos os custos passíveis de variabilidade da produção.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
A Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS 18000 (Ocupational Health and Safety Assessment Series 18000) foi desenvolvida como resposta à premente demanda, por parte dos clientes, de um padrão reconhecido para a saúde ocupacional e segurança, a partir do qual seus sistemas de gestão pudessem ser avaliados e certificados.

Considerando as informações apresentadas, avalie se os termos e as definições a seguir estão de acordo com as especificações OHSAS. 

I. Segurança e saúde ocupacional — condições e fatores que afetam, apenas, o bem-estar dos empregados no ambiente de trabalho.

II. Auditoria — exame sistemático para determinar se as atividades e os resultados correlatos estão de acordo com as disposições planejadas e se estas estão efetivamente implementadas e são adequadas para atingir a política e os objetivos da organização.

III. Melhoria contínua — processo que visa otimizar o sistema de gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), para que se atinjam melhorias no desempenho global da saúde ocupacional e da segurança.

IV. Acidente — evento não desejado que origina a morte, danos à saúde, prejuízos ou outras perdas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 21
A função de Planejamento e Controle da Produção (PCP) é caracterizada pela importância de se conciliar a demanda de acordo com três componentes-chave dos sistemas produtivos: volume, tempo e qualidade.

Conciliar os componentes volume/demanda implica realizar três tarefas típicas do PCP: carregamento, sequência e programação.

Em consonância com essa abordagem, carregamento é a quantidade de trabalho alocado para um centro de trabalho e pode ser realizado de dois modos: (a) carregamento finito e (b) carregamento infinito.

Nesse contexto, o escopo do modo de carregamento finito

I. somente aloca trabalho a um centro de trabalho até um limite estabelecido.

II. é relevante quando o custo da limitação da carga não é proibitivo. 

III. é relevante quando é possível limitar a carga, mesmo em condições de custos proibitivos.

IV. não limita a aceitação de trabalho e, em vez disso, tenta corresponder a ele.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
Uma indústria, ao readequar seu almoxarifado, utilizou a seguinte padronização de acordo com norma técnica aplicável: parafuso métrico, cabeça sextavada, em aço de classe de resistência 5.6 (ABNT – EB – 168), cadmiado, diâmetro 5,00mm, passo 1,00 mm, comprimento 16mm, corpo todo roscado, acabamento grosso, conforme norma ABNT PB-40.

Nessa situação, o tipo de padronização que a indústria implantou foi por

A) amostra detalhada do material.

B) composição química do material.

C) material de fábrica como padrão.

D) desenho com características do material.

E) padrão e características físicas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
No que se refere às Normas Regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e medicina do trabalho e que devem, obrigatoriamente, ser cumpridas por todas as empresas privadas e públicas, desde que tenham empregados celetistas, avalie as asserções a seguir.

As NRs determinam que o departamento de segurança e saúde no trabalho é o órgão interno ao qual compete coordenar, orientar, controlar e supervisionar todas as atividades inerentes ao processo.

PORQUE

Na NR3, está previsto que a Delegacia Regional do Trabalho poderá interditar e/ou embargar o estabelecimento, as máquinas, ou setor de serviços se eles demonstrarem grave e iminente risco para o trabalhador, mediante laudo técnico, e/ou exigir providências para prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa para a primeira

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira

E) As duas asserções são proposições falsas. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
Avalie as asserções a seguir.

O conceito de estratégia permite identificar três níveis diferentes. O primeiro, e mais elevado, refere-se à estratégia corporativa, que pressupõe a existência de várias unidades de negócios. No segundo, intermediário, identifica-se a estratégia de prioridades competitiva e, no terceiro nível, surgem as estratégias funcionais adotadas em cada uma das unidades. Sob essa ótica, é possível observar com clareza o propósito principal das corporações.

PORQUE

No nível da estratégia competitiva, identifica-se o ambiente operacional e as necessidades inerentes aos processos; ao passo que as preocupações no nível funcional estão vinculadas aos fornecedores, desejos e expectativas dos consumidores, além das ações tomadas pela concorrência.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa para a primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
O planejamento, a programação e o controle da produção têm a função precípua de gerenciar a produção, organizando e fazendo fluir as informações. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

A) os sistemas puxados e empurrados de produção não apresentam nenhuma diferença quanto à organização da programação da produção.

B) os sistemas puxados são mais econômicos, desde que operem com lotes grandes, visando ao ganho de escala.

C) a produção empurrada sobressai em relação à puxada, quando nem produtos e nem volumes sofrem grandes alterações.

D) puxar a produção é mais adequado quando se tem situações de grande alternância de produtos na linha.
 
E) uma das formas ou técnicas de programação e controle mais difundidas é o MRP/MRP-II, que se alinha ao conceito de produção empurrada.


ENADE 2011 - QUESTÃO 26
Na busca pela melhoria contínua da eficácia dos processos necessários ao sistema de gestão da qualidade, a norma ISO 9001 trata da importância de os instrumentos de medição serem padronizados e universalmente aceitos.

A gestão desses instrumentos envolve um parque de instrumentos como paquímetros, blocos padrão, micrômetros, balanças, trenas, voltímetros, amperímetros, equipamentos de monitoramento e medição usados com o objetivo de manutenção da conformidade dos produtos, mas a presença de fatores como temperatura e habilidade do operador pode influenciar os resultados.

A metrologia assume a função de apoio ao controle e monitoramento dos processos produtivos, para garantir a qualidade dos produtos finais, oferecendo confiabilidade, universalidade e maior exatidão das medidas ao tratar dos padrões de medição.

A partir das informações apresentadas e considerando os padrões internacionais de medição, avalie as afirmações a seguir.

I. A comprovação metrológica garante a confiabilidade dos dados referentes ao controle das características que determinam a qualidade do produto.

II. Todo equipamento de medição necessário aos requisitos metrológicos, independentemente do padrão, deve ter uma situação de calibração válida.

III. A ausência de certificação aumenta as possibilidades de gerar resultados não confiáveis e, consequentemente, afeta a qualidade oferecida.

IV. A calibração garante que os produtos tenham suas características medidas por instrumentos que atendem aos padrões de qualidade exigidos.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.

B) III e IV, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
Os requisitos da NBR ISO 9001:2000 visam à melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa, e uma auditoria deve entender se a organização procurou definir objetivos que estabeleçam uma correlação entre os objetivos corporativos, as necessidades dos clientes e as expectativas do mercado.

De acordo com a norma, em um SGQ, a empresa deve demonstrar sua capacidade de fornecer produtos em conformidade com os requisitos do cliente e dos órgãos regulamentadores aplicáveis. Assim, para garantir que os requisitos sejam atendidos, são utilizadas as auditorias, que avaliaram a eficácia do sistema de gestão da qualidade, identificando oportunidades de melhoria.

De acordo com a ISO 19011, uma auditoria é um processo sistemático, documentado e independente, desenvolvido para obter evidências e avaliá-las objetivamente, para determinar a extensão do atendimento aos os critérios da auditoria.

Nesse contexto, um programa de auditoria

I. determina as melhorias a serem realizadas na empresa.

II. contribui para a melhoria do sistema de gestão de qualidade da empresa. 

III. fornece informação adicional para auxiliar o modelo de decisão da empresa.

IV. identifica se os resultados estão adequados à consecução dos objetivos da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV


ENADE 2011 - QUESTÃO 28
Uma empresa implementou o PDCA ao integrar manutenção-operação em seu parque industrial. Para isso, trabalhou com uma equipe multifuncional, desenvolvendo e implementando um modelo de manutenção, que, conforme esperado, evita a ocorrência de falhas ou de queda no desempenho, de acordo com um plano previamente elaborado, com base em intervalos definidos de tempo.

Considerando a situação apresentada, depreende-se que a manutenção que está em uso na referida empresa é do tipo

A) preventiva.

B) preditiva.

C) planejada.

D) detectiva.

E) corretiva.


ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Um importante elemento para melhoria de processos industriais relacionados à gestão da qualidade total compreende a vinculação de projetos de produtos ou serviços aos processos que os produzem. Uma das maneiras de se realizar uma análise adequada dessa relação pode ser traduzida no desdobramento da função de qualidade, também conhecido por quality function deployment (QFD).

enade

O esquema apresentado acima mostra o processo de desenvolvimento do QFD, em suas etapas, segundo as fases estratégicas de desenvolvimento do modelo.

As etapas (I), (II), (III) e (IV) do QFD correspondem, respectivamente, a

A) necessidades dos clientes, operações de manufatura, características técnicas e características das partes.

B) características das partes, características técnicas, operações de manufatura e necessidades dos clientes.

C) necessidades dos clientes, características técnicas, operações de manufatura e características das partes.

D) necessidades dos clientes, características técnicas, características das partes e operações de manufatura.

E) características das partes, características técnicas, operações de manufatura e necessidades dos clientes.


ENADE 2011 - QUESTÃO 30
As máquinas de medir por coordenadas (MMC’s) são formadas por vários subsistemas cujo desgaste e deterioração natural, assim como os incidentes típicos das atividades de medição nas indústrias, afetam alguns desses subsistemas e, consequentemente, o desempenho metrológico da MMC.

A superposição de diferentes fatores de influência define a variabilidade do processo de medição. A partir das informações apresentadas e considerando que o controle dos fatores de influência que mais contribuem para as variações de um processo de medição é fundamental para a manutenção da confiabilidade das medições, avalie as asserções a seguir.

As variações ocorridas em processos/atividades de medição em indústrias devem ser monitoradas, para que seja possível perceber quando mudanças significativas acontecem no comportamento dos sistemas e subsistemas produtivos.

PORQUE

Mesmo com a realização de calibrações periódicas, as máquinas/equipamentos podem apresentar instabilidades ocasionadas pela variação atípica de um ou mais subsistemas, ou, ainda, por influências externas. 

Analisando a relação proposta entre as duas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
A Resolução n.º 01/1986 do CONAMA estabeleceu os critérios básicos e as diretrizes para o uso e a implementação de EIA (Estudo de Impacto Ambiental), como instrumento da política nacional do meio ambiente, de acordo com a Lei n.º 6.938/1981.

De acordo com o artigo 2 dessa Resolução, dependerá de elaboração de EIA e respectivo RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), a serem submetidos à aprovação de órgão estadual competente e do Ibama, em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente.

Segundo a norma ISO 14001:2004, o EIA e o RIMA são instrumentos de planejamento de ações.

Em relação a esse tema, avalie se as atividades abaixo são consideradas modificadoras do meio ambiente.

I. linhas de transmissão de energia elétrica de qualquer tipo e capacidade.

II. portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos.

III. distritos industriais e zonas estritamente industriais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e III.

E) II e III. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
O tema liderança tem sido amplamente discutido tanto pelos teóricos em administração como pelos gerentes que atuam na área administrativa das indústrias. Produzir a maior quantidade, ao menor custo, com a máxima qualidade é um desafio permanente com o qual os gestores necessitam lidar cotidianamente.

Com relação aos atuais conceitos de liderança e gestão, aplicados ao ambiente da produção na indústria, avalie as seguintes asserções.

Ser um gerente eficaz significa comandar pessoas de forma eficaz.

PORQUE

O ato de liderar está diretamente relacionado à capacidade de influenciar as pessoas a atingirem os objetivos organizacionais.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Uma empresa montadora de motocicletas definiu, de forma clara e objetiva, seu sistema de produção, as técnicas e atividades do planejamento e controle da produção, sendo fundamental atentar para o ciclo da administração de materiais.

Sabe-se que a administração de materiais tem impacto direto na lucratividade de uma empresa e na qualidade dos produtos, havendo necessidade de uma gestão.

A partir da situação apresentada e considerando que o ciclo da administração de materiais passa por seis pontos ou estágios, essenciais à boa gestão de materiais, assinale a opção que apresenta a ordem correta dos estágios seguintes ao estágio necessidade do cliente.

A) Análise, reposição dos materiais, recebimento, armazenamento e logística (distribuição-entrega).

B) Recebimento, armazenamento, logística (distribuiçãoentrega), venda e pagamento.

C) Análise, reposição dos materiais, armazenagem, pagamento e logística (distribuição-entrega).

D) Reposição dos materiais, organização, recebimento, armazenamento, emissão de notas fiscais .

E) Reposição dos materiais, armazenamento, notificações internas, logística (distribuição-entrega) e análise.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
Um número crescente de organizações está aumentando significativamente sua eficácia criando equipes de trabalho formadas por número reduzido de pessoas que, com habilidades complementares, assumem responsabilidade mútua de se dedicarem a uma finalidade comum, como a de atingir metas de desempenho e a de aperfeiçoar processos de trabalho interdependentes. Considerando que as equipes diferem quanto à autonomia e que existem alguns tipos especiais de equipes, avalie as seguintes asserções.

Uma equipe de trabalho com envolvimento dos funcionários que têm um pouco mais de autonomia reúne-se durante o horário de trabalho, em base semanal ou mensal, para apresentar sugestões aos gestores relativas, por exemplo, à segurança na fábrica, relacionamento com consumidores e qualidade de produto.

PORQUE

Embora a equipe de trabalho não seja a resposta para toda situação ou organização, se for convocada apropriadamente para atuar nos contextos corretos, ela consegue aumentar consideravelmente o desempenho da empresa e instalar um sentido de vitalidade no local de trabalho, o que seria difícil de conseguir em outras circunstâncias.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 35

enade

A figura acima apresenta uma interpretação do equacionamento das estratégias competitivas, que deve ser feito à luz do posicionamento dos concorrentes diretos e indiretos que atuam no mercado. Essas estratégias são conhecidas como as cinco forças competitivas de Porter: rivalidade entre as empresas concorrentes; poder de barganha dos clientes e dos fornecedores; ameaça de novos entrantes potenciais e ameaça de produtos substitutos. Para escolher a melhor estratégia competitiva, é importante considerar a avaliação dessas forças e o seu impacto sobre o desempenho das alternativas de custo/volume disponíveis à empresa.

Considerando esse contexto, analise as afirmações que se seguem.

I. Na liderança de custos, a empresa deve buscar a produção com menor custo possível e em baixa escala, com redução de custos fixos, experiência adquirida e padronização dos produtos.

II. Na estratégia de focalização, a empresa deve focar suas habilidades em determinado grupo de clientes e, com isso, atendê-lo melhor que os demais competidores do mercado.

III. Na estratégia que é praticada em sistemas de produção repetitivos em lotes, a empresa deve procurar focalizar seus produtos e, com isso, obter margem maior de lucro.

IV. Na estratégia de diferenciação, a empresa deve buscar a exclusividade em alguma característica do produto que seja mais valorizada pelos clientes, sem desprezar as questões referentes às grandes quantidades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e IV, apenas.

E) III e IV, apenas.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ENADE 2011 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-tecnologia-em-gestao-da-producao-industrial-enade-2011-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-tecnologia-em-gestao-da-producao-industrial-enade-2011-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo