Redação UEMA 2021: É possível pensar em um brasil contemporâneo com “b” maiúsculo sem os males que se enraizaram desde o passado?

Redação UEMA 2021: É possível pensar em um brasil contemporâneo com “b” maiúsculo sem os males que se enraizaram desde o passado?

Redação UEMA 2021: É possível pensar em um brasil contemporâneo com “b” maiúsculo sem os males que se enraizaram desde o passado?

PROVA DE PRODUÇÃO TEXTUAL - PAES 2021 
28/02/2021

Os textos a seguir são indispensáveis à sua reflexão, antes de escrever sobre o tema proposto para sua redação. Leia-os com atenção.

Texto I
O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade

[...] O “brasil” com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra – um pedaço perdido de Portugal e da Europa – um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. […] Sociedade onde pessoas seguem certos valores e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu. […] 

Não queremos ver um Brasil pequeno e outro grande, já feito. Não! Queremos, isto sim, descobrir como é que eles se ligam entre si; como é que cada um depende do outro, e como os dois formam uma realidade única que existe concretamente naquilo que chamamos de “pátria”.
DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil?
Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1998. (Adaptado)

Texto II
Aquarela do Brasil
Brasil meu Brasil brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
[...] 
O Brasil do meu amor
Terra de nosso Senhor
Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
[…] 
Oh esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
[…] O Brasil, do meu amor…
Ari Barroso

Texto III
Porém, senhoras minhas! Inda tanto nos 
sobra, por este grandioso país, de doenças e insectos 
por cuidar!... [...] Em breve seremos novamente uma 
colónia da Inglaterra ou da América do Norte![...]
“POUCA SAÚDE E MUITA SAÚVA,
OS MALES DO BRASIL, SÃO”
ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter.
Porto Alegre, RS: L7PM, 2018.

Texto IV
Abaporu (1928), Tarsila do Amaral
Abaporu (1928), Tarsila do Amaral

PROPOSTA PARA REDAÇÃO

Considerando a leitura dos textos motivadores e os conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, que apresente, no mínimo, dois argumentos válidos, comprovando seu ponto de vista, acerca do tema:

É POSSÍVEL PENSAR EM UM BRASIL CONTEMPORÂNEO COM ”B” MAIÚSCULO SEM OS MALES QUE SE ENRAIZARAM DESDE O PASSADO?

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo