Prova FATEC 2012.1 com Gabarito

FATEC

Prova FATEC 2012.1 com Gabarito

Mutidisciplinar
Caro candidato,

Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.

As questões de números 1 a 9 apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.
*texto referido: Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.

Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar

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FATEC 2012.1 - QUESTÃO 01
Considerando as informações anteriores, é possível afirmar que a fala de Hagar – Você tá de brincadeira, né? – sinaliza a intenção de

(A) ironizar a dúvida da filha.

(B) demonstrar sua satisfação.

(C) reforçar a pergunta da filha.

(D) discordar da fala da esposa.

(E) fornecer um esclarecimento. 

GABARITO. (A) ironizar a dúvida da filha.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 02
Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.

Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que

(A) os receptores sensoriais humanos responsáveis pelos sentidos do olfato e da gustação são classificados como termorreceptores.

(B) as células fotorreceptoras cones e bastonetes do olho humano concentram-se na córnea, onde ocorre a formação da imagem. 

(C) a percepção do tato é realizada por receptores sensoriais de pressão, que se localizam apenas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

(D) a orelha interna humana inclui três ossículos (martelo, bigorna e estribo), que amplificam as ondas sonoras, transmitindo-as para o tímpano. 

(E) a íris é comparável ao diafragma ajustável das máquinas fotográficas, pois regula a quantidade de luz que entra no olho para garantir uma perfeita visão.

GABARITO. (E) a íris é comparável ao diafragma ajustável das máquinas fotográficas, pois regula a quantidade de luz que entra no olho para garantir uma perfeita visão.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 03
Símbolos podem codificar informações importantes. Os losangos (rótulos de risco) são utilizados em caminhões e em outros veículos que transportam produtos químicos. Tais losangos devem ter as seguintes informações:

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Por exemplo, um caminhão que transporta o lixo de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios deve exibir o seguinte losango:

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Com base nessas informações, pode-se concluir que um caminhão que exiba o losango

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pode estar transportando

(A) cal hidratada.

(B) caldo de cana.

(C) velas de parafina.

(D) bicarbonato de sódio.

(E) querosene de aviação. 

GABARITO. (E) querosene de aviação. 

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 04
Estabelecer uma ligação no celular, sintonizar músicas no rádio ou assistir a um jogo da Copa do Mundo com transmissão ao vivo são fenômenos decorrentes da utilização de ondas eletromagnéticas que podem ser representadas pelo espectro eletromagnético a seguir:

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As ondas de frequências destinadas às telecomunicações recebem o nome de radiofrequência e estão inseridas numa parte desse espectro eletromagnético. A tabela seguinte mostra alguns intervalos dessas ondas.

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De acordo com as informações da tabela e com o espectro eletromagnético, pode-se afirmar que as ondas de radiofrequência

(A) de transmissões por fibras ópticas estão na faixa dos raios X.

(B) de rádio AM e FM estão na faixa do infravermelho.

(C) de TV (via satélites) estão na faixa das ondas de rádio.

(D) de telefonia celular estão na faixa das micro-ondas.

(E) de rádio AM estão na faixa das micro-ondas.

GABARITO. (D) de telefonia celular estão na faixa das micro-ondas.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 05
No século XX, os meios de comunicação de massa foram amplamente utilizados por diferentes governos como veículos de propaganda ideológica, um tipo de comunicação que visa formar a maior parte das ideias e das convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social. Um exemplo histórico do uso dos meios de comunicação como veículo de propaganda ideológica ocorreu em

(A) 1903 – instalação de uma estação de telégrafo na Torre Eiffel, o que permitiu que o London Times e o New York Times recebessem informações sobre a guerra entre a Rússia e o Japão.

(B) 1924 – regulamentação pelo governo federal da qualidade e da segurança das salas de cinema no Brasil, resultado do crescimento do circuito exibidor e do surgimento de salas destinadas à elite.

(C) 1939 – proibição, na Alemanha de Hitler, da audiência de rádios estrangeiras; no ano seguinte, todas as rádios alemãs passaram a transmitir a mesma programação de caráter ultranacionalista.

(D) 1948 – utilização, pela primeira vez, de uma TV a cabo, na cidade de Oregon, onde os sinais normais de televisão não conseguiam chegar às residências por causa do terreno montanhoso.

(E) 1993 – criação, por pesquisadores americanos, do Mosaic, primeiro navegador a combinar gráficos e texto em uma única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil de usar. 

GABARITO. (C) 1939 – proibição, na Alemanha de Hitler, da audiência de rádios estrangeiras; no ano seguinte, todas as rádios alemãs passaram a transmitir a mesma programação de caráter ultranacionalista.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 06
Gaddafi’s HIV Shakedown
By Mike Elkin 

Zakia Saltani has been warned not to talk to the press. She doesn’t care. She has waited 13 years to tell her story, and the Libyan government’s threats can’t stop her now. “After what happened to my family, what more can they do?” she asks. “I am beyond fear.”

At her friend’s house in Benghazi, with the red-black-and green flag of the anti-Gaddafi rebellion spread proudly across her shoulders, she shows a framed photograph of her son, Ashur. He died of AIDS-related complications in May 2005, when he was 8. He had been one of more than 400 Libyan children who were admitted to the Al Fateh pediatric hospital in Benghazi 13 years ago with routine complaints like colds and earaches. They left with HIV. Like Ashur, roughly 60 have since died. Others are hanging on.
(Newsweek, 21.03.2011. Adaptado)

No primeiro parágrafo do texto, a afirmação de Zakia Saltani – “I am beyond fear” – representa

(A) o conformismo com as leis do governo líbio.

(B) a busca de aconselhamento com a imprensa.

(C) a ousadia para enfrentar o governo de seu país.

(D) a apatia diante da taxa de mortalidade causada pela AIDS.

(E) a preocupação com o estado de saúde de seus amigos de Benghazi.

GABARITO. (C) a ousadia para enfrentar o governo de seu país.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 07
Um internauta recebeu, em determinado dia, um tuíte da campanha da UNICEF de ajuda humanitária para o Chifre da África. Considerando a importância dessa campanha, o internauta retuíta essa mensagem, nesse dia, para 8 de seus seguidores; e cada um deles, por sua vez, retuíta a mesma mensagem, no segundo dia, para outros 8 novos seguidores e assim por diante até o décimo dia. Sabendo que cada seguidor retuitou para apenas 8 de seus seguidores, a ordem de grandeza do número de pessoas que receberam a mensagem da campanha no final do décimo dia é igual a

(A) 106.

(B) 107.

(C) 108.

(D) 109.

(E) 10¹°.

GABARITO. D

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 08
A comunicação via Internet, especialmente nos bate-papos, possibilitou um novo canal de comunicação entre as pessoas, e o Brasil tem se consolidado como um mercado de elevada utilização de sites sociais.

Em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso à Internet no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos.

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De acordo com as informações do texto e do gráfico, analise as afirmações:

I. Considerando somente os usuários ativos em domicílios, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento de 15%, aproximadamente.

II. Considerando somente os usuários ativos no trabalho, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento acima de 10%.

III. Em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 15,8 milhões não foram usuários ativos.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

GABARITO. (C) I e III, apenas.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 09
Analise o gráfico a seguir.

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As informações do gráfico sobre usuários da Internet permitem afirmar que

(A) os três países com maior número de usuários são os mais democráticos.

(B) os seis países com maior número de usuários são, predominantemente, países centrais.

(C) o continente africano tem representantes entre os quinze países com maior número de usuários.

(D) os cinco países com maior número de usuários correspondem aos países mais populosos do mundo.

(E) os três países com maior número de usuários são países de industrialização mais antiga. 

GABARITO. (B) os seis países com maior número de usuários são, predominantemente, países centrais.

Raciocínio Lógico

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 10
Na multiplicação a seguir, as letras x, y, z, t u representam algarismos desconhecidos. 

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O valor da soma x + y + z + t + u é

(A) 17. 

(B) 18. 

(C) 19. 

(D) 20. 

(E) 21.

GABARITO. (D) 20. 

FATEC 2010.1 - QUESTÃO 11
Considere a sequência de pentágonos, formada de acordo com um determinado critério.

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O número 6 652 pertence ao pentágono Pn, em que n é natural não nulo. Assim sendo, n é divisível por

(A) 2. 

(B) 3. 

(C) 5. 

(D) 7. 

(E) 11 

GABARITO. (E) 11 

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 12
O fluxograma a seguir apresenta parte dos procedimentos seguidos por um professor para determinar a situação dos alunos após o fechamento das notas do 4º bimestre.

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Considere um aluno que, ao longo do ano letivo, obteve as seguintes notas bimestrais:

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De acordo com o fluxograma, no fechamento das notas do 4º bimestre, esse aluno obteve média

(A) 2,90 e está retido.

(B) 5,50 e fará recuperação.

(C) 6,75 e fará recuperação.

(D) 7,25 e está aprovado.

(E) 7,50 e está aprovado.

GABARITO. (C) 6,75 e fará recuperação.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 13
A figura mostra a planificação de um cubo, que apresenta imagens em suas faces.

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O cubo montado a partir dessa planificação é

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GABARITO

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FATEC 2012.1 - QUESTÃO 14
A negação da sentença - 3 < x ≤ 2 é

(A) x ≤ -3 ou x > 2.

(B) x < -3 ou x ≥ 2.

(C) x < -2 ou x ≥ 3.

(D) x < -3 e x ≥ 2.

(E) x ≤ -3 e x > 2.

GABARITO. (A) x ≤ -3 ou x > 2.

História

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 15
O Mercantilismo pode ser definido como um conjunto de práticas e doutrinas econômicas adotadas pelo Estado absolutista, na Idade Moderna, com o objetivo de obter e acumular riqueza. Partindo do princípio de que a riqueza de uma nação era determinada pela quantidade de metais preciosos mantidos dentro de seu território, os estados absolutos desse período

(A) proibiam as atividades manufatureiras e desviavam os capitais assim liberados para o desenvolvimento de frotas comerciais.

(B) criavam cooperativas multinacionais para dividir os custos de empreendimentos, como a colonização de áreas periféricas.

(C) eliminavam a livre iniciativa, submetendo as atividades econômicas rurais e urbanas ao monopólio estatal.

(D) estabeleciam a lei da oferta e da procura para garantir a livre concorrência e eliminar os entraves ao desenvolvimento comercial.

(E) utilizavam políticas intervencionistas para regular o funcionamento da economia e obter uma balança comercial favorável. 

GABARITO. (E) utilizavam políticas intervencionistas para regular o funcionamento da economia e obter uma balança comercial favorável. 

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 16
"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda."
(ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte:
Itatiaia, 1982, p. 89.)

No trecho citado, parte de uma obra publicada em 1711, o jesuíta Antonil

(A) torna evidente que o trabalho escravo constituiu a base da exploração econômica em setores essenciais da economia colonial.

(B) fornece argumentos para o combate movido pela Igreja contra a escravização de indígenas e africanos nos domínios coloniais portugueses.

(C) explica por que a escravidão foi importante no empreendimento açucareiro, mas teve papel secundário e marginal na exploração mineradora.

(D) justifica a brandura da escravidão no Brasil e sugere uma explicação para a “democracia racial” predominante na sociedade colonial brasileira.

(E) condena as tentativas de introduzir trabalhadores livres, trazidos da Europa, para substituir a mão-de-obra escrava nas lavouras de café.

GABARITO. (A) torna evidente que o trabalho escravo constituiu a base da exploração econômica em setores essenciais da economia colonial.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 17
Em 1848, dois jovens revolucionários alemães escreveram:

“Assim, o desenvolvimento da grande indústria mina sob os pés da burguesia as bases sobre as quais ela estabeleceu o seu sistema de produção e de apropriação. A burguesia produz, antes de mais nada, os seus próprios coveiros. A sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”
(Cf. K. Marx-F. Engels. Obras Escolhidas em três tomos. Lisboa-Moscovo:
Edições “Avante!”/Edições Progresso, 1982.)

Esse texto expressa princípios da ideologia

(A) fascista.

(B) capitalista.

(C) comunista.

(D) iluminista.

(E) darwinista.

GABARITO. (C) comunista.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 18
Entre as principais características do modelo político adotado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), destacaram-se

(A) a política do Regresso Conservador, o militarismo e o voto censitário.

(B) a “política dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”.

(C) o “parlamentarismo às avessas”, o clientelismo e o voto a descoberto.

(D) a “política do café com leite”, o coronelismo e o voto secreto censitário.

(E) a política de valorização do café, o populismo e o voto universal.

GABARITO. (B) a “política dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 19
Considere os dados da tabela abaixo:

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O significativo aumento na entrada de capitais estrangeiros, entre 1954 e 1961, pode ser explicado

(A) pela política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek.

(B) pela criação da Petrobrás e da Companhia Vale do Rio Doce.

(C) pela política nacionalista de Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

(D) pela queda dos preços internacionais do café durante a Depressão.

(E) pelo crescimento acelerado da indústria durante o “Milagre Brasileiro” 

GABARITO. (A) pela política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek.

Química

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 20
Quando comprimidos ou pós-efervescentes são adicionados à água, ocorre reação química, com liberação de gás carbônico. Sendo assim, considere o seguinte experimento:

• 200 mL de água (densidade igual a 1 g/mL) foram adicionados a um frasco de boca larga, aberto. A massa desse frasco vazio é igual a 160 g.

• Em seguida, foram acrescentados à água desse frasco 10 g de certo pó efervescente.

• Após o término da reação, o frasco aberto contendo o líquido resultante foi colocado em uma balança, que acusou a massa de 362 g.

Com base nesses dados, calcula-se que a massa, em gramas, de gás carbônico liberado para o ar pela reação foi igual a

(A) 2.

(B) 4.

(C) 6.

(D) 8.

(E) 10

GABARITO. (D) 8.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 21
As propriedades específicas da água a tornam uma substância química indispensável à vida na Terra. Essas propriedades decorrem das características de sua molécula H2O, na qual os dois átomos de hidrogênio estão unidos ao átomo de oxigênio por ligações

(A) iônicas, resultando em um arranjo linear e apolar.

(B) iônicas, resultando em um arranjo angular e polar.

(C) covalentes, resultando em um arranjo linear e apolar.

(D) covalentes, resultando em um arranjo angular e apolar.

(E) covalentes, resultando em um arranjo angular e polar.

GABARITO. (E) covalentes, resultando em um arranjo angular e polar.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 22
Cloro, bromo e iodo são elementos químicos classificados como halogênios. Logo, eles

(A) localizam-se no mesmo grupo (ou família) da tabela periódica.

(B) estão no mesmo período da tabela periódica.

(C) possuem o mesmo número atômico.

(D) apresentam mesma eletronegatividade.

(E) são isótopos entre si. 

GABARITO. (A) localizam-se no mesmo grupo (ou família) da tabela periódica.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 23
Considere as seguintes misturas:

I. leite de magnésia (suspensão aquosa de hidróxido de magnésio);

II. limonada ( suco de limão, água e açúcar);

III. salmoura ( cloreto de sódio dissolvido em água).

Assinale a alternativa que classifica, corretamente, essas três misturas.

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GABARITO

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FATEC 2012.1 - QUESTÃO 24
A fórmula estrutural abaixo representa o antraceno, substância importante como matéria-prima para a obtenção de corantes.

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Examinando-se essa fórmula, nota-se que o número de átomos de carbono na molécula do antraceno é

(A) 3.

(B) 10.

(C) 14.

(D) 18.

(E) 25.

GABARITO. (C) 14.

Inglês

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE NÚMEROS 25 A 29.

PSYCHOLOGY OF MONEY

Want Happiness? Don’t Buy More Stuff — Go on Vacation
When it comes to spending money on things or experiences, the
research is clear: doing brings more happiness than owning.

By Gary Belsky & Tom Gilovich | July 21, 2011 

Given that it’s vacation season for many folks, we thought it a good time to devote this Mind Over Money post to a brief discussion of what personal finance is ultimately all about. Some people, of course, really enjoy counting their money, deriving great satisfaction simply from watching their bottom line grow, often quite removed from any thought of what they might do with their riches. But for most of us, money is just a token for what we can do with it — pay the mortgage or rent, send kids to college, buy a TV or travel to Italy. And for nearly all of us, money is finite; there isn’t enough to do all we want, so we must be selective. That raises a crucial question: if we want to maximize the happiness or satisfaction we get from our money, how should we spend it? 

There’s been a lot of recent research on this subject, much of it conducted at Tom’s home institution, Cornell University. And the answer is clear. If you’re conflicted about whether to spend money on a material good (say, a computer) or personal experience (say, a vacation), the research says you’ll get much more satisfaction — and for longer — if you choose the experience. Most of us, it turns out, get more bang from the experiential buck. Indeed, when people are asked to recall their most significant material and experiential purchases over the previous five years, they report that the experience brought more joy, was a source of more enduring satisfaction and was more clearly “money well spent¨.

This might seem counter-intuitive. After all, when faced with a trade-off between doing and buying, many people opt for the material good because “it will still be there” long after the experience would have been enjoyed. In one sense that’s correct: The material good lasts while the experience is fleeting. But psychologically it’s the reverse. We quickly adapt to the material good, but the experience endures in the memories we cherish, the stories we tell and the very sense of who we are.
(http://moneyland.time.com Acesso em 25/08/2011. Adaptado.)

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 25
De acordo com o texto,

(A) o dinheiro um dia termina para todos.

(B) é comum gastar dinheiro com artigos supérfluos.

(C) fazer uma viagem traz mais felicidade do que adquirir algo material.

(D) muitas pessoas se arrependem de ter gasto dinheiro com uma viagem.

(E) a grande maioria das pessoas prefere gastar dinheiro com uma viagem do que com uma aquisição material.

GABARITO. (C) fazer uma viagem traz mais felicidade do que adquirir algo material.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 26
De acordo com as informações do primeiro parágrafo, com dinheiro se pode pagar

(A) hipoteca.

(B) moratória.

(C) serviço funerário.

(D) viagem de navio.

(E) colégio para os filhos.

GABARITO. (A) hipoteca.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 27
No primeiro parágrafo do texto, o pronome demonstrativo this empregado em — this Mind Over Money post — refere-se a

(A) post.

(B) mind.

(C) money.

(D) vacation.

(E) discussion.

GABARITO. (A) post.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 28
Indique a tradução correta para o substantivo research no segundo parágrafo do texto.

(A) conflito

(B) reflexão

(C) pesquisa

(D) polêmica

(E) experiência

GABARITO. (C) pesquisa

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 29
No terceiro parágrafo do texto, o modal auxiliar might transmite uma ideia de

(A) proibição.

(B) obrigação.

(C) expectativa.

(D) necessidade.

(E) possibilidade.

GABARITO. (E) possibilidade.

Matemática

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 30
O Tangram é um quebra-cabeça composto por um quadrado dividido em sete peças: cinco triângulos retângulos, um quadrado e um paralelogramo. Utilizando todas as peças, podem-se formar milhares de figuras de modo que as peças devem se tocar, mas não podem se sobrepor.

Para a obtenção das peças do Tangram, deve-se, no quadrado ABCD,

• traçar a diagonal e marcar o seu ponto médio O;

• marcar os pontos médios, P de BO e T de OD;

• marcar os pontos médios, Q de BC e S de DC;

• traçar o segmento e marcar o seu ponto médio R;

• traçar os segmentos PQ, AR e RT .

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No Tangram cortado na figura, considere que a medida do lado do quadrado ABCD é 6. Nessas condições, a área do quadrado OPQR é

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GABARITO

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FATEC 2012.1 - QUESTÃO 31
Considere as seguintes definições em Estatística: Sejam x1 ≤ x2 ≤ x3 ≤ ... ≤ xn os valores ordenados de um grupo de n dados.

Mediana é a medida que consiste no valor que se encontra no centro desse grupo de dados. Se n é ímpar, a mediana é o elemento central desse grupo ordenado.

Moda é a medida que consiste no valor observado com maior frequência em um grupo de dados, isto é, o valor que aparece mais vezes.

As idades, em anos, de um grupo de sete pessoas são:

16, 8, 13, 8, 10, 8, m

Sabendo que m é maior que 12 e que a moda, a mediana e a média aritmética das idades desse grupo de pessoas, nessa ordem, são três termos consecutivos de uma progressão aritmética não constante, então o valor de m é

(A) 17.

(B) 19.

(C) 21.

(D) 23.

(E) 25.

GABARITO. (C) 21.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 32
Uma estrada em obra de ampliação tem no acostamento três montes de terra, todos na forma de um cone circular reto de mesma altura e mesma base. A altura do cone mede 1,0 metro e o diâmetro da base 2,0 metros. Sabe-se que a quantidade total de terra é suficiente para preencher completamente, sem sobra, um cubo cuja aresta mede x metros. 

O valor de x é

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GABARITO

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FATEC 2012.1 - QUESTÃO 33
Considere a matriz A, quadrada de ordem 2, cujo termo geral é dado por ai j = log(i ⋅ j), então o determinante da matriz A é igual a

(A) −2 .

(B) −1.

(C) 0.

(D) 1.

(E) 2.

GABARITO. (B) −1.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 34
Um determinado objeto de estudo é modelado segundo uma função trigonométrica f, de IR em IR sendo parte do seu gráfico representado na figura:

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Usando as informações dadas nesse gráfico, pode-se afirmar que

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GABARITO

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Física

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 35
Atualmente, a maioria das pessoas tem substituído, em suas residências, lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, visando a uma maior economia. Sabendo-se que a luminosidade da lâmpada fluorescente de 15 W equivale à da lâmpada incandescente de 60 W, o efeito da substituição de uma lâmpada incandescente que funcione em média 6 horas por dia por outra fluorescente será uma economia mensal, em kWh, de

(A) 4,5.

(B) 8,1.

(C) 10,2.

(D) 13,5.

(E) 15,0.

GABARITO. (B) 8,1.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 36
Em um sistema isolado, dois objetos, um de alumínio e outro de cobre, estão à mesma temperatura. Os dois são colocados simultaneamente sobre uma chapa quente e recebem a mesma quantidade de calor por segundo. Após certo tempo, verifica-se que a temperatura do objeto de alumínio é igual à do objeto de cobre, e ambos não mudaram de estado. Se o calor específico do alumínio e do cobre valem respectivamente 0,22 cal/g°C e 0,09 cal/g°C, pode-se afirmar que

(A) a capacidade térmica do objeto de alumínio é igual à do objeto de cobre.

(B) a capacidade térmica do objeto de alumínio é maior que a do objeto de cobre.

(C) a capacidade térmica do objeto de alumínio é menor que a do objeto de cobre.

(D) a massa do objeto de alumínio é igual à massa do objeto de cobre.

(E) a massa do objeto de alumínio é maior que a massa do objeto de cobre.

GABARITO. (A) a capacidade térmica do objeto de alumínio é igual à do objeto de cobre.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 37
Isabela combinou de se encontrar com seu primo Mateo no ponto de ônibus. Ela mora a 1 km do ponto, e ele a 2,5 km do mesmo ponto de ônibus, conforme figura a seguir: 

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Mateo ligou para Isabela e a avisou que sairia de casa às 12 h 40 min. Para chegar ao local marcado no mesmo horário que seu primo, Isabela deve sair de sua casa aproximadamente às

(A) 13 h 00 min.

(B) 13 h 05 min.

(C) 13 h 10 min.

(D) 13 h 15 min.

(E) 13 h 25 min.

GABARITO. (B) 13 h 05 min.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 38
As superfícies esféricas e refletoras têm inúmeras aplicações práticas no dia a dia. Os espelhos convexos, que são usados em retrovisores de moto, ônibus e entradas de lojas comerciais, prédios e elevadores, têm como finalidade

(A) aumentar o campo visual e formar imagens reais e maiores.

(B) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e maiores.

(C) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e menores.

(D) diminuir o campo visual e formar imagens reais e maiores.

(E) diminuir o campo visual e formar imagens virtuais e menores.

GABARITO. (C) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e menores.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 39
Em alguns parques de diversão, há um brinquedo radical que funciona como um pêndulo humano. A pessoa, presa por uma corda inextensível amarrada a um ponto fixo acima de sua cabeça, é erguida por um guindaste até uma altura de 20 m. A partir daí, ela é solta fazendo um movimento pendular. Veja a figura.

fatec


Se admitirmos a aceleração da gravidade de 10 m/s² e desprezarmos qualquer tipo de atrito, a velocidade com que a pessoa passará no ponto A mais baixo da trajetória, em km/h, será de

(A) 18.

(B) 24.

(C) 36.

(D) 48.

(E) 72.

GABARITO. (E) 72.

Geografia

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 40
Antes do século 20, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos 7 bilhões de pessoas.
(http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.shtml Acesso em: 07.09.2011)

Assinale a alternativa que completa o texto anterior. 

(A) O crescimento da população deverá se refletir no processo de urbanização que poderá atingir 3/4 da população mundial em 2015.

(B) As maiores contribuições para o crescimento demográfico vêm dos países que estão na fase inicial da transição demográfica.

(C) Os principais responsáveis pelo crescimento populacional são os países que conseguiram reduzir as taxas de analfabetismo.

(D) O crescimento demográfico anunciado permitirá uma distribuição mais homogênea da população pelo espaço terrestre.

(E) O aumento da população esperado desmistifica a crença de que os países desenvolvidos apresentam baixas taxas de fertilidade.

GABARITO. (B) As maiores contribuições para o crescimento demográfico vêm dos países que estão na fase inicial da transição demográfica.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 41
Analise a tira.

fatec

A justificativa apresentada por Mafalda, no terceiro quadro, deve ser atualmente considerada

(A) incorreta porque, apesar das diferenças étnico-culturais existentes, a Ásia mantém-se sem conflitos desde o início do século XXI.

(B) superada porque a Ásia entrou em um período de estabilidade devido ao processo de democratização em alguns de seus países.

(C) ultrapassada porque o Extremo Oriente, que era uma região conflituosa, tem se mantido calmo devido à ascensão da China à condição de emergente.

(D) inexata, pois a Ásia deixou de apresentar turbulências políticas desde a década de 1970, quando a maioria dos seus países tornou-se independente.

(E) incompleta porque faltou acrescentar a África, onde algumas regiões passam por conflitos étnicos e sérias crises de fome 

GABARITO. (E) incompleta porque faltou acrescentar a África, onde algumas regiões passam por conflitos étnicos e sérias crises de fome

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 42
O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.
(ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade
e cotidiano. São Paulo: Escala, 2010.)

Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:

(A) mantém centros de tecnologia avançados, voltados à agricultura orgânica.

(B) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.

(C) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.

(D) possibilita ao país a autossuficiência nas matérias-primas para a indústria.

(B) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.

GABARITO.  (C) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 43
Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar

(A) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.

(B) a manutenção do predomínio de população rural nos estados do Amapá e do Piauí.

(C) a redução do número de idosos nas grandes capitais do Sudeste e do Nordeste.

(D) a sensível redução da população indígena nos estados amazônicos.

(E) o crescimento expressivo da taxa de fecundidade em todos os estados.

GABARITO. (A) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 44
Analise o mapa para responder à questão

fatec

Assinale a alternativa que identifica corretamente características de um dos domínios morfoclimáticos numerados no mapa.

(A) 1 – predomínio de um tipo de clima com estações definidas: uma seca e outra úmida; cerca de 50% da vegetação original já desapareceu.

(B) 2 – ocorrência de extensa área com solos rasos, mas férteis, o que explica a grande variedade de vegetação que recobre as planícies fluviais.

(C) 3 – recoberto por densa vegetação florestal devido ao clima sempre úmido; a ocupação recente ainda provoca pouco impacto ambiental.

(D) 4 – destaque para morros com aspecto mamelonar; a ocupação humana antiga e predatória destruiu grande parte da mata original.

(E) 5 – concentra nascentes de vários rios do Centro-Oeste; a vegetação arbustiva-herbácea foi fator favorável à expansão da criação de ovinos.  

GABARITO. (D) 4 – destaque para morros com aspecto mamelonar; a ocupação humana antiga e predatória destruiu grande parte da mata original.

Biologia
FATEC 2012.1 - QUESTÃO 45
As figuras, a seguir, representam três células vegetais que foram imersas em soluções salinas de diferentes concentrações, analisadas ao microscópio e desenhadas.

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Analisando essas figuras, um estudante concluiu que as células vegetais 1, 2 e 3 estão, respectivamente, flácida (estado normal), túrgida e plasmolisada.

Com base nessa conclusão, é correto afirmar que

(A) a célula 1 foi imersa em uma solução hipertônica.

(B) a célula 2 foi imersa em uma solução hipotônica.

(C) a célula 3 foi imersa em uma solução isotônica.

(D) as células 1 e 3 foram imersas em diferentes soluções hipotônicas.

(E) as células 1 e 2 foram imersas em diferentes soluções hipertônicas.

GABARITO. (D) as células 1 e 3 foram imersas em diferentes soluções hipotônicas.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 46
Os esquemas, a seguir, evidenciam três maneiras diferentes através das quais a glicose pode ser utilizada como fonte de energia necessária à manutenção da vida.

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Assinale a alternativa correta sobre esses esquemas.

(A) Os esquemas 1 e 3 ocorrem em ambientes totalmente anaeróbios para a produção de pães e bolos.

(B) O esquema 1 exibe a fermentação alcoólica realizada nas mitocôndrias de leveduras com consumo de oxigênio.

(C) O esquema 2 revela um processo aeróbio realizado nas mitocôndrias de lactobacilos e de células musculares humanas.

(D) O esquema 3 demonstra um processo aeróbio em que o gás oxigênio atua como agente oxidante de moléculas orgânicas.

(E) Os esquemas 1, 2 e 3 evidenciam processos aeróbios de obtenção de energia que ocorrem em plantas e animais em geral.

GABARITO. (D) O esquema 3 demonstra um processo aeróbio em que o gás oxigênio atua como agente oxidante de moléculas orgânicas.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 47
A toxoplasmose, parasitose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e também conhecida como “a doença do gato”, pode ser assintomática ou causar lesões na retina que podem evoluir para a cegueira, além de graves problemas no miocárdio, fígado e músculos. Pode ser adquirida ou transmitida congenitamente, o que acarreta abortos ou nascimentos de fetos malformados.

O protozoário parasita causador dessa doença pode infectar a maioria dos animais de sangue quente, como bois, porcos, carneiros, cabras, gatos e aves. Estima-se que a toxoplasmose ocorra em pelo menos um terço da população humana mundial, principalmente em locais quentes, úmidos, com condições sanitárias desfavoráveis, devido ao efeito favorecedor dessas condições ambientais na maturação dos oocistos (ovos) depositados no solo pelos animais contaminados, conforme o ciclo de vida do parasita esquematizado a seguir: 

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Sobre essa doença um estudante fez as afirmativas seguintes:

I. O agente etiológico da toxoplasmose é o gato.

II. O agente transmissor da toxoplasmose é o protozoário Toxoplasma gondii.

III. A toxoplasmose pode ser evitada não se comendo carne malpassada.

IV. A falta de saneamento favorece a penetração das larvas do Toxoplasma através da pele dos animais de sangue quente.

É correto o que se afirma apenas em

(A) II.

(B) III.

(C) I, II e III.

(D) I, II e IV.

(E) III e IV.

GABARITO. (B) III.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 48
O conhecido “teste do pezinho”, cuja obrigatoriedade para todo o território brasileiro consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, é realizado com uma gota de sangue retirada do pé dos recém-nascidos. Esse procedimento permite detectar os portadores da fenilcetonúria, doença genética recessiva.

As pessoas com essa anomalia são incapazes de produzir uma enzima que atua na transformação do aminoácido fenilalanina, no aminoácido tirosina. Sem essa conversão a fenilalanina acumula-se no sangue e é convertida em substância tóxica, que provoca lesões no sistema nervoso, principalmente na infância, culminando com o retardo mental do portador.

Considerando o nascimento de uma menina fenilcetonúrica, filha de pais saudáveis, que não apresentam essa doença, é correto afirmar que

(A) a probabilidade do casal citado no enunciado ter um segundo descendente do sexo masculino e normal para fenilcetonúria é 3/4.

(B) a análise das características do casal descrito e de sua filha permite concluir que a fenilcetonúria é uma doença recessiva ligada ao cromossomo sexual X.

(C) a alimentação com quantidade reduzida em fenilalanina, a partir do primeiro mês de vida dessa criança, pode evitar significativamente o retardo mental.

(D) o tratamento através de vacinas específicas deverá ser feito logo no primeiro mês de vida dessa criança a fim de garantir a total imunidade contra essa doença.

(E) a criança terá vida saudável, pois as enzimas produzidas pela mãe e transferidas pela placenta atuarão constantemente na transformação de fenilalanina em tirosina. 

GABARITO. (C) a alimentação com quantidade reduzida em fenilalanina, a partir do primeiro mês de vida dessa criança, pode evitar significativamente o retardo mental.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 49
A vida animal originou-se nos oceanos primitivos, sendo que os peixes com nadadeiras lobadas, os crossopterígios, cujos representantes atuais são os celacantos, provavelmente teriam ocasionado o surgimento dos animais de quatro pernas, os tetrápodes, grupo ao qual pertencem os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos atuais. Assim, a partir dos ancestrais marinhos, alguns grupos invadiram a água doce enquanto outros se deslocaram para a terra.

Dentre as adaptações importantes para a ocupação do ambiente terrestre é correto citar

(A) a eliminação de excretas com elevado teor de água.

(B) a fecundação externa e a ausência de anexos embrionários.

(C) a presença de estruturas respiratórias externas, finas e úmidas.

(D) a pele com revestimento impermeável, com escamas e placas córneas.

(E) a presença de grande quantidade de tecido adiposo subcutâneo e o desenvolvimento larval.

GABARITO. (D) a pele com revestimento impermeável, com escamas e placas córneas.

Português 

Texto I: Nós, os mutantes

De onde vieram os super-heróis que conhecemos na série X-Men, de Stan Lee? Da preguiça de seu autor, que não encontrou uma explicação mais criativa do que simplesmente dizer que nasceram daquela forma. [...] Os mutantes de Lee nascem com habilidades extraordinárias e com algumas características bizarras, também. Muitos deles passaram boa parte da vida tentando esconder ou anular essas qualidades que os diferenciam do resto dos seres humanos. Outros se tornaram vilões para vingar-se da sociedade que os despreza por puro preconceito. [...]

Na vida real, as mutações genéticas são constantes, inevitáveis e fizeram de nós o que somos hoje. Toda a evolução da humanidade – e do resto dos animais também – é consequência das confusões que nosso organismo faz na hora da autoduplicação do DNA. Ciência pura. Os mutantes estão por aí. O que não quer dizer que a gente vá encontrar um Wolverine andando pela rua assim tão fácil. [...] Mutações acontecem a todo momento. Alguns cientistas estimam que cada um de nós carregue cerca de 300 delas, se compararmos nosso genoma aos de nossos pais. Mas a maior parte não terá efeito nenhum sobre nossas características, porque 98,5% do material genético é "DNA inútil" – são íntrons, trechos que não codificam proteínas, mas que, apesar do apelido, são absolutamente úteis e necessários para a regulação do genoma. [...]

À medida que o estudo do genoma humano revela a localização das mutações que causam doenças, ou que nos protegem delas, é possível aprimorar a técnica usada nos laboratórios. De acordo com o geneticista Péricles Hassun, "através da terapia gênica, cientistas de várias áreas têm conseguido bons resultados no tratamento de doenças, como hipertensão, isquemia, câncer, diabetes e mesmo doenças coronarianas.[...]

Vira e mexe uma história toma a mídia e gera burburinho e bate-boca no meio científico. São raros, mas há casos de humanos com características que parecem indicar alguns passos adiante na evolução. Físico mais resistente, habilidades psíquicas inexplicáveis, características adaptativas inéditas. Ninguém garante, mas esses podem ser indícios do nosso futuro.
(Inês Silveira. revista Para saber e conhecer, setembro de 2011. Adaptado)

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 50
O que permite a aproximação entre os super-heróis, de Stan Lee, citados no texto I, e os seres humanos que sofrem mutações é, segundo a autora, o seguinte:

(A) a preguiça, que propicia a busca de soluções criativas para problemas cotidianos. (1º parágrafo)

(B) a maldade, que transforma indivíduos comuns em vilões vingativos e desprezados pela sociedade. (1º parágrafo)

(C) as anomalias hereditárias devido ao excesso de "DNA inútil", o que transforma pessoas comuns em aberrações sociais. (2º parágrafo)

(D) os processamentos genéticos que podem evidenciar um padrão atípico de desenvolvimento. (2º parágrafo)

(E) as doenças cardíacas, que são adquiridas em laboratórios durante terapias. (3º parágrafo) 

GABARITO. (D) os processamentos genéticos que podem evidenciar um padrão atípico de desenvolvimento. (2º parágrafo)

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 51
Considere os seguintes trechos do texto I:

... que a gente vá encontrar um Wolverine andando pela rua assim tão fácil.

Alguns cientistas estimam que cada um de nós carregue cerca de 300 delas...

... mas que, apesar do apelido, são absolutamente úteis e necessários...

Os termos destacados expressam, correta e respectivamente, as seguintes ideias:

(A) intensificação, imprecisão, oposição.

(B) qualificação, concessão, oposição.

(C) concessividade, imprecisão, condição.

(D) comparação, intensificação, imprecisão.

(E) exclusão, simultaneidade, qualificação.

GABARITO. (A) intensificação, imprecisão, oposição.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 52
Com relação ao período – ... é possível aprimorar a técnica (...) nos laboratórios. –, é correto afirmar que a oração

(A) subordinada expressa valor de advérbio de modo.

(B) subordinada assume função de sujeito da oração principal.

(C) subordinada contém verbo no modo subjuntivo, indicando contraste.

(D) principal revela a presença do modo imperativo, indicando uma ordem.

(E) principal sinaliza que a próxima oração deverá ser lida como sua consequência. 

GABARITO. (B) subordinada assume função de sujeito da oração principal.

Texto II: Mutante

Quando eu me sinto um pouco rejeitada
Me dá um nó na garganta
Choro até secar a alma de toda mágoa
Depois eu passo pra outra

Como um mutante
No fundo sempre sozinha
Seguindo o meu caminho
Ai de mim que sou romântica!
(Rita Lee e Roberto de Carvalho)
 (http: //www.vagalume.com.br/rita-lee/mutante.html Acesso em: 25.09.2011.
Adaptado.)

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 53
Relacionando as informações dos textos I e II e analisando sua forma e conteúdo, pode-se afirmar que

(A) ambos os textos apresentam predomínio de linguagem metafórica.

(B) o eu lírico, em ambos os textos, é uma figura feminina que emprega linguagem emotiva.

(C) as ideias apresentadas na canção constituem uma argumentação convincente.

(D) a ficção científica veiculada em ambos os textos assume um formato narrativo.

(E) os conteúdos apresentam intertextualidade, mas distanciam-se pelo gênero textual.

GABARITO. (E) os conteúdos apresentam intertextualidade, mas distanciam-se pelo gênero textual.

FATEC 2012.1 - QUESTÃO 54
A oralidade expressa no texto II pode ser exemplificada pelo emprego

(A) da expressão "um pouco", que modifica o advérbio "quando" no 1º verso da 1ª estrofe.

(B) do pronome oblíquo "Me" antecedendo o verbo "dá" no 2º verso da 1ª estrofe.

(C) da preposição "até", que indica o limite da ação de "chorar" no 3º verso da 1ª estrofe.

(D) da conjunção comparativa "como", que exprime uma hipérbole no 1º verso da 2ª estrofe.

(E) do verbo no gerúndio "Seguindo", que denuncia alto grau de informalidade no 3º verso da 2ª estrofe.

GABARITO. (B) do pronome oblíquo "Me" antecedendo o verbo "dá" no 2º verso da 1ª estrofe.

Redação

É consenso pensar em network como uma rede de relações sociais, no mundo virtual ou real, que favorece o auxílio mútuo entre pessoas que sejam amigas. Essas redes sociais promovem o apoio mútuo para a ascensão no trabalho, para o acesso a espaços de lazer e para a solução de problemas diversos do cotidiano.

Os textos I e II, abaixo apresentados, trazem reflexões sobre o papel da amizade fora das redes virtuais. São ideias antigas que podem ser lidas nesta nova era da Internet.

Texto I

Muitas pessoas, por ausência de discernimento, para não dizer por imprudência, querem ter um amigo tal como não saberiam ser elas próprias: gostariam de receber de seus amigos o que não lhes dão. [...] É, portanto, um erro pernicioso de certas pessoas imaginar que em amizade a porta está aberta a todos os abusos e a todos os atos indignos: a amizade nos foi dada pela natureza como auxiliar de nossas virtudes, não como cúmplice de nossos vícios, a fim de que a virtude, não podendo alcançar sozinha o soberano bem, o alcance ligada e apoiada na virtude de outrem.
(Cícero, Marco Túlio. A amizade. Porto Alegre: L&PM, 2002. Adaptado)

Texto II

A amizade é um contrato pelo qual nos comprometemos a prestar pequenos serviços a alguém a fim de que ele nos preste grandes serviços futuramente.
(Montesquieu. Apud Dicionário Universal de Citações. São Paulo: Círculo do Livro, 1985. Adaptado)

PROPOSTA

Elabore uma redação dissertativa sobre a relação entre a amizade e o papel das redes sociais na vida moderna.

Instruções:

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

2. Não copie nem parafraseie os textos dados.

3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.

4. Não redija em forma de poema nem de poesia (em versos).

5. Dê um título a seu texto.

6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39155,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,271,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,159,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,64,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,288,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,38,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,23,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,73,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,56,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,114,matemática financeira,1,medicina,29,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,188,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,152,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,817,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,107,provas enade,240,provas encceja,27,provas enem,29,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nível médio,11,provas nível superior,42,provas oab,189,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,4,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,289,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências da computação,29,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,553,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,3024,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unifesp,715,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,124,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1073,questão de biomedicina,164,questão de ciências,700,questão de ciências contábeis,78,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,80,questão de ciências sociais,51,questão de concurso,4230,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,59,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2733,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual 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INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2012.1 com Gabarito
Prova FATEC 2012.1 com Gabarito
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