Escola também é lugar de cantar, tocar instrumentos e conhecer partituras.

Escola também é lugar de cantar, tocar instrumentos e conhecer partituras.
ENADE 2011 - QUESTÃO 14

enade

Escola também é lugar de cantar, tocar instrumentos e conhecer partituras.

A partir deste mês, o ensino de música volta a ser obrigatório em todas as escolas de ensino fundamental e médio, de acordo com a Lei n.º11.769, sancionada em 2008. A equipe da revista conversou com André Hosoi, um dos fundadores do grupo de percussão corporal Barbatuques, que também é professor de música e pai de Liz, de 2 anos. 

Revista: Como a música pode contribuir para a formação das crianças? 

André Hosoi: A música é fundamental porque trabalha, além de muitas outras coisas, a percepção, a lógica, a coordenação motora, a comunicação e algo muito importante, que é aprender a ouvir. A criança precisa saber escutar criticamente, entender se gosta de uma música ou não e explicar o porquê. 

Revista: Como isso pode ser aplicado?

A.H.: Por meio de jogos e com coisas do cotidiano, levando em conta o repertório infantil. Às vezes, os professores querem impor um repertório que pouco tem a ver com o dia a dia dos estudantes. É legal mostrar um coro de Bach, mas ligar ao que a criança vive e conhece. E atividades simples, como brincar de estátua, bater palma com a música, achar o pulso da música, perceber os graves e os agudos.

Revista: E qual é o papel dos pais?

A.H.: Principalmente nos primeiros anos de vida, as crianças precisam de referência. Os pais podem ouvir música com elas, cantar junto não só as infantis, mas mostrar outros estilos. Não dá para delegar toda a vivência musical para aulas semanais de 30 minutos.
Música na sala de aula. Revista Crescer. Agosto de 2011. Editora Globo (adaptado).

Considerando a reportagem, avalie as afirmações a seguir.

I. A afirmação de que “Às vezes, os professores querem impor um repertório que pouco tem a ver com o dia a dia dos estudantes”, remete a uma preocupação típica da crítica de Paulo Freire e das concepções pedagógicas histórico-culturais.

II. A importância atribuída aos pais na educação das crianças, demonstrada na proposição de que “Os pais podem ouvir música com elas” e de que “Não dá para delegar toda a vivência musical para aulas semanais de 30 minutos” foi defendida enfaticamente por um educador musical dos métodos ativos, chamado Shinichi Suzuki. 

III. “Brincar de estátua, bater palma com a música, achar o pulso da música, perceber os graves e os agudos” são atividades em consonância com as perspectivas educacionais de pedagogos como Dalcroze, Orff e Willems.

IV. O argumento de que “a música é fundamental porque trabalha, além de muitas outras coisas, a percepção, a lógica, a coordenação motora, a comunicação e algo muito importante, que é aprender a ouvir” ilustra diferentes aspectos que podem ser desenvolvidos a partir das vivências musicais oferecidas no processo de formação das crianças.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) III e IV 

D) I, II e IV. 

E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) I, II e IV. 

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo