Apesar de a linguagem do texto ser predominantemente denotativa, pode-se apontar o uso de palavra em sentido figurado na frase

Texto para as perguntas de 17 a 20 . A preocupante queda da inteligência média mundial Até o final dos anos 90 a inteligência média mundial,...
Texto para as perguntas de 17 a 20.

A preocupante queda da inteligência média mundial

Até o final dos anos 90 a inteligência média mundial, medida pelo método Flynn, vinha crescendo a uma média de três pontos por década. Este crescimento estava associado à melhoria das condições de nutrição, saúde e educação. Mas nas últimas duas décadas ela vem caindo, especialmente nos países mais desenvolvidos, no que se chamou de “efeito Flynn reverso”.

Este efeito coincide com o avanço da tecnologia digital e o uso cada vez menor da escrita.

O primeiro passo para isto foi a introdução de ícones e comandos voices nos sistemas operacionais dos computadores. Muitos aplicativos têm limitações de escrita. O Tweeter só aceita 280 toques e não permite o desenvolvimento de um raciocínio completo. O Instagram transmite imagens com brevíssimas legendas e no WhatsApp se criou o “digitês” com abreviaturas idiotas. Nele, é cada vez mais frequente a substituição da escrita por voz. Na maioria dos e-mails já vem a resposta: “obrigado”, “confirmado”, “não concordo” e basta clicar num quadradinho. Em outras palavras, estamos criando uma comunicação ágrafa, sem ou com escrita restrita.

A escrita, surgida em 3.500 a.C., permitiu registrar materialmente a memória e criar uma linha do tempo, a História. Conservam-se tabuletas cerâmicas com escrita cuneiforme da Mesopotâmia de 3.200 a.C. e rolos de pergaminho dos Essênios do século II a.C., em Israel. A memória digital é volátil, os suportes, os drives e os aplicativos se deterioram ou mudam e as nuvens, se não são pagas, desabam. A correspondência social acabou e só fica a História Oficial dos documentos publicados.

A linguagem simplificada da internet está eliminando as flexões verbais do passado e do futuro e achatando tudo no presente. Sutilezas expressas pelo futuro do pretérito, pelo imperfeito e pelo subjuntivo estão desaparecendo e toda subjetividade morrendo. Para Lacan o inconsciente tem a estrutura de um idioma. Para ele, a criança só se torna um sujeito quando aprende uma língua. Sem a língua, não existe o inconsciente.

O Prof. Mark Bauerlein publicou em 2009 o livro “A geração burríssima: como a era digital torna os jovens americanos mais estúpidos e ameaça nosso futuro”, não lançado no Brasil. Diz ele: há indícios de que o uso de smartphones e tablets na infância já esteja causando efeitos negativos. Na Inglaterra, 28% das crianças da pré-escola (4 e 5 anos) não sabem se comunicar utilizando frases completas, como seria normal nessa idade.

No filme Yesterday quando um rapaz acorda de um longo coma e toca as músicas dos Beatles ninguém reconhece, porque houve um apagão da memória de todos os computadores. A terceirização da memória e o empobrecimento da língua significam incapacidade de expressar emoções e de formular um pensamento complexo. E isso explica a redução da inteligência da população mais rica do planeta.

"Contrariamente à ficção literária, a ficção popular tende a retratar o mundo e as personagens como interiormente coerentes e previsíveis. Ela pode confirmar as expectativas do leitor em vez de promover o trabalho de sua teoria da mente."
Paulo O. de Azevedo, http://www.pauloormindo.com.br/artigos, 16/05/2021. Adaptado.

FGV-SP 2022 (Administração) - QUESTÃO 18
Apesar de a linguagem do texto ser predominantemente denotativa, pode-se apontar o uso de palavra em sentido figurado na frase:

a) “Até o final dos anos 90 a inteligência média mundial, medida pelo método Flynn, vinha crescendo a uma média de três pontos por década” (1º. parágrafo).

b) “Este efeito coincide com o avanço da tecnologia digital e o uso cada vez menor da escrita” (2º. parágrafo).

c) “Na maioria dos e-mails já vem a reposta: “obrigado”, “confirmado”, “não concordo” e basta clicar num quadradinho” (3º. parágrafo).

d) “A linguagem simplificada da internet está eliminando as flexões verbais do passado e do futuro e achatando tudo no presente” (5º. parágrafo).

e) “Na Inglaterra, 28% das crianças da pré-escola (4 e 5 anos) não sabem se comunicar utilizando frases completas, como seria normal nessa idade” (6º. parágrafo).

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
Na frase, o verbo achatar, que tem um sentido denotativo de “tornar plano”, “aplanar”, adquire o sentido figurado de “reduzir”. Assim, a linguagem simplificada da internet está eliminando as flexões verbais no passado e no futuro e reduzindo tudo ao presente.

GABARITO:
d) “A linguagem simplificada da internet está eliminando as flexões verbais do passado e do futuro e achatando tudo no presente” (5º. parágrafo).

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo