Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Hematologia e Hemoterapia) com Gabarito

Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Hematologia e Hemoterapia) com Gabarito As  questões de 01 à 40  referentes a  Português, Raciocínio...
FUNSAÚDE-CE

Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Hematologia e Hemoterapia) com Gabarito

As questões de 01 à 40 referentes a Português, Raciocínio Lógico, Atualidades e Legislação estão disponíveis nesse link. Essas questões são comuns a todas as provas de Nível Superior do concurso FUNSAÚDE-CE 2021.

Concurso: FUNSAÚDE - CE - 2021 - Edital nº 03
Órgão/Instituição: Fundação Regional de Saúde - CE
Banca/Organizadora: Fundação Getúlio Vargas
Cargo: Médico (Hematologia e Hemoterapia)
Escolaridade: Superior

Médico (Hematologia e Hemoterapia)
Conhecimentos Específicos

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 41
Uma paciente de 35 anos de idade, sexo feminino, procura o hematologista com um hemograma – feito durante um check up - em que as séries branca e vermelha são normais, porém a contagem de plaquetas é de 10.000/µL, com aumento do volume plaquetário.

A paciente não tem história pregressa ou atual de hemorragias e nem petéquias ou equimoses. Um aspirado de medula óssea mostra uma série megacariocótica sem hiper ou hipoproliferação e aspecto morfológico normal. À revisão da lâmina do sangue periférico, foi constatada a presença de inúmeros grumos plaquetários. 

Assinale a opção que indica o exame laboratorial que deve ser feito para a confirmação do diagnóstico. 

(A) Biópsia de medula óssea. 

(B) Pesquisa de anticorpos anti-GP-IIb/IIIa por citometria de fluxo. 

(C) Nova contagem de plaquetas em sangue colhido em tubo contendo citrato.

(D) Pesquisa de anti-HIV e anti-HCV. 

(E) Pesquisa de anticorpos contra antígenos plaquetários (anti-HPA). 


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 42
Assinale a opção que indica a alteração morfológica mais comumente observada no hemograma de indivíduos com leucemia linfocítica crônica (LLC). 

(A) Dacriócitos. 

(B) Manchas de Grumpecht.

(C) Anomalia de Pelger-Huët. 

(D) Inclusão de Döhle. 

(E) Vacuolização.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 43
Com relação às anemias por deficiência de Ferro, analise as afirmativas a seguir. 

I. Dosagens de ferritina abaixo de 12 ng/mL selam o diagnóstico de ferropenia.

II. A hepcidina é um peptídio produzido no fígado que aumenta a absorção do ferro.

III. A saturação de transferrina é o exame considerado como padrão-ouro para a confirmação de anemia por carência de Ferro.

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas.
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 44
Relacione as doenças listadas a seguir às medicações utilizadas para o seu tratamento. 

1. Eltrombopague 
2. Caplacizumab 
3. Ponatinibe 
4. Ruxolitinibe 

( ) Anemia aplástica severa 
( ) Leucemia Mieloide Crônica (LMC) 
( ) Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) 
( ) Mielofibrose 

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

(A) 1, 3, 2 e 4.
(B) 1, 4, 2 e 3. 
(C) 4, 2, 3 e 1. 
(D) 2, 4, 3 e 1. 
(E) 4, 3, 2 e 1.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 45
Em relação ao tipo 3 da doença de von Willebrand, assinale a opção que indica os resultados de exames laboratoriais que confirmam seu diagnóstico. 

(A) Diminuição da dosagem de cofator de ristocetina, trombocitopenia e alteração plaquetária com ristocetina. 

(B) Diminuição das dosagens de cofator de ristocetina e do antígeno de von Willebrand (vWF:Ag) com agregação plaquetária normal. 

(C) Aumento da dosagem de cofator de ristocetina e diminuição da dosagem de antígeno de von Willebrand (vWF:Ag). 

(D) Diminuição desproporcional de cofator de ristocetina em relação ao antígeno de von Willebrand. 

(E) Diminuição de fator VIII e ausência de cofator de Ristocetina e de antígeno de von Willebrand.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 46
Com relação ao anticorpo monoclonal emicizumabe, analise as afirmativas a seguir. 

I. Está indicado para o tratamento de hemofílicos A com inibidores. 

II. Sua principal complicação é a trombose, sobretudo quando é usado simultaneamente ao complexo protrombínico parcialmente ativado. 

III. Deve ser administrado por via subcutânea. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 47
A respeito da lesão pulmonar aguda induzida pela transfusão (TRALI), assinale a afirmativa correta. 

(A) É uma complicação cuja frequência é superior a 1:100 transfusões de plasma. 

(B) Sua principal etiologia é a presença de anticorpos anti-HLA e/ou anti-HNA no plasma do doador do hemocomponente transfundido.

(C) Seu tratamento consiste na aplicação de imunoglobulina poliespecífica intravenosa. 

(D) É uma complicação tardia, ocorrendo sempre de 48 a 72 horas após a transfusão. 

(E) A prevenção do TRALI na transfusão de hemocomponentes plasmáticos ou plaquetários, pode ser feita por meio da inativação de patógenos.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 48
Paciente portador de Púrpura Trombocitopênica Idiopática refratária será submetido a esplenectomia. Sua contagem de plaquetas no pré-operatório imediato é de 7.500/µL. 

A respeito da conduta transfusional a ser seguida no período peri-operatório, assinale a afirmativa correta. 

(A) Transfundir dose dupla de plaquetas imediatamente antes do início da cirurgia. 

(B) Observar a cirurgia e se houver sangramento anormal ou de vulto, transfundir uma dose de concentrado de plaquetas.

(C) Transfundir uma dose de concentrado de plaquetas após o clampeamento do pedículo esplênico. 

(D) Transfundir apenas concentrado de hemácias em caso de sangramento anormal. 

(E) Imunoglobulina por via intravenosa, na dose de 2g/Kg de peso, 24 horas antes da cirurgia.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 49
As leucemias agudas pro-mielocíticas (M3) são acompanhadas de diátese hemorrágica causada por coagulopatia.

Em relação à fisiopatologia deste distúrbio, assinale a afirmativa correta. 

(A) A produção de fator tissular e micropartículas pelas células leucêmicas causam ativação do fator XI e do fator IX.

(B) A lise tumoral que ocorre após o início do tratamento bloqueia a coagulopatia. 

(C) A diminuição acentuada na produção de plaquetas pela ocupação da medula pelas células leucêmicas é o fenômeno de base para a coagulopatia. 

(D) As frequentes transfusões de hemácias feitas no momento da eclosão da doença levam a uma coagulopatia dilucional. 

(E) A ativação dos alfa-grânulos plaquetários é a responsável pela coagulopatia.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 50
Em relação ao tratamento das leucemias mieloides crônicas,analise as afirmativas a seguir. 

I. A remissão prolongada é obtida em cerca de 50% dos casos, com os tratamentos moleculares atualmente disponíveis.

II. Nos casos de hiperleucocitose superior a 500.000 leucócitos/µL com leucostase, o tratamento pode ser feito com hidroxiureia ou imatinibe.

III. O tratamento de segunda linha pode ser feito com Nilotinibe ou Dasatinibe 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 51
Com relação à anemia megaloblástica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) A anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 se acompanha de neuropatia periférica. 

( ) A hipersegmentação dos leucócitos está presente somente na carência de ácido fólico. 

( ) O tratamento-padrão para a anemia megaloblástica da gastrite atrófica autoimune é feito com vitamina B12 sublingual. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) F – V – F. 
(B) F – V – V. 
(C) V – F – F. 
(D) V – V – F. 
(E) F – F – V.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 52
Um paciente de 50 anos de idade, portador de linfoma em fase inicial, apresenta aparecimento súbito de anemia normocrômica e macrocítica (VCM: 120). A contagem de reticulócitos é de 700 células/µL.

O teste de Coombs direto é positivo. Foi iniciada terapia com corticoide (pulsoterapia), porém sem resposta após uma semana e piora da anemia, com hemoglobina caindo para 1,8 g/dL, com descompensação hemodinâmica.

O médico-assistente solicitou uma transfusão sanguínea, mas o serviço de Hemoterapia não encontrou nenhuma bolsa compatível, apesar de ter excluído a presença de alo-anticorpos. 

Face ao risco de morte iminente, assinale a opção que apresenta a conduta terapêutica imediata a ser adotada neste caso. 

(A) Repetir a pulsoterapia. 

(B) Anticorpo anti-CD20. 

(C) Plasmaférese. 

(D) Transfundir lentamente uma bolsa de concentrado de hemácias.

(E) Imunoglobulina intravenosa 2g/Kg de peso.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 53
Estudos recentes, publicados nos últimos cinco anos, mostram que a reposição de ferro três vezes ao dia, antes das refeições, eleva a produção e aumenta o nível sérico da hepcidina. 

Assinale a alternativa que indica a opção terapêutica recomendada, em função desses resultados dos estudos, para a administração eficaz de Ferro. 

(A) Ferro parenteral. 

(B) Fazer apenas um comprimido por dia ou mesmo um comprimido em dias alternados. 

(C) Aumentar a dose para 4 a 5 comprimidos por dia, a fim de aumentar a absorção. 

(D) Associar vitamina C, 3 vezes ao dia, juntamente com os comprimidos de ferro. 

(E) Fazer os três comprimidos de Ferro depois e não antes das refeições.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 54
Em relação ao tratamento da hemorragia em pacientes com hemofilia B com inibidores, assinale a opção correta. 

(A) Complexo protrombínico não ativado. 

(B) Complexo protrombínico parcialmente ativado. 

(C) Emicizumabe. 

(D) Fator VII recombinante ativado.

(E) Concentrado de Fator IX em altas doses.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 55
A síndrome denominada VITT ou Trombose com Trombocitopenia induzida pela vacina foi recentemente identificada e é uma complicação muito rara de algumas vacinas contra a COVID-19. 

Em relação à fisiopatologia dessa complicação, assinale a afirmativa correta. 

(A) Aparecimento de auto-anticorpo anti-fator plaquetário-4 (anti-PF4), agregação plaquetária, liberação de substâncias pró-coagulantes, trombocitopenia e trombose. 

(B) Auto-anticorpos anti-GPIIB/IIIA. 

(C) Aumento dos níveis séricos de ADAMTS-13. 

(D) Bloqueio da produção de proteína C, proteína S e aumento na produção de fator tissular. 

(E) Hiperfibrinólise causada pelo vetor viral das vacinas, levando à grande elevação do D-dímero e tromboses de sistema nervoso central.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 56
Um paciente 67 anos de idade, assintomático, é encaminhado para hematologista devido à alteração em um hemograma de controle, que mostrou uma contagem de leucócitos totais de 28.000/µL. A série vermelha é normal (hemoglobina de 14 g/dL) e a plaquetometria é de 250.000 plaquetas/µL. A contagem diferencial de leucócitos revela os seguintes resultados:

Bastões: 240/µLSegmentados: 3.800/µL 
Eosinófilos: 90/µL 
Basófilos: 0 
Linfócitos: 23.470/µL 
Monócitos: 400/µL 

O exame físico é normal. O hematologista faz a hipótese de leucemia linfocítica crônica e solicita uma imunofenotipagem por citometria de fluxo, para a confirmação diagnóstica. 

Assinale a opção que apresenta o perfil imunofenotípico que confirma o diagnóstico. 

(A) CD5+, CD19+, CD20+, CD 23+, FMC7 -

(B) CD34+, CD45+, CD5+, CD38+ e FMC7 - 

(C) CD20-, CD5-, CD4+, CD8+ 

(D) CD23-, CD8+, CD4-, CD34+ 

(E) CD5+, CD10 -, FMC7 +


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 57
Em relação ao caso anterior, o diagnóstico de Leucemia linfocítica crônica foi confirmado pela imunofenotipagem. Wm relação ao tratamento indicado para a LLC apresentada pelo paciente, assinale a opção correta. 

(A) Anagrelide. 
(B) Corticoide. 
(C) Hidroxiureia. 
(D) Fludarabina. 
(E) Conduta expectante.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 58
Com relação ao tratamento das porfirias, analise as afirmativas a seguir. 

I. As crises moderadas na porfiria aguda intermitente podem ser tratadas com a infusão intravenosa de soro glicosado a 5%. 

II. Em pacientes com porfiria aguda intermitente que apresentam crises graves, está indicado o uso de hematina. 

III. O tratamento da porfiria eritropoiética congênita se baseia na quelação do Ferro. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 59
Os capítulos III e IV do Código de Ética Médica, que tratam, respectivamente, das responsabilidades do médico e dos Direitos Humanos, estabelecem condutas que são proibidas aos médicos. 

A este respeito, leia as vedações que se seguem: 

I. Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento. 

II. Deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria. 

III. Deixar de denunciar prática de tortura ou de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis, praticá-las, bem como ser conivente com quem as realize ou fornecer meios, instrumentos, substâncias ou conhecimentos que as facilitem. 

Assinale a opção que indica as afirmativas previstas no Código. 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 60
Relacione as doenças listadas a seguir às respectivas anomalias cromossômicas. 

1. Leucemia promielocítica aguda 
2. Leucemia linfocítica aguda 
3. Linfoma do manto 
4. Trombocitemia essencial mista 

( ) t(15;17)(q22;q21) 
( ) Mutação JAKV 617F 
( ) t(10;14)(q24;q11) 
( ) t(11;14)(q13;q32) 

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

(A) 1, 3, 2 e 4. 
(B) 1, 4, 2 e 3.
(C) 4, 2, 3 e 1. 
(D) 2, 4, 3 e 1. 
(E) 4, 3, 2 e 1. 


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 61
A respeito da transfusão profilática de plaquetas em pacientes com trombocitopenia aguda causada pela supressão medicamentosa da produção de megacariócitos pela medula óssea, assinale a afirmativa correta. 

(A) Em caso de refratariedade plaquetária de origem imune, a conduta indicada é a transfusão de plaquetas desleucocitadas e desplasmatizadas/lavadas. 

(B) A contagem de plaquetas abaixo da qual é necessária a transfusão profilática é de 20.000 plaquetas /µL. 

(C) Rendimento transfusional inferior a 10% do esperado na contagem de plaquetas feita uma hora após a transfusão, em duas transfusões consecutivas, indica refratariedade às plaquetas.

(D) A dose atualmente indicada é de uma bolsa de plaquetas para cada 5 kg de peso do paciente. 

(E) Plaquetas ABO incompatíveis não podem ser transfundidas.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 62
A respeito da hemocromatose hereditária leia o fragmento a seguir. 

“A alteração genética mais comum afeta o gene _____, sendo as duas mutações mais frequentes a _____ e a _______…” 

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima. 

(A) C282Y – HAMP – HFE 

(B) HFE – H63D – HJV 

(C) H63Ds – C282Y – TfR2 

(D) HFE – C282Y – H63D

(E) HAMP – TfR2 – C282Y


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 63
Um paciente negro, 48 anos de idade, é encaminhado para consulta com hematologista devido à presença de neutropenia em dois hemogramas consecutivos, realizados com intervalos de 30 dias, sem outras alterações nas séries branca, vermelha ou nas plaquetas. A contagem absoluta de neutrófilos nos dois hemogramas foi, respectivamente, de 1.350 e 1450/µL. 

O paciente não tem história de infecção recorrente ou infecção grave; um hemograma realizado cinco anos antes apresenta padrão similar, em relação à neutropenia (contagem absoluta: 1.200/µL). Faz uso crônico de anti-hipertensivo (losartana), sem outras comorbidades. 

Diante desse quadro, assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável para o caso. 

(A) Neutropenia étnica benigna. 

(B) Síndrome de Kostmann. 

(C) Neutropenia auto-imune. 

(D) Neutropenia constitucional severa. 

(E) Neutropenia cíclica.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 64
As Púrpuras Trombocitopênicas Imunológicas (P.T.I.) se caracterizam por baixas contagens plaquetárias no sangue periférico. 

Em relação ao seu diagnóstico, assinale a afirmativa correta. 

(A) A presença de grumos plaquetários no sangue periférico é um dado muito sugestivo de P.T.I. 

(B) A presença de anemia microcítica associada à plaquetopenia descarta o diagnóstico de P.T.I. 

(C) No aspirado de medula óssea, o achado mais característico é a diminuição dos megacariócitos 

(D) A presença de plaquetas imaturas no sangue periférico é altamente sugestiva de P.T.I. 

(E) A presença do marcador de ativação plaquetária CD62, à citometria de fluxo, sela o diagnóstico de P.T.I.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 65
A propósito das neutropenias febris pós-tratamento quimioterápico das leucemias agudas, analise as afirmativas a seguir. 

I. É definida pelo aumento da temperatura corporal acima de 37,5oC. 

II. O uso de G-CSF (filgrastim) está indicado nessa situação. 

III. As recomendações atuais estabelecem o uso profilático de antibióticos orais 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 66
A respeito do mieloma múltiplo, assinale a afirmativa correta. 

(A) Para o diagnóstico de mieloma, a presença de grandes quantidades da proteína de Bence Jones na urina é um critério indispensável. 

(B) A Velocidade de Sedimentação das Hemácias está geralmente aumentada no mieloma do tipo macroglobulinemia de Waldentrön. 

(C) O aumento na dosagem de β-2 microglobulinas indica mau prognóstico.

(D) A presença de picos monoclonal na eletroforese de proteínas séricas ocorre em cerca de 50% dos casos. 

(E) Hipercalcemia e fraturas patológicas ocorrem em menos de 10% dos casos de mieloma múltiplo.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 67
Com relação aos linfomas não-Hodgkin, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) Cerca de 85% dos linfomas não-Hodgkin são de células B. 

( ) O linfoma difuso de grandes células B é o tipo mais comum de linfoma não-Hodgkin. 

( ) Os linfomas de células T estão associados aos vírus HIV, HTLV e EBV. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) F – V – F. 
(B) F – V – V. 
(C) V – F – F. 
(D) V – V – F.
(E) F – F – V.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 68
A respeito dos protocolos de tratamento quimioterápico das leucemias mieloides agudas, assinale a afirmativa correta. 

(A) A cladribina pode ser usada como esquema de segunda linha nas tricoleucemias. 

(B) O esquema de indução pode incluir citarabina e idarrubicina ou daunorrubicina. 

(C) O tri-óxido de arsênio pode ser usado como tratamento de primeira linha nos subtipos M1, M2 e M3 das leucemias agudas. 

(D) O transplante alogênico de medula óssea está indicado no tratamento de consolidação das leucemias mieloides agudas sempre que houver doador compatível. 

(E) A azacitidina está indicada nas leucemias linfoblásticas agudas.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 69
O tratamento de base da maioria das imunodeficiências primárias consiste na reposição de imunoglobulinas do tipo IgG. A respeito deste tipo de tratamento, assinale a afirmativa correta. 

(A) Ainda não há evidências que permitam a reposição de imunoglobulina por via subcutânea, sendo sempre preferível a via intravenosa. 

(B) A inclusão de pacientes com Imunodeficiência primária em programas de reposição crônica de imunoglobulinas é mandatória em todos os casos em que a dosagem de IgG estiver abaixo de 1.000 mg/dL. 

(C) A dose e o intervalo iniciais, em um paciente com imunodeficiência primária recém-incluído em programa de reposição de IgG, é de 1 g/Kg de peso, a cada três semanas. 

(D) Meningite asséptica e insuficiência renal aguda são complicações frequentes da terapia de reposição com IgG. 

(E) O objetivo do tratamento é manter a dosagem de imunoglobulina G (IgG) em pelo menos 500 mg/dL, em amostra de sangue coletada imediatamente antes da infusão.


FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 70
A propósito da Doença Residual Mínima em pacientes com Leucemia Mieloide Aguda, analise as afirmativas a seguir. 

I. Pode ser diagnosticada pela citometria de fluxo, com o uso de um painel de anticorpos monoclonais. 

II. O diagnóstico pode ser feito por técnicas de biologia molecular (PCR). 

III. O volume de medula óssea a ser coletado para pesquisa de Doença Residual Mínima é de no máximo 5 a 10 mL, para evitar contaminação com sangue periférico. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo