No Brasil, o regime de metas de inflação foi instituído pelo Decreto n.º 3.088, de 2 de julho de 1999

ENADE 2012  -  QUESTÃO 34 No Brasil, o regime de metas de inflação foi instituído pelo Decreto n.º 3.088, de 2 de julho de 1999, após a adoç...
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
No Brasil, o regime de metas de inflação foi instituído pelo Decreto n.º 3.088, de 2 de julho de 1999, após a adoção do regime de câmbio flutuante, em janeiro daquele ano. Desde sua adoção até 2005, a política monetária foi consideravelmente restritiva: a Selic foi mantida em níveis muito elevados, principalmente se comparada com as taxas de juros internacionais.

Nesse período, o PIB apresentou taxa média de crescimento de apenas 2,3% a.a. e, entre os anos de 1999 e 2003, os preços administrados acumularam variação de 93%, muito acima da inflação medida pelo IPCA, acumulada em 53% no mesmo período.

A partir de 1999, tornou-se claro o efeito perverso da política monetária sobre as contas públicas, ou seja, como o pagamento de juros era muito alto, verificaram-se deficits nominais superiores a 3,5% do PIB, a despeito dos elevados superavits primários, cuja média foi de quase 4% do PIB. Isso ocorreu devido à elevada participação das Letras Financeiras do Tesouro (LFTs - indexadas à Selic) na dívida pública, cerca de 50%.

Assim, a manutenção da Selic em níveis elevados resultou em custo financeiro igualmente elevado: a despesa com juros da dívida foi em média 8,1% do PIB, de 1999 a 2005.
DE CARVALHO, F. J. C. et al. Economia monetária e financeira: teoria e política.
Rio de Janeiro: Campus, 2 ed., 2007 (adaptado).

Considerando as consequências do caráter restritivo da política monetária anti-inflacionária adotada no Brasil e descritas no texto, avalie as afirmações abaixo.

I. De 1999 a 2005, a política monetária restritiva e a apreciação da taxa nominal de câmbio reduziram a eficácia do único instrumento utilizado no país para estabilizar preços: a taxa de juros.

II. De 1999 a 2005, a alta participação das LFTs na dívida pública dificultou a queda da taxa de juros.

III. De 1999 a 2003, a indexação de parte do IPCA aos preços administrados, que respondem por, aproximadamente, 30% de sua composição, tornou evidente que parcela considerável da inflação estava fora do alcance da política de juros do Banco Central do Brasil.

IV. De 1999 a 2003, as informações sobre inflação demonstram que, para assegurar o cumprimento das metas de inflação, é necessário que os preços livres – determinados pelas condições de oferta e demanda – sejam excessivamente represados para compensar a forte pressão exercida pelos preços administrados sobre o IPCA.

É) correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
E) II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo