Prova FATEC 2016.2 com Gabarito

Prova FATEC 2016.2 com Gabarito Multidisciplinar Leia o texto para responder às questões de números 01 a 09.  Viagem sem volta a Marte Duze...
FATEC

Prova FATEC 2016.2 com Gabarito

Multidisciplinar

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 09. 

Viagem sem volta a Marte

Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.

A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.

Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e à microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.

O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.

Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”
<http://tinyurl.com/zp6l8lq> Acesso em: 27.02.2016. Adaptado.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 01
O Sistema de Coordenadas Geográficas é definido por linhas imaginárias, que têm como objetivo localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.

No Planeta Marte, um sistema semelhante ao descrito

(A) pode ser utilizado, uma vez que esse planeta é o maior do sistema solar e o que possui a maior massa.

(B) pode ser utilizado, pois esse planeta possui formato aproximadamente esférico, assim como a Terra.

(C) não pode ser utilizado, por causa da existência de um intenso campo gravitacional ao seu redor.

(D) não pode ser utilizado, já que sua composição atmosférica é diferente da composição encontrada na Terra.

(E) não pode ser utilizado, haja vista que esse sistema só pode ser aplicado em um planeta que apresente hidrosfera semelhante à terrestre.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 02
Suponha que para a expedição a Marte foram selecionados 4 candidatos dos Estados Unidos, 3 da Índia, 2 da China, 1 do Brasil e 1 da Grã-Bretanha. Deseja-se escolher um único candidato de cada país mencionado, totalizando 5 expedicionários em um grupo.

O total de grupos de expedicionários que se pode formar, sob essas condições, é igual a

(A) 11.

(B) 12.

(C) 24.

(D) 25.

(E) 26.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 03
De acordo com o texto, quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado uma quantidade de oxigênio, O2, correspondente a

(A) 120 mols.

(B) 375 mols.

(C) 750 mols.

(D) 3 750 mols.

(E) 7 500 mols.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa em que o período “Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos.” está gramaticalmente correto e sem alteração do sentido original do texto.

(A) Como a equipe demonstrara constante otimismo, a missão obviamente apresentaria riscos.

(B) Caso a equipe demonstrasse constante otimismo, a missão obviamente apresentará riscos.

(C) Apesar de a equipe demonstrar constante otimismo, a missão obviamente apresenta riscos.

(D) Mesmo que a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente apresentou riscos.

(E) No caso de a equipe demonstrar constante otimismo, a missão obviamente apresentará riscos.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 05
Considere que essa viagem da Terra a Marte tem duração de 210 dias terrestres. Sabe-se que um ano marciano equivale a 687 dias terrestres. Uma expedição a Marte sairá da Terra daqui a exatos seis anos terrestres.

O total de anos marcianos para que essa expedição chegue a Marte é, aproximadamente, igual a

(A) 1,5.

(B) 2,0.

(C) 2,5.

(D) 3,0.

(E) 3,5.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 06
De acordo com o texto, uma das maiores preocupações em viagens como as do projeto Mars One é o nível de radiação, que eleva a probabilidade de surgimento de câncer. Cânceres são doenças em que células se multiplicam de forma descontrolada.

Os processos conhecidos de divisão celular são os de meiose e mitose. Diferentemente do que ocorre na mitose, na meiose há a formação de gametas, incapazes de se duplicarem.

A doença descrita ocorre porque a radiação afeta

(A) a meiose.

(B) a mitose II.

(C) a meiose II e a mitose.

(D) a meiose II.

(E) a mitose.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 07
O texto cita o termo radiação nos trechos: “radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares” e “absorção de 330 milisierverts de radiação no organismo”. O texto não está fazendo alusão às emissões de partículas, mas sim às ondas eletromagnéticas.

É correto afirmar que essas ondas

(A) propagam-se, independentemente do meio, de maneira transversal quanto ao modo de vibração.

(B) propagam-se, dependendo do meio, de maneira longitudinal quanto ao modo de vibração.

(C) possuem velocidade de propagação menor que a velocidade do som no ar.

(D) estão diretamente relacionadas ao Planeta Vermelho, emissor constante de radiação danosa.

(E) têm os espectros luminosos, nas faixas ultravioleta e infravermelha, como únicos responsáveis por essa radiação.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 08
A expressão One Way, em One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), desempenha a função de um

(A) verbo, demonstrando que o astronauta não pode voltar.

(B) preposição, conectando dois elementos na frase.

(C) adjetivo, modificando o substantivo astronauta.

(D) advérbio, relacionando-se com o verbo voltar.

(E) conjunção, conectando duas orações.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 09
Bas Lansdorp, um dos envolvidos com o projeto Mars One, faz referência ao espetáculo midiático da chegada do homem à Lua. O fato, ocorrido em 20 de julho de 1969, foi transmitido ao mundo inteiro pela televisão.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o contexto histórico e político da chegada do homem à Lua.

(A) Os Estados Unidos se lançaram na corrida espacial em busca de petróleo, minério de ferro e carvão para iniciar o seu processo de industrialização.

(B) A corrida espacial, travada entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, é um dos capítulos da Guerra Fria, período pós-Segunda Guerra Mundial, em que as duas potências rivalizaram pela hegemonia mundial.

(C) Em virtude das mudanças climáticas, os Estados Unidos passaram a procurar locais alternativos para a sobrevivência da espécie humana, sendo a missão para a Lua o primeiro passo desse processo, e o projeto Mars One, o mais recente.

(D) A chegada do homem à Lua foi o último estágio do processo de conquista do espaço, iniciado pelos Estados Unidos e continuado pelas potências latino-americanas, que conquistaram poderio econômico e militar no interior do bloco socialista.

(E) Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos utilizaram uma estratégia de mídia para confundir os seus adversários da antiga União Soviética, gravando em estúdio as cenas da chegada do homem à Lua, que foram transmitidas pela televisão.


Raciocínio Lógico

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 10
Considere o diagrama de Euler-Venn da figura.

fatec

 No diagrama, tem-se que:

• U: representa o conjunto dos alunos da Fatec São Paulo;

• M: conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que cursam Tecnologia de Materiais;

• F: conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que participam do curso de reforço de Física Aplicada;

• S: conjunto dos alunos do curso de Tecnologia de 

Materiais da Fatec São Paulo que estão no segundo semestre.

Assim sendo, conclui-se que a região sombreada representa o conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que, de modo inequívoco, são caracterizados como

(A) alunos de Tecnologia de Materiais ou que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que não estão no segundo semestre.

(B) alunos de Tecnologia de Materiais ou que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que estão no segundo semestre.

(C) alunos de Tecnologia de Materiais e que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que estão no segundo semestre.

(D) alunos de Tecnologia de Materiais e que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que não estão no segundo semestre.

(E) alunos de Tecnologia de Materiais e que não participam do curso de reforço de Física Aplicada, ou que não estão no segundo semestre.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 11
Uma artesã confeccionou um certo tipo de pulseira da seguinte forma:

• utililizou círculos de mesmo raio;

• recortou cada círculo em oito setores circulares, congruentes entre si; e

• montou a pulseira dispondo, lado a lado, alguns dos setores circulares obtidos, conforme a figura.

fatec

Para montar uma única pulseira exatamente igual à da figura são necessários N círculos, sendo N um número natural.

Nessas condições, o valor mínimo de N é

(A) 3.

(B) 4.

(C) 5.

(D) 6.

(E) 7.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 12
Considerando que x = 9, y = 12 e z = 15, assinale a alternativa que apresenta uma expressão cujo valor lógico é verdadeiro.

(A) (4y + 2z < 8x) ou (3z – 2y = 3x + 5)

(B) (2z = x + y) ou (x + y – z < 5)

(C) (3x – y = z) e (x – y + z ≠ y)

(D) (x + z ≥ y) e (y – z = 3)

(E) (x + y > z) e (xy < xz)


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 13
Em um painel de forma pentagonal foi colocado em cada vértice uma única lâmpada. As lâmpadas foram numeradas consecutivamente de 1 a 5, exatamente conforme a figura.

O circuito elétrico do painel foi instalado sobre uma mesa e testado de modo que, ao ser ligado, as lâmpadas acendem e apagam, sequencialmente, uma de cada vez, obedecendo ao seguinte critério:

• se a lâmpada que é apagada tem um número par, a lâmpada que se acenderá a seguir é a mais próxima no sentido horário;

• se a lâmpada que é apagada tem um número ímpar, a lâmpada que se acenderá a seguir é a segunda mais próxima no sentido horário.

fatec

Considere que o painel é ligado. Se a primeira lâmpada a ser acesa é a de número 4, então a décima lâmpada que se acenderá é a de número

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

(E) 5.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 14
Observe os diagramas, numerados de (I) a (VII). A partir do diagrama (I), os demais obedecem a um padrão sequencial.

fatec

Segundo esse padrão, assinale a alternativa que apresenta um possível diagrama (VII). 

fatec
fatec

História

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 15
Leia o texto.

Para a América espanhola, o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observado com crescente horror tanto por governantes quanto por governados. Os criollos podiam ver agora qual seria o resultado da perda de unidade na metrópole, da perda da calma pelas autoridades e da perda do controle pela classe governante colonial. Com a adoção dessas políticas sociais e raciais, o Haiti foi estigmatizado como inimigo de todos os regimes coloniais e escravistas das Américas, os quais tomaram medidas imediatas para se proteger.
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo: Edusp, 2004. p.69. Adaptado.

O texto faz referência

(A) à crise econômica, provocada pela queda brusca do preço do açúcar no mercado internacional, que levou milhares de haitianos a procurar refúgio nos Estados Unidos.

(B) ao terremoto que atingiu o Haiti na primeira década dos anos 2000, deixando 200 mil mortos, 250 mil feridos e mais de 1,5 milhões de pessoas desabrigadas.

(C) à Revolução Haitiana, movimento conduzido por escravos e ex-escravos contra o exército francês, que culminou na independência do Haiti.

(D) ao aumento expressivo de imigrantes haitianos na cidade de São Paulo e o consequente aumento dos casos de discriminação e racismo verificados a partir de 1990.

(E) à presença de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), que procuraram garantir a estabilidade política no Haiti após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 16
Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (EI) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos.

Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia

(A) foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de cristianismo, monoteísta, cujo principal culto realizava-se em templos monumentais, na região da Palestina.
 
(B) não construíram templos religiosos que tenham resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor quea religiosidade não era um fator significativo nesse período.

(C) se organizavam de modo a separar a religião da vida pública, permitindo que os cultos religiosos ocorressem em cômodos anexos às edificações residenciais, no âmbito privado.

(D) divinizavam diversos componentes da natureza, como o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a construção de grandes templos.

(E) constituíram a primeira experiência histórica de sociedade igualitária e ateia, na qual todos os membros gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em edifícios públicos construídos com diferentes finalidades.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 17
O principal debate sobre o desenvolvimento econômico travado no Brasil ao longo das décadas de 1940 e de 1950 opôs dois pontos de vista. De um lado, os chamados nacionalistas, que fundaram o movimento “O Petróleo é Nosso” e defendiam que o petróleo encontrado no Brasil deveria ser explorado pelo Estado brasileiro; de outro, opositores a essa campanha defendiam que a exploração deveria ser feita por empresas privadas internacionais, já que o país não dispunha de tecnologia para a prospecção desse recurso natural.

Sobre o movimento de cunho nacionalista citado, é correto afirmar que

(A) perdeu força progressivamente até desaparecer, sufocado pelo golpe de Estado de 1964, sem obter resultados concretos.

(B) culminou com a lei que criou a Petrobrás, aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1953.

(C) aumentou a popularidade das Forças Armadas, contribuindo para a consolidação dos militares de inclinação socialista no poder a partir dos anos 1940.

(D) se fortaleceu a partir da descoberta, em 1935, de jazidas nas camadas mais profundas do Oceano Atlântico, na costa brasileira, conhecidas como pré-sal.

(E) foi derrotado pelos argumentos técnicos de seus opositores e, a partir de 1947, empresas estrangeiras obtiveram permissão para explorar o petróleo na costa brasileira.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 18
Sobre o Iluminismo, movimento filosófico surgido na Europa entre o final do século XVII e início do século XVIII, é correto afirmar que 

(A) valorizava a razão como o único meio confiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos.

(B) buscava revitalizar a fé no cristianismo, enfraquecida pela hegemonia do pensamento científico, que florescera nos últimos séculos do período medieval.

(C) pregava a importância dos sentimentos em detrimento da razão e da religião, caracterizando a legitimidade do Romantismo como expressão humana.

(D) defendia a retomada de ideias e valores característicos da Antiguidade Clássica, como o politeísmo, a estratificação social e a vida urbana.

(E) procurava fortalecer os movimentos sociais das minorias à luz de descobertas científicas que afirmavam a inexistência das raças humanas.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 19
Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg, localizada na atual Alemanha, um documento no qual enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original, que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No século XVI, sua publicação deu início ao processo conhecido como Reforma Protestante.

Entre outros comportamentos, Lutero condenou 

(A) a alfabetização em massa, promovida pelos jesuítas, e a publicação de Bíblias, ações que visavam enfraquecer o papel dos padres e oferecer autonomia religiosa aos católicos.

(B) a permissão dada pela Igreja para a criação de diferentes denominações religiosas (neopentecostais), que acabaram enfraquecendo o poder central do Papa.

(C) o desrespeito ao celibato pelos padres, a cobrança de dízimo, e a comercialização de água benta, relíquias sagradas e indulgências.

(D) a incorporação de práticas pagãs aos ritos católicos, a aceitação de mulheres na celebração das missas e a abolição do celibato para os padres.

(E) a tolerância da Igreja Católica com as práticas religiosas dos indígenas e dos escravizados africanos nas terras americanas recém-descobertas.


Química

Leia o texto para responder às questões de números 20 e 21. 

“Houston, we have a problem”. Ao enviar essa mensagem, em 13 de abril de 1970, o comandante da missão espacial Apollo 13 sabia que sua vida e as dos seus dois companheiros estavam por um fio. Um dos tanques de oxigênio (O2) tinha acabado de explodir. Apesar do perigo iminente dos astronautas ficarem sem O2 para respirar, a principal preocupação da NASA era evitar que a atmosfera da espaçonave ficasse saturada do gás carbônico (CO2), exalado pela própria equipe.  Isso causaria diminuição do pH do sangue da tripulação (acidemia sanguínea), já que o CO2 é um óxido ácido e, em água, ele forma ácido carbônico: CO2 (g) + H2O (l) g H2CO3 (aq).

A acidemia sanguínea deve ser evitada a qualquer custo. Inicialmente, ela leva a pessoa a ficar desorientada e a desmaiar, podendo evoluir até o coma ou mesmo a morte.

Normalmente, a presença de CO2 na atmosfera da nave não é problema, pois existem recipientes, adaptados à ventilação com hidróxido de lítio (LiOH), uma base capaz de absorver esse gás. Nada quimicamente mais sensato: remover um óxido ácido lançando mão de uma base, através de uma reação de neutralização.
<http://tinyurl.com/heb78gk> Acesso em 10.03.2016. Adaptado.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 20
A equação química que representa a reação que ocorre entre o óxido ácido e a base, mencionados no texto é

(A) CO + LiOH g LiC + H2O.

(B) CO + H2CO3 g C2CO3 + H2O.

(C) H2CO3 + 2 LiOH g Li2CO3 + H2O.

(D) CO2 + 2 LiOH g Li2CO3 + H2O.

(E) CO2 + LiOH g LiCO3 + H2O. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 21
O óxido que pode levar a acidemia sanguínea apresenta geometria molecular

(A) linear.

(B) angular.

(C) trigonal.

(D) piramidal.

(E) tetraédrica.


Leia o texto para responder às questões de números 22 e 23.

Ésteres são usados em indústrias de alimentos porque podem atribuir diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.

São compostos orgânicos produzidos por meio das reações entre ácidos carboxílicos e álcoois, denominadas reações de esterificação.

Por exemplo, na obtenção da essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar, reagimos o ácido etanoico com butan-1-ol

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 22
A reação de esterificação é uma reação reversível; portanto, em um sistema fechado, atinge-se o equilíbrio químico.

A produção da essência de maçã-verde pode ser favorecida pelo deslocamento desse equilíbrio por meio

(A) da diminuição da concentração do butan-1-ol.

(B) do aumento da concentração do ácido etanoico.

(C) da adição de um catalisador.

(D) do aumento da temperatura.

(E) do aumento da pressão. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 23
Em reação semelhante à descrita no texto, podemos obter o sabor artificial de pera, etanoato de n-propila.

Para isso, devemos reagir o ácido etanoico com

(A) ácido propanoico.

(B) ácido acético.

(C) propan-1-ol.

(D) metanol.

(E) etanol.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 24
O éster acetato de etila é utilizado na indústria química como solvente e como flavorizante, para conferir sabor artificial de maçã ou pera aos alimentos.

Este composto também pode ser preparado a partir de uma reação de esterificação

Para calcularmos a variação de entalpia da reação, ∆H, podemos aplicar a lei de Hess às equações de combustão dos compostos orgânicos presentes na reação de esterificação, apresentadas a seguir.

I. CH3–CH2–OH (l) + 3 O2 (g) g 2 CO2 (g) + 3 H2O (l) ∆H = – 1 368 kJ

II. CH3COOH (l) + 2 O2 (g) g 2 CO2 (g) + 2 H2O (l) ∆H = – 875 kJ

III. CH3COOCH2CH3 (l) + 5 O2 (g) g 4 CO2 (g) + 4 H2O (l) ∆H = – 2 231 kJ

Aplicando a lei mencionada, a variação de entalpia da reação de esterificação descrita será, em kJ, igual a

(A) – 12.

(B) + 12.

(C) – 1 738.

(D) + 4 474.

(E) – 4 474.


Inglês

Leia a tirinha para responder às questões de números 25 a 29. 

fatec

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 25
No primeiro quadrinho da tirinha, um dos personagens comunica a sua decisão de

(A) desistir de ser agressivo no ambiente de trabalho.

(B) desistir de tomar café, pois a bebida está deixando-o mais agressivo.

(C) se tornar mais agressivo nas suas relações com os seus subalternos.

(D) se tornar mais agressivo, para evitar que os seus concorrentes tenham sucesso.

(E) se tornar mais agressivo, ao colocar nos outros a culpa pela falta de sucesso dele.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 26
No segundo quadrinho da tirinha, o personagem diz que

(A) não deseja mais trabalhar.

(B) o outro é que o mantém no trabalho.

(C) o outro o está impedindo de trabalhar.

(D) gostaria de voltar a trabalhar naquele exato momento.

(E) não consegue trabalhar quando o colega está ausente.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 27
No último quadrinho, conclui-se que, ao dizer I’m not, o personagem

(A) não quer tomar café com o colega.

(B) não está disposto a discutir com o colega.

(C) não está nervoso com a atitude do colega.

(D) não considera o comportamento do colega agressivo.

(E) não pensa que esteja impedindo o colega de trabalhar.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 28
O uso do Present Perfect, no primeiro quadrinho da tirinha (em I’ve decided), pode ser explicado por se tratar de uma ação

(A) que ocorre uma única vez no presente.

(B) que se inicia no passado e termina no passado.

(C) que se inicia no presente e se estende até o futuro.

(D) ocorrida no passado, mas com um resultado importante no presente.

(E) ocorrida no passado, concluída em um momento bem definido ou explícito.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 29
Imagine que você é o personagem do lado esquerdo no último quadrinho da tirinha, e você está reportando ao seu chefe o que o seu colega dissera.

A alternativa que faz uso do Reported Speech corretamente para comunicar a fala do colega é

(A) He said that I don´t have time to stand here and argue with you all day!

(B) He told that I don´t have time to stand here and argue with me all day!

(C) He said he didn’t have time to stand there and argue with me all day.

(D) He told he didn’t have time to stand there and argue with him all day.

(E) I don´t have time to stand here and argue with you all day!


Matemática

Leia o texto que se refere à construção de cidades na América Espanhola no período da colonização para responder às questões de números 30 e 31.

“A construção da cidade começaria sempre pela chamada praça maior. Quando em costa de mar, essa praça ficaria no lugar de desembarque do porto; quando em zona mediterrânea, ao centro da povoação. A forma da praça seria a de um quadrilátero, cuja largura correspondesse pelo menos a dois terços do comprimento, de modo que, em dias de festa, nelas pudessem correr cavalos. Em tamanho, seria proporcional ao número de vizinhos e, tendo-se em conta que as povoações podem aumentar, não mediria menos de duzentos pés de largura por trezentos de comprimento, nem mais de oitocentos pés de comprido por 532 de largo; a mediana e boa proporção seria a de seiscentos pés de comprido por quatrocentos de largo.”
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil – São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 97.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 30
Conforme o texto, a área da praça de uma cidade é diretamente proporcional à sua população. Suponha que a menor praça possível, mencionada no texto, fosse construída para uma população de 1 000 habitantes.

Dessa forma, para que uma cidade tivesse uma praça com a “boa proporção”, sua população deveria ser de

(A) 2 000 habitantes.

(B) 2 500 habitantes.

(C) 3 500 habitantes.

(D) 4 000 habitantes.

(E) 4 500 habitantes. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 31
A razão entre a área da maior praça possível e a área da menor praça possível, mencionadas no texto, nessa ordem, é igual a

fatec


Leia o texto e a tabela para responder às questões de números 32 a 34. 

A mulher trabalha cada vez mais que o homem. Não se trata de opinião ou sentimento, é dado estatisticamente comprovado pelo IBGE. Em uma década, a diferença aumentou em mais uma hora. Em 2004, as mulheres trabalhavam quatro horas a mais que os homens por semana, quando se soma o trabalho realizado fora de casa e os afazeres domésticos. Em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais que a dupla jornada masculina, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que reúne informações de mais de 150 mil lares.
<http://tinyurl.com/jstgbk2> Acesso em: 23.02.2016. Adaptado.

fatec

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 32
Sobre os dados da tabela, comparando os anos de 2004 e 2014, é correto afirmar que

(A) o tempo de trabalho semanal dos homens com afazeres domésticos diminuiu.

(B) o tempo de trabalho semanal dos homens com o trabalho fora de casa diminuiu.

(C) o tempo de trabalho semanal das mulheres com o trabalho fora de casa diminuiu.

(D) o tempo de trabalho semanal das mulheres com o trabalho fora de casa aumentou.

(E) o tempo de trabalho semanal das mulheres com afazeres domésticos aumentou.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 33
Em 2004, o total semanal de horas trabalhadas pelas mulheres (fora de casa e com afazeres domésticos) em relação ao total de horas de uma semana era aproximadamente igual a

(A) 66%.

(B) 50%.

(C) 41%.

(D) 34%.

(E) 29%.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 34
De acordo com o texto, analise o gráfico em que y representa a diferença semanal entre o total de horas trabalhadas por mulheres e o total de horas trabalhadas por homens, em função de x, em anos. Admita que essa função, para o período mencionado, seja polinomial do 1º grau.

fatec

A lei da função f: [0,10] g IR descrita pelo gráfico é 

fatec


Física

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 35
A denominada Zona Econômica Exclusiva (ZEE), cuja responsabilidade de vigilância e segurança é da Marinha Brasileira, estende-se até as 200 milhas marítimas. 

Suponha que uma embarcação suspeita entre irregularmente na ZEE dirigindo-se ao continente. No exato momento em que essa embarcação passa pelo ponto A, com uma velocidade constante de 10 nós, uma embarcação da Marinha Brasileira dirige-se até ela, com uma velocidade constante de 30 nós, passando pelo ponto B, localizado sobre a linha de base.

fatec

Considerando que as embarcações percorrem a trajetória retilínea, que é mostrada na figura e desprezando quaisquer tipos de resistências, podemos afirmar que o encontro se dá em

(A) 200 minutos.

(B) 400 minutos.

(C) 10 horas.

(D) 5 horas.

(E) 1 hora.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 36
Aviões a jato, ao voarem em altitudes aproximadas de 25 mil pés, geram rastros chamados de contrails (ou trilhas de condensação), que nada mais são do que os rastros do ar, ejetados das turbinas das aeronaves.

fatec

A formação desses contrails ocorrem devido

(A) ao choque térmico entre o ar frio (a cerca de –20 °C), que sai da turbina, e o ar à temperatura ambiente (a cerca de 25 °C), atrás da aeronave.

(B) à rápida sucção das nuvens à frente da aeronave, e à rápida ejeção delas para trás do avião.

(C) ao gelo seco, despejado no ar pelo acionamento intencional do piloto.

(D) à rápida sucção de partículas de poeira à frente da aeronave, e à rápida ejeção das mesmas para trás do avião.

(E) ao choque térmico entre o ar quente (a cerca de 300 °C), que sai da turbina, e o ar à temperatura muito baixa (a cerca de –25 °C) atrás da aeronave.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 37
A malha ferroviária europeia é uma das mais antigas e extensas do mundo, com cerca de 260 mil quilômetros. Apesar de toda tecnologia moderna de segurança implantada em toda rede, as companhias ferroviárias ainda adotam um sistema básico de reflexão luminosa nas plataformas. Um espelho é colocado no ponto exato onde o operador (maquinista) para a composição, de modo que ele possa verificar se todos os passageiros embarcaram e desembarcaram. A fim de tornar isso possível, o espelho deve refletir um amplo ângulo de visão, ou seja, maior campo visual.

Para que isso aconteça, as companhias devem utilizar um espelho

(A) plano, com a mesma altura do vagão.

(B) convexo, com um valor alto de vergência em módulo.

(C) côncavo, cuja vergência possui um valor baixo em módulo.

(D) convergente, cuja vergência possui um valor alto e negativo.

(E) divergente, cuja vergência possui um valor alto e positivo.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 38
As bicicletas são meios de transporte alternativos. As pessoas que as utilizam devem seguir algumas normas, tais como uso de capacetes, espelhos retrovisores, campainhas e luzes de sinalização dianteira e traseira (um farol e uma lanterna).

Algumas vezes, as luzes dianteiras são acesas utilizando-se o esforço físico do ciclista nas pedaladas, um dínamo e um diodo emissor de luz (LED) o qual sofre aquecimento.

Na sequência descrita, observamos que ocorrem as transformações de energias mecânica e eletromagnética em luminosa e térmica.

fatec

Suponha que um conjunto ciclista/bicicleta tenha massa igual a 100 kg e que esse ciclista desenvolva, de maneira constante, 2 pedaladas por segundo, sendo que cada pedalada faz com que o conjunto percorra 2 metros em linha reta.
 
Se ocorre uma perda, na forma de energia térmica, equivalente a 10% do total da energia gerada, podemos afirmar que a parcela transformada em energia luminosa é, em joules, de

(A) 2 880.

(B) 1 440.

(C) 720.

(D) 360.

(E) zero. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 39
Ao chegar a uma ladeira, um motorista resolve testar os rolamentos do seu carro. Para isso, utiliza uma técnica que não é recomendada por especialistas em segurança. Ele deixa o carro descer em ponto morto (ou “banguela”), isto é, sem usar quaisquer tipos de freios. Verifica que sua velocidade inicial é de 36 km/h, e que no final da descida, após percorridos os 300 m da ladeira, seu carro atinge a velocidade de 72 km/h.

Assinale a alternativa que apresenta a figura que contém os dados descritos, corretamente, de acordo com a situação apresentada.

fatec

fatec

fatec

fatec


Geografia

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 40
O Paraguai é um país que faz fronteira com o Brasil, com a Argentina e com a Bolívia. Possui uma área de 406 750 km² e conta com aproximadamente 6,6 milhões de habitantes. É exportador de produtos agropecuários e de energia elétrica.

Sobre os aspectos físicos e econômicos do Paraguai, é correto afirmar que

(A) seu clima predominante é o equatorial, facilitando a expansão da cultura de arroz no país.

(B) as planícies ocupam mais da metade do seu território, contribuindo para a atividade pecuária.

(C) seu território é cortado pela Cordilheira dos Andes, um dobramento moderno que contribui para a pobreza de seus solos.

(D) seu principal rio é o Paraguai, um afluente do rio Amazonas, que proporciona ao país uma grande atividade pesqueira.

(E) as florestas boreais, localizadas no norte do país, ajudam a abastecer as indústrias de papel e celulose do Mercosul.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 41
A música Alagados, composta por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro faz parte do repertório da banda Os Paralamas do Sucesso.

Todo dia,
O sol da manhã vem lhes desafiar
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade,
Que tem braços abertos num cartão postal
Com os punhos fechados
Da vida real
Lhes nega oportunidades
Mostra a face dura do mal
Alagados
Trenchtown
Favela da maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
Alagados 

A letra da música cita algumas comunidades carentes. Alagados é uma favela de palafitas, em Salvador, Bahia. Trenchtown, uma das maiores favelas da cidade de Kingston, capital da Jamaica. A Favela da Maré, na verdade, designa um bairro formado por um conjunto de mais  de 15 favelas na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. 

Podemos concluir, corretamente, que a letra da música retrata a

(A) bucólica vida nas comunidades carentes mencionadas, onde as pessoas não param de sonhar com uma palafita ou mesmo um barraco em Trenchtown.

(B) adequada qualidade de vida dos moradores das comunidades carentes mencionadas, proporcionada pelas autoridades citadinas.

(C) precária condição de vida dos moradores das comunidades carentes citadas e a dificuldade de alcançar melhores condições de vida.

(D) transformação das comunidades carentes citadas em pontos turísticos e a consequente aparição das favelas em cartões postais.

(E) esperança de uma vida melhor, que pode ser alcançada por um simples banho de mar ou ao assistir programas de TV. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 42
Na década de 1950, o governo brasileiro incentivou a vinda de indústrias automobilísticas estrangeiras, para que elas produzissem veículos no Brasil.

Inicialmente, o lugar escolhido para a instalação dessas fábricas foi a região do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), no estado de São Paulo, devido à

(A) predominância do trabalho escravo na região.

(B) presença de jazidas de minério de ferro e de alumínio.

(C) existência de uma extensa malha ferroviária e metroviária.

(D) proximidade do porto de Santos e de um grande centro consumidor.

(E) participação dos trabalhadores e do governo do estado na gestão das empresas.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 43
Recentemente, diversas empresas especializadas na fabricação de equipamentos utilizados na captação de energia renovável se instalaram no estado da Bahia. Os investimentos nesse setor alcançam aproximadamente 16 bilhões de reais e a expectativa é que a Bahia supere a marca de um gigawatt distribuído até a metade de 2016.

Tal processo ocorre pois esse estado

(A) investe na expansão da produção de energia solar na região do Pantanal.

(B) precisa ampliar as instalações da termelétrica de Candiota, que abastece Salvador.

(C) tem urgência na finalização da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio São Francisco.

(D) está em atraso com o cronograma de obras da usina nuclear de Caitité, no sertão baiano.

(E) é o segundo maior captador, no Brasil, de energia eólica, cujo aproveitamento encontra-se em vias de ampliação. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 44
Nas décadas de 1960 e 1970, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura passaram por um intenso processo de industrialização e, posteriormente, ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos.

Além de mão de obra abundante e barata, esses lugares se caracterizavam por possuir

(A) pequenas quantidades de matérias-primas e ter a produção industrial voltada para o mercado externo.

(B) reduzida participação estrangeira na produção industrial, assumida por empresas nacionais de capital privado.

(C) grandes reservas de matérias-primas para abastecer as indústrias produtoras de bens de consumo duráveis.

(D) enorme mercado consumidor, que era abastecido por mercadorias produzidas por indústrias estatais latino-americanas.

(E) diversos centros de distribuição de produtos industrializados, que eram fabricados por empresas estatais de capital soviético.


Biologia

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 45
Considere que o desastre ambiental ocorrido em Mariana (MG), em 2015, tenha dividido uma população A de lagartixas em duas populações B e C, isolando-as reprodutivamente durante várias de suas gerações, conforme a figura.

fatec

De acordo com a Teoria Sintética da Evolução, as populações

(A) B e C constituirão uma mesma espécie.

(B) B e C serão extintas, sem deixar descendentes.

(C) B acasalará com C, formando uma única nova espécie.

(D) B e C constituirão duas novas espécies, desde que o fluxo gênico presente em A permaneça interrompido.

(E) B e C continuarão sendo da mesma espécie de A, mantendo o fenótipo que tinham antes do desastre.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 46
Considere o cladograma e o texto para responder à questão. 


O planeta vem sofrendo alterações no clima causadas pela atuação humana nos ambientes (mudanças climáticas globais, ou MCG), que podem interferir na temperatura dos ecossistemas e, consequentemente, na sobrevivência de muitas espécies. Algumas espécies têm maior tolerância às variações externas de temperatura. A capacidade de termorregulação de alguns animais se relaciona ao número de ventrículos em seus corações.

Desse modo, assinale a alternativa que explica adequadamente uma das ameaças trazidas pelas MCG à integridade das espécies.

(A) Dado que todos os Squamata possuem apenas um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam especialmente ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a ectotermia.

(B) Dado que todos os Reptilia possuem apenas um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam especialmente ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a ectotermia.

(C) Dado que todos os Mammalia possuem apenas um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam pouco ameaçados  pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a endotermia.

(D) Dado que todos os Amniota possuem um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam pouco ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a ectotermia.

(E) Dado que todos os Testudines possuem dois ventrículos cardíacos, conclui-se que eles seriam especialmente ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a endotermia. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 47
A fenilcetonúria é uma enfermidade genética autossômica recessiva que gera acúmulo do aminoácido fenilalanina, trazendo prejuízos ao organismo. Imagine que, a fim de amenizar os efeitos da doença, uma empresa farmacêutica lance no mercado um medicamento chamado “Ex-EIM”. Esse produto afetaria o metabolismo das células somáticas, diminuindo a concentração corporal de fenilalanina.

Escolha a alternativa que apresenta uma propaganda que divulgue corretamente a eficácia biológica do suposto medicamento.

(A) O “Ex-EIM” é o futuro de seus filhos. Ele garante que você, gestante, tenha bebês sem aminoácidos no sangue!

(B) O “Ex-EIM” mostrou-se eficaz nos testes, estimulando a síntese de proteínas a partir das moléculas de fenilalanina.

(C) Com o “Ex-EIM”, um casal portador de fenilcetonúria reduzirá a probabilidade de que seus filhos também portem essa doença.

(D) Os especialistas dizem: o “Ex-EIM” tem eficácia comprovada porque estimula a síntese de lipídios.

(E) Ligando já, ganhe um desconto na compra do “Ex-EIM”, o único que torna os seus genes dominantes.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 48
Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a existência e perpetuação de formas de vida conhecidas. Dentre esses ciclos, cinco deles apresentam maior fluxo de matéria e seus elementos integram mais de 95% da massa que constitui os seres vivos.

Esses ciclos são os

(A) da água, do oxigênio, do cálcio, do enxofre e do césio.

(B) da água, do carbono, do nitrogênio, do fósforo e do enxofre.

(C) do hidrogênio, do hélio, do oxigênio, do nitrogênio e do enxofre.

(D) da água, do hidrogênio, do carbono, do fósforo e do césio.

(E) do hélio, do lítio, do berílio, do boro e do carbono. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 49
As vacinas são um valioso recurso no combate às doenças infecto-contagiosas, promovendo a produção de anticorpos nos organismos que as recebem. É inegável o efeito positivo das campanhas de vacinação para a saúde pública. 

No entanto, algumas pessoas apresentam o que se convencionou chamar de febre amarela vacinal, quadro em que os sintomas da doença se manifestam quando a vacina é aplicada em situações que não são as recomendadas.

Nesse caso, a febre amarela vacinal se manifesta porque a vacina é

(A) incapaz de neutralizar o sistema imunológico dos pacientes.

(B) incapaz de atacar as bactérias parasitas.

(C) preparada com anticorpos produzidos pelos vírus.

(D) aplicada em pessoas que já tiveram febre amarela.

(E) aplicada em pessoas com o sistema imunológico debilitado.


Português
Leia o trecho do texto Queda que as mulheres têm para os tolos, de Machado de Assis, para responder às questões 50 a 52. 

O homem de espírito é o menos hábil para escrever a uma mulher.

Quando se arrisca a escrever uma carta, sente dificuldades incríveis. Desprezando o vasconço da galanteria, não sabe como se há de fazer entender. Quer ser reservado e parece frio; quer dizer o que espera e indica receio; confessa que nada tem para agradar, e é apanhado pela palavra. Comete o crime de não ser comum ou vulgar. As suas cartas saem do coração e não da cabeça; têm o estilo simples, claro e límpido, contendo apenas alguns detalhes tocantes. Mas é exatamente o que faz com que elas não sejam lidas, nem compreendidas. São cartas decentes, quando as pedem estúpidas.

O tolo é fortíssimo em correspondência amorosa, e tem consciência disso. Longe de recuar diante da remessa de uma carta, é muitas vezes por aí que ele começa. Tem uma coleção de cartas prontas para todos os graus de paixão. Alega nelas em linguagem brusca o ardor de sua chama; a cada palavra repete: meu anjo, eu vos adoro. As suas fórmulas são enfáticas e chatas; nada que indique uma personalidade. Não faz suspeitar excentricidade ou poesia; é quanto basta; é medíocre e ridículo, tanto melhor. Efetivamente o estranho que ler as suas missivas nada tem a dizer; na mocidade o pai da menina escrevia assim; a própria menina não esperava outra coisa. Todos estão satisfeitos, até os amigos. Que querem mais?
<http://tinyurl.com/js7dblq> Acesso em: 02.02.2016.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 50
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

(A) O homem de espírito comunica-se facilmente com a alma da mulher amada.

(B) O homem tolo organiza as ideias com fórmulas expressivas e maçantes.

(C) O homem tolo quer dizer o que espera e indica receio.

(D) O homem tolo é inábil para escrever correspondência amorosa.

(E) O homem de espírito utiliza vocabulário eclesiástico.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 51
O Professor Alfredo Bosi argumenta que “O que se tem até hoje como consenso é a qualificação da perspectiva de Machado de Assis por meio de epítetos negativos: cética, relativista, irônica, sarcástica, pessimista, demoníaca. Os leitores sensíveis compensam a negatividade da impressão geral com atributos de atenuação que, afinal, sempre remetem ao fundo escuro: estilo diplomático, contido, medido, civilizado, mediador. Um olhar que morde e assopra”.
 <http://tinyurl.com/zvasqko> Acesso em: 09.03.2016. Adaptado.

Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o texto de Machado de Assis e o de Alfredo Bosi.

(A) O texto de Machado de Assis apresenta uma visão demoníaca, pois descreve a infidelidade do homem de espírito.

(B) A verve irônica apontada por Bosi não é notada no texto de Machado, que apresenta um tom exclusivamente romântico.

(C) Bosi é cético em relação a Machado, pois ele duvida da qualidade literária do escritor fluminense.

(D) O texto de Machado faz uso de sarcasmo e ironia para comparar o homem tolo e o de espírito.

(E) O estilo de Bosi é mais diplomático que o de Machado, pois o primeiro tem maior repertório linguístico.


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 52
Assinale a alternativa que apresenta uma relação de subordinação entre as orações do período.

(A) Quando se arrisca a escrever uma carta, sente dificuldades incríveis.

(B) Quer ser reservado e parece frio; (...)

(C) Comete o crime de não ser comum ou vulgar.

(D) As suas cartas saem do coração e não da cabeça; (...)

(E) O tolo é fortíssimo em correspondência amorosa, e tem consciência disso.


Leia o texto para responder às questões 53 e 54. 

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, voltou a elogiar a atuação do governo brasileiro para o enfrentamento ao vírus Zika. Durante entrevista coletiva, após visitar as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, Chan ressaltou a articulação dos três níveis governamentais com a sociedade civil, que será essencial para o combate eficiente e rápido aos mosquitos Aedes aegypti.

Em relação ao crescimento inusitado de casos de microcefalia constatados no Brasil, Margaret Chan disse que as evidências coletadas pelas autoridades brasileiras apontam o vírus Zika como causa. “Até que possamos provar o contrário, temos afirmado que o vírus Zika é o culpado”, afirmou a diretora-geral da OMS.
<http://tinyurl.com/zdl6zls> Acesso em: 08.03.2016. Adaptado.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 53
No trecho “após visitar as instalações”, o verbo visitar exige como complemento um

(A) objeto direto, pois não necessita de preposição.

(B) objeto direto, pois requer um objeto abstrato.

(C) objeto direto e indireto, pois precisa de flexibilidade.

(D) objeto indireto, pois exige preposição.

(E) objeto indireto, pois exige conjunção. 


FATEC 2016.1 - QUESTÃO 54
De acordo com a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, o essencial para o combate eficiente e rápido aos mosquitos Aedes aegypti será

(A) a evidência, coletada pelas autoridades brasileiras, apontando o vírus Zika como agente causador do crescimento inusitado de casos de microcefalia.

(B) a coordenação de esforços internacionais em busca de objetivos relacionados a políticas públicas.

(C) a reunião com apoiadores de setores diversos para conseguir uma ampla mobilização.

(D) a facilidade da diretora em conseguir uma maior colaboração internacional.

(E) a articulação dos três níveis governamentais com a sociedade civil.


Redação

Produção de Texto 

Texto 1

Nos últimos anos, acompanhamos um considerável crescimento na fundação e proliferação dos cursos de graduação tecnológica. Esses cursos possuem rápida duração, prometem foco em aspectos técnicos e práticos, custos menores em relação aos tradicionais cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) e maior objetividade, sendo adequados para a atual situação e exigências do mercado.
<http://tinyurl.com/z77lmms> Acesso em: 07.03.2016. Adaptado.

Texto 2

O novo profissional, autônomo, colaborativo, versátil, empreendedor, conhecedor de suas próprias vontades e conectado, é o que o mercado começa a demandar. O modelo tradicional de trabalho, que foi sonho de consumo de todo jovem egresso da faculdade nas últimas duas décadas, está ficando para trás. É a maior transformação desde que a Revolução Industrial, no século XVIII, mandou milhares de pessoas para as linhas de produção.
<http://tinyurl.com/hogbwdc> Acesso em: 07.03.2016. Adaptado.

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: A atuação do tecnólogo no atual mercado de trabalho.

Orientações

•  Narração: explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar.

• Dissertação: selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

Ao elaborar seu texto:

º não o redija em versos;

º organize-o em parágrafos;

º empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;

º não copie os textos apresentados na coletânea;

º utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e

º é aconselhável que faça um rascunho antes de passar para a folha de redação.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2016.2 com Gabarito
Prova FATEC 2016.2 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s16000/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2016-2-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2016-2-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo