Prova FGV-SP 2022 Economia (1ª fase) com Gabarito e Resolução

Prova FGV-SP 2022 Economia (1ª fase) com Gabarito PORTUGUÊS Examine a tirinha do cartunista André Dahmer , para responder às questões 01 e 0...
FGV-SP
Prova FGV-SP 2022 Economia (1ª fase) com Gabarito

PORTUGUÊS

Examine a tirinha do cartunista André Dahmer, para responder às questões 01 e 02.

A vida é um presente e a morte, um mistério

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 01
Para a construção de seu sentido, a tirinha mobiliza o seguinte recurso expressivo:

a) eufemismo.
b) paradoxo.
c) antítese.
d) hipérbole.
e) personificação.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 02
Verifica-se o emprego de pontuação para assinalar a elipse de um verbo

a) no primeiro quadrinho, apenas.

b) no segundo quadrinho, apenas.

c) no terceiro quadrinho, apenas.

d) no primeiro e no segundo quadrinhos.

e) no segundo e no terceiro quadrinhos.


Para responder às questões de 03 a 06, leia a fábula “A última vontade”, de Millôr Fernandes.

Aben Assan, filho espúrio¹ e estrafalário², sempre contrariava as decisões de Ibin Bibar, seu pai. Desde menino — já lá vão quatro décadas —, fazia exatamente o oposto do que o velho mandava ou sugeria. A princípio, o pai não percebeu, depois percebeu, enfim certificou-se

— o comportamento do filho era coisa cruel e deliberada. Por isso, quando sentiu que ia morrer, querendo ser enterrado no maravilhoso mausoléu da família, Ibin Bibar chamou Aben Assan e disse:

— Meu filho, não quero ir pro cemitério da cidade, onde estão enterrados todos os nossos ancestrais. Quero estar num lugar onde não sejam possíveis reverências nem adulações póstumas, todas hipócritas. Pegue meu corpo e jogue no lamaçal lá no fim da estrada. — E, dizendo isso, condizentemente, morreu.

Ao ver o pai morto, Aben Assan teve uma súbita crise de arrependimento por tudo que havia feito na vida. E resolveu mudar seu comportamento para com aquele que sempre o tratara como... um pai. Pensou: “Não, ele nunca mereceu a maneira como eu o tratei. Desta vez, a última, vou fazer exatamente o que ele pediu.”

E ajudado por empregados um tanto relutantes, pegou o corpo do pai e o atirou no lamaçal no fim da estrada.

MORAL: Cria corvos e te arrancam os olhos.
(100 fábulas fabulosas, 2012.)
¹espúrio: ilegítimo, bastardo.
²estrafalário: desprezível.

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 03
Na fábula, o plano concebido pelo pai fracassa devido

a) à desobediência do filho.
b) à ganância do filho.
c) ao rancor do filho.
d) à hesitação do filho.
e) ao remorso do filho.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 04
Considerada em si, a moral da fábula, “Cria corvos e te arrancam os olhos”, alude, em termos figurados,

a) à intolerância.
b) à ingratidão.
c) à intemperança.
d) à indiferença.
e) à impaciência.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 05
“Ibin Bibar chamou Aben Assan e disse: — [...] Quero estar num lugar onde não sejam possíveis reverências nem adulações póstumas, todas hipócritas.” (1.º e 2.º parágrafos)

Ao se transpor o trecho para o discurso indireto, os termos sublinhados assumem as seguintes formas:

a) quis e fossem.
b) queria e eram.
c) quis e seriam.
d) queria e fossem.
e) quis e eram.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 06
O narrador da fábula relata uma série de eventos ocorridos no passado. Um evento anterior a esse tempo passado está indicado pela forma verbal sublinhada em:

a) “Aben Assan, filho espúrio e estrafalário, sempre contrariava as decisões de Ibin Bibar, seu pai.” (1.º parágrafo)

b) “Desde menino — já lá vão quatro décadas —, fazia exatamente o oposto do que o velho mandava ou sugeria.” (1.º parágrafo)

c) “A princípio, o pai não percebeu, depois percebeu, enfim certificou-se — o comportamento do filho eracoisa cruel e deliberada.” (1.º parágrafo)

d) “Pegue meu corpo e jogue no lamaçal lá no fim da estrada.” (2.º parágrafo)

e) “E resolveu mudar seu comportamento para com aquele que sempre o tratara como... um pai.” (3.º parágrafo)


Leia o texto da orelha do livro O capital no século XXI, do economista Thomas Piketty, para responder às questões de 07 a 10.

Que dinâmicas movimentam o acúmulo e a distribuição do capital? O tema da política econômica há muito suscita debates constantes sobre crescimento, concentração da riqueza e aumento da desigualdade. No entanto, a carência de dados adequados dificulta o acesso a respostas satisfatórias.

Em O capital no século XXI, o economista francês Thomas Piketty apresenta um conjunto inédito de dados de vinte países para os últimos duzentos anos. O autor demonstra que o crescimento econômico e a difusão do conhecimento ao longo do século XX impediram que se concretizasse o cenário apocalíptico preconizado por Karl Marx, mas, ao contrário do que o otimismo dominante após a Segunda Guerra Mundial costuma sugerir, a estrutura básica do capital e da desigualdade permaneceu relativamente inalterada. Piketty constata, com absoluta clareza, que a taxa de rendimento do capital supera o crescimento econômico — e isso se traduz numa concentração cada vez maior da riqueza, um círculo vicioso de desigualdade que, a um nível extremo, pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos. Contudo, Piketty ressalta que tendências econômicas não são forças da natureza: a intervenção política já foi capaz de reverter tal quadro no passado e poderá voltar a fazê-lo.

O capital no século XXI, já considerado referência entre os economistas, contribui para renovar inteiramente nossa compreensão sobre a dinâmica do capitalismo. Por destacar a contradição fundamental da relação entre o crescimento econômico e o rendimento do capital, esta obra monumental está revolucionando o pensamento econômico atual e instigando uma reflexão profunda sobre as questões mais prementes de nosso tempo.
(O capital no século XXI, 2014. Adaptado.)

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 07
De acordo com o texto, Thomas Piketty

a) ressalta que, em razão da dinâmica frenética do capital, o quadro de concentração cada vez maior da riqueza não pode mais ser revertido.

b) assinala que a intervenção política, precisamente por conceber as forças econômicas como forças naturais, revela-se uma via promissora para se impedir o colapso democrático.

c) assinala que, diferentemente do cenário otimista do pós-guerra, a dinâmica de concentração crescente da riqueza pode colocar a democracia em risco.

d) argumenta que a concepção das tendências econômicas enquanto forças da natureza pode se mostrar um caminho para a interrupção da dinâmica de acumulação da riqueza.

e) ressalta que, diferentemente do cenário preconizado por Marx, a estrutura básica do capital e da desigualdade tem se mantido relativamente inalterada.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 08
Em “No entanto, a carência de dados adequados dificulta o acesso a respostas satisfatórias” (1.º parágrafo), a locução sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:

a) Nesse caso.
b) Por conseguinte.
c) Além disso.
d) Por isso.
e) Não obstante.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 09
Por destacar a contradição fundamental da relação entre o crescimento econômico e o rendimento do capital, esta obra monumental está revolucionando o pensamento econômico atual” (3.º parágrafo)

Em relação à oração que a sucede, a oração sublinhada expressa ideia de

a) conformidade.
b) condição.
c) causa.
d) consequência.
e) concessão.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 10
A palavra sublinhada em “a intervenção política já foi capaz de reverter tal quadro no passado e poderá voltar a fazê-lo” (2.º parágrafo) pertence à mesma classe gramatical da palavra sublinhada em:

a) “O tema da política econômica há muito suscita de -bates constantes sobre crescimento” (1.º parágrafo).

b) “Em O capital no século XXI, o economista francês Thomas Piketty apresenta um conjunto inédito de dados” (2.º parágrafo).

c) “ao contrário do que o otimismo dominante após a Segunda Guerra Mundial costuma sugerir” (2.º parágrafo).

d) “e isso se traduz numa concentração cada vez maior da riqueza” (2.º parágrafo).

e) “O capital no século XXI, considerado referência entre os economistas, contribui para renovar inteiramente nossa compreensão” (3.º parágrafo).


Leia o texto de Michel de Montaigne para responder às questões de 11 a 13.

Os que se dedicam à crítica das ações humanas jamais se sentem tão embaraçados como quando procuram agrupar e harmonizar sob uma mesma luz todos os atos dos homens, pois estes se contradizem comumente a tal ponto que não parecem provir de um mesmo indivíduo.
[...] Somos todos constituídos de peças e pedaços juntados de maneira casual e diversa, e cada peça funciona independentemente das demais. Daí ser tão grande a diferença entre nós e nós mesmos quanto entre nós e outrem: “Crede-me, não é coisa fácil conduzir-se como um só homem” [Sêneca].
(Michel de Montaigne apud Eduardo Giannetti.
O livro das citações, 2008.)

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 11
No texto, o autor reflete sobre

a) a volubilidade humana.
b) o conformismo humano.
c) a transitoriedade humana.
d) o egoísmo humano.
e) a insensibilidade humana.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 12
Os pronomes sublinhados no texto referem-se a

a) “atos dos homens” e “homens”, respectivamente.

b) “homens”, em ambos os casos.

c) “homens” e “os atos dos homens”, respectivamente.

d) “atos dos homens”, em ambos os casos.

e) “homens” e “contradizem”, respectivamente.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 13
Para evitar a sua repetição, o autor omite um substantivo no seguinte trecho:

a) “Os que se dedicam à crítica das ações humanas jamais se sentem tão embaraçados”.

b) “Somos todos constituídos de peças e pedaços juntados de maneira casual e diversa”.

c) “e cada peça funciona independentemente das demais”.

d) “Daí ser tão grande a diferença entre nós e nós mesmos”.

e) “Crede-me, não é coisa fácil conduzir-se como um só homem”.


Para responder às questões 14 e 15, leia a crônica “A voz do Zaire”, de Carlos Drummond de Andrade, publicada originalmente em 11.04.1974.

De futebol não entendo, e é tarde para começar a entender. Por isso não me permito dar conselho a mestre Zagallo, e muito menos chamá-lo à ordem, como faz tanta gente que tem no bolso da calça a Seleção ideal, além da fórmula infalível para que o Brasil tire de letra o quarto Campeonato Mundial. Confio em Zagallo como costumo confiar no motorista de ônibus (também não entendo de condução de veículos) que, quase sempre, me leva para casa, no horário vespertino. O primeiro já demonstrou seu saber de experiências feito. O segundo, idem, pois até agora tenho regressado são e salvo, o que significa, mais ou menos: vitorioso.

Este nariz de cera tem como objetivo esclarecer que, se vou falar hoje em Zaire, não é absolutamente com vistas à análise crítica do futebol do Zaire, e às possibilidades que a Seleção Brasileira tem de triunfar no jogo com os atletas de lá. Porque agora só se pensa nesse país em termos de pelota, e dizer Zaire é dizer um competidor do caneco.
(Carlos Drummond de Andrade. Quando é dia de futebol, 2014.)

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 14
Dos termos sublinhados no texto, aquele que estabelece relação de finalidade é:

a) “como”.
b) “além”.
c) “para”.
d) “com”.
e) “se”.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 15
Um vocábulo também pode ser formado quando passa de uma classe gramatical a outra, sem modificação de sua forma. É o que se denomina derivação imprópria. Constitui exemplo de derivação imprópria o vocábulo sublinhado em:

a) “De futebol não entendo, e é tarde para começar a entender.

b) “Confio em Zagallo como costumo confiar no motorista de ônibus (também não entendo de condução de veículos) que, quase sempre, me leva para casa, no horário vespertino.”

c) “O primeiro já demonstrou seu saber de experiências feito.”

d) “O segundo, idem, pois até agora tenho regressado são e salvo, o que significa, mais ou menos: vitorioso.”

e) “Porque agora só se pensa nesse país em termos de pelota, e dizer Zaire é dizer um competidor do caneco.”


INGLÊS

Read the text to answer questions 16 and 17.

Electric vehicles are an important part of countries’ efforts to address climate change. In the U.S., for example, gas-powered vehicles are the biggest single source of greenhouse gases, producing more than a quarter of the country’s total emissions. “A rapid shift from fossil-fueled combustion engines to electric vehicles is an essential step toward mitigating climate change,” says Coral Davenport, nytimes reporter on environmental issues. “You can’t solve climate change without getting rid of them.” The U.S. is moving to strengthen pollution standards as well.

The country’s push is also an attempt to keep American industry competitive. Europe and China are using regulations and subsidies for automakers to bolster electric vehicles. Europe has proposed banning sales of gas-powered cars by 2035. Chinese automakers are expanding, with government help, into new markets around the world.
(www.nytimes.com, 06.08.2021. Adapted.)

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 16
In the fragment from the first paragraph “You can’t solve climate change without getting rid of them.”, the underlined term refers to

a) gas-powered vehicles.
b) greenhouse gases.
c) fossil-fueled combustion engines.
d) pollution standards.
e) the country’s total emissions.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 17
In the fragment from the second paragraph “Europe and China are using regulations and subsidies for automakers to bolster electric vehicles”, the underlined term can be replaced, without affecting the sentence’s meaning, by

a) stimulate.
b) produce.
c) design.
d) launch.
e) prioritise.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 18
One of the most exciting things about today's business environment is the ever-increasing range of collaborative opportunities that technology is bringing to the table. This has only been accelerated by the covid pandemic, which has necessitated a complete rethink of the concept of how we conduct meetings, how we contribute to projects or products and how we interact with our subordinates, peers and managers. ‘Work’ can now potentially be conducted from anywhere and at any time, meaning increased flexibility for employees, and in many cases increased output due to the lack of 'down time' commuting or having to take time off for domestic commitments that can now be managed simultaneously with office duties.
(www.newsweek.com, 06.08.2021. Adapted.)

The paragraph mentions the following feature of today’s business settings:

a) more open and flexible interpersonal relations.

b) cutting edge uses of technology.

c) increased down time for handling off-work activities.

d) the adequate balance between home and office commitments.

e) a redefinition of collaborative paradigms.


Read the text to answer questions 19 and 20.

Many feel as if the covid-19 pandemic is stealing their present and jeopardising their future. But this unprecedented global public health emergency is also precipitating the destruction of our past, one piece at a time. Indeed, the pandemic has exacerbated the theft and trafficking of antiquities and historical manuscripts, eroding our collective memory and ability to share it with future generations. Although the theft of antiquities has been a problem since antiquity itself, its pace has increased during the pandemic, particularly in the Middle East and North Africa — areas rich in heritage sites.
(Hamad Bin Abdulaziz Al-Kuwari. www.aljazeera.com, 
30.07.2021. Adapted.)

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 19
According to the writer,

a) covid-19 is robbing people of their expectations about the present and the future.

b) both the pandemic and the trafficking of relics are to be seen as global emergencies.

c) the pandemic has facilitated anti-ethical and even illegal attitudes, individual as well as collective ones.

d) the stealing of antiquities should not surprise us since it is a practice as old as civilization.

e) the theft of historical objects and documents has helped compromise humanity’s collective memory.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 20
In the fragment “this unprecedented global public health emergency”, the underlined word can be replaced, with no change in meaning, by

a) undesired.
b) unparalleled.
c) unanticipated.
d) unmanageable.
e) unequivocal.


Read the text to answer questions 21 to 23.

An automatic temperature and humidity controller at a pig farm in Jiaxing, China.

An automatic temperature and humidity controller at a pig farm in Jiaxing, China.

China is taking hog biosecurity to new levels — 13 stories in fact.

That’s the height of a building in southern China where more than 10,000 pigs are kept in a condominium-style complex, complete with restricted access, security cameras, in-house veterinary services and carefully prepared meals.

The seemingly luxurious conditions represent a stateof-the-art approach to biosecurity in which pigs — themain source of meat in China — are shielded from viruses, including the devastating African swine fever that wiped out half the nation’s hogs in the two years before the coronavirus pandemic emerged.

The rise of large hog farms also reflects shifting diets in China. Whereas Beijing focused on fighting hunger and eliminating poverty in past decades, rapid economic development and expanding incomes mean China’s 1.4 billion people are eating more meat, eggs and other animal proteins. That’s driving more-intensive animal production.
(www.bloomberg.com, 02.08.2021. Adapted.)


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 21
The text

a) describes vertical pig farms built to guarantee better biosecurity.

b) questions the luxury of buildings aimed at hosting animals rather than humans.

c) enumerates actions by the Chinese government to shield animals from a variety of deadly diseases.

d) details the biotechnology methods employed in animal raising in China.

e) advertises measures by the Chinese government to provide the population with more animal proteins.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 22
In the last sentence of the text “That’s driving more intensive animal production.”, the term underlined refers to:

a) Beijing’s huge hog farms.

b) China’s population of 1.4 billion people.

c) Beijing’s fight against hunger and poverty.

d) Chinese people’s new dieting behavior.

e) China’s need to feed their huge population.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 23
In the fragment from the fourth paragraph “Whereas Beijing focused on fighting hunger and eliminating poverty in past decades”, the term “whereas” can be replaced, with no change in meaning, by

a) since.
b) because.
c) while.
d) although.
e) despite.


Read the text to answer questions 24 and 25.

Notwithstanding the current turbulent socio-economic conditions in the country, Vice President Yemi Osinbajo has insisted that generating economic growth, developing human capital, and building Nigeria’s infrastructural backbone is doable. To achieve this, Osinbajo said all tiers of government and critical partners ought to be focused, open-minded and collaborative in meeting shared aspirations to provide better and decent jobs for Nigerians, especially the youths.
(Terhemba Daka. www.guardian.ng, 06.08.2021. Adapted.)

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 24
The word which introduces the paragraph can be replaced, with no change in meaning, by

a) in spite of.
b) on account of.
c) as a result of.
d) in addition to.
e) as an alternative to.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 25
In the fragment “all tiers of government and critical partners ought to be focused, open-minded and collaborative”, the underlind terms carry the idea of

a) obligation.
b) preference.
c) necessity.
d) capacity.
e) possibility.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 26
Online, Generation Z (ages 9-24) has been criticising numerous aspects of mainstream Millennial (ages 25-40) style, namely their affections for side-parted hair and skinny jeans. In the process they have unleashed a tidal wave of bold, self-conscious and downright spiteful reactions from Millennials. The trending dispute is so impassioned, not due to a lifelong allegiance to the particular jeans or hairstyle in question, but because the accusation of being outdated has forced Millennials to face an uncomfortable truth: there's been a transfer of generational power.
(Cassidy George. www.bbc.com, 22.02.2021. Adapted.)

According to the text, Generation Z’s criticism of mainstream Millenials

a) reveals the lack of affection of youngsters towards older people.

b) has sparked an excessively aggressive dialogue between the two groups.

c) has been seen as unjustifiable judgement of one group towards the other.

d) did not come out as heated a dispute as one would have expected.

e) reflects the growth of the social influence of the former.


Read the text and the graphs to answer questions 27 to 29.

Apart from the impact on the environment, increasing use of air conditioning (AC) could have social and political effects. A new paper by researchers from the University of California, Berkeley and the University of Mannheim set out to understand the relationships between climate, income and residential air conditioning.

Their model suggested that wider use of AC will save lives that would otherwise be taken by heartstroke or the exacerbation of other health conditions — 550,000 a year by 2050 in India alone — but it will disproportionately benefit those with higher incomes. Poorer people without AC are more likely to be less productive or to die than those who can afford it. Heat hinders learning and lowers test scores, causing poorer children to fall behind. And the use of AC itself contributes to global warming, making life even hotter for everyone.

Cool

FGV-SP 2022 - QUESTÃO 27
The graphs confirm the following idea from the text:

a) income and household use of AC are tightly connected.

b) a country’s climate is the most important factor in air conditioning use.

c) air-conditioning use brings greater benefits to those with higher incomes.

d) air-conditioning use alone is a reliable measure of a country’s wealth.

e) the world’s richest people with AC at home come from the wealthiest countries.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 28
According to the text,

a) air-conditioning use should be limited to places with exceedingly high temperatures.

b) wider use of AC has saved lives, so its use should be fostered in special circumstances and countries.

c) poor productivity of adults at work and of children at school result, to a great extent, from long-term heat exposure.

d) air-conditioning use can contradictorily add to the problem it is trying to mitigate.

e) environmental and social-political burdens of AC must be seen as equally worrisome.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 29
The expression “Apart from”, on the first line of the text, introduces the idea of

a) contrast.
b) addition.
c) alternative.
d) cause.
e) condition.


FGV-SP 2022 - QUESTÃO 30
ABSTRACT. This study aimed to investigate the point of intersection of teachers’ and learners’ perceptions regarding language learning strategies. Using an original questionnaire developed in a classroom situation, the study examined reported frequency of strategy use by international students and teacher perceptions regarding the importance of strategy use. There was a high level of accord (71 per cent) between strategies which students reported using highly frequently and those which teachers reported regarding as highly important, an encouraging finding somewhat at variance with the results of some previous studies. Implications of these results for the teaching/learning situation are discussed.
(Carol Griffiths. www.academic.oup.com. Adapted.)

The description on the final lines of the text “an encouraging finding somewhat at variance with the results of some previous studies” means that

a) the findings were completely different from what the researchers had expected.

b) the main research finding confirmed antecipations by the researcher.

c) the study reached results which, to some extent, differed from those in former research.

d) arriving at findings which confirmed results from prior studies was encouraging.

e) finding variances was a somewhat simple but encouraging result of the research process.



COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1413,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FGV-SP 2022 Economia (1ª fase) com Gabarito e Resolução
Prova FGV-SP 2022 Economia (1ª fase) com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhuy2p4o1do-39b6A_MLsKEcQ4tXIlGElRX9d_PGYTWm5IAOoAzSp_PSQ9hYV9IZ-1mn-2LRcmk9K5lqmvCMRtbqG9dte6ZRaIRvpNPWSOmRCfvwAXYdwI1Kk-uF1rgKgPa6TCkFq-hSVR3PI8GJN1ENY0x0doC91pEP9mQDkR0ncnCCf4qWEYsefF_=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhuy2p4o1do-39b6A_MLsKEcQ4tXIlGElRX9d_PGYTWm5IAOoAzSp_PSQ9hYV9IZ-1mn-2LRcmk9K5lqmvCMRtbqG9dte6ZRaIRvpNPWSOmRCfvwAXYdwI1Kk-uF1rgKgPa6TCkFq-hSVR3PI8GJN1ENY0x0doC91pEP9mQDkR0ncnCCf4qWEYsefF_=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/12/prova-fgv-sp-2022-economia-1-fase-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/12/prova-fgv-sp-2022-economia-1-fase-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo