A obra ao lado é uma xilogravura produzida por Albrecht Dürer no ano de 1514 para ornamentar as

A obra ao lado é uma xilogravura produzida por Albrecht Dürer no ano de 1514 para ornamentar as
ENADE 2011 - QUESTÃO 21

enade

A obra ao lado é uma xilogravura produzida por Albrecht Dürer no ano de 1514 para ornamentar as muralhas de Nuremberg.

Lucien Febvre ministrou um curso denominado Michelet e a Renascença (Décima quinta aula / Análise do pensamento de Michelet) e, em 1942, fez o seguinte comentário tomando por base a análise de Michelet sobre a obra de arte reproduzida ao lado:

Eis aí a orgiem do mal, orige mali. Eis a nascente de onde derivam todas as tragédias, todos os desastres, para o nosso velho mundo, e por aí além, pela terra inteira, ligada a nós, e sempre mais pelos mil liames que foi capaz de tecer a nossa técnica e a nossa economia. Por forças materiais. Mas há as espirituais... Entre Paris e a África Central, quantas horas há de avião? Mas entre o parisiense e o pigmeu da floresta equatorial, assim postos de repente em contato pelo avião, quantos milênios de distância?...

Ah, que é coisa bem diversa dos dois séculos de afastamento diagnosticados por Michelet entre a França de 1492, agarrada ao século XIV pelo espírito, e a Itália de 1492, adiantada em dois séculos com relação a ela. Mas por ter percebido esta grande lei da dissonância, rendamos graças a Michelet. A Michelet e ao seu pensamento, discursivo e evocador, visionário, porém eficiente.
FEBVRE, L. Michelet e a Renascença. Trad. Renata Maria Parreira Cordeiro.
São Paulo: Scritta/ Página Aberta, 1995, p. 216.

Ao analisar, produzir e difundir o conhecimento histórico sobre a Renascença em sua época, Lucien Febvre fez referência à obra de Dürer, comentada por Michelet, para evidenciar que este,

A) embora fosse um mestre da interpretação de obras de arte, tornou-se um visionário cujo pensamento eficiente se restringiu à narrativa histórica.

B) ao cunhar o período com a denominação de Renascença, acabou perpetuando a obra de Albrecht Dürer como símbolo de uma época.

C) a partir de uma ideia, a da “lei da dissonância”, tomou como exemplo os diferentes contextos históricos vividos por pigmeus e parisienses em um mesmo período.

D) ao descrever a dissonância entre as temporalidades vividas pelos povos europeus, para o período, interpretou a Renascença como um choque de civilizações.

E) em 1942, continuava atual e que seu pensamento se aplicava à Segunda Guerra Mundial devido a obra Melancholia representar a força civilizacional da guerra.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) ao descrever a dissonância entre as temporalidades vividas pelos povos europeus, para o período, interpretou a Renascença como um choque de civilizações.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo