Prova de Tecnologia em Manutenção Industrial ENADE 2011 com Gabarito

ENADE

Prova de Tecnologia em Manutenção Industrial ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
Atuando como gestor de um departamento de manutenção, um tecnólogo em manutenção industrial tem como atividade principal controlar o orçamento e gerenciar a manutenção para alcançar as metas de custo.

As metas serão monitoradas por meio de gráficos, e um sistema de gestão a vista deverá assegurar que todos entendam as necessidades de cumprir as metas e visualizar as tendências. Se o planejamento é a base para o correto dimensionamento dos recursos, analise as asserções.

Uma das formas de reduzir o custo de manutenção é padronizar a configuração dos equipamentos da empresa, pois uma grande variedade de modelos e tipos de equipamentos cria dificuldades de obtenção de peças de reposição e treinamento do pessoal.

PORQUE 

Os custos oriundos de perdas de produção crescem à medida que se reduz os custos diretos de manutenção.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
Para controlar o processo de manutenção mecânica, faz-se necessário identificar, selecionar e muitas vezes comparar os materiais utilizados. Os ensaios mecânicos de dureza são bastante úteis para essa finalidade. O ensaio de dureza por penetração Rockwell (HR) se destaca porque

A) é livre de pré-carga e próprio para ser utilizado na linha de produção.

B) tem escala contínua de dureza e deixa marcas muito pequenas no material ensaiado.

C) é simples e adequado para verificar a dureza de matérias de estruturas não uniformes.

D) é um método de medição direta e as superfícies dos materiais a serem ensaiados não necessitam de polimento.

E) é livre de erros humanos e o valor obtido de dureza pode ser relacionado com a resistência à tração do material utilizado. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
A empresa Fundição Aço Quente irá fornecer alavancas para o sistema de abertura / fechamento de comportas de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) em aço fundido. O tecnólogo responsável pelo setor de inspeção de peças acabadas foi incumbido de definir os ensaios que deverão ser aplicados nas peças produzidas.

Dos ensaios relacionados abaixo, o tecnólogo deverá selecionar

A) líquido penetrante, ultrassom e fluência.

B) raios X, partículas magnéticas e ultrassom.

C) dureza, partículas magnéticas e compressão.

D) impacto, fluência e ultrassom.

E) visual, raios X e impacto.


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
Um tecnólogo em manutenção industrial deseja estabelecer alguns itens de controle para o gerenciamento da manutenção. Recomenda-se que seja utilizado um número adequado de itens de controle, que gerem ações úteis e com dados que possam ser mensurados.

Considerando que o tecnólogo necessita monitorar os itens de controle, visando atingir as metas e melhorar os resultados da manutenção, analise as afirmações que se seguem.

I. O controle dos custos diretos de manutenção deverá ser realizado medindo-se os custos de mão de obra alocadas nos equipamentos, de materiais sobressalentes e de serviços de terceiros.

II. O gestor de manutenção deverá controlar os custos por perda de produção, monitorando e contabilizando os custos do tempo de máquina parada, de mão de obra operacional ociosa e desperdício de matéria prima.

III. O indicador de tempo médio entre falhas (TMEF) representa o tempo médio entre a ocorrência de uma falha e a próxima, portanto o gestor deverá analisar este indicador para implementar ações com o objetivo de aumentar o TMEF.

IV. A implementação do indicador de tempo médio para reparo (TMPR) permitirá efetuar uma análise do período necessário para as ações envolvidas no reparo, sejam elas da equipe de manutenção ou apoio. A meta do setor será reduzir o TMPR, para diminuir o tempo que a equipe de manutenção demanda para reparar e disponibilizar a máquina ou equipamento para o sistema produtivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 13
Em uma instalação industrial, na qual o fl uxo de material no processo produtivo se dá por meio de correias transportadoras, ocorreu uma parada por falha em um dos motores elétricos.

O tecnólogo que atendeu a ocorrência levantou as características do motor para avaliar a viabilidade entre a recuperação do motor e a compra de um motor novo, porém não conseguiu verifi car todos os dados, pois a placa de identifi cação do motor não estava legível.

Os motores de indução de gaiola são classifi cados em categorias conforme a NBR 15626. A fi gura abaixo mostra suas características em relação à velocidade e ao conjugado de acordo com a categoria, para motores com regime de serviço S1.

enade

Considerando que as categorias dos motores são adequadas ao tipo de carga que os mesmos irão acionar e a situação de manutenção apresentada no texto, avalie as afi rmações que se seguem.

I. O motor com categoria N tem um conjugado de partida normal, corrente de partida normal e baixo escorregamento. O motor de categoria N é aplicado no acionamento dos mais diversos tipos de cargas, inclusive para acionamento de cargas como os transportadores carregadores.

II. O motor com categoria H tem um conjugado de partida alto, corrente de partida normal e baixo escorregamento. O motor de categoria H é aplicado no acionamento de cargas que exigem maior conjugado na partida, portanto, deverá ser utilizado para acionamento de cargas como os transportadores carregadores.

III. O motor com categoria D tem um conjugado de partida alta, corrente de partida normal e alto escorregamento. O motor de categoria D é aplicado no acionamento de cargas que apresentam picos periódicos, portanto, não deverá ser utilizado para acionamento de cargas como os transportadores carregadores.

IV. A partida estrela/triângulo poderá ser utilizada na partida de cargas como transportadores carregadores. Nesse situação, os motores de categoria N ou H poderão ser utilizados, pois a curva de conjugado do motor será suficientemente elevada para poder garantir a aceleração com a corrente reduzida.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 14
A central de ar comprimido de uma indústria metalúrgica de grande porte é composta por compressores de parafuso. O acionamento desses compressores ocorre por meio de um motor de indução com potência de 450 CV. Um tecnólogo em manutenção industrial foi solicitado para avaliar a instalação elétrica desses compressores. A fi gura abaixo mostra os diagramas de força e controle do equipamento.

enade

Considerando o tipo de partida adotado para este motor, avalie as informações abaixo.

I. O diagrama de força é de uma chave compensadora, que é composta, basicamente, de um autotransformador com várias derivações.

II. O tipo de partida adotado para essa máquina foi considerado ideal, pois tem o seu custo de instalação reduzido e não existe limitação quanto ao número de partidas. 

III. O relé temporizado d1 do diagrama de controle terá o tempo pré-ajustado para efetuar a comutação da chave contatora C2. Esse tempo deverá ser o sufi ciente para que a rotação do motor esteja próxima ao valor nominal.

IV. Para otimizar o espaço do centro de controle de motores, pode-se utilizar uma partida estrela-triângulo, pois, de acordo com a análise efetuada no diagrama de força, o motor apresenta todas as características necessárias para esse tipo de acionamento.

É correto apenas o que se afi rma em

A) I e III.

B) II e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 15
De acordo com a resolução ANEEL Nº 456, de 29 de novembro de 2000, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor de 0,92. Uma forma de otimização do sistema de energia elétrica é diminuir a circulação de energia reativa para se operar com o fator de potência elevado. 

Com relação às instalações elétricas de unidades consumidoras industriais, é correto afirmar que

A) motores elétricos superdimensionados para as máquinas a eles acoplados ou trabalhando a vazio durante um longo período de operação resultam em um baixo fator de potência. 

B) a instalação de um grande número de reatores suprindo lâmpadas de descarga melhora o fator de potência da instalação devido à correção provida pelos capacitores internos dos reatores.

C) para o dimensionamento de um banco de capacitores para correção do fator de potência, a potência total, em kVAr, necessária é igual ao produto da potência ativa, em kW, pela diferença dos cossenos dos ângulos da carga sem correção, e com a correção desejada do fator de potência.

D) a instalação de bancos de capacitores para a correção do fator de potência aumentará a potência reativa do sistema e, como consequência, haverá o aumento da potência aparente. Portanto, essa ação implicará aumento das quedas de tensão nos alimentadores e das perdas do sistema.

E) quando o fator de potência é muito baixo, uma alternativa para otimizar a potência reativa é a instalação de um transformador de alimentação sobre dimensionado, pois um transformador operando a baixa carga trará benefícios em termos energéticos e aumento do fator de potência do sistema.


ENADE 2011 - QUESTÃO 16
Segundo dados do documento nacional da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção), a ferramenta mais utilizada para promover a qualidade dos serviços de manutenção nas empresas brasileiras é o 5S.

São exemplos de implementação do sistemas 5S, na manutenção,

A) a limpeza do local de trabalho e o reparo rápido.

B) a conservação do estado dos instrumentos e a redução de custos.

C) o descarte de material desnecessário e a organização das ferramentas.

D) a organização da documentação técnica e o treinamento técnico da máquina.

E) o monitoramento do resultado da produção e o zelo pela documentação técnica.


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
A organização de um departamento de manutenção deve ter como objetivos principais a prestação de serviço com alta eficiência, custos reduzidos e qualidade elevada, sendo elaborada de acordo com as características da fábrica ou instalação. De acordo com a estratégia de gerenciamento da manutenção a ser adotada, podese identificar três tipos de organização de manutenção: centralizada, descentralizada e mista.

Ao se adotar a manutenção centralizada, tem-se como vantagens que

A) a distância até o local onde será executado o serviço de manutenção será menor e as prioridades de atendimento serão determinadas pelo responsável da manutenção.

B) há uma redução do tempo de emissão e execução das ordens de serviços do setor da manutenção e os responsáveis da manutenção conhecem as peculiaridades das instalações.

C) as alterações nas linhas de produção são mais rápidas e eficientes e os colaboradores especializados do departamento de manutenção são aproveitados com maior eficiência.

D) os responsáveis pelos profissionais da manutenção estão interessados na produção e os trabalhos de execução da manutenção são supervisionados com maior planejamento e efetividade.

E) os equipamentos especiais de uso do departamento de manutenção são utilizados com uma maior eficiência e há um controle maior dos custos de manutenção devido ao melhor planejamento e programação.


ENADE 2011 - QUESTÃO 18
Uma das etapas do processo produtivo de uma indústria metalúrgica é o tratamento térmico de carbonitretação. Os equipamentos utilizados para o tratamento térmico são fornos automatizados com controladores lógicos programáveis que controlam os ciclos térmicos, o monitoramento da atmosfera interna e a temperatura do forno durante todo o processo.

O sistema de aquecimento do forno é composto por grupos de resistências elétricas que são alimentadas por um conversor estático, conforme diagrama abaixo.

enade

Analisando o diagrama, é correto afi rmar que

A) o conversor estático representado no diagrama é o Inversor, pois a tensão de alimentação no grupo de resistências será fornecida em CA.

B) a ligação do IGBT’s em paralelo representada no diagrama, determina que a tensão de alimentação no grupo de resistências será fornecida em CA.

C) a tensão de alimentação no grupo de resistências será fornecida em CC, pois o conversor estático do diagrama é um Retificador Controlador CA/CC.

D) o diagrama representa tiristores ligados em antiparalelo, sendo que a tensão de alimentação será fornecida em CA, pois o conversor estático do diagrama é um Gradador.

E) a tensão de alimentação sobre os grupos de resistência será variável e controlada por meio do pulso de disparo no terminal controle dos transistores representados no diagrama.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Um empresa está fabricando um sistema de elevação de cargas, cuja articulação entre o sistema de elevação e o gancho é representada nas figuras ilustrativas abaixo.

Foi determinado que todo o conjunto, incluindo o pino, será fabricado em aço AISI 1045, cuja tensão de escoamento é de 530 MPa, tensão máxima de 625 MPa e tensão de cisalhamento de 400 MPa.

enade

Considerando que a carga máxima nominal é de 10 kN, e que o coeficiente de segurança a ser utilizado é igual a 5, determine o diâmetro do pino.

A) 4,0 mm.

B) 7,8 mm.

C) 8,9 mm.

D) 10,1 mm.

E) 12,6 mm.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
Um novo dispositivo pneumático da empresa é composto de um cilindro, uma válvula direcional 5/2 vias acionada eletricamente, dois sensores fins-de-curso e uma unidade de conservação. Ao realizar o comissionamento verificou-se que, ao acionar o botão de emergência, a energia elétrica para acionamento da válvula era desligada, de acordo com as normas de segurança.

Observou-se também que o cilindro sempre recuava após o acionamento do botão de emergência.

Pode-se concluir que a válvula direcional

A) está com defeito.

B) possui acionamento por duplo solenoide.

C) possui acionamento por simples solenoide.

D) possui acionamento por servo-solenoide.

E) possui acionamento por solenoide proporcional.


ENADE 2011 - QUESTÃO 21
As metas do setor de manutenção e os objetivos de produção são alcançados com um bom planejamento de manutenção. Portanto, por meio de um planejamento adequado de manutenção, pode-se obter melhores níveis de disponibilidade dos equipamentos e, consequentemente, do processo produtivo. Se as atividades de manutenção forem efetuadas com um bom planejamento, alguns benefícios serão identificados.

Considerando que um tecnólogo em manutenção industrial foi contratado para atuar no Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) de uma indústria, avalie as informações que se seguem.

I. O PCM atuará efetivamente por meio de planos de trabalho, e cronogramas que serão preparados e coordenados com planos de produção.

II. Com a atuação efetiva do PCM haverá um melhor planejamento de recursos humanos, e as aquisições de materiais serão efetivadas com melhor qualidade e menor custo.

III. Com o PCM ativo e com foco na qualidade haverá uma melhor identifi cação de padrões de trabalho ainda não elaborados e o senso de responsabilidade das pessoas pode ser estimulado.

IV. Com a implantação do PCM, alguns indicadores de manutenção poderão ser suprimidos do sistema de gestão da qualidade, excluindo-se do sistema algumas tarefas desnecessárias.

É correto apenas o que se afi rma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
Uma balança de precisão utilizada em um dos processos de controle de qualidade do produto foi danificada sem condições de reparo; além disso, o modelo está fora de linha. Existem algumas balanças disponíveis para pronta entrega cujas características técnicas se encontram na tabela abaixo.

enade

Sabe-se que a tolerância do produto segundo exigência do cliente é de 75 kg ± 0,05 kg.

Com base nessas informações, qual é o modelo de balança que atende à especifi cação do cliente?

A) Modelo 1.

B) Modelo 2.

C) Modelo 3.

D) Modelo 4.

E) Modelo 5.


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
No processo de partida de motor trifásico a contator, parte do programa aplicativo, representando a lógica de controle, está apresentado na figura abaixo.

enade

Nesse circuito, são aplicadas as lógicas “AND” e “OR”, havendo o selo do circuito através da utilização da saída física Y0001 como contato lógico dentro do circuito. A entrada X0003 representa o contato do relé de proteção térmica. Apenas haverá o desligamento da saída, caso for acionada

A) apenas a entrada X0001.

B) apenas a entrada X0002.

C) apenas a entrada X0003.

D) a entrada X0002 e pelo acionamento da entrada X0003.

E) a entrada X0002 ou pelo acionamento da entrada X0003.


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
Inovação: é a realização de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, que tenha sido efetivamente introduzido no mercado (produto ou serviço) ou na empresa (processo, marketing ou organização), sendo esse o requisito mínimo (não precisando ser necessariamente inédito para o mercado).
DAUSCHA, R. M. Definição de Inovação em Negócios para o Brasil. In: PAROLIN,
S. R. H.; OLIVEIRA, H. C. Inovação e Propriedade Intelectual na Indústria.
Curitiba: SENAI/SESI, 2010. 

Um tecnólogo de manutenção industrial introduziu em sua empresa o processo de revestimento metálico aplicado por soldagem como procedimento de manutenção e prevenção contra desgaste de componentes mecânicos.

As principais características necessárias aos componentes da empresa são:

I. recuperação de forma (componentes mecânicos em aço ligado).

II. proteção contra desgaste abrasivo severo.

III. proteção contra desgaste abrasivo associado com impacto de alta intensidade a frio. 

As ligas para aplicação encontram-se na forma de eletrodos revestidos. O quadro abaixo apresenta as ligas com suas respectivas composições químicas.

enade

Assinale a opção que apresenta uma associação correta de característica necessária com a liga.

A) I – L4, II – L3, III – L2.

B) I – L4, II – L1, III – L3.

C) I – L4, II – L1, III – L2.

D) I – L3, II – L4, III – L2.

E) I – L3, II – L1, III – L4.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
Um tecnólogo de manutenção industrial é responsável por planejar e controlar a pintura externa de um reator que opera em alta temperatura. O esquema de pintura é composto por uma tinta de fundo e uma tinta de acabamento.

Com iniciativa de melhorar a detecção de falhas no sistema de isolamento térmico do reator, o tecnólogo selecionou uma tinta indicadora de alta temperatura como tinta de acabamento. Esse tipo de tinta apresenta mudança perceptível na cor do revestimento, sinalizando áreas superaquecidas em função de falhas no sistema de isolamento térmico.

O preparo da superfície deve ser realizado por meio de jateamento abrasivo até o grau Sa 2 ½ (SIS 05 5900). A tinta de fundo é aplicada em uma demão, por meio de pistola convencional (com agitação mecânica) com espessura mínima de película seca de 75 μm.

O intervalo para aplicação da tinta de acabamento deve ser de, no mínimo, 30 horas e no máximo 48 horas. Deve-se aplicar 2 demãos de tinta indicadora de alta temperatura, por meio pistola, com espessura mínima de película seca de 15 μm por demão. O intervalo máximo entre demãos deve ser de 24 horas.

Com base nessas informações, avalie as afirmações que se seguem.

I. a finalidade do jateamento abrasivo é criar um perfil de rugosidade superficial adequado para uma melhor ancoragem da tinta de fundo.

II. A verificação de conformidade da espessura de película seca obtida em cada demão de tinta e os intervalos de tempo entre uma demão e outra são aspectos importantes do controle de qualidade da pintura.

III. Após o término da pintura e a cura da tinta de acabamento, uma película seca de 100 μm possibilita a aceitação dos serviços de pintura.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 26
A corrosão galvânica acontece quando dois materiais metálicos, de potenciais diferentes, estão em contato em um eletrólito ocasionando uma circulação de elétrons. 

Considerando as medidas adequadas de proteção para se evitar ou diminuir essa corrosão, avalie as afirmações que se seguem.

I. Uso de inibidores de corrosão adequados.

II. Isolamento elétrico dos materiais de potenciais diferentes.

III. Aplicação de revestimentos protetores adequados.

IV. Proteção catódica da corrosão.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) II e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
Os materiais utilizados na fabricação de cabos e fios devem possuir boa condutividade elétrica, além de propriedades mecânicas adequadas. A resistividade elétrica do material condutor é dependente da variação de temperatura.

Os condutores de cobre e alumínio são os mais utilizados, sendo que, para determinada corrente, a seção condutora do alumínio em relação ao cobre deverá ser maior.

PORQUE

O cobre apresenta maior resistividade em relação ao alumínio. Devido à seção maior do alumínio, é necessário um menor volume de material isolante que envolve um fio ou cabo.

Acerca das asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 28 - ANULADA

ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Um tecnólogo em manutenção industrial é contratado por uma empresa do segmento alimentício, na qual existem sistemas térmicos de refrigeração por compressão de vapor, responsáveis pelos processos de resfriamento, congelamento e estocagem de alimentos, além de serem utilizados também na climatização de ambientes de temperatura controlada. Diante dessa situação, o tecnólogo necessita conhecer o funcionamento do sistema e seus principais componentes.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações que se seguem.

I. Os sistemas de refrigeração por compressão de vapor são compostos basicamente por compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador, sendo esse último responsável pela redução da temperatura do ambiente no qual o mesmo encontra-se instalado.

II. Sistemas de refrigeração industrial de grande porte à amônia com câmaras de resfriamento e congelamento operam com compressão por estágios, visando maximizar a eficiência do sistema.

III. Os compressores de refrigeração industrial são os principais consumidores de energia elétrica de indústrias do segmento alimentício e, em função disso, os setores de manutenção dessas indústrias atuam no sentido de maximizar sua eficiência.

IV. As válvulas de expansão dos sistemas de refrigeração são responsáveis pelo controle de fluxo de fluido refrigerante, garantindo que a pressão se mantenha constante na passagem do condensador para o evaporador.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 30
O tecnólogo em manutenção industrial necessita conhecer as normas de segurança relacionadas à manutenção de geradores de vapor. Todos os reparos ou alterações em caldeiras devem respeitar o respectivo projeto de construção e as prescrições dos fabricantes no que se refere aos materiais, procedimentos de execução e controle de qualidade e qualificação e certificação de pessoal.
MARTINELLI Jr., L. C. Geradores de vapor. Recepção, operação e medidas de
segurança. Cadernos UNIJUÍ, Série Tecnologia Mecânica, n.º 8,
Editora Unijuí, Ijuí, RS, 1998.
PERA, H. Geradores de vapor de água (Caldeiras). São Paulo, Departamento de
Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1996.

Diante do exposto, analise as seguintes asserções.

Os reparos em caldeiras são intervenções que visam corrigir não conformidades em relação ao projeto original da mesma, de acordo com as informações contidas na documentação da caldeira, sendo necessária a elaboração do Projeto de Alteração ou Reparo, que fará parte da documentação do equipamento.

PORQUE

O histórico de intervenções e os resultados dos ensaios não destrutivos realizados no equipamento é requisito de controle do setor de segurança da empresa e exigência para o atendimento da norma NR-13.

Acerca das asserções acima assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
A lubrificação de mancais de rolamento utilizando graxas é um procedimento bastante comum em meio industrial. Atualmente, tem se buscado utilizar graxas de alta performance visando estender o intervalo entre relubrificações, reduzir o consumo e o consequente descarte de lubrificantes, além de aumentar a vida útil dos rolamentos. Para a elaboração do plano de lubrificação desse tipo de componente, é necessário conhecer os parâmetros operacionais e de projeto do mesmo.

Com base no texto exposto acima, avalie as afirmações que se seguem.

I. Para mancais de rolamento submetidos a baixas rotações e elevadas cargas de choque e impacto, é recomendada a aplicação de graxas com óleo básico de alta viscosidade e aditivação sólida. 

II. A aplicação de graxa em excesso nos mancais acarretará aquecimento excessivo do mesmo. O mesmo ocorre em casos de aplicação de graxa em quantidade inferior ao especificado.

III. A determinação da quantidade de graxa a ser aplicada no equipamento para relubrificação é determinada em função das dimensões e tipos de rolamentos, independentemente do método de aplicação e da graxa utilizada.

IV. Da mesma forma que é possível utilizar óleos sintéticos na lubrificação de equipamentos industriais, existem disponíveis no mercado “graxas sintéticas” para aplicação na lubrificação de mancais de rolamento expostos a condições severas de temperatura e carga.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
Durante a rotina de manutenção de uma fábrica, verifi cou-se a necessidade de troca de uma peça de engate do motor que movimenta a esteira transportadora na unidade de produção. Após consulta aos dados técnicos das máquinas e mecanismos da unidade, constatou-se a posse do desenho técnico da referida peça, ilustrada na fi gura 1.

enade

Qual das perspectivas em corte corresponde ao desenho da peça?

enade

enade


ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Um tecnólogo em manutenção industrial é responsável pela determinação das ações preventivas oriundas dos resultados das análises de óleo de uma grande indústria siderúrgica. Durante a realização dessa atividade, um relatório de análise de óleo de uma central hidráulica de grande porte indicou elevada presença de água e alta concentração de particulado de ferro oriundo da bomba de palhetas.

Diante dessa condição, o tecnólogo, visando solucionar o problema, providenciou

A) a filtração imediata do óleo para retirada do particulado e da água, utilizando filtros absolutos.

B) a troca imediata do lubrificante contaminado, a substituição do filtro de óleo e a inspeção imediata da bomba de palhetas.

C) a inspeção na bomba de palhetas e a troca do filtro de óleo, já que a presença de água, em fluidos hidráulicos, não compromete o funcionamento do sistema.

D) a troca imediata do lubrificante contaminado, já que é normal a presença de elevado particulado de ferro proveniente de bombas hidráulicas de palhetas.

E) a filtração imediata do óleo para retirada do particulado e da água, utilizando filtros absolutos, a troca do filtro de óleo e a inspeção da bomba de palhetas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
Na manutenção de um moinho centrífugo de martelos destinado à moagem de milho, verificou-se que alguns martelos (placa retangular) apresentavam desgaste excessivo em suas bordas. Após análise química e de dureza de alguns martelos com desgaste excessivo, identificou-se o material como aço ABNT 1045 com dureza da ordem de 50 ± 1 HRC. Com base nessas informações, o tecnólogo de Manutenção Industrial alterou o material de fabricação do componente para aço ABNT 1010 com os tratamentos térmicos

A) cementação seguida de têmpera e revenido.

B) cementação seguida de normalização.

C) cementação seguida de austêmpera.

D) martêmpera e revenido.

E) têmpera e revenido.


ENADE 2011 - QUESTÃO 35
Com a crescente competição entre as empresas por custos menores de produção e a tendência mundial de eficiência energética, os motores de alto rendimento estão cada vez mais presentes nas instalações industriais. O custo inicial de um motor de alto rendimento é maior do que o motor padrão (standard). Em uma indústria, planeja-se a substituição de um motor standard por um motor de alto rendimento.

Considerando um motor standard de 40 CV, 4 polos, rendimento de 80% e funcionamento 3000 horas/ano e um motor de alto de rendimento de 40 CV, 4 polos, rendimento de 92% e funcionamento de 3000 horas/ano, calcule qual será a economia de energia em um ano do motor de alto rendimento em relação ao standard (considere 1 CV = 736 kW).

A) 206,4 Mwh/ano.

B) 10.598 kWh/ano.

C) 10.742 kWh/ano.

D) 14.400 kWh/ano.

E) 14.596 kWh/ano. 

COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,397,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,9,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,27,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1063,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,216,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,3,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,11,provas usp,39,provas vestibular,365,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,50,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,119,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1348,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7156,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,301,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,590,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1666,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1446,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,1975,questão de informática,164,questão de inglês,1443,questão de jornalismo,168,questão de legislação,236,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3333,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4262,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23297,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,612,questão urologia,15,questão web design,40,questões,46373,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,852,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Manutenção Industrial ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Manutenção Industrial ENADE 2011 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-tecnologia-em-manutencao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-tecnologia-em-manutencao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo