Prova FATEC 2010.1 com Gabarito

Prova FATEC 2010.1 com Gabarito História FATEC 2010.1 - QUESTÃO 01 Neste caso, como em quase tudo, os adventícios [que chegaram depois] dev...
FATEC

Prova FATEC 2010.1 com Gabarito

História

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 01
Neste caso, como em quase tudo, os adventícios [que chegaram depois] deveriam habituar-se às soluções e muitas vezes aos recursos materiais dos primitivos moradores da terra. Às estreitas veredas e atalhos que estes tinham aberto para uso próprio nada acrescentariam aqueles de considerável, ao menos durante os primeiros tempos. Para o sertanista branco ou mameluco, o incipiente sistema de viação que aqui encontrou foi um auxiliar tão prestimoso e necessário quanto o fora para o indígena. Donos de uma capacidade de orientação nas brenhas selvagens, em que tão bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador inigualável nas entradas, sabiam os paulistas como transpor pelas passagens mais convenientes as matas espessas ou as montanhas aprumadas, e como escolher sítio para fazer pouso e plantar mantimentos.
(HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pág. 19. Adaptado.)

Segundo o historiador Sérgio Buarque de Holanda, sobre os indígenas e os sertanistas que circulavam pelo sistema de estradas que ligavam a vila de São Paulo ao sertão e à costa, é correto afirmar que

(A) os sertanistas precisaram construir muitas vias de acesso entre São Paulo e o sertão, substituindo as poucas e estreitas veredas abertas pelos indígenas.

(B) os indígenas foram importantes colaboradores dos paulistas nas entradas.

(C) os sertanistas, ao contrário dos indígenas, pouco sabiam da arte de transpor as matas e escolher o melhor lugar para fazer pouso.

(D) os sertanistas não conseguiram se adaptar aos recursos materiais dos indígenas.

(E) os indígenas se diferenciavam dos sertanistas por terem uma capacidade maior de transpor montanhas e plantar mantimentos.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 02
No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana.
(CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf, acessado em 29.08.2009)

Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está

(A) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.

(B) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali, desde o período da colonização.

(C) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região.

(D) o avanço da indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realização de seus filmes.

(E) a existência de terras férteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 03

fatec

O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleão Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo barão Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, período em que a França era governada por Luís Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitória do projeto

(A) socialista de uma cidade em que seus espaços devem pertencer igualmente a todos os cidadãos.

(B) burguês em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifícios e monumentos devem atender mais às necessidades da classe burguesa do que às da população mais pobre.

(C) anarquista de uma cidade onde a população não precisaria de um órgão governamental, pois os próprios cidadãos a governariam.

(D) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada não mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas.

(E) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 04

fatec

A charge é uma alusão ao voto

(A) secreto, uma conquista dos sindicatos operários durante a era Vargas.

(B) censitário, em que havia a exigência de uma renda anual para votar e para se candidatar a cargos públicos.

(C) da mulher, fruto da luta feminina nos anos 30.

(D) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca.

(E) do cabresto, uma característica do coronelismo.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 05

Considere o texto e a charge para responder à questão.

GDANSK - O presidente e o primeiro-ministro da Polônia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terçafeira, 1, em Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Às 4h45 de 1º de setembro de 1939, o encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da península de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando início à Segunda Guerra Mundial. “Westerplatte é o símbolo da luta do fraco contra o forte”, assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vítima da Polônia contra “os totalitarismos nazista e bolchevique”.
(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemica-historica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra, 427842, 0.htm acessado em
05.09.2009)
fatec

O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial. Esse episódio foi

(A) a divisão da Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.

(B) a operação Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico.

(C) a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às margens do rio Volga.

(D) o Dia D, momento que marcou o avanço da força aliada, liderada pela Rússia, sobre o exército alemão, ocorrido na região da Normandia.

(E) a assinatura do pacto de não-agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 06

Considere a foto a seguir, que é uma referência da história política do Brasil da década de 80, para responder à questão.

fatec
Os comícios que atraíram milhares de pessoas em todo o país eram realizados em defesa

(A) da anistia aos exilados políticos.

(B) das greves dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

(C) das eleições diretas para presidente.

(D) da permanência dos militares no poder.

(E) de uma ação conjunta entre Brasil e Argentina para por fim à ditadura militar.


Química 

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 07
Considere as seguintes misturas que resultam em transformações químicas:

I. bicarbonato de sódio e vinagre;

II. ácido clorídrico e hidróxido de sódio;

III. zinco em pó e ácido clorídrico;

IV. gás carbônico e água de cal (solução aquosa saturada de hidróxido de cálcio).

Dentre essas transformações, as duas que são evidenciadas pela evolução de gás são

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) III e IV


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 08
O “cheiro forte” da urina humana deve-se principalmente à amônia, formada pela reação química que ocorre entre ureia, CO(NH2)2, e água:

CO(NH2)2 (aq) + H2O (l) → CO2(g) + 2 NH3(g)

fatec

O volume de amônia, medido nas CATP (Condições Ambiente de Temperatura e Pressão), formado quando 6,0 g de ureia reagem completamente com água é, em litros,

(A) 0,5.

(B) 1,0.

(C) 1,5.

(D) 2,0.

(E) 5,0.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 09
O pH do suco de um determinado limão é próximo de 2. Sendo assim, quando 100 mL desse suco são diluídos com água para o preparo de 1 L de limonada, o pH

(A) diminui de 1 unidade.

(B) diminui de 10 unidades.

(C) aumenta de 1 unidade.

(D) aumenta de 3 unidades.

(E) aumenta de 10 unidades.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 10
A análise de certo composto orgânico, utilizado como removedor de esmaltes de unhas, revelou a presença de um composto de fórmula molecular C4H8O2 . Tal composto pode ser

(A) um éster.

(B) uma cetona.

(C) um hidrocarboneto.

(D) uma amina.

(E) uma nitrila.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 11
Trilhos de ferrovias podem ser soldados com o uso da reação conhecida como termite. Essa reação consiste em aquecer alumínio em pó misturado a óxido de ferro (III), Fe2O3. Como produtos da reação, formam-se ferro metálico (que solda os trilhos) e óxido de alumínio, Al2O3. Na equação química que representa essa reação, quando o coeficiente estequiométrico do alumínio for 1 , o coeficiente estequiométrico do óxido de ferro (III) será

fatec

Para responder à questão 12, considere os seguintes dados sobre potenciais-padrão de redução. 

fatec

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 12
Uma tubulação de ferro pode ser protegida contra a corrosão se a ela for conectada uma peça metálica constituída por

(A) magnésio ou prata.

(B) magnésio ou zinco.

(C) zinco ou cobre.

(D) zinco ou prata.

(E) cobre ou prata.


Inglês 

Leia o texto abaixo para responder às questões 13 a 15.

MOORE’S LAW DOESN’T MATTER

Back in 1965, Intel cofounder Gordon Moore predicted that the semiconductor industry could double the number of transistors on a chip every 12 months (he later amended it to 24 months) for about the same cost. And for half a century, Moore’s Law has held true, making computers cheaper and faster and more powerful. It seems almost that long that experts have been warning that Moore’s Law would eventually run smack into the laws of physics, bringing everyone’s giddy ride to an end. It hasn’t happened yet. Justin Rattner, the chief technology officer at Intel, insists the company can keep doubling the number of transistors on a processor through several more generations of chips over the next decade. The trouble isn’t capacity; it’s speed. A few years ago microprocessors reached 3GHz. You can’t make them faster, or they overheat and start to melt. To solve that problem, the industry began making chips that do several tasks at once, instead of doing a single thing faster and faster. These days we’re seeing dual-core and quad-core chips--in essence, processors with two or four tiny computer engines on a single chip. Within a decade we will likely see chips with 100 cores, maybe even more, Rattner says. 

But that raises a new problem: how to put those tiny side-by-side computer engines to good use. The operating systems aren’t set up for it. Neither are the programming languages and development tools. Neither, in fact, are the programmers themselves, who have all grown up writing software to run on a single engine--serially, that is, not in parallel. “For 50 years we’ve done thigs one way, and now we’re changing to a different model,” says Craig Mundie, chief research and strategy officer at Microsoft, which as the biggest maker of operating systems and programming tools is leading the drive to solve the puzzle. It’s the biggest single change Microsoft has ever faced, Mundie says.

Parallel computing has been around for a long time. But it’s mostly been confined to high-end supercomputers. Writing programs for them is incredibly difficult and time-consuming. The challenge now is to make it possibleand cheap--for ordinary programmers to write programs that run in parallel. Mundie predicts big things when (he doesn’t say if) Microsoft works it all out. After all, the human brain is itself a massively parallel computer; writing programs that can operate in parallel is the key to making computers that seem more like us and less like machines. “In a sense we are trying to build a crude approximation of what nature does in your brain,” says 1 Mundie. “Parallelism is the only way I to get there.”
(LYONS, Daniel. Moore’s law doesn’t matter. In: Newsweek, August 2009, p.47)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 13
A dificuldade que a fabricante de microprocessadores enfrenta, para continuar atendendo à lei de Moore, está relacionada com

(A) a velocidade do microprocessador.

(B) a capacidade e com o tamanho do microprocessador.

(C) a velocidade e com a capacidade do microprocessador.

(D) a necessidade de criação de um microprocessador com 3GHz.

(E) a dificuldade em criar um microprocessador maior do que 3GHz. 


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 14
Das frases reproduzidas a seguir, aquela que traz exemplos de graus de comparação está na alternativa

(A) “Neither, in fact, are the programmers themselves, who have grown up writing softwares to run on a single engine – serially, that is, not in parallel”.

(B) “For 50 years we’ve done things one way, and now we’re changing to a different model”.

(C) “Within a decade we will likely see chips with 100 cores, maybe even more, Rattner says”.

(D) “Moore’s Law has held true, making computers cheaper and faster and more powerful”.

(E) “Writing programs for them is incredibly difficult and time-consuming”.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 15
Assinale a alternativa cuja palavra pode substituiro termo giddy, destacado na linha 5, sem prejuízo para o sentido do texto.

(A) Phony.

(B) Dizzy.

(C) Foggy.

(D) Edgy.

(E) Muggy


Leia o texto abaixo para responder às questões 16 a 18.

A TASTE OF PRISON FOOD

SIX REINFORCED STEEL DOORS STAND between the outside world and the Clink, a restaurant located inside Her Majesty’s High Down Prison, Surrey. Diners are stripped of their mobile phones and tobacco products, and whisked through an airless waiting room filled with swaggering “screws,” who clank keys and slam doors. Inside lies a slick restaurant with chromotherapy mood lighting, polished black granite surfaces, and gray wool upholstered chairs that wouldn’t be out of place in a West End eatery. Only the plastic cutlery gives the game away--as well as the fact that all of the chefs face special restrictions on the usage of the knives. It looks like a West End eatery, but the plastic cutlery suggests otherwise.

The Clink is the brainchild of prison officer Kathleen Ruby and professional chef Alberto Crisci, who coaches offenders on how to make adventurous dishes like avocado sorbet. Their hope is that the culinary skills prisoners learn in the sparkling-clean open kitchen might help them get jobs on release. The restaurant, which serves surprisingly tasty dishes-- like steak onglet with béarnaise sauce, slow-cooked pork belly, cheese soufflé omelette, and organic salad grown from the prisoners’ own gardenresembles something between Hell’s Kitchen and Prison Break. A charming French waiter (serving a 14-year sentence for drug offenses) completes the haute cuisine mirage. And a good-looking Spanish prisoner makes a mean espresso on the huge Gaggia machine, before sending guests back into the concrete courtyard surrounded by barbed wire and sevenmeter fences-definitely putting the kibosh on anyone planning to dine and dash (www.theclinkonline.com). S.G.
(A Taste of Prison Food. In: Newsweek, September 2009, p.48)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 16
A função do restaurante Clink, localizado numa prisão norte-americana, é

(A) recepcionar “chefs” de cozinha famosos.

(B) proporcionar aos prisioneiros com boa conduta oportunidade de receber seus familiares.

(C) oferecer cenário para as filmagens da série “Prision Break”.

(D) fornecer pratos prontos para orfanatos locais.

(E) promover situações de socialização aos prisioneiros, por meio do incentivo a habilidades culinárias.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 17
Fazem parte da decoração do restaurante Clink

(A) sofás charmosos revestidos com couro.

(B) poltronas confortáveis revestidas com veludo.

(C) cadeiras revestidas com lã.

(D) cadeiras de couro e sofás revestidos com lã.

(E) cadeiras de madeira com almofadas de veludo.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 18
Um antônimo para a palavra slick, destacada na linha 7, é

(A) smooth.

(B) clean.

(C) neat.

(D) sloppy.

(E) utter.


Matemática 

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 19
Na figura tem-se:

• a circunferência de centro O tangente à reta CE e à reta EF nos pontos D e F, respectivamente;

• a reta OB perpendicular à reta AC;

• a reta EF paralela à reta OB .

fatec
Sabendo que a medida do maior ângulo CEF é igual a 230º, a medida do ângulo agudo ACE é igual a

(A) 20º.

(B) 30º.

(C) 40º.

(D) 50º.

(E) 60º.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 20
Seja f a função quadrática, de R em R, definida por f(x) = (k + 3).(x 2 + 1) + 4x, na qual k é uma constante real.

Logo, f(x) > 0, para todo x real, se, e somente se,

(A) k > − 3.

(B) k > − 1.

(C) − 3 < k < 1.

(D) k < 1 ou k > 5.

(E) k < − 5 ou k > −1.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 21
Admita que, na FATEC-SP, há uma turma de 40 alunos de Logística, sendo 18 rapazes; e uma turma de 36 alunos de Análise de Sistemas, sendo 24 moças. Para participar de um debate serão escolhidos aleatoriamente dois alunos, um de cada turma. Nessas condições, a probabilidade de que sejam escolhidos uma moça e um rapaz é

fatec

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 22
Da trigonometria sabe-se que quaisquer que sejam os números reais p e fatec 
Logo, a expressão cos x . sen 9x é idêntica a 

fatec

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 23
Na figura estão representados no plano cartesiano xOy, parte do gráfico da função real f definida por f(x) = log (x + 2) e a reta r que intercepta o gráfico de f nos pontos A(a; 1) e B(98; b).

fatec

Sendo assim, a abscissa do ponto de intersecção da reta r com o eixo Ox é

(A) 62,30.

(B) 52,76.

(C) 49,95.

(D) 31,40.

(E) 27,55.


Física

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 24
No cubo ABCDEFGH, da figura, cuja aresta tem medida a, a > 1, sejam:

• P um ponto pertencente ao interior do cubo, tal que DP = 1;

• Q o ponto que é a projeção ortogonal do ponto P sobre o plano ABCD;

• α a medida do ângulo agudo que a reta DP forma com o plano ABCD;

• R o ponto que é a projeção ortogonal do ponto Q sobre a reta AD;

• β a medida do ângulo agudo que a reta DQ forma com a reta AD.

fatec

Nessas condições, a medida do segmento DR, expressa em função de α e β, é

(A) sen α . sen β.

(B) sen α . tg β.

(C) cos α . sen β.

(D) cos α . cos β.

(E) tg α . cos β.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 25
Numa viagem de carro de São Paulo a Santos, percurso de aproximadamente 60 km, um motorista é informado pelo rádio que o tempo médio de viagem é estimado em 45 minutos.

Considerando que ele chegue a Santos no tempo previsto, a velocidade média desenvolvida deverá ser, aproximadamente, em km/h, de

(A) 90.

(B) 80.

(C) 70.

(D) 60.

(E) 50.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 26
Durante uma aula de Física, o professor pede a seus alunos que calculem o gasto mensal de energia elétrica que a escola gasta com 25 lâmpadas fluorescentes de 40W cada, instaladas em uma sala de aula. Para isso, o professor pede para os alunos considerarem um uso diário de 5 horas, durante 20 dias no mês.

Se o preço do kWh custa R$ 0,40 em média, o valor encontrado, em reais, será de

(A) 100.

(B) 80.

(C) 60.

(D) 40.

(E) 20.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 27
Um explorador de cavernas utiliza-se da técnica de “rapel” que consiste em descer abismos e canyons apenas em uma corda e com velocidade praticamente constante. A massa total do explorador e de seus equipamentos é de 80 kg.

Considerando a aceleração da gravidade no local de 10m/s², a força resultante de resistência que atua sobre o explorador, durante a descida é, em N, de

(A) zero.

(B) 400.

(C) 800.

(D) 900.

(E) 1000.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 28
Um forno de micro-ondas tem em sua porta uma grade junto ao vidro, com espaços vazios menores que o comprimento de onda das micro-ondas, a fim de não permitir que essas ondas atravessem a porta. Supondo a frequência dessas micro-ondas de 2,45 GHz (G = Giga = 109) e a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética de 3.108 m/s, o comprimento das micro-ondas será, aproximadamente, em cm, de

(A) 2.

(B) 5.

(C) 8.

(D) 10.

(E) 12.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 29
Uma criança brincando com um ímã, por descuido, o deixa cair, e ele se rompe em duas partes. Ao tentar consertá-lo, unindo-as no local da ruptura, ela percebe que os dois pedaços não se encaixam devido à ação magnética.

Pensando nisso, se o ímã tivesse o formato e as polaridades da figura a seguir, é válido afirmar que o ímã poderia ter se rompido

fatec

(A) na direção do plano α.

(B) na direção do plano β.

(C) na direção do plano π.

(D) na direção de qualquer plano.

(E) apenas na direção do plano β.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 30
Um skatista brinca numa rampa de skate conhecida por “half pipe”. Essa pista tem como corte transversal uma semicircunferência de raio 3 metros, conforme mostra a figura. O atleta, saindo do extremo A da pista com velocidade de 4 m/s, atinge um ponto B de altura máxima h.

Desconsiderando a ação de forças dissipativas e adotando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², o valor de h, em metros, é de

fatec

(A) 0,8.

(B) 1,0.

(C) 1,2.

(D) 1,4.

(E) 1,6.


Geografia 

Leia o texto para responder às questões 31 a 33.

No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais, tanto no social como no econômico, da formação e evolução histórica dos trópicos americanos. (...) É com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do país e sem atenção a considerações que não fossem o interesse daquele comércio, que se organizarão a sociedade e a economia brasileiras.
(PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. 22ª ed. São
Paulo: Brasiliense, 1979, p.23.)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 31
O modelo de “colonização de exploração” do Brasil durou até parte do século XIX e baseou-se numa série de características econômico-sociais fundamentais. Além da produção voltada para a exportação, temos como principais características socioespaciais desse modelo:

(A) dispersão da produção pelo território, trabalho camponês e economia de subsistência.

(B) manufaturas, trabalho assalariado e policultura em regiões mais próximas ao litoral.

(C) comércio de escravos, trabalho servil familiar e agricultura intensiva nos grandes centros.

(D) fortes migrações do norte para o sul, trabalho cativo e concentração urbana da produção.

(E) monocultura em vastos latifúndios, trabalho escravo e isolamento regional da produção. 


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 32
A produção de mercadorias voltadas à exportação colonial marcou a configuração interna do espaço econômico e social brasileiro até hoje. Pensando nisso, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, mercadorias feitas desde a época colonial (que ainda hoje têm grande importância econômica) e sua região produtora no país atualmente

fatec


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 33
Em 1872 apenas cerca de 10% da população brasileira era urbana, estando concentrada em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Luís do Maranhão e São Paulo. Os demais povoados urbanos, nas chamadas “vilas”, correspondiam a apenas 5,7% da população.

Pode-se assinalar como causa principal desses baixos índices de urbanização, no período,

(A) a proibição do comércio interno de produtos nacionais entre as regiões.

(B) a produção industrial concentrada no interior do país e o trabalho assalariado em crescimento.

(C) a economia escravista primário-exportadora e o pequeno mercado interno.

(D) a falta de políticas de incentivo migratório por parte do governo português e o baixo povoamento.

(E) a expulsão dos trabalhadores do campo e as fortes migrações para a Amazônia.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 34
Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetíveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No máximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais opõem-se às vantagens econômicas e à manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre é de minimizar a gravidade das consequências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje é o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, é preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o quê, como, onde, quando produzir etc.
(TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988. Adaptado.)

Conforme as ideias do texto, é correto afirmar que

(A) o crescimento sustentável é possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais.

(B) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias.

(C) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores.

(D) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida.

(E) a gravidade do problema ecológico é levada a sério na prática dos Estados e da maior parte da sociedade.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 35
“Ave madeira que desgraça / Se preciso te cortar / Bendito és o teu leite / Pros meus filhos sustentar / Porém a tua borracha / Faz os barões farrear.”(Oração de seringueiro de Basiléia, Acre)

O texto mostra a representação, na consciência popular, das relações sociais entre os homens e destes com a natureza na Amazônia brasileira. Em meados do século XIX, essa região começou a se transformar com o “ciclo da borracha”, que se tornou a segunda mercadoria na pauta de exportações brasileiras no período e trouxe grande riqueza para a região, mas entrou em decadência a partir de 1913. Esse ciclo estabeleceu novas relações sociais de trabalho na região, responsáveis por toda essa riqueza, o que serviu como base para o processo posterior de ocupação da Amazônia.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o sistema de relações sociais de trabalho na produção do látex da borracha amazônica, no período mencionado.

fatec


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 36
No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios.

Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito.

I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3ª Revolução Industrial.

II. Macropolíticas estatais controladoras dos fluxos econômicos e protetoras da mão-de-obra.

III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos e periferias e semiperiferias.

IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável” capitalista.

Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações

(A) I, II, III e IV.

(B) I, II e III, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e IV, apenas.

(E) IV, apenas.


Biologia 

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 37
Novo e maior inimigo do ozônio.

O óxido nitroso (N2O) se tornou, entre todas as substâncias emitidas por atividades humanas, a que mais danos provoca à camada de ozônio, que é responsável pela proteção das plantas, animais e pessoas contra o excesso de radiação ultravioleta emitida pelo Sol. 

O óxido nitroso superou os clorofluorcarbonetos (CFCs), cuja emissão na atmosfera tem diminuído seguidamente por causa de acordos internacionais conduzidos com essa finalidade. Hoje, de acordo com pesquisas, as emissões de N2O já são duas vezes maiores do que as de CFCs.

O óxido nitroso é emitido por fontes naturais (bactérias do solo e dos oceanos, por exemplo) e como um subproduto dos métodos de fertilização na agricultura; de combustão; de tratamento de esgoto e de diversos processos industriais. Atualmente, um terço da emissão do gás deriva de atividades humanas. Segundo os pesquisadores, como o óxido nitroso também é um gás de efeito estufa, a redução de suas emissões por atividades humanas seria uma boa medida tanto para a camada de ozônio como para o clima.
(Adaptado de Agência FAPESP, 28.08.2009)

Considere as afirmações feitas sobre o texto.

I. Atividades humanas, como a agricultura, e diversos processos industriais emitem a maior parte do óxido nitroso hoje presente na atmosfera.

II. Uma das principais medidas para a preservação da camada de ozônio é a redução da quantidade de bactérias do solo e dos oceanos.

III. A redução das emissões de CFCs e do óxido nitroso é importante para a preservação da camada de ozônio e para a diminuição do aquecimento global.

Está correto o contido em

(A) III, apenas. 

(B) I e II, apenas. 

(C) I e III, apenas. 

(D) II e III, apenas. 

(E) I, II e III.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 38
Observe o heredograma a seguir que representa indivíduos albinos (afetados) e com pigmentação normal (normais).

fatec

Hélio e Maria vão se casar. A chance de que o casal tenha uma filha albina, considerando que Maria é filha de pais heterozigotos, é

fatec

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 39
Um grupo de estudantes do Ensino Médio acompanhou, durante algumas semanas, a variação do tamanho do corpo das três diferentes espécies animais a seguir.

fatec

De acordo com as observações feitas, os alunos formularam três afirmações.

Afirmação A: O crescimento desses animais está relacionado às estações do ano.

Afirmação B: O crescimento só acontece após a troca do exoesqueleto.

Afirmação C: O padrão de crescimento apresentado no gráfico é típico dos artrópodes. Está correto o contido

(A) na afirmação A, apenas.

(B) na afirmação C, apenas.

(C) nas afirmações A e B, apenas.

(D) nas afirmações B e C, apenas.

(E) nas afirmações A, B e C.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 40

China tem fóssil só encontrado no Hemisfério Sul.

Uma equipe dirigida por Nick Fraser, do Museu de Ciências Naturais da Escócia, descobriu na província de Liaoning, no norte da China, o fóssil de uma planta que era encontrada apenas no Hemisfério Sul.

Os cientistas sempre acreditaram que havia uma clara distinção entre os tipos de vegetação presentes nos continentes dos dois hemisférios, mas essa descoberta contesta essa teoria.

“Descobrimos um grupo de sementes nuas que se encontram frequentemente associadas a um dos fósseis de planta predominante no Hemisfério Sul”, explica Fraser, em um comunicado da instituição escocesa.

“Em certo sentido, isto não deveria surpreender totalmente, porque no período triássico (de 200 a 250 milhões de anos atrás), todos os continentes estavam unidos e formavam um único continente chamado Pangea”, acrescenta o cientista. 
(Adaptado de noticias.terra.com.br, Acessado em 15.09.2009) 

fatec
De acordo com a notícia e com a árvore filogenética apresentadas, pode-se afirmar que a planta fóssil pertence a um grupo vegetal que surgiu há

(A) mais de 750 maa.

(B) exatamente 750 maa.

(C) 480 maa.

(D) 400 maa.

(E) 360 maa.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 41

fatec

De acordo com o cartaz e com os seus conhecimentos sobre a gripe, pode-se afirmar que

(A) os lenços de papel são recomendados por serem mais baratos que os de pano.

(B) a transmissão da doença ocorre somente pelas mãos e por objetos contaminados.

(C) o uso da máscara impede que o usuário se contamine com o vírus da gripe.

(D) a gripe só pode ser prevenida de forma eficaz por meio do uso de medicamentos.

(E) as recomendações do cartaz valem tanto para a gripe comum como para a suína.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 42
O esquema a seguir mostra o processo de síntese de proteínas em uma célula.

fatec

Os processos A e B e as estruturas numeradas de 1 a 5 são, respectivamente, 

fatec



Mutidisciplinar 

Resíduo eletrônico: redução, reutilização e reciclagem

A popularização dos eletroeletrônicos e a rápida obsolescência dos modelos cria o mito da necessidade de substituição, que se torna quase obrigatória para os aficionados em tecnologia e para algumas profissões específicas. No entanto, o descarte desenfreado desses produtos tem gerado problemas ambientais sérios, pelo volume; por esses produtos conterem materiais que demoram muito tempo para se decompor e, principalmente, pelos metais pesados que os compõem, altamente prejudiciais à saúde humana. Além disso, faltam regras claras e locais apropriados para a deposição desses equipamentos que, em desuso, vão constituir o chamado lixo eletrônico ou e-lixo. Faz parte desse grupo todo material gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Quando as pilhas e os equipamentos eletroeletrônicos são descartados de forma incorreta no lixo comum, substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos. A tecnologia ainda não avançou o suficiente para que essas substâncias sejam dispensáveis na produção desses aparelhos. O que propõem cientistas, ambientalistas e legisladores é que se procure reduzir, reciclar e reutilizar esses equipamentos.
(http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=32&id=379, acessado em 14.09.2009. Adaptado.)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 43

fatec

Boa parte do lixo eletrônico é constituída pelas pilhas comuns. São elas as principais fontes dos elementos zinco e manganês presentes nesse tipo de lixo. A figura mostra os principais componentes de uma pilha comum nova e sem uso.

O quadro seguinte mostra o que acontece com os constituintes de uma pilha comum, logo após sua utilização e depois de alguns meses exposta ao ambiente.

fatec

Analisando-se essas informações, pode-se concluir que

I. ocorrem transformações químicas durante o uso da pilha e após seu descarte no ambiente;

II. quanto antes uma pilha usada for encaminhada para reciclagem, maiores serão as quantidades de componentes originais que poderão ser recuperadas;

III. quando depositadas no lixo comum, as pilhas comuns não acarretam riscos para o ambiente, uma vez que são biodegradáveis.

É correto o que se afirma apenas em

(A) I. 

(B) II. 

(C) III. 

(D) I e II. 

(E) II e III.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 44
Um dos grandes problemas do lixo eletrônico é o pequeno número de empresas que conhecem a tecnologia para a reciclagem de produtos como monitores e placas de circuito impresso. Uma empresa, com sede em Cingapura, conta como é seu processo de reciclagem: “Primeiramente separamos a sucata eletrônica por classe, efetuamos a destruição através da moagem e exportamos para a usina. Lá é feita uma desintoxicação (processo de elevação de temperatura em câmara selada a 1200C° e resfriamento em 4 segundos para 700C°), filtragem de dioxinas, liquidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem e solidificação em barras.”
(http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-3-reciclagem, acessado em 12.09.2009.Adaptado.)

De acordo com o processo de reciclagem exposto são feitas as seguintes afirmações:

I. A decantação é um processo de separação.

II. A desintoxicação é um processo térmico com taxa de variação térmica, em módulo, na ordem de 125ºC por segundo.

III. A eletrólise consiste num processo químico.

É correto o que se afirma em

(A) II, apenas.

(B) I e III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 45
Praticamente todos os aparelhos eletrônicos contêm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais são soldados os componentes. As trilhas metálicas dessas placas são de cobre, como mostra a figura a seguir.

fatec

Considere as seguintes informações, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obtenção de cobre puro, o mais rapidamente possível, a partir de placas de circuito impresso.

I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polímero em ácido nítrico, o cobre reage formando uma solução aquosa de nitrato cúprico. O polímero se mantém intacto.

II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtém-se um material com maior superfície de contato e que, portanto, reage mais rapidamente.

III. Submetendo-se uma solução de nitrato cúprico à eletrólise, forma-se cobre metálico puro.

IV. Filtrando-se uma mistura de polímero e solução de nitrato cúprico, a solução passa pelo filtro, mas o polímero fica retido.

Com base nessas informações, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem:

(A) II – I – IV – III. 

(B) III – II – IV – I. 

(C) I – III – II – IV. 

(D) III – IV – II – I. 

(E) II – IV – I – III. 


Leia o texto a seguir.

Técnica permite reciclagem de placas de circuito impresso e recuperação de metais Circuitos eletrônicos de computadores, telefones celulares e outros equipamentos poderão agora ser reciclados de forma menos prejudicial ao ambiente graças a uma técnica que envolve a moagem de placas de circuito impresso. O material moído é submetido a um campo elétrico de alta tensão para separar os materiais metálicos dos nãometálicos, visto que a enorme diferença entre a condutividade elétrica dos dois tipos de materiais permite que eles sejam separados.
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125070306, acessado em 04.09.2009. Adaptado.)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 46
Considerando as informações do texto e os conceitos físicos, pode-se afirmar que os componentes

(A) metálicos, submetidos ao campo elétrico, sofrem menor ação deste por serem de maior condutividade elétrica.

(B) metálicos, submetidos ao campo elétrico, sofrem maior ação deste por serem de maior condutividade elétrica.

(C) metálicos,submetidos ao campo elétrico, sofrem menor ação deste por serem de menor condutividade elétrica.

(D) não-metálicos, submetidos ao campo elétrico, sofrem maior ação deste por serem de maior condutividade elétrica.

(E) não-metálicos, submetidos ao campo elétrico, sofrem menor ação deste por serem de maior condutividade elétrica. 


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 47
Uma empresa decidiu trocar todos os seus computadores e aparelhos de telefone celular utilizados por seus funcionários. Após a troca, fez um levantamento do destino dado a esses equipamentos e constatou que 75% do total de equipamentos foram para a reciclagem, sendo que os computadores correspondiam a 60% do total de equipamentos e que 20% do total de telefones celulares não foram para a reciclagem.

Com base nesses dados sobre o total de equipamentos, pode-se concluir que a porcentagem de computadores que foram para a reciclagem corresponde a

(A) 18%.

(B) 25%.

(C) 30%.

(D) 37%.

(E) 43%.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 48
Considerando verdadeiras as premissas:

• Todo lixo eletrônico contamina o meio ambiente.

• Existe lixo eletrônico que é destinado à reciclagem. pode-se concluir logicamente que se um determinado lixo

(A) é eletrônico ou é destinado à reciclagem, então contamina o meio ambiente.

(B) não é eletrônico e contamina o ambiente, então não é destinado à reciclagem.

(C) contamina o meio ambiente e não é destinado à reciclagem, então é lixo eletrônico.

(D) não é destinado à reciclagem e não contamina o meio ambiente, então não é eletrônico.

(E) é destinado à reciclagem ou não contamina o meio ambiente, então não é lixo eletrônico.


Português 

Leia o texto e responda às questões 49 a 52.

O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas. Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas.
 (CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado
mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. edição
100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 49
De acordo com o texto, elementos do orçamento norte-americano revelam

(A) a denúncia feita pelo jornal El Universal sobre o México ter se tornado um “território ingovernável”.

(B) a solidariedade do Pentágono no que se refere à saúde política de seu futuro aliado e vizinho na América.

(C) o desconhecimento dos governos norte-americano e mexicano sobre os recursos destinados à estruturação arquitetônica do México.

(D) grande investimento financeiro mexicano na ampliação do contingente das forças armadas com vistas ao combate à violência social.

(E) a preocupação do governo norte-americano em se proteger de futuros problemas com aquele país que poderá ser um ex-aliado em breve.


Considere o seguinte trecho para responder às questões 50 e 51.

Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. 

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 50
A crítica do México, relatada no trecho destacado, refere-se

(A) às instituições mexicanas, que têm sido alvo de violentas ações pelos traficantes norte-americanos.

(B) ao governo norte-americano, que tem se eximido de contabilizar os danos causados ao México pela compra de drogas e consequente incentivo ao tráfico.

(C) aos pontos do narcotráfico mexicano, que têm sido frequentemente financiados pelo Pentágono, desequilibrando a economia mexicana.

(D) ao governo mexicano, que tem faltado aos encontros marcados pelos Estados Unidos, causando desentendimentos.

(E) ao governo norte-americano, que tem demandado imigração mexicana para atuar em suas instituições nacionais. 


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 51
A palavra ambos e a expressão instituições nacionais, em destaque no trecho do texto, referemse, respectivamente, aos seguintes elementos:

(A) Barack Obama e Hillary Clinton; instituições mexicanas.

(B) o Pentágono e o casal que visitou o México; instituições norte-americanas.

(C) o jornal El Universal e o governo mexicano; instituições mexicanas.

(D) as forças armadas mexicanas e o jornal El Universal; instituições norte-americanas.

(E) Barack Obama e as forças armadas mexicanas; instituições mexicanas.


Considere o trecho seguinte para responder à questão 52. 

Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 52
As orações em cujo interior estão os verbos construindo fortalecendo, destacados no trecho do texto, equivalem a orações subordinadas adjetivas (reduzidas de gerúndio). Assinale a alternativa em que essas orações encontram-se desenvolvidas adequadamente.

(A) ... Estados Unidos ainda que construam muros e que fortaleçam a repressão...

(B) ... Estados Unidos, onde se constroem muros e se fortalecem a repressão...

(C) ... Estados Unidos, que constroem muros e que fortalecem a repressão...

(D) ... Estados Unidos logo que constroem muros e fortalecem a repressão...

(E) ... Estados Unidos no qual constroem muros que fortalecem a repressão...


Leia o texto seguinte e responda às questões 53 e 54.

Logo depois transferiu-se para o trapiche [local destinado à guarda de mercadorias para importação ou exportação] o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades, as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações. . .
(AMADO, Jorge. O trapiche. Capitães de Areia. São Paulo: Livraria Martins Ed., 1937. Adaptado.)

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 53
Capitães de Areia é um romance, de Jorge Amado, que trata

(A) da vida de órfãos sobreviventes de um naufrágio ocorrido perto da cidade de Pernambuco.

(B) do sofrimento de um grupo de meninos sobreviventes de uma chacina no Rio de Janeiro.

(C) do drama vivenciado por jovens chineses e africanos encontrados nos porões de um navio no porto de Santos.

(D) da pobreza vivida pelos jovens fugidos de um reformatório em busca do sonho de liberdade em Recife.

(E) das histórias cotidianas de meninos de rua que lutam pela sobrevivência em Salvador.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 54
Assinale a alternativa em que o verbo destacado tem como sujeito aquele apresentado entre colchetes.

(A) Logo depois transferiu-se para o trapiche o depósito dos objetos... [os objetos]

(B) ... o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. [o depósito dos objetos]

(C) Estranhas coisas entraram então para o trapiche. [estranhas coisas]

(D) ... indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando... [o casarão]

(E) ... com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações. . . [as embarcações]


Redação

Temos presenciado o crescimento da importância do Brasil no cenário político-econômico mundial. Os textos seguintes e os fatos a que eles se referem, a título de ilustração, permitem essa análise:

Texto 1:

“Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. (Andrés Oppenheimer) 
(apud CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. edição 100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11)

Texto 2:

Lula é provocado por Barack Obama após dar uma camisa da Seleção.

fatec

Instruções:

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

2. Não copie nem parafraseie os textos dados.

3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.

4. Não redija em forma de poema nem de poesia (em versos).

5. Dê um título a seu texto.

6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.
 

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2010.1 com Gabarito
Prova FATEC 2010.1 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s16000/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2010-1-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2010-1-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo