Prova de Tecnologia em Saneamento Ambiental ENADE 2011 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Saneamento Ambiental ENADE 2011 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 ...
ENADE

Prova de Tecnologia em Saneamento Ambiental ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
O Córrego Igrejinha pertence à Bacia do Rio Paraíba do Sul. Visando à promoção de ações de gerenciamento da bacia hidrográfica desse córrego, autoridades locais caracterizaram o uso do solo nos anos de 1984 e 2005 (Quadro 1), bem como mensuraram os índices de qualidade da água, obtendo os resultados apresentados no Quadro 2.

Quadro 1 - Caracterização do uso do solo nos anos 1984 e 2005.

enade

Quadro 2 - índices de qualidade da água do Córrego Igrejinha

enade

A coleta das amostras (1 a 6) ocorreu conforme o diagrama apresentado a seguir. 

enade

Considerando as informações apresentadas acima, analise as afirmações que se seguem.

I. A amostra 4 indica grande lançamento de efluente industrial.

II. A amostra 5 indica autodepuração.

III. O diagnóstico do uso e ocupação do solo nos anos de 1984 e 2005 indica processo de ocupação antrópica.

IV. A eutrofização é uma das justificativas para a redução da vegetação rasteira.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.  


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
A lei n.º 9.433/97 faz diversas definições e estabelece determinados procedimentos no que se refere ao tema custo de outorga. A esse respeito, avalie as afirmações que se seguem.

I. A água é apresentada como um recurso natural limitado e dotado de valor econômico, embora não tenha sido estabelecida a cobrança pelo seu uso.

II. A cobrança pelo uso da água é definida com base nos princípios do “poluidor-pagador” e do “usuáriopagador”, sendo que ambos pagam o mesmo valor, considerando o preceito constitucional que estabelece que todos são iguais perante a lei.

III. Estão condicionados à outorga e, consequentemente, à cobrança, atividades tais como: o abastecimento público, os processos produtivos, a extração de água de aquífero subterrâneo e o lançamento de esgotos tratados ou não.

IV. No caso de cursos d’água de alcance intermunicipal, é facultado ao usuário solicitar a outorga em um dos órgãos ambientais dos municípios envolvidos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
O Médico da Família, observou, em uma comunidade, expressivas ocorrências de cólera, verminoses, danos gastrointestinais, crianças com defeitos de nascença e com falência do sistema nervoso central.

Tendo em vista a atipicidade desses eventos de forma conjunta, solicitou a um agente municipal de saneamento que promovesse análise da água consumida por essa comunidade, na qual há uma indústria siderúrgica.

Os dados obtidos nessa análise foram os constantes no quadro abaixo.

enade

Considerando os valores apresentados no quadro acima, analise as afirmações que se seguem.

I. O valor 32,0 mg/L indica poluição por esgoto sanitário.

II. O valor 1,2 mg/L indica forte presença de efluente da indústria existente no local.

III. O valor 0,3 mg/L indica contaminação por mercúriocromo oriundo de resíduos hospitalares.

IV. O valor 0,8 mg/L é tranquilizador, do ponto de vista dos efeitos na saúde humana.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
Historicamente, a Vigilância Sanitária surgiu para atender a necessidade de controle nas aglomerações que surgiam em meados do século XIX. Atualmente, a Vigilância Sanitária é fundamental para o planejamento de Secretarias de Saúde e do próprio Ministério da Saúde.

Com a implantação do Sistema Único de Saúde, em 1980, a Vigilância Sanitária teve suas atribuições revistas e ampliadas, tendo seu enfoque sido direcionado à prevenção, ou seja, ao ato educativo.

PORQUE 

Na época de seu surgimento, a principal característica da Vigilância Sanitária era a atividade de fiscalização, com forte caráter punitivo, dificultando sua relação com a sociedade e comprometendo, assim, sua eficácia, o que implicou a necessidade de reestruturá-la.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 13
A forma mais eficiente de reciclagem dos resíduos orgânicos é a compostagem, que é um processo capaz de reciclar qualquer resíduo orgânico comumente encontrado no lixo urbano e rural. O mecanismo básico que ocorre durante esse processo é o de decomposição ou estabilização da matéria orgânica, conduzida por uma população diversificada de bactérias, fungos e actinomicetos.
PEREIRA NETO, J. T. Manual de compostagem: Processo de baixo custo.
Belo Horizonte: UNICEF. 1996, p. 17.

A figura abaixo faz uma representação esquemática das mudanças observadas nos principais parâmetros operacionais envolvidos no processo de compostagem.

enade

A análise das informações apresentadas mostra que

A) a primeira fase do processo de compostagem é mesofílica.

B) a segunda fase do processo de compostagem é a de degradação ativa.

C) os microrganismos termofílicos situados nas zonas internas da leira, durante a maturação, saem da massa de compostagem, recomeçando um ataque aos compostos mais resistentes.

D) as curvas 1 e 3 representam temperatura controlada e variações dos parâmetros ambientais sólidos, respectivamente.

E) as curvas 2 e 4 representam temperatura descontrolada e pH, respectivamente. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 14
Um tecnólogo em saneamento ambiental foi contratado para investigar uma denúncia de lançamento clandestino de efluente, oriundo de um empreendimento de suinocultura, em um trecho específico de um curso d’água.

Foram coletadas amostras em três pontos distintos, uma a montante da área de criação de porcos, uma em frente e outra a jusante. Inicialmente, a única informação que lhe foi dada era sobre a concentração de coliformes fecais (CF) e estreptococos fecais (EF), conforme apresentado na tabela abaixo.

enade

Considerando que a relação CF/EF > 4 indica contaminação por origem humana, que a relação CF/EF < 0,7 indica contaminação por origem animal e a avaliação preliminar dos resultados obtidos, assinale a opção que apresenta um diagnóstico correto.

A) Não foi identificada contaminação na primeira amostra, mas as outras duas indicam contaminação de origem animal, provavelmente havendo contaminação oriunda do empreendimento.

B) A primeira amostra indica contaminação de origem humana e as outras duas indicam contaminação de origem animal, provavelmente havendo contaminação oriunda do empreendimento.

C) A primeira amostra indica contaminação de origem animal e as outras duas indicam contaminação de origem humana, provavelmente havendo contaminação oriunda o empreendimento.

D) Não foi identificada contaminação na primeira amostra, mas as outras duas indicaram contaminação de origem humana. Não há indício de que o empreendimento esteja contribuindo para contaminação do curso d’água.

E) Todas as amostras indicaram contaminação de origem humana. O empreendimento não está contribuindo para a contaminação do curso d’água. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 15
O Decreto n.º 7.404/2010, que regulamenta a Lei n.º 12.305/2010, estabelece que a logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A Lei n.º 12.305/2010 estabelece que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns tipos de resíduos, entre os quais os constantes da figura 1, estão obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.

enade

De acordo com o que preconiza a Lei n.º 12.305/2010, que outros tipos de produtos seriam corretamente incluídos na figura 1?

A) Medicamentos e tintas.

B) Medicamentos e agrotóxicos.

C) Solventes e eletroeletrônicos.

D) Eletroeletrônicos e medicamentos.

E) Eletroeletrônicos e agrotóxicos.


ENADE 2011 - QUESTÃO 16
No final do século XIX, descobriu-se que certas espécies de insetos e outros artrópodos eram responsáveis pela transmissão de algumas das mais importantes doenças. O controle do vetor ainda é imprescindível para prevenir diversas doenças – entre as quais a dengue é o melhor exemplo. O papel do controle de vetores em Saúde Pública é prevenir a infecção mediante o bloqueio ou redução da transmissão.

O controle efetivo dos vetores não pode depender de um só método. Ao contrário, ele deve dispor de várias alternativas, adequadas à realidade local, que permitam sua execução de forma integrada e seletiva.
BRAGA, I.A.; VALLE, D. Aedes aegpti: inseticidas, mecanismos de ação e resistência.
In: Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 16, 2007, p. 279-293 (com adaptações).

A partir do texto apresentado, analise as afirmações abaixo.

I. A adequada infraestrutura de saneamento básico no meio urbano é uma forma de contribuir para o controle de vetores.

II. É proibido o uso de inseticidas para controle de vetores, haja vista tornarem-se resistentes aos respectivos agentes químicos.

III. Uma das formas de controle biológico de larvas de mosquito, como, por exemplo, do Aedes aegypti, é a utilização de peixes larvófagos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e II.

D) I e III.

E) II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
A entrega do novo aterro sanitário de um município está prevista para daqui a 6 anos. Sabendo que o atual aterro tem vida útil de mais um ano e que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/2010), a partir de 2014, estará proibida a disposição final em lixões, a Prefeitura decidiu fazer uma ampliação do atual aterro.

O órgão ambiental estadual solicitou a entrega somente do Relatório Ambiental Preliminar (RAP), pelo fato de a construção ser em área adjacente à célula existente. Uma empresa especializada foi contratada para elaborar o relatório. O geólogo e o engenheiro identificaram, por meio do levantamento planialtimétrico e do estudo de estabilidade de taludes, que a nova célula tem capacidade para 500 000 m³ de resíduos.

Foi considerado um índice de compactação igual a 0,8 t/m³ e um volume de cobertura com terra de 20%. A partir dessa informação e sabendo que no município são coletadas, anualmente, 80 000 toneladas de resíduos sólidos domiciliares, foi solicitado ao Tecnólogo em Saneamento Ambiental que calculasse a vida útil dessa nova célula, a fim de identificar se seria suficiente para atender a demanda, até que o novo aterro fosse inaugurado.

No contexto apresentado, a vida útil da nova célula é de

A) 4 anos e 2 meses.

B) 5 anos e 4 meses.

C) 6 anos e 6 meses.

D) 25 anos e 9 meses.

E) 39 anos e 1 mês. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 18
Calhas tipo Parshall são utilizadas em estações de tratamento de água e de esgoto. É função dessas calhas

I. medir vazão.

II. reter sólidos suspensos.

III. misturar coagulantes.

IV. decantar material sólido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) IV.

D) I e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Como medida para contenção de enchentes, certo município obriga que se construa dentro de cada lote um reservatório para águas coletadas por coberturas e pavimentos, independente de estar edificado ou não.

O gráfico abaixo representa a intensidade da chuva versus duração, na região onde se encontra esse município.

Considerando que o coeficiente de deflúvio é igual a 0,10, e a duração da chuva é de 30 minutos, qual será o volume de reservação necessário para um lote quadrado de 100 m de frente por 100 m de fundo?

enade

A) 3 000 000 m³.

B) 50 000 m³.

C) 3 000 m³.

D) 100 m³.

E) 50 m³.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
A Política Nacional de Saneamento Básico (Lei n.º 11.445/2007) preconiza que, na ausência de redes públicas de saneamento básico, serão admitidas soluções individuais de destinação final dos esgotos sanitários. Para certo condomínio de casas, projetou-se um sistema de tanque séptico seguido por sumidouro. Com relação a esse sistema de tratamento, analise as afirmações a seguir.

I. O padrão das casas do condomínio afeta o volume requerido para o tanque séptico.

II. O intervalo de limpeza do tanque séptico influencia no cálculo das dimensões requeridas para o sumidouro.

III. O volume requerido para o tanque séptico é função da temperatura ambiente do local onde o sistema será instalado.

IV. O tipo de solo onde será instalado o sumidouro é irrelevante no cálculo de sua geometria.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 21
Segundo a Lei n.º 11.445/2007, o Plano Municipal de Saneamento Básico deve abranger os serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana e de manejo de águas pluviais. Durante a elaboração do plano, serão promovidas audiências públicas abertas à comunidade e também reuniões com o órgão colegiado, para receber críticas e sugestões sobre o seu conteúdo. A respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico, avalie as seguintes asserções.

A partir do exercício financeiro de 2014, será vedado o acesso aos recursos federais, quando destinados a serviços de saneamento básico, àqueles titulares de serviços públicos de saneamento básico que não instituírem, por meio de legislação específica, o controle social realizado por órgão colegiado.

PORQUE 

O controle social é um dos princípios da prestação de serviços públicos de saneamento básico e compreende o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
Uma equipe de hidrometristas precisa determinar a vazão do rio cuja seção transversal está representada na figura abaixo. A seção foi discretizada em 8 faixas verticais de 50 cm e, com a ajuda de um molinete hidrométrico, foi possível determinar a velocidade média de cada uma das faixas: V1 = V8 = 0,25 m/s; V2 = V7 = 0,50 m/s; V3 = V6 = 0,75 m/s e V4 = V5 = 1,0 m/s.

enade

Com base nas informações acima, qual é a vazão do rio?

A) 1,88 m³/s.

B) 3,75 m³/s.

C) 4,25 m³/s.

D) 8,50 m³/s.

E) 42 500 m³/s.


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
Em um dado ano, uma bacia hidrográfica de 100 km² recebeu 1 500 mm de precipitação. Sabendo-se que a vazão de drenagem anual dessa bacia é 20 x 10 m³, estima-se que a parcela de água evapotranspirada durante esse ano, desconsiderando a parcela referente à infiltração da água no solo, equivale a

A) 200 mm.

B) 1 300 mm.

C) 1 700 mm.

D) 2 000 mm.

E) 3 500 mm.


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
O uso inadequado de agrotóxicos, com dosagem exagerada e ausência de equipamentos de proteção individual, vem ocasionando inúmeros casos de problemas de saúde.

No contexto da identificação e do monitoramento dos efeitos potenciais do uso de agrotóxicos, os testes agudos são aqueles em que se observam

A) alterações na sobrevivência e letalidade.

B) alterações no crescimento e reprodução.

C) imobilidade e alterações na sobrevivência.

D) letalidade e alterações na reprodução.

E) letalidade e imobilidade.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
O tratamento de água, a higiene pessoal, as condições sanitárias adequadas nos domicílios e as campanhas de educação sanitária são ações importantes para se evitarem doenças de veiculação hídrica. Suponha que um município decidiu iniciar uma campanha sobre a importância de se consumir água tratada.

Para isso, solicitou à equipe de vigilância sanitária e epidemiológica que fizesse um estudo para avaliar a influência que o sistema de tratamento de água e de esgotamento sanitário teria sobre a saúde da população. Tomando por base o resultado do estudo empreendido, quais doenças de veiculação hídrica podem ser utilizadas como indicadores?

A) Cólera, varíola e amebíase.

B) Cólera, gastroenterite e hepatite A.

C) Gastroenterite, varíola e amebíase.

D) Varíola, tuberculose e gastroenterite.

E) Amebíase, hepatite A e tuberculose.


ENADE 2011 - QUESTÃO 26
A coagulação é o processo de desestabilização das partículas coloidais que implica o crescimento de cada partícula decorrendo das colisões entre elas. O papel do coagulante é desestabilizar a suspensão coloidal, reduzindo todas as forças repulsivas, desse modo diminuindo a barreira de energia e permitindo que as partículas se agreguem.

Em razão das propriedades físicas e químicas da solução, do poluente e do coagulante, foram postulados mecanismos de coagulação (por exemplo, neutralização da carga, compressão da dupla camada, formação de pontes e arraste). A figura abaixo faz uma representação esquemática do mecanismo de compressão da dupla camada.

enade

Com base em uma análise da figura apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. Os íons negativos aproximam-se da camada rígida e trazem consigo alguns íons positivos, resultando na formação da camada difusa.

II. Após a coagulação, observa-se que o potencial zeta (PZ) da água aproxima-se de zero, o que mostra que o coagulante atua sobre a superfície das partículas presentes na água, aumentando as cargas eletrostáticas.

III. A adsorção faz com que os íons adsorvidos permaneçam de forma compacta sobre a superfície da partícula, dando origem à camada rígida.

IV. As partículas coloidais possuem predominantemente cargas negativas, as quais atraem grande quantidade de íons de carga oposta presentes na solução, porém, devido às dimensões das superfícies das partículas, apenas um número limitado de íons são adsorvidos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
Analise as afirmações abaixo. A respeito do reúso de água,

I. O reúso da água subentende uma tecnologia desenvolvida em maior ou menor grau, dependendo dos fins a que se destina e de como ela tenha sido usada anteriormente.

II. Devido à mineralização lenta da matéria orgânica contida na água de reúso, ocorre a formação de húmus, o qual pode acarretar prejuízo às propriedades físicas do solo, dificultando a retenção de água.

III. O reúso indireto e não planejado da água ocorre quando essa, já utilizada uma ou mais vezes, é descarregada no meio ambiente e novamente é utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) III, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 28
Durante a operação de reservatório de distribuição de água, limites operacionais do nível d’água devem ser observados, sendo classificados como limite de extravasamento, limite de boia, limite alto (superior), limite baixo (inferior) e fundo do reservatório.

O volume nominal do reservatório refere-se à diferença entre

A) o limite inferior e o limite superior.

B) o limite inferior e o limite de boia.

C) o limite inferior e o limite de extravasamento.

D) o fundo do reservatório e o limite superior.

E) o fundo do reservatório e o limite do extravasamento.


ENADE 2011 - QUESTÃO 29
A cavitação, fenômeno que pode gerar danos em um sistema de recalque de esgoto, é causada

A) pelo desgaste do sistema de recalque, quando esse é utilizado muito abaixo de sua capacidade nominal.

B) pelo processo de oxidação do metal, que leva ao surgimento de cavas nas pás do rotor, com consequente desbalanceamento e vibração do sistema.

C) por partículas sólidas presentes no esgoto que não foram retidas pelo sistema de gradeamento.

D) pelo desgaste natural do sistema de recalque, sendo percebida principalmente após um ano de uso, dentro das vazões de projeto.

E) pela formação de bolhas, devido à passagem do líquido em zonas de baixa pressão, cujo colapso próximo às paredes da tubulação ou às partes rodantes do sistema provoca erosão do material.


ENADE 2011 - QUESTÃO 30
Observe a seguinte representação gráfica de uma rede de distribuição de água sobreposta a um mapa de curvas de nível.

enade

Considerando o reservatório apoiado sobre o terreno, é correto concluir que

A) o ponto onde o reservatório está localizado é uma das cotas mais baixas da região.

B) os pontos C e F estão em um vale, a aproximadamente 6,5 m abaixo do fundo do reservatório. 

C) os pontos E e B estão na mesma cota, consequentemente, possuem a mesma diferença de nível em relação ao fundo do reservatório.

D) os pontos A e D estão na mesma cota topográfica, apresentando a mesma dificuldade para abastecimento.

E) o ponto D está abaixo pelo menos 1 m do nível do fundo do reservatório e não apresenta dificuldades topográficas para abastecimento por gravidade.


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
Considerando a Lei n.º 9.433, de 1997, que Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, do ponto de vista da captação de água, não está sujeito à outorga pelo poder público

A) o uso de recursos hídricos para captação de parcela de água existente em um corpo de água para consumo final, desde que seja para consumo humano.

B) a extração de água em aquífero subterrâneo.

C) o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural.

D) a captação de água em aquífero subterrâneo para dessedentação de animais.

E) a captação de água em aquífero subterrâneo em meio urbano. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
O aquecimento global é um fenômeno natural de manutenção da temperatura do planeta causado pela retenção, na atmosfera, pelos gases de efeito estufa, de parte da energia refletida pela superfície terrestre. Com o aumento rápido das emissões desses gases, gerados pela aceleração das atividades antropogênicas, esse fenômeno passou a se intensificar, determinando um aumento mais rápido na temperatura da Terra.

Para enfrentar esse problema, o Brasil instituiu, em 29 de dezembro de 2009, a Política Nacional sobre Mudança do Clima, por meio da Lei n.º 12.187, regulamentada, posteriormente, pelo Decreto n.º 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Essa lei prevê que “todos têm o dever de atuar, em benefício das presentes e das futuras gerações, para a redução dos impactos decorrentes das interferências antrópicas sobre o sistema climático” e “a promoção da disseminação de informações, a educação, a capacitação e a conscientização pública sobre mudança do clima”. Além disso, essa lei instituiu “as medidas de divulgação, educação e conscientização” como um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Nesse contexto, as campanhas de educação sanitária e ambiental voltadas para as mudanças climáticas devem abordar a necessidade de

A) reduzir os índices anuais de desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado.

B) desestimular o aumento na oferta de biocombustíveis, como o etanol.

C) incrementar a geração de energia proveniente de usinas termelétricas movidas a carvão mineral.

D) aumentar o rebanho bovino e suíno do país, por meio da destinação de maior número de áreas para a pecuária. 

E) investir na exploração do petróleo descoberto nas extensas jazidas do pré-sal.  


ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Para gerenciar os riscos à saúde do trabalhador, a Norma Regulamentadora 9 (NR9) define riscos ambientais como os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Além disso, a Norma Regulamentadora 17 - Ergonomia (NR17) estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

No contexto dos trabalhadores que lidam com a coleta, o transporte, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final de entulhos da construção civil gerados em cidades brasileiras, avalie as afirmações que se seguem.

I. O trabalho de coleta, armazenamento e transporte dos entulhos caracteriza-se como de baixo risco ergonômico às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

II. Nas centrais de processamento de entulho, o ruído gerado pelos equipamentos trituradores dos resíduos representa agente físico que requer o uso de protetores auriculares pelos trabalhadores.

III. O manejo dos entulhos da construção civil emite, no ambiente de trabalho, plumas de agentes biológicos como bactérias, fungos, protozoários e vírus que requerem o uso de máscaras respiratórias pelos trabalhadores.

IV. A reciclagem dos entulhos é geradora de poeiras eventualmente contendo asbesto, um agente químico que penetra pelas vias respiratórias e digestivas do trabalhador, podendo provocar asbestose e câncer do pulmão e do trato digestivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
A gestão dos resíduos sólidos gerados nas cidades brasileiras demanda a integração de ações de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final. O Brasil vem se destacando por obter altos índices de reciclagem, em especial para latas de alumínio, 98,2%, e para o papelão, 80%, no ano de 2009. Nesse contexto, a percepção ambiental dos cidadãos para a necessidade de reciclar é um dos fatores determinantes do sucesso da reciclagem no país.
Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE). Disponível em: <www.cempre.org.br>. Acesso em 09 set. 2011.

No contexto da reciclagem de resíduos domésticos, analise as asserções que se seguem.

A educação ambiental e sanitária tem como objetivo a sensibilização, a conscientização e a mobilização dos cidadãos para que estes segreguem na origem os componentes recicláveis de seu lixo, encaminhando-os para os programas de coleta seletiva.

PORQUE

A segregação na origem potencializa, técnica e economicamente, a reciclagem dos componentes recicláveis do lixo e minimiza o trabalho de separação desses componentes nas usinas de triagem, em especial quando esses resíduos coletados seletivamente não estão misturados ao componente matéria orgânica do lixo, o chamado lixo úmido.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 35
A Portaria n.º 518/2004 do Ministério da Saúde dispõe sobre os procedimentos e responsabilidades inerentes ao controle e à vigilância da qualidade da água para consumo humano e estabelece o padrão de potabilidade, bem como dá outras providências.

Considere que um Tecnólogo em Saneamento Ambiental recebeu um laudo que retratava a qualidade físico-química da água de um manancial superficial, cujo objetivo era subsidiar a implementação das operações unitárias necessárias para seu tratamento, conforme caracterização expressa por meio dos resultados constantes na tabela abaixo

enade

Considerando os dados apresentados acima e as possibilidades de utilização da água do manancial para abastecimento humano, analise as afirmações abaixo.

I. A principal dificuldade a ser enfrentada é, sem dúvida, a necessidade de remoção de fluoreto em excesso. O emprego de processos especiais de tratamento como a troca iônica ou a osmose reversa pode inviabilizar, economicamente, a utilização dessa água.

II. Para remoção do excesso do fluoreto, alternativamente, mistura-se a água com excesso de fluoreto com águas de outras fontes, enquadrando esse parâmetro por diluição, resultando, ainda, em importante economia, pela eliminação total do consumo de ácido glacial, que é caro.

III. A concentração de ferro, associada à cor elevada da água, na ausência de turbidez significativa, leva a dificuldades na etapa de coagulação e floculação.

IV. Métodos oxidativos, como a aeração ou a cloração, serão necessários, além do uso de polieletrólito, para promover a melhoria global no processo de floculação.

V. O nível de sulfato na água, mesmo aumentado durante o tratamento, não excederá ao padrão de potabilidade, graças ao valor da cor aparente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,211,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,461,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,349,eleicoes,1,enade,388,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1421,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,285,provas da univesp,2,provas enade,387,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9834,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5296,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,128,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8515,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61103,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Saneamento Ambiental ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Saneamento Ambiental ENADE 2011 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-tecnologia-em-saneamento-ambiental-enade-2011-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-tecnologia-em-saneamento-ambiental-enade-2011-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo