Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Cirurgia do Aparelho Digestivo) com Gabarito As questões de 01 à 40 referentes a Português, ...
Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Cirurgia do Aparelho Digestivo) com Gabarito
As questões de 01 à 40 referentes a Português, Raciocínio Lógico, Atualidades e Legislação estão disponíveis nesse link. Essas questões são comuns a todas as provas de Nível Superior do concurso FUNSAÚDE-CE 2021.
Concurso: FUNSAÚDE - CE - 2021 - Edital nº 03
Órgão/Instituição: Fundação Regional de Saúde - CE
Banca/Organizadora: Fundação Getúlio Vargas
Cargo: Médico cirurgião do aparelho digestivo
Escolaridade: Superior
Médico (Cirurgia do Aparelho Digestivo)
Conhecimentos Específicos
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 41
No tratamento cirúrgico eletivo de um tumor de sigmoide, restrito ao órgão, é de suma importância a integridade da Arcada Marginal de Riolan, que é formada pela
(A) Anastomose entre a artéria cólica direita, ramo da artéria mesentérica superior e as artérias cólicas média e esquerda, ramos da artéria mesentérica inferior.
(B) Anastomose entre as artérias cólica direita e média, ramos da artéria mesentérica superior e as artérias cólicas esquerda e sigmoidiana superior, ramos da artéria mesentérica inferior.
(C) Anastomose entre as artérias cólica direita e média, ramos da artéria mesentérica superior e a artéria cólica esquerda, ramo da artéria mesentérica inferior.
(D) Anastomose entre as artérias cólicas direita, média e esquerda, ramos da artéria mesentérica superior e a artéria sigmoidiana superior, ramo da artéria mesentérica inferior.
(E) Anastomose entre a artéria cólica direita, ramo da artéria mesentérica superior e da artéria hemorroidária superior.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 42
Sobre o Esfíncter Esofageano Inferior (EEI), principal elemento na barreira de contenção do refluxo gastro esofágico, assinale a afirmativa correta.
(A) É constituído pelo espessamento da musculatura circular, identificada como uma zona de pressão elevada de 3 a 4 cm de extensão.
(B) A pressão do EEI é determinada pela musculatura estriada e o seu relaxamento é controlado pelo nervo vago.
(C) Os hormônios que diminuem o tônus muscular do EEI são a gastrina, a substância p e a motilina.
(D) Quando o EEI se localiza no tórax, sua pressão fica acima do normal devido à perda do controle pela crura diafragmática.
(E) Na acalasia, o relaxamento completo do EEI é a principal causa da esofagite que ocorre concomitante.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 43
Sobre a artéria ilíaca interna, assinale a afirmativa incorreta.
(A) O tronco posterior tem a função de nutrir a parede póstero-inferior do abdome, a parede posterior da pelve e parte da região glútea.
(B) O tronco anterior é responsável pela irrigação da maior quantia de estruturas -vísceras pélvicas, região medial da coxa, períneo e a maior parte da região glútea.
(C) Se origina da artéria ilíaca comum e a nível do forame isquiático maior se divide em três grandes troncos: o anterior, o ântero medial e o posterior.
(D) Ao longo de seu percurso, é inicialmente medial ao ureter, mas, inferiormente, o ureter a cruza anteriormente.
(E) A artéria ilíaca interna pode ser ligada para tratamento de hemorragia pós-parto.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 44
Uma paciente de 45 anos apresenta dor abdominal, emagrecimento e alteração do hábito intestinal. Na investigação diagnóstica foi solicitado um exame de colonoscopia, o qual visualizou uma tumoração úlcero vegetante, a 10cm da borda anal, ocupando 75% da luz do órgão.
Nesse caso, é correto afirmar que essa tumoração se localiza no
(A) Sigmoide.
(B) Reto alto.
(C) Reto médio.
(D) Reto baixo.
(E) Canal anal.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 45
Paciente feminina, 43 anos, relata que há alguns meses vem apresentando intolerância para alimentos gordurosos, plenitude pós prandial e por vezes, náusea matinal. Relata que há 12 horas apresenta náuseas, vômitos e dor abdominal em hipocôndrio direito e epigástrio com irradiação dorsal.
Nega febre ou calafrios. Foi submetida a exame de ultrassom abdominal que evidenciou vesícula túrgida com leve espessamento da parede e cálculo de 1,7 cm localizado no infundíbulo da vesícula, imóvel.
No hemograma encontramos: hematócrito: 45%; hemoglobina: 11,2 g/dL e leucócitos: 8.300 sem formas jovens. Enzimas hepáticas em níveis dentro da normalidade. Foi medicada com escopolamina + dipirona + cetoprofeno. Após uma hora sem apresentar melhora, foi medicada com tramadol, com melhora parcial.
Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável.
(A) Colecistite aguda litiásica.
(B) Litíase da via biliar principal.
(C) Cólica biliar refratária.
(D) Hepatite viral aguda.
(E) Úlcera péptica tenebrante.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 46
Paciente feminina, 68 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de febre com calafrios, icterícia e dor abdominal no andar superior, acompanhado de náuseas e vômitos. Estava lúcida e relatou ter sido submetida há 1 ano a colecistectomia videolaparoscópica, com boa recuperação pós operatória. É hipertensa controlada e nega diabetes ou outras patologias.
Diante desse quadro clínico, a hipótese diagnóstica mais provável é
(A) apendicite aguda.
(B) gastrite erosiva aguda.
(C) obstrução intestinal.
(D) colangite aguda.
(E) pielonefrite aguda.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 47
Paciente do sexo feminino, 79 anos, com quadro de 3 anos de evolução de dispepsia, refluxo ácido até a boca e dor retro-esternal, e, há 6 meses, tem necessidade de elevar a cabeceira de sua cama para dormir.
Indique o melhor exame complementar para confirmar a hipótese de doença do refluxo gastro-esofageano e quantificá-la.
(A) Manometria esofageana.
(B) PHmetria esofageana.
(C) Seriografia esôfago-estômago-duodeno.
(D) Endoscopia digestiva alta.
(E) Tomografia computadorizada de abdome.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 48
Paciente do sexo masculino, 58 anos, com quadro de dor abdominal em andar inferior há 2 dias, maior à esquerda, febre e queda do estado geral. PA 115x67 mmHg, FC 112 bpm, FR 23 irpm, SatO2 96% em ar ambiente. Extremidades mal perfundidas.
Abdome globoso, depressível, difusamente doloroso à palpação, mais intensamente em fossa ilíaca esquerda, com sinais de irritação peritoneal nesta topografia. Laboratório: Leucócitos 17.500, Bastões 7%. TC abdome e pelve evidencia doença diverticular colônica difusa, mais intensa em sigmoide, onde há grande abscesso que se estende à pelve.
Assinale a opção que indica a melhor conduta para o caso, neste momento.
(A) Antibioticoterapia oral em casa e retorno em 7 dias.
(B) Antibioticoterapia venosa.
(C) Antibioticoterapia venosa e punção da coleção guiada por imagem, com colocação de dreno.
(D) Antibioticoterapia venosa e sigmoidectomia com anastomose primária.
(E) Antibioticoterapia venosa e sigmoidectomia com colostomia terminal e fechamento do coto retal.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 49
A cirurgia de Frey para o tratamento da pancreatite crônica, envolve
(A) anastomose pancreato-jejunal látero-lateral em Y de Roux.
(B) enucleação da cabeça pancreática e anastomose pancreatojejunal látero-lateral.
(C) ressecção da cabeça pancreática e anastomose pancreatojejunal término-terminal.
(D) ressecção da cauda pancreática e anastomose pancreatojejunal látero-lateral.
(E) pancreatectomia total.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 50
Assinale a opção que apresenta a cirurgia para obesidade mórbida que não tem componente disabsortivo, apenas restritivo.
(A) Sleev.
(B) By-pass gástrico.
(C) Duodenal switch.
(D) Derivação bilio pancreática.
(E) Fobi Capella.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 51
Considerando o tratamento cirúrgico da obesidade e do diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os pacientes com IMC maior que 40 têm indicação de realizar cirurgia bariátrica independente de apresentarem comorbidades associadas à obesidade.
( ) Os pacientes com obesidade grau II e diabetes mellitus podem realizar cirurgia para o tratamento da obesidade antes do tratamento clínico da mesma.
( ) O paciente obeso mórbido com depressão em atividade sem melhora com o tratamento, pode ser submetido à cirurgia bariátrica, pois a perda de peso irá levar à melhora da depressão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) F – V – F.
(B) V – V – F.
(C) V – F – F.
(D) V – F – V.
(E) F – V – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 52
Sobre os transplantes e sua imunologia, assinale a afirmativa incorreta.
(A) A rejeição hiperaguda ocorre de minutos a dias após o transplante, é mediada por anticorpos previamente existentes e é evitada com testes de compatibilidade das células do doador com o soro do receptor.
(B) A rejeição aguda é mediada por linfócitos B, pode ocorrer de dias a meses após o transplante e é a única que pode ser revertida com imunossupressão.
(C) A rejeição crônica normalmente ocorre anos após o transplante, é um processo que envolve fibrose do enxerto e o principal fator de risco é a presença de rejeição aguda prévia.
(D) A imunossupressão do transplante é dividida em terapias de indução e manutenção, sendo a primeira mais agressiva e com risco aumentado de infecções oportunistas ou malignidades como o linfoma.
(E) A imunidade inata é mais reativa a um órgão isquêmico do que a um órgão transplantado de um ser da mesma espécie.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 53
Em um paciente com neoplasia endócrina múltipla tipo 1, podemos observar a ocorrência dos seguintes tumores:
(A) feocromocitoma e VIPoma.
(B) glucagonoma e osteossarcoma.
(C) carcinoma medular de tireoide e insulinoma.
(D) gastrinoma e adenoma funcionante de paratireoide.
(E) adenoma de hipófise e adenocarcinoma de pâncreas.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 54
Paciente de 78 anos, sexo masculino, tabagista, previamente lúcido e realizando todas as atividades do cotidiano. Apresenta quadro de disfagia há 6 meses, com piora há 1 mês, associada a perda ponderal de 18kg no período.
Exame físico evidencia apenas emagrecimento acentuado. Endoscopia digestiva alta evidencia tumoração estenosante em porção distal do esôfago, de 2cm de extensão. Realizadas biópsias que revelaram tratar-se de adenocarcinoma bem diferenciado. Estadiamento de imagem conclui se tratar de um T3N1M0.
Assinale a opção que indica a melhor conduta para este paciente.
(A) Esofagectomia.
(B) Radioterapia seguida de esofagectomia.
(C) Quimioterapia seguida de esofagectomia.
(D) Químio-radioterapia seguida de esofagectomia.
(E) Colocação de prótese por endoscopia digestiva alta.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 55
Paciente do sexo masculino, 63 anos, tabagista, coronariopata já submetido a colocação de stent coronariano, com quadro de 3 meses de evolução de dispepsia. A endoscopia digestiva alta evidenciou lesão em mucosa gástrica, localizada na grande curvatura do antro e distando 5cm do piloro, de aproximadamente 1 cm de diâmetro, Borrmann I.
Ecoendoscopia mostrou estar restrita à mucosa gástrica e ter, na verdade, 1,5 cm de diâmetro, sem linfonodomegalias perigástricas. Procedida no mesmo ato endoscópico ressecção mucosa endoscópica, com retirada completa da lesão.
Análise histopatológica revelou se tratar de adenocarcinomamoderadamente diferenciado, tipo intestinal de Lauren, sem invasão angiolinfática e com margens não-comprometidas.
Assinale a opção que indica a conduta correta.
(A) Observação.
(B) Ressecção gástrica atípica + linfadenectomia D1.
(C) Gastrectomia subtotal + linfadenectomia D1.
(D) Gastrectomia subtotal + linfadenectomia D2.
(E) Gastrectomia total + linfadenectomia D2.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 56
Das patologias esofageanas listadas a seguir, assinale a que não é relacionada ao aumento da incidência de câncer de esôfago.
(A) Acalasia.
(B) Anel de Schatzk.
(C) Estenose cáustica.
(D) Esôfago de Barret.
(E) Síndrome de Plummer-Vinson.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 57
Paciente feminina, 34 anos, relata que há alguns anos vem apresentando, de forma progressiva, sensação de “algo preso” quando se alimenta, necessitando sempre da ajuda da ingesta de líquidos e, por vezes, tem regurgitação. Relata também emagrecimento.
Procurou auxílio médico que solicitou uma esôfagografia evidenciando esôfago dilatado, em torno de 5,0 cm, com nível hidroaéreo e afilamento distal em bico de pássaro. Continuou a investigação diagnóstica com a realização de endoscopia digestiva alta que não evidenciou neoplasia.
Assinale a opção mais indicada para essa paciente.
(A) Toxina botulínica no Esfíncter Esofageano Superior.
(B) Esofagomiotomia distal associada a cirurgia antirefluxo.
(C) Esofagectomia distal com esôfago gastro anastomose primária.
(D) Esofagectomia distal com reconstrução por interposição jejunal.
(E) Esofagectomia total com anastomose do esôfago cervical com o jejuno.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 58
Sobre os hormônios do intestino delgado é correto afirmar que
(A) a produção de Gastrina tem sua secreção estimulada pelo pH abaixo de 3 e pelo peptídeo liberador de gastrina.
(B) a Secretina é produzida em células dos primeiros segmentos jejunais e estimula a secreção de água e bicarbonato pela bile.
(C) a Motilina tem sua secreção estimulada pela presença de gordura e aumenta a motilidade do tubo digestivo inferior.
(D) a Colecistocinina tem sua secreção estimulada por gordura e peptídeos, e estimula a secreção ácida gástrica e a secreção das enzimas pancreáticas.
(E) o Enteroglucagon é um peptídeo com secreção estimulada por gorduras e estimula a liberação do glucagon pancreático.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 59
Paciente feminina, 38 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal, febre com calafrios e icterícia. Na história patológica pregressa relata que desde o final da adolescência apresenta crises de dor abdominal em cólica, acompanhada de evacuações diarreicas, por vezes com muco e sangue.
Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para a doença de base.
(A) Doença de Crohn.
(B) Megacólon tóxico.
(C) Colite isquêmica.
(D) Enterocolite bacteriana.
(E) Retocolite ulcerativa.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 60
Paciente de 59 anos, masculino, em exame colonoscópico de rotina encontrou um pólipo de 0,3cm no reto alto, o qual foi ressecado e cujo histopatológico evidenciou tratar-se de um adenoma serrilhado.
Sobre este, assinale a afirmativa correta.
(A) A via de malignização ocorre por mutações BRAF e KRAS, associadas a hipermetilação.
(B) O adenoma serrilhado tradicional, totalmente ressecado deve ser avaliado a cada 10 anos.
(C) Os pólipos hiperplásicos são considerados um subgrupo e, devido à sua displasia, são considerados mais agressivos.
(D) A deficiência de estrogênio na menopausa protege a mulher da progressão maligna.
(E) O adenoma serrilhado tradicional é o subtipo mais comum, mais frequentes em pacientes jovens e em segmentos colônicos mais distais.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 61
Paciente de meia idade, com sintomas dispépticos de longa duração, foi diagnosticado com Linfoma Malt. Das opções a seguir, o melhor esquema terapêutico inicial para esse paciente é
(A) a radioterapia.
(B) a rádio e a quimioterapia.
(C) a gastrectomia total, seguida de adjuvância.
(D) a neo adjuvância, seguida de gastrectomia total.
(E) o inibidor de Bomba de Próton + claritromicina + amoxicilina + metronidazol.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 62
Paciente masculino, 55 anos, com comorbidades leves (Hipertensão arterial, gastrite de longa data e alergia a sulfa), deu entrada no pronto socorro com quadro de hematêmese, sudorese intensa e hipotensão.
A ressuscitação volêmica foi considerada um sucesso com estabilização hemodinâmica e na sequencia submetido a endoscopia digestiva alta, que evidenciou úlcera bulbar duodenal Forrest IA.
As manobras endoscópicas para estancamento da hemorragia não surtiram efeito e o paciente foi então encaminhado a cirurgia de urgência.
Assinale a opção mais indicada para este caso.
(A) Duodenotomia com sutura da úlcera.
(B) Sutura da úlcera + vagotomia super seletiva.
(C) Sutura da úlcera + antrectomia + vagotomia troncular.
(D) Sutura da úlcera + piloroplastia + vagotomia troncular.
(E) Sutura da úlcera + gastroentero anastomose + vagotomia troncular.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 63
Paciente jovem deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em barra com irradiação dorsal, acompanhado de vômitos e distensão abdominal. Após o atendimento inicial, analgesia, antiemético e hidratação venosa, foi realizado exame laboratorial que evidenciou amilase de 895 UI/L, lipase 3225 UI/L, bilirrubina total de 4,6 mg/dL e direta de 3,3 mg/dL.
Foi realizada tomografia computadorizada que diagnosticou pancreatite aguda caracterizada por aumento difuso do pâncreas, com aspecto edematoso e borramento da gordura peri pancreática. A investigação por imagem foi complementada por colangioressonância que evidenciou vesícula biliar com microcálculos e lama biliar e vias biliares discretamente aumentadas sem falhas de enchimento.
Após 48 horas a paciente encontrava-se sem dor e com novo laboratório: amilase de 250 UI/L, lipase 840 UI/L, bilirrubina total de 1,6 mg/dL e direta de 1,2 mg/dL.
Diante desse quadro, assinale a opção que indica a melhor conduta.
(A) Colecistectomia videolaparoscópica com colangiografia na mesma internação.
(B) Colecistectomia videolaparoscópica com colangiografia após 90 dias da alta.
(C) Realização imediata de Colangio pancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) com papilotomia e colecistectomia após a alta.
(D) CPRE com papilotomia seguida de colecistectomiavideolaparoscópica na mesma internação.
(E) Colecistectomia videolaparoscópica associada àcoledocostomia a Kehr na mesma internação.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 64
Paciente masculino, 79 anos, sofreu queda da própria altura com consequente fratura do colo do fêmur esquerdo. Foi submetido a tratamento cirúrgico, do qual apresentou boa evolução.
No 6º dia de pós operatório foi diagnosticado com pneumonia no lobo inferior direito e tratado com cefalosporina de 3ª geração, complementada com fisioterapia respiratória e rápida melhora dos sintomas e do laboratório.
No sexto dia de antibioticoterapia, evoluiu com recrudescência da febre, distensão abdominal e febre. Tomografia computadorizada do abdome evidenciando grande distensão pancolônica.
Diante deste quadro, indique a conduta adequada.
(A) Colectomia total com íleo reto anastomose.
(B) Hemicolectomia direita com íleo transverso anastomose.
(C) Colostomia do transverso em dupla boca.
(D) Suspensão da cefalosporina, vancomicina oral e hidratação venosa.
(E) Catéter naso gástrico, sonda retal, hidratação venosa e neostigmina.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 65
Considerando um paciente com cirrose por vírus C, Child C, e apresentando um hepatocarcinoma entre os segmentos V e VI, assinale a opção de tratamento que não deve ser utilizada.
(A) Hepatectomia.
(B) Transplante hepático.
(C) Quimioembolização arterial.
(D) Ablação por radiofrequência.
(E) Ablação por injeção percutânea de etanol.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 66
O Testamento Vital (Diretivas Antecipadas de Vontade) tem sido objeto de amplas discussões no campo da Ética Médica e da Bioética, envolvendo a autonomia do paciente bem como a autonomia do médico e suas objeções de consciência.
De acordo com o CFM, assinale a afirmativa correta.
(A) Os cuidados paliativos se centram na qualidade e na duração da vida. Oferecem assistência humana e compassiva para as pessoas nas últimas fases de uma doença incurável para que possam viver o mais confortavelmente possível.
(B) Princípio da Beneficência: a moralidade requer não apenas que tratemos as pessoas como autônomas e que nos abstenhamos de prejudicá-las, mas também que contribuamos para o seu bem-estar.
(C) Princípio da não Maleficência: determina a ação de infligir dano intencionalmente; na ética médica, está inversamente ligado à máxima primum non nocere (acima de tudo não causar dano).
(D) Obstinação terapêutica tem sido considerada como Medicina Defensiva. Entende-se esta prática como uma decisão ou ação clínica do médico, motivada total ou parcialmente, pela defesa do paciente.
(E) A autonomia da pessoa será exercida plenamente mesmo que seu ato resulte em atentar contra a própria vida. Serão respeitadas as decisões benéficas dos responsáveis legais pelas crianças e incapazes.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 67
Paciente masculino de 67 anos com queixa de dor abdominal recorrente, por vezes com irradiação dorsal, fez uma tomografia que diagnosticou tumoração cística no corpo do pâncreas de 2,5 cm, sugestivo de Neoplasia Mucinosa Papilar Intraductal.
Complementou a investigação com a dosagem sérica do Ca 19.9 que foi normal e com ecoendoscopia que mostrou a presença de nódulos murais, paredes espessadas e dilatação do ducto pancreático principal de 11 mm com afilamento abrupto. Por problemas técnicos não foi possível a análise citológica do líquido do cisto.
Assinale a opção que indica a conduta a ser seguida.
(A) Cirurgia de Wipple.
(B) Pancreatectomia corpo caudal.
(C) Ressecção do cisto com margem de 0,5 cm.
(D) Observação e repetir a ecoendoscopia em 1 ano.
(E) Pancreatectomia total devido a possibilidade de lesão multifocal.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 68
A esteato-hepatite não alcoólica ou NASH (nonalcoholic steatohepatitis) representa um dos estágios da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), reconhecida como uma das mais frequentes doenças do fígado da atualidade. Está associada à síndrome metabólica e a maior risco de doenças cardiovasculares.
Sobre essa patologia, assinale a afirmativa correta.
(A) Os pacientes com esteatose apresentam precocemente sinais e sintomas que são estigmas de doença hepática crônica.
(B) Os aspectos morfológicos são distinguíveis dos encontrados na doença hepática alcoólica pela ausência dos corpúsculos de Mallory.
(C) A biópsia hepática, considerada padrão ouro no diagnóstico e estadiamento da doença é recomendada para todos os pacientes com esteatose.
(D) Na doença avançada há indicação de transplante hepático mesmo sendo observado aumento da mortalidade por doença cardiovascular em comparação ao transplante por outras causas.
(E) A cirurgia bariátrica é uma opção terapêutica para a DHGNA de pacientes com obesidade grave, independente do grau evolutivo da doença, pois os bons resultados traduzidos na regressão da doença diminuem a necessidade de transplante hepático.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 69
Paciente jovem, sem comorbidades, com uso prolongado de contraceptivo oral, em exame ultrassonográfico de rotina para investigação de dispepsia encontrou nódulo de aproximadamente 7,0cm no segmento VI do fígado.
Foi então submetida à tomografia computadorizada contrastada multifásica do abdome que identificou lesão única, bem delimitada, com aspecto sugestivo de ser encapsulada e com foco hemorrágico intralesional, além de realce homogêneo na fase arterial e isoatenuante ao parênquima hepático na fase portal.
Diante desse achado, assinale a opção que indica o diagnóstico e a conduta adequados, respectivamente.
(A) Hiperplasia nodular focal e ressecção do nódulo.
(B) Adenoma hepático e ressecção do nódulo.
(C) Carcinoma hepato celular e hepatectomia direita.
(D) Hemangioma hepático e suspensão do contraceptivo oral.
(E) Cisto não parasitário e destelhamento por videolaparoscopia.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 70
Paciente adulto jovem, com relato de constipação intestinal crônica, com uso crônico de laxantes, e reação de Machado Guerreiro positiva, dá entrada no pronto-socorro com quadro de dor e distensão abdominal, vômitos e parada de eliminação de gases e fezes. A telerradiografia de abdome apresenta imagem característica de letra “U” invertida.
Assinale a opção que indica a conduta adequada.
(A) Colectomia total.
(B) Retossigmoidoscopia.
(C) Cirurgia de Hartmann.
(D) Sigmoidostomia em alça.
(E) Sigmoidectomia com anastomose colo retal.
COMENTÁRIOS