Prova FATEC 2013 com Gabarito

Prova FATEC 2013 com Gabarito Multidsciplinar Leia o texto para responder às questões de números 01 e 02.  Por que cooperação pela água? A...
FATEC

Prova FATEC 2013 com Gabarito

Multidsciplinar

Leia o texto para responder às questões de números 01 e 02. 

fatec

Por que cooperação pela água?

A água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconômico, porém é um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço.

Por isso, foi criada a campanha “Water Cooperation 2013”, que abrange o Ano Internacional de Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água 2013. 

Essa campanha visa sensibilizar a sociedade sobre os potenciais da cooperação pela água e seus desafios e facilitar o diálogo entre os atores, promovendo soluções inovadoras que favoreçam a cooperação pela água.
(ambiente.sp.gov.br/acontece/2013-ano-internacional-de-cooperacao-pela-agua/ Acesso em: 04.04.2013. Adaptado)

FATEC 2013 - QUESTÃO 01
A demanda pela água tem crescido para satisfazer os mais diversos tipos de necessidades humanas. Sobre a água e seu uso, é correto afirmar que

(A) a constante irrigação promove a dessalinização do solo, pois o uso da água de rios aumenta a evaporação dos sais existentes no solo.

(B) a rápida urbanização e as mudanças climáticas aliviam a pressão por esse recurso e fazem a distribuição ocorrer de maneira igual no tempo e no espaço.

(C) o Aquífero Guarani, que fica exclusivamente em território brasileiro, tem capacidade plena para abastecer as cinco regiões do país.

(D) a água é um solvente importante nos laboratórios, nas indústrias e na agricultura e, nesta última, os fertilizantes NPK são dissolvidos e levados como nutrientes às plantas.

(E) a água é um solvente apolar, por isso dissolve principalmente os compostos que apresentam características polares.


FATEC 2013 - QUESTÃO 02
Em relação aos recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar que

(A) a captação e a distribuição hídrica são uniformes por todo o território, garantindo à população o acesso à água de qualidade.

(B) a preocupação ambiental está cada vez maior, por isso todo o esgoto coletado é tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente.

(C) a oferta hídrica é abundante, não havendo a necessidade de preocupação com uma futura situação de estresse ou escassez de água.

(D) os rios que passam pelas principais regiões metropolitanas têm águas consideradas de boa qualidade e são adequados para o abastecimento das cidades.

(E) o setor primário é o que mais utiliza os recursos hídricos, pois a agricultura irrigada é a atividade humana que demanda maior quantidade de água.


Leia o texto para responder às questões de números 03 a 05.

Como fazíamos sem água tratada

Essencial para os seres vivos, a água é ao mesmo tempo responsável pela transmissão de muitas doenças, algumas até fatais. Cientes desse paradoxo, os habitantes do antigo Egito desenvolveram princípios básicos que foram usados durante séculos por vários povos para deixar a água pura. O principal deles era a fervura, ainda hoje um jeito seguro para garantir a potabilidade da água. Os líderes recomendavam que o líquido fosse fervido sobre o fogo, esquentado sob o sol ou aquecido com um pedaço de ferro em brasa mergulhado dentro de um recipiente com água.

Em Roma, no século I a.C., o arquiteto Marcus Vitruvius Pollio levantou questões sobre a distribuição da água: sendo uma bebida vital, era preciso levá-la limpa às casas abastadas e às fontes públicas, onde os mais pobres se abasteciam. Vitruvius também se preocupou com a qualidade dos canos, estabelecendo que eles deveriam ser de cerâmica, em vez de chumbo, para diminuir o risco de a água ser contaminada por metais pesados.

O primeiro tratamento de água em massa foi realizado em Londres, a partir de 1829. A atenção à pureza foi redobrada quando se confirmou, no meio do século XIX, que a água transmitia a cólera. O tratamento tornou-se obrigatório em muitas cidades, e uma das técnicas mais comuns passou a ser a cloração para deixar a água pronta para consumo.

Atualmente, a água da torneira, além de matar a sede, ganhou também a função de prevenir as cáries devido ao acréscimo de flúor.
(Daniel Cardoso, revista Aventuras na História, editora Abril, março de 2011. Adaptado)

FATEC 2013 - QUESTÃO 03
De acordo com as informações contidas no texto, é correto afirmar que

(A) as cidades romanas usavam canos de distribuição feitos de cerâmica, porque eles eram mais apropriados para preservar o cloro adicionado à água.

(B) a fervura da água sob o sol era a prática mais utilizada pelos egípcios, devido à rapidez desse processo para dar potabilidade à água destinada ao consumo.

(C) o arquiteto Vitruvius prestigiou a elite ao construir aquedutos que levavam água para as casas dos nobres romanos, enquanto os pobres deveriam retirá-la dos rios.

(D) os egípcios foram os primeiros a desenvolver métodos de fervura para tornar a água potável, pois precisavam de água de qualidade para manter férteis os campos agrícolas.

(E) as pessoas, cientes de que a água pode disseminar enfermidades, estabeleceram práticas sanitárias, como o tratamento e a cloração, para tornar a água adequada ao consumo.


FATEC 2013 - QUESTÃO 04
O texto menciona algumas técnicas de tratamento de água para torná-la potável. Essas medidas, além de evitar o contágio pela cólera, podem contribuir para a prevenção de outras doenças, como

(A) dengue e teníase.

(B) elefantíase e malária.

(C) amebíase e ascaridíase.

(D) leptospirose e leishmaniose.

(E) doença de Chagas e toxoplasmose.


FATEC 2013 - QUESTÃO 05
De acordo com o texto, para se deixar a água pura, “os líderes recomendavam que o líquido fosse fervido sobre o fogo (I), esquentado sob o Sol (II) ou aquecido com um pedaço de ferro em brasa mergulhado dentro de um recipiente com água (III)”.

Na sequência que aparece no texto, podemos afirmar que, em cada uma das maneiras destacadas no trecho como (I)(II) (III), a água recebe energia térmica, inicialmente por

fatec


FATEC 2013 - QUESTÃO 06
A água líquida e o gelo apresentam densidades volumétricas diferentes. Ao colocar um recipiente com água num congelador, após certo tempo, ela se solidificará, sua massa permanecerá constante e seu volume se alterará.

Quando colocamos 100 g de água líquida num congelador, ao transformar-se em gelo, seu volume

(A) aumentará para, aproximadamente, 192 cm³.

(B) aumentará para, aproximadamente, 145 cm³.

(C) aumentará para, aproximadamente, 109 cm³.

(D) diminuirá para, aproximadamente, 96 cm³.

(E) diminuirá para, aproximadamente, 92 cm³.


FATEC 2013 - QUESTÃO 07
Welcome to Work for Water! It’s the place where students and job seekers can explore green careers, and utilities¹ will find a clearinghouse of resources for recruiting in the wonderful world of water. Developed by the American Water Works Association and Water Environment Federation, the world’s leading technical experts on drinking water and water quality, this site is packed with resources to find jobs or prepare for rewarding careers in protecting public health and the environment. Learn about what it takes to work for water and get a great job for a great cause!
(workforwater.org Acesso em 13.03.2013. Adaptado)
utilities¹: refere-se ao setor de serviços públicos, como fornecimento de gás, eletricidade ou transporte.

O website Work for Water oferece oportunidades de empregos para aqueles interessados em “green careers” (carreiras verdes), um setor do mercado de trabalho em franca ascensão atualmente no cenário econômico mundial.

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) o setor de serviços é o único que ainda não pode se beneficiar do site para o recrutamento de mão de obra.

(B) o setor de saúde pública ainda não é contemplado com os recursos disponíveis no site, mas passará a ser em breve.

(C) o site se destina especificamente a empresas que pretendem contratar empregados para trabalhar nas carreiras verdes.

(D) o site se destina unicamente a estudantes, já que aqueles que procuram empregos só encontrarão ofertas de atividades não remuneradas. 

(E) o site oferece uma grande variedade de recursos para encontrar empregos ou mesmo se preparar para atuar profissionalmente em “green careers”.


FATEC 2013 - QUESTÃO 08
O rio Tietê é muito importante para o estado de São Paulo. Segundo o historiador Célio Turino, “foi pelo rio que os paulistas adentraram o território além da linha de Tordesilhas e foi em torno do rio que se produziu toda uma vida social em São Paulo, dos piqueniques ao remo, das competições de natação aos campos de futebol de várzea. Tudo isso se perdeu. Sinto que não haverá felicidade enquanto a cidade não se reencontrar com seu rio”.
(revistaforum.com.br/brasilvivo/2012/07/16/meditacao-sobre-o-rio-tiete/ Acesso em: 08.03.2013. Adaptado)
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que

(A) a vida social em torno do rio Tietê era inviável devido às constantes enchentes.

(B) o rio Tietê sofreu um processo de degradação devido às práticas de lazer e esportes.

(C) a prática da navegação urbana no Tietê foi a maior responsável pela atual poluição do rio.

(D) os paulistas ampliaram as fronteiras do território colonial através da navegação do Tietê.

(E) o fornecimento de água para consumo doméstico na cidade de São Paulo vem do rio Tietê.


FATEC 2013 - QUESTÃO 09

fatec

Suponha que, em determinada cidade, o valor da conta de água residencial em função do seu consumo seja dado pelo gráfico.

Em uma residência, o valor da conta de água no mês de junho foi de R$ 50,00. Diante dos gastos, os moradores resolveram economizar e reduzir o valor da conta à metade. Para tanto, a redução de consumo deve ser, em metros cúbicos, de

(A) 5.

(B) 10.

(C) 15.

(D) 20.

(E) 25.


Raciocínio Lógico

FATEC 2013 - QUESTÃO 10
Uma folha de papel retangular foi dobrada em três partes congruentes, conforme a sequência apresentada na figura 1. Do retângulo obtido, foram recortados um semicírculo e um triângulo retângulo isósceles, conforme figura 2.

fatec

Desdobrando e esticando a folha de papel, na qual esses recortes foram feitos, obtém-se

fatec

fatec

fatec

fatec

fatec

FATEC 2013 - QUESTÃO 11
Victor ganhou uma caixa com N bombons. Desses bombons, ele come um e dá metade dos bombons que sobraram para Pedro. Dos bombons que recebeu, Pedro come um e dá metade dos bombons que sobraram para Ana. Dos bombons que recebeu, Ana come um e dá metade dos bombons que sobraram para Beatriz.

Sabendo-se que Beatriz recebeu dois bombons, então a soma dos algarismos de N é

(A) 5.

(B) 6.

(C) 7.

(D) 8.

(E) 9.


FATEC 2013 - QUESTÃO 12
Fábio, Mário e Tiago são três amigos que estudam em uma Fatec. Cada um deles faz um único curso: um dos rapazes faz o curso de Alimentos, outro faz o curso de Logística e outro faz o curso de Soldagem, não necessariamente nessa ordem.

Sabe-se que todas as afirmações a seguir são verdadeiras:

• ou é Fábio que estuda Logística, ou é Mário que estuda Logística;

• ou é Tiago que estuda Soldagem, ou é Mário que estuda Soldagem;

• ou é Mário que estuda Alimentos, ou é Tiago que estuda Alimentos;

• ou é Fábio que estuda Soldagem, ou é Tiago que estuda Alimentos.

Assim sendo, pode-se concluir corretamente que os cursos de Fábio, Mário e Tiago são, respectivamente,

(A) Alimentos, Logística e Soldagem.

(B) Alimentos, Soldagem e Logística.

(C) Logística, Alimentos e Soldagem.

(D) Logística, Soldagem e Alimentos.

(E) Soldagem, Alimentos e Logística.


FATEC 2013 - QUESTÃO 13
Numa pesquisa com alunos das Fatecs foram feitas, entre outras, duas perguntas:

fatec

Com os dados obtidos na pesquisa, foi construído o diagrama de Euler-Venn da figura.

fatec

De acordo com os dados do diagrama, o número de alunos consultados que responderam “Sim” às duas perguntas e o número dos que responderam “Não” às duas perguntas são, respectivamente,

(A) 78 e 162.

(B) 78 e 48.

(C) 90 e 60.

(D) 90 e 210.

(E) 174 e 270.


FATEC 2013 - QUESTÃO 14
Em uma sequência numérica, sabe-se que:

• o 1° termo é igual a 10;

• o 5° termo é igual a 31;

• a soma do 1°, do 2° e do 3° termos é igual a 45;

• a soma do 2°, do 3° e do 4° termos é igual a 60; e

• a soma do 3°, do 4° e do 5° termos é igual a 75.

Nessas condições, o produto do 2º pelo 4º termo dessa sequência é

(A) 300.

(B) 304.

(C) 325.

(D) 400.

(E) 475. 


FATEC 2013 - QUESTÃO 15
Quando a esquadra de Cabral chegou ao território que hoje chamamos de Brasil, o escrivão Pero Vaz de Caminha registrou, em uma longa carta ao rei, os principais acontecimentos. Entre eles, Caminha destacou:

“Nesta terra, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. Águas são muitas, infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitar, dar-se-á nesta terra tudo, por bem das águas que tem.”
(pt.scribd.com/doc/7011303/Marilena-Chaui-Brasil-Mito-Fundador-e-Sociedade-AutoritAria
Acesso em: 08.03.2013. Adaptado)

Relacionando esse trecho da carta de Caminha aos objetivos da colonização portuguesa na América, é correto afirmar que essa colonização foi

(A) de povoamento, pois se encontraram ouro e prata na primeira viagem às novas terras.

(B) de povoamento, já que havia pouca possibilidade de as terras serem produtivas ou férteis.

(C) de exploração, pois se pretendiam utilizar as águas dos rios para a produção de energia elétrica.

(D) mercantilista, pois se demonstrava interesse em metais preciosos e exploração da agricultura.

(E) mercantilista, já que a beleza do local era ideal para a exploração do mercado turístico.


FATEC 2013 - QUESTÃO 16
A industrialização no Brasil teve início nas últimas décadas do século XIX. De acordo com o historiador Boris Fausto, “as atividades industriais nasceram na região vinculada aos negócios cafeeiros ou aos serviços ligados a eles, sendo impulsionados pela criação de um mercado que tinha idêntica origem”. 
(FAUSTO, Boris. “A Primeira República”. In: Cadernos Cebrap n°10. Adaptado)

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que o início da industrialização no Brasil ocorreu

(A) nas regiões Norte e Nordeste, graças ao investimento dos lucros da produção açucareira de exportação.

(B) na região Sudeste, onde havia o crescimento da exportação cafeeira e uma grande circulação de capitais.

(C) durante o governo de Getúlio Vargas, que implantou o programa de valorização do café no período do Estado Novo.

(D) após o plano de metas de Juscelino Kubitschek, que trouxe empresas multinacionais e montadoras de veículos ao país.

(E) em todo o território nacional de forma equilibrada, devido aos incentivos do governo imperial aos engenhos de açúcar.


FATEC 2013 - QUESTÃO 17

fatec

Para os antigos romanos, o banho era um assunto sério e a higiene da população, uma questão pública. Onde estiveram, os romanos construíram termas e, assim como aprenderam dos gregos, ensinaram aos habitantes locais o hábito cotidiano do banho.

Para os romanos, ir às termas era bem mais do que se banhar ou praticar esportes aquáticos. Para o cidadão comum, as termas eram um ambiente em que se apresentavam oradores e poetas, onde se sabiam as últimas notícias, portanto eram tão importantes quanto o anfiteatro e o fórum. As termas eram estabelecimentos públicos, já que a maioria das casas não dispunha de instalações sanitárias apropriadas.
(arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/piscinas/historico.htm Acesso em: 08.03.2013. Adaptado)

Considerando as informações do texto, é correto afirmar que as termas romanas

(A) eram espaços de sociabilidade que reuniam tanto atividades físicas como culturais.

(B) eram espaços privados nos quais não havia interferência dos poderes públicos.

(C) concentravam-se nas casas dos imperadores, sendo inacessíveis aos cidadãos.

(D) tinham pouca relevância nas cidades quando comparadas ao fórum e ao anfiteatro.

(E) tinham sido impostas pelos gregos quando conquistaram as terras do Império Romano.


FATEC 2013 - QUESTÃO 18

fatec

Analisando as características da imagem, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto a seguir.

A obra O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci (c. 1490), pode ser classificada como típica do ___________ , pois é uma imagem ___________.

(A) Feudalismo... teocêntrica

(B) Feudalismo... aristocrática

(C) Renascimento... antropocêntrica

(D) Renascimento... teocrática

(E) Realismo... majestática


FATEC 2013 - QUESTÃO 19
A máquina a vapor desenvolvida por James Watt (1736-1819) não só revolucionou o mundo da indústria mas também o do transporte, pois permitiu o desenvolvimento das estradas de ferro e de navios a vapor mais velozes. Em 1775, com o apoio financeiro de um industrial, Watt iniciou a fabricação de suas máquinas, aperfeiçoando-as e adaptando-as a todo tipo de uso.

A indústria têxtil inglesa começava a mecanizar-se e, graças a novas invenções, inclusive às máquinas de Watt, a produção inglesa cresceu consideravelmente.
(sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7935 Acesso em: 15.03.2013. Adaptado)

É correto afirmar que o desenvolvimento da tecnologia mencionada no texto

(A) levou à redução da escala produtiva nas indústrias e diminuiu as jornadas de trabalho.

(B) ampliou o conhecimento científico, mas trouxe prejuízos econômicos para a Inglaterra.

(C) ficou restrito às áreas das fábricas, tendo pouca influência no cotidiano das populações.

(D) agilizou as redes de comunicação e de transporte, contribuindo com outros setores industriais.

(E) foi um fenômeno isolado numa época em que houve baixos índices de inovação tecnológica.

Química

FATEC 2013 - QUESTÃO 20
A adição de soluto não volátil à água interfere em suas propriedades como, por exemplo, densidade, pressão de vapor, ponto de ebulição e de congelamento.

A imagem, ilustra uma experiência a partir da qual podemos observar a interferência da adição de sal na densidade da solução. 

fatec

Sobre essas propriedades, é correto afirmar que a água pura, em relação à solução aquosa de NaCl, apresenta

(A) maior densidade e maior pressão de vapor.

(B) maior temperatura de ebulição e menor densidade.

(C) menor densidade e maior temperatura de congelamento.

(D) menor temperatura de ebulição e menor pressão de vapor.

(E) menor temperatura de congelamento e maior pressão de vapor.


FATEC 2013 - QUESTÃO 21
Em depósitos subterrâneos, a água pode entrar em contato com certos materiais como o calcário (CaCO3) ou a dolomita (CaCO3 . MgCO3).

Dessa forma, passa a existir em sua composição uma quantidade excessiva de íons Ca2+ e Mg2+, passando a ser denominada água dura e tornando-a imprópria para consumo humano.

Na indústria, quando exposta ao aumento de temperatura, ocorre cristalização do calcário, criando incrustações que exigem altos custos para reparação e manutenção dos equipamentos, levando à menor produtividade e ao risco de explosões das caldeiras.
(uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_dura.html Acesso em: 03.05.2013. Adaptado)

Considere a tabela de classificação da água.

fatec

Analisando a tabela, conclui-se, corretamente, que a água é considerada

(A) moderada, quando a concentração está entre 7,5 e 15 ppm (m/m).

(B) moderada, quando a concentração está entre 75 e 150 ppb (m/m).

(C) mole, quando a concentração está abaixo de 0,75 ppm (m/m).

(D) dura, quando a concentração está acima de 150 ppm (m/m).

(E) dura, quando a concentração está acima de 150 ppb (m/m).
 
Leia o texto para responder às questões de números 22 e 23.

O hidróxido de sódio, NaOH (soda cáustica), é bastante solúvel em água e utilizado para a remoção de resíduos de matéria orgânica na limpeza dos equipamentos usados na fabricação de alimentos.
(anvisa.gov.br/alimentos/informes/33_251007.htm Acesso em: 03.05.2013.)

Uma empresa alimentícia usou uma solução de hidróxido de sódio (soda cáustica) a 2,5% (m/v) para a limpeza de seus equipamentos. 

Essa solução apresenta pH elevado, aproximadamente 13, a 25°C, e que pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerida.

FATEC 2013 - QUESTÃO 22
A solução de NaOH, descrita no texto, apresenta concentração em mol/L, aproximadamente, de

(A) 0,6.

(B) 1,0.

(C) 2,5.

(D) 13.

(E) 25.


FATEC 2013 - QUESTÃO 23
Considerando o pH, a 25°C, da solução mencionada no texto, temos meio

(A) básico, onde a [OH– ] = 10–¹³ mol/L.

(B) básico, onde a [OH– ] = 10–¹ mol/L.

(C) neutro, onde a [H+ ] = [OH– ] = 10–7 mol/L.

(D) ácido, onde a [H+] = 10–¹³ mol/L.

(E) ácido, onde a [H+] = 10–¹ mol/L.


FATEC 2013 - QUESTÃO 24
O Brasil é o terceiro produtor mundial de perfumes e cosméticos e ocupa o primeiro lugar no consumo de perfumes.
(fapesp.br/eventos/2011/08/química/Claudia_Rezende.pdf Acesso em: 04.05.2013.)

Os compostos geranial, linalol e neral, representados a seguir, estão presentes na grande maioria dos perfumes disponíveis no mercado.

fatec

Sobre os compostos representados, é correto afirmar que

(A) o composto II é um aldeído.

(B) o composto III é saturado.

(C) os compostos I e II são isômeros.

(D) os compostos I e III são isômeros.

(E) os compostos I, II e III são álcoois.


Inglês

Considere o texto a seguir para responder às questões de números 25 a 29.

Finally, a Billboard That Creates Drinkable Water Out of Thin Air

fatec

I’ve never cared much for billboards. Not in the city, not out of the city — not anywhere, really. It’s like the saying in that old Five Man Electrical Band¹ song. So when the creative director of an ad agency in Peru sent me a picture of what he claimed was the first billboard that produces potable water from air, my initial reaction was: gotta be a hoax, or at best, a gimmick².

Except it’s neither: the billboard pictured here is real, it’s located in Lima, Peru, and it produces around 100 liters of water a day (about 26 gallons) from nothing more than humidity, a basic filtration system and a little gravitational ingenuity³.

Let’s talk about Lima for a moment, the largest city in Peru and the fifth largest in all of the Americas, with some 7.6 million people (closer to 9 million when you factor in the surrounding metro area). Because it sits along the southern Pacific Ocean, the humidity in the city averages 83% (it’s actually closer to 100% in the mornings). But Lima is also part of what’s called a coastal desert: it lies at the northern edge of the Atacama, the driest desert in the world, meaning the city sees perhaps half an inch of precipitation annually (Lima is the second largest desert city in the world after Cairo). Lima thus depends on drainage from the Andes as well as runoff from glacier melt — both sources on the decline because of climate change. (...)
(techland.time.com/2013/03/05/finally-a-billboard-that-creates-drinkable-water-out-of-thin-air
Acesso em: 13.03.2013. Adaptado)

¹Five Man Electrical Band: nome de um grupo de rock canadense.
²gimmick: algo que não é sério, usado para atrair a atenção das pessoas temporariamente, especialmente para fazê-las comprar algo.
³ingenuity: habilidade de pensar em novos meios inteligentes de se fazer algo. 

FATEC 2013 - QUESTÃO 25
No primeiro parágrafo do artigo, o autor afirma que

(A) é mais fácil encontrar água nas cidades do que fora delas.

(B) as cidades é que pagam o preço pela produção de água no Peru.

(C) já tinha ouvido falar do anúncio publicitário capaz de produzir água.

(D) o anúncio publicitário capaz de produzir água é definitivamente uma forma de propaganda enganosa.

(E) não acreditou quando recebeu a notícia de que havia um anúncio publicitário capaz de produzir água.


FATEC 2013 - QUESTÃO 26
A forma verbal gotta, presente ao final do primeiro parágrafo, é

(A) usada somente no plural.

(B) uma conjugação do verbo go.

(C) uma contração equivalente a has got to.

(D) usada para transmitir a ideia de um tempo futuro.

(E) um exemplo de registro mais formal da linguagem.


FATEC 2013 - QUESTÃO 27
De acordo com o texto, é correto afirmar que o anúncio publicitário capaz de produzir água

(A) necessita de aproximadamente 26 galões de água para iniciar o seu funcionamento.

(B) é visto pelo autor do texto como uma invenção em cuja eficiência é ingênuo acreditar.

(C) não funciona apropriadamente em regiões de umidade relativa do ar muito elevada, ao contrário do esperado.

(D) usa um sistema básico de filtragem como parte do processo para que a invenção produza 100 litros de água diariamente.

(E) é considerado uma exceção em Lima por ser uma das poucas invenções que realmente funcionam dentre as divulgadas pelas agências de publicidade.


FATEC 2013 - QUESTÃO 28
Sobre o sistema de abastecimento de água em Lima é correto afirmar, de acordo com o texto, que

(A) a cidade obtém água por meio das massas de ar úmido que vêm do oceano, assim como ocorre na cidade do Cairo.

(B) a cidade obtém toda a água de que necessita por meio das chuvas resultantes da umidade elevada, apesar do clima desértico.

(C) a dependência do processo de drenagem dos Andes ocorre porque os índices de precipitação em Lima são muito baixos.

(D) o derretimento de geleiras, apesar de muito importante em outras cidades andinas, não contribui para o abastecimento de água em Lima.

(E) Lima vem se tornando uma cidade com umidade relativa do ar cada vez maior em virtude das mudanças climáticas, favorecendo o fornecimento de água para a população.


FATEC 2013 - QUESTÃO 29
No terceiro parágrafo, o pronome it em – Because it sits along the southern Pacific Ocean – pode ser substituído, de maneira a manter o sentido original do texto, por

(A) Lima.

(B) water.

(C) metro.

(D) Americas.

(E) billboard.


Matemática

FATEC 2013 - QUESTÃO 30
Planta baixa de uma construção é a projeção ortogonal das paredes de sua edificação sobre o plano de seu piso. Em um anúncio de vendas, encontra-se a planta baixa de um galpão de armazenamento, cujas paredes externas apresentam as medidas indicadas na figura a seguir.

fatec

Considerando-se a altura máxima de 4 metros para o armazenamento nas salas de depósitos e desprezando-se a espessura das paredes, o volume máximo para o armazenamento nos depósitos nessas condições é, em metros cúbicos,

(A) 13 800.

(B) 15 400.

(C) 18 600.

(D) 20 600.

(E) 21 800.


FATEC 2013 - QUESTÃO 31
Em um trecho reto e plano de uma praia, um topógrafo que está situado em uma rocha (ponto B) observa uma árvore à beira de uma ilha (ponto A).

Para estimar a distância entre essa ilha e a praia, ele usa um teodolito, instrumento de medição de ângulos. Primeiramente, ele se situa no ponto B e mede um ângulo de 90º entre a praia e a linha de visão da árvore. Depois disso, ele sai do ponto B, desloca-se em linha reta 160 metros pela praia e mede, de um ponto C, um ângulo de 50º também entre a praia e a linha de visão da árvore, conforme a figura.

Considerando que essa parte da praia se situa no mesmo nível que a ilha, a distância da rocha (ponto B) até a árvore usada como referencial (ponto A) é, em metros,

(A) 250.

(B) 230.

(C) 210.

(D) 190.

(E) 170.


FATEC 2013 - QUESTÃO 32

fatec
Quando a Lua, a Terra e o Sol alinham-se ocorre um eclipse. Se a Lua está entre os outros dois, dizemos que é um eclipse solar.

Observando da Terra, os diâmetros aparentes da Lua e do Sol podem ser considerados iguais. Suponha que, em um determinado momento de um eclipse solar, um ponto da borda da Lua esteja exatamente no centro aparente do círculo do Sol, como mostra a figura.

Considerando o Sol e a Lua com raios aparentes iguais, a medida do arco de circunferência da parte eclipsada do Sol é

(A) 90º.

(B) 120º.

(C) 135º.

(D) 150º.

(E) 165º. 


FATEC 2013 - QUESTÃO 33
Uma pessoa financiou a compra de uma casa pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), em que as prestações são decrescentes. A primeira prestação é de R$ 600,00; a segunda é de R$ 597,00; a terceira é de R$ 594,00; a quarta é de R$ 591,00; e as demais obedecerão ao mesmo critério de cálculo.

Nessas condições, o valor da 100ª parcela será, em reais,

(A) 297,00.

(B) 300,00.

(C) 303,00.

(D) 306,00.

(E) 309,00.


FATEC 2013 - QUESTÃO 34
Um campeonato de futebol segue as seguintes regras: o time que vence marca 3 pontos, o que empata marca 1 ponto e oque perde não marca ponto. Ao final dos jogos, é campeão o time com mais pontos. Em caso de empate na pontuação geral, o critério de desempate é o saldo de gols, que é a quantidade de gols marcados subtraída da quantidade de gols sofridos, nessa ordem.

Quatro times participaram desse campeonato e todos os times jogaram contra todos uma única vez. Considere a tabela em que foram registrados os resultados dos jogos. 

fatec
Analisando as informações dadas, conclui-se corretamente que a ordem de classificação desse campeonato foi

fatec

Física

FATEC 2013 - QUESTÃO 35
Esportes de aventura têm cada vez mais se popularizado e profissionais desse ramo, ao mesmo tempo em que atuam como guias turísticos, fazem um trabalho de conscientização ambiental. Um desses esportes é o rafting, que consiste basicamente em um grupo de pessoas descer uma corredeira dentro de um bote inflável.

Certa vez, a guia Camile, treinando para um rali de aventura, pediu ao seu amigo Matteo que medisse a velocidade média do bote utilizado por ela em um certo trecho do rio. Matteo, como bom estudante de Física, observou que a trajetória do bote era paralela às margens, e que sua velocidade de descida em relação às margens era de 8 m/s.

Supondo que essa situação não sofresse alteração e considerando a velocidade constante em todo o trecho do rali com extensão de 36 km, Camile e seu grupo percorreriam, descendo o rio, o trajeto em, aproximadamente,

(A) 1 h 15 min.

(B) 2 h 25 min.

(C) 4 h 35 min.

(D) 5 h 45 min.

(E) 6 h 55 min.


FATEC 2013 - QUESTÃO 36
O funcionamento de um chuveiro elétrico depende de um resistor elétrico interno, cuja função é transferir calor para a água que passa por dentro do chuveiro.

O resistor elétrico sofre aquecimento após a passagem de uma corrente elétrica i, devido a uma diferença de potencial U. A potência elétrica P do chuveiro está relacionada com a energia dissipada pelo resistor por efeito joule durante certo intervalo de tempo. Portanto, quanto maior a potência elétrica dissipada, maior o aquecimento da água e maior o consumo de energia elétrica do chuveiro.

Sabendo-se que potência e corrente elétricas são grandezas físicas diretamente proporcionais, podemos afirmar que a intensidade da corrente elétrica nominal que passa por um resistor elétrico de um chuveiro cujos valores nominais são 5 400 W e 220 V é, em ampère, aproximadamente,

(A) 4,00 ∙ 10–².

(B) 2,45 ∙ 10¹.

(C) 5,18 ∙ 10³.

(D) 5,62 ∙ 10³.

(E) 1,19 ∙ 106.


FATEC 2013 - QUESTÃO 37
Uma determinada pesquisa teve como objetivo principal analisar a utilização de chuveiros elétricos e o conforto que ofereciam aos seus usuários. Para isso, anotaram-se os seguintes valores médios aproximados:

• Número de banhos observados: 1 625;

• Temperatura média da água que entra no chuveiro: 18°C;

• Temperatura média da água que sai do chuveiro: 38°C;

• Tempo médio de cada banho: 10 min;

• Vazão média do chuveiro: 0,06 L/s.
(sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2004/41/parametros.pdf Acesso em: 01.02.2013. Adaptado)

A relação entre a quantidade de energia transferida para que uma porção de água mude a sua temperatura é dada por Q = m ∙ c ∙ ∆θ. Sendo assim, baseando-se nos dados apresentados, podemos concluir que a quantidade de energia total  dissipada pelo chuveiro durante um banho será, em kcal,

(A) 0,360.

(B) 7,20.

(C) 72,0.

(D) 720.

(E) 3 600.


FATEC 2013 - QUESTÃO 38
Como funciona uma usina nuclear?

A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius – esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica.

O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas de um primeiro circuito e as águas de um circuito secundário, os quais são independentes entre si. Com essa troca de calor, as águas do circuito secundário se transformam em vapor e movimentam a turbina, que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.
(eletronuclear.gov.br/Saibamais/Espa%C3%A7odoConhecimento/Pesquisaescolar/
EnergiaNuclear.aspx Acesso em: 15.02.2013. Adaptado)

Usando como base apenas o texto apresentado, identificam-se, independentemente da ordem, além da energia nuclear, três outros tipos de energia:

(A) elétrica, luminosa e eólica.

(B) elétrica, eólica e mecânica.

(C) elétrica, mecânica e térmica.

(D) térmica, mecânica e luminosa.

(E) térmica, mecânica e eólica. 


FATEC 2013 - QUESTÃO 39
Uma área profissional que tem tido muita oferta de trabalho é a exploração do petróleo no fundo do mar. Para se efetuar uma exploração petrolífera, é necessária uma pesquisa sísmica. Essa pesquisa é como uma ultrassonografia da região oceânica, pois permite reconhecer e mapear as várias camadas que constituem o subsolo marinho.

Para isso, um navio emite, por meio de canhões de ar comprimido à alta pressão, ondas sonoras. Essas ondas comportam-se de maneira diferente em meios de propagação diferentes (sólidos, líquidos mais densos, líquidos menos densos, gases etc.), produzindo, assim, uma mudança de velocidade na propagação da onda. No oceano, essa mudança de velocidade depende basicamente da salinidade, da temperatura e da densidade do meio.

Desta forma, comparando-se os dados gerados e recebidos com o retorno dessas ondas sonoras (sísmicas), é possível a confirmação da existência de reservas de óleo e gás no subsolo marinho e da distância destas do nível da superfície do mar (profundidade).

fatec

fatec

A figura 1 apresenta quatro camadas: pré-sal, sal, pós-sal e água, sendo que o petróleo (a mancha escura na parte inferior da figura 1) encontra-se incrustado na rocha do pré-sal.

Suponha, para esse caso, que as densidades (d) dessas camadas na região explorada obedecessem à relação:

 dÁGUA < dPETRÓLEO < dPÓS-SAL < dSAL < dPRÉ-SAL 

e que as condições de pressão, temperatura e salinidade do oceano nessa região em análise fossem consideradas normais, ou seja, causando pouca variação na velocidade da onda sonora.

Desta forma, em relação às velocidades das ondas sonoras e aos pontos destacados no gráfico, representado na figura 2, podemos afirmar que

(A) I e II referem-se à camada pré-sal.

(B) III e IV referem-se ao oceano.

(C) II refere-se à camada sal.

(D) IV refere-se à camada pós-sal.

(E) V refere-se ao petróleo.

Geografia

FATEC 2013 - QUESTÃO 40

fatec

Em geografia, o mapa é um recurso que permite perceber e estudar uma série de características de uma região como, por exemplo, a localização das bacias hidrográficas.

Bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.

Observando o mapa, a área em que predominam os biomas do Cerrado e do Pantanal localiza-se na bacia do

(A) Uruguai.

(B) Parnaíba.

(C) Paraguai.

(D) Atlântico Sul.

(E) São Francisco.


FATEC 2013 - QUESTÃO 41
Este rio era morto, mas hoje está despoluído graças à iniciativa privada e do governo dos países banhados por suas águas. Ele nasce na Suíça, flui em direção à Áustria, passando por Liechtenstein, França, Alemanha e Holanda, e sua foz está no Mar do Norte. Esse rio cumpre um papel importante na integração regional por ser uma hidrovia de grande relevância para o escoamento da produção europeia.

O rio descrito é o

(A) Sena, navegável em toda a sua extensão e utilizado também para a geração de energia elétrica.

(B) Sena, importante por ser intermitente, sendo o principal e o mais extenso da Europa Setentrional.

(C) Sena, referência cultural internacional, e um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

(D) Reno, em cujas margens se encontra uma das zonas mais densamente povoadas e ricas da Europa.

(E) Reno, que percorre territórios de clima tropical, em cujas margens as florestas foram totalmente desmatadas.


FATEC 2013 - QUESTÃO 42
Em 2012, segundo o então presidente da Venezuela Hugo Chávez, uma estratégia para diminuir a dependência do setor petrolífero e impulsionar o desenvolvimento agrícola e industrial em seu país seria

(A) intensificar as negociações com a União Europeia (UE).

(B) aderir como membro pleno ao Mercado do Cone Sul (MERCOSUL).

(C) tornar-se membro oficial da Organização dos Estados Americanos (OEA).

(D) passar a ser membro integrante da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

(E) associar-se como membro oficial do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA).


FATEC 2013 - QUESTÃO 43
O continente africano apresenta grande diversidade social, cultural, étnica e política.

fatec

A região destacada no mapa da África é denominada

(A) Sahel, que tem sido palco de longos períodos de seca e, consequentemente, de fome crônica.

(B) Sahel, região mais desenvolvida de todo o continente e possuidora de uma considerável industrialização.

(C) Sahel, onde prevalece o clima mediterrâneo, com economia baseada no sistema agrícola Plantation.

(D) África Branca, onde o clima é equatorial e a economia se baseia principalmente na exploração mineral.

(E) África Branca, que possui povos de origem árabe e apresenta os melhores índices econômicos do continente.  


FATEC 2013 - QUESTÃO 44
Israel é um país semidesértico, com várias regiões consideradas realmente desérticas, nas quais não há fontes abundantes de água nem grandes reservatórios de água subterrânea. A agricultura israelense, por meio do desenvolvimento de eficiente método de irrigação e da adequação de novos cultivos, conseguiu resultados impressionantes e constitui, hoje, um exemplo para muitos países do mundo.

O sucesso de Israel nesse setor ocorre pela combinação de quatro fatores principais: a atuação do agricultor; a ação no campo da pesquisa e do ensino; a capacitação agrícola eficaz; e o apoio intenso do Estado.
(29november.org/upload/1327221604.pdf Acesso em: 19.04.2013. Adaptado)

Baseando-se no texto, é correto concluir que

(A) um bom desenvolvimento no setor agrícola é impossível em regiões onde há o predomínio de clima semiárido.

(B) Israel só conseguiu um bom desenvolvimento agrícola por contar com as favoráveis condições naturais da região.

(C) esse país tem tecnologia para transformar o clima desértico em um clima mediterrâneo úmido favorável à agricultura.

(D) a baixa umidade relativa do ar nesse país, apesar dos elevados índices pluviométricos mensais, faz com que o clima seja considerado desértico.

(E) diversos fatores, como o empenho do governo, da sociedade e o uso de tecnologia adequada, possibilitam o cultivo em regiões de climas semiárido e árido.


Bilogia

FATEC 2013 - QUESTÃO 45
A filogenia a seguir representa as relações evolutivas entre os principais grupos de plantas (reino Plantae) e as algas verdes. 

fatec

Com base nas informações apresentadas na figura, é correto afirmar que

(A) as gimnospermas são evolutivamente mais próximas das angiospermas que das briófitas.

(B) as flores e os frutos teriam se originado no ancestral comum das espermatófitas.

(C) a presença de parede celular é uma característica exclusiva das plantas.

(D) as angiospermas correspondem ao único grupo a apresentar sementes.

(E) todas as plantas apresentam vasos condutores de seiva.


FATEC 2013 - QUESTÃO 46
O governo brasileiro decidiu aumentar, a partir do dia 1 de maio de 2013, o percentual de etanol na gasolina de 20% para 25%.

Levando-se em conta os esforços atuais de diversos países para reduzir a concentração de gás carbônico na atmosfera, essa decisão do governo brasileiro pode ser considerada eficiente, pois

(A) as plantas utilizadas na produção do etanol retiram parte do CO2 atmosférico pelo processo da respiração celular.

(B) no processo de produção do álcool combustível na usina, a partir do caldo da cana-de-açúcar, ocorre a retirada de parte do CO2 da atmosfera.

(C) o CO2 liberado pela combustão do etanol é mais facilmente absorvido que o CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis.

(D) o etanol, ao contrário da gasolina, é um combustível derivado de compostos orgânicos e sua combustão libera, portanto, uma menor quantidade de CO2.

(E) parte do CO2 liberado pela queima do etanol é retirada da atmosfera ao longo do crescimento de novas safras de cana pelo processo da fotossíntese.


FATEC 2013 - QUESTÃO 47
Os gráficos a seguir representam a proporção entre o número de espécies conhecidas dos diferentes grupos de seres vivos. Na figura 1, está representada a relação entre os cinco reinos (de acordo com a classificação de Whittaker) e, na figura 2, a proporção entre os principais filos de animais.

fatec

Com base nas informações contidas nesses gráficos, é correto afirmar que

(A) o número de espécies conhecidas de cordados é aproximadamente igual ao de animais invertebrados.

(B) o filo que inclui mais espécies conhecidas é o dos organismos com exoesqueleto de quitina.

(C) são conhecidas mais espécies de organismos autotróficos do que de heterotróficos.

(D) os seres unicelulares representam um quarto das espécies conhecidas.

(E) metade das espécies conhecidas é de organismos procariontes. 


FATEC 2013 - QUESTÃO 48
A partir do desenvolvimento do conhecimento acerca das relações entre as características morfológicas de um organismo (fenótipo) e suas informações genéticas (genótipo), a teoria lamarquista de evolução por uso e desuso e transmissão das características adquiridas passou a ser questionada.

Atualmente, a maior parte da comunidade científica aceita como correta a teoria neodarwinista, a qual incorpora à proposta original de Darwin os conhecimentos da genética moderna.

De acordo com a teoria neodarwinista, é correto afirmar que ao longo da vida de um organismo

(A) apenas as modificações fenotípicas surgidas em situações de luta pela sobrevivência são incorporadas ao genótipo.

(B) as modificações surgidas no fenótipo não causam uma modificação correspondente no genótipo.

(C) ocorre apenas a remoção do genótipo das informações relativas às estruturas não utilizadas.

(D) apenas as modificações benéficas no fenótipo são incorporadas ao genótipo.

(E) todas as modificações ocorridas no fenótipo são incorporadas ao genótipo.


FATEC 2013 - QUESTÃO 49
Um agricultor, desprezando as orientações de um tecnólogo em agronegócio, resolveu aplicar um pesticida em alta concentração em sua plantação, com a intenção de eliminar totalmente uma população de gafanhotos que vinha atacando sua lavoura. Considere que outras espécies também ocorrem nessa região e que essas interagem de acordo com a teia alimentar apresentada. 

fatec

Espera-se que, com a remoção dos gafanhotos, ao longo do tempo,

(A) não ocorra qualquer impacto sobre a população de roedores.

(B) nenhuma das populações de consumidores terciários seja afetada.

(C) somente as populações de consumidores secundários sejam afetadas.

(D) ocorra uma diminuição no número de indivíduos na população de cobras.

(E) somente os produtores sejam afetados, com um aumento no número de indivíduos.


Potuguês

Leia o texto para responder às questões de números 50 a 52.

Feito em casa
Na era digital, as empresas de tecnologia costumam desbravar novos territórios. No entanto, há duas semanas, uma decisão do Yahoo! causou polêmica: a empresa de tecnologia decidiu banir o home office de todas as suas filiais. A justificativa enviada aos funcionários foi a de que “a velocidade e a qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha em casa”.

No Brasil, continua-se a defender a prática, mas com ressalvas: há vários cuidados necessários para torná-la realmente eficiente.

Diego Gomes, paulistano, funcionário de uma instituição bancária, trabalha dois dias por semana em casa. Ele optou pelo trabalho remoto no dia do rodízio de seu carro e na sexta-feira, quando o trânsito é pior.

Apesar de reconhecer os benefícios, ele afirma que precisou tomar precauções para sua produtividade não ser afetada, como criar um ambiente de escritório em casa e conversar com sua família. “[Com a família] precisa ser duro: das 9 h às 18 h, estou trabalhando: não vou ao mercado e não vou consertar chuveiro. Tem que deixar claro.”

No banco onde Diego atua, os funcionários que se interessam pelo teletrabalho têm de participar de um workshop e precisam fazer uma autoavaliação. Eles precisam verificar, por exemplo, se trabalham com independência e se sabem cumprir metas diárias ou se sua performance precisa de acompanhamento constante.

As empresas também procuram descartar certos funcionários na hora de escolher quem fará home office. A diretora de RH Edna Bedani afirma que estagiários não devem atuar em casa. “São pessoas em formação, que precisam de orientação”, afirma.

Especialistas também destacam a necessidade de disciplina do profissional que fica em casa. “É preciso manter a rotina como se você fosse para o escritório: acordar, tomar banho, tomar café, vestir-se etc., afirma Jorge Matos, presidente de uma agência especializada em gestão de pessoas e carreiras.
(Felipe Maia com a colaboração de Reinaldo Chaves, Folha de S. Paulo, 10.03.2013. Adaptado)
 
FATEC 2013 - QUESTÃO 50
De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

(A) os benefícios de se trabalhar em casa são maiores para os profissionais que não têm autodisciplina porque o ambiente descontraído da própria casa favorece o cumprimento dos compromissos.

(B) o teletrabalho é prática ideal para funcionários que precisam de supervisão direta dos superiores, pois têm dificuldades para cumprir as metas diárias impostas pela empresa.

(C) Diego Gomes, que mora em São Paulo, preferiu trabalhar a maior parte da semana em casa, pois, dessa forma, pôde se liberar do rodízio de veículos e ter as sextas-feiras livres.

(D) a decisão do Yahoo! surpreendeu o mercado de trabalho, pois essa empresa foi a primeira a incentivar e a garantir a prática do home office para a maioria dos funcionários.

(E) o trabalho remoto não é produtivo para estagiários, porque eles são profissionais em início de carreira e necessitam de orientação constante para se aperfeiçoar.


FATEC 2013 - QUESTÃO 51
Releia o segundo parágrafo do texto.

No Brasil, continua-se a defender a prática, mas com ressalvas: há vários cuidados necessários para torná-la realmente eficiente.

O trecho em destaque pode ser substituído, corretamente e sem alteração do sentido do texto, por

(A) e com indagações: existe...

(B) ou com condições: existem...

(C) porém com vantagens: existem...

(D) todavia com restrições: existem...

(E) embora com exceções: existe...


FATEC 2013 - QUESTÃO 52
Considere as frases a seguir reescritas a partir das ideias do texto.

Há uma rotina _____ que o profissional deve se adequar ao trabalhar em casa: acordar, vestir-se, estabelecer horários, cumprir metas etc.

Os familiares _____ quem se predispõe a fazer home office devem colaborar para criar um ambiente propício para esse profissional.

O visitante, _____ quem nosso diretor foi muito solícito, trabalha em uma agência especializada em gestão de pessoas e carreiras.

De acordo com a norma do padrão culto, as preposições que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas das frases são:

(A) a ... de ... com

(B) a ... com ... em

(C) para ... em ... com

(D) para ... de ... em

(E) em ... com ... para


FATEC 2013 - QUESTÃO 53

fatec

Considerando o título da tirinha e interpretando os quadrinhos, é correto afirmar que as personagens

(A) optam por se expressar por meio de uma linguagem formal, porém cometem erros de concordância e utilizam gírias.

(B) demonstram que enologia, filosofia e artes gráficas são áreas de estudo afins e que se relacionam em vários aspectos.

(C) expressam-se por meio da repetição excessiva de uma mesma palavra no momento em que verbalizam suas ideias.

(D) são profissionais de marketing que visam, por meio de um discurso convencional, persuadir os ouvintes a comprar determinado produto.

(E) comprovam que a ausência de vocabulário específico da área de estudo não compromete a exposição aprofundada e objetiva de um tema.


FATEC 2013 - QUESTÃO 54
Leia o poema do escritor Alberto de Oliveira (1857-1937).

Num trem de subúrbio

No trem de ferro vimo-nos, um dia,

E amarmo-nos foi obra de um momento,

Tudo rápido, como a ventania,

Como a locomotiva ou o pensamento.

– “Amo-te!”

 – “Adoro-te!”

 A estação primeira

Surge. Saltamos nela ao som de um berro.

Nosso amor, numa nuvem de poeira,

Tinha passado, como o trem de ferro.
(CAMPOS, Geir. Alberto de Oliveira – Poesia, Rio de Janeiro: Agir Editora, 1969.)

Interpretando o poema, é correto afirmar que nessa obra está presente a

(A) crise existencial própria do Barroco, que se manifesta pela extrema infelicidade do eu lírico, vivenciada em decorrência do fim do romance.

(B) oposição ao amor idealizado do Romantismo, pois o poema ressalta a brevidade e a finitude do amor vivido pelos protagonistas.

(C) crítica social característica do Realismo, pois o eu lírico descreve a existência sofrida e miserável dos subúrbios.

(D) valorização da forma pelo Parnasianismo, o que se comprova pela rígida metrificação dos versos e pela presença de rimas.

(E) exaltação da tecnologia, marca do Simbolismo, pois o trem e sua alta velocidade surpreendem o eu lírico e sua amada.


Redação

Leia os textos a seguir.

Texto 1

Inveja barra candidata bonita, diz estudo

A beleza pode ser um inimigo na hora de procurar emprego.

Essa é a conclusão de um estudo de dois pesquisadores israelenses, que ficaram surpresos ao descobrir que mulheres atraentes que incluem fotos no currículo têm menos chances de ser selecionadas.

Contrariando o senso comum de que a beleza é uma alavanca social infalível, o estudo mostrou que pode ser uma desvantagem para candidatas a uma entrevista.

A extensa pesquisa (realizada por Zeev Shtudiner e Bradley Ruffle), cujo objetivo era testar estudos que apontam a boa aparência como um fator certeiro de ascensão, identificou que o motivo principal por trás da rejeição é demasiado humano: a inveja.

Ocorre que mulheres costumam ser maioria na área de recursos humanos, e a pesquisa comprovou que, em 93% dos casos, a triagem dos candidatos era feita por mulheres, as quais engavetaram os currículos das mulheres atraentes.

Shtudiner e Ruffle mandaram 5 312 currículos fictícios para 2 656 vagas reais de emprego. Para cada vaga foram enviados dois currículos idênticos, um com foto, outro sem. Os currículos de mulheres com aparência comum tiveram duas vezes mais convites para entrevistas que as bonitas.
(Marcelo Ninio, Folha de S. Paulo, 13.05.2012. Adaptado)

Texto 2

No Brasil, beleza ainda abre portas, dizem especialistas

A máxima de que beleza abre portas, pelo menos no Brasil, continua em pleno vigor. Especialistas em recursos humanos afirmam que a boa aparência é um aspecto valorizado não apenas na seleção inicial, mas em promoções e avaliações internas dentro das empresas. Ou seja: ao menos no mercado de trabalho, os bonitos levam vantagem.

Segundo Silvia Gerson, consultora de RH, candidatas bonitas costumam sobressair-se, aos olhos dos avaliadores, em relação a outras menos atraentes.

Nas seleções entre candidatos do sexo masculino, porém, não é tão comum que isso aconteça. “É um sinal claro de que o fator beleza é mais determinante para a mulher do que para o homem.”
 (Marianna Aragão, Folha de S. Paulo, 13.05.2012. Adaptado)

Reflita sobre as informações dos textos e redija um texto dissertativo sobre o tema:

Boa aparência: critério justo ou injusto para a contratação de profissionais.

Instruções:

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

2. Não copie nem parafraseie os textos dados.

3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.

4. Não redija em forma de poema nem de poesia (em versos).

5. Dê um título a seu texto.

6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2013 com Gabarito
Prova FATEC 2013 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s16000/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2013-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2013-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo