No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito

No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês em razão das condições de vento e maré, além da operação promovida por rebocadores.

No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades

Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, pode-se atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições: 

(A) Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África, com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura. 

(B) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia.

(C) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água do mar pela maré de quadratura. 

(D) Formação de um gradiente de pressão entre África e Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de sizígia. 

(E) Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa, com predomínio de calmarias e vazante do nível da água do mar pela maré neutra.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
O acidente que envolveu o barco Ever Given no Canal de Suez, quando ele adernou obstruindo a passagem de embarcações, só teve um desfecho satisfatório quando condições climáticas e astronômicas favoráveis permitiram o desencalhe da embarcação.

Essa situação ocorreu quando se estabeleceu um gradiente de pressão entre a Europa e a África formando ventos de noroeste que sopraram sobre o Canal de Suez (observáveis no mapa por meio das setas) e, no dia 28, houve o evento de uma maré de sizígia (lua cheia) que, ao permitir a elevação das águas, facilitou o trabalho de desencalhe do navio. O desencalhe contou também com o auxílio de vários rebocadores.

GABARITO:
(B) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

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