Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego)

ENADE 2013  -  QUESTÃO 33 Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaud...
ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.

Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

A) estimular o uso de recursos tecnológicos durante a terapia com o paciente, pois a relação entre a forma, o método e o conteúdo usado no AEE para o desenvolvimento da aprendizagem independe das interações vivenciadas pelo paciente nas suas demais relações sociais.

B) participar do projeto político-pedagógico do AEE, apoiando os profissionais da educação, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem como apoio, incentivando atividades adequadas de acordo com as necessidades educacionais do paciente.

C) auxiliar o professor no papel de mediador, por intermédio de um planejamento individualizado, que atenda as necessidades, habilidades e interesses do paciente, orientando-o em relação ao uso de práticas clínicas fonoaudiológicas a serem associadas à prática pedagógica.

D) orientar acerca da restrição do uso de recursos tecnológicos que tenham como objetivo a estimulação dos sistemas sensoriais auditivo e visual na prática pedagógica pelas características clínicas apresentadas pelo paciente.

E) ofertar aos pais e familiares um apoio intensivo, desenvolvendo atividades adequadas às necessidades do paciente, para que, de forma gradativa e segura, eles possam se tornar especialistas nos cuidados com o paciente.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
B) participar do projeto político-pedagógico do AEE, apoiando os profissionais da educação, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem como apoio, incentivando atividades adequadas de acordo com as necessidades educacionais do paciente.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo