Prova Banco do Brasil 2021 (Escriturário / Agente Comercial) com Gabarito

Prova Banco do Brasil 2021 (Escriturário / Agente Comercial) com Gabarito Concurso:  Banco do Brasil - 2021 - Escriturário Órgão/Instit...
Prova Banco do Brasil 2021 (Escriturário / Agente Comercial) com Gabarito

Prova Banco do Brasil 2021 (Escriturário / Agente Comercial) com Gabarito

Concurso: Banco do Brasil - 2021 - Escriturário
Órgão/Instituição: Banco do Brasil
Banca/Organizadora: Fundação Cesgranrio
Cargo: Escriturário
Escolaridade: Médio

PORTUGUÊS

Privacidade digital: quais são os limites

Atualmente, somos mais de 126,4 milhões de brasileiros usuários de internet, representando cerca de 69,8% da população com 10 anos ou mais. Ao redor do mundo, cerca de 4 bilhões de pessoas usam a rede mundial, sendo que 2,9 bilhões delas fazem isso pelo smartphone.

Nesse cenário, pensar em privacidade digital é (quase) utópico. Uma vez na rede, a informação está registrada para sempre: deixamos rastros que podem ser descobertos a qualquer momento.

Ainda assim, mesmo diante de tamanha exposição, essa é uma discussão que precisa ser feita. Ela é importante, inclusive, para trazer mais clareza e consciência para os usuários. Vale lembrar, por exemplo, que não são apenas as redes sociais que expõem as pessoas. Infelizmente, basta ter um endereço de e-mail para ser rastreado por diferentes empresas e provedores.

A questão central não se resume somente à política de privacidade das plataformas X ou Y, mas, sim, ao modo como cada sociedade vem paulatinamente estruturando a sua política de proteção de dados.

A segurança da informação já se transformou em uma área estratégica para qualquer tipo de empresa. Independentemente da demanda de armazenamento de dados de clientes, as organizações têm um universo de dados institucionais que precisam ser salvaguardados.

Estamos diante de uma realidade já configurada: a coleta de informações da internet não para, e esse é um caminho sem volta. Agora, a questão é: nós, clientes, estamos prontos e dispostos a definir o limite da privacidade digital? O interesse maior é nosso! Esse limite poderia ser dado pelo próprio consumidor, se ele assim quiser? O conteúdo é realmente do usuário?

Se considerarmos a atmosfera das redes sociais, muito possivelmente não. Isso porque, embora muitas pessoas não saibam, a maioria das redes sociais prevê que, a partir do momento em que um conteúdo é postado, ele faz parte da rede e não é mais do usuário.

Daí a importância da conscientização. É preciso que tanto clientes como empresas busquem mais informação e conteúdo técnico sobre o tema. Às organizações, cabe o desafio de orientar seus clientes, já que, na maioria das vezes, eles não sabem quais são os limites da privacidade digital.

Vivemos em uma época em que todo mundo pode falar permanentemente o que quer. Nesse contexto, a informação deixou de ser algo confiável e cabe a cada um de nós aprender a ler isso e se proteger. Precisamos de consciência, senso crítico, responsabilidade e cuidado para levar a internet a um outro nível. É fato que ela não é segura, a questão, então, é como usá-la de maneira mais inteligente e contribuir para fortalecer a privacidade digital? Essa é uma causa comum a todos os usuários da rede.
Disponível em: <https://digitalks.com.br/artigos/privacidade-digital
-quais-sao-os-limites>. 7/04/2019. Acesso em: 3 fev. 2021. Adaptado.

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 01
Um argumento que justifica a tese de que “pensar em privacidade digital é (quase) utópico” (parágrafo 2) aparece em

(A) “A questão central não se resume somente à política de privacidade das plataformas X ou Y” (parágrafo 4) 

(B) “A segurança da informação já se transformou em uma área estratégica para qualquer tipo de empresa” (parágrafo 5)

(C) “a partir do momento em que um conteúdo é postado, ele faz parte da rede e não é mais do usuário” (parágrafo 7)

(D) “É preciso que tanto clientes como empresas busquem mais informação e conteúdo técnico sobre o tema” (parágrafo 8)

(E) “Precisamos de consciência, senso crítico, responsabilidade e cuidado para levar a internet a um outro nível.” (parágrafo 9)


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 02
Depois de questionar se o conteúdo que circula nas redes é realmente propriedade do usuário (parágrafo 6), o texto desenvolve a ideia de que

(A) a maior parte dos usuários no mundo acessa a internet por meio de um smartphone. 

(B) a segurança da informação já se transformou em uma área estratégica para as empresas. 

(C) as empresas e os provedores conseguem rastrear os usuários por meio de endereço de e-mail. 

(D) as organizações devem conscientizar os clientes em relação aos limites da privacidade digital. 

(E) as pessoas deixam rastros na rede que podem ser descobertos a qualquer momento. 


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 03
O trecho em que a palavra destacada expressa uma opinião do autor é

(A) “Atualmente, somos mais de 126,4 milhões de brasileiros” (parágrafo 1)

(B) “Infelizmente, basta ter um endereço de e-mail para ser rastreado” (parágrafo 3)

(C) “modo como cada sociedade vem paulatinamente estruturando a sua política” (parágrafo 4)

(D) “Independentemente da demanda de armazenamento de dados de clientes” (parágrafo 5)

(E) “época em que todo mundo pode falar permanentemente o que quer.”(parágrafo 9)


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 04
No trecho “Às organizações, cabe o desafio de orientar seus clientes, já que, na maioria das vezes, eles não sabem quais são os limites da privacidade digital” (parágrafo 8), a expressão destacada expressa a noção de

(A) condição
(B) finalidade
(C) concessão
(D) causalidade
(E) comparação


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 05
A palavra ou a expressão a que se refere o termo em destaque está corretamente explicitada entre colchetes em:

(A) “sendo que 2,9 bilhões delas fazem isso pelo smartphone” (parágrafo 1) - [rede mundial]

(B) “Ela é importante, inclusive, para trazer mais clareza e consciência para os usuários.” (parágrafo 3) - [exposição]

(C) “Isso porque, embora muitas pessoas não saibam, a maioria das redes sociais prevê que, a partir do momento” (parágrafo 7) - [redes sociais]

(D) “a partir do momento em que um conteúdo é postado, ele faz parte da rede e não mais do usuário” (parágrafo 7) - [momento]

(E) “É fato que ela não é segura, a questão, então, é como usá-la de maneira mais inteligente” (parágrafo 9) - [internet]


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 06
No trecho “Esse limite poderia ser dado pelo próprio consumidor, se ele assim quiser?” (parágrafo 6), a forma verbal destacada expressa a noção de

(A) dever
(B) certeza
(C) hipótese
(D) obrigação
(E) necessidade


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 07
De acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, a concordância verbal está corretamente empregada na forma destacada em:

(A) Para entender o público das plataformas digitais, analisaram-se, durante dez semanas, o comportamento de jovens considerados viciados em aplicativos. 

(B) Em grupos de jovens usuários de redes sociais, constataram-se inúmeras situações de dependência crônica do uso de aparelhos celulares.

(C) Nos serviços de ouvidoria das empresas de comunicação, atendem-se a reclamações de todos os tipos sobre falhas nas conexões telefônicas.

(D) Nas análises sobre privacidade dos usuários, atribuem-se corretamente aos aplicativos de conversas a maior responsabilidade pela situação atual.

(E) Com base em dados estatísticos, estimam-se que os jovens sejam os maiores responsáveis pela navegação nas redes sociais.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 08
O grupo de palavras que atende às exigências relativas ao emprego ou não do hífen, segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, é

(A) extra-escolar / médico-cirurgião 
(B) bem-educado / vagalume 
(C) portarretratos / dia a dia
(D) arco-íris / contra-regra 
(E) subutilizar / sub-reitor


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 09
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o emprego do acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em: 

(A) A exigência de entrar em contato com instituições financeiras obrigou o cliente a criar senhas para ter acesso aos serviços bancários.

(B) A falta de leis sobre privacidade digital exige que os indivíduos se preparem para enfrentar a invasão do acesso a suas vidas privadas.

(C) A revolução da tecnologia da informação modificou a realidade social, penetrando em todas as esferas da atividade humana.

(D) As pesquisas tecnológicas são indispensáveis devido a importância de solucionar problemas causados pela invasão de dados. 

(E) O surgimento das redes sociais e dos sites de compartilhamento conduziu as pessoas a novas situações de risco na sociedade atual.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 10
O pronome destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:

(A) A associação brasileira de mercados financeiros publicou uma diretriz de segurança, na qual mostra-se a necessidade de adequação de proteção de dados.

(B) A segurança da informação já transformou-se em uma área estratégica para qualquer tipo de empresa.

(C) Naquele evento, ninguém tinha-se incomodado com o palestrante no início do debate a respeito de privacidade digital.

(D) Apesar das dificuldades encontradas, sempre referimo-nos com cuidado aos nossos dados pessoais, como CPF, RG, e-mail, para proteção da vida privada. 

(E) Quando a privacidade dos dados bancários é mantida, como nos garantem as instituições, ficamos tranquilos.


INGLÊS

Robots, the next generation of soccer players

If you think a robot will steal your job, you are not alone. Soccer players should be worried too. The next Messi probably won’t be of flesh and blood but plastic and metal.

The concept emerged during the conference “Workshop on grand challenges in artificial intelligence,” held in Tokyo in 1992, and independently, in 1993, when Professor Alan Mackworth from the University of Bristol in Canada described an experiment with small soccer players in a scientific article.

Over 40 teams already participated in the first RoboCup tournament in 1997, and the competition is held every year. The RoboCup Federation wants to play and win a game against a real-world cup humans’ team by 2050.

The idea behind artificially intelligent players is to investigate how robots perceive motion and communicate with each other. Physical abilities like walking, running, and kicking the ball while maintaining balance are crucial to improving robots for other tasks like rescue, home, industry, and education.

Designing robots for sports requires much more than experts in state-of-the-art technology. Humans and machines do not share the same skills. Engineers need to impose limitations on soccer robots to imitate soccer players as much as possible and ensure following the game’s rules.

RoboCup Soccer Federation, the “FIFA” of robots, which supports five leagues, imposes restrictions on players’ design and rules of the game. Each has its own robot design and game rules to give room for different scientific goals. The number of players, their size, the ball type, and the field dimensions are different for each league.

In the humanoid league the players are humanlike robots with human-like senses. However, they are rather slow. Many of the skills needed to fully recreate actual soccer player movements are still in the early stages of research.

The game becomes exciting for middle and small size leagues. The models are much simpler; they are just boxes with a cyclopean eye. Their design focuses on team behavior: recognizing an opponent, cooperating with team members, receiving and giving a standard FIFA size ball.

Today, soccer robots are entirely autonomous. They wireless “talk” to each other, make decisions regarding strategy in real-time, replace an “injured” player, and shoot goals. The only person in a RoboCup game is the referee. The team coaches are engineers in charge of training the RoboCups’ artificial intelligence for fair play: the robots don’t smash against each other or pull their shirts.

The next RoboCup competition will soon be played, virtually, with rules that will allow teams to participate without establishing physical contact.
Available at:<https://www.ua-magazine.com/2021/05/12/robots-the-
-next-generation-of-soccer-players>. Retrieved on: July 4th, 2021. Adapted.

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 11
According to the second paragraph, the concept of robotic soccer players emerged 

(A) in 1997 

(B) in the 1990s

(C) before the 1990s

(D) in the beginning of the 20th century

(E) in the beginning of the 21st century


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 12
In the sentence fragment of the fifth paragraph “Designing robots for sports requires much more than experts in state-of-the-art technology”, the words in bold can be replaced, without any change in meaning, by the following words:

(A) drawing / scholars
(B) creating / amateurs
(C) planning / specialists
(D) finishing / professionals 
(E) manufacturing / engineers


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 13
In the text fragment of the sixth paragraph “RoboCup Soccer Federation, the “FIFA” of robots, which supports five leagues, imposes restrictions on players’ design and rules of the game”, the word which refers to

(A) game
(B) FIFA
(C) players
(D) leagues
(E) RoboCup Soccer Federation


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 14
In paragraph 7, the word However in the fragment “In the humanoid league, the players are human-like robots with human-like senses. However, they are rather slow” can be replaced, without change in meaning, by 

(A) unless
(B) indeed
(C) furthermore
(D) nevertheless
(E) consequently


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 15
In paragraph 9, there is the information that in RoboCup competitions the game referee and the team coaches are 

(A) humanoids
(B) computers
(C) real people
(D) robotic engineers 
(E) virtual mechanisms


MATEMÁTICA

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 16
Antes de iniciar uma campanha publicitária, um banco fez uma pesquisa, entrevistando 1000 de seus clientes, sobre a intenção de adesão aos seus dois novos produtos.

Dos clientes entrevistados, 430 disseram que não tinham interesse em nenhum dos dois produtos, 270 mostraram-se interessados no primeiro produto, e 400 mostraram-se interessados no segundo produto.

Qual a porcentagem do total de clientes entrevistados que se mostrou interessada em ambos os produtos?

(A) 10%
(B) 15%
(C) 20%
(D) 25%
(E) 30%


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 17
A sequência de Fibonacci é bastante utilizada para exemplificar sequências definidas por recorrência, ou seja, sequências em que se pode determinar um termo a partir do conhecimento de termos anteriores.

No caso da sequência de Fibonacci, escreve-se que Tn+2 = Tn+1 + Tn e, desse modo, pode-se obter um termo qualquer conhecendo-se os dois termos anteriores.

Considerando o exposto acima, determine o termo T2021 da sequência de Fibonacci, sabendo que T2018 = m e T2020 = p.

D


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 18
J modelou um problema de matemática por uma função exponencial do tipo a(x)=1000eᵏˣ, e L, trabalhando no mesmo problema, chegou à modelagem b(x)=10¹ˣ⁺³. 

Considerando-se que ambos modelaram o problema corretamente, e que ln x = logex, qual o valor de k?

(A) ln 2
(B) ln 3
(C) ln 10
(D) ln 30
(E) ln 100


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 19
O método da bisseção é um algoritmo usado para encontrar aproximações das raízes de uma equação. 

Começa-se com um intervalo [a,b], que contém uma raiz, e, em cada passo do algoritmo, reduz-se o intervalo pela metade, usando-se um teorema para determinar se a raiz está à esquerda ou à direita do ponto médio do intervalo anterior.

Ou seja, após o passo 1, obtém-se um intervalo de comprimento CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 19 após o passo 2, obtém-se um intervalo de comprimento CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 19 e após o passo n, obtém-se um intervalo de comprimento CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 19

Esse processo continua até que o intervalo obtido tenha comprimento menor que o erro máximo desejado para a aproximação.

Para aplicar esse método no intervalo [1,5], quantos passos serão necessários para obter-se um intervalo de comprimento menor que 10⁻³?

(A) 9
(B) 10
(C) 11
(D) 12
(E) 13


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 20
Uma loja vende um produto em dois tipos de embalagem: unitária (com uma unidade do produto) e dupla (com duas unidades do produto).

Em certo mês, foram vendidas 16 embalagens duplas e 20 unitárias, gerando uma receita para a loja de R$ 488,00. No mês seguinte, foram vendidas 30 embalagens duplas e 25 unitárias, gerando uma receita de R$ 790,00.

Qual foi a porcentagem do desconto dado em cada unidade do produto ao se comprar a embalagem dupla?

(A) 5%
(B) 8%
(C) 10%
(D) 12%
(E) 15%


ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 21
Uma das funções desempenhadas pela moeda é a de reserva de valor, no entanto, a moeda não é o único ativo que desempenha tal função. 

O motivo que faz com que os cidadãos retenham moeda como reserva de valor é o fato de ela

(A) oferecer um rendimento a seu detentor.

(B) possuir liquidez absoluta.

(C) prestar algum serviço ao seu possuidor.

(D) propiciar um aumento no seu valor.

(E) ser protegida contra inflação.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 22
O Registrato é um sistema criado em 2014 e administrado pelo Banco Central, que permite aos cidadãos terem acesso pela internet a relatórios contendo informações sobre

(A) seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio.

(B) suas receitas e despesas realizadas em todas as instituições financeiras onde têm conta-corrente.

(C) seus dados registrados junto aos serviços de proteção de crédito.

(D) seus relacionamentos interpessoais com pessoas da mesma família (ex: pai, filho e irmão, entre outros) que também possuem contas-correntes.

(E) seus contratos de prestação de serviço firmados na esfera cível.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 23
Um token físico, no contexto de transações bancárias, é um dispositivo eletrônico que possui um botão de ativação e um pequeno visor. O token permite gerar senhas aleatórias, temporárias e numéricas (por exemplo, de seis dígitos).

Essa senha é utilizada para dar mais segurança às transações bancárias realizadas via internet. No passado, os bancos comerciais disponibilizavam esses pequenos dispositivos aos seus clientes, de modo que pudessem ser afixados a um chaveiro.

Mais recentemente, nos últimos 10 anos, esses dispositivos foram sendo gradativamente substituídos para a grande maioria dos clientes, por um 

(A) dispositivo que continua com apenas essa funcionalidade, porém um pouco maior, mas que ainda assim cabe em um bolso de camisa.

(B) aplicativo de cada banco, instalado e configurado no celular do correntista.

(C) porta-moedas eletrônico, semelhante aos cartões que dão acesso a meios de transporte.

(D) cartão de crédito que permite autorizar operações por aproximação.

(E) sensor específico para captura de impressões digitais.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 24
A partir do início de 2021, começou a primeira fase de implantação do open banking (sistema financeiro aberto) no Brasil. As instituições financeiras participantes devem obedecer a regras definidas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional.

O open banking tem, entre outros, o objetivo de

(A) criar um mercado eletrônico exclusivo para operação das fintechs.

(B) permitir que mais instituições participem como bancos comerciais do mercado brasileiro, abrindo esse mercado.

(C) possibilitar o compartilhamento de informações, mediante autorização expressa de cada cliente, e a movimentação de suas respectivas contas bancárias, entre diferentes instituições financeiras.

(D) controlar as operações de concessão de crédito de cada instituição financeira participante autorizada pelo Banco Central, dando mais transparência ao setor.

(E) recomendar a utilização de um sistema de informações único, de código aberto, para gestão de contas-correntes e suas movimentações, de modo a ser adotado por todas as instituições financeiras em operação no Brasil.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 25
Uma investidora está querendo saber a relação entre a blockchain e o bitcoin. 

Em sua pesquisa, ela esclareceu sua dúvida, ao descobrir que

(A) blockchain é o meio utilizado para registrar e armazenar transações de bitcoin.

(B) blockchain é a tecnologia de inteligência artificial aplicada na bitcoin.

(C) bitcoin é uma moeda digital e blockchain é uma moeda em blocos.

(D) bitcoin é tecnologia usada para implementar a blockchain.

(E) bitcoin e blockchain são duas formas de implementar criptomoedas.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
MATEMÁTICA FINANCEIRA

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 26
Um negociador de investimentos de uma instituição financeira pergunta ao gerente de tal instituição qual a taxa de juros anual máxima que pode oferecer a um cliente investidor, e o gerente afirma que ficará satisfeito com uma taxa anual máxima de 8,36%.

O negociador entra em contato com o cliente que pretende investir um capital C1 e diz que, ao final de um ano, ele receberá C2, que corresponde a C1 acrescido de 5,00% de juros, mas não tem sucesso nessa negociação inicial. O negociador resolve aplicar uma nova taxa sobre C2, mas sem ultrapassar a taxa anual máxima que está autorizado a oferecer.

Qual o valor máximo da taxa a ser aplicada sobre C2?

(A) 2,16%
(B) 2,24%
(C) 3,20%
(D) 7,96%
(E) 16,72%


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 27
Um cliente montou uma estratégia financeira, aplicando parte de seu décimo terceiro salário, sempre no início de janeiro, de 2018 a 2021, conforme mostrado na Tabela a seguir.

Um cliente montou uma estratégia financeira, aplicando parte de seu décimo terceiro salário, sempre no início de janeiro, de 2018 a 2021, conforme mostrado na Tabela a seguir.

A partir da orientação financeira de um especialista, ele conseguiu obter nesse período, com essas aplicações, uma taxa de retorno de 10% ao ano, sempre na comparação com o ano anterior. Ele pretende atingir o valor total acumulado de 65 mil reais no início de jan/2023.

Considerando-se que essa taxa de retorno se mantenha, o valor mínimo, em reais, que esse cliente precisará depositar em Jan/2022, para atingir a meta em Jan/2023, a partir das aproximações dadas, pertence ao intervalo:

Dados:
1,1⁵ = 1,611; 
1,1⁴ = 1,464; 
1,1³ = 1,331.

(A) R$ 8.000,00 a R$ 8.199,00

(B) R$ 8.200,00 a R$ 8.399,00

(C) R$ 8.400,00 a R$ 8.599,00

(D) R$ 8.600,00 a R$ 8.799,00

(E) R$ 8.800,00 a R$ 8.999,00


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 28
Devido às oscilações de receita em seu negócio durante a pandemia, um cliente vai precisar pagar um boleto, cujo principal (até a data de vencimento) é de R$ 25.000,00, com 12 dias de atraso.

Nesse caso, são cobrados adicionalmente, sobre o valor do principal, dois encargos: 2% de multa, mais juros simples de 0,2% ao dia. Por causa dos juros altos, o cliente procurou seu gerente, que não conseguiu uma solução menos custosa.

Com isso, nas condições dadas, o cliente deverá pagar nessa operação um valor total de

(A) R$ 25.600,00
(B) R$ 25.800,00
(C) R$ 26.100,00
(D) R$ 26.300,00
(E) R$ 26.500,00


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 29
Um cliente fez um investimento de R$ 100.000,00 em janeiro de 2019, comprando cotas de um fundo imobiliário, o que lhe proporcionou uma taxa de retorno de 21%, ao final de 12 meses de aplicação. 

Em janeiro de 2020, buscando maior rentabilidade, procurou um especialista financeiro indicado pelo seu gerente, que lhe recomendou aplicar todo o montante da operação anterior em renda variável.

O cliente fez conforme recomendado, o que lhe proporcionou um retorno de 96% em 12 meses, resgatando o novo montante em janeiro de 2021.

Considerando-se um sistema de juros compostos, a taxa de retorno equivalente, obtida em cada período de 12 meses pelo cliente, de janeiro de 2019 a janeiro de 2021, foi igual a

(A) 54%
(B) 56%
(C) 58%
(D) 60%
(E) 62%


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 30
Devido à pandemia, um microempreendedor precisou tomar um empréstimo no valor de R$ 20.000,00, em dez/2020, a ser pago em 24 prestações mensais iguais e postecipadas no sistema PRICE, de modo que a primeira fosse paga em jan/21, e a última, em dez/22.

Considere que o Banco cobre R$ 660,00 de taxas, que serão financiadas juntamente com o valor do empréstimo, por escolha do cliente, e que a taxa de juros cobrada, devido ao risco da operação, seja de 3% ao mês.

Desconsiderando-se o IOF na operação e supondo-se que a primeira prestação foi paga na data de vencimento, o valor da segunda prestação, em sua respectiva data de vencimento será de, aproximadamente,

Dados: 1,03²⁴ = 2,033.

(A) R$ 1.120,00
(B) R$ 1.220,00
(C) R$ 1.320,00
(D) R$ 1.420,00
(E) R$ 1.520,00


CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 31
No Brasil, o órgão responsável pela fiscalização do Sistema Financeiro Nacional é o

(A) Conselho Monetário Nacional

(B) Ministério da Economia

(C) Banco Central do Brasil

(D) Banco do Brasil

(E) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)


Considere o texto a seguir para reponder às questões de nos 32 e 33.

A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus provocou a maior fuga de capitais da história do Brasil. Dados divulgados nesta quarta-feira (24/6) pelo Banco Central (BC) explicam que os investidores estrangeiros retiraram US$ 31,7 bilhões do mercado brasileiro de títulos e ações só em março, abril e maio deste ano. Por isso, as retiradas somam R$ 50,9 bilhões nos últimos 12 meses; o maior índice da série histórica do BC.
BARBOSA, M. US$ 50,9 bilhões saíram do mercado financeiro brasileiro
em 12 meses. Correio Braziliense, 24/6/2020. Disponível em:
<https://www.correiobraziliense.com.br>. Acesso em: 22 jan. 2021.

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 32
Considerando-se os efeitos sanitários, econômicos e sociais decorrentes da pandemia da Covid-19 na economia global, o principal fator que justifica tamanha fuga de capitais do Brasil no ano passado é o(a)

(A) aumento desenfreado da dívida externa brasileira.

(B) aumento das taxas de juros no mercado internacional.

(C) necessidade de recursos, no estrangeiro, para financiar as pesquisas científicas de vacinas contra o coronavírus.

(D) manipulação das taxas de câmbio nos mercados globais.

(E) maior percepção de risco, por parte dos estrangeiros, em investir em ativos denominados em moeda brasileira.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 33
O principal impacto decorrente da enorme fuga de capitais do Brasil em 2020, descrita na reportagem mencionada anteriormente, foi o(a)

(A) expressiva desvalorização do real brasileiro

(B) queda das taxas de juros internas

(C) aumento do preço das ações na Bovespa

(D) valorização dos ativos brasileiros

(E) aumento da dívida interna do Tesouro


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 34
Com evidências do enorme descolamento entre as taxas de juros de curto e de longo prazo no Brasil, o texto abaixo reproduz matéria jornalística, publicada no início de agosto de 2020, dando conta da enorme incerteza futura associada aos impactos adversos decorrentes da crise pandêmica da Covid-19 sobre a economia brasileira. 

Os juros futuros encerraram os negócios desta segunda-feira em alta firme, afetados por um movimento de maior incorporação de prêmio de risco ao longo da curva a termo, especialmente nos trechos mais longos (com vencimento no longo prazo). No fim da sessão regular, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 passava de 1,87% no ajuste anterior para 1,88%; a do DI para janeiro de 2022 ia de 2,65% para 2,67%; a do contrato para janeiro de 2023 subia de 3,76% para 3,79%; a do DI para janeiro de 2025 escalava de 5,40% para 5,47%; e a do contrato para janeiro de 2027 saltava de 6,35% para 6,43%. 
REZENDE, V. Risco fiscal leva a alta das taxas de juros futuros e curva
tem maior inclinação desde fim de junho. Valor Econômico, 10/08/2020.
Disponível em: <https://valorinveste.globo.com.>. Acesso em: 7 fev. 2021. Adaptado.

Para minorar os impactos da crise, a Emenda Constitucional nº 106, de 7 de maio de 2020, conhecida como o “Orçamento de Guerra”, instituiu uma diversidade de medidas nos âmbitos fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento da calamidade pública nacional, decorrente da pandemia da Covid-19. Dentre as medidas aprovadas, o Banco Central do Brasil ficou autorizado, temporariamente, a operar com instrumentos de política monetária considerados não convencionais. 

A medida de política monetária não convencional, por parte do Banco Central do Brasil, que poderia ter estimulado a redução das taxas de juros de longo prazo no ano passado é a 

(A) redução da taxa de juros básica de curto prazo (Selic)

(B) venda de títulos públicos e privados no mercado secundário.

(C) compra de títulos públicos e privados no mercado secundário.

(D) redução do percentual dos depósitos compulsórios.

(E) venda de títulos mediante operações compromissadas.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 35
Dentre as escolhas mais populares de investimentos, a caderneta de poupança é uma das opções mais utilizadas pelos brasileiros, sendo considerada um investimento de renda fixa.

São também investimentos de renda fixa

(A) as Ações
(B) as Opções
(C) as Commodities
(D) os CDB
(E) os ETF de Ações


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 36
O Banco do Brasil (BB) oferece diversas linhas de crédito destinadas a custear os dispêndios realizados pelos produtores rurais. 

A modalidade de crédito rural, oferecida pelo BB, destinada ao beneficiamento, custeio e industrialização da produção é denominada

(A) Funcafé Custeio
(B) Custeio Agropecuário
(C) Pronamp Custeio
(D) Pronaf Agroindústria 
(E) Crédito Rural Pronaf Custeio


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 37
O anúncio seguinte constava no site do Banco do Brasil no dia 8 de fevereiro de 2021:

Financiamento de veículos

Financie o seu veículo, novo ou usado, com as melhores opções e taxas reduzidas até 28 de fevereiro. Durante a promoção, é possível financiar* carros novos e seminovos (até 2 anos de fabricação) com condições diferenciadas. Você pode fazer tudo sem precisar comparecer a uma agência. Basta acessar o App BB para simular as condições, escolher a opção que se encaixa no seu orçamento e finalizar a contratação com o envio dos documentos.
*Crédito sujeito à aprovação cadastral e demais condições do produto.
Banco do Brasil. Disponível em: <https://www.bb.com.br/pbb/
pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/financiamentos/fi nanciar-
-veiculos#/>. Acesso em: 8 fev. 2021.

A nota descrita em asterisco (*) destaca que, além da análise cadastral, a aprovação do crédito está sujeita às “demais condições do produto”. Uma dessas condições diz respeito à garantia do financiamento que, no caso supramencionado, será o próprio veículo a ser comprado pelo devedor. 

Trata-se de uma forma de garantia denominada

(A) alienação fiduciária
(B) aval
(C) penhor mercantil
(D) fiança
(E) hipoteca


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 38
A revista inglesa The Economist publica periodicamente o famoso Índice do Big Mac, que consiste em avaliar os preços, em dólares, do conhecido sanduíche em diferentes países na economia global.

Os resultados são frequentemente replicados pela imprensa internacional, incluindo a brasileira. A metodologia de apuração é simples: com base nas taxas de câmbio nominais das moedas nacionais em relação ao dólar, cotadas num mesmo dia, converte-se o preço do Big Mac avaliado nessas moedas para o seu respectivo valor em dólares.

Considerando-se que na edição de 12 de janeiro de 2021, os cálculos da The Economist mostravam que o preço, em dólares, do Big Mac no Brasil estava cerca de 30% mais barato do que o sanduíche similar vendido e cotado, também em dólares, nos Estados Unidos, o resultado indicava que o real brasileiro estava

(A) valorizado em relação ao dólar

(B) sobrevalorizado em relação ao dólar

(C) subvalorizado em relação ao dólar

(D) com alinhamento nominal em relação ao dólar

(E) na paridade real do poder de compra em relação ao dólar


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 39
H é correntista da instituição financeira XYZ e mantém com esta instituição relação estável, com movimentação de recursos monetários correspondente a cem salários mínimos por ano.

A partir de 2019, sua movimentação anual passou a ser de mil e duzentos salários mínimos, com aportes mensais de cem salários mínimos.

A partir das regras apresentadas na Carta-Circular no 4001/2020 do Banco Central do Brasil, nesse caso, as operações devem ser monitoradas como situações relacionadas com operações em espécie, em moeda nacional, com a utilização de contas de 

(A) aplicações 
(B) depósitos
(C) fundos 
(D) garantia 
(E) preferência


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 40
B é gerente de determinada instituição financeira e recebe, como tarefa laboral, a responsabilidade de convencer os clientes a investirem na aquisição de ações de sociedade empresária que busca abrir seu capital em bolsa de valores.

Após vários contatos, B consegue bater a sua meta pessoal, no sentido de ter conquistado um número significativo de novos clientes, decorrentes do desempenho da aludida tarefa, bem como auxiliar seus colegas de setor para que alcancem o mesmo objetivo. 

A esse respeito, e de acordo com o Código de Ética do Banco do Brasil, o oferecimento de serviços e produtos deve ocorrer com 

(A) individualidade 
(B) comedimento
(C) parcialidade
(D) limitação 
(E) diligência

CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 41
Existem soluções de hardware e software que buscam minimizar as chances de um ataque a sistemas computacionais ser bem-sucedido.

Dentre tais soluções de segurança, há uma que monitora o tráfego de entrada e saída de rede, funcionando como um filtro de pacotes, permitindo ou não a sua liberação a partir de um conjunto de regras específicas.

Essa solução é o

(A) Antimalware
(B) Dispositivo USB
(C) Firewall
(D) Phishing
(E) SQL injection


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 42
O armazenamento de dados ou informações em sistemas computacionais é possível com a utilização de arquivos, que servem como importante suporte tecnológico para o atendimento das diversas demandas dos usuários.

Do ponto de vista técnico, esses arquivos podem ser considerados

(A) abstrações feitas pelo sistema operacional das características lógicas das informações armazenadas.

(B) coleções nomeadas de informações relacionadas que são gravadas em memória secundária do computador.

(C) organizações físicas de pastas em um dispositivo de armazenamento volátil.

(D) imagens construídas utilizando os formatos jpeg, png ou bmp para identificá-los.

(E) sequências de caracteres organizados em linhas e possivelmente em páginas, quando forem arquivos de vídeo.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 43
A gravação de vídeos digitais gera, em boa parte das vezes, arquivos com tamanho aumentado, o que é um desafio para a sua transmissão ou armazenamento em disco. Para contornar esse problema, existem formas de compactação e descompactação de vídeos chamadas codecs.

Um codec é baseado em um algoritmo que explora algum tipo de redundância no conteúdo do arquivo como forma de reduzir seu tamanho com a menor perda possível. Existem diversos tipos de codecs, com características variadas.

Um dos tipos de codec de vídeo é o

(A) BMP
(B) JPEG
(C) MP3
(D) MPEG
(E) UNICODE


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 44
Devido à pandemia, muitos funcionários de um determinado banco precisaram trabalhar de casa. Percebendo que seria necessário um novo procedimento de acesso remoto que atendesse às necessidades de segurança, o setor de TI desse banco determinou o uso de um mecanismo seguro que conectasse, via internet pública, o computador do funcionário, em sua casa, com a rede privada da instituição financeira, bloqueando o acesso de terceiros ao trânsito de informações.

Para garantir a segurança dessa conexão, essa instituição deve adotar a tecnologia de rede conhecida como

(A) HTTP
(B) PGP
(C) VPN
(D) WEK
(E) WPA2


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 45
As informações sobre um processo essencial de determinado banco nunca foram documentadas, porém são conhecidas implicitamente por seus muitos funcionários.

Responsável por recuperar e documentar esse conhecimento, um funcionário protagonizou uma iniciativa para que os próprios funcionários criassem a documentação, instalando e gerenciando um site baseado na tecnologia Wiki na intranet desse banco. 

Qual a principal característica dos Wikis?

(A) Gerar documentação em PDF automaticamente, facilitando a criação de documentos distribuíveis.

(B) Manter um fórum de discussões estruturado em forma de árvore e orientado a assuntos.

(C) Transformar, rapidamente, documentos Word em páginas Web. 

(D) Permitir que o leitor de uma página Web edite seu conteúdo.

(E) Gerenciar listas de discussão feitas por e-mail e guardar seu conteúdo.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 46
Um funcionário de um banco foi incumbido de acompanhar o perfil dos clientes de um determinado produto por meio da Análise de Dados, de forma a aprimorar as atividades de marketing relativas a esse produto.

Para isso, ele utilizou a variável classe social desses clientes, coletada pelo banco, que tem os valores A, B, C, D e E, sem referência a valores contínuos. 

Sabendo-se que essa é uma escala ordinal, qual é a medida de tendência central adequada para analisar essa variável?

(A) média aritmética
(B) média geométrica
(C) mediana
(D) quartis
(E) variância


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 47
O serviço de buscas do Google é um dos mais usados em todo o mundo. Para as pesquisas, o mais comum é a pessoa informar livremente algumas palavras e verificar se o resultado atende às suas expectativas. 

Como solicitar corretamente ao Google que seja pesquisada uma correspondência exata da frase “Prédio mais alto do Brasil”?

(A) /Prédio mais alto do Brasil/
(B) -Prédio -mais -alto -do -Brasil
(C) #Prédio #mais #alto #do #Brasil
(D) “Prédio mais alto do Brasil”
(E) exato (“Prédio mais alto do Brasil”)


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 48
O envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico são atividades corriqueiras, tanto nas organizações quanto no dia a dia da grande maioria da população brasileira. No entanto, há situações em que as mensagens enviadas são devolvidas com um aviso de que não puderam ser entregues ao destinatário. 

Um dos motivos que justificam a não entrega de uma mensagem de correio eletrônico ao destinatário é porque

(A) a estação de trabalho que o destinatário utiliza está desligada.

(B) a caixa postal de correio eletrônico do destinatário atingiu algum limite predeterminado de tamanho, como por exemplo, em bytes.

(C) o destinatário possui muitos endereços de correio eletrônico cadastrados no domínio internet.

(D) o destinatário não estava utilizando a sua estação de trabalho no momento do recebimento da mensagem de correio eletrônico.

(E) o destinatário estava utilizando muitos programas ativos na estação de trabalho no momento do recebimento da mensagem de correio eletrônico.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 49
A Segurança da Informação é uma preocupação permanente dos agentes comerciais, principalmente em relação a assuntos contratuais e financeiros e às facilidades advindas dos meios digitais.

Os recursos providos pelas áreas de TI das empresas, no que se refere à segurança da informação, incluem a irretratabilidade, que deve garantir a

(A) manutenção exata e completa do conteúdo das mensagens desde a origem até o destino.

(B) impossibilidade de negar a autoria de uma mensagem. 

(C) possibilidade do acesso a qualquer mensagem quando necessário.

(D) impossibilidade de os conteúdos das mensagens serem lidos e compreendidos por pessoas não autorizadas.

(E) impossibilidade de o destinatário negar o recebimento de uma mensagem.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 50
O agente comercial de uma empresa elaborou uma planilha no software Microsoft Excel para lançar os débitos de seus clientes. Ele a configurou para controlar automaticamente as seguintes regras: 

a) admitir, apenas, débitos entre R$ 40.000,00 e R$ 110.000,00; e

b) destacar, em cor diferente, os débitos entre R$ 90.000,00 e R$ 110.000,00. 

Quais são os recursos do Microsoft Excel que o agente comercial deverá utilizar, respectivamente, para obter esse controle?

(A) Validação de dados; Formatação condicional 

(B) Formatação condicional; Gerenciador de cenários

(C) Verificação de erros; Teste de hipóteses

(D) Função de consolidação; Formatação condicional

(E) Classificar e Filtrar; Validação de dados


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 51
Um funcionário de um determinado banco, ao ser designado para trabalhar no data center da instituição, identificou problemas de segurança.

Por essa razão, formulou duas propostas de melhoria: instalar um controle de acesso biométrico nas portas do data center, que estavam sempre abertas, e exigir que as senhas do servidor principal, que nunca expiravam, fossem trocadas a cada 30 dias.

Pelo tipo de controle que implementam, as melhorias propostas pelo funcionário são classificadas, respectivamente, como

(A) física e processual
(B) física e tecnológica
(C) processual e física
(D) processual e tecnológica
(E) tecnológica e processual


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 52
Muitos códigos maliciosos aproveitam-se de um recurso do Windows 10 que possibilita a execução de um programa presente em um dispositivo de armazenamento USB imediatamente após a sua conexão ao computador.

Esse recurso, que pode ser desativado, é conhecido como 

(A) inicialização automática
(B) execução automática
(C) reprodução automática
(D) atualização automática
(E) configuração automática


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 53
O Mozilla Firefox apresentou uma página de resultado de uma pesquisa na Web na qual o usuário deseja procurar uma palavra específica.

Para fazer isso, o usuário pode acessar a caixa de texto de procura na página, pressionando, em conjunto, as teclas

(A) Ctrl e T
(B) Ctrl e N
(C) Ctrl e P
(D) Ctrl e S
(E) Ctrl e F


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 54
No código de práticas de segurança da informação, recomenda-se que o acesso ao ambiente operacional (área de trabalho) do computador seja bloqueado quando o usuário do sistema se ausentar do seu posto de trabalho.

O atalho do teclado no Windows 10 para fazer esse bloqueio requer o pressionamento combinado das teclas 

(A) Ctrl e C
(B) Ctrl e Z
(C) Alt e F4
(D) logotipo do Windows e D
(E) logotipo de Windows e L


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 55
A segurança da informação deve fazer parte da postura dos colaboradores da empresa no dia a dia de trabalho. 

Com o objetivo de garantir a autoria dos seus documentos digitais, o colaborador deve executar o processo de assinatura digital para cada documento criado.

A assinatura digital é criada pelo signatário do documento com o uso da sua chave 

(A) pública
(B) privada
(C) simétrica
(D) compartilhada 
(E) certificada


VENDAS E NEGOCIAÇÃO

CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 56
Atualmente, os sistemas de informação fornecem dados pormenorizados a respeito dos clientes em potencial, o que permite o planejamento de ações customizadas de vendas, tais como

(A) apuração dos valores de divulgação em canais de rádio e tevê.

(B) aumento do custo de aquisição pelos produtos adquiridos.

(C) divulgação de ferramentas digitais como QR code e hot sites.

(D) propostas de descontos em série para o público em geral.

(E) postagens nas mídias sociais segundo os temas de interesse dos usuários


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 57
Poucos clientes conhecem suficientemente o mercado financeiro, de modo a avaliar se o seu analista de investimentos conseguiu os melhores retornos para os seus fundos investidos.

Sendo assim, verifica-se que este serviço é rico em atributos de 

(A) procura e resiliência
(B) tangibilidade e variabilidade
(C) confiança e experiência
(D) risco sensorial e psicológico
(E) risco social e temporal


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 58
Das cinco dimensões da qualidade do serviço - confiabilidade, tangibilidade, sensibilidade, segurança e empatia -, a confiabilidade tem constantemente se mostrado como o fator mais importante na avaliação da qualidade do serviço pelos clientes de um banco. 

Isso ocorre porque a confiabilidade é uma medida de

(A) favorecimento da discrepância entre o desempenho de um fornecedor e as expectativas do cliente, já que evidencia a situação do momento.

(B) resultado, já que os clientes a avaliam depois da experiência de serviço, diferentemente das outras dimensões, que são medidas de processo.

(C) controle, que traça as mudanças quantitativas no desempenho do serviço em uma variável específica relativa a um padrão predefinido.

(D) causa-efeito, que relaciona problemas específicos do serviço a diferentes categorias de causas subjacentes.

(E) excedente do consumidor, que identifica a diferença entre o preço real pago e a percepção do cliente sobre o valor do produto.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 59
Em 26 de março de 2021, o Banco do Brasil informou a seus clientes que, a partir dessa data, suas agências passariam a operar das 10h às 14h, seguindo determinação da Febraban, para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus.

O Banco do Brasil informou também, que, em algumas praças, o atendimento começaria mais cedo, às 9h, exclusivamente para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e para pagamento de benefícios do INSS. 

Essa decisão de atender mais cedo alguns clientes está embasada na noção de

(A) cenário de serviço
(B) recuperação do serviço
(C) promoção de vendas
(D) segmentação de mercado
(E) mapa de percepções


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 60
Sr. X precisava planejar a comercialização de um serviço para um cliente exigente, que demanda a personalização e o serviço de alto contato. 

Para isso, ele planejou em sua estratégia comercial

(A) reduzir a variação nas operações e na entrega do serviço.

(B) garantir a intangibilidade do processo do serviço.

(C) encorajar o cliente a realizar operações por internet ou caixa automático.

(D) introduzir sofisticada rede de canais de distribuição eletrônicos.

(E) interagir pessoalmente com o cliente ao longo da prestação do serviço.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 61
K é correntista do Banco S e possui cartões de crédito e de débito expedidos pela instituição financeira. Diante de dificuldades momentâneas, não conseguiu cobrir o total das despesas realizadas com o seu cartão de crédito.

No dia do vencimento, o banco, mediante autorização contratual, retirou da conta corrente de K o valor mínimo para efeito de pagamento parcial da dívida. Houve contestação, que foi indeferida pelo órgão interno do banco.

Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078/1990, essa norma contratual deve ser considerada

(A) abusiva, por retirar o poder de controle das finanças do correntista.

(B) regular, pois não se fundamenta em poder superior do banco.

(C) questionável, pois quebra a isonomia entre os contratantes. 

(D) passível de impugnação administrativa.

(E) ampla demais, por não conter previsão de valor a ser debitado.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 62
Um dos princípios básicos de um bom atendimento é que ele seja considerado parte integrante de um processo mais amplo e que gere a satisfação do cliente. Preocupada com os baixos índices de satisfação manifestados por seus clientes, a diretoria de um banco contratou uma consultoria para avaliar a qualidade dos serviços prestados nas agências.

O relatório apresentado pelos consultores apontou problemas relacionados às instalações e aos equipamentos das agências.

Considerando as cinco dimensões da qualidade de serviços, esses problemas apontados estão relacionados à dimensão 

(A) Empatia
(B) Segurança
(C) Tangibilidade
(D) Confiabilidade
(E) Responsividade


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 63
O Instagram é uma rede social baseada em imagens, e o Twitter limita a escrita a 280 caracteres. Talvez por isso, o marketing digital seja comumente associado ao uso de imagens e vídeos.

No entanto, o uso de texto é muito importante e decisivo na atração de consumidores em plataformas como websites, blogs e e-mail.

O uso de conteúdo textual informativo e atraente, otimizado para persuadir consumidores a comprarem os produtos de uma empresa é denominado 

(A) recall
(B) ebooking
(C) copyright
(D) copywriting
(E) cooperating


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 64
Um motorista estava preocupado com os pneus de seu carro. Como muitas pessoas costumam fazer, ele decidiu realizar uma busca na internet e, para isso, usou o termo “pneus velhos”.

Como resultado da pesquisa, o buscador trouxe várias opções de sites e vídeos. Ele escolheu o vídeo intitulado “Qual a hora de trocar os pneus de seu carro?”

Esse vídeo mostrava um técnico das lojas XYZ, falando a respeito das características de pneus em condições ideais de segurança, tratando das medidas de conservação dos pneus e indicando a hora de trocá-los.

O motorista utilizou as informações do vídeo e percebeu que deveria trocar os pneus dianteiros de seu automóvel. Inevitavelmente, ele pensou em procurar uma loja XYZ. 

Nesse caso, a ação da XYZ é um exemplo de

(A) Inbound Marketing
(B) Outbound Marketing
(C) Promoção de Vendas
(D) Programa de Fidelidade
(E) Marketing de Criatividade


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 65
As empresas, cada vez mais, procuram gerir seus negócios e suas atividades de forma que sua posição seja neutra ou positiva no atendimento ao Tripé da Sustentabilidade. Como a empresa YYZ não pensa de modo diferente, contratou consultores para levantarem os impactos gerados pelas atividades por ela desenvolvidas em sua prestação de serviços.

Os consultores constataram os seguintes pontos: a política de capacitação da empresa ampliou a formação de 45% dos funcionários, a instalação de painéis fotovoltaicos fez com que toda a energia consumida pela empresa, naquele ano, fosse gerada a partir de fonte renovável, a taxa de reciclagem de resíduos cresceu 50% e, além disso, a empresa obteve lucro acima da média histórica e distribuiu bônus aos funcionários e fornecedores alinhados à preservação ambiental.

Com base nesses dados, o diagnóstico dos consultores foi de que a empresa exerce impacto líquido positivo sobre o Tripé da Sustentabilidade. 

Dessa forma, em relação ao Tripé da Sustentabilidade, a YYZ é classificada como um negócio

(A) neutro
(B) reparador
(C) sustentável
(D) fundamental
(E) insustentável


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 66
O cliente da empresa W, procurando um produto no site dessa empresa, ficou em dúvida a respeito das suas especificações técnicas, entrou no chat online para conhecer mais a respeito do equipamento e teve suas dúvidas sanadas.

Naquele momento, não efetuou a compra, mas uma semana depois baixou o aplicativo W e, mesmo sem voltar ao site da empresa, passou a receber informações a respeito das mudanças de preço do produto que tinha procurado anteriormente.

No final do mês, com o recebimento de seu salário, decidiu novamente acionar o aplicativo e realizar a compra. Como queria economizar no frete, decidiu pela retirada do produto na loja física próxima de sua casa.

Alguns dias depois, recebeu uma mensagem em seu smartphone indicando que já poderia ir à loja recolher sua encomenda. Na semana seguinte, o cliente recebeu uma mensagem com o pedido de avaliação de sua compra e respondeu dando nota 9 ao atendimento feito pela empresa.

Nesse caso, identifica-se que a empresa W utiliza um modelo de negócios denominado

(A) Rede
(B) Multinível
(C) Multicanal
(D) Horizontal
(E) Omnichannel


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 67
LL é aposentada pelo regime geral de previdência, recebendo o valor correspondente através de repasse do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Três meses após receber a primeira parcela de sua aposentadoria, recebe, por telefone, várias ofertas de empréstimos mediante consignação em folha.

Após consultar familiares, LL não aceita qualquer empréstimo. Para sua surpresa, dois meses após, o comprovante de pagamento de sua aposentadoria é remetido, constando desconto em decorrência de empréstimo consignado.

Tendo em vista o fato, dirige-se à agência do INSS que lhe informa qual banco requereu a inscrição do empréstimo para pagamento mediante consignação. A aposentada apresenta requerimento ao banco para apresentar os documentos pertinentes ao empréstimo, sem qualquer resposta. 

Nos termos da Resolução CMN nº 3.694/2009, as instituições financeiras, na contratação de operações e na prestação de serviços, devem assegurar

(A) fornecimento de contratos e documentos pertinentes aos atos praticados

(B) composição dos danos causados, desde que por ordem judicial

(C) declarações de idoneidade moral e financeira

(D) divulgação de cadastros positivos ou negativos requeridos por fornecedores

(E) recebimento de documentos de forma física, mesmo em dependência exclusivamente eletrônica


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 68
KO é gerente Júnior de um banco e atua no contato direto com os clientes que têm pouca experiência na atividade de investimentos financeiros. Buscando promoção no quadro interno da instituição financeira, o gerente realiza vários cursos de atualização, inclusive de educação financeira. 

Munido desses conhecimentos, ele contata os correntistas sob sua responsabilidade e oferece indicações sobre como investir. Os clientes compõem diversos segmentos econômicos, e alguns não possuem renda para propiciar saldos destinados a investimentos no momento em que são contatados. O supervisor de KO identifica essa situação e o adverte da perda de tempo com clientes que não gerariam lucros imediatos ao banco. 

Nos termos da Resolução nº 4.539, de 24 de novembro de 2016, verifica-se que a instituição financeira

(A) deve privilegiar os clientes que gerem recursos imediatos.

(B) deve apresentar a todos os clientes os produtos financeiros disponíveis.

(C) deve preocupar-se com a formação de clientela futura.

(D) pode criar segmentos especiais para atendimento privilegiado e secreto.

(E) pode discriminar seus clientes livremente, analisando sua renda como dado essencial para produzir lucro.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 69
A partir da análise do banco de dados da agência, o atendente bancário pode realizar vendas sugestivas, identificando as informações sobre o cliente para

(A) diminuir os juros cobrados dos correntistas.

(B) informar sobre a carga tributária dos investimentos.

(C) propor o acesso a novos produtos do banco.

(D) retirar os dados do mailing da companhia.

(E) sugerir mudanças no horário das visitas à agência.


CESGRANRIO 2021 - QUESTÃO 70
O profissionalismo em vendas e atendimento implica uma série de procedimentos por parte do bancário, entre os quais a

(A) aprendizagem e a qualificação constantes

(B) cobrança por privilégios no trabalho

(C) exigência de maior remuneração

(D) potencialidade do seu ego

(E) prioridade a seus interesses pessoais


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Banco do Brasil 2021 (Escriturário / Agente Comercial) com Gabarito
Prova Banco do Brasil 2021 (Escriturário / Agente Comercial) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZIB2MTKbj5pfbGcZO2hzYFnPCcDalOjMUO3HiWZGXXf_5uMduXxI9G8CxLPR6hHDDY1cuNVqB27YWoLPk_isi8TWsbhTH4Wu4QPAJFt7oEuSNm7MaWL-fNVevep2zjRAOuppU7wHmByg/s16000/concurso-banco-do-brasil-2021-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZIB2MTKbj5pfbGcZO2hzYFnPCcDalOjMUO3HiWZGXXf_5uMduXxI9G8CxLPR6hHDDY1cuNVqB27YWoLPk_isi8TWsbhTH4Wu4QPAJFt7oEuSNm7MaWL-fNVevep2zjRAOuppU7wHmByg/s72-c/concurso-banco-do-brasil-2021-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-banco-do-brasil-2021-escriturario.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-banco-do-brasil-2021-escriturario.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo