Prova de Zootecnia ENADE 2016 com Gabarito

Prova de Zootecnia ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 Uma empresa que processa e beneficia leite vem enfrentando alguns pr...
ENADE

Prova de Zootecnia ENADE 2016 com Gabarito

ENADE 2016 - QUESTÃO 09

Uma empresa que processa e beneficia leite vem enfrentando alguns problemas com o leite in natura adquirido. Um estudo realizado nas propriedades rurais em que o leite é recolhido revelou que, de modo geral, o produto apresenta baixos teores de sólidos totais, principalmente de gordura.

Nessa situação, a solução adequada para o aumento dos teores de gordura no leite é

A) elevar o teor de carboidrato proveniente de cereais de rápida degradação ruminal.

B) elevar a quantidade de proteína não degradável no rúmen.

C) elevar a concentração de óleo vegetal insaturado na dieta.

D) elevar a quantidade de proteína degradável no rúmen.

E) elevar a fibra efetiva na dieta.

GABARITO. E) elevar a fibra efetiva na dieta.

ENADE 2016 - QUESTÃO 10

O dimensionamento do plantel de aves é fundamental para o sucesso do sistema comercial de produção de ovos. Considere que um zootecnista deve planejar uma granja para a produção de aproximadamente 11 000 ovos/dia. Ele dispõe das seguintes informações:

• as aves permanecem 58 semanas em postura;

• o tempo de descanso do galpão é de 2 semanas;

• a granja possui 5 lotes, cada um deles com 3 200 poedeiras em fase de produção;

• a porcentagem de mortalidade é de 5% na fase de cria e recria.

A partir do exposto, quantas pintainhas devem ser solicitadas ao incubatório, e a cada quantas semanas um novo lote deve ser alojado, respectivamente?

A) 3 040 pintainhas; 60 semanas.

B) 3 200 pintainhas; 10 semanas.

C) 3 200 pintainhas; 12 semanas.

D) 3 360 pintainhas; 10 semanas.

E) 3 360 pintainhas; 12 semanas.

GABARITO. E) 3 360 pintainhas; 12 semanas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 11

No sistema de produção intensivo, frequentemente os suínos são alojados em baias com piso de concreto ripado e sem substratos, o que impede que os animais exerçam o ato de fuçar. Trata-se de situação considerada entediante para os animais que, assim, não são estimulados à exploração e à seleção do alimento. O enriquecimento ambiental, no entanto, pode contribuir para o bem-estar de animais criados em sistemas confinados tradicionais.
DIAS, C. P.; SILVA, C.A.; MANTECA, X. Bem-estar dos suínos. 1 ed.
Londrina: ed. de autor, p.181-378, 2014 (adaptado).

Considerando os aspectos relativos a preferência, quantidades, especificações e biosseguridade dos materiais de enriquecimento ambiental utilizados na produção intensiva de suínos, avalie as afirmações a seguir.

I. A palha pode afetar positivamente o bem-estar desses animais, pois os induz a alto nível de manipulação e estimula seu comportamento exploratório.

II. O uso contínuo de correntes de metal suspensas no nível dos olhos dos animais é recomendado, uma vez que desperta o interesse e evita o tédio.

III. O uso de pneu nesse ambiente é recomendável por ser material manipulável, que permite a expressão de comportamentos habituais da espécie, sem riscos.

IV. A inclusão de objetos que sejam mastigáveis e deformáveis induz maior motivação para interação, porque esses materiais estão associados a substratos próprios para exploração e manipulação.

V. Os materiais de enriquecimento ambiental, quando usados de forma alternada ao longo do tempo, minimizam a perda de interesse do suíno.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.

GABARITO. C) I, IV e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 12

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de regulamentos, exige dos estabelecimentos que processam mel, programas de garantia da qualidade, como as Boas Práticas de Fabricação (BPF), a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e a participação no Programa Nacional de Controle de Resíduos para o mel (PNCR).
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Instrução Normativa n. 11, de 20 de outubro de 2000 (adaptado).

Com base nessas informações, na legislação que rege a produção de mel no Brasil e nos princípios de manejo de colônias de abelhas africanizadas para a produção de mel no campo, avalie as afirmações a seguir.

I. Podem ser comercializados os tipos de mel com umidade em torno de 23% e que apresentam uma relação de açúcares redutores acima de 65%.

II. Análises de resíduos são exigidas por lei no território nacional para o mel tipo orgânico e para o tipo convencional destinado à exportação.

III. As melgueiras devem ser coletadas e levadas para a casa do mel, onde devem permanecer em descanso por 48 horas, para posterior desoperculação, evitando-se, assim, a contaminação por agentes físicos.

IV. Após a coleta das melgueiras no apiário os favos estão operculados e o risco de contaminação por agentes biológicos é muito pequeno.

V. Após os processos de centrifugação, filtração e decantação, o mel deve ser envasado para evitar o risco de contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e V.

D) III e IV.

E) IV e V.

GABARITO. C) II e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 13

Em um cruzamento do tipo three cross, utilizado na produção de suínos, de uma fêmea ½ landrace (L) e ½ large white (LW) com um macho duroc (D), que tenha resultado em filhos LLWD, obtiveram-se os resultados apresentados na tabela a seguir. 

enade

Considerando-se esses dados, quais são os efeitos dos cruzamentos nos valores de heterose para: leitões nascidos vivos por parto; leitões desmamados por parto; e peso do leitão ao desmame, respectivamente?

A) 1,0 (10%); 1,1 (10%) e 0,275 kg (5%).

B) 1,1 (10%); 1,0 (10%) e 0,275 kg (5%).

C) 1,1 (10%); 11,0 (11%) e 5,775 kg (5%).

D) 12,1 (10%); 11,0 (10%) e 0,275 kg (5%).

E) 12,1 (12%); 11,0 (11%) e 5,775 kg (5%).

GABARITO. B) 1,1 (10%); 1,0 (10%) e 0,275 kg (5%).

ENADE 2016 - QUESTÃO 14

A rápida evolução e a popularização das tecnologias da genética molecular propiciam o desenvolvimento de diversas abordagens no cenário do melhoramento genético dos animais de produção. A seleção genômica, ou seleção genômica ampla, tem sido proposta com a finalidade de melhorar a eficiência dos programas de seleção de bovinos de corte, utilizando-se simultaneamente dados fenotípicos e genotípicos.
ROSA, A. N. et al. Melhoramento genético aplicado em gado de corte:
Programa Geneplus-Embrapa. Brasília: Embrapa, 2013 (adaptado).

Considerando esse tema e os conceitos da área de genética molecular, seleção assistida por marcadores e seleção genômica, avalie as afirmações a seguir.

I. A seleção assistida por marcadores é recomendável quando a característica é poligênica, limitada ao sexo e de baixa herdabilidade.

II. A eficiência dos marcadores moleculares é baixa quando o desequilíbrio de ligação é alto entre o marcador e o QTL (loci de característica quantitativa). 

III. Os marcadores do tipo SNP (polimorfismo de base única) são abundantes nos genomas dos animais domésticos.

IV. A imputação é um método que pode ser utilizado na seleção genômica, embora isso implique maior custo na seleção dos animais.

V. A seleção assistida por marcadores tem custo menor do que a seleção genômica quando a característica apresenta herdabilidade alta e é determinada por poucos alelos.

É correto apenas o que se afirma em

A) III e V.

B) I, II e III.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) I, II, IV e V.

GABARITO. A) III e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 15

No Brasil, a produção de frangos em sistemas alternativos tem grande apelo, assim como o consumo das aves produzidas nesse sistema. Essa atividade pode ser uma opção para pequenos e médios produtores, pois não compete, em escala, com a avicultura de corte industrial e, devido à oferta ainda reduzida, permite que se pratiquem preços mais elevados.

No mercado brasileiro, diferentemente do sistema de produção industrial, a produção de frangos caipiras (coloniais) utiliza obrigatoriamente 

A) linhagens apropriadas e ambiente com acesso à luz solar, dispensando programas de luz artificial.

B) linhagens apropriadas, a partir de lotes mistos adquiridos de incubatórios idôneos, sendo permitida também a utilização de linhagens de frango de corte industrial.

C) linhagens de crescimento lento, acesso das aves aos piquetes, ração orgânica, medicação fitoterápica e homeopática, e abate aos 85 dias de vida.

D) linhagens específicas, acesso das aves aos piquetes e ração livre de ingredientes transgênicos.

E) linhagens específicas, acesso das aves aos piquetes, dietas isentas de produtos de origem animal e ciclo de produção mais longo.

GABARITO. E) linhagens específicas, acesso das aves aos piquetes, dietas isentas de produtos de origem animal e ciclo de produção mais longo.

ENADE 2016 - QUESTÃO 16

O julgamento de um animal por suas características exteriores tem por objetivo reconhecer os atributos morfológicos de importância com base em um modelo ideal de animal funcional. Avalia-se cada indivíduo a partir de características morfológicas de exterior e atribuem-se escores e pesos proporcionais ao potencial econômico da característica, compondo-se, assim, um sistema linear de avaliação. No quadro a seguir, são apresentadas características, agrupadas em quatro compostos, que são consideradas na avaliação de vacas da raça holandesa.

enade

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Colocação e comprimento de tetos são características de avaliação, pois interferem na velocidade de ordenha. 

II. Garupa é o composto que tem relação com a facilidade de parto e o que mais pontua na classificação linear.

III. A profundidade de úbere é a distância do piso do úbere em relação ao solo e está diretamente relacionada à altura do animal.

IV. As características do casco estão relacionadas à biomecânica do apoio do peso do animal e à conformação de aprumos, fatores predisponentes a doenças do casco.

V. Largura de peito e profundidade corporal são características que estão diretamente relacionadas à capacidade metabólica do animal, principalmente ao consumo de alimento e sua conversão em leite.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.

GABARITO. C) I, IV e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 17 

A produção nacional de bovinos de corte é baseada principalmente em sistemas extensivos a pasto. Assim, uma vez que a pastagem é a base da alimentação nesses sistemas de produção, a utilização de práticas de manejo e conservação do solo revela-se fundamental para a produção sustentável de bovinos.

A respeito de práticas de manejo e conservação dos solos, avalie as afirmações a seguir.

I. A incorporação de resíduos vegetais com alta relação carbono/nitrogênio aliada à trituração do material vegetal em partículas maiores reduz o risco de imobilização do nitrogênio aplicado via adubação pelos microrganismos do solo.

II. A incorporação de material vegetal proveniente de leguminosas resulta em um efeito mais pronunciado sobre as características físicas do solo, em comparação à incorporação de material vegetal proveniente de gramíneas, que provoca um efeito mais intenso sobre as propriedades químicas do solo.

III. A prática de rotacionar cultivares de uma mesma espécie vegetal em uma área agrícola auxilia no controle de ervas daninhas, pragas e doenças, além de melhorar características químicas e físicas do solo.

IV. A implantação de gramíneas estoloníferas ou decumbentes em áreas de relevo irregular promove maior proteção ao solo.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.

B) I e IV, apenas.

C) II e III, apenas.

D) III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. B) I e IV, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 18

Um produtor rural tem, em sua propriedade, uma pastagem de Tifton-85, implantada em solo argiloso, para o pastejo de bovinos leiteiros. O zootecnista contratado por ele recomendou a realização da análise de solo para determinação dos teores de fósforo (P) e potássio (K) dessa pastagem, pois ela não é adubada há três anos. Após a análise de solo, verificaram-se as seguintes quantidades: teor de P resina = 4 mg/dm³, e K = 0,1 cmolc/dm³. As Tabelas 1 e 2 mostram a classificação e as recomendações de fontes de nutrientes, de acordo com os teores.

enade

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os teores de P e K do solo não estão adequados, sendo necessária a aplicação de fertilizantes para a correção do seu teor de nutrientes.

II. As quantidades de nutrientes recomendadas para aplicação no solo podem ser de 10-60-30 kg/ha para N, P e K, respectivamente.

III. Com uma recomendação de 10-60-30 kg/ha de N, P e K, respectivamente, a quantidade a ser aplicada por hectare da fórmula 05-30-15 kg/ha será de 200 kg/ha.

IV. A fórmula comercial 10-20-20 kg/ha de N, P e K, respectivamente, é uma alternativa viável para esse solo, se aplicada na quantidade de 100 kg/ha.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.

GABARITO. D) I, II e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 19

A escolha de reprodutores na bovinocultura de corte deve ser realizada com base nos resultados das avaliações genéticas que geram as DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para as características utilizadas como critérios de seleção. Criadores e técnicos têm acesso às DEPs publicadas, anualmente, nos sumários de reprodutores, de acordo com o programa de melhoramento desenvolvido para determinada raça.

Considerando essas informações, avalie os resultados publicados no sumário de bovinos da raça nelore, apresentados na tabela a seguir.

enade

O reprodutor mais indicado para melhorar o crescimento dos animais de um plantel é o

A) touro 001, já que apresenta a maior DEP para peso ao nascer.

B) touro 002, porque apresenta a maior acurácia de predição.

C) touro 003, visto que apresenta a melhor DEP para ganho de peso do nascimento à desmama.

D) touro 004, pois apresenta a maior DEP para precocidade.

E) touro 005, uma vez que apresenta um valor de DEP neutro para peso ao nascimento.

GABARITO. C) touro 003, visto que apresenta a melhor DEP para ganho de peso do nascimento à desmama.

ENADE 2016 - QUESTÃO 20

O sistema tradicional de produção de bovinos de corte no Brasil é caracterizado por idade avançada no abate. Isso gera implicações de ordem econômica ao sistema e de qualidade do produto final ofertado. Diante desse cenário, há uma tendência à adoção do sistema de produção de novilho precoce, que consiste na aplicação de uma série de tecnologias que propiciem antecipar a idade no abate, desde que os animais tenham atingido o peso/ponto de acabamento ideal.
REZENDE, F. R. et al. Produção de novilho precoce. In: Bovinocultura
de Corte.Piracicaba: FEALQ . p. 1371-1400, 2010 (adaptado).

Com relação à avaliação de carcaças de novilhos precoces, avalie afirmações a seguir.

I. À medida que a espessura da gordura de cobertura aumenta (> 8 mm), os rendimentos de desossa das carcaças tendem a aumentar.

II. Carcaças de novilhos precoces são aquelas oriundas de animais com até 4 dentes incisivos permanentes (animais de aproximadamente 30 meses de idade).

III. O peso de abate preconizado por frigoríficos é de 15 a 18 arrobas.

IV. Um ponto crítico a ser considerado na avaliação de carcaças de animais precoces é o grau de gordura de cobertura (acabamento), que deve ter, no mínimo, 3,0mm, e, no máximo, 10,0 mm.

V. A carcaça de novilhos precoces apresenta maior calcificação dos processos espinhais quando comparada à de animais abatidos com maior idade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I, II e V.

C) II, III e IV.

D) II, IV e V.

E) I, III, IV e V.

GABARITO. C) II, III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 21

Por muito tempo, a produção de carne para consumo humano era realizada sem que houvesse a preocupação com as funções biológicas do tecido muscular do animal vivo nem com o quanto elas influenciam a qualidade do produto. Atualmente, com a compreensão dos eventos bioquímicos que acontecem no músculo vivo, sabe-se que a carne resulta de uma série de reações físico-químicas ocorridas no tecido muscular do animal após o abate, ou mesmo antes disso. Sendo assim, esses aspectos determinam a qualidade do produto final. 

Nesse contexto, assinale a opção correta.

A) O rigor mortis ocorre algumas horas após o abate, entretanto, a carcaça, inicialmente rígida, retoma a maciez depois de um período de 5 a 20 horas, devido ao rompimento das fibras musculares com consequente aumento de seu pH, o que depende do porte do animal e da temperatura do ambiente.

B) A diminuição do pH na musculatura do animal abatido ocorre pela ação do ácido málico, que é formado a partir do glicogênio muscular; o pH do músculo vivo é próximo à neutralidade e, após o abate, diminui se a reserva de glicogênio for normal.

C) A quantidade de glicogênio armazenado na musculatura animal, no momento do abate, é decisiva na definição do valor do pH final da carne, o qual, no momento do abate, se encontra entre 6,9 a 7,2 e, ao se estabelecer o rigor mortis, se estabiliza em torno de 5,8.

D) O animal que passa fome ou faz exercícios antes do abate apresenta teor de glicogênio muscular menor, o que promove aumento na formação de ácido lático, resultando em maior pH final da carne.

E) O rigor mortis corresponde ao conjunto de reações bioquímicas e estruturais simultâneas, dependentes da queda abrupta de temperatura da carcaça.

GABARITO. C) A quantidade de glicogênio armazenado na musculatura animal, no momento do abate, é decisiva na definição do valor do pH final da carne, o qual, no momento do abate, se encontra entre 6,9 a 7,2 e, ao se estabelecer o rigor mortis, se estabiliza em torno de 5,8.

ENADE 2016 - QUESTÃO 22

Ainda que apresentem capacidade de adaptação a diferentes ambientes, as colônias de abelhas podem sofrer grandes prejuízos com as variações das condições climáticas, pois, embora as abelhas adultas sejam relativamente tolerantes às variações térmicas, suas crias são sensíveis a pequenas variações da temperatura do ninho.
Disponível em: <www.abelhastibau.blogspot.com.br>.
Acesso em: 18 de jul. 2016 (adaptado).

Considerando a manutenção do conforto térmico pelas abelhas, avalie as afirmações a seguir.

I. Em temperaturas elevadas, as operárias abanam suas asas para promover ventilação e, assim, promovem o resfriamento do ninho.

II. As abelhas realizam aberturas nos quadros de ninhos ou melgueiras, para renovação do ar, a fim de promoverem o resfriamento evaporativo e, com isso, minimizarem a temperatura do ninho.

III. Em temperaturas baixas, as abelhas aumentam a produção de calor metabólico por meio da vibração dos músculos torácicos, com o intuito de elevar a temperatura corporal e propiciar conforto térmico.

IV. Quando a temperatura e a umidade relativa do ar estão altas, as abelhas realizam duas estratégias de defesa para manter o conforto térmico da colônia: não se movimentam em seu ninho e evitam o agrupamento no lado de fora da colmeia, para permitir a entrada de ar.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV

GABARITO. A) I e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 23

Considerando os teores de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA) e extrato etéreo de uma silagem de milho, e um farelo de soja a serem utilizados na formulação de rações para vacas leiteiras, assinale a opção correta.

A) Os teores de proteína bruta são obtidos pela determinação da proteína verdadeira presente no alimento.

B) A análise de extrato etéreo fornece o teor de gorduras totais do alimento, o que é importante no caso do farelo de soja, em função do seu elevado teor de lipídios.

C) A determinação da matéria seca da silagem de milho e do farelo de soja em análises laboratoriais deve ser realizada em estufa de ventilação forçada.

D) A presença de maiores teores de FDN e FDA na silagem de milho confirma que a parede celular dos alimentos volumosos apresenta maior teor de carboidratos fibrosos que a dos alimentos não volumosos.

E) A FDA é constituída de celulose e lignina, os dois nutrientes menos digestíveis da parede celular vegetal, sendo a lignina o carboidrato menos digestível.

GABARITO. D) A presença de maiores teores de FDN e FDA na silagem de milho confirma que a parede celular dos alimentos volumosos apresenta maior teor de carboidratos fibrosos que a dos alimentos não volumosos.

ENADE 2016 - QUESTÃO 24

Uma forma de reduzir o impacto ambiental causado pelos dejetos oriundos da produção animal é a manipulação das dietas dos animais por meio de melhor balanceamento e da utilização de aditivos e de ingredientes de alta biodisponibilidade, com o intuito de melhorar a eficiência de utilização dos nutrientes contidos nos alimentos pelos animais.
PESSÔA, A. G. B. S. et al. Novos conceitos em nutrição animal.
Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal.
 v.13, n.3., p.755-774, 2012 (adaptado).

Em relação aos aditivos alimentares que podem mitigar impactos ambientais, avalie as afirmações a seguir.

I. Os aditivos prebióticos sofrem ação de enzimas digestivas, estimulando diretamente a absorção de nutrientes no intestino, ao passo que os probióticos são microrganismos adicionados à dieta com a finalidade de melhorar a digestão e a absorção dos nutrientes no trato digestório, sendo a mistura de ambos denominada aditivos simbióticos.

II. O termo proteína ideal é utilizado para designar o balanceamento exato dos aminoácidos, sem deficiências nem sobras, com o objetivo de satisfazer as exigências absolutas dos aminoácidos para a mantença e o ganho de proteína corporal, diminuindo-se a excreção de nitrogênio.

III. Os minerais quelatados são formados pelo processo de digestão, no qual um composto orgânico se liga a íons metálicos e impede sua absorção, o que aumenta a excreção deste e, consequentemente, o impacto ambiental causado pelos dejetos.

IV. A fitase é uma enzima exógena que possibilita a liberação do fósforo fítico, podendo minimizar o fósforo excretado e reduzir a suplementação de fósforo inorgânico na dieta.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO. C) II e IV, apenas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 25

O tratamento térmico de rações tem como principal objetivo melhorar a eficiência alimentar por meio de alterações físico-químicas e biológicas. Nesse processo são considerados quatro fatores: tempo, temperatura, umidade e pressão, sendo complexa a combinação apropriada desses fatores.
Disponível em: <www.fatec.com.br>.
Acesso em: 13 jul. 2016 (adaptado).

A respeito do processamento de rações, avalie as afirmações a seguir.

I. O desperdício de ração pode ser evitado com a peletização.

II. O processo de extrusão melhora a qualidade e a digestibilidade de rações secas para cães e gatos.

III. O processo de extrusão em rações para peixes prejudica a flutuação da ração na água.

IV. A inclusão de óleos e/ou gorduras tende a atrapalhar o processo de peletização de rações, portanto, deve ser evitada.

V. Os peletes de ração expandida peletizada apresentam melhor qualidade em comparação aos obtidos por peletização tradicional, dado o maior grau de gelatinização do amido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, III e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. B) I, II e V.

ENADE 2016 - QUESTÃO 26

Em resposta às exigências nutricionais de energia e proteína metabolizável e de produção de leite de qualidade superior, avanços significativos têm ocorrido na nutrição de bovinos leiteiros.

A partir dos conceitos de energia e proteína metabolizável na dieta de ruminantes, assinale a opção correta.

A) A produção de leite está diretamente associada ao fornecimento de proteína metabolizável, a qual consiste no teor de proteína bruta da ração, subtraindo-se os conteúdos perdidos na urina, fezes e gases da ruminação.

B) O efeito da proteína não degradada no rúmen é benéfico aos microrganismos, que produzem mais proteína microbiana nessa condição, provendo aproximadamente 80% dos aminoácidos utilizados pelas glândulas mamárias na produção de leite.

C) O fornecimento de proteína metabolizável a novilhas leiteiras em fase de crescimento é reduzido conforme o animal se aproxima do peso corporal adulto previsto para a raça, pois a necessidade proteica do organismo diminui uma vez que atinge o término da formação.

D) O fornecimento de proteína metabolizável a bovinos de leite deve estar associado a uma fonte de energia prontamente utilizável, como os carboidratos não estruturais e a pectina, de maneira a incrementar a proteína microbiana e reduzir perdas de nitrogênio não proteico.

E) Os perfis aminoacídicos presentes nas fontes proteicas utilizadas podem ser calculados a partir da razão entre o percentual de aminoácidos no leite ou na carne e o percentual de aminoácidos no ingrediente da dieta, apresentando o escore máximo de 100%.

GABARITO. D) O fornecimento de proteína metabolizável a bovinos de leite deve estar associado a uma fonte de energia prontamente utilizável, como os carboidratos não estruturais e a pectina, de maneira a incrementar a proteína microbiana e reduzir perdas de nitrogênio não proteico.

ENADE 2016 - QUESTÃO 27

Ao avaliar os efeitos do estresse térmico em câmara climática caracterizada por alta temperatura e radiação solar sobre a produção de leite, sua composição química e respostas fisiológicas de cabras da raça alpina, verificou-se que os animais que sofreram estresse térmico reduziram a ingestão de alimentos, aumentaram o consumo de água, perderam peso, reduziram significativamente a produção de leite e apresentaram redução da percentagem de gordura, proteína, lactose e dos sólidos totais. 
BRASIL, L.H.A. et al. Efeitos do estresse térmico
sobre a produção, composição química do leite e 
respostas termorreguladoras de cabras
da raça Alpina. Revista Brasileira de Zootecnia.
v. 29, n. 6, p. 1632-1641, 2000 (adaptado).

Considerando que o estresse térmico pode interferir na produção de leite e em sua composição física e química, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Cabras da raça alpina submetidas ao estresse térmico produziram menor quantidade de leite, com menores teores de gordura, proteína e sólidos totais que as cabras em condições de conforto térmico.

PORQUE

II. O estresse térmico das cabras interfere principalmente na diminuição na ingestão de nutrientes e no desvio de energia para funções não produtivas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2016 - QUESTÃO 28

Entre os fatores que exercem influência na reprodução de bovinos, a nutrição tem um papel reconhecidamente importante por afetar diretamente aspectos da fisiologia e desempenho reprodutivo nas fêmeas. Estudos contemporâneos têm trazido novas perspectivas e informações mais detalhadas a respeito dessa relação, permitindo um ajuste fino nas manipulações de dietas com o propósito de aumentar a produção e a reprodução em ruminantes. Apesar disso, especialmente em vacas de elevada produção leiteira, ainda há sérios problemas de fertilidade que são de ordem multifatorial, mas com grande envolvimento nutricional.
SARTORI, R.; GUARDIERO, M. M. Fatores nutricionais associados à
reprodução da fêmea bovina. R. Bras. Zootec., Viçosa,
v. 39, supl. spe., jul. 2010 (adaptado).

Considerando o tema abordado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Geralmente, vacas de corte têm anestro pós-parto mais prolongado que as de leite, devido à soma de fatores como baixo escore de condição corporal (ECC) e nutrição inadequada.

PORQUE

II. O balanço energético negativo (BEN), evidenciado pela queda no ECC pós-parto provoca atraso na ovulação pós-parto, ou seja, quanto maior o BEN, menor o tempo para retorno à ciclicidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

ENADE 2016 - QUESTÃO 29

A implantação dos aviários no Brasil recebeu forte influência da indústria de equipamentos existentes nos países de clima temperado. Essa influência e a pouca observância nas fases de planejamento e concepção arquitetônica, sem os ajustes necessários ao bioclima local, resultaram em instalações que geram desconforto térmico para as aves, aumento de doenças ligadas à perda da qualidade do ar e da dependência energética. Consequentemente, verificam-se altas taxas de mortalidade no período final de criação de frangos, diminuição dos índices de produtividade no segmento de corte e aumento dos gastos com energia elétrica nos períodos quentes do ano.
BUENO, L.; ROSSI, A. L. Comparação entre tecnologias de climatização 
para criação de frangos quanto a energia, ambiência e produtividade.
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental.
v. 10, n. 2, p. 497-504, 2006 (adaptado).

Considerando essas informações e os sistemas de acondicionamento térmico de galpões de frangos de corte no Brasil, assinale a opção correta.

A) No sistema de acondicionamento térmico de pressão positiva são utilizados nebulizadores e ventiladores, que impulsionam o ar de dentro da instalação para fora, o que é facilitado, ainda, pelo manejo das cortinas.

B) No sistema de acondicionamento térmico de pressão positiva os exaustores impulsionam o ar de dentro da instalação para fora e as cortinas permanecem fechadas.

C) No sistema de acondicionamento térmico de pressão negativa as placas evaporativas (pad cooling) impulsionam o ar de fora da instalação para dentro, de modo que esse ar, ao passar pela placa evaporativa, se resfrie.

D) No sistema de condicionamento térmico de pressão negativa, aplicado a aviários que fazem uso de lanternim, a ambiência dentros das instalações é mantida por ventiladores e nebulizadores, distribuídos ao longo dos aviários.

E) No sistema de acondicionamento térmico de pressão positiva os ventiladores e nebulizadores devem ser acionados de acordo com o comportamento das aves; quando elas estão ofegantes, deve-se diminuir a velocidade da corrente de ar dentro das instalações.

GABARITO. A) No sistema de acondicionamento térmico de pressão positiva são utilizados nebulizadores e ventiladores, que impulsionam o ar de dentro da instalação para fora, o que é facilitado, ainda, pelo manejo das cortinas.

ENADE 2016 - QUESTÃO 30 - ANULADA

ENADE 2016 - QUESTÃO 31

A piscicultura pode exercer impactos significativos sobre o meio ambiente, tanto na implantação dos viveiros quanto na sua operação. No entanto, com a adoção de técnicas e manejo adequado, é possível mitigar a interferência da produção de peixes no meio ambiente.
FARIA, R. H. S. et al. Manual de criação de peixes em viveiro. Brasília: Codevasf, 2013 (adaptado).

Com relação a esse assunto e o manejo em piscicultura, avalie as afirmações a seguir.

I. A transparência da água interfere na sobrevivência dos microrganismos produtores da matéria orgânica na água, tais como o fitoplâncton, as bactérias fotossintéticas e as macrófitas aquáticas.

II. As águas turvas, que contêm argilas ou outros materiais em suspensão, são favoráveis ao cultivo de peixes, principalmente, das larvas, pós-larvas e dos alevinos, pois a argila adere às suas guelras e, assim, fornece minerais que aceleram seu crescimento.

III. É recomendável que peixes adultos e alevinos sejam mantidos em jejum durante algum tempo antes do transporte, com o objetivo de promover esvaziamento do seu trato digestório, proporcionando uma redução na quantidade de dejetos na água de transporte.

IV. A temperatura da água de viveiros ou tanques deve ser mensurada periodicamente, pois exerce influência sobre a reprodução, a sobrevivência e o crescimento dos peixes, bem como sobre a produtividade natural das águas.

V. A despesca total dos tanques e viveiros é feita por meio de várias pescarias, utilizando-se principalmente as redes de arrasto, ou as redes de espera, tarrafas ou anzóis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.

GABARITO. B) I, III e IV.

ENADE 2016 - QUESTÃO 32

Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, somam-se também os de animais africanos. Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar animal e conforto térmico.

Considerando esse assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores condições de desempenho dos ovinos lanados.

II. Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal.

III. Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar. 

IV. Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do que as raças lanadas e de pele escura.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e II.

D) II e IV.

E) III e IV.

GABARITO. C) I e II.

ENADE 2016 - QUESTÃO 33

Um zootecnista é contratado como gerente de confinamento de uma fazenda, com o objetivo de planejar a terminação de bovinos da raça nelore. Os animais apresentam, em média, 350 kg de peso vivo inicial, e será utilizada silagem de milho como fonte volumosa da dieta. Para o planejamento da quantidade de volumoso necessário e do seu custo, o zootecnista obteve três cotações, conforme apresentadas na tabela a seguir.

enade

Nessa situação, o zootecnista deve recomendar a compra do volumoso do fornecedor

A) A, pois apresenta menor custo por tonelada de matéria seca.

B) B, pois apresenta menor custo total.

C) B, pois apresenta menor custo por tonelada de matéria natural.

D) C, pois apresenta menor custo por tonelada de matéria seca.

E) C, pois apresenta melhor relação custo-benefício entre matéria natural e matéria seca.

GABARITO. A) A, pois apresenta menor custo por tonelada de matéria seca.

ENADE 2016 - QUESTÃO 34

Para reduzir os problemas de reprodução e, consequentemente, de produção de ovos férteis relacionados à seleção para o rápido crescimento, a matriz pesada é rotineiramente submetida a restrição alimentar. Um programa de restrição alimentar consiste em fornecer ração para os animais de modo a atender suas exigências nutricionais no período de restrição, evitar a superalimentação e a concomitante estocagem do excedente nutricional na forma de gordura.

Considerando as informações apresentadas e uma situação em que o manual da linhagem recomenda 60 gramas de ração/ave/dia, avalie as afirmações a seguir.

I. No programa de restrição alimentar 6/1, as aves deverão ser alimentadas com 70 g de ração/ave/dia de segunda-feira a sábado.

II. No programa de restrição alimentar 4/3, as aves deverão ser alimentadas com 120 g de ração/ave/dia às segundas, quartas, sextas-feiras e aos sábados.

III. No programa de restrição alimentar 5/2, as aves deverão ser alimentadas com 84 g de ração/ave/dia às segundas, terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados.

IV. No programa de restrição alimentar skip-a-day, as aves deverão ser alimentadas com 140 g de ração/ave/dia às segundas, quartas e sextas-feiras e, na semana seguinte, aos domingos, às terças, quintas e aos sábados, alternadamente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. A) I e III.

ENADE 2016 - QUESTÃO 35

Vários estudos têm evidenciado que as alterações hormonais, devido ao estresse térmico crônico em matrizes suínas, acarretam problemas produtivos e reprodutivos. Avaliações fisiológicas, como a da atividade da glândula adrenal, são indicadores de bem-estar animal e auxiliam em ações adequadas de manejo. A resposta ao estresse devido ao calor é inicialmente desencadeada por um estímulo nervoso que chega ao hipotálamo, provocando a liberação do hormônio liberador de corticotropina (CRH), conforme demonstra a Figura. 

enade

Considerando as informações apresentadas no texto e na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. Os glicocorticoides, em suínos, apresentam um ritmo circadiano e, para se realizar o monitoramento desses hormônios nos animais, é necessário realizar coletas de sangue frequentes, para se obter o perfil durante 12h.

II. O aumento da liberação do ACTH em marrãs submetidas ao estresse calórico após a ovulação eleva as concentrações plasmáticas de cortisol, de prostaglandina F2α e de progesterona, o que cria condições desfavoráveis ao desenvolvimento dos embriões.

III. O mecanismo que controla a atividade do pulso gerador de hormônio liberador de gonadotropinas (GnRH) tem ligação com o eixo neuroendócrino adrenal, e é por meio da ação do CRH no hipotálamo que os estímulos para a liberação do GnRH são gerados.

IV. O ACTH atinge, por meio da circulação sanguínea, o córtex adrenal e estimula a secreção de glicocorticoides, os quais, junto com as catecolaminas, provocarão alterações metabólicas para mobilizar e fornecer energia ao organismo, de modo que o corpo restabeleça o equilíbrio.

V. A regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal é feita por glicocorticoides que atuam sobre hipotálamo, inibindo a liberação de CRH, e na adeno-hipófise, inibindo a secreção ACTH, por meio de um mecanismo de retroalimentação negativa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. D) II, IV e V.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Zootecnia ENADE 2016 com Gabarito
Prova de Zootecnia ENADE 2016 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-zootecnia-enade-2016-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-zootecnia-enade-2016-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo