Prova FUVEST 2010 com Gabarito

FUVEST

Prova FUVEST 2010 com Gabarito

FUVEST 2010 - QUESTÃO 01
“Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.”
Relatório da Organização das Nações Unidas para a
Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que

a) a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.

b) a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial.

c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.

d) as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.

e) o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.

GABARITO. c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 02
O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.

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Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:

I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.

II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.

III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.

Está correto o que se afirma somente em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

GABARITO. a) I.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 03
Observe a gravura e considere as afirmações.

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 I. Pentágonos regulares congruentes podem substituir os hexágonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposição. 

II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza.

III. A sequência de espécies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde à do processo evolutivo na biosfera.

Está correto o que se afirma somente em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III. 

GABARITO. b) II.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 04
A magnitude de um terremoto na escala Richter é proporcional ao logaritmo, na base 10, da energia liberada pelo abalo sísmico. Analogamente, o pH de uma solução aquosa é dado pelo logaritmo, na base 10, do inverso da concentração de íons H+.

Considere as seguintes afirmações:

I. O uso do logaritmo nas escalas mencionadas justificase pelas variações exponenciais das grandezas envolvidas.

II. A concentração de íons H+ de uma solução ácida com pH 4 é 10 mil vezes maior que a de uma solução alcalina com pH 8.

III. Um abalo sísmico de magnitude 6 na escala Richter libera duas vezes mais energia que outro, de magnitude 3.

Está correto o que se afirma somente em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III. 

GABARITO. d) I e II.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 05
O avanço científico-tecnológico permitiu identificar e dimensionar partículas e sistemas microscópicos e submicroscópicos fundamentais para o entendimento de fenômenos naturais macroscópicos. Desse modo, tornouse possível ordenar, em função das dimensões, entidades como cromossomo (C), gene (G), molécula de água (M), núcleo do hidrogênio (N) e partícula alfa (P).

Assinale a alternativa que apresenta essas entidades em ordem crescente de tamanho.

a) N, P, M, G, C.

b) P, N, M, G, C.

c) N, M, P, G, C.

d) N, P, M, C, G.

e) P, M, G, N, C.

GABARITO. a) N, P, M, G, C.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 06
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A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do polo astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do polo astronômico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico Sul apontando para o polo astronômico Sul, seria correto afirmar que

a) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo.

b) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.

c) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do hemisfério norte.

d) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.

e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.  

GABARITO. e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.  

FUVEST 2010 - QUESTÃO 07
Uma maneira de compreender a distribuição temporal de fenômenos ocorridos em longos períodos é situá-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhões de anos da Terra para esse ano, a formação do planeta teria ocorrido em 1º  de janeiro, o surgimento do oxigênio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificação da vida macroscópica a partir de 15 de novembro e o início da separação da Pangea em 13 de dezembro.

Considere os seguintes eventos:

Evento 1. Surgimento do Homo sapiens.
Evento 2. Revolução agrícola do Neolítico.
Evento 3. Declínio do Império Romano.
Evento 4. A colonização da América pelos europeus.

A partir das informações do texto, é correto situar os referidos eventos no mês de dezembro desse ano, no(s) dia(s)

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GABARITO

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FUVEST 2010 - QUESTÃO 08
A chamada Lei do Agrotóxico (nº 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”. Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico”

a) precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição.

b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”.

c) precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos.

d) exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto à inocuidade e ao mau uso dos produtos.

e) precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação.

GABARITO. b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 09
A Gripe A, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), tem sido relacionada com a Gripe Espanhola, pandemia ocorrida entre 1918 e 1919. No genoma do vírus Influenza A, há dois genes que codificam proteínas de superfície, chamadas de Hemaglutinina (H) e Neuraminidase (N), das quais existem, respectivamente, 16 e 9 tipos.

Com base nessas informações, analise as afirmações:

I. O número de combinações de proteínas de superfície do vírus Influenza A é 25, o que dificulta a produção de medicamentos antivirais específicos.

II. Tanto na época atual quanto na da Gripe Espanhola, as viagens transoceânicas contribuíram para a disseminação do vírus pelo mundo.

III. O sistema imunológico do indivíduo reconhece segmentos das proteínas de superfície do vírus para combatê-lo.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente.

b) I e II, somente.

c) I e III, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III. 

GABARITO. d) II e III, somente.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 10
Cesarismo/cesarista são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder

a) teocrático.

b) democrático.

c) aristocrático.

d) burocrático.

e) autocrático.

GABARITO. e) autocrático.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 11
“A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].”
Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952.

Esta frase sobre o feudalismo trata

a) da vassalagem.

b) do colonato.

c) do comitatus.

d) da servidão.

e) da guilda. 

GABARITO. d) da servidão.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 12
Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que

a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.

b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.

c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.

d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.

e) formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.

GABARITO. c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 13
“E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moeda para os reinos estranhos e a menor quantidade é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil...”
João Antonil. Cultura e opulência do Brasil
por suas drogas e minas, 1711.

Esta frase indica que as riquezas minerais da colônia

a) produziram ruptura nas relações entre Brasil e Portugal.

b) foram utilizadas, em grande parte, para o cumprimento do Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra.

c) prestaram-se, exclusivamente, aos interesses mercantilistas da França, da Inglaterra e da Alemanha.

d) foram desviadas, majoritariamente, para a Europa por meio do contrabando na região do rio da Prata.

e) possibilitaram os acordos com a Holanda que asseguraram a importação de escravos africanos.

GABARITO. b) foram utilizadas, em grande parte, para o cumprimento do Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 14
Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,

a) o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.

b) o redirecionamento da economia colonial, para valorizar a indústria em detrimento da agricultura de exportação.

c) a promulgação de medidas políticas, levando à separação entre a Igreja Católica e a Coroa.

d) a reestruturação das tradicionais comunidades indígenas, visando instituir a propriedade privada.

e) a decretação de medidas excepcionais, permitindo a escravização dos africanos e, também, a dos indígenas. 

GABARITO. a) o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 15
“Eis que uma revolução, proclamando um governoabsolutamente independente da sujeição à corte do Rio de Janeiro, rebentou em Pernambuco, em março de 1817. É um assunto para o nosso ânimo tão pouco simpático que, se nos fora permitido [colocar] sobre ele um véu, o deixaríamos fora do quadro que nos propusemos tratar.”
F. A. Varnhagen. História geral do Brasil, 1854.

O texto trata da Revolução pernambucana de 1817. Com relação a esse acontecimento é possível afirmar que os insurgentes

a) pretendiam a separação de Pernambuco do restante do reino, impondo a expulsão dos portugueses desse território.

b) contaram com a ativa participação de homens negros, pondo em risco a manutenção da escravidão na região.

c) dominaram Pernambuco e o norte da colônia, decretando o fim dos privilégios da Companhia do Grão-Pará e Maranhão.

d) propuseram a independência e a república, congregando proprietários, comerciantes e pessoas das camadas populares.

e) implantaram um governo de terror, ameaçando o direito dos pequenos proprietários à livre exploração da terra.

GABARITO. d) propuseram a independência e a república, congregando proprietários, comerciantes e pessoas das camadas populares.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 16
No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 “éprimariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo”.
E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.

A “ordem social” e as “ideias e credos” a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como

a) aristocrática e conservadoras.

b) socialista e anarquistas.

c) popular e democráticas.

d) tradicional e positivistas.

e) burguesa e liberais. 

GABARITO. e) burguesa e liberais. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 17
No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”

Essas passagens expressam a

a) defesa de concepções artísticas do impressionismo.

b) crítica aos princípios da Revolução Francesa.

c) valorização da cultura nacional.

d) adesão à ideologia socialista.

e) afinidade com a cultura norte-americana.

GABARITO. c) valorização da cultura nacional.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 18
A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a

a) exclusão de produtos agrícolas do rol das principais exportações brasileiras.

b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração.

c) ampliação das tarifas alfandegárias de importação, protegendo a indústria nacional.

d) implementação da reforma agrária sem pagamento de indenização aos proprietários.

e) continuidade do comércio internacional voltado prioritariamente aos mercados africanos e asiáticos.

GABARITO. b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 19
Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul. 

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Essa campanha representou a

a) luta dos sul-africanos contra o regime do apartheid então vigente.

b) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.

c) proposta de ampliação da luta anti-apartheid no continente africano.

d) contemporização diante dos atos de violência contra os direitos humanos.

e) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes. 

GABARITO. a) luta dos sul-africanos contra o regime do apartheid então vigente.

Texto para as questões 20 e 21
Belo Horizonte, 28 de julho de 1942.

Meu caro Mário,
Estou te escrevendo rapidamente, se bem que haja muitíssima coisa que eu quero te falar (a respeito da Conferência, que acabei de ler agora). Vem-me uma vontade imensa de desabafar com você tudo o que ela me fez sentir. Mas é longo, não tenho o direito de tomar seu tempo e te chatear.
Fernando Sabino.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 20
Neste trecho de uma carta de Fernando Sabino a Mário de Andrade, o emprego de linguagem informal é bem evidente em

a) “se bem que haja”.

b) “que acabei de ler agora”.

c) “Vem-me uma vontade”.

d) “tudo o que ela me fez sentir”.

e) “tomar seu tempo e te chatear”.

GABARITO. e) “tomar seu tempo e te chatear”.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 21
No texto, o conectivo “se bem que” estabelece relação de

a) conformidade.

b) condição.

c) concessão.

d) alternância.

e) consequência.

GABARITO. c) concessão.

Texto para as questões de 22 a 25 

Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:

 - Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
Mário Quintana, As cem melhores crônicas brasileiras.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 22
No início do texto, o autor declara sua “tendência para personificar as coisas”. Tal tendência se manifesta na personificação dos seguintes elementos:

a) Tia Tula, Justo e Getúlio.

b) mormaço, clamor público, sereno.

c) magro, arquejante, preto.

d) colegas, jornalistas, presidentes.

e) vulto, chiru, crianças. 

GABARITO. b) mormaço, clamor público, sereno.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 23
A caracterização ambivalente da “coletividade democrática” (L. 20 e 21), feita com humor pelo cronista, ocorre também na seguinte frase relativa à democracia:

a) Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo, e nenhum, venerado. (A. Einstein)

b) A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais. (W. Churchill)

c) A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes. (B. Shaw) 

d) É uma coisa santa a democracia praticada honestamente, regularmente, sinceramente. (Machado de Assis)

e) A democracia se estabelece quando os pobres, tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas. (Platão) 

GABARITO. b) A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais. (W. Churchill)

FUVEST 2010 - QUESTÃO 24
Considerando que “silepse é a concordância que se faz não com a forma gramatical das palavras, mas com seu sentido, com a ideia que elas representam”, indique o fragmento em que essa figura de linguagem se manifesta.

a) “olha o mormaço”.

b) “pois devia contar uns trinta anos”.

c) “fomos alojados os do meu grupo”.

d) “com os demais jornalistas do Brasil”.

e) “pala pendente e chapéu descido sobre os olhos”. 

GABARITO. c) “fomos alojados os do meu grupo”.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 25
No contexto em que ocorre, a frase “estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos” (L. 11 e 12 ) constitui

a) recurso expressivo que produz incoerência, uma vez que não se usa o adjetivo “grande” no diminutivo.

b) exemplo de linguagem regional, que se manifesta também em outras partes do texto, como na palavra “brandindo”.

c) expressão de nonsense (linguagem surreal, ilógica), que, por sinal, ocorre também quando o autor afirma ouvir o M maiúsculo de “mormaço”.

d) manifestação de humor irônico, o qual, aliás, corresponde ao tom predominante no texto.

e) parte do sonho que está sendo narrado e que é revelado apenas no final do texto, principalmente no trecho “em meu entredormir”. 

GABARITO. d) manifestação de humor irônico, o qual, aliás, corresponde ao tom predominante no texto.

Texto para as questões 26 e 27
Leia esta notícia científica:

Há 1,5 milhão de anos, ancestrais do homem moderno deixaram pegadas quando atravessaram um campo lamacento nas proximidades do Ileret, no norte do Quênia. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu essas marcas recentemente e mostrou que elas são muito parecidas com as do “Homo sapiens”: o arco do pé é alongado, os dedos são curtos, arqueados e alinhados. Também, o tamanho, a profundidade das pegadas e o espaçamento entre elas refletem a altura, o peso e o modo de caminhar atual. Anteriormente, houve outras descobertas arqueológicas, como, por exemplo, as feitas na Tanzânia, em 1978, que revelaram pegadas de 3,7 milhões de anos, mas com uma anatomia semelhante à de macacos. Os pesquisadores acreditam que as marcas recém-descobertas pertenceram ao “Homo erectus”.
Revista FAPESP, nº 157, março de 2009. Adaptado. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 26
No texto, a sequência temporal é estabelecida principalmente pelas expressões:

a) “Há 1,5 milhão de anos”; “recentemente”; “anteriormente”.

b) “ancestrais”; “moderno”; “proximidades”.

c) “quando atravessaram”; “norte do Quênia”; “houve outras descobertas”.

d) “marcas recém-descobertas”; “em 1978”; “descobertas arqueológicas”.

e) “descobriu”; “mostrou”; “acreditam”. 

GABARITO. a) “Há 1,5 milhão de anos”; “recentemente”; “anteriormente”.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 27
No trecho “semelhante à de macacos”, fica subentendida uma palavra já empregada na mesma frase. Um recurso linguístico desse tipo também está presente no trecho assinalado em:

a) A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo às futuras gerações.

b) Recorrer à exploração da miséria humana, infelizmente, está longe de ser um novo ingrediente no cardápio da tevê aberta à moda brasileira.

c) Ainda há quem julgue que os recursos que a natureza oferece à humanidade são, de certo modo, inesgotáveis.

d) A prática do patrimonialismo acaba nos levando à cultura da tolerância à corrupção.

e) Já está provado que a concentração de poluentes em área para não fumantes é muito superior à recomendada pela OMS. 

GABARITO. e) Já está provado que a concentração de poluentes em área para não fumantes é muito superior à recomendada pela OMS. 

Texto para as questões 28 e 29

[José Dias] Teve um pequeno legado no testamento, uma apólice e quatro palavras de louvor. Copiou as palavras, encaixilhou-as e pendurou-as no quarto, por cima da cama. “Esta é a melhor apólice”, dizia ele muita vez. Com o tempo, adquiriu certa autoridade na família, certa audiência, ao menos; não abusava, e sabia opinar obedecendo. Ao cabo, era amigo, não direi ótimo, mas nem tudo é ótimo neste mundo. E não lhe suponhas alma subalterna; as cortesias que fizesse vinham antes do cálculo que da índole. A roupa durava-lhe muito; ao contrário das pessoas que enxovalham depressa o vestido novo, ele trazia o velho escovado e liso, cerzido, abotoado, de uma elegância pobre e modesta. Era lido, posto que de atropelo, o bastante para divertir ao serão e à sobremesa, ou explicar algum fenômeno, falar dos efeitos do calor e do frio, dos polos e de Robespierre. Contava muita vez uma viagem que fizera à Europa, e confessava que a não sermos nós, já teria voltado para lá; tinha amigos em Lisboa, mas a nossa família, dizia ele, abaixo de Deus, era tudo.
Machado de Assis, Dom Casmurro. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 28
No texto, o narrador diz que José Dias “sabia opinar obedecendo”. Considerada no contexto da obra, essa característica da personagem é motivada, principalmente, pelo fato de José Dias ser

a) um homem culto, porém autodidata.

b) homeopata, mas usuário da alopatia.

c) pessoa de opiniões inflexíveis, mas também um homem naturalmente cortês.

d) um homem livre, mas dependente da família proprietária.

e) católico praticante e devoto, porém perverso. 

GABARITO. d) um homem livre, mas dependente da família proprietária.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 29
Considerado o contexto, qual das expressões sublinhadas foi empregada em sentido metafórico?

a) “Teve um pequeno legado”.

b) “Esta é a melhor apólice”.

c) “certa audiência, ao menos”.

d) “ao cabo, era amigo”.

e) “o bastante para divertir”. 

GABARITO. b) “Esta é a melhor apólice”.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 30
Por caminhos diferentes, tanto Pedro Bala (de Capitães de areia, de Jorge Amado) quanto o operário (do conhecido poema “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes) passam por processos de “aquisição de uma consciência política” (expressão do próprio Vinícius). O contexto dessas obras indica também que essa conscientização leva ambos à

a) exclusão social, que arruína precocemente suas promissoras carreiras profissionais.

b) sublimação intelectual do ímpeto revolucionário, motivada pelo contato com estudantes.

c) condição de meros títeres, manipulados por partidos políticos oportunistas.

d) luta, em associação com seus pares de grupo ou de classe social, contra a ordem vigente.

e) cumplicidade com criminosos comuns, com o fito de atacar as legítimas forças de repressão. 

GABARITO. d) luta, em associação com seus pares de grupo ou de classe social, contra a ordem vigente.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 31
-(...) É uma bela moça, mas uma bruta... Não há ali mais poesia, nem mais sensibilidade, nem mesmo mais beleza do que numa linda vaca turina. Merece o seu nome de Ana Vaqueira. Trabalha bem, digere bem, concebe bem. Para isso a fez a Natureza, assim sã e rija; e ela cumpre. O marido todavia não parece contente, porque a desanca. Também é um belo bruto... Não, meu filho, a serra é maravilhosa e muito grato lhe estou... Mas temos aqui a fêmea em toda a sua animalidade e o macho em todo o seu egoísmo...
Eça de Queirós, A cidade e as serras.

Neste excerto, o julgamento expresso por Jacinto, ao falar de um casal que o serve em sua quinta de Tormes, manifesta um ponto de vista semelhante ao do

a) Major Vidigal, de Memórias de um sargento de milícias, ao se referir aos desocupados cariocas do tempo do rei.

b) narrador de Iracema, em particular quando se refere a tribos inimigas e a franceses.

c) narrador de Vidas secas, principalmente quando ele enfoca as relações sexuais de Fabiano e Sinha Vitória.

d) Anjo, do Auto da barca do inferno, ao condenar os pecados da carne cometidos pelos humanos.

e) narrador de O cortiço, especialmente quando se refere a personagens de classes sociais inferiores. 

GABARITO. e) narrador de O cortiço, especialmente quando se refere a personagens de classes sociais inferiores. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 32
Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso.
Jorge Amado, Capitães de areia.

O tipo cujo perfil se traça, em linhas gerais, neste excerto, aparece em romances como Memórias de um sargento de milícias, O cortiço, além de Capitães de areia. Essa recorrência indica que

a) certas estruturas e tipos sociais originários do período colonial foram repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade brasileira.

b) o atraso relativo das regiões Norte e Nordeste atraiu para elas a migração de tipos sociais que o progresso expulsara do Sul/Sudeste. 

c) os romancistas brasileiros, embora críticos da sociedade, militaram com patriotismo na defesa de nossas personagens mais típicas e mais queridas.

d) certas ideologias exóticas influenciaram negativamente os romancistas brasileiros, fazendo-os representar, em suas obras, tipos sociais já extintos quando elas foram escritas.

e) a criança abandonada, personagem central dos três livros, torna-se, na idade adulta, um elemento nocivo à sociedade dos homens de bem.

GABARITO. a) certas estruturas e tipos sociais originários do período colonial foram repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade brasileira.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 33
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
 Uma quentura, um querer bem, um bem
 Um “libertas quae sera tamen”*
 Que um dia traduzi num exame escrito:
 “Liberta que serás também”
 E repito!
Vinícius de Moraes, “Pátria minha”, Antologia poética.

*A frase em latim traduz-se, comumente, por “liberdade ainda que tardia”.

Considere as seguintes afirmações: 

I. O diálogo com outros textos (intertextualidade) é procedimento central na composição da estrofe.

II. O espírito de contradição manifesto nos versos indica que o amor da pátria que eles expressam não é oficial nem conformista.

III. O apego do eu lírico à tradição da poesia clássica patenteia-se na escolha de um verso latino como núcleo da estrofe.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III. 

GABARITO. c) I e II, apenas.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 34
Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?

a) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim.

b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.

c) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês.

d) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada.

e) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. 

GABARITO. b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 35
A única frase que segue as normas da língua escrita padrão é:

a) A janela propiciava uma vista para cuja beleza muito contribuía a mata no alto do morro.

b) Em pouco tempo e gratuitamente, prepare-se para a universidade que você se inscreveu.

c) Apesar do rigor da disciplina, militares se mobilizam no sentido de voltar a cujos postos estavam antes de se licenciarem.

d) Sem pretender passar por herói, aproveito para contar coisas as quais fui testemunha nos idos de 1968 e que hoje tanto se fala.

e) Sem muito sacrifício, adotou um modo de vida a qual o permitia fazer o regime recomendado pelo médico.

GABARITO. a) A janela propiciava uma vista para cuja beleza muito contribuía a mata no alto do morro.

fuvest

Last month America’s unemployment rate climbed to 8,1%, the highest in a quarter of a century. For those newly out of a job, the chances of finding another soon are the worst since records began 50 years ago. In China 20m migrant workers (maybe 3% of the labour force) have been laid off. Cambodia’s textile industry, its main source of exports, has cut one worker in ten. In Spain the building bust has pushed the jobless rate up by two-thirds in a year, to 14.8% in January. And in Japan, where official unemployment used to be all but unknown, tens of thousands of people on temporary contracts are losing not just their jobs but also the housing provided by their employers.

The next phase of the world’s economic downturn is taking shape: a global jobs crisis. Its contours are only just becoming clear, but the severity, breadth and likely length of the recession, together with changes in the structure of labour markets in both rich and emerging economies, suggest the world is about to undergo its biggest increase in unemployment for decades.
The Economist, March 14th 2009. 


FUVEST 2010 - QUESTÃO 36
De acordo com o texto, publicado em março de 2009,

a) o aumento de postos de trabalho é vital para as economias emergentes.

b) a crise mundial poderia afetar sobretudo os países mais pobres.

c) a estrutura do mercado de trabalho vigente em países ricos é a principal responsável pela crise.

d) o mundo poderia enfrentar a maior crise de desemprego das últimas décadas.

e) a crise que a economia mundial vivencia vem sendo anunciada há décadas.

GABARITO. d) o mundo poderia enfrentar a maior crise de desemprego das últimas décadas.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 37
Segundo o texto, no Japão,

a) o número oficial de desempregados é desconhecido.

b) milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e sua moradia.

c) grande parte dos trabalhadores possui contratos temporários de trabalho.

d) os empregadores omitem o número de postos de trabalho porque muitos não são oficiais.

e) os desempregados estão lutando para manter suas casas.

GABARITO. b) milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e sua moradia.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 38
O pronome “another” (L. 3) na sentença “...the chances of finding another...” refere-se a

a) país.

b) trabalhador.

c) emprego.

d) oportunidade.

e) recorde. 

GABARITO. c) emprego.

Texto para as questões 39 e 40 

As everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don’t realize, however, is that your brain also stays in better shape when you exercise.

Surprised? Although the idea of exercising cognitive machinery by performing mentally demanding activities – popularly termed the “use it or lose it” hypothesis – is better known, a review of dozens of studies shows that maintaining a mental edge requires more than that. Other things you do – including participating in activities that make you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude – have a meaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age.
www.scientificamerican.com/article.
Acessado em 06/07/2009. Adaptado. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 39
O texto informa que

a) exercícios físicos são benéficos para o corpo e para a saúde mental.

b) as pessoas não se dão conta da importância de músculos fortes.

c) o cérebro é muito pouco exercitado por pessoas que não trabalham.

d) todo mundo deveria exercitar-se diariamente.

e) grande parte das pessoas preocupa-se apenas com a aparência física. 

GABARITO. a) exercícios físicos são benéficos para o corpo e para a saúde mental.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 40
Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores,

a) das perdas e ganhos que vivenciamos ao longo da vida.

b) da herança genética que trazemos conosco.

c) das modalidades de exercícios físicos que realizamos.

d) da complexidade de exercícios intelectuais a que somos expostos.

e) de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais. 

GABARITO. e) de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 41
Leia a charge a seguir:

fuvest

A charge chama a atenção, principalmente, para a

a) precariedade da legislação ambiental em vigor nos países nórdicos, caracterizados pela intensa exploração de seus recursos florestais.

b) expansão do capitalismo monopolista globalizado, que se caracteriza, a partir da II Guerra Mundial, pela busca de condições mais vantajosas para a produção industrial.

c) internacionalização da pobreza, com a presença globalizada de trabalho infantil e de condições sub-humanas de trabalho.

d) nova regionalização do espaço mundial, caracterizada pela centralização das indústrias, e pela concentração do capital e do trabalho.

e) Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada, a partir da II Guerra Mundial, pela inexistência de centros hegemônicos de poder e pela formação de blocos econômicos.

GABARITO. b) expansão do capitalismo monopolista globalizado, que se caracteriza, a partir da II Guerra Mundial, pela busca de condições mais vantajosas para a produção industrial.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 42
Serviços como o fotolog e o Orkut, tal qual outras ferramentas para mensagens instantâneas na Internet (MSN e ICQ), não devem ser lidos como sintomas de um mundo que a velocidade da comunicação e as tecnologias digitais teriam tornado “pequeno”. Ligar-se em rede e “estreitar” o mundo é uma escolha, algo como uma camada adicional de sociabilidade disponível somente para alguns, e que também, somente para alguns, faz sentido acionar.
Maria Isabel Mendes de Almeida e Fernanda Eugênio (Orgs).
Culturas Jovens: novos mapas do afeto, 2006. Adaptado.

Considere o texto acima e as três afirmações:

I. As redes de comunicação propiciadas pela Internet têm a propriedade da conectividade e, ao mesmo tempo, são suscetíveis de funcionar como instrumentos de integração e exclusão.

II. A revolução tecnológica pode consolidar as desigualdades sociais e também aprofundá-las, produzindo um distanciamento cognitivo entre os que já convivem com ela e os que estão sem acesso a ela.

III. Nesse ambiente comunicacional, as fronteiras se relativizam e tem-se a possibilidade de adicionar, às noções de espaço e tempo tradicionais, uma nova noção de espaço: o ciberespaço.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

GABARITO. e) I, II e III.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 43
Sobre os muçulmanos que vivem na África e Ásia é correto afirmar: 

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 44
Sempre deixamos marcas no meio ambiente. Para medir essas marcas, William Rees propôs um(a) indicador/estimativa chamado(a) de “Pegada Ecológica”. Segundo a Organização WWF, esse índice calcula a superfície exigida para sustentar um gênero de vida específico. Mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer e renovar seus recursos naturais e também de absorver os resíduos que geramos. Assim, por exemplo, países de alto consumo e grande produção de lixo, bem como países mais industrializados e com alta emissão de CO2, apresentam maior Pegada Ecológica.
www.wwf.org.br. Acessado em 17/08/09. Adaptado.

Assinale a anamorfose que melhor representa a atual Pegada Ecológica dos diferentes países.

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 45
A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

a) os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantánamo.

b) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.

c) a atual decisão da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia.

d) o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação com Cuba.

e) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à OEA. 

GABARITO. b) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 46
fuvest

Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade, em que a moradia é elemento fundamental. Acerca desse tema, considere os gráficos, seus conhecimentos e as seguintes afirmações:

I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior deficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia.

II. A Região Nordeste tem o segundo maior deficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada.

III. A Região Norte tem o segundo menor deficit habitacional e a menor participação no PIB nacional. Isso significa que o deficit habitacional é um problema desvinculado da produção/distribuição de riqueza.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III. 

GABARITO. a) I, apenas.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 47
Considere os mapas do Estado de São Paulo, seus conhecimentos e as afirmativas abaixo.

fuvest

I. A expansão desse cultivo tem ocorrido, principalmente, com vistas ao aumento da produção de etanol para o abastecimento dos mercados interno e externo.

II. O cultivo desse produto agrícola tem ocupado porções do Oeste Paulista que, tradicionalmente, eram ocupadas com pasto.

III. A expansão desse cultivo tem acarretado a diminuição da produção de gêneros alimentícios em algumas regiões do estado.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III, apenas.

e) I, II e III. 

GABARITO. e) I, II e III. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 48
fuvest

Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde, principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares.
http://tempoagora.uol.com.br/noticias.
Acessado em 20/06/2009. Adaptado. 

As figuras e o texto acima referem-se a um processo de formação de um fenômeno climático que ocorre, por exemplo, na cidade de São Paulo. Trata-se de

a) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade.

b) zona de convergência intertropical, que provoca o aumento da pressão atmosférica na área urbana.

c) chuva convectiva, caracterizada pela formação de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais.

d) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera.

e) ventos alíseos de sudeste, que provocam o súbito aumento da umidade relativa do ar.

GABARITO. d) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 49
Em se tratando de commodities, o Brasil tem papel relevante no mercado mundial, graças à exportação de minérios. Destacam-se os minérios de ferro e de manganês, bases para a produção de aço, e a bauxita, da qual deriva o alumínio.

A relação entre minério e sua localização no território brasileiro está corretamente expressa em:

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 50
fuvest

Os gráficos revelam

a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra.

b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra. 

GABARITO. c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 51
Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada

a) armazenada no vacúolo presente no citoplasma.

b) em todos os órgãos, como componente da parede celular.

c) apenas nas folhas, associada ao parênquima.

d) apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz.

e) apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema.

GABARITO. b) em todos os órgãos, como componente da parede celular.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 52
O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.

II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.

III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I e III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I, apenas.

e) III, apenas. 

GABARITO. a) I, II e III.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 53
Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos

a) répteis ou nematelmintos.

b) platelmintos ou anelídeos.

c) moluscos ou platelmintos.

d) anelídeos ou nematelmintos.

e) anelídeos ou artrópodes. 

GABARITO. b) platelmintos ou anelídeos.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 54
Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira “universal” é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum.
Morgante & Meyer, Darwin e a Biologia, O Biólogo 10:12–20, 2009.

O termo “código genético” refere-se

a) ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido.

b) ao conjunto de todos os genes dos cromossomos de uma célula, capazes de sintetizar diferentes proteínas.

c) ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA.

d) a todo o genoma de um organismo, formado pelo DNA de suas células somáticas e reprodutivas.

e) à síntese de RNA a partir de uma das cadeias do DNA, que serve de modelo. 

GABARITO. a) ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 55
Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta,

a) forma flores, frutos e sementes.

b) forma sementes, mas não produz flores e frutos.

c) vive exclusivamente em ambiente terrestre.

d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação.

e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

GABARITO. e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 56
Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.

II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.

III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que

a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.

b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.

c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.

d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.

e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III. 

GABARITO. c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 57
No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente.

fuvest

Assinale a alternativa do quadro abaixo que mostra, corretamente, as passagens em que há transferência de gás carbônico, de moléculas orgânicas ou de energia. 

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 58
Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.

Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores

a) das três cores, em igual proporção.

b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

c) das três cores, prevalecendo as vermelhas.

d) somente cor-de-rosa.

e) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

GABARITO. b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 59
O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao

a) produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carbo-hidratos.

b) produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.

c) produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.

d) produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.

e) absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos. 

GABARITO. d) produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 60
A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para aprodução de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi

a) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, armazenada na molécula de glicose produzida por fungos no processo de fermentação e, posteriormente, transferida para a molécula de etanol.

b) obtida por meio do processo de fermentação realizado pela cana-de-açúcar e, posteriormente, incorporada à molécula de etanol na cadeia respiratória de fungos.

c) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, por meio do processo de fotossíntese, e armazenada na molécula de clorofila, que foi fermentada por fungos.

d) obtida na forma de ATP no processo de respiração celular da cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.

e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos. 

GABARITO. e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 61
Os elementos químicos se relacionam de diferentes maneiras com os organismos vivos. Alguns elementos são parte da estrutura das moléculas que constituem os organismos vivos. Outros formam íons essenciais à manutenção da vida. Outros, ainda, podem representar riscos para os seres vivos: alguns, por serem tóxicos; outros, por serem radioativos.

Observe o esquema da Tabela Periódica, no qual estão destacados quatro elementos químicos, identificados pelas letras w, x, y e z. 

fuvest

Considerando suas posições na Tabela Periódica, assinale a alternativa que melhor associa esses quatro elementos químicos com as propriedades discutidas acima. 

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 62
Na produção de combustível nuclear, o trióxido de urânio é transformado no hexafluoreto de urânio, como representado pelas equações químicas:

fuvest

Sobre tais transformações, pode-se afirmar, corretamente, que ocorre oxirredução apenas em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III. 

GABARITO. e) I e III. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 63
As figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as soluções aquosas de três ácidos, HA, HB e HC, de mesmas concentrações. As moléculas de água não estão representadas.

fuvest

Considerando essas representações, foram feitas as seguintes afirmações sobre os ácidos: 

I. HB é um ácido mais forte do que HA e HC.

II. Uma solução aquosa de HA deve apresentar maior condutibilidade elétrica do que uma solução aquosa de mesma concentração de HC.

III. Uma solução aquosa de HC deve apresentar pH maior do que uma solução aquosa de mesma concentração de HB.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III. 

GABARITO. e) I, II e III. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 64
Uma estudante de química realizou quatro experimentos, que consistiram em misturar soluções aquosas de sais inorgânicos e observar os resultados. As observações foram anotadas em uma tabela: 

fuvest

A partir desses experimentos, conclui-se que são pouco solúveis em água somente os compostos

a) Ba(IO3)2 e Mg(CO3)2.

b) PbCrO4 e Mg(CO3)2.

c) Pb(IO3)2 e CaCrO4.

d) Ba(IO3)2, Pb(IO3)2 e PbCrO4.

e) Pb(IO3)2, PbCrO4 e CaCrO4

GABARITO. d) Ba(IO3)2, Pb(IO3)2 e PbCrO4.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 65
Um estudante desejava estudar, experimentalmente, o efeito da temperatura sobre a velocidade de uma transformação química. Essa transformação pode ser representada por: 

fuvest

Que modificação deveria ser feita no procedimento para obter resultados experimentais mais adequados ao objetivo proposto?

a) Manter as amostras à mesma temperatura em todos os experimentos.

b) Manter iguais os tempos necessários para completar as transformações.

c) Usar a mesma massa de catalisador em todos os experimentos.

d) Aumentar a concentração dos reagentes A e B.

e) Diminuir a concentração do reagente B. 

GABARITO. c) Usar a mesma massa de catalisador em todos os experimentos.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 66
Sob condições adequadas, selênio (Se) e estanho (Sn) podem reagir, como representado pela equação
fuvest
Em um experimento, deseja-se que haja reação completa, isto é, que os dois reagentes sejam totalmente consumidos. Sabendo-se que a massa molar do selênio (Se) é 2/3 da massa molar do estanho (Sn), a razão entre a massa de selênio e a massa de estanho (mSe : mSn), na reação, deve ser de

a) 2 : 1

b) 3 : 2

c) 4 : 3

d) 2 : 3

e) 1 : 2

GABARITO. c) 4 : 3

FUVEST 2010 - QUESTÃO 67
Em um experimento, alunos associaram os odores de alguns ésteres a aromas característicos de alimentos, como, por exemplo:

fuvest

Analisando a fórmula estrutural dos ésteres apresentados, pode-se dizer que, dentre eles, os que têm cheiro de

a) maçã e abacaxi são isômeros.

b) banana e pepino são preparados com álcoois secundários.

c) pepino e maçã são heptanoatos.

d) pepino e pera são ésteres do mesmo ácido carboxílico.

e) pera e banana possuem, cada qual, um carbono assimétrico. 

GABARITO. d) pepino e pera são ésteres do mesmo ácido carboxílico.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 68
Do ponto de vista da “Química Verde”, as melhores transformações são aquelas em que não são gerados subprodutos. Mas, se forem gerados, os subprodutos não deverão ser agressivos ao ambiente. Considere as seguintes transformações, representadas por equações químicas, em que, quando houver subprodutos, eles não estão indicados.

fuvest

A ordem dessas transformações, da pior para a melhor, de acordo com a “Química Verde”, é:

a) I, II, III.

b) I, III, II.

c) II, I, III.

d) II, III, I.

e) III, I, II. 

GABARITO. b) I, III, II.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 69
O “besouro bombardeiro” espanta seus predadores, expelindo uma solução quente. Quando ameaçado, em seu organismo ocorre a mistura de soluções aquosas de hidroquinona, peróxido de hidrogênio e enzimas, que promovem uma reação exotérmica, representada por: 

fuvest

Assim sendo, o calor envolvido na reação que ocorre no organismo do besouro é

a) -558 kJ.mol-¹

b) -204 kJ.mol-¹

c) +177 kJ.mol-¹

d) +558 kJ.mol-¹

e) +585 kJ.mol-¹

GABARITO. b) -204 kJ.mol-¹

FUVEST 2010 - QUESTÃO 70
Um botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas. Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:

I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6 , uma planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.

II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.

III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores rosadas. 

Considerando essas observações, o botânico pôde concluir que

a) em um solo mais ácido do que aquele de pH 5,6 , as flores da planta seriam azuis.

b) a adição de solução diluída de NaC ao solo, de pH 5,6 , faria a planta gerar flores rosadas.

c) a adição de solução diluída de NaHCO3 ao solo, em que está a planta com flores rosadas, faria com que ela gerasse flores azuis.

d) em um solo de pH 5,0 , a planta com flores azuis geraria flores rosadas.

e) a adição de solução diluída de A(NO3)3 ao solo, em que está uma planta com flores azuis, faria com que ela gerasse flores rosadas.

GABARITO. a) em um solo mais ácido do que aquele de pH 5,6 , as flores da planta seriam azuis.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 71
Um automóvel, modelo flex, consome 34 litros de gasolina para percorrer 374 Km. Quando se opta pelo uso do álcool, o automóvel consome 37 litros deste combustível para percorrer 259 Km. Suponha que um litro de gasolina custe R$ 2,20. Qual deve ser o preço do litro do álcool para que o custo do quilômetro rodado por esse automóvel, usando somente gasolina ou somente álcool como combustível, seja o mesmo?

a) R$ 1,00

b) R$ 1,10

c) R$ 1,20

d) R$ 1,30

e) R$ 1,40

GABARITO. e) R$ 1,40

FUVEST 2010 - QUESTÃO 72
Na figura, o triângulo ABC é retângulo com catetos BC = 3 e AB = 4. Além disso, o ponto D pertence ao cateto AB, o ponto E pertence ao cateto BC e o ponto F pertence à hipotenusa AC, de tal forma que DECF seja um paralelogramo. Se DE = 3/2, então a área do paralelogramo DECF vale

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 73
Tendo em vista as aproximações log10 2 ≡ 0,30, log10 3 ≡ 0,48, então o maior número inteiro n, satisfazendo 10n < 12 ⁴¹° igual a

a) 424

b) 437

c) 443

d) 451

e) 460

GABARITO. d) 451

FUVEST 2010 - QUESTÃO 74
Os números a1, a2, a3 formam uma progressão aritmética de razão r, de tal modo que a1 + 3, a2 - 3, a3 - 3 estejam em progressão geométrica. Dado ainda que a1 > 0 e a2 = 2, conclui-se que r é igual a

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 75
Na figura, os pontos A, B, C pertencem à circunferência de centro O e BC = a. A reta OC é perpendicular ao segmento AB e o ângulo AOB mede π/3 radianos. Então, a área do triângulo ABC vale

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 76
A figura representa um quadrado ABCD de lado 1. O ponto F está em BC, BF mede √5/4, o ponto E está em CD e AF é bissetriz do ângulo BAE. Nessas condições, o segmento DE mede

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 77
A função f: IR → IR tem como gráfico uma parábola e satisfaz f(x+1) - f(x) = 6x - 2, para todo número real x. Então, o menor valor de f(x) ocorre quando x é igual a 

FUVEST

GABARITO

FUVEST

FUVEST 2010 - QUESTÃO 78
No plano cartesiano 0xy, a reta de equação x + y = z é tangente à circunferência C no ponto (0,2). Além disso, o ponto (1,0) pertence a C. Então, o raio de C é igual a

fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 79
Maria deve criar uma senha de 4 dígitos para sua conta bancária. Nessa senha, somente os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 podem ser usados e um mesmo algarismo pode aparecer mais de uma vez. Contudo, supersticiosa, Maria não quer que sua senha contenha o número 13, isto é, o algarismo 1 seguido imediatamente pelo algarismo 3. De quantas maneiras distintas Maria pode escolher sua senha?

a) 551

b) 552

c) 553

d) 554

e) 555

GABARITO. a) 551

FUVEST 2010 - QUESTÃO 80
Uma pirâmide tem como base um quadrado de lado 1, e cada uma de suas faces laterais é um triângulo equilátero. Então, a área do quadrado, que tem como vértices os baricentros de cada uma das faces laterais, é igual a

fuvest
GABARITO

fuvest

OBSERVAÇÃO: Nas questões em que for necessário, adote para g, aceleração da gravidade na superfície da Terra, o valor de 10 m/s²; para c, velocidade da luz no vácuo, o valor de 310 m/s. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 81
Astrônomos observaram que a nossa galáxia, a Via Láctea, está a 2,510⁶ anos-luz de Andrômeda, a galáxia mais próxima da nossa. Com base nessa informação, estudantes em uma sala de aula afirmaram o seguinte:

I. A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é de 2,5 milhões de km.

II. A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é maior que 210¹⁹ km.

III. A luz proveniente de Andrômeda leva 2,5 milhões de anos para chegar à Via Láctea.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e III.

e) II e III. 

GABARITO. e) II e III. 

FUVEST 2010 - QUESTÃO 82
Na Cidade Universitária (USP), um jovem, em um carrinho de rolimã, desce a rua do Matão, cujo perfil está representado na figura abaixo, em um sistema de coordenadas em que o eixo Ox tem a direção horizontal. No instante t = 0, o carrinho passa em movimento pela posição y = y0 e x = 0. 

fuvest

Dentre os gráficos das figuras abaixo, os que melhor poderiam descrever a posição x e a velocidade v do carrinho em função do tempo t são, respectivamente,

fuvest

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e II.

e) IV e III.

GABARITO. a) I e II.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 83
Numa filmagem, no exato instante em que um caminhão passa por uma marca no chão, um dublê se larga de um viaduto para cair dentro de sua caçamba. A velocidade v do caminhão é constante e o dublê inicia sua queda a partir do repouso, de uma altura de 5 m da caçamba, que tem 6 m de comprimento. A velocidade ideal do caminhão é aquela em que o dublê cai bem no centro da caçamba, mas a velocidade real v do caminhão poderá ser diferente e ele cairá mais à frente ou mais atrás do centro da caçamba. Para que o dublê caia dentro da caçamba, v pode diferir da velocidade ideal, em módulo, no máximo:

a) 1 m/s.

b) 3 m/s.

c) 5 m/s.

d) 7 m/s.

e) 9 m/s.

GABARITO. b) 3 m/s.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 84
Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com aceleração constante vertical de módulo a > g, em relação ao solo, durante um intervalo de tempo t. Podese afirmar que, durante esse período, uma bola de futebol que se encontrava solta sobre uma poltrona desocupada

a) permanecerá sobre a poltrona, sem alteração de sua posição inicial.

b) flutuará no espaço interior do avião, sem aceleração em relação ao mesmo, durante o intervalo de tempo Δt.

c) será acelerada para cima, em relação ao avião, sem poder se chocar com o teto, independentemente do intervalo de tempo Δt.

d) será acelerada para cima, em relação ao avião, podendo se chocar com o teto, dependendo do intervalo de tempo Δt.

e) será pressionada contra a poltrona durante o intervalo de tempo Δt. 

GABARITO. d) será acelerada para cima, em relação ao avião, podendo se chocar com o teto, dependendo do intervalo de tempo Δt.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 85
A partícula neutra conhecida como méson K°  é instável e decai, emitindo duas partículas, com massas iguais, uma positiva e outra negativa, chamadas, respectivamente, méson π+  e méson π- . Em um experimento, foi observado o decaimento de um K°, em repouso, com emissão do par π+ e π- . Das figuras abaixo, qual poderia representar as direções e sentidos das velocidades das partículas π+ e π no sistema de referência em que o K°  estava em repouso?

fuvest
fuvest
fuvest
fuvest
fuvest
GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 86
Energia térmica, obtida a partir da conversão de energia solar, pode ser armazenada em grandes recipientes isolados, contendo sais fundidos em altas temperaturas. Para isso, pode-se utilizar o sal nitrato de sódio (NaNO3), aumentando sua temperatura de 300 °C para 550 °C, fazendo-se assim uma reserva para períodos sem insolação. Essa energia armazenada poderá ser recuperada, com a temperatura do sal retornando a 300 ºC. Para armazenar a mesma quantidade de energia que seria obtida com a queima de 1 L de gasolina, necessita-se de uma massa de NaNO3 igual a

a) 4,32 kg.

b) 120 kg.

c) 240 kg.

d) 3 x 10⁴kg.

e) 3,6 x 10⁴kg.

GABARITO. b) 120 kg.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 87
Um estudo de sons emitidos por instrumentos musicais foi realizado, usando um microfone ligado a um computador. O gráfico abaixo, reproduzido da tela do monitor, registra o movimento do ar captado pelo microfone, em função do tempo, medido em milissegundos, quando se toca uma nota musical em um violino.

fuvest

Consultando a tabela acima, pode-se concluir que o som produzido pelo violino era o da nota

a) dó.

b) mi.

c) sol.

d) lá.

e) si. 

GABARITO. c) sol.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 88
Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel,

fuvest
a) não causa efeitos no anel.

b) produz corrente alternada no anel.

c) faz com que o polo sul do ímã vire polo norte e viceversa.

d) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de atração entre anel e ímã.

e) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã.

GABARITO. e) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã.

FUVEST 2010 - QUESTÃO 89
Uma determinada montagem óptica é composta por um anteparo, uma máscara com furo triangular e três lâmpadas, L1, L2 e L3, conforme a figura abaixo. L1 e L3 são pequenas lâmpadas de lanterna e L2, uma lâmpada com filamento extenso e linear, mas pequena nas outras dimensões. No esquema, apresenta-se a imagem projetada no anteparo com apenas L1 acesa.

fuvest
O esboço que melhor representa o anteparo iluminado pelas três lâmpadas acesas é

fuvest
fuvest
fuvest
fuvest
fuvest

GABARITO

fuvest

FUVEST 2010 - QUESTÃO 90
Medidas elétricas indicam que a superfície terrestre tem carga elétrica total negativa de, aproximadamente, 600.000 coulombs. Em tempestades, raios de cargas positivas, embora raros, podem atingir a superfície terrestre. A corrente elétrica desses raios pode atingir valores de até 300.000 A. Que fração da carga elétrica total da Terra poderia ser compensada por um raio de 300.000 A e com duração de 0,5 s?

a) 1/2

b) 1/3

c) 1/4

d) 1/10

e) 1/20

GABARITO. c) 1/4

COMENTÁRIOS

DESTAQUE
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administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40925,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,amrigs,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,83,ciências contábeis,20,ciências da 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infantil,337,eleicoes,1,enade,259,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,92,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,189,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,933,provas albert einstein,5,provas amrigs,2,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,161,provas enade,258,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,92,provas oab,190,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,23,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,5,provas unicamp,7,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,321,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,64,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,664,questão da fuvest,577,questão da oab,3103,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,785,questão da unicamp,619,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1153,questão de biomedicina,164,questão de ciências,730,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4454,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,556,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1452,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1131,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1702,questão de informática,134,questão de inglês,1178,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2704,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3512,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1305,questão de raciocínio lógico,150,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,20064,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,394,questão do enade,4731,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,38409,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,152,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos 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INDAGAÇÃO: Prova FUVEST 2010 com Gabarito
Prova FUVEST 2010 com Gabarito
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