Apresente uma manifestação de preconceito explicitada no texto I

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03 TEXTO I Nota Preliminar Escrito nos raros intervalos de folga de uma carreira fatigante, este livro, que ...
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
TEXTO I
Nota Preliminar
Escrito nos raros intervalos de folga de uma carreira fatigante, este livro, que a princípio se resumiaà história da Campanha de Canudos, perdeu toda a atualidade, remorada a sua publicação em virtude de causas que temos por escusado apontar. Demos-lhe, por isto, outra feição, tornando apenas variante de assunto geral o tema, a princípio dominante, que o sugeriu.

Tentamos esboçar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traços atuais mais expressivos das sub-raças sertanejas do Brasil. E fazemo-lo porque a sua instabilidade de complexos de fatores múltiplos e diversamente combinados, aliada às vicissitudes históricas e à deplorável situação mental em que jazem, as tornam talvez efêmeras, destinadas a próximo desaparecimento ante as exigências crescentes da civilização e a concorrência material intensiva das correntes migratórias que começam a invadir profundamente a nossa terra.

O jagunço destemeroso, o tabaréu ingênuo e o caipira simplório serão em breve tipos relegadosàs tradições evanescentes ou extintas.

Primeiros efeitos de variados cruzamentos, destinavam-se talvez à formação dos princípios imediatos de uma grande raça. Faltou-lhes, porém, uma situação de parada ou equilíbrio, que permitisse a velocidade adquirida pela marcha dos povos neste século. Retardatários hoje, amanhã se extinguirão de tudo.

A civilização avançará nos sertões impelida por essa implacável “força motriz da História” que Gumplowicz, maior do que Hobbes, imaginou, em um lance genial, no esmagamento inevitável das raças fracas pelas raças fortes.

A Campanha de Canudos tem por isto a significação inegável de um primeiro assalto, em luta talvez longa. Nem enfraquece o asserto o termo utilizado por nós, filhos do mesmo solo, porque, etnologicamente indefinidos, sem tradições nacionais uniformes, vivendo parasitariamente à beira do Atlântico dos princípios civilizadores elaborados na Europa, e armados pela indústria alemã — tivemos na ação um papel singular de mercenários inconscientes. Além disso, mal unidos àqueles extraordinários patrícios pelo solo em parte desconhecido, deles de tudo nos separa uma coordenada histórica — o tempo. Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime.
CUNHA, E. da. Os sertões. São Paulo: Três, 1984 (adaptado).

TEXTO II
A concepção de regionalismo desenvolvida por Antonio Candido na Formação da literatura brasileira é confirmada e renovada no ensaio de título “Literatura e subdesenvolvimento”, em que se visualiza a produção regionalista brasileira a partir de um critério que considera dois grandes momentos de definição da nacionalidade. Desse modo, opõem-se: em um primeiro momento, o da “consciência de país novo”, em que se teria uma “consciência amena de atraso”, quando uma visão otimista impulsionava a crença no brasileiro e a consequente idealização de sua imagem como forma compensatória de uma decadência vista apenas como momentânea; e em um segundo momento, o da “consciência do subdesenvolvimento”, em que a literatura despertaria para uma análise social e humana feita com acuidade, baseada em princípios miméticos que lhe conferiam verossimilhança e profundidade psicológica.
SANTINI, J. A Formação da Literatura Brasileira e o regionalismo.
O Eixo e a Roda. v. 20, n. 1, p. 69-85, 2011 (adaptado).

TEXTO III
Toda essa onda vem quebrar n'Os sertões, típico exemplo da fusão bem brasileira, de ciência mal digerida, ênfase oratória e intuições fulgurantes. Livro posto entre a literatura e a sociologia naturalista, Os sertões assinalam um fim e um começo: o fim do imperialismo literário, o começo da análise científica aplicada aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira.
CANDIDO, A. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária.
2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967 (adaptado).

A partir da leitura dos três textos, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Apresente uma manifestação de preconceito explicitada no texto I. (valor: 3,0 pontos)

b) Indique a relação estabelecida entre os brasileiros e as nações europeias, manifesta pelos seguintes excertos: "esmagamento [...] das raças fracas pelas raças fortes", “consciência do subdesenvolvimento” e "ciência mal digerida". (valor: 7,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA:
(EM BREVE...)

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo