Prova Mackenzie 2011.2 com Gabarito

Prova Mackenzie 2011.2 com Gabarito Língua Portuguesa Texto para as questões de 01 a 05 A falta de recato com a própria intimidade, rev...
Mackenzie

Prova Mackenzie 2011.2 com Gabarito

Língua Portuguesa

Texto para as questões de 01 a 05

A falta de recato com a própria intimidade, revelada sem pejo em algumas páginas da internet, nas telas do “Big Brother” e nas traseiras de automóveis, onde se veem grudadas figurinhas representativas da composição da família proprietária, constitui, em um primeiro olhar, exercício de direito à autoexposição.

Pondero, para a reflexão do leitor, que o abuso desse direito à imagem escancarada poderá levar à supressão do direito fundamental à privacidade, abrindo espaço para a ditadura do monitoramento oficial ilimitado.

É, contudo, no exagerado exercício individual do direito de abrir mão da privacidade que mora o problema. Se considero normal informar ao estranho que vai à traseira do meu carro que somos cinco em casa, como poderei exigir da loja da esquina a manutenção em segredo do cadastro que lá preenchi? Por que o fiscal do Imposto de Renda deveria se privar de vasculhar minha conta corrente se tuíto a todos os que me “seguem” o quanto gastei no final de ano em determinado shopping?
Adaptado de Roberto Soares Garcia, Folha de S.Paulo, 27/02/2011

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 01
Considere as seguintes afirmações:

I. O texto caracteriza-se como relato pessoal, com teor fortemente subjetivo, com verbos no passado, tendo por objetivo relatar uma situação particular vivida por seu autor.

II. O texto segue o estilo da crônica, sendo curto e leve, em linguagem informal, com objetivo principal de entreter o leitor por meio do uso destacado de humor.

III. O texto é um artigo de opinião persuasivo, em que seu autor se posiciona criticamente, defendendo uma tese por meio de argumentos que conduzem o leitor para uma conclusão.

Assinale:

a) se apenas I e II estiverem corretas.

b) se apenas II e III estiverem corretas.

c) se apenas I estiver correta.

d) se apenas II estiver correta.

e) se apenas III estiver correta.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta.

a) Na linha 03, a palavra onde está empregada de acordo com a norma culta da língua, assim como em “Esse é um problema onde eu tenho de resolver”.

b) O substantivo recato (linha 01) pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido original do texto, por “despudor”.

c) A partícula lá (linha 14) refere-se anaforicamente ao local em que o autor reside com seus cinco familiares.

d) A palavra contudo (linha 10) denota causalidade, expressando de forma adequada sentidos equivalentes aos que a locução “visto que” estabelece.

e) A expressão sem pejo (linha 01) pode ser adequadamente substituída por “sem pudor”.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto.

a) Nota-se o uso de perguntas retóricas, com o intuito de apresentar situações comuns à maioria dos leitores a quem o autor se dirige.

b) A utilização da primeira pessoa é uma das características que reforçam o sentido predominantemente conotativo de todo o fragmento textual.

c) Na linha 16, observa-se a presença de um neologismo, referindo-se a uma prática comunicativa cada vez mais presente na sociedade.

d) Na linha 06, Pondero introduz argumentação e denota sentido equivalente a “considero”.

e) O emprego do verbo “morar” (linha 11) revela a presença de sentido figurado no texto.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 04
Depreende-se corretamente do texto que:

a) Os membros de uma sociedade devem preparar-se para as leis que possibilitarão a limitação da exposição individual.

b) Programas de televisão são os únicos responsáveis pela falta de articulação entre o público e o privado na sociedade brasileira.

c) O comportamento dos cidadãos diante de uma necessidade cada vez maior de exposição poderá conduzir-nos a uma sociedade altamente controlada pelo poder público.

d) As leis devem existir para que a autoexposição possa ser regulamentada, alterando principalmente o uso vicioso das novas tecnologias.

e) Há cada vez mais a adoção de modas comportamentais e o uso de novas tecnologias que fazem com que o indivíduo deixe de seguir leis e aja de forma inconsequente com o bem público.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 05
Considere as seguintes afirmações:

I. A compreensão do texto se articula ao necessário conhecimento do leitor de comportamentos contemporâneos, como o hábito de enviar mensagens instantâneas e assistir a determinados programas de televisão.

II. O desconhecimento da possibilidade de o poder público estabelecer leis que possam controlar a vida dos cidadãos pode prejudicar a compreensão da principal tese exposta.

III. Os exemplos apresentados na conclusão apontam contradições nos hábitos dos cidadãos e funcionam como argumento para a hipótese defendida pelo autor.

Assinale:

a) se todas as afirmações estiverem corretas.

b) se nenhuma das afirmações estiver correta.

c) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.

d) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

e) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 06
Quando ele entrou em casa, eu estava na cozinha e não poderia escutar o ruído de sua chave girando na fechadura, nem o rangido da porta a se abrir, rascante como o da colher de pau no fundo da panela na qual àquela hora ela fazia o molho para a macarronada, porque as folhas da árvore no jardim zumbiam em meus ouvidos com a ventania e, pelo cheiro da comida no ar, eu logo pensei, A mãe deve estar acabando a janta, mas mesmo assim, pela vibração nova que eu podia sentir na casa e o calor que me subia pelo corpo, eu não tive dúvidas e concluí, Ele chegou, e sem precisar mover a cabeça, sabia que meu filho atravessara a sala como tantos anos antes atravessara meu ventre [...].
João Anzanello Carrascoza (autor contemporâneo)

O valor de um texto literário não está apenas em seu tema e/ou assunto. O ficcionista sabe que é preciso encontrar, acima de tudo, os recursos de linguagem adequados para transformar sua ideia em um produto de qualidade estética. Considerada essa premissa, é correto afirmar que o excerto acima, extraído do conto “Umbilical”, tem como elementos estruturais altamente significativos a presença dos seguintes recursos estilísticos, EXCETO

a) período extenso, caudaloso, produzindo a sugestão de um fluxo contínuo e interminável de percepções sensoriais.

b) dois narradores de primeira pessoa, imbricados na mesma cena, o que reforça o sentido sugerido pelo título do conto.

c) registro de sensações auditivas e olfativas, entre outras, que contribuem para criar atmosfera envolvente em torno dos protagonistas.

d) narrador onisciente de terceira pessoa que, por meio do fluxo de consciência, narra o conflito da mãe da perspectiva do filho.

e) recriação de cena doméstica, trivial, instaurando um espaço expressivo para tratar de específica relação entre as personagens. 


Texto para as questões 07 e 08

Meu ser evaporei na lida insana
Do tropel de paixões, que me arrastava:
Ah! Cego eu cria, ah! Mísero eu sonhava
Em mim quase imortal a essência humana:
Manuel Maria Barbosa du Bocage
Observação – lida: esforço, trabalho

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 07
Nessa estrofe, o eu lírico

a) critica o fato de na mocidade os homens se entregarem a uma vida de luxúria, vícios, crimes e amores efêmeros.

b) expressa sua mágoa com relação à vida passada, por ele caracterizada como de dissipação e marcadamente passional.

c) censura a atitude ingênua dos poetas que, quando jovens, se deixam seduzir cegamente pela poesia sentimental.

d) valoriza exageradamente as paixões humanas, considerando-as como as únicas experiências que realmente dão sentido à vida.

e) reconhece o caráter imortal do espírito humano, predestinado ao amor incondicional e inevitável.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 08
Considerado o contexto de produção, os aspectos estilísticos presentes na estrofe

a) apontam para um padrão fundamentalmente árcade, o que confirma a adesão do poeta a princípios estéticos neoclássicos.

b) diferem do cânone clássico, na medida em que a linguagem expressionista e o uso de versos livres e brancos já prenunciam um novo estilo.

c) revelam inovações estéticas, como, por exemplo, a presença de linguagem confessional, com marcas da função emotiva.

d) provam que a poesia do autor é caracteristicamente barroca, com evidências do estilo conceptista e cultista.

e) assinalam um estilo de transição que caracteriza a poesia de Bocage, oscilando entre o padrão clássico e o padrão neoclássico. 


Texto para as questões de 09 a 11

O essencial é saber ver,
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê,
Nem ver quando se pensa.

Mas isso (triste de nós que trazemos a alma vestida!)
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender [...].
Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 09
No contexto da obra do poeta, a imagem alma vestida (verso 06) pode ser corretamente compreendida assim:

a) desde a infância o indivíduo incorpora valores culturais com os quais define sua percepção de mundo e de vida.

b) o ser humano é fundamentalmente mesquinho: nunca se revela sincero nos relacionamentos.

c) porque nascemos com o pecado original, a realização religiosa estará sempre comprometida.

d) a essência da alma humana é inatingível.

e) nosso espírito está sempre protegido dos apelos mundanos. 


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 10
As estrofes confirmam a ideia de que, para Caeiro, o homem deve estabelecer com o mundo uma relação eminentemente

a) metafísica.

b) emotiva.

c) racional.

d) sensorial.

e) espiritual. 


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 11
Considere os seguintes aspectos da poesia de Caeiro: a liberdade formal, o vocabulário simples e a tendência ao discurso redundante. No contexto da obra do poeta esses traços

a) são coerentes com o modo de ser despojado de um eu que busca integrar-se plenamente na natureza, avesso, portanto, a requintes estéticos.

b) são índices da relevante influência que o movimento futurista exerceu sobre Fernando Pessoa, criador do heterônimo.

c) são reflexos do equilíbrio interior de Caeiro, coerente, pois, com uma concepção clássica de vida.

d) revelam certa falta de maturidade estética do próprio Fernando Pessoa, já que Caeiro foi seu primeiro heterônimo.

e) são contrários a uma proposta modernista e, por isso, coerentes com o fato de esse heterônimo, segundo seu criador, ter vivido em época muito antiga. 


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 and 13.

The Murders in the Rue Morgue
By Edgar Allan Poe

“…The apartment was in the wildest disorder - the furniture broken and thrown about in all directions. There was only one bedstead; and from this the bed had been removed, and thrown into the middle of the floor. On a chair lay a razor, besmeared with blood. On the hearth were two or three long and thick tresses of grey human hair, also dabbled in blood, and seeming to have been pulled out by the roots. Upon the floor were found four Napoleons, an ear-ring of topaz, three large silver spoons, three smaller of métal d’Alger, and two bags, containing nearly four thousand francs in gold. The drawers of a bureau, which stood in one corner, were open, and had been, apparently, rifled, although many articles still remained in them. A small iron safe was discovered under the bed (not under the bedstead). It was open, with the key still in the door. It had no contents beyond a few old letters, and other papers of little consequence.

Of Madame L’Espanaye no traces were here seen; but an unusual quantity of soot being observed in the fire-place, a search was made in the chimney, and (horrible to relate!) the corpse of the daughter, head downward, was dragged therefrom; it having been thus forced up the narrow aperture for a considerable distance. The body was quite warm. Upon examining it, many excoriations were perceived, no doubt occasioned by the violence with which it had been thrust up and disengaged. Upon the face were many severe scratches, and, upon the throat, dark bruises, and deep indentations of finger nails, as if the deceased had been throttled to death.

After a thorough investigation of every portion of the house, without farther discovery, the party made its way into a small paved yard in the rear of the building, where lay the corpse of the old lady, with her throat so entirely cut that, upon an attempt to raise her, the head fell off. The body, as well as the head, was fearfully mutilated - the former so much so as scarcely to retain any semblance of humanity.

To this horrible mystery there is not as yet, we believe, the slightest clew…”
Edgar Allan Poe – The Murders in the Rue Morgue

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 12
The excerpt, from The Murders in the Rue Morgue by Edgar Allan Poe, is describing

a) how to fill drawers and closets with objects which can resemble Napoleon and his métal d’Alger.

b) how disorder can be spread after hooligans break into a bureau.

c) how someone gets rid of a few people in an apartment building.

d) how investigation finally figures out who and how the crimes really happened.

e) how a bloody razor can be used to scratch and disengage any sight of criminality in a house. 


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 13
The bodies found in the Rue Morgue,

a) were all neat and clean.

b) had been awfully mistreated.

c) had all been decapited.

d) had all been found in the chimney of the place.

e) had all been missing for more than a week.


The following text refers to questions 14 and 15. 

HOW EFFECTIVE IS YOUR TEACHERESE?
By Stephan Hughes

Why is it that most of our students whine that they are able to almost fully understand what we say in the classroom but when faced with English in a real-life situation, the level of comprehension falls to near bottom, leading to their puzzlement, frustration and despair (in that order)?

Some reasons for the phenomenon: teachers use a special language called teacherese. It is tailored form of the English language, which allows students to follow and obtain at least a global comprehension of what is being uttered. The speed is toned down somewhat, the lexis is full of Portuguese-like cognates so as to help students make necessary associations and/or simultaneous translations. Its linguistic variation is limited, especially at lower proficiency levels.

__( I )__ what is most noteworthy of teacherese is that its inability to stretch students’ listening skills may lie more in the fact that teachers, non-native in particular, barely use the rich idiomatic language that is used in magazines, newspapers, TV shows, movies, songs – in short, in real life situations that they usually face. The lexis may not necessarily be second nature to ELT professionals, __( II )__ its absence in everyday use in the classroom.

Another reason: apart from using teacherese, most teachers don’t have any legitimate speaking opportunities outside of the classroom, __( III )__ reducing their oral skills to instructional and explanatory phrases or typical fixed expressions prescribed in the course book. Giving these educators opportunities to use the language naturally – be it in conversational settings arranged by the institutions or with native speakers in loco or online – may be crucial to whittle away at the problem.

A third and final reason: familiarity breeds ease, which in turn breeds comprehension. The more time students stay with a said teacher, the easier it might be for them to understand them and get used to their accent, intonation, lexical choice and pace. This is a point that cannot be ignored and is worth looking into.

__( IV )__ the question we need to ask ourselves is: how effective is the language we use in the classroom and to what extent this effectiveness plays a vital role in helping our students understand the world around them in English? __( V )__, in a communicative context, the teacher is but should not be the ultimate language model for the students, so students should not gauge their listening competence by the teacher. The catch is exposing students to more and more real language in the classroom and fostering effective listening strategies.
Braz-Tesol Newsletter 

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 14
According to teacher Stephan Hughes,

a) teacherese is quite complex and only spoken by native teachers of English and similar languages.

b) teachers who are skillful in speaking a language are able to perform simultaneous translations much better than educators who are not exposed to the mother tongue.

c) students should be encouraged to use teacherese as often as possible in class.

d) what is recommended is that students listen to and use more authentic materials.

e) comprehension of instructional phrases can lead to a proficiency level never before reached in teacherese.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 15
The words that properly fill in blanks I, II, III, IV and V, in the text, are

a) Thus – as a result – then – Yet – For

b) Just – consequently – furthermore – And – Only

c) Or – therefore – in addition – But – So

d) Then – however – for – So that – In short

e) But – hence – thus – So – After all


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 16
‘I have always made it __( I )__
every woman feels… special.’
SILVIO BERLUSCONI,
Italy’s prime minister, dismissing protests against
him shortly before a judge ordered him to stand trial on
charges of paying for sex with an underage prostitute.
Newsweek

The blank I, in the text, must be correctly completed with

a) nevertheless (indicating concession).

b) therefore (indicating consequence).

c) so that (indicating purpose).

d) furthermore (indicating addition).

e) in order to (indicating obligation). 


The following advertisement refers to questions 17 and 18.

THE P I L O T ’S W A T C H

No other watch is engineered quite like a Rolex. The GMT-Master, introduced in 1955, __( I )__ in collaboration with Pan Am to meet the needs of their international pilots. The GMT-Master II __( II )__ to be even more invaluable as it features a rotatable 24-hour graduated bezel that allows those who travel the world to read three different time zones. Two simultaneously. The 40 mm GMT-Master II __( III )__ with a virtually scratch-resistant black Cerachrom disc and is presented here in Rolex signature Rolesor, a unique combination of 904L steel and 18 ct yellow gold.
 ________ THE G M T – M A S T E R I I _________

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 17
The GMT-Master II

a) is protected against surface damage.

b) was developed to be used by travelers to the three corners of the world simultaneously.

c) is much more expensive than the GMT-Master for bringing a rotatable 24- hour graduated device, which enables anybody to travel anywhere in the world.

d) first came out intending to help an airplane company workers.

e) is purely made of gold, quite different from the GMT-Master.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 18
The right forms of the verbs develop, prove and fit which appropriately complete blanks I, II and III in the advertisement are:

a) is developed, has been proved and has fitted.

b) has been developed, is proved and fits.

c) has developed, proves and fitting.

d) was developed, has proved and is fitted.

e) can be developed, has been proving and has fit.


Matemática

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 19
No intervalo [0;p], seja k o número de valores reais de x tais que sen²x = |cos x|. Dessa forma,

mackezine


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 20
Seja t a reta bissetriz dos ângulos agudos formados pelas retas (r) √3x + y – 5 = 0 e (s) √3x – y – 2 = 0. Considere um ponto B ∈ t , cuja a distância à reta s seja 3.

Dessa forma, a distância da intersecção das retas r e s à projeção de B sobre r é

a) √3

b) 4

c) 2√3

d) 3√3

e) 5


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 21
Os valores de k, para que o sistema mackezine não tenha solução real, são os 2 primeiros termos de uma progressão aritmética de termos crescentes.

Então, nessa PA, o logaritmo na base √3 do quadragésimo terceiro termo é

a) 8

b) 10

c) 12

d) 14

e) 16


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 22
Na figura, os raios das circunferências de centros M e N são, respectivamente, 2r e 5r. Se a área do quadrilátero AMBN é 16√6 , o valor de r é

mackezine

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 23
Na figura, os catetos do triângulo medem 3 e 4 e o arco de circunferência tem centro A. Dentre as alternativas, fazendo π = 3, o valor mais próximo da área assinalada é:

mackezine

a) 3,15

b) 2,45

c) 1,28

d) 2,60

e) 1,68


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 24
Se m, n e p são inteiros positivos tais que m = 3p/7 e n = 48 – 3p, então, para o menor valor possível de p, a soma m + n é igual a

a) 30

b) 35

c) 38

d) 40

e) 42


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 25
Considere todos os possíveis telefones celulares, com números de 8 algarismos e primeiro algarismo 9. Mantido o primeiro algarismo 9, se os telefones passarem a ter 9 algarismos, haverá um aumento de

a) 10 números telefônicos.

b) 10 números telefônicos.

c) 9.10 números telefônicos.

d) 9.10 números telefônicos.

e) 9.10⁹ números telefônicos.


Geografia

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 26
A crise no mundo Árabe

“... Nos últimos dois meses, um furacão de revoltas populares varreu boa parte do norte da África e do Oriente Médio, com o olho do monstro tocando baixo na Tunísia e depois no Egito, pegando ritmo na parte inferior da Península Árabe, no Iêmen, e nem mesmo poupando o pequeno reino do Golfo Pérsico do Bahrein. As repercussões desta tempestade chegaram, até mesmo, a países periféricos, como a Jordânia e a Síria.”
(Fonte: S. Hesam Houryaband - 25 de março de 2011 à Carta Capital)

O analista diplomático iraniano, S. Hesam Houryaband, elucida a ação da coalizão internacional no país árabe de acordo com os interesses de cada país envolvido nela. Ciente da importância do tema para a geopolítica mundial, identifique, abaixo, a alternativa que situa, corretamente, nos mapas, os países citados no texto acima.

mackezine

a) 1-Líbia; 2- Egito; 3-Tunísia; 4-Síria; 5- Iêmen.

b) 1- Tunísia; 2- Líbia; 3- Egito; 4-Síria; 5- Iêmen.

c) 1- Egito; 2- Líbia; 3- Síria; 4- Iêmen; 5- Tunísia

d) 1- Síria; 2- Tunísia; 3- Iêmen; 4- Egito; 5- Líbia

e) 1- Líbia; 2- Egito; 3- Síria; 4- Iêmen; 5- Tunísia


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 27
Aos poetas clássicos

Patativa do Assaré
(Antônio Gonçalves da Silva)

...

Eu nasci aqui no mato,
Vivi sempre a trabaiá,
Neste meu pobre recato,
Eu não pude estudá
No verdô de minha idade,
Só tive a felicidad
De dá um pequeno insaio
In dois livro do iscritô,
O famoso professô
Filisberto de Carvaio.

...

Sou um caboco rocêro,
Sem letra e sem istrução;
O meu verso tem o chêro
Da poêra do sertão;
Vivo nesta solidade
Bem destante da cidade
Onde a ciença guverna.
Tudo meu é naturá,
Não sou capaz de gostá
Da poesia moderna.
(O texto acima foi extraído de livreto de cordel de mesmo título,
sem dados para identificação.)

Em toda a sua obra, o autor, de pseudônimo curioso – Patativa do Assaré –, fruto da junção do nome de uma ave comum em sua região (Patativa), famosa por seu belo canto, com o nome de sua cidade natal (Assaré), localizada ao sul do Estado do Ceará, descreve, com maestria e linguagem regional, as belezas e tristezas da Caatinga. Identifique a alternativa que melhor caracteriza o Bioma Brasileiro citado no texto.

a) Caracteriza-se pela heterogeneidade de espécies. O constante entrelaçamento das copas não permite a passagem dos raios solares. Possui árvores latifoliadas com copas largas. Suas espécies são, normalmente, higrófilas.

b) Ocupa uma longa faixa no Nordeste brasileiro, tendo sido devastada desde os tempos coloniais, restando, hoje, pouco da mata nativa. Menos densa que a Floresta Amazônica, apresenta árvores de médio e grande porte, em especial epífitas, bromélias e higrófilas.

c) Pertencente ao bioma das savanas e formado por espécies tropófilas, carrega a nomenclatura regional do Brasil. Sua vegetação é predominantemente arbustiva, galhos retorcidos, cascas grossas, raízes profundas capazes de suportar longos períodos de secas.

d) Caracteriza-se por uma vegetação xerófila heterogênea, com folhas atrofiadas, caules grossos e raízes profundas. São exemplos de sua paisagem as cactáceas como xiquexique e o mandacaru. Nos períodos intensos de seca, boa parte da vegetação perde suas folhas, evitando, assim, a transpiração. Ocorrem níveis pluviométricos muito baixos durante todo o ano.

e) Vegetação rasteira, formada por herbáceas e pequenos arbustos espalhados pelo campo limpo. Sua utilização é destinada à pastagem, já que os solos são, normalmente, empobrecidos. As espécies vegetais atribuem à paisagem um tom monótono devido à sua homogeneidade. Nessas áreas, ocorrem quatro estações bem definidas.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 28
Um turista, em férias na cidade de Jacarta (+7 horas em relação a Greenwich), programou, em seu roteiro, conhecer a cidade de Tóquio (+9 horas em relação a Greenwich). Utilizando-se de uma pequena aeronave, decolou às 14h00 (horário local) do dia 10 de março de 2011, com destino a Tóquio, em viagem que durou oito horas.

Ao chegar, foi informado de que, por questões de natureza profissional, deveria retornar imediatamente à cidade de São Paulo. Exatas três horas após ter chegado a Tóquio, decolou com destino a São Paulo, em viagem que teve duração de 20 horas.

Assinale a alternativa correta para a chegada desse turista a São Paulo.

a) 00h00 do dia 12 de março de 2011.

b) 11h00 do dia 11 de março de 2011.

c) 18h00 do dia 11 de março de 2011.

d) 01h00 do dia 11 de março de 2011.

e) 14h00 do dia 11 de março de 2011.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 29
mackeizne

Com base no gráfico acima e nos seus conhecimentos a respeito da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) Apesar de ações de ocupação de comunidades, como no Complexo do Alemão, com as Unidades de Polícia de Pacificação - UPPs -, o Rio de Janeiro ainda é o Estado mais violento do país.

b) A região Sudeste é a mais violenta, pois contém os 3 Estados mais populosos e as 3 maiores cidades do país.

c) Os índices de homicídios por Estados e regiões reforçam a tese de que a violência é proporcional ao número de habitantes.

d) Alguns Estados das regiões Norte e Nordeste possuem ocorrências de homicídios maiores que a média nacional, com índices significativos, tanto nas áreas metropolitanas quanto nas áreas rurais.

e) A região Sul do Brasil possui as melhores condições de desenvolvimento humano do Brasil, fato que garante índices de homicídios abaixo da média nacional em todos os seus Estados.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 30
mackezine

No mapa, temos a distribuição espacial das usinas nucleares no Japão. Com base nele e nas necessidades energéticas do país, assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas.

I. A energia nuclear foi uma das opções estratégicas para desenvolver tecnologia. Essa fonte de energia supre as suas necessidades, a despeito de o país ter autossuficiência em hidrocarbonetos.

II. A instalação das usinas nucleares teve como fator preponderante a proximidade dos maiores centros de consumo, pois se levam em conta as perdas com linhas de transmissão entre longas distâncias.

III. O acidente ocorrido em Fukushima serviu como argumento para os opositores ao uso desse tipo de energia, o que levou o governo do país a desativar imediatamente, por medida de segurança, todas as outras usinas nucleares em atividade.

IV. A energia nuclear complementa as necessidades do país e, a sua substituição, além de envolver grandes custos, exige o uso de outras fontes que podem apresentar tanto desvantagens econômicas quanto ambientais.

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) II e III

e) III e IV


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 31
mackezine

A figura representa uma forma de relevo encontrada no Brasil. Assinale a alternativa que melhor a defina.

a) Escarpa: Porção de relevo alcantilado que, muitas vezes, se estende, retilínea ou sinuosamente, por grande extensão, na forma de despenhadeiros ou penhascos verticalizados. 

b) Montanha: Região de grande elevação topográfica, que sobressai com relação às cercanias bem mais baixas.

c) Bacia de drenagem: Área de um sistema de escoamento de águas superficiais, originadas de nascentes e/ou de chuva, ocupada por um rio e por seus tributários e limitada pela cumeada que divide topograficamente essa área de outra(s) bacia(s)de drenagem vizinhas(s).

d) Fiorde: Feição estuarina marinha formada em antigos vales glaciais (...), que se caracteriza pela extensa entrada do mar, ladeado por costões, com paredes abruptas do antigo vale em forma de U, que apresentam extensos afloramentos de rochas expostas pela ação erosiva do gelo durante períodos glaciais, sendo o nível do mar rebaixado eustaticamente.

e) Talude continental: Zona ou faixa de transição entre a plataforma continental e o sopé continental, caracterizada por gradiente topográfico acentuado, onde são geradas, com frequência, correntes de turbidez. O embasamento do talude corresponde à crosta continental entremeada por magmatismo básico e estirada pela tectônica extensional que originou o rift e a bacia oceânica.

*Definições extraídas do Glossário Geológico da Universidade de Brasília


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 32
mackezine

O comportamento gráfico observado acima se deve

a) às melhores condições ambientais, principalmente no Cerrado, onde as condições naturais reduziram custos de correção de solos e outras medidas técnicas.

b) à necessidade de atender os maiores mercados consumidores do país, pois se trata de um produto fundamental na alimentação nacional e com reduzida importância na pauta de exportações.

c) às combinações entre condições naturais favoráveis, como no Sul, e grandes incentivos governamentais do passado, que permitiram a expansão no Centro-oeste principalmente.

d) à produção de biocombustíveis que utilizam a soja como matéria-prima, sobretudo o Biodiesel, que conta com mais de 40% na matriz energética brasileira.

e) à utilização de mão-de-obra de base familiar e tradicional, característica muito frequente nesse tipo de cultivo.


Química

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 33
Utilizado para inibir o apetite e ajudar no emagrecimento, o cloridrato de sibutramina pode trazer riscos ao coração e ao sistema nervoso central, segundo afirmação de técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em audiência pública realizada em 23/02/2011. 

mackezine

Fórmula estrutural do cloridrato de sibutramina está representada acima e, a respeito da mesma, considere as afirmações:

I. Existe um átomo de carbono terciário com hibridização sp².

II. Sua fórmula molecular é C17H25NCl.

III. Possui 6 elétrons pi ressonantes.

IV. Apresenta os grupos funcionais haleto orgânico e amida.

Estão corretas, somente,

a) I, III e IV.

b) II, III e IV.

c) I, II e III.

d) I e III.

e) II e III.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 34
Uma erupção vulcânica pode gerar produtos sólidos, líquidos ou gasosos. Os gases e vapores dissolvidos no magma são, normalmente, liberados na atmosfera, por meio de vapor de água, gerando fumarolas. Além do vapor de água, são liberados, em quantidades expressivas, os vapores de SO2, CH4 e CO2.

A respeito dessas substâncias, assinale a alternativa correta.

a) A água é uma substância binária, que apresenta geometria linear e caráter polar.

b) O SO2 (dióxido de enxofre) é um óxido básico, que possui geometria angular e caráter polar.

c) O CH4 é um hidrocarboneto de geometria tetraédrica, apolar, e um dos responsáveis pelo efeito estufa.

d) O CO2 (monóxido de carbono) é um óxido ácido, apolar, e de geometria linear.

e) O SO2 e o CO2 são óxidos que apresentam somente ligações sigma em sua fórmula estrutural.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 35
O sabor e o aroma se completam e se confundem, formando uma sensação denominada flavour. Essa palavra de origem inglesa significa a união de sabor e de aroma, dando origem ao termo flavorizante, que está presente nos rótulos de muitas guloseimas. Assim, o flavorizante é um produto orgânico natural ou artificial, sendo que, entre os artificiais, destacam-se os ésteres. Diversos ésteres são utilizados pela indústria alimentícia como flavorizantes, sendo, o butanoato de etila, utilizado para conferir o sabor articial de abacaxi.

Dentre as equações abaixo, assinale a alternativa que representa a síntese do flavorizante de abacaxi.

mackezine


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 36
Na tabela periódica abaixo, alguns elementos químicos foram representados aleatoriamente por algarismos romanos.

mackezine

A respeito de tais elementos é correto afirmar que

a) VI é o elemento mais eletronegativo.

b) I, II e IV são líquidos à temperatura ambiente.

c) III e VII são denominados elementos representativos.

d) VIII é um halogênio e IX pertence ao grupo 15.

e) 3s² 3p² é a configuração eletrônica da camada de valência de V.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 37
A análise laboratorial de uma determinada água mineral comercial apresentou as seguintes características:

mackezine

mackezine

Em relação a essas características, considere as afirmações I, II e III abaixo.

I. A água em questão é levemente alcalina.

II. A cada 1 m³ de água evaporada, a 180ºC, ocorrem menos de 200 g de resíduo.

III. Por se tratar de uma substância pura, a água mineral em questão não conduz corrente elétrica.

É correto afirmar que

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e II são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 38
Para a obtenção do ferro a partir da hematita (Fe2O3), no interior de um altoforno, o gás redutor (CO) atravessa totalmente a matéria-prima no sentido ascendente, reduzindo o minério de ferro. O processo pode ser simplificadamente representado pela equação química NÃO BALANCEADA:

mackezine

Considerando o processo acima representado, considere as afirmações I, II, III e IV abaixo.

I. O ferro presente na hematita apresenta número de oxidação igual a +2.

II. De acordo com o processo, para cada mol de hematita adicionada, são utilizados 3 mol de monóxido de carbono.

III. Para um rendimento global igual a 50%, a massa de ferro formada a partir de 1280 kg de hematita é de 448 kg.

IV. O gás carbônico dissolvido em água forma uma solução que apresenta valor de pH maior do que 7.

São corretas, apenas, as afirmações

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 39
No interior das lâmpadas fluorescentes, existem diversos elementos químicos, com diferentes graus de toxicidade, dentre eles o mercúrio. Em relação à saúde humana, tanto a aspiração do mercúrio na forma de gás, quanto a sua ingestão podem ocasionar danos irreversíveis. Esse elemento químico afeta o sistema nervoso, podendo causar paralisia, perda de memória, dores de cabeça e distúrbios emocionais, além de afetar o sistema cardiovascular, podendo, inclusive, levar à morte. O envenenamento provocado pela acumulação de mercúrio chama-se Mal de Minamata.

Em relação ao mercúrio (Z=80) e ao texto acima, considere as afirmações I, II, III e IV abaixo.

I. É um elemento químico, cujo número de oxidação é variável, podendo ser, em sua forma iônica, monovalente positivo ou bivalente positivo. 

II. É o elemento de símbolo químico Hm.

III. É um não-metal que difere fisicamente dos demais por apresentar-se no estado líquido a 1 atm de pressão e 25º C de temperatura.

IV. É tóxico, tendo efeito cumulativo no organismo humano.

São INCORRETAS, apenas, as afirmações

a) I, II e IV.

b) I, II e III.

c) II, III e IV.

d) II e III.

e) III e IV.


Biologia

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 40
A respeito da Doença de Chagas, assinale a alternativa correta.

a) É causada pela picada do barbeiro, que inocula as fezes contendo os parasitas sob a pele do hospedeiro. 

b) Os parasitas da doença são vermes pertencentes ao filo Nematoda.

c) O principal sintoma da doença é a insuficiência cardíaca decorrente da atrofia do miocárdio.

d) Não há vacina eficiente para preveni-la e a erradicação dos insetos é a melhor forma de combatê-la.

e) O seu tratamento é feito por meio da administração de antibióticos potentes.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 41
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Observe a tira e considere as afirmações:

I. O primeiro quadrinho se refere a um caso de predatismo.

II. No segundo quadrinho, o personagem se refere a um caso de parasitismo.

III. Os parasitas sempre se alimentam de fluidos ou tecidos provenientes do interior do corpo do hospedeiro.

Assinale

a) se todas forem corretas.

b) se somente I e II forem corretas.

c) se somente I e III forem corretas.

d) se somente III for correta.

e) se somente II e III forem corretas.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 42
Pesquisas divulgadas recentemente afirmam ter descoberto uma das maneiras pelas quais os espermatozoides localizam um óvulo. As células que recobrem o óvulo secretam progesterona, que seria reconhecida pelos espermatozoides. Uma das consequências disso é o aumento da frequência dos batimentos do flagelo dos gametas masculinos. A respeito do hormônio citado, assinale a alternativa correta.

a) Sua secreção determina a interrupção da produção de FSH pelo hipotálamo.

b) Uma das suas funções é manter o espessamento do endométrio.

c) Quando a sua taxa atinge o pico, ocorre a menstruação.

d) A secreção aumentada desse hormônio é responsável pelas cólicas menstruais.

e) Durante a gravidez, a quantidade de progesterona diminui, gradativamente, a partir do momento em que o embrião se fixa no útero.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 43
Durante o processo evolutivo das plantas, ficou marcada a transição do meio aquático para o terrestre. Algumas adaptações surgiram, tais como vasos condutores, flor, tubo polínico, sementes e frutos.

mackezine

Considerando a sequência evolutiva representada acima, é correto afirmar que o surgimento

a) de sementes ocorreu em B.

b) de vasos condutores ocorreu em A.

c) de tubo polínico ocorreu em C.

d) de frutos ocorreu em C.

e) de flores ocorreu em D.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 44
Em fevereiro e em março deste ano, a água servida à população, proveniente da Represa de Guarapiranga, apresentou cheiro desagradável. A explicação dada por técnicos foi a proliferação anormal de algas, que foi combatida com algumas medidas, como o uso de carvão ativado.

O que pode ter causado o crescimento exagerado desses organismos foi o lançamento em grande escala de esgoto

a) doméstico, fornecendo elementos como o nitrogênio e o fósforo.

b) doméstico, fornecendo proteínas e vitaminas.

c) doméstico, fornecendo carbono, hidrogênio e potássio.

d) químico, fornecendo carbonatos e nitratos.

e) químico, fornecendo magnésio e ferro para a síntese de clorofila.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 45
A melhor forma de combate à dengue é o ataque aos mosquitos transmissores. Pesquisadores conseguiram obter mosquitos machos de A. aegypti, modificados geneticamente, que foram soltos em algumas regiões de alta incidência da doença para serem cruzados com fêmeas existentes nesses locais. Com isso pretendeu-se obter descendentes

a) geneticamente modificados, resistentes ao vírus causador da doença.

b) geneticamente modificados, não hematófagos.

c) estéreis e, assim, não dando origem a novas gerações do mosquito.

d) machos, geneticamente modificados, que não cruzarão com as fêmeas.

e) fêmeas geneticamente modificadas e estéreis.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 46
Na década de 1920, o pesquisador Alexander Fleming notou, em uma cultura de bactérias, o desenvolvimento de um fungo do gênero Penicillium, que impedia o crescimento de bactérias. Ele identificou a substância produzida pelo fungo responsável por essa inibição, que foi isolada mais tarde e que foi chamada penicilina. Descobriu-se, assim, o primeiro antibiótico.

Esses organismos envolvidos são _ _ _ _ _ _ _ I _ _ _ _ _ _ _ e esse tipo de relacionamento entre eles é chamado _______ II _______.

Os espaços I e II são preenchidos, correta e respectivamente por

a) ambos procariontes e predatismo.

b) ambos procariontes e mutualismo.

c) ambos procariontes e comensalismo.

d) um procarionte e outro eucarionte e amensalismo.

e) um procarionte e outro eucarionte e parasitismo.


História 

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 47
“O fim último, causa final de desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com a vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito àquelas leis da natureza [...]”.

“Portanto todo homem, pelo ato de [concordar] [...] com outros em formar um corpo político debaixo de um governo, se obriga para com cada um dos membros dessa sociedade a se submeter à determinação da maioria, e a ser governado por ela”.

Pela análise dos excertos, conclui-se que

a) o primeiro se refere às ideias anarquistas, uma vez que rejeita toda e qualquer prática de governo constituído pela burguesia, concebendo-o, como justo, se levar em conta os anseios e as reivindicações trabalhistas do conjunto da sociedade.

b) o segundo refere-se às ideias liberais, uma vez que concebe o governo como um corpo autônomo e dotado de amplos poderes, capaz de suprimir as liberdades individuais em nome da vontade do governante (único capaz de salvaguardar os interesses da sociedade).

c) ambos partem de pressupostos para conceber ideias sobre o governo: o primeiro, absolutista, o entende como um corpo punitivo e autoritário; o segundo, iluminista, o concebe como um corpo formado a partir das decisões e das vontades da maioria.

d) ambos negam práticas coercitivas de poder, uma vez que, iluministas, entendem o governo como uma entidade formada pelas decisões da maioria, sendo suas leis e práticas elaboradas com o intuito de se evitarem conflitos pelo poder entre seus membros.

e) o primeiro, absolutista, entende, por governo, um conjunto de regras e práticas elaboradas pela sociedade; o segundo, iluminista, concebe o governo como órgão fiscalizador, punitivo e autoritário, criado para se evitarem conflitos que levem os homens ao estágio anterior à sociedade.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 48
Após a criação desse sistema, estabeleceu-se um centro que serviria como o “coração” do território nacional. Segundo Rodolfo Garcia, o regimento de 1548 introduziu uma alteração significativa no caráter da legislação metropolitana editada no Brasil, na medida em que o principal meio pelo qual o rei mandava povoar o Brasil era o da redução da população indígena à fé católica. Não por acaso, os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil na comitiva de Tomé de Souza.
Adaptado de Ronaldo Vainfas. Dicionário do Brasil Colonial.

O texto trata de um sistema conhecido como

a) Provedor-mor.

b) Capitanias Hereditárias.

c) Período Pré-colonial.

d) Intendente das Minas.

e) Governo Geral. 


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 49
“Vale dizer que, naquele momento, não se reconhecia com precisão a data oficial da Independência do Brasil. [...] [Alguns] a situavam na convocação da Assembleia Constituinte no Brasil em junho de 1822. O próprio D. Pedro só em 1823 se referiu ao 7 de setembro. Pesava mais [após a obtenção de apoios locais e da pressão portuguesa contra os interesses brasileiros] o grito, o gesto fundador e seu lema [Independência ou Morte], pois o problema residia na legítima autodeterminação de um povo que estabelece o seu governo e proclama a Independência sob o risco de uma morte patriótica que se sacrifica pelo bem público.

A aclamação no Rio de Janeiro, com a presença efetiva de D. Pedro, ocorreu em 12 de outubro de 1822, depois que o Senado da Câmara do Rio de Janeiro tomou para si a tarefa de congregar as adesões e investir D. Pedro na condição de rei constitucional. Conciliava-se, aí, a data do aniversário do imperador com o descobrimento da América, reforçando seus vínculos. [...]

A coroação de D. Pedro I acontece em 1º de dezembro de 1822, no Rio de Janeiro, depois de várias aclamações, das adesões das Câmaras, do início da guerra de Independência. [...]
SOUZA, I.L.C. A independência do Brasil.

Considerando o texto, e com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) As elites brasileiras passaram por um longo processo de acomodação política, ocasionando conflitos com a metrópole e com o povo brasileiro, excluídos de representação. Em virtude disso, para os populares, somente D. Pedro poderia lhes garantir certos direitos.

b) A indicação de um descendente da Casa de Bragança para o trono brasileiro revela a intenção de romper, política e economicamente, com as principais monarquias europeias. Assim, tal independência somente seria assegurada e consolidada por Pedro I.

c) A busca por legitimação da independência promoveu uma série de ritos e celebrações na corte imperial. Em virtude disso, o Império alcançaria seu auge com o governo de D. Pedro I, responsável direto pela independência brasileira, e sua consolidação.

d) A busca por legitimação – interna e externa – da independência brasileira gerou todo um processo de ritos e celebrações em torno da figura de D. Pedro. Porém, a falta de um projeto efetivo ameaçou a consolidação dessa independência, em seus primeiros anos.

e) A independência se insere em um contexto maior, de crise do Antigo Sistema Colonial e acomodação política das elites. Assim, a sacralização da figura do imperador demonstrava os anseios populares de que suas condições melhorariam a partir do Império.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 50
mackezine

As fotos acima são, respectivamente, de dois ex-presidentes que governaram o Brasil, Jânio Quadros (1960-1961) e Fernando Collor de Melo (1990-1992). Além do fato de terem sido flagrados em imagem pública, sob um mesmo ângulo, suas trajetórias políticas no país apresentaram aspectos semelhantes, a saber:

a) Jânio, assim como Collor, era um líder populista que conseguiu reunir os votos absolutos da classe e dos setores operários, em detrimento dos interesses dos demais grupos sociais.

b) O presidente alagoano Collor de Melo também foi filiado ao PDC (Partido Democrata Cristão), partido que lançou a candidatura de Jânio, vitoriosa em 1960.

c) Para que fossem vitoriosos em suas campanhas políticas, os dois políticos recorreram de forte marketing político e de apoio irrestrito de todas as emissoras de televisão da época.

d) Em ambos os casos, o discurso político focou, sobretudo, na promessa de combate à corrupção, na moralização política e na renovação social.

e) Em grande parte, o sucesso eleitoral dos candidatos se deveu ao estilo político marcado pela conciliação e pelo diálogo entre os demais partidos políticos presentes na vida nacional.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 51
“Os anseios democráticos e os ideais patrióticos contidos na crítica à monarquia e na propaganda republicana tiveram que aguardar outras oportunidades. Eles foram colocados sob controle ou mesmo suprimidos. Policarpo Quaresma, personagem de um romance de Lima Barreto, é o símbolo dos ideais não realizados do republicanismo e teve um triste fim.”
NADAI, Elza e NEVES, Joana, História do Brasil

O texto refere-se à

a) participação do Partido Republicano e sua preocupação em contar com o envolvimento de toda a sociedade brasileira na construção de um novo regime político.

b) concepção, por parte dos chamados “republicanos revolucionários”, de que a república somente se instalaria a partir de um movimento envolvendo apenas as elites militares.

c) ideologia presente no movimento republicano que acreditava que a sociedade brasileira somente se modificaria por meio de uma agitação revolucionária.

d) mudança verificada no processo histórico brasileiro com o advento da república que, se não alteraram as bases sociais, ao menos modificou completamente nosso modelo econômico.

e) permanência das mesmas bases de organização social do período monárquico, mantendo as classes populares afastadas da participação política, restrita apenas a uma reduzida elite nacional.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 52
A partir dos anos 1960, o incrível crescimento verificado na economia do Japão passou a ser denominado de “milagre japonês”. A respeito das condições para que se realizasse tal fenômeno, considere as afirmações I, II e III.

I. Após a Segunda Guerra, os EUA iniciaram um projeto de reconstrução do país a fim de que o Japão se transformasse em um pólo industrial na região do Pacífico e um pilar capitalista na Ásia.

II. Os Zaibatsus, conglomerados empresariais de base familiar, que haviam sido a base da industrialização do país durante o período Meiji, continuaram a comandar o cenário econômico japonês no pós-guerra.

III. Para conquistar mercados externos, principalmente o norte-americano, além de oferecer produtos de qualidade, o Japão adotou uma política de desvalorização do iene, possibilitando que suas mercadorias fossem mais competitivas.

Então,

a) somente I e II estão corretas.

b) somente I e III estão corretas.

c) somente II e III estão corretas.

d) I, II e III estão corretas.

e) I, II e III estão incorretas.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 53
O governo do presidente norte americano, John Fitzgerald Kennedy (1961-1963), em relação à política externa, foi marcado pela busca em deter o avanço soviético no mundo. Para tal, mais do que apenas aumentar o potencial bélico e militar de seu país, procurou fortalecer as alianças com seus principais aliados. Para a América Latina, isso representou

a) o envio de tropas e equipamento militar norte americano, encaminhado para locais estratégicos no continente americano a fim de assegurar a supremacia dos EUA na região.

b) o envio de militares das Forças Armadas dos EUA para os países latino- -americanos a fim de proporcionar o devido treinamento militar e tático, capacitando os governos locais a lutar contra as ameaças soviéticas.

c) a criação da Aliança para o Progresso, iniciada em 1961, que seria responsável pela liberação de empréstimos norte-americanos para a América Latina, como forma de garantir o apoio político desses países

d) o aumento expressivo da interferência do governo americano, inclusive militarmente, na política de todos os países latinos, com o intuito de garantir a defesa dos interesses capitalistas no continente.

e) a formação de um Comitê Pan-americano, contando com o apoio de todos os países do continente, preocupados com a repercussão da Revolução Cubana e com a expansão das ideias socialistas.

Física

MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 54
Em uma estrada retilínea, um automóvel de 3 m de comprimento e velocidade constante de 90 km/h, alcança uma carreta de 15 m de comprimento e velocidade, também constante, de 72 km/h. O sentido do movimento da carreta é o mesmo que o do carro. A distância percorrida pelo automóvel para ultrapassar completamente a carreta é de

a) 40 m

b) 55 m

c) 75 m

d) 90 m

e) 100 m


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 55
Um estudante abandonou uma bola de borracha maciça, com 300 g de massa, de uma altura de 1,5 m em relação ao solo, plano e horizontal. A cada batida da bola com o piso, ela perde 20% de sua energia mecânica. Sendo 10 m/s² a aceleração da gravidade no local, a altura máxima atingida por essa bola, após o terceiro choque com o piso, foi, aproximadamente, de

a) 77 cm

b) 82 cm

c) 96 cm

d) 108 cm

e) 120 cm


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 56
No esquema ao lado, a polia e o fio são considerados ideais e os corpos A e B se deslocam com velocidade escalar constante e igual a 2,0 m/s. Sabendo-se que a quantidade de movimento do corpo A tem módulo 3,0 kg.m/s e que a massa do corpo B é 10 kg, o coeficiente de atrito dinâmico entre sua base de apoio e o plano horizontal de deslocamento é

mackezine

a) 0,10

b) 0,15

c) 0,20

d) 0,25

e) 0,30


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 57
Em uma experiência no laboratório de Física, observa-se que um bloco metálico de 0,15 kg de massa, ao receber 1530 cal, varia sua temperatura de 68ºF para 122ºF. O calor específico da substância que constitui esse corpo é

a) 0,19 cal/(g.ºC)

b) 0,23 cal/(g.ºC)

c) 0,29 cal/(g.ºC)

d) 0,34 cal/(g.ºC)

e) 0,47 cal/(g.ºC)


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 58
Um objeto real, colocado perpendicularmente ao eixo principal de uma lente esférica delgada e convergente, terá uma imagem real e aumentada, quando for colocado

a) entre o centro óptico e o foco principal objeto da lente.

b) entre o foco principal objeto e o ponto antiprincipal objeto da lente.

c) no foco principal objeto da lente.

d) no ponto antiprincipal objeto da lente.

e) além do ponto antiprincipal objeto da lente.


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 59
Um estudante, ao observar o circuito ao lado, verificou que o valor correto da carga elétrica do capacitor é
mackezine


a) 12 µC

b) 24 µC

c) 36 µC

d) 48 µC

e) 60 µC


MACKENZIE 2011.2 - QUESTÃO 60
No esquema ao lado, as lâmpadas ilustradas são idênticas entre si, cada uma com as seguintes especificações do fabricante: 60 W – 120 V.

Sabendo-se que elas estão corretamente ligadas ao gerador ilustrado, se a lâmpada L2 for retirada do circuito, as intensidades de corrente elétrica a que as lâmpadas L1 e L3 estarão sujeitas serão, respectivamente,
mackezine

a) 3,0 A e 3,0 A

b) 1,5 A e 1,5 A

c) 1,0 A e 1,0 A

d) 0,75 A e 0,75 A

e) 0,50 A e 0,50 A


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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,386,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1416,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas 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ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2011.2 com Gabarito
Prova Mackenzie 2011.2 com Gabarito
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