Prova FATEC 2010.2 com Gabarito

Prova FATEC 2010.2 com Gabarito História FATEC 2010.2 - QUESTÃO 01 Considere o texto a seguir: As cidades-Estado [...] eram muito diferente...
FATEC

Prova FATEC 2010.2 com Gabarito

História

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 01
Considere o texto a seguir:

As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes [...].
(GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História
da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 30.)

De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidades-Estado

(A) abrigavam os mesmos ideais democráticos, independente de seu porte, como foi o caso de Atenas.

(B) mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava política e economicamente todas as outras.

(C) tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas, como foi o caso de Atenas e Esparta.

(D) possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.

(E) exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 02
Considere o texto a seguir: 

Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança.
(LAS CASAS. Frei Bartolomé de. O Paraíso Destruído. A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.) 

Frei Bartolomé de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto é correto afirmar que na América espanhola,

(A) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam.

(B) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pecadores contumazes.

(C) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes violentas.

(D) aplicou-se o sistema de mita, em que um grupo de ameríndios era entregue aos colonos espanhóis para construir moradias e igrejas, esses indígenas, apesar de serem violentos, aos olhos de Las Casas, davam bons trabalhadores.

(E) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forçado dos indígenas, em troca de, em princípio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 03
De acordo com o historiador Boris Fausto,

A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras.
(FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial e Edusp, 2001. p. 51.)

A afirmação pode ser considerada correta, pois

(A) foi nesse período que expedições reunindo brancos, índios e mamelucos, chefiados pelos paulistas, lançaram-se pelo sertão em busca de índios a serem escravizados e de metais preciosos que colocariam o Brasil na era do ouro.

(B) os paulistas, através das bandeiras, marcaram seu poder político de São Paulo a Minas Gerais, se fixando na capitania do Rio de Janeiro e transformando-a em sede colonial.

(C) esse século representou a presença dos paulistas em postos públicos de poder, presença essa alternada por vezes pelos mineiros, os donos de minas de ouro, tudo a mando da metrópole.

(D) a descoberta, no século XVII, de minas de ouro na atual região das Minas Gerais, pelos paulistas, lhes garantiu prestígio e o direito de investir suas riquezas nas futuras fazendas de café.

(E) as bandeiras e o apresamento de indígenas para a escravidão significaram uma diminuição do uso da mão-de-obra negra e o início do caminho para a abolição definitiva do tráfico de escravos africanos.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 04
Considere a charge a seguir para responder à questão de número 4.

enade

 A charge do caricaturista e ilustrador gaucho Storni, publicada na revista Careta, em 1925, é uma crítica referente 

(A) à Constituição Brasileira de 1891, que dava autonomia aos Estados e a seus governadores.

(B) à política do café com leite, em que São Paulo e Minas Gerais formaram dois grupos fortes, e os candidatos à presidência eram indicados ora pelo PRP (Partido Republicano Paulista) e ora pelo PRM (Partido Republicano Mineiro).

(C) às oligarquias rurais representadas por Paraíba e Bahia, em que os coronéis mantinham o poder para influenciar o poder central.

(D) ao clientelismo, a relação entre coronéis e trabalhadores rurais que garantia aos coronéis o resultado favorável das eleições nos estados.

(E) à política dos governadores, uma dinâmica de conchavos políticos entre o governo federal, de um lado, e os grupos oligárquicos dos estados, de outro.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 05
Considere o texto a seguir:

No dia 26 de abril, pela manhã, os pilotos concretizaram a missão de massacrar Guernica e Durango com bombas incendiárias. A estratégia perdurou durante todo o mês de maio. Em 19 de junho de 1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram que partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio.
(RICHARD, Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Le monde
Diplomatique. Abril de 2007.) (http://diplo.org.br/2007-04,a1541.
Acesso em 08.03.2010.)

Os ataques descritos fazem parte do contexto

(A) da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do governo inglês aos ataques sofridos anteriormente pela Luftwaffe.

(B) da Guerra Civil Espanhola, em que aviões nazistas bombardearam cidades espanholas numa clara demonstração de força da aviação nazista.

(C) da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de Hitler à recusa de Franco de entrar na guerra ao lado do Eixo.

(D) da Revolução Mexicana, em que aviões do governo de Porfirio Díaz aniquilaram as cidades zapatistas.

(E) da Revolução Russa, uma reação do Exército Vermelho à tentativa do regime czarista de retornar ao poder.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 06
Considere o texto a seguir:

[...]
Meu Brasil!...
Que sonha com a volta
do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu
num rabo de foguete.
Chora! A nossa pátria, mãe gentil
choram Marias e Clarices no solo do Brasil.
Mas sei, que uma dor assim pungente
não há de ser inutilmente a esperança... [...]
( http://letras.terra.com.br/elis-regina/45679/. Acesso em
06.03.2010)

A música O bêbado e a equilibrista, escrita por João Bosco e Aldir Blanc, se tornou o símbolo

(A) do desejo de democracia proposto pelas “Diretas Já”.

(B) do ufanismo da direita brasileira durante a ditadura militar.

(C) da luta pelo pluripartidarismo.

(D) da campanha pela anistia dos exilados e presos políticos.

(E) das greves operárias ocorridas em São Bernardo do Campo.


Química 
Considere o texto para responder às questões de números 7 e 8. 

Durante muito tempo acreditou-se que os gases nobres eram muito estáveis, inertes e, portanto, não poderiam existir compostos desses elementos químicos. Entretanto, essa concepção mudou quando, em 1962, na Universidade de British Columbia, no Canadá, o primeiro composto de gás nobre foi obtido pela reação entre xenônio e hexafluoreto de platina, representada por:

fatec

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 07
Sobre essa reação, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O produto da reação é um composto iônico.

II. O átomo de xenônio perde elétron transformando-se em um cátion.

III. O número de prótons do núcleo do átomo de xenônio diminui de uma unidade.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) II e III, apenas.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 08
Para cada mol de xenônio que reage completamente, a massa do produto formado na reação é, em gramas,
fatec
(A) 131.

(B) 195.

(C) 220.

(D) 326.

(E) 440.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 09
Compostos de cobre (II), entre eles o CuSO4, são empregados no tratamento de águas de piscinas como algicidas. Recomenda-se que a concentração de CuSO4 não ultrapasse o valor de 1 mg/L nessas águas.

Sendo assim, considerando uma piscina de formato retangular que tenha 10 m de comprimento, 5 m de largura e 2 m de profundidade, quando cheia de água,a massa máxima de sulfato de cobre que poderá se dissolver é, em gramas, igual a
fatec
(A) 100.

(B) 200.

(C) 300.

(D) 400.

(E) 500


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 10
Certa solução aquosa de bicarbonato de sódio, NaHCO3, apresenta pH = 8,3 a 25 ºC. Tal solução é

(A) ácida e terá seu pH aumentado, se a ela for acrescentada uma porção de soda cáustica, NaOH.

(B) ácida e terá seu pH diminuído, se a ela for acrescentada uma porção de ácido clorídrico, HCl.

(C) básica e terá seu pH diminuído, se a ela for acrescentada uma porção de soda cáustica, NaOH.

(D) básica e terá seu pH diminuído, se a ela for acrescentada uma porção de ácido clorídrico, HCl.

(E) básica e terá seu pH aumentado, se a ela for acrescentada uma porção de ácido clorídrico HCl.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 11
A entalpia de combustão do hidrogênio, H2 (g), considerado por muitos o “combustível do futuro”, produzindo água no estado gasoso, é ∆H ≈ -3 x 10² kJ/mol.

Caso a combustão desse combustível seja usada para gerar energia elétrica, a massa de hidrogênio, que deve ser queimada para fornecer os 200 kWh que são consumidos por mês em determinada residência, será aproximadamente, em quilogramas,

fatec
(A) 2.

(B) 4.

(C) 6.

(D) 8.

(E) 10.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 12
Uma pizza do tipo portuguesa tem como ingredientes básicos: massa, molho de tomate, cebola, presunto, ovos cozidos, azeitonas e orégano. Desses ingredientes, os que, pela digestão no organismo humano, fornecem maiores teores de aminoácidos são

(A) a cebola e o orégano.

(B) o presunto e os ovos.

(C) a massa e o molho de tomate.

(D) o presunto e a massa.

(E) a massa e os ovos.


Inglês 

Considere o texto para responder às questões de números 13 a 16.

HAITI'S INDENTURED CHIlDREN

THE DAYS AFTER HAITI'S EARTHQUAKE brought joyous reunions for some families. Others faced the grim reality that they'd been suddenly robbed of parents or offspring. But for Haiti's 225,000 restaveks, or indentured children, the quake brought only an uncertain future. 

Slavery-which ended with independence in 1804-is illegal in Haiti. And technically, restaveks are not slaves. The institution has its roots in the Caribbean tradition of child lending between families (usually relatives) to pitch in with extra work, care for the elderly or sick, or to provide opportunity to a child from a poor family. Generally, rural parents send their children to live with wealthier families in the cities. In exchange for domestic labor, the children are supposed to receive lodging, food, clothing, medicine, and-most importantly-education. In as many as half of the cases, they do (though classifying treatment in private homes is notoriously difficult). The unlucky ones, called restaveks-from the French rester avec, or "to stay with" -are loaned through normal channels but denied schooling and subject to abuse and degradation. This phenomenon has spiked in modern Haiti, as more and more children end up with equally impoverished families in the slums. Before the quake, up to 22 percent of Haitian homes contained restaveks, according to a study funded by USAID. Keeping restaveks is illegal, but child loans are not and, given the extent of Haiti's governmental dysfunction, it's hard to tell which cases are which. Now that the quake has thrown family networks into disarray, the flimsy social ties supporting restaveks are likely to break down. "For families struggling in the wake of a catastrophe, restavek kids are the first to go; says Glenn Smucker, an anthropologist who specializes in development work in Haiti. "Their parents are not there to watch out for them, so they're far more vulnerable" to desertion and trafficking.

But even as the numbers of abandoned restaveks swell, the demand for their services is likely to decrease. A mass exodus of residents from Port-au-Prince is reversing decades of migratory trends. If the shift sticks, it means there will be less need for restaveks in the city. But it's also possible that families suffering from the quake's economic aftershocks will feel extra pressure to lend out their children, even as it becomes more likely they'll end up as restaveks. Which, combined with a spike in new orphans, means Haiti will likely see a rise in the number of its street children in the years to come. (By Katie Paul - Newsweek)

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 13
De acordo com o texto, o Haiti tenta resolver o problema das crianças cujos pais morreram no terremoto

(A) oferecendo ajuda financeira para os responsáveis pelas crianças.

(B) facilitando a adoção dessas crianças por famílias haitianas.

(C) permitindo o trabalho dessas crianças em casas de famílias. 

(D) encaminhando a maioria das crianças menores de oito anos para orfanatos do governo.

(E) incentivando a adoção dessas crianças por famílias estrangeiras.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 14
O antropólogo Glenn Smucker

(A) é um especialista em estudos sobre crianças que se encontram em situação de risco.

(B) criticou o tratamento dado às crianças abandonadas nas ruas.

(C) criou um departamento para facilitar e agilizar a adoção internacional de crianças haitianas.

(D) propôs a criação de leis de proteção aos menores haitianos.

(E) alertou para o fato de que as crianças haitianas podem ser vítimas de abandono ou de tráfico.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 15
A palavra flimsy, no 3º parágrafo do texto, pode ser substituída por

(A) easy.

(B) difficult.

(C) strong.

(D) fragile.

(E) important.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 16
O texto afirma que a cidade de Porto Príncipe está

(A) sendo reconstruída rapidamente pelas autoridades do Haiti.

(B) destruída, apesar de não ter sido abandonada pelos moradores.

(C) alterando sua tradição migratória.

(D) retomando práticas do tempo da escravidão.

(E) cercada pelas autoridades do Haiti.


Considere o texto para responder às questões de números 17 e 18.

FOOTBALL'S RED CARD

THE WORLD'S MOST VALUABLE SPORTS TEAM IS drowning in debt. English football powerhouse Manchester United (Forbes estimates its worth at $1.8 billion) had to raise some $800 million in a bond issue last month, which is still $340 million shy of its total debts. Man U needed the bond to pay off the millions that American businessman Malcolm Glazer borrowed to purchase the team in 2005. But in the first three weeks since the bond was issued it lost nearly 10 percent of its value, a sign that, even though Man U's revenues reached a record $444 million last year, the market is growing wary of debt, particularly the European variety. Man U isn't alone. Debt levels have also skyrocketed among rivals like liverpool, calling into question the business model of English Premier League football.

Each year the three worst teams are banished to a lower league, where vital broadcasting revenues are dramatically reduced. This puts huge pressure on clubs to compete for the best players, who now regularly fetch more than $50 million a year. Unlike in the U.S., there's no system of collective bargaining to restrain wages. As a result, the total salary bill for the Premier League has risen more than 20 percent since 2008. This has created a vicious cycle of rising debt among clubs that must spend extravagantly on players to ensure increased revenue. Any team attempting to be frugal becomes more likely to end up with lower revenue. It's become a game of who can spend the most, and it probably won't end well.
(BY WILLIAM UNDERHILL - Newsweek)

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 17
De acordo com o texto, o Manchester United

(A) possui uma dívida atual de mais de 300 milhões.

(B) doou parte de sua dívida, 444 milhões, para outros clubes europeus.

(C) foi vendido para um empresário americano neste ano.

(D) pagou cerca de 340 milhões de sua dívida.

(E) recebeu 800 milhões em títulos como pagamento de uma dívida.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 18
Assinale a alternativa em que há um exemplo de grau de comparação

(A) “But in the first three weeks since the bond was issued it lost nearly ten percent of its value…”

(B) “Each year the three worst teams are banished to a lower league…”

(C) “English football powerhouse Manchester United had to raise some....”

(D) “Man U isn’t alone.”

(E) “This has created a vicious cycle of rising debt among clubs….”


Matemática 

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 19
Segundo a Sabesp, para se produzir mil quilogramas de papel é necessária a utilização de 380 000 litros de água. Sendo assim, para se produzir um quilograma de papel são utilizados x metros cúbicos de água. O valor de x é

(A) 3 800.

(B) 380.

(C) 3,8.

(D) 0,38.

(E) 0,038.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 20
Considere a figura que representa

fatec

• o triângulo ABC inscrito na semicircunferência de centro O e raio 2;

• o lado BC, de medida igual a 2;

• o diâmetro AB perpendicular à reta BD;

• o ponto C pertencente à reta AD.

Nestas condições, no triângulo ABD, a medida do lado BD é

fatec

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 21
No plano cartesiano representado a seguir, o coeficiente angular da reta OA é 1, e a área do losango ABCO é 8√2 . Portanto, o valor de p é

fatec
(A) 2.

(B) 4.

(C) 6.

(D) 8.

(E) 10.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 22
No cubo ABCDEFGH, M o ponto médio da aresta BC. Sabe-se que o volume da pirâmide ABMF é igual a 9/4 cm³. Então, a área total do cubo, em centímetros quadrados, é

fatec

(A) 27.

(B) 36.

(C) 54.

(D) 63.

(E) 72.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 23
Considere as funções f e g, de IR em IR, definidas por f(x) = −x² + px e g(x) = k, com p e k constantes reais. Representando-as graficamente no sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, obtém-se a reta da função g tangenciando a parábola da função f, no vértice de abscissa 3.

Nestas condições, o valor de k é

(A) 1.

(B) 3.

(C) 5.

(D) 7.

(E) 9.


Física

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 24
As funções reais f(x) = sen x e g(x) = cos x têm seus gráficos representados no intervalo 0 ≤ x ≤ 2π.

fatec

Se a função h(x) = f(x) + g(x) tem período p e valor máximo h, então o produto p·h é igual a

fatec


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 25
Considere que na figura 1 tenhamos um mecanismo de engrenagens de um motor de redução que consiste de 4 polias dentadas A, B, C, e D e de raios, respectivamente, RA, RB, RC e RD.

O motor aciona a engrenagem A, com frequência f, que gira a engrenagem B, através do contato de seus dentes. As engrenagens B e C são concêntricas e uma acoplada à outra através de um eixo.

Finalmente a engrenagem C, em contato com D, transmite a ela uma rotação de frequência f’. Observe que a figura 2 mostra o sistema em corte.

Sabendo-se que as engrenagens se movimentam sem escorregamento entre si e que RB = RD = 5RA = 5RC, podemos afirmar que a frequência f’ será de

(A) f/2.

(B) f/5.

(C) f/10.

(D) f/15.

(E) f/25 .


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 26
Um balão sobe verticalmente com velocidade constante de 2 m/s e a 200 metros (ponto A) do solo, quando um saco de areia de 2,0 kg se solta do balão e atinge o solo (ponto B) com velocidade V. Veja figura a seguir.

fatec

Desprezando a resistência do ar, são consideradas as seguintes afirmativas.

I. Pela conservação da energia mecânica, a energia potencial do saco de areia no ponto de onde ele se solta (ponto A), é igual à sua energia cinética quando toca o solo.

II. A variação da energia cinética do saco de areia entre os pontos A e B, é igual, em módulo, à energia potencial no ponto de onde ele se solta (ponto A).

III. A energia cinética do saco de areia, no ponto médio de onde ele se solta, a 100 metros (ponto médio do segmento AB), é igual à média aritmética das energias cinéticas de A e B.

IV. A velocidade V, de chegada ao solo, tem módulo igual a 2 m/s.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II e III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) III e IV, apenas.

(E) I, II e III, apenas.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 27
Num edifício, cuja distância média entre cada andar é de 3,0 metros, existe um elevador em que há um aviso com a seguinte informação: “CAPACIDADE MÁXIMA DE 5 PESSOAS OU 350 Kg”.

Esse elevador de 1 tonelada desenvolve uma potência média de 20 kW e sobe a uma velocidade praticamente constante. Ao passar do 2º ao 7º andar, transportando a carga máxima, o tempo necessário para realizar esse transporte será, aproximadamente, em segundos, igual a

Dado: aceleração da gravidade g = 10 m/s²

(A) 3,0.

(B) 5,0.

(C) 8,5.

(D) 10.

(E) 15.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 28
Atualmente, muitas residências estão fazendo o uso de energia solar, através de coletores instalados no telhado, para aquecer a água e, assim, contribuir para um menor gasto em energia elétrica em relação aos chuveiros elétricos convencionais.

Sobre esses coletores solares são feitas as seguintes afirmativas:

I. As chapas de alumínio e as tubulações de água devem ser pintadas de preto, pois a cor preta aumenta a absorção da energia radiante do sol incidente, aquecendo mais rapidamente a água.

II. O processo de transmissão de calor, que ocorre das placas quentes para a água, é chamado de convecção, ocorrendo devido ao deslocamento de matéria.

III. As placas de vidro colocadas sobre as tubulações são transparentes à luz, mas boas refletoras de radiação infravermelha e por isso ajudam no aquecimento da água no interior da tubulação.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 29
Numa determinada residência a conta de luz indica que o consumo de energia elétrica mensal foi de 400 kWh, com um custo de R$ 120,00.

Sabe-se que nessa residência existem duas crianças que brincam juntas todos os dias, 3 horas diárias, com um video game que tem potência média de 20 W.

A porcentagem equivalente ao gasto de energia mensal com o vídeo game e o custo mensal dessa parcela de energia são, respectivamente, iguais a

(A) 0,45% e R$ 0,54.

(B) 0,50% e R$ 0,60.

(C) 2,67% e R$ 3,20.

(D) 5,00% e R$ 6,00.

(E) 10,0% e R$ 12,00.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 30
O eco é um fenômeno sonoro que ocorre quando o som reflete num obstáculo e é percebido pelo ouvido humano, depois de um intervalo de tempo superior a 0,10 s.

Júlia, Marina e Enrico estão brincando em frente a um obstáculo e se encontram distanciados conforme figura a seguir. Estando eles não alinhados e considerando a velocidade do som, no ar, de 340 m/s, quando Enrico emite um som, o eco pode ser escutado perfeitamente apenas por

fatec

(A) Júlia.

(B) Júlia e Marina.

(C) Marina.

(D) Enrico.

(E) Enrico e Júlia.


Geografia 

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 31
A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas

(A) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.

(B) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.

(C) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.

(D) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.

(E) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 32
Os minerais, extraídos da crosta terrestre e transformados industrialmente em metais, pedras e outros componentes, estão entre as principais matérias-primas utilizadas economicamente pela sociedade. Assinale a alternativa que contenha, correta e respectivamente: um metal, o minério do qual pode ser extraído e a forma de sua utilização pela indústria. 

fatec


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 33
Analise o mapa-múndi (1985-1990).

fatec

Os círculos em destaque no mapa-múndi representam as principais

(A) regiões industriais e polos técnico-científicos.

(B) áreas de vegetação desértica e semidesértica.

(C) zonas francas de livre-comércio e de produção exportadora.

(D) áreas sujeitas a vulcanismos e a abalos sísmicos.

(E) plataformas de extração de petróleo e de gás. 

Leia o texto para responder às questões 34, 35 e 36.

A retomada do centro de Salvador 

O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), contém muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial.

A partir de 1940, porém, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO. Uma grande reforma teve início em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de “gentrificação”, com a implantação politicamente planejada de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelô – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valéria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local.

Em seu lugar, além da restauração da monumentalidade e do comércio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe média. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espécie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylização” e “gentrificação” da cidade, estimulando seu consumo turístico.
(Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A
Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a ‘Centro Histórico pós-moderno” in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos. São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 34
Salvador foi a primeira capital do país na época colonial. Para esse momento histórico, é válido dizer que Salvador tinha esse papel principalmente porque

(A) constituía o maior centro portuário e produtor de pau-brasil e cacau do país.

(B) era uma região central de fácil acesso e ligação com a Coroa portuguesa no Rio de Janeiro.

(C) era a capital do Nordeste e, assim, um importante centro provincial de indústria e lazer.

(D) foi centro financeiro e manufatureiro até a independência e recebia migrantes do Sul.

(E) o Nordeste era a principal região produtora de açúcar e Salvador era um centro comercial.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 35
O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificação”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificação” designa o processo de

(A) migração de populações pobres para a cidade.

(B) migração de populações ricas para bairros pobres.

(C) transformação da capital baiana em um centro popular de cultura e diversão.

(D) revitalização de bairros ricos com melhorias destinadas à maioria dos cidadãos.

(E) enobrecimento de áreas degradadas e exclusão social de moradores pobres.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 36
A partir do texto, pode-se concluir que o centro histórico de Salvador

(A) tem se desenvolvido e se tornado uma região de conciliação entre as várias classes sociais e o espaço urbano.

(B) mostra exemplarmente que a cidade colonial brasileira vem se conservando, no século XXI, tal como era no passado.

(C) tem se tornado alvo de estratégias políticas e comerciais de valorização do capital, sobretudo imobiliário e turístico.

(D) indica que a população mais humilde habita e usa os centros urbanos, resistindo na luta por esse uso com a ajuda das políticas governamentais.

(E) há tempos tem se degradado, pois o Estado não tem feito mudanças e gestão política do espaço social, deixando-as nas mãos da iniciativa privada.

Biologia 

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 37
Sabe-se que pela digestão, as grandes moléculas orgânicas dos alimentos são transformadas em moléculas menores, suficientemente pequenas para atravessar a membrana das células intestinais, passando para o sangue, de onde serão distribuídas para o corpo todo. 

Assim, a fim de demonstrar, na prática, a transformação dos alimentos nos processos digestivos, um grupo de alunos realizou a experiência descrita a seguir.

Colocaram em três tubos de ensaio as seguintes misturas:

Tubo 1: clara de ovo, saliva e hidróxido de sódio.

Tubo 2: macarrão, suco gástrico e ácido acético.

Tubo 3: batata, suco pancreático e bicarbonato de sódio.

Fecharam e mantiveram esses tubos por quatro horas a uma temperatura de 37 °C.

Assinale a alternativa que indica onde, após esse tempo, poderia ser encontrado o dissacarídeo maltose.

(A) Apenas no tubo 1.

(B) Apenas no tubo 3.

(C) Apenas nos tubos 1 e 2.

(D) Apenas nos tubos 2 e 3.

(E) Nos tubos 1, 2 e 3.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 38
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou nas seis primeiras semanas de 2010, aproximadamente 108 mil casos de dengue, um aumento de 109% sobre os registros do mesmo período de 2009. A maior parte dos doentes contraiu a doença no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O verão excepcionalmente quente vivido pelo Brasil em 2010, associado ao forte período de chuvas, aumentou o perigo de epidemias de dengue.
 (http://jovempan.uol.com.br/noticias- Acesso em 25.02.2010.)

Assinale a alternativa correta sobre a dengue.

(A) As vítimas da dengue, nos estados citados no enunciado da questão, provavelmente beberam ou tiveram contato com água contaminada pelos agentes causadores da doença.

(B) A dengue é uma doença infecciosa aguda que se alastra rapidamente devido à proximidade com pessoas doentes e ao contato com as roupas de cama, vestimentas e objetos contaminados.

(C) A incidência da dengue pode ser diminuída com a conscientização da população sobre a importância do tratamento dos doentes e da aplicação da vacina específica para essa doença.

(D) Assim como a dengue, a malária e a febre amarela podem ser prevenidas pela erradicação dos mosquitos transmissores.

(E) Melhoria nas redes de água e esgoto, combate aos hospedeiros naturais da doença (como gambás e tatus) e higiene corporal adequada são algumas medidas importantes no combate à dengue.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 39
Com base no esquema apresentado, que representa o ciclo reprodutivo de uma fanerógama, são feitas as afirmativas a seguir.

fatec

I. Nessas plantas fanerógamas a fecundação é independente da água.

II. O saco embrionário é o gametófito feminino.

III. Ocorre dupla fecundação, pois duas ou mais oosferas são fecundadas pelo mesmo tubo polínico.

IV. O fruto se desenvolve a partir dos núcleos polares do saco embrionário.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) III e IV, apenas.

(D) II, III e IV, apenas.

(E) I, II, III e IV.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 40
Para responder a essa questão, considere as informações sobre os símbolos usados no heredograma a seguir.

fatec

Sobre o heredograma, pergunta-se:

I. Qual é o tipo de herança da anomalia em questão?

II. Se o homem 1 se casar com a mulher 2, qual é a probabilidade de terem o primeiro descendente afetado?

III. Se a mulher 3 se casar com o homem 4, qual é a probabilidade de terem o primeiro descendente afetado?

As respostas para as questões I, II e III são, respectivamente,

fatec


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 41
A poluição do ar pode ser causada pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes, tais como, monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), hidrocarbonetos e dióxido de carbono (CO2).

São feitas as seguintes afirmações com relação à poluição do ar.

I. O dióxido de carbono é um gás extremamente perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e, se inspirado, passa para o sangue onde se associa com a hemoglobina.

II. O ozônio (O3) se forma pelas reações químicas entre alguns dos gases liberados pelos veículos, especialmente o NO2 e o gás oxigênio presente na atmosfera.

III. O metano (CH4), produzido pela combustão incompleta da gasolina, é um dos principais responsáveis pela chuva ácida nas grandes cidades.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 42
Beber água do mar em excesso pode levar à desidratação porque

(A) o excesso de sal ingerido causa diminuição da transpiração e aumento da temperatura.

(B) o sal ingerido é excretado pela pele e há obstrução das glândulas sudoríparas.

(C) o aumento da quantidade de sais no organismo provoca diminuição do fluxo sanguíneo.

(D) os sais ingeridos provocam alteração no processo de digestão dos alimentos.

(E) o sal ingerido é excretado dissolvido em água.


Mutidisciplinar 

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 43
Ananotecnologia refere-se à tecnologia utilizada para manipular estruturas muito pequenas, tornando possível a criação de estruturas funcionais que seriam inconcebíveis utilizando-se tecnologia convencional. Na formação da palavra Nanotecnologia, o termo “tecnologia” refere-se ao desenvolvimento e produção de novos materiais, já o prefixo “nano” está relacionado a uma escala de medida em que um nanômetro (nm) é um bilionésimo do metro.

fatec

Dentre as estruturas apresentadas tem-se o grafite, um semimetal que conduz eletricidade e o diamante, um excelente isolante.

Os fulerenos são conhecidos como moléculas semelhantes à bola de futebol. Um fulereno é feito de 60 átomos de carbono unidos de tal maneira que criam uma esfera oca de 0,7 nm de diâmetro.

Outra estrutura de carbono é o nanotubo no qual os átomos de carbono estão ligados em forma de tubos, ocos como fulerenos, com diâmetros de uma a várias dezenas de nanômetros.
(www.cienciaviva.org.br – Acesso em 13.03.2010.)

De acordo com o texto, calculando a área da superfície ocupada por um fulereno, tem-se que esta medida é, em metros quadrados, aproximadamente igual a

(A) 4,2 x 10-¹.

(B) 5,6 x 10-³.

(C) 3,5 x 10-².

(D) 1,47 x 10-¹.

(E) 2,18 x 10-¹²


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 44
“Para se ter uma noção do universo nanométrico, no qual a dimensão da física é representada pelo prefixo nano, 1 nm equivale aproximadamente ao comprimento de dez átomos enfileirados. Um nanotubo de carbono tem um diâmetro da ordem de 10 nm. A dimensão de uma molécula de DNA situa-se na escala de 100 nm e é pouco menor que a de um vírus. As hemácias, que são as células vermelhas do sangue, são da ordem de 10 micrômetros (10µm) ou 10 000 nm. O diâmetro de um fio de cabelo pode medir cerca de 100 000 nm.”
(TOMA, Henrique E. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século. São Paulo: Oficina de textos, 2004. p.13 adaptado.)

De acordo com o texto e com as medidas aproximadas, é correto afirmar que

(A) um nanotubo de carbono é cem mil vezes mais fino do que um fio de cabelo.

(B) são necessários cem mil átomos enfileirados para compor o diâmetro de um fio de cabelo.

(C) na escala mencionada no texto, um micrômetro (1µm) equivale a 100 nanômetros (100 nm).

(D) as hemácias são, aproximadamente, 10 vezes maiores do que os vírus.

(E) o diâmetro de um fio de cabelo tem aproximadamente 100 µm.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 45
Há seis anos, os nanotubos eram utilizados em laboratórios acadêmicos ou industriais interessados em nanociência e nanotecnologia. O preço comercial dos nanotubos era, então, extremamente elevado. Enquanto uma empresa belga vendia o grama de nanotubos por 500 euros, uma empresa americana vendia por 500 dólares.
(www.inovacao.unicamp.br – Acesso em 13.03.2010.)

Considere as informações apresentadas e faça a conversão em reais, admitindo a cotação do dólar em 1,76 reais e a do euro em 2,43 reais. Nestas condições, você conclui que, para cada grama, o preço da empresa belga é superior, em reais, a um valor igual a

(A) 335.

(B) 380.

(C) 425.

(D) 487.

(E) 530.


Considere o texto para responder às questões de números 46 e 47.

Entre as ideias mais excitantes em nanotecnologia está o desenvolvimento de sistemas moleculares inteligentes, capazes de reconhecer proteínas específicas em vírus, como o da AIDS, e interferir na sua capacidade de reprodução. Investimentos nesse sentido já estão sendo feitos pela empresa C-Sixty (C60 = fulereno), em Houston, com previsões bastante otimistas que, se concretizadas, conferirão um papel importante à nanotecnologia molecular no combate à AIDS.

Por meio do encapsulamento de materiais radioativos contendo actínio-225 e proteínas de reconhecimento, têm sido construídas verdadeiras nanobombas capazes de se ligar a células cancerosas e realizar sua destruição. Pesquisas realizadas no Texas mostraram que as cobaias tratadas com as nanocápsulas sobreviveram cerca de 300 dias em comparação com os 43 dias do grupo não tratado.
(TOMA, H.E. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. p.39. Adaptado.)

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 46
De acordo com as informações dadas no texto, pode-se concluir que

I. proteínas são fundamentais para a reprodução de vírus como o causador da AIDS.

II. a nanotecnologia poderá vir a ter grande importância para o tratamento do câncer.

III. o fulereno , C60, é empregado para inibir a ação dos vírus causadores do câncer.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) II e III, apenas. 


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 47
O actínio-225 é obtido artificialmente e tem tempo de meia-vida igual a 10 dias. Isso significa que, a cada 10 dias, a quantidade dessa espécie radioativa em uma amostra cai à metade. Sendo assim, nanobombas contendo uma quantidade x de actínio-225, após 10 dias, passam a conter uma quantidade x/2, após mais 10 dias, passa a conter x/4 e assim por diante.

Entre os gráficos representados abaixo, o que mostra a variação da atividade radioativa do actínio-225 em função do tempo, está na alternativa: 

fatec

fatec

fatec

fatec

fatec


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 48

Leia o texto a seguir.

MINIMOTOR: UMA ÚNICA MOLÉCULA É CAPAZ DE REALIZAR TRABALHO.

Essa era uma das principais notícias divuIgadas pela revista New Scientist, em 11 de maio de 2002. O autor da façanha, o cientista alemão Hermann E. Gaub, havia ligado um polímero linear de diazobenzeno à ponta de um cantilever (sonda de microscopia de força atômica), deixando a outra ponta ancorada sobre uma superfície de vidro. Ao expor o polímero a pulsos de luz de 420 nm, as unidades adotaram uma configuração trans, linear, e permaneceram esticadas. Sob a ação de pulsos de luz de 365 nm, a molécula passou para a geometria cis, que é angular, e isso se repetiu ao longo de toda a cadeia, provocando uma flexão no braço da sonda, com uma força mensurável, da ordem de centenas de piconewtons (Fig. 2.16). O menor motor do mundo ainda não está em nenhuma máquina, mas é a primeira demonstração de que é possível controlar a ação mecânica de uma única molécula.

fatec

De acordo com o texto e com conceitos de Física e Química, são feitas as seguintes afirmações:

I. O aumento da frequência dos pulsos de luz sobre o polímero foi um dos fatores dessa molécula sofrer um torque.

II. 55 nm é a diferença de comprimento das ondas emitidas pela luz para a ocorrência do fenômeno da isomerização cis-trans.

III. Os polímeros, assim como o benzeno, são compostos inorgânicos que facilitam a incidência da luz para a flexão das mesmas.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas. 

(B) III, apenas. 

(C) I e II, apenas. 

(D) II e III, apenas. 

(E) I, II e III.


Português 

Leia o texto e responda às questões de números 49 a 54.

A verdadeira muralha da China

Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a internet. Seu número de internautas já é maior do que os 230 milhões de usuários americanos, segundo a North America Internet Stats. Trata-se de um público de jovens, com menos de 30 anos, que declaram ter na internet sua melhor fonte de informação. Todos eles, porém, encontram dificuldades para superar um gigantesco problema: a censura.

Um poderoso firewall oficial é a verdadeira muralha da China moderna. A segregação digital, porém, começa a ser sacudida por caminhos inesperados. Diante da possível interrupção de serviços do Google no país, a conceituada revista Nature realizou sondagem na comunidade científica chinesa e colheu resultados de primeira grandeza: a censura e o eventual fechamento do Google farão muito mal à ciência do país. Segundo os dados divulgados pela agência Reuters (24.02.2010), mais de 70% dos cientistas chineses utilizam o Google como ferramenta de busca de dados, informações, artigos científicos e literatura acadêmica em geral. Dos cientistas entrevistados, 84% afirmaram que suas pesquisas perderiam substantivamente em qualidade se fossem privados do uso do Google; 78% afirmaram que sua colaboração internacional seria profundamente afetada. O problema de fundo, que preocupa as autoridades chinesas, é que a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa, interferindo no modo de explorar, testar e difundir informações necessárias para a geração de conhecimento. Longe de um gesto de censura de curto alcance (se é que isso é possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa científica. Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa científica e tecnológica é a menina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade científica não poderiam ser piores.

Os milhares de funcionários chineses que zelam pelo sistema de censura fariam mais pela eficiência do país se ficassem menos preocupados em perseguir URIs, URLs, FTPs e HTTPs. Para o nervosismo da “nomenklatura” (e satisfação de todos os que desejam um mundo em que o conhecimento possa fluir livremente, a começar pelos cientistas e pesquisadores chineses), uma sucessão infindável de geeks, hackers, nerds, dorks e dweebs, com seus correlatos em chinês, descobre a cada dia uma nova maneira de burlar os sistemas de censura.
 (ARBIX, Glauco. Valor Econômico. 24.02.2010, p.A17. Adaptado)

FATEC 2010.2 - QUESTÃO 49
De acordo com as informações contidas no texto, pode-se afirmar que a China tem se mostrado antidemocrática porque

(A) insiste em manter URIs, URLs, FTPs e HTTPs sob investigação contínua de detetives que poderiam ser comparados à Muralha da China moderna.

(B) persegue os 230 milhões de chineses que atuam como geeks, hackers, nerds, dorks e dweebs.

(C) impõe a lei do silêncio a cientistas chineses, que não podem mais divulgar suas descobertas entre as universidades do país.

(D) burla o sistema de defesa chinês para atrapalhar a vida de cientistas chineses que publicam seus textos na internet.

(E) invade os espaços virtuais americanos para impedir que informações chinesas transitem nesse meio.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 50
Assinale a alternativa em que a(s) palavra(s) destacada(s) funcione(m) como elemento(s) que adiciona(m) informações simultâneas.

(A) Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a internet. (1º parágrafo)

(B) ... a conceituada revista Nature realizou sondagem na comunidade científica chinesa e colheu resultados de primeira grandeza... (2º parágrafo)

(C) ... a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa, interferindo no modo de explorar, testar e difundir informações... (2º parágrafo)

(D) ... 84% afirmaram que suas pesquisas perderiam substantivamente em qualidade se fossem privados do uso do Google; (2º parágrafo)

(E) Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa científica e tecnológica é a menina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade científica não poderiam ser piores. (2º parágrafo)


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 51
Leia as seguintes frases:

I. Todos eles, porém, encontram dificuldades para superar um gigantesco problema: a censura. 

II. Asegregação digital, porém, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.

Sabe-se que um dos traços de oralidade é a repetição de palavras. Supondo que quiséssemos evitar essa repetição, sem alterar o sentido da informação expressa, teríamos que substituir a palavra porém na segunda frase. Assinale a alternativa que cumpre esse objetivo.

(A) A segregação digital, portanto, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.

(B) A segregação digital, por conseguinte, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.

(C) A segregação digital, pois, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.

(D) A segregação digital, consoante a isso, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.

(E) A segregação digital, todavia, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 52
Assinale a alternativa em que o trecho destacado apresenta um argumento de autoridade, isto é, uma informação que produz credibilidade ao argumento, tornando-o incontestável.

(A) Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a internet.

(B) Um poderoso firewall oficial é a verdadeira muralha da China moderna.

(C) Segundo os dados divulgados pela agência Reuters (24.02.2010), mais de 70% dos cientistas chineses utilizam o Google como ferramenta de busca de dados...

(D) O problema de fundo, que preocupa as autoridades chinesas, é que a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa...

(E) Para o nervosismo da “nomenklatura” (e satisfação de todos os que desejam um mundo em que o conhecimento possa fluir livremente, a começar pelos cientistas e pesquisadores chineses)...


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 53
Leia os trechos a seguir e assinale a alternativa em que estão apresentados os sinônimos adequados e respectivos para as palavras destacadas.

I. Dos cientistas entrevistados, 84% afirmaram que suas pesquisas perderiam substantivamente em qualidade se fossem privados do uso do Google;

II. Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa científica e tecnológica é a menina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade científica não poderiam ser piores.

(A) de modo irrelevante – a esperança

(B) de modo inesperado – o entrave

(C) de modo completo – a raridade

(D) de modo expressivo – o orgulho

(E) de modo rápido – a descoberta


FATEC 2010.2 - QUESTÃO 54
No trecho: “Longe de um gesto de censura de curto alcance (se é que isso é possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa científica.” (2º parágrafo), as expressões destacadas constituem, em relação à outra, um efeito estilístico que ocorre graças ao emprego da seguinte figura de linguagem:

(A) metonímia.

(B) antítese.

(C) metáfora.

(D) onomatopeia.

(E) catacrese.


Redação

fatec
Instruções:

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

2. Não copie nem parafraseie os textos dados.

3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.

4. Não redija em forma de poema nem de poesia (em versos).

5. Dê um título a seu texto.

6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2010.2 com Gabarito
Prova FATEC 2010.2 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s16000/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-20102-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-20102-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo