Prova FATEC 2014.1 com Gabarito

Prova FATEC 2014.1 com Gabarito Mutidsciplinar FATEC 2014.1 - QUESTÃO 01 De acordo com a mecânica clássica, são reconhecidos três tipos bás...
FATEC

Prova FATEC 2014.1 com Gabarito

Mutidsciplinar

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 01
De acordo com a mecânica clássica, são reconhecidos três tipos básicos de alavancas: a interfixa, a inter-resistente e a interpotente, definidas de acordo com a posição relativa da força potente (F), da força resistente (R) e do ponto de apoio (P), conforme a figura 1.

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Os seres vivos utilizam esse tipo de mecanismo para a realização de diversos movimentos. Isso ocorre com o corpo humano quando, por exemplo, os elementos ósseos e musculares do braço e do antebraço interagem para produzir movimentos e funcionam como uma alavanca, conforme a figura 2. 

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Nessa alavanca, o ponto de apoio está localizado na articulação entre o úmero, o rádio e a ulna. A força potente é aplicada próximo à base do rádio, onde o tendão do bíceps se insere, e a força resistente corresponde ao peso do próprio antebraço.

Com base nessas informações, é possível concluir, corretamente, que a contração do bíceps provoca no membro superior um movimento de

(A) extensão, por um sistema de alavanca interfixa.

(B) extensão, por um sistema de alavanca interpotente.

(C) flexão, por um sistema de alavanca inter-resistente.

(D) flexão, por um sistema de alavanca interpotente.

(E) flexão, por um sistema de alavanca interfixa.


Considere o cartum para responder às questões de números 02 e 03.

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FATEC 2014.1 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa que está de acordo com o conceito mecânico ao qual o cartum faz alusão.

(A) Colombo e Newton descobriram ambos o conceito de força de gravidade trabalhando no Novo Mundo.

(B) A força da gravidade levaria duzentos anos para deslocar o coco da Europa até o Novo Mundo.

(C) Colombo chegou ao conceito de força de gravidade duzentos anos depois de Newton.
 
(D) A força da gravidade é duas vezes maior no Novo Mundo do que no Velho Mundo.

(E) O coco caiu devido à ação da força gravitacional.


FATEC 2010.1 - QUESTÃO 03

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Em relação ao cartum apresentado, Colombo, surpreso com a dor causada pela queda do coco em sua cabeça, decidiu levantar o fruto do chão com a sua mão esquerda e equilibrou-o estaticamente por alguns instantes com o braço na posição vertical e o antebraço (OQ) na horizontal. Desse modo, estimou a massa do coco em 1 kg. Usando o desenho como referência, considere R a força peso do coco e F a força exercida pelo bíceps sobre o osso rádio no ponto P (pertencente ao segmento OQ).

Desconsiderando o peso do antebraço, podemos afirmar que o módulo dessa força F é, em newtons, igual a

(A) 0,6.

(B) 1,7.

(C) 6,0.

(D) 17.

(E) 60.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 04

Leia um trecho do texto Espaço para duas pernas, do jornalista Ruy Castro.
Parece mentira: Detroit, a cidade-símbolo da cultura do automóvel, quebrou. Deve US$ 20 bilhões, que não tem como pagar, e, de lá, saem agora apenas 5% dos carros montados nos EUA. Sua população passou de 1,8 milhão para 700 mil, dos quais 40% vivem abaixo da linha da pobreza. Além disso, é hoje a cidade mais violenta do país.

As justificativas apontadas são as crises econômicas e a concorrência da Ásia. Mas há também um fator que me toca mais: o declínio da dita cultura – a do automóvel. Segundo pesquisas, 20% dos jovens americanos hoje, entre 20 e 24 anos, não têm carteira de habilitação. Se essa idade cair para 18 anos, o número sobe para 40%.

Isso num país em que, até há pouco, o carro era mais importante para um adolescente do que jogar beisebol ou beijar a coleguinha de classe. Era como se a identidade do indivíduo estivesse atrelada a uma máquina e, sem esta, ele não existisse.

Claro que, nos países novos-ricos e grotões mais atrasados, a obsessão pelo carro continua.
(Folha de S. Paulo, 29.07.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a relação entre causa e consequência corresponde, corretamente, às ideias expostas pelo autor.

(A) Detroit deve 20 bilhões de dólares e parte da população vive em extrema pobreza, o que tem levado países novos-ricos e grotões mais atrasados a persistirem na obsessão pelo automóvel.

(B) A população de Detroit passou de 1,8 milhão para 700 mil habitantes, o que levou a cidade a se tornar a mais violenta dos Estados Unidos.

(C) O mercado automobilístico dos EUA tem sofrido as interferências da economia instável e da concorrência asiática, o que levou Detroit, cidade-símbolo do automóvel, a ser hoje uma cidade falida.

(D) Pesquisas entre americanos de 18 anos mostram que 40% desses jovens não se interessam por carro, o que levou o número de jovens entre 20 e 24 anos, interessados por automóveis, a uma diminuição de 20%.

(E) Muitas pessoas ainda associam a própria identidade à posse de um veículo, o que tem levado ao declínio da cultura do automóvel nos EUA.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 05
Analise o gráfico a seguir.

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 Com base nos dados apresentados nesse gráfico, podemos afirmar corretamente que

(A) houve crescimento aproximado de 30% no faturamento líquido da indústria de automóveis de 2005 a 2010, enquanto a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 14% para 19% nesse mesmo período.

(B) houve queda aproximada de 5 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de máquinas agrícolas de 1985 a 1995, acompanhada por uma queda constante da participação no PIB industrial nesse mesmo período.

(C) a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 21% para 11% de 1975 a 1990, devido à queda constante no faturamento líquido da indústria de automóveis e de máquinas agrícolas nesse mesmo período.

(D) houve crescimento aproximado de 57 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de automóveis de 1990 a 2010, enquanto a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 11% para 19% nesse mesmo período.

(E) houve crescimento aproximado de 6 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de máquinas agrícolas de 2000 a 2010, enquanto a participação no PIB industrial passou de, aproximadamente, 48% para 69% nesse mesmo período.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 06
Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador.
(blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado)

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como

(A) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários.

(B) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo.

(C) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas.

(D) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção.

(E) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 07
Leia o texto e assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas com a expressão que se refere ao tipo de indústria que engloba o setor de máquinas e equipamentos.

Atualmente, em todos os ramos da indústria de ___________ instalada no país, exceto máquinas-ferramenta, a liderança cabe a empresas multinacionais. Estas empresas predominam no segmento de ___________ feitos sob encomenda, que envolve um conjunto mais complexo de conhecimentos técnicos e de produção. Elas se aproveitam de algumas vantagens locais, como a disponibilidade de matérias-primas e mão-de-obra a preços baixos.
Fonte: Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento da Produção. Desenvolvimento.gov.br/sistemas_web/renai/public/arquivo/arq1273166103.
pdf Acesso: 28/08/2013.

(A) bens de consumo duráveis

(B) bens de consumo não duráveis

(C) siderurgia

(D) bens de capital

(E) petroquímica


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 08

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Uma indústria necessita conhecer a mecânica das reações para poder otimizar sua produção.

O gráfico representa o mecanismo de uma reação hipotética:

A2 + B2 → 2 AB

A análise do gráfico permite concluir corretamente que

(A) temos uma reação endotérmica, pois apresenta ∆H = –10 kJ.

(B) temos uma reação exotérmica, pois apresenta ∆H = +10 kJ.

(C) a energia do complexo ativado é 30 kJ.

(D) a energia de ativação para a reação direta é 30 kJ.

(E) a energia de ativação para a reação inversa é 40 kJ.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 09
Em toda produção industrial é comum que alguns itens fabricados estejam fora dos padrões estabelecidos e tenham que ser descartados.

Uma fábrica de pregos e parafusos calcula que 5% dos pregos produzidos são menores que o tamanho padronizado e que 3% dos parafusos produzidos são mais finos que a espessura padronizada. O restante da produção atende aos padrões estabelecidos. Do total da produção, 60% são pregos e 40% são parafusos.

Escolhe-se aleatoriamente um item produzido por essa fábrica. A probabilidade de ser um item de tamanho e espessura padronizados é de

(A) 95,4%.

(B) 95,6%.

(C) 95,8%.

(D) 96,0%.

(E) 96,2%.


Raciocínio Lógico

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 10
Um quebra-cabeça é composto por apenas três peças que, quando encaixadas corretamente, formam o retângulo da figura.

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Assinale a alternativa que apresenta as três peças que permitem montar esse quebra-cabeça.  

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FATEC 2014.1 - QUESTÃO 11
Comparando-se uma palavra de quatro letras distintas com as palavras BIFE, FEIA, FOME, BAFO, MATE e PEMA observa-se que

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De acordo com as informações dadas, é correto concluir que a palavra é o nome de

(A) uma ave.

(B) uma flor.

(C) uma fruta.

(D) um peixe.

(E) um mamífero.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 12
Considere a sequência formada por figuras compostas por quadradinhos nas cores cinza e preta dispostos de acordo com um determinado critério.

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Admitindo o mesmo padrão de formação das figuras, o número de quadradinhos pretos da figura que ocupa a 96ª posição é

(A) 45.

(B) 47.

(C) 49.

(D) 50.

(E) 52.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 13

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Em um jogo de tabuleiro, para cada jogada são lançados dois dados, um branco e outro vermelho. Os dados são honestos, têm a forma de tetraedro regular e com um único número em cada face.

O dado branco tem as faces numeradas por: –1, 0, 1 e 2.

O dado vermelho tem as faces numeradas por: –2, –1, 0 e 1.

O jogador lança os dados e observa a face em que cada um deles se apoia, isto é, a que está voltada para baixo.

Pelas regras do jogo, o jogador avança ou retrocede, no tabuleiro, quando o produto dos números obtidos nos dados for positivo ou negativo, respectivamente.

Em uma jogada, o número de modos distintos em que os resultados dos dados levam a um retrocesso é

(A) 4.

(B) 5.

(C) 6.

(D) 7.

(E) 8.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 14
As letras a, b representam algarismos não nulos e distintos.

Considere que

• ab representa um número inteiro positivo de dois algarismos, sendo a o algarismo das dezenas e b o algarismo das unidades;

 caab representa um número inteiro positivo de quatro algarismos, sendo c o algarismo das unidades dos milhares, a o algarismo das centenas, a o algarismo das dezenas e o algarismo das unidades.

Nessas condições, se fatec , então o valor da soma 100 c + 10 b + a é igual a

(A) 457.

(B) 567.

(C) 654.

(D) 756.

(E) 765.


História

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 15
Nos séculos finais da Baixa Idade Média europeia, a economia de subsistência e de trocas naturais tendia a ser suplantada pela economia monetária, a influência das cidades passou a prevalecer sobre os campos, e a dinâmica de comércio levou à mudança e à ruptura das corporações de ofício medievais.
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1988, p.5. Adaptado)

Analisando as transformações citadas, conclui-se, corretamente, que elas

(A) evidenciaram o surgimento da nova classe social burguesa e a crise do sistema feudal.

(B) fortaleceram a Igreja Católica, que incentivava a prática comercial no período medieval.

(C) prejudicaram a burguesia comercial e favoreceram os proprietários das terras feudais.

(D) demonstraram a força do sistema feudal e dos mecanismos de subsistência no campo.

(E) enfraqueceram os reis absolutistas que dominaram a Europa durante o período medieval.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 16
O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros. Quanto mais complexa a tecnologia desenvolvida, mais elaborado e caro era o processo de invenção ou descoberta. O ‘país desenvolvido’ típico tinha mais de mil cientistas e engenheiros para cada milhão de habitantes na década de 1970, mas o Brasil tinha cerca de 250, a Índia 130, o Paquistão uns sessenta, o Quênia e a Nigéria cerca de trinta.
(HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p.
261. Adaptado)

Assinale a alternativa em que há uma análise coerente com as informações fornecidas pelo texto.

(A) Devido à Guerra Fria, os países do eixo capitalista impediram o desenvolvimento tecnológico nos países do eixo socialista.

(B) O investimento em tecnologia do período foi elevado nos países do grupo BRICS, que eram atrelados ao bloco econômico soviético.

(C) Os países, à época considerados do Primeiro e do Terceiro Mundo, apresentavam desenvolvimento tecnológico desigual.

(D) No período de Guerra Fria, as disputas se concentravam no aspecto ideológico e dispensavam o uso de tecnologias.

(E) Com a globalização, observa-se que o avanço tecnológico atingiu o mundo todo de forma equilibrada.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 17
Acreditamos que todos sabem que é do interesse comum haver na Constituinte opiniões de todas as classes, de modo que a lei seja uma verdadeira emanação do povo, e não de algumas classes privilegiadas, como foram todas as leis do Império.
(www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/novosrumos/article/viewFile/2073/1705
Acesso em: 30.08.2013)

Analisando o conteúdo do texto, encontramos influência das ideias

(A) anarquistas, pois se defende a eliminação do Estado civil organizado.

(B) socialistas, pois se defende a tomada do poder pela revolução operária.

(C) imperialistas, pois se defende a legislação tal qual era organizada no Império.

(D) mercantilistas, pois se defende a diminuição das funções do Estado pela lei do mercado.

(E) iluministas, pois se defende a soberania popular por meio da representação na Constituinte.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 18
Ao longo da História, muitas sociedades utilizaram o trabalho de pessoas escravizadas, como, por exemplo, a Grécia Clássica e a América Portuguesa.

Refletindo sobre essa forma de exploração do trabalho, é correto afirmar que 

(A) as duas sociedades citadas utilizaram predominantemente o trabalho de escravos africanos da região subsaariana e da África oriental.

(B) a utilização do trabalho escravo, nas duas sociedades citadas, pode ser considerada a base da organização econômica e produtiva.

(C) as duas sociedades citadas utilizaram o trabalho de escravos apenas na produção agrícola de exportação e não nas cidades.

(D) o exercício da cidadania era permitido aos escravos na Grécia Clássica, mas era impedido na América Portuguesa.

(E) havia, na Grécia, apenas escravos de origem romana e, na América Portuguesa, apenas escravos de origem africana.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 19

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Observe a fotografia, que retrata uma manifestação popular no Rio de Janeiro em 1945.

Considerando o conteúdo dos cartazes e o período em que a manifestação ocorreu, é correto afirmar que se tratava de

(A) uma greve de trabalhadores rurais, exigindo o fim da República do Café-com-Leite.

(B) uma manifestação do Queremismo, que defendia a continuidade de Vargas no poder.

(C) um comício do Partido Comunista, exigindo que Vargas revogasse as leis trabalhistas.

(D) um protesto integralista, que criticava Getúlio Vargas pela convocação da Constituinte.

(E) um comício do candidato Vargas, que concorria pela UDN às eleições para presidente.


Química

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FATEC 2014.1 - QUESTÃO 20
Sobre as equações mencionadas, em I e II, é correto afirmar que,

(A) em I, temos um combustível de origem vegetal, que pertence à função aldeído.

(B) em I, temos um combustível de origem fóssil, obtido a partir do petróleo.

(C) em II, temos etanol, que pode ser obtido da cana-de-açúcar.

(D) em II, temos a combustão de um componente da gasolina, 2,2,4-trimetilpentano.

(E) em II, temos a combustão do gás natural, isoctano.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 21
Dadas as entalpias de formação dos compostos:

CO2(g) ∆H= –393 kJ/mol

H2O(l) ∆H= –286 kJ/mol

conclui-se, corretamente, que a entalpia de formação do combustível presente em I é, em kJ/mol,

(A) –107,5.

(B) +107,5.

(C) –277,2.

(D) +277,2.

(E) +687,7.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 22
Os motores de combustão são frequentemente responsabilizados por problemas ambientais, como a potencialização do efeito estufa e da chuva ácida, o que tem levado pesquisadores a buscar outras tecnologias.

Uma dessas possibilidades são as células de combustíveis de hidrogênio que, além de maior rendimento, não poluem.

Observe o esquema:

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Sobre a célula de hidrogênio esquematizada, é correto afirmar que

(A) ocorre eletrólise durante o processo.

(B) ocorre consumo de energia no processo.

(C) o ânodo é o polo positivo da célula combustível.

(D) a proporção entre os gases reagentes é 2 H2 : 1 O2.

(E) o reagente que deve ser adicionado em X é o oxigênio.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 23
Além do problema da escassez de água potável em alguns pontos do planeta, a sociedade também enfrenta as dificuldades de tratamento da água disponível, cada vez mais poluída.

Uma das etapas desse tratamento envolve a adição de compostos químicos que possam facilitar a retirada de partículas suspensas na água.

Os compostos adicionados reagem formando uma substância gelatinosa, hidróxido de alumínio, que aglutina as partículas suspensas.

A seguir, temos a reação que representa o descrito:

3 Ca(OH)+ Al2(SO4)3 → 3 CaSO4 + 2 Al(OH)3

A etapa descrita é denominada

(A) filtração.

(B) cloração.

(C) floculação. 

(D) destilação.

(E) decantação.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 24
Uma indústria compra soda caústica com teor de pureza de 80%, em NaOH. Antes de mandar o material para o estoque, chama o Técnico em Química para verificar se a informação procede.

No laboratório, ele dissolve 1 g do material em água, obtendo 10 mL de solução. Utilizando um indicador apropriado, realiza uma titulação, gastando 20 mL de HCl, a 0,5 mol/L.

Sobre o resultado da titulação, é correto afirmar que a informação

(A) não procede, pois o grau de pureza é de 40%.

(B) não procede, pois o grau de pureza é de 60%.

(C) procede, pois o grau de pureza é de 80%.

(D) procede, pois o teor de impurezas é de 80%.

(E) procede, pois o teor de impurezas é de 40%.


Inglês

Considere o texto a seguir para responder às questões de números 25 a 29.

Tooth fairy quantum mechanics

The reason I can’t show you a Higgs boson¹ is also
the solution to a parental dilemma.
Posted by Jon Butterworth
Sunday 23 December 2012 18.36 GMT, theguardian.com

I do sometimes get asked “If you’ve found a Higgs boson, can you show me a picture of it?” Unfortunately, the answer is no. But the reason for this provides a resolution to a severe parental 
dilemma, and explains why I am in fact sometimes the tooth fairy. Bear with me.

I can’t show you something which is definitely the new boson, but I can show evidence for it, for example in the picture below. It shows the distribution (black dots) of the mass you get when you combine the energy and momenta2 of pairs of photons (particles of light) in the ATLAS detector. The bump shows that there are more of these photon pairs at masses corresponding to around 125 GeV than would be expected from the trend. This excess implies the existence of a particle at about this mass which decays to pairs of photons.

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The bump³ in this plot would not be there unless there were a new boson (credit, ATLAS experiment and CERN). The key is that even if I show you a collision event with a pair of photons which exactly gives the “Higgs mass”, i.e. at the top of that peak, it is still not possible to be sure that this exact pair of photons came from a Higgs boson. There may be several possible ways of producing a set of new particles from the incoming ones; but if the resulting set is identical, it is not physically meaningful to say which way occurred.

Now, to the parental dilemma. It is especially acute at this time of year, but if you have children who are losing their milk teeth, it is ever-present. Is the tooth fairy real? What about Father Christmas? Do you spoil the fun or do you lie? Something in me hates the idea of lying to my kids, and undermining4 trust. Here’s my way out. Anything which has the same initial state (tooth) and final state (money) might in fact be an event in which a tooth fairy was present. To put it another way, anything which removes the tooth and delivers money shares such an essential property with a tooth fairy that it can be said to be one (anything removing both teeth and money is probably a dentist. Or possibly a mugger5).

By now, my son doesn’t believe a word of it of course. But in the early days it was the truth. We managed this transition without lies, betrayal and tears because actually, when tiptoeing into the bedroom with a shiny pound coin, I really am the tooth fairy. I am of course also at the same time Dad. This seemed to work, and now he’s older, it’s still fun. It’s not much of stretch to extend this to Father Christmas, and it also explains why sometimes Father Christmas uses the same wrapping paper as your parents - he and they are, in a sense, indistinguishable quantum possibilities for the delivery process.
(theguardian.com/science/life-and-physics/2012/dec/23/tooth-fairy-quantum-mechanics Acesso em: 26.08.2013. Adaptado)
FATEC 2014.1 - QUESTÃO 25
De acordo com o texto, é correto afirmar que o bóson de Higgs

(A) teve seu nome tirado da lenda da fada do dente.

(B) é uma partícula que pode ser observada em fotografias.

(C) é um elemento muito importante na educação de crianças mais novas.

(D) pode ser usado para entender por que o autor do texto é, às vezes, a fada do dente.

(E) teve sua existência comprovada acidentalmente ao se observarem processos dentários.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 26
Segundo as indicações do texto, o gráfico apresentado

(A) é usado como parâmetro para compor um modelo de educação para muitas crianças.

(B) traz resultados que são aplicados à redução do consumo de energia luminosa.

(C) traz resultados que foram obtidos a partir da interpretação de histórias infantis.

(D) é usado como indicativo da possível existência de uma partícula subatômica.

(E) é usado, metaforicamente, como modelo do desenvolvimento físico infantil.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 27
O autor do texto afirma que

(A) a fada do dente é uma manifestação física do bóson de Higgs.

(B) as mentiras são essenciais no processo educacional de crianças.

(C) as crianças que estão perdendo seus dentes de leite colocam os pais em um dilema.

(D) os pais vivem um dilema quando têm que falar sobre o bóson de Higgs com os filhos.

(E) os dentistas e a fada do dente oferecem sempre a mesma recompensa pelos dentes das crianças.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 28
No segundo parágrafo do texto, o pronome relativo which em – I can’t show you something which is definitely the new boson – pode ser substituído, mantendo-se a sentença gramaticalmente correta, por

(A) whose.

(B) whom.

(C) this.

(D) that.

(E) who. 


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 29
Os pronomes he e they presentes no último parágrafo do texto – he and they are, in a sense, indistinguishable quantum possibilities for the delivery process – substituem, respectivamente, os termos

(A) wrapping paper e Father Christmas.

(B) Father Christmas e parents.

(C) wrapping paper e parents.

(D) Dad e Father Christmas.

(E) Dad e wrapping paper.


Matemática

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 30

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A fachada do Partenon, famoso templo em Atenas, foi construída segundo o conceito de secção áurea, que consiste na divisão de um segmento em duas partes: a maior de 61,8% e a menor de 38,2%.

A altura das colunas corresponde à maior parte da secção áurea em relação à altura da fachada dessa edificação.

Admitindo-se que a altura de cada coluna meça 10,5 m, a altura da fachada do Partenon é, em metros, mais próxima de

(A) 15,8.

(B) 16,1.

(C) 16,5.

(D) 17,0.

(E) 17,4.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 31
A sistematização das notas musicais permitiu a padronização dos instrumentos e, com isso, a universalização da composição musical desde o período renascentista.

O método adotado para a criação das notas foi o de construir uma sequência de frequências de sons conforme uma Progressão Geométrica.

Um músico adota a frequência de Dó (1º termo) em 261 Hz, e após 12 intervalos, obtém o próximo Dó (13º termo) em 522 Hz, como vemos na tabela.

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Esse músico deseja afinar seu instrumento utilizando a frequência da nota Lá (10º termo). A frequência que ele deverá utilizar, em hertz, é igual a

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FATEC 2014.1 - QUESTÃO 32
Um consumidor deseja adquirir um apartamento e recorre a um banco para financiar esse imóvel. Após a análise das formas de crédito e da realização dos cálculos, o comprador opta por um financiamento no qual, ao término do prazo, o valor total pago será igual ao dobro do valor inicial financiado.

Sabendo-se que o banco aplicou uma taxa de juros de 8% ao ano, a juros compostos, o prazo em que esse comprador pagará seu apartamento é, em anos, igual a

(A) 10.

(B) 15.

(C) 20.

(D) 25.

(E) 30.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 33
A pintura, a seguir, de Kazimir Malevich tem como título Retângulo preto, Triângulo azul e é um exemplo do abstracionismo geométrico do início do século XX, conhecido na Rússia como Suprematismo.

fatec

Considere que as três informações a seguir são verdadeiras:

• O “Triângulo azul”é equilátero, com lados medindo 32 cm.

• O “Retângulo preto”tem dimensões de 30 cm x 60 cm.

• Um dos lados do“Retângulo preto”intercepta os pontos  médios de dois lados do “Triângulo azul”. 

É correto afirmar que a área da pintura ocupada pela composição das figuras “Retângulo preto” e “Triângulo azul” é, em cm², igual a

(A) 1 800 + 64 √3.

(B) 1 800 + 128 √3.

(C) 1 800 + 192 √3.

(D) 1 800 + 512 √3.

(E) 1 800 + 1 024 √3.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 34
Um prego é constituído por 3 partes: uma cabeça cilíndrica, um corpo também cilíndrico e uma ponta cônica. Em um prego inteiramente constituído de aço, temos as seguintes especificações:

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O volume mínimo de aço necessário para produzir 100 pregos é, em mm³,

(A) 57 400 𝚷.

(B) 56 200 𝚷.

(C) 54 800 𝚷.

(D) 48 600 𝚷.

(E) 45 400 𝚷.


Física

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 35
O Brasil pretende construir um submarino nuclear que terá massa aproximada de 6 000 toneladas, poderá descer até uma profundidade de 350 metros e desenvolver uma velocidade máxima aproximada de 12 m/s.

Suponha as duas situações a seguir:

(I) que o submarino descrito esteja completamente estático, totalmente submerso e próximo à lâmina d’água, em uma determinada região do oceano que possui campo gravitacional constante;

(II) que o submarino descrito esteja navegando à velocidade máxima de forma constante, totalmente submerso e próximo à lâmina d’água, em uma determinada região do oceano que possui campo gravitacional constante.

Desprezando a coluna d’água acima do submarino, podemos afirmar que o empuxo produzido na situação (I) e a quantidade de movimento gerada na situação (II), respectiva e aproximadamente, são

(A) 6,0 ∙ 104 N e 7,2 ∙ 104 kg∙m/s.

(B) 6,0 ∙ 104 N e 7,2 ∙ 105 kg∙m/s.

(C) 6,0 ∙ 107 N e 7,2 ∙ 106 kg∙m/s.

(D) 6,0 ∙ 107 N e 7,2 ∙ 107 kg∙m/s.

(E) 6,0 ∙ 107 N e 7,2 ∙ 108 kg∙m/s.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 36

fatec

Os aviões voam porque o perfil aerodinâmico de suas asas faz com que o ar que passa por cima e por baixo delas ocasione uma diferença de pressão que gera o empuxo.

Esta força de empuxo é que permite ao avião se sustentar no ar. Logo, para que o avião voe, as hélices ou turbinas do avião é que empurram o ar para trás, e o ar reage impulsionando a aeronave para a frente. Desta forma, podemos dizer que o avião se sustenta no ar sob a ação de 4 forças:

° a motora ou propulsão;

° de resistência do ar ou arrasto;

° a peso;

° a de empuxo ou sustentação.

Caso um avião voe em velocidade constante e permaneça à mesma altitude, é correto afirmar que a somatória das

(A) forças verticais é nula e a das horizontais, não nula.

(B) forças horizontais é nula e a das verticais, não nula.

(C) forças horizontais e verticais é nula.

(D) forças positivas é nula.

(E) forças negativas é nula.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 37
Em 1895, um trem causou furor na população europeia ao fazer o trecho de aproximadamente 880 quilômetros entre Londres e Aberdeen, na Escócia, no fantástico tempo médio de 8 horas.

Recentemente, o bilionário Elon Musk, também chamado de Tony Stark da vida real, surpreendeu a população mundial ao apresentar o projeto do trem Hyperloop que, se funcionar como descrito, pode revolucionar o mundo dos transportes.

O Hyperloop, um trem encapsulado movido a energia solar e trilhos eletromagnéticos, possibilitará que uma viagem entre Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos, cidades distantes entre si cerca de 610 quilômetros, seja feita em apenas 30 minutos. 

Considerando essas informações, podemos afirmar, corretamente, que a velocidade média do trem britânico equivaleria, em relação à velocidade média do Hyperloop, aproximadamente, a

(A) 9%.

(B) 15%.

(C) 50%.

(D) 74%.

(E) 121%.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 38
A Fórmula 1 apresentou uma tecnologia denominada como Sistema de Recuperação de Energia Cinética, ou KERS (Kinetic Energy Recovering System), que é um dispositivo usado para converter parte da energia desperdiçada nas frenagens em tipos mais úteis de energia, que então pode ser utilizada para aumentar a potência dos carros.

Parece bastante complicado, mas não é. Tudo se baseia no fato de que a energia não pode ser criada ou destruída, mas pode ser transformada.
(autoracing.com.br/f1-como-funciona-o-kers/ Acesso em: 20.08.2013. Adaptado)

Podemos afirmar, portanto, que a energia convertida e armazenada pelo dispositivo KERS, em forma de energia útil, é a energia

(A) luminosa.

(B) térmica.

(C) solar.

(D) eólica.

(E) gravitacional.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 39
fatec

Considerando o fato descrito e a figura da pessoa observando o reflexo do Sol no edifício, na mesma posição em que estava o carro quando do incidente, podemos afirmar corretamente que o prédio se assemelha a um espelho

(A) plano e o carro posicionou-se em seu foco infinito.

(B) convexo e o carro posicionou-se em seu foco principal.

(C) convexo e o carro posicionou-se em um foco secundário.

(D) côncavo e o carro posicionou-se em seu foco principal.

(E) côncavo e o carro posicionou-se em um foco secundário.


Geografia

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 40
O mapa abaixo retrata a territorialização do Brasil num estreito diálogo com a Literatura. 

fatec

Considerando a geografia econômica brasileira e observando o mapa do regionalismo literário, podemos afirmar que

(A) a economia canavieira do sul da Bahia foi o contexto em que Jorge Amado ambientou as obras mencionadas.

(B) a expansão da soja destruiu boa parte do bioma do cerrado, domínio que serviu de cenário para a obra Os sertões de Guimarães Rosa.

(C) a campanha gaúcha esteve presente nas obras de Érico Veríssimo e foi uma tradicional área de pecuária extensiva.

(D) a pecuária extensiva caracteriza as propriedades do agreste nordestino, cenário que inspirou as obras de Ariano Suassuna.

(E) o contexto de coronéis e jagunços foi retratada na obra Chapadão do Bugre, de Mário Palmério, e teve como cenário o sertão nordestino


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 41
A política territorial das corporações automobilísticas a qual até recentemente buscava as benesses das localizações metropolitanas, a estas acrescenta hoje ações de descentralização industrial e coloniza novas porções do território.
Fonte: SANTOS, Milton & SILVEIRA, M.L. O Brasil. Rio de Janeiro, Record, 2001.

Sobre a recente “descentralização industrial” no território brasileiro mencionada pelos autores podemosafirmar corretamente que

(A) a região Sudeste apresentou uma fuga da indústria automobilística e, nos últimos anos, não conheceu instalação de novas unidades.

(B) o estado de Minas Gerais conheceu, no século XXI, a instalação das primeiras indústrias automobilísticas.

(C) a concentração de indústrias no centro-sul do país exclui a região Nordeste desse processo.

(D) o estado de Pernambuco prepara a instalação de importante fábrica automobilística no contexto do aquecimento econômico pelo qual passa a região Nordeste.

(E) o estado de São Paulo monopoliza a instalação das novas unidades automotivas, reafirmando sua hegemonia automobilística


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 42
Observe os mapas:

fatec

 Podemos relacionar corretamente esses mapas a um projeto que tem suscitado calorosas discussões sobre

(A) a construção da usina de Belo Monte junto à Bacia hidrográfica I.

(B) a transposição do principal rio da Bacia hidrográfica III.

(C) sistemas de agricultura de irrigação junto à Bacia hidrográfica II.

(D) a mais nova usina hidrelétrica construída junto à Bacia hidrográfica IV.

(E) a construção da usina de Belo Monte no rio Xingu, na Bacia hidrográfica II


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 43
Dentre as alternativas a seguir, a que melhor explica a séria crise econômica que atingiu duramente alguns membros da União Europeia, como Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha em anos recente é:

(A) O aumento do preço das commodities, que provocou déficits comerciais.

(B) A alta generalizada do euro, que comprometeu as exportações intrabloco.

(C) A alta internacional do petróleo, que afetou a capacidade energética européia.

(D) A ingerência do FMI na gestão monetária desses países.

(E) A dívida fiscal provocada pelo excesso de gasto público. 


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 44
Os recentes distúrbios no Egito formam um capítulo do processo deflagrado ainda em dezembro de 2010, quando o mundo árabe foi varrido por uma série de manifestações populares, derrubando governos e reconfigurando a geopolítica do Oriente Médio e Norte da África.
(SILVA, Edilson Adão C. Futuro incerto. Carta na Escola, agosto de 2013).

Sobre as manifestações que reconfiguraram a geopolítica do Oriente Médio e Mundo Árabe e que ficaram conhecidas como A Primavera Árabe, está correto afirmar que

(A) a Tunísia foi pioneira no processo ao derrubar um regime fundamentalista e posteriormente eleger um regime laico.

(B) a queda de Bashar Assad na Síria foi produto de um conflito religioso entre a maioria alauíta e a minoria sunita.

(C) a pressão popular levou à queda da ditadura de Mubarak e à eleição do primeiro presidente eleito da história do Egito, presidente este igualmente derrubado.

(D) Muammar Kadafi, mesmo com o apoio ocidental, não resistiu à insatisfação popular e foi executado na Líbia o que levou a uma nova crise do petróleo.

(E) tiveram como ápice a traumática derrubada de Saddam Husseim, no Iraque, após décadas de tirania, e que pôs fim à hegemonia dos xiitas no país.


Biologia

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 45
O manuseio de equipamentos de radiologia envolve riscos à saúde, e o Tecnólogo em Radiologia segue uma série de normas de biossegurança para evitar a exposição desnecessária à radiação ionizante.

Esse tipo de radiação pode danificar suas células, levando-as a se reproduzir de modo desordenado e descontrolado, gerando inúmeras novas células por meio do mesmo processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. Desse modo, basta que uma única célula do corpo se danifique e torne-se uma célula cancerígena para que surja um tumor.

Isso ocorre porque a célula cancerígena inicial divide-se por

(A) mitose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.

(B) mitose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.

(C) mitose, gerando células com o dobro do número de cromossomos e uma capacidade ainda maior de duplicação.

(D) meiose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.

(E) meiose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 46
Mapas conceituais são diagramas que organizam informações sobre um determinado assunto por meio da interligação de conceitos através de frases de ligação.

Os conceitos geralmente são destacados por molduras e são utilizadas setas para indicar o sentido das proposições.

O mapa conceitual a seguir refere-se à relação entre cromossomos e proteínas, e nele quatro conceitos foram omitidos.

fatec

Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por

(A) RNA, DNA, aminoácidos e nucleotídeos.

(B) RNA, DNA, nucleotídeos e aminoácidos.

(C) DNA, RNA, nucleotídeos e aminoácidos.

(D) DNA, RNA, monossacarídeos e aminoácidos.

(E) DNA, RNA, monossacarídeos e nucleotídeos.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 47
Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de 20 mil dos 35 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(http://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)

Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de

(A) matéria inorgânica, empregada na impressão dos livros, a qual é utilizada para a produção de alimento pelos fungos, visto que eles são seres autotróficos quimiossintetizantes.

(B) calor, fornecido pelo microambiente interno dos livros, necessário para o desencadeamento de reações químicas, visto que os fungos são seres autotróficos quimiossintetizantes.

(C) luminosidade, fornecida pelas lâmpadas do local, a qual é necessária para a síntese de compostos utilizados como alimento, visto que os fungos são seres autotróficos fotossintetizantes.

(D) matéria orgânica, fornecida pelas próprias páginas dos livros, a qual é necessária para a sobrevivência desses organismos, visto que os fungos são seres heterotróficos.

(E) gás carbônico, presente no ar que circula pela biblioteca, o qual fornece energia e alimento aos fungos, visto que eles são seres heterotróficos.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 48
Eduardo e Mônica decidiram recorrer a um procedimento de útero em substituição (ou barriga de aluguel) para gerar um filho.

Desse modo, um óvulo de Mônica foi fecundado, in vitro, por um espermatozoide de Eduardo, e o embrião foiposteriormente implantado no útero de outra mulher, definida como receptora.

Nessas condições, as características genéticas da criança gerada serão determinadas pelas características genéticas

(A) de Eduardo, de Mônica e da receptora.

(B) de Eduardo e da receptora, apenas.

(C) de Eduardo e de Mônica, apenas.

(D) da receptora, apenas.

(E) de Mônica, apenas.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 49

fatec

Na filogenia estão representadas, de acordo com as propostas mais aceitas atualmente para a evolução dos Vertebrados, as relações evolutivas entre alguns grupos de animais.

De acordo com as informações contidas na filogenia, é correto afirmar que

(A) os répteis possuem um ancestral exclusivo não compartilhado com nenhum outro grupo de animal.

(B) os lagartos são tão próximos evolutivamente dos crocodilos quanto são das tartarugas.

(C) as tartarugas são mais próximas evolutivamente dos mamíferos do que das aves.

(D) os peixes e os anfíbios compartilham um ancestral único e exclusivo.

(E) as aves são o grupo mais próximo evolutivamente dos crocodilos.


Português 

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 50
Leia o trecho a seguir adaptado de um importante romance da literatura brasileira.

Veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando.

Estava num vasto aposento. Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção de livros havia de espantar-se ao perceber o espírito que presidia a sua reunião.

Na ficção, havia unicamente autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da Prosopopeia; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama, o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo, o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros. Podia-se afiançar que nem um dos autores nacionais ou nacionalizados faltava nas estantes do major.

A razão tinha de ser encontrada numa disposição particular de seu espírito, no forte sentimento que guiava sua vida: era um patriota.

O trecho refere-se à personagem

(A) Leonardo Pataca, ambicioso sargento que vai usar de meios inescrupulosos para chegar à sonhada patente de major. (Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida)

(B) João Romão, português culto e refinado, que se casa com a brasileira Bertoleza, e ambos enriquecem como proprietários de um cortiço no Rio de Janeiro. (O cortiço – Aluísio Azevedo)

(C) Bentinho, advogado pedante, que tem o hábito de receber, em sua rica residência, pessoas da Corte que poderão ajudá-lo a ascender politicamente. (Dom Casmurro – Machado de Assis)

(D) Policarpo, um cidadão honesto e dedicado a exaltar o Brasil, que, no entanto, se vê frequentemente menosprezado pela sociedade. (Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto)

(E) Paulo Honório, homem do campo e proprietário de terras, que tenta esconder sua origem rústica fingindo ser uma pessoa letrada. (São Bernardo – Graciliano Ramos)


Leia o texto para responder às questões de números 51 a 54.

Aptidão

– Bom dia, Senhor Pacheco. Sente-se, por favor. Temos uma ótima notícia.

Como o senhor deve saber, contratamos uma firma de psicomputocratas para fazer testes de aptidão nos dez mil empregados desta firma. Precisamos nos atualizar. Acompanhar os tempos.

– Sim, senhor.

– Os dez mil testes foram submetidos a um computador, e os resultados estão aqui. O senhor é o primeiro a ser chamado porque o computador nos forneceu os resultados em rigorosa ordem alfabética.

– Mas o meu nome começa com P.

– Hum, sim, deixa ver. Pacheco. Sim, sim. Deve ser por ordem alfabética do primeiro nome, então. Este computador é de última geração. Nunca erra. Como é seu primeiro nome? 

– Xisto.

– Bom, isso não tem importância. Vamos adiante. Vejo aqui pela sua ficha que o senhor está conosco há vinte e oito anos. Sempre na seção de entorte de fresos. O senhor nunca falhou no serviço, nunca tirou férias e já recebeu várias vezes nosso prêmio de produção.

– Sim, senhor.

– O senhor começou na seção de entorte de fresos como faxineiro, depois passou a assistente de entortador, depois entortador, e hoje é o chefe de entorte. Me diga uma coisa, o senhor nunca se sentiu atraído para outra função, além do entorte de fresos? Nunca achou que entortar não era bem sua vocação? 

– Nunca, não senhor.

– Pois veja só! O computador nos revela que a sua verdadeira vocação não é o entorte de fresos e sim o bistoque de tronas! O senhor é um bistocador de tronas nato, segundo o computador. Não é fantástico? E ainda tem gente que critica a tecnologia. O senhor era um homem deslocado no entorte de fresos e não sabia. Se não fosse o teste, nunca ficaria sabendo. Claro que essa situação vai ser corrigida. O senhor, a partir deste minuto, deixa de entortar.

– Sim, senhor.

– Só tem uma coisa, Senhor Pacheco. Nossa firma não trabalha com tronas. Pensando bem, ninguém trabalha com tronas, hoje em dia.

– Olha, tanto faz. Eu estou perfeitamente satisfeito no entorte e faltam só vinte anos pra me aposentar...

– Então a firma gasta um dinheirão para descobrir a sua verdadeira vocação e o senhor quer jogá-la fora? Reconheço que o senhor tem sido um chefe de entorte perfeito. Aliás, o computador não descobriu ninguém com aptidão para o entorte. Vai ser um problema substituí-lo. Mas não podemos contestar a tecnologia. O senhor está despedido. Por favor, mande entrar o seguinte e passe bem.

FATEC 2014.1 - QUESTÃO 51
Assinale a alternativa em que a afirmação sobre o texto está corretamente associada ao trecho selecionado.

(A) O Senhor Pacheco ascendeu na empresa trabalhando no mesmo departamento:
– Os dez mil testes foram submetidos a um computador, e os resultados estão aqui.

(B) O computador organizou os dados alfabéticos de forma rápida e acurada:
Este computador é de última geração. Nunca erra.

(C) O chefe não é pessoa criteriosa, pois considera o computador infalível:
Vai ser um problema substituí-lo. Mas não podemos contestar a tecnologia.

(D) O Senhor Pacheco sempre omitiu o desejo de mudar para outra seção:
O senhor era um homem deslocado no entorte de fresos e não sabia.

(E) O patrão não sabe aferir a dedicação do funcionário à empresa:
Reconheço que o senhor tem sido um chefe de entorte perfeito.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 52
O leitor pode identificar as personagens porque, entre outros recursos, empregou-se o discurso

(A) direto, já que o narrador, embora interfira no enredo, permite que as personagens expressem-se com liberdade.

(B) direto, pois as personagens interagem exteriorizando suas reações e pontos de vista diante dos acontecimentos.

(C) indireto, pois o relato, feito pelo narrador, remete a eventos iniciados e concluídos, no passado, pelas personagens.

(D) indireto, já que a presença do narrador é essencial à organização da sequência de ações que envolve as personagens.

(E) indireto livre, visto que o chefe e o funcionário, embora hesitantes no início, terminam convictos de que a tecnologia é incontestável.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 53
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre o trecho selecionado do texto.

(A) – Bom dia, Senhor Pacheco. Sente-se, por favor. (1º parágrafo): usa-se o imperativo, pois esse modo verbal é característico da linguagem literária.

(B) – Mas o meu nome começa com P. (4º parágrafo): a conjunção mas expressa ideia de conclusão.

(C) Vejo aqui pela sua ficha que o senhor está conosco há vinte e oito anos. (7º parágrafo): de acordo com a gramática normativa, a forma verbal há pode ser substituída por fazem.

(D) Me diga uma coisa, o senhor nunca se sentiu atraído para outra função... (9º parágrafo): a colocação do pronome oblíquo me na oração é considerada marca de linguagem falada.

(E) – Então a firma gasta um dinheirão para descobrir a sua verdadeira vocação e o senhor quer jogá-la fora? (último parágrafo): de acordo com a gramática normativa, a expressão jogá-la pode ser substituída no texto por jogar-lhe.


FATEC 2014.1 - QUESTÃO 54
Considere o trecho a seguir.

Haviam _______ ao conhecimento do chefe os resultados dos testes de aptidão que os psicomputocratas ______-se a aplicar aos funcionários, visto que _____ à empresa manter-se atualizada. Os testes foram submetidos a um computador, e este forneceu resultados que _____ informações sobre os funcionários.

De acordo com a gramática normativa, o trecho deve ser preenchido, respectivamente, por

(A) chegado ... propuseram ... convém ... contêm.

(B) chegado ... propuseram ... convêm ... contém.

(C) chegado ... proporam ... convêm ... contêm.

(D) chego ... proporam ... convém ... contém.

(E) chego ... propuseram ... convém ... contém.


Redação

Texto 1

Uma pesquisa da União Europeia, realizada com países que lideram as maiores economias do mundo, colocou o Brasil como um dos países com maior tendência para o empreendedorismo.

A pesquisa, de julho de 2012, apontou que 63% dos brasileiros preferem trabalhar em um negócio próprio.

O índice dos que preferem trabalhar como empregados ficou em 33%. O resultado deixou o Brasil em segundo lugar entre as nações pesquisadas.

Renato Fonseca, gerente do Sebrae-SP, afirma que nosso país passou por uma mudança na motivação dos empreendedores, indo da necessidade de sobrevivência para a identificação de uma oportunidade. “O que norteia a abertura de empresa no Brasil hoje é a oportunidade. O empreendedorismo por necessidade é frágil”, afirma.
(Daniel Tremel, Folha de S. Paulo, 14.01.2013. Adaptado)

Texto 2

Quantas vezes alguém teve vontade de largar seu emprego? Nestes momentos, a primeira coisa que vem à mente dessa pessoa é: “vou deixar o emprego nessa empresa e vou partir para o meu negócio próprio, daí não precisarei mais dar satisfação para ninguém e serei dono do meu próprio nariz”.

Porém, uma decisão por impulso leva o indivíduo a desconsiderar vários aspectos importantes, que podem fazer com que se tome uma decisão errada.

Muitos erram já em um primeiro momento, quando decidem investir em algo para o qual não estão preparados e que pode exigir muito mais de sua capacidade. Na sequência, onde ele irá se instalar, qual estrutura terá, com quem irá se associar, onde captar recursos financeiros adicionais etc. E com o negócio já em andamento, surgem outras dificuldades...

Aí bate a saudade dos tempos em que essa pessoa trabalhava para uma empresa. Lá o seu salário era depositado todo final de mês, tinha plano de saúde, férias, bonificações e nem precisava trabalhar tanto. “Eu era feliz e não sabia...”

Portanto, se alguém estiver pensando em se tornar um empreendedor, deve avaliar com cuidado todos os detalhes e exigências do novo empreendimento. Só valerá a pena se essa pessoa se sentir muito preparada para enfrentar todas as situações que poderão surgir no seu caminho.
(Nelson Fukuyama. Disponível em: www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/nelson-fukuyama/vale-a-pena-largar-o-seu-emprego-e-ter-um-negocio-proprio Acesso em:
27.08.2013. Adaptado)

Após a leitura dos textos 1 e 2, elabore uma dissertação, de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa, sobre o tema:

Vida profissional: ter um negócio próprio ou trabalhar como empregado de uma empresa? 

Instruções

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

2. Não copie trechos dos textos selecionados.

3. Organize seu texto obrigatoriamente em parágrafos.

4. Dê um título à sua redação.

5. Apresente a versão definitiva da redação escrita a tinta e na folha específica.


COMENTÁRIOS

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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas 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consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2014.1 com Gabarito
Prova FATEC 2014.1 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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